Page 1

Sábado e domingo, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013

NATIVISMO

É tempo de festivais Os meses de novembro e dezembro são marcados pela realização dos maiores festivais nativistas no Estado Em substituição ao tradicional festival, que agora será realizado somente nos anos pares, aconteceu entre os dias 14 e 16 de novembro o Trilhas Musicanto. A programação apresentou as atividades desenvolvidas pelo Musicanto vai à escola ao longo do ano com alunos das escolas do município. As Crias do Musicanto e um show que recontou os 40 anos dos festivais de Música Nativista também fizeram parte do cronograma. Para este fim de semana, o movimento será em Santa Maria com a 21ª Tertúlia Nativista. O festival que iniciou ontem e segue até amanhã apresenta grandes nomes da música nativa, além das 20 composições que disputam o Troféu Minuano, que é o prêmio principal. A comissão julgadora, formada por Humberto Gabbi Zanatta, Tuny Brum, Carlos Omar Villela Gomes, Adair de Freitas, Francisco Alves, Júlio Pereira e Nenito Sarturi, anunciará o resultado amanhã, na Gare da Viação Férrea. O último festival do ano será realizado entre os dias 5 e 8 de dezembro, em Uruguaiana. Após quatro anos suspensa, a Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul promete voltar em grande estilo. Considerada a “célula mater” do movimento nativista do Rio Grande do Sul, a trigésima sétima edição do festival terá quatro noites de programação para valorizar a cultura do Estado e retomar a força do festival. A Califórnia voltará a ser realizada onde tudo começou em 1971, no antigo Cine Pampa, hoje o Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa. As 18 músicas selecionadas em 2010 serão mantidas e apresentadas ao público. A programação conta ainda com a apresentação de Renato Borghetti, Tierra Querida, Bebeto Alves, Mulheres Pampeanas, Tambo do Bando, Buenas e M’espalho, Memorial Terra que Canta (Lisandro Amaral e Marcelo Oliveira) e seis canções concorrentes por noite. A finalíssima com as 12 músicas classificadas serão conhecidas no último dia do festival. Declarada pelo governo do Estado como “patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul”, a Califórnia é reconhecida como pioneira dos festivais e homenageada pelo resgate que promove os valores da música nativista. Toda a programação dos quatro dias da Califórnia da Canção será transmitida pela Rádio Jornal da Manhã AM 1340. O radialista Ivan Coelho e o técnico Gelson Palharini estarão em Uruguaiana com modernos equipamentos para a transmissão ao vivo.

Trilhas Musicanto abriu espaço para que jovens apresentassem o que aprenderam em oficinas

César Passarinho: símbolo da Califórnia da Canção Nativa

Érlon Péricles é um dos músicos que faz parte da programação da Tertúlia Nativista deste fim de semana

01.indd 2

Morto há 15 anos, César Passarinho, era o músico da pilcha. O intérprete de Guri e Negro da Gaita, cantor símbolo da Califórnia. O apelido Passarinho é uma referência ao pai, que tinha a alcunha de gurrião (pardal). O filho do pássaro se transformou em passarinho. O músico das milongas começou a carreira musical tocando nos bailes de Uruguaiana. Califórnia e César Passarinho são sinônimos. O festival e o músico começaram juntos. O cantor uruguaianense acabou se transformando na marca registrada do festival de música nativista. Com quatro Calhandras de Ouro – troféu máximo da Califórnia – e a conquista de sete prêmios de melhor intérprete, Passarinho foi o mais destacado dos vencedores do festival.

29/11/2013 20:16:54


2

Sábado e domingo, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013

DECORAÇÃO

Natal sofisticado, elegante e contemporâneo Detalhes delicados e design refinado criam a decoração de Natal com um toque elegante e contemporâneo. A chave para criar a decoração do feriado de maneira moderna é escolher combinações de cores simples, que parecem alegres sem serem berrantes, para que não perca a beleza até o dia de Reis, quando deve ser retirada. O branco cintilante é uma das escolhas mais populares quando se trata de decoração de Natal moderna. Uma pequena árvore branca artificial de Natal em um simples bloco de madeira branco oferece uma boa base para ornamentos delicados. Bolas de Natal de vidro minúsculas, de cor clara, fosca e prata, decoram a árvore de maneira simples e criam uma aparência elegante. Pequenas luzes brancas envolvem os ramos e refletem nas bolinhas já colocadas. Outra opção é a cor vermelho-cranberry, que substitui o esquema de cores comum vermelho e verde pelo vermelhocranberry e o verde-jade para um toque moderno no tema clássico. Uma grande árvore de Natal artificial com galhos verdes-jade fornece uma base. Piscas-piscas com pequenas luzes vermelho-cranberry entre os galhos, refletindo luz no vidro fosco e nos enfeites de diamantes de vidro transparente. Um grande vaso quadrado de vidro transparente preenchido com um buquê de samambaias cor de jade, cobertas de ramos de cranberry, fornece uma peça central brilhante e descolada com um tema de Natal moderno. O azul-gelo também surge para um toque especial na decoração. A elegância gelada é aliada a um tema de Natal moderno. Um grande vidro fosco, esculturado em forma de pinheiro incorporado com diversos tons de vidro azul, fornece um substituto elegante para uma árvore de Natal. As opções são variadas e deverão ser adequadas ao gosto dos donos da casa. Mas é preciso lembrar que os cuidados com a instalação das luzes e árvores devem receber atenção redobrada para evitar acidentes.

A Biblioteca Perdida do Alquimista Primavera de 1227. A Rainha Branca de Castela desaparece de forma misteriosa. Estranhos rumores se espalham pelo reino e alguns falam de uma intervenção diabólica. A única pessoa que pode resolver o enigma é o mercador de relíquias Ignazio de Toledo, conhecedor de ciências herméticas e notável por sua capacidade de resolver mistérios antigos. Em Córdoba, onde Ignazio foi convocado, ele encontra um velho mestre, que fala de um livro que todos procuram e que pode dar pistas sobre o desaparecimento - o lendário Turba Philosophorum.

A árvore branca com enfeites cintilantes dá charme e elegância ao ambiente

Decoração alternativa também pode

Os adesivos criam um ambiente temático sem muito gasto e trabalho

Livros

Para quem não tem um bom espaço para a instalação da tradicional árvore de Natal ou prefere um modelo mais econômico para a decoração, uma dica são os adesivos de parede. Com formatos variados, é possível criar um ambiente bonito e com o espírito da época natalina. Os temas são inúmeros, além da árvore, a figura do papai noel e seu trenó e também adesivos de guirlandas, bolas de natal e até mesmo imitando as tão tradicionais luzes de Natal, podem ser usados para enfeitar a casa para a chegada do bom velhinho. Além da variedade dos modelos e tamanhos, outra grande vantagem é que esses materiais são facilmente removíveis, sem manchar ou estragar a pintura da parede.

Como eu era antes de você Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Trabalha como garçonete num café. Namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Renove-se e seja Favorita A Favorita já recebeu todas as novidades de primavera-verão para os festejos de fim de ano. Os modelos apresentados em recente desfile realizado na Recreativa mostraram as tendências para a estação. A saia peplun pode ser usada no dia a dia com calçados mais baixos e à noite pode ser usada com salto, para incrementar o visual. A calça com estampa animal print, que já vinha fazendo sucesso, continua como o hit do verão. O vestido com estilo étnico, bordado com pedras, destaca o amarelo, que será uma das cores do verão. Confira os modelos na Rua do Comércio, 121. Telefone 3332-6816.

02.indd nova.indd 1

Quem sabe um dia

Franny Banks é uma atriz lutando em Nova York, com apenas seis meses para o prazo de três anos que deu a si mesma para ser-bem sucedida. Mas até agora, tudo o que ela tem para mostrar é uma única linha em um anúncio de camisolas feias de Natal e um emprego de garçonete degradante. Ela vive no Brooklyn, com duas companheiras de quarto. E está lutando por seus sentimentos por um cara suspeitamente charmoso de sua aula de atuação, tudo isso enquanto tenta encontrar um shampoo para seus cabelos que realmente funcione. Enquanto isso, ela sonha em fazer um trabalho “importante”.

29/11/2013 20:17:42


caderno AG EN DA Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para o baile das 2ª e 3ª idades, neste sábado, das 16h até as 22h, e com animação de duas bandas. Na primeira parte, a banda Integração, de Augusto Pestana, e na segunda parte, a banda Estrela Guia. Até as 17h o ingresso é livre para as mulheres. Haverá um dançarino à disposição para as senhoras desacompanhadas. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados. Neste sábado, serão entregues as fichas para o almoço de encerramento do ano, que acontece no dia 21 de dezembro.

............................................................................................

Servas Luteranas Emanuel. As servas da Comunidade Luterana Emanuel promovem o Café de Advento na próxima quarta-feira, dia 4 de dezembro, a partir das 15h. Haverá sorteio de brindes e um gostoso lanche para as senhoras.

............................................................................................

Grupo Amigos para Sempre. Promove domingueira no Gervi, com animação da Banda Tarumanz, de Santo Ângelo. Início às 15h30. Casais que chegarem até este horário ganham uma cerveja e ingressos individuais dão direito a um refrigerante. Informações 9615-3210 com Ieda.

............................................................................................

Encenação natalina. Amanhã, a partir das 20h, no Teatro do Sesc, a Fundação Cultural de Ijuí, juntamente com o Grupo de Teatro Só Alegria e o Grupo Teatral Black Out apresentam o espetáculo Conto de Natal, dirigido por Fábio Novello e Maria Alice Sides. O ingresso custa R$ 5 e está à venda no Quiosque da Praça da República.

............................................................................................

Teatro no Sesc. No dia 4 de dezembro, às 20h, o Teatro do Sesc será palco do espetáculo Cinta-Liga / Desliga. Para comerciários o preço do ingresso é R$ 5, com apresentação do cartão Sesc/Senac. A classificação etária é de 12 anos. Informações na unidade do Sesc ou pelo telefone 3332-7511.

Rua da Alegria

Hoje, uma programação especial vai encantar quem passar pela Rua José Bonifácio. A iniciativa do Mundo Doce em parceria com lojistas da quadra terá início às 14h. Na Rua da Alegria haverá brincadeiras com o Grupo de Teatro da Unijuí, palhaços, Papai Noel, distribuição de refrescos, pipoca, balas e pirulitos e carrocinhas que comercializarão churros, crepes, sorvete, algodão doce, caldo de cana, refrigerante e picolé. Além de sorteio de prêmios e promoções nas lojas. Quem quiser, pode levar brinquedos novos ou usados em bom estado que serão doados às entidades carentes da cidade.

Preparativos para a festa

3

Sábado e domingo, 30 de novembro e 1° de dezembro de 2013

Plano Municipal de Cultura em discussão O Poder Executivo realizou nesta semana reunião com o Conselho Municipal de Cultura. A pauta do encontro foi o Plano Municipal de Cultura que aguarda encaminhamento para a Câmara de Vereadores para aprovação e posterior liberação de recursos pelo Executivo. A presidente do Conselho Municipal de Cultura (Comuci), Leonilda Preissler, destaca que o Plano de Cultura prevê a implantação de uma política cultural para o municipio. “Esse plano estabelece proposições para que o município possa incentivar com investimentos de recursos a cultura. A construção de um Centro Municipal de Cultura, por exemplo, possibilitará maior centralização e incentivo a todas as práticas no municí- Comuci reuniu-se com o prefeito Fioravante Ballin para discussão do encaminhamento do Plano de Cultura à Câmara de Vereadores pio”, explica.

Novas regras para a meia-entrada Está pronta para ser votada no plenário do Senado, ainda sem data definida, a proposta que muda regras para meia-entrada em espetáculos culturais. O benefício não se aplica aos ingressos para a Copa do Mundo de 2014 nem às Olimpíadas de 2016. Além de estudantes e idosos, terão direito à meia-entrada pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos com renda familiar mensal de até dois salários mínimos. No Senado, uma alteração ao texto da Câmara que pretendia restringir o benefício a 40% dos ingressos disponíveis para todas as categorias contempladas causou polêmica. Para que a votação fosse possível, o texto aprovado nesta semana pela Comissão de Educação da Casa resgatou o que havia sido apresentado pelos deputados e não trata mais de limite de ingressos com o desconto. A proposta prevê apenas que, pelo menos, 40% dos ingressos devem ser reservados para meia-entrada, assim, um número maior de assentos com preços de meia-entrada ficará a critério dos produtores do espetáculo.

A meia-entrada não se aplica para a Copa do Mundo de 2014

Pelo projeto, além da União Nacional dos Estudantes, poderão emitir as carteiras de estudante a Associação Nacional de Pós-Graduandos, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, e as entidades estaduais e municipais filiadas a qualquer das três instituições.

Olivercon Contabilidade: agora em novo endereço Há 13 anos o escritório Olivercon objetiva-se a oferecer às empresas de Ijuí e região soluções na área contábil e de gestão empresarial. Pautada no bom atendimento e na qualificação de seus profissionais, a empresa disponibiliza serviços de recursos humanos, de contabilidade, de assessoria em gestão, planejamento estratégico e tecnologias contábeis, visando contribuir de forma sumária para o sucesso de seus clientes. O Olivercon está com novo escritório, totalmente remodelado e em novo endereço, para melhor atender e responder às

necessidades dos colaboradores e clientes da empresa, que tem à sua disposição soluções relevantes, tanto na gestão estratégica, quanto na contabilidade gerencial. Uma das grandes novidades para os clientes é a disponibilização de novas e modernas ferramentas da web, que permitem realizar operações direto de sua empresa, em um escritório virtual 24 horas por dia. Conheça as novas instalações do Olivercon, situado, a partir de dezembro, na Rua 12 de Outubro, 428 – Edifício Titã. Telefone 3333-5637.

O Lions Clube de Ijuí realiza de 11 a 22 de dezembro a 43º Festa do Cachorro-quente, no estacionamento do antigo Demei. O espaço já está sendo preparado, com material doado por empresas. Mensagens e desenhos natalinos estão sendo pintados no muro por alunos de escolas do municipio. Outras entidades também deixarão suas mensagens.

Promoção na Pano Leve Bermudas jeans de diversos modelos, com numeração até 50 estão em destaque na Pano Leve. Com 1º pagamento só para janeiro, a loja oferece as melhores marcas com os melhores preços e condições. Visite a Pano Leve na Rua Ernesto Alves, 248 e confira! Atendimento das 8h às 12 e 13h às 18h30. Contato 3332-9636.

03_referencia.indd 2

A equipe Olivercon em momento de descontração: passeio em Itaipu

29/11/2013 20:18:42


4

Sábado e domingo, 30 de novembro e 1° de dezembro de 2013

aninho de

Martina Piccoli

80 A graciosa garotinha Martina Piccoli completou o 1º aninho no dia 5 de novembro. Ao lado dos pais Douglas Piccoli e Lara Pochmann Martins Piccoli, o aniversário foi festejado em grande estilo, dia 17, no Valle Verde. Um almoço delicioso, seguido de uma agradável tarde de comemoração envolveu em clima de alegria os convidados, que foram brindados com delícias servidas em mesas decoradas com ursinhos, feitas por Criativa. Todos que foram à festa levaram de lembrança mudas de canela. As fotos foram feitas pela dupla Simara e Simone.

anos

A família de Danilo Lazzarotto planejou comemorar seus 80 anos com uma festa “divertida e marcante”, e assim foi. Com a animação do grupo de bailarinos da Academia Movimento que irradiou alegria, a noite foi de pura diversão. O aniversariante agradece a todos da Academia, em especial, aos proprietários, Lorena e Andrei Cossetin, pelo carinho de sempre. Agradece também a presença de parentes e amigos, bem como as homenagens recebidas.

Luís Henrique Rakoski completou ontem 11 anos. O garoto recebe homenagem dos pais Elaine e Luís, do mano Vinícius e da cunhada Franciele. A família o parabeniza desejando muita saúde e alegrias. Feliz aniversário, Like!

Com os avós Cláudio e Elaine e...

... e Marcia e Jaime

Daniel e Laís uniram-se pelos laços do matrimônio no dia 22 de novembro. Ao lado dos pais Maidi e Hardi Milton Eickhoff e Eliane Margarete e Lazir José Palmeira, eles comemoraram o enlace na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). A linda decoração foi feita por Gerda Martins. A sonorização e a iluminação ficaram a cargo de Hipermídia e os registros foram de Schmalz Foto e Vídeo

Gabriel Klett Cassarotti comemorou o 1º aninho ao lado da mamãe Mariane e do papai Francisco. Parabéns, Gabriel!

Ana Francisca Mireski Rodrigues, comemorau 5 aninhos juntamente com o papai Benísio Rodrigues e a mamãe Rosane Mireski. Feliz aniversário, gatinha!

Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222 Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br | facebook.com/aquarellakidsbuffet

04 certa.indd 1

29/11/2013 20:19:41


Sábado e domingo, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013

5

Novo reinado na Sogi

Diversão feminina O Grupo do Vôlei, de Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau (na foto junto com Dulce de Pauli, de Kika Moda Íntima) foi um dos grandes destaques da Noite das Mulheres. A festa promovida todos os anos pela Stampa, Líbera Marin Festas & Eventos e BPW Ijuí - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, aconteceu dia 8 último, no Salão Nobre da Sogi. A noitada divertida foi fotografada pela Foto Andréia e terá ampla cobertura na edição de dezembro da revista Stampa.

As soberanas do carnaval 2014, com o estilista Lauro Lohmann, foram apresentadas ontem, na abertura da temporada de verão: Rainha Kaoanne e as princesas Janaine e Tayane

Abertura de temporada no CAT Hoje o Clube Aquático Tiarajú (CAT) promove jantar com desfile de moda de Di Muff Moda Íntima, Circe Modas, Novo Pé Calçados e Óptica Optigrau, para marcar a abertura oficial do verão no clube. A animação ficará a cargo de Cassiano Sonorizações. Fichas estão sendo vendidas a R$ 25 (adulto) e R$ 10 (crianças). Informações 3332-1034, 3332-5678 ou no site www.clubetiaraju.com.br.

Fim de ano no Clube Ijuí

Na noite de ontem, na abertura oficial da temporada de verão, foram apresentadas aos sócios e convidados a rainha e princesas do Carnaval 2014 da Sociedade Ginástica. A Rainha é Kaoanne Wolf Krawczak, Modelo da Capa da revista Stampa em 2011, e as princesas são Janaine Bruinsma e Tayane Kittlaus. Com produção e confecção de figurinos e adereços do estilista Lauro Lohmann, as garotas se apresentarão na programação de Carnaval, que está sendo preparada pela Sogi. A diretoria promete uma festa tradicional, como nos velhos e bons tem-

pos, para toda a família. Outra tradição que está de volta na Sogi é o Réveillon. Batizada de Festa da Virada, a programação terá dois grandes momentos. O primeiro iniciará às 21h30, na área externa do clube, onde haverá ilhas de alimentação, e depois da meia-noite, a festa se transfere para o salão, onde vai tocar a banda Balança Brasil, a partir da 1h. As duas opções de convites - com a recepção e baile, ou apenas para o baile, já estão sendo comercializados, e reservas podem ser feitas na secretaria do clube.

No dia 7 de dezembro o Clube Ijuí promove o último baile do ano. Com animação de Os Futuristas, o encerramento das atividades será em grande estilo. Reservas de mesas e informações na secretaria do Clube ou pelos telefones 9961-4861 e 9635-9292.

Celebração leta

Narjara, Taoana, Diego, Jaqueline e Laura, na Sociedade Recreativa

Cerilo e Leonir Kromberg, Aurélio e Terezinha Sakis, Liana e Armindo Pydd, Jonas e Mara Sala, Ana e Chico Sala

No último domingo, o Centro Cultural Leto celebrou os 95 anos de indepedência da Letônia, país representado pelo grupo em Ijuí. Como em todos os anos, a diretoria reuniu amigos e convidados na casa da etnia, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, para festejar e saborear os deliciosos pratos típicos e a tradicional vodka de maçã.

Luciana, Andréa, Vinicius e Nara no Absoluto

Angélica Cardoso, Modelo da Capa da revista Stampa, exibindo moda em passarela na Recreativa

iF em matéria de capa, e todos os assuntos relevantes do mês

iF em matéria de capa, e todos os assuntos relevantes do mês

05.indd 1

29/11/2013 20:20:56


6

caderno

Sábado e domingo, 30 de novembro e 1° de dezembro de 2013

Novelas

30 anos depois

Joia Rara Globo

Iolanda diz a Mundo que quer se divorciar de Ernest

Coletânea no iTunes

Os humoristas do consagrado grupo Monty Python confirmaram seu retorno à ativa após 30 anos. Os britânicos vão realizar um show em 1º de julho de 2014 na O2 Arena de Londres. Trinta anos após O Sentido da Vida, último trabalho com os seis integrantes do grupo, dirigido em 1983 por Terry Jones, cinco dos seis comediantes, John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Michael Palin e Terry Jones (foto), convocaram uma coletiva de imprensa e anunciaram o evento, para a grande alegria dos fãs. Apenas Graham Chapman, falecido em 1989 de um câncer na garganta, não fará parte da festa. Eric Idle, que dirigirá o espetáculo, advertiu que o público pode esperar "humor, música e uma pequena dose de sexo à moda antiga". Os ingressos para Monty Python Live , mostly ou em português Monty Python, vivos, quase todos, já estão à venda. Os integrantes, que já foram chamados de "os Beatles da comédia" pela imprensa britânica se conheceram nas famosas universidades de Cambridge e Oxford.

Grupo que é considerado o “mais relevante da música brasileira”, o Racionais MC’s ganhará uma coletânea exclusiva no iTunes. O álbum, que leva o nome do grupo, será distribuído apenas digitalmente através da empresa ONErpm, e ficará disponível na loja virtual da Apple a partir de 17 de dezembro. A capa da coletânea foi liberada e mostra os quatro integrantes do grupo, Edi Rock, KL Jay, Mano Brown, Ice Blue (foto). Foram selecionadas 14 faixas da discografia dos rappers, formada até agora por cinco álbuns, lançados entre 1990 e 2002, e uma faixa da última leva de composições do grupo, Mente do Vilão, lançada “solta” em 2012. O esperado novo disco deve chegar em 2014, mas não há data confirmada.

Biografia desautorizada O Supremo Tribunal Federal negou recurso do compositor João Gilberto para proibir um livro sobre sua vida organizado por Walter Garcia (Cosac Naify), sem a autorização do músico. A biografia, chamada João Gilberto, foi lançada pela Cosac Naify em 2012. A relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, negou o pedido para que a obra fosse tirada de circulação. O livro inclui ensaios inéditos, fotografias, críticas, entrevistas e depoimentos sobre o cantor. João Gilberto acredita que o volume apresenta conteúdo ofensivo à sua imagem. Em junho do ano passado, logo após a publicação, ele notificou a editora sobre um possível recolhimento do livro.

Protesto de fãs

Fãs da série animada Família da Pesada, sucesso nos Estados Unidos, lançaram uma petição de protesto nesta semana depois da morte do cão Brian, um dos personagens principais desde o lançamento do desenho, em 1999. A petição, dirigida à emissora Fox e ao criador de Family Guy, Seth MacFarlane, foi firmada por cerca de duas mil pessoas, horas depois de ser lançada. "Brian Griffin foi parte importante da nossa experiência como espectadores. Ele adicionava um elemento espirituoso e sofisticado ao programa", destacou uma petição publicada no site change.org, depois que o personagem canino morre, atropelado por um carro.

A melhor do ano A cantora pop Taylor Swift venceu o prêmio de artista do ano no American Music Awards (AMA) – em cerimônia realizada no último domingo em Los Angeles (EUA) – que também reservou estatuetas para Rihanna, One Direction e Justin Timberlake. Swift também venceu nas categorias artista country e melhor álbum country por Red. Timberlake foi o primeiro vencedor da noite como artista masculino de pop/rock. Também venceu nas categorias álbum R&B/Soul e artista masculino R&B/Soul. Rihanna venceu na categoria artista feminina R&B/Soul e também levou uma estatueta AMA Icon. A boy band britânica One Direction venceu nas categorias grupo pop/ rock e álbum pop/rock por Take Me Home.

06_referencia.indd 14

Disco solidário Vários artistas, incluindo os Beatles, Eminem e U2, doaram músicas para uma compilação que beneficiará as vítimas do supertufão Haiyan, que atingiu as Filipinas. O álbum, Songs for the Philippines, contém 39 faixas e foi lançado no iTunes. Os artistas, gravadoras e empresários concordaram em doar o valor das vendas para a Cruz Vermelha Filipina. A coletânea também está no ar como transmissão do iTunes Radio, e todo a renda do streaming também irá para os esforços de ajuda humanitária na região. Nas últimas semanas, outros artistas também mostraram apoio às Filipinas, país em que mais de cinco mil pessoas morreram por conta de um tufão, de acordo com a BBC.

Viktor revela a Franz que sempre foi apaixonado por Sílvia. Iolanda diz a Mundo que quer se divorciar de Ernest. Mundo termina o namoro com Dália para ficar com Iolanda. Franz pressiona Sílvia para saber se o filho que ela espera é realmente dele. Elisa flagra Matilde e Arlindinho aos beijos. Sílvia culpa Vítor por Franz descobrir o envolvimento dos dois.

Além do Horizonte - Globo Osvaldo passa mal no caminho para o estádio Celina chama por Nilson, que dorme em seu barco. LC reclama de Tereza não ter contado antes que Lili estava entre as escolhidas para o treinamento. William teme que a invasão do computador seja descoberta pelo Grupo. Álvaro tenta convencer Marcelo a se afastar do escritório para ficar com seus clientes. Rafa se reconcilia com Flávio e Júlia. André avisa a Olívia que terminou seu romance com Cláudia. Nilson decide procurar Celina pela mata. LC pede que Líder Jorge o mantenha informado sobre o andamento de Lili. Osvaldo passa mal no caminho para o estádio, e William e Sandra o levam de volta para casa. Celina encontra uma ossada no buraco onde está presa.

Amor à Vida - Globo Márcia avisa a Félix que ele venderá cachorro-quente Bruno manda Félix embora do bar de seu pai. Aline explica parte de seu plano para Ninho. Valdirene diz a Murilo e Jefferson que descobrirá como conseguir dicas para ganhar o programa de TV. Valentin cuida de Vivian. Mariah decide visitar Paloma e pensa em como unir a filha biológica ao marido novamente. Félix manda seu antigo comparsa denunciar a empresa de silicone que abriu em nome de Tamara. Leila acredita que Thales seguirá o seu plano e o parabeniza por se aproximar de Natasha. Aline reclama do filho, sem que César ouça. Félix aconselha Niko a provar para Eron que Amarilys marcou o encontrou com a assistente social para Jayminho ir embora. Jacques beija Pilar. César vê Aline mexendo na garrafa de uísque. Márcia avisa a Félix que ele venderá cachorroquente com ela. Observação: os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

29/11/2013 20:08:35


Sábado e domingo, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013

7

Horóscopo

A origem do circo

Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de arte circense há pelo menos 4 mil anos - mas o circo como o conhecemos hoje só começou a tomar forma durante o Império Romano. O primeiro a se tornar famoso foi o Circus Maximus, que teria sido inaugurado no século VI a.C., com capacidade para 150 mil pessoas. A atração principal eram as corridas de carruagens, mas, com o tempo, foram acrescentadas as lutas de gladiadores, as apresentações de animais selvagens e de pessoas com habilidades incomuns, como engolidores de fogo. Destruído por um grande incêndio, esse anfiteatro foi substituído, em 40 a.C., pelo Coliseu, cujas ruínas até hoje compõem o cartão postal número um de Roma. Com o fim do império dos Césares e o início da era medieval, artistas populares passaram a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. Nasciam assim, as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e teatro. Tudo isso, porém, não passa de uma préhistória das artes circenses, porque foi só na Inglaterra do século XVIII que surgiu o circo moderno, com seu picadeiro circular e a reunião das atrações que compõem o espetáculo ainda hoje. Cavaleiro de mil e uma habilidades, o ex-militar inglês Philip Astley inaugurou, em 1768, em Londres, o Royal Amphitheatre of Arts (Anfiteatro Real das Artes), para exibições eqüestres. Para quebrar a seriedade das apresentações, alternou números com palhaços e todo tipo de acrobata e malabarista. O sucesso foi tamanho que, 50 anos depois, o circo inglês era imitado não só no resto do continente europeu, mas atravessara o Atlântico e se espalhara pelos quatro cantos do planeta.

07_new.indd 14

Você vê Guy – fala-se Gui porque Guy vem de Guido – nas máscaras que as pessoas associam a duas coisas: o filme V de Vingança e o grupo de hacker Anomymous. Mas é Guy Fawkes que está ali, tal como idealizado na história em quadrinhos de Alan Moore que serviria de base para V de Vingança. A expressão zombeteira e altiva de quem é invencível em qualquer circunstância, especialmente na derrota.

ÁRIES Suas boas qualidades e habilidades influenciarão de maneira benéfica pessoas importantes para você, principalmente se estas pessoas forem suas conhecidas. O trabalho, as empresas e o amor estão em bom aspecto. TOURO Sucesso profissional é o que prenuncia este período para você. Poderá ter, por outro lado, algum aborrecimento passageiro provocado pelos filhos ou pais. Deverá impor sua personalidade ao tratar com terceiros. GÊMEOS A influência astral lhe é propícia. Bom contato com os pais, filhos, parentes e com pessoas de sua alta estima. Procure também, levar a paz aos mais necessitados lhes transmitindo otimismo e confiança. CÂNCER Não faça modificações repentinas, antes de uma análise prévia. Por outro lado, o fluxo é dos melhores para trabalhar em prol de sua ascensão profissional, material e social. Será correspondido plenamente na vida familiar. LEÃO Procure manter seu estado de ânimo mais calmo e otimista, nos próximos dias para que não venha a sofrer prejuízos e embaraços. Êxito nos estudos, pesquisas e exaltação psicológica. VIRGEM Com inteligência, seu êxito será total, neste período, principalmente no trabalho e na vida social. Período feliz ao casamento e ao noivado e para tratar de seus interesses financeiros. Viagens bem sucedidas. LIBRA Evite que seus problemas pessoais possam causar dificuldades para a sua família. Procure passar os dias em paz que tudo deverá rumar para um bom caminho. Felicidade sentimental e amorosa. Cuidado com estranhos. ESCORPIÃO O excesso de prazer, estimulantes e de trabalho que requerem grande concentração e capacidade mental, não serão de todo favoráveis neste período. Bom fluxo, todavia, aos negócios iniciados anteriormente. Pessoas estranhas poderão ser úteis. SAGITÁRIO Oposição de pessoas conhecidas não lhe afetarão neste período, pois tudo indica que terá muito sucesso no trabalho, na vida social e elevará suas finanças através de negócios bem entabulados. Boa saúde e êxito amoroso. CAPRICÓRNIO Saiba o momento certo para expressar sua opinião e tenha especial cuidado para não ofender ninguém. A fase se apresentará tranquilo ao trabalho e aos negócios e no trato com o sexo oposto. AQUÁRIO Fase em que poderá obter os resultados pretendidos em seu campo profissional, devido ao bom fluxo da lua. Pode, também, iniciar negócios e tratar de assuntos pessoais que será bem sucedido. Boas notícias. PEIXES Este é um ótimo período para tratar com pessoas de alta posição, personalidades governamentais e administrativas. Lucrará nos negócios relacionados com navegação, no comércio de atacado ou em grande escala.

29/11/2013 20:09:57


Sábado e domingo, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013

PRÊMIO

Fernanda Montenegro ganha o Emmy Fernanda Montenegro venceu o 41º Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão mundial, na categoria melhor atriz por sua atuação no especial de fim de ano Doce de mãe, uma comédia da TV Globo coproduzida com a Casa de Cinema de Porto Alegre. Fernanda é a primeira brasileira a receber o prêmio. Fernanda concorreu com a chinesa Li Sun, de The Back Palace: Legend of Zhen Huan; com a britânica Sheridan Smith, de Mrs. Biggs; e com a sueca Lotta Tejle, de 30 Degrees in February. A cerimônia de premiação aconteceu na última segunda-feira, em Nova York, nos Estados Unidos. A comemoração não parou por aí. Como melhor telenovela Lado a Lado foi a grande premiada. A produção concorreu com a também brasileira Avenida Brasil, com a angolana Windeck e com a canadense 30 vies (30 lives). De João Ximenes Braga e Claudia Lage, Lado a lado conta a história de duas jovens à frente de seu tempo, que lutam por amor e liberdade em meio às transformações sociais do Rio de Janeiro do início do século 20. A novela chega ao mercado internacional em 2014. O ator Cauã Reymond foi um dos apresentadores do prêmio. A Globo também concorreu na categoria Comédia com o seriado Como Aproveitar o Fim do Mundo, de Fernanda Young e Alexandre Machado, mas o Reino Unido levou o prêmio. Agora, a Rede Globo tem dez prêmios Emmy Internacional. No ano passado, a Globo ganhou na categoria Comédia, com A Mulher Invisível, coprodução com a Conspiração Filmes. E com O Astro, a nova versão da novela de Janete Clair. Em 2011, Laços de Sangue, uma coprodução com a SIC, exibida em Portugal, venceu na categoria telenovela. E o Jornal Nacional foi premiado com o Emmy de jornalismo, na categoria notícia, pela cobertura da invasão do Complexo do Alemão, no Rio. Em 2009, a vitória foi da novela Caminho Das Índias, de Glória Perez. O primeiro Emmy veio em 1981, com A Arca de Noé. E, no ano seguinte, com Morte e Vida Severina. Em 83, o jornalista Roberto Marinho recebeu o prêmio na categoria Direção.

Fernanda é a primeira brasileira a receber o prêmio

A ‘lenda Pelé’ estreia um mês antes da Copa Para um mês antes do Mundial de futebol está prevista a estreia do filme Pelé, o Nascimento de Uma Lenda, que retrata a vida do craque brasileiro desde a infância até a conquista do primeiro campeonato do Mundo. Estará nas salas de cinema no dia 28 de maio do próximo ano. O papel principal será interpretado por dois atores estreantes: Kevin de Paula, que viverá Pelé nas idades de 13 a 17 anos, e Leonardo Lima Carvalho (foto), que interpretará o jogador aos 10 anos. No elenco ainda estão Rodrigo Santoro, Seu Jorge, Vincent D’Onofrio, Colm Meaney (da série Hell on Wheels) e Diego Boneta (Rock of Ages: O Filme). Seu Jorge vai interpretar Dondinho, o pai do jogador, enquanto D’Onofrio deve viver o italiano Vicente Feola, técnico que levou a seleção brasileira à vitória na Copa do Mundo de 1958. Meaney vai interpretar George Raynor, técnico do time sueco, que enfrentou o Brasil na final da Copa de 58. Boneta viverá José, que deu o apelido a Pelé na infância. O papel de Santoro ainda não foi divulgado, porém sabe-se que o ator será um dos produtores do filme. Michael e Jeff Zimbalist, do documentário Favela Rising, dirigem e assinam o roteiro do longa. O próprio Pelé será o diretor executivo do filme. Marianna Nunes, Milton Gonçalves, Rafael Henrique, Marcus Vinícius, Júlio Levy, Thelmo Fernandes, Felipe Simas, Charles Myara, Jerome Franz e Roger Haag completam o elenco. O filme conta a história do começo de carreira do jogador, desde sua infância pobre à consagração com a vitória na Copa de 1958. Pelé começou a jogar pelo Santos Futebol Clube aos 15 anos, pela seleção nacional aos 16, e venceu sua primeira Copa do Mundo da Fifa aos 17 anos. Apesar das numerosas ofertas de clubes europeus, as condições econômicas e as regulações do futebol brasileiro da época beneficiaram o Santos, permitindolhes manter Pelé por quase duas décadas até 1974.

08.inddnova.indd 2

Na primeira imagem do filme divulgada, Edson já demonstra suas habilidades

29/11/2013 20:10:50

Caderno Dois 30.11.2013  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you