Page 1

Sábado e domingo, 28 e 29 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA

Cultura pop ganha destaque em 2013 Para dar adeus ao ano que logo se finda, uma lista com os maiores sucessos do cinema, da música e da literatura no país Não há como se despedir de 2013 sem fazer um balanço dos principais acontecimentos do ano. No mundo pop, o cinema, a música e a literatura deixaram um bom legado neste ano. Cinema - Em 2013 os filmes nacionais surgiram com diferenciais para que se consolidassem e acabassem com o preconceito que recai sobre as produções nacionais. Dentre os destaques estão O Som ao Redor, primeiro longa-metragem do crítico e, agora, cineasta Kleber Mendonça Filho, conquistou a mídia internacional para, depois, chegar ao Brasil. Com sua pequena estreia, o filme teve um bom desempenho e arrancou elogios de público e crítica. Agora no fim do ano, O Som ao Redor teve seu lançamento em DVD. O cearense Cine Holliúdy também conquistou seu lugar. Com forte apelo cômico, o filme estreou em agosto em Fortaleza e chegou a ficar na frente de Titanic e Tropa de Elite 2 no norte do país. As animações também se destacaram no cinema nacional, Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, rendeu não apenas elogios, mas prêmios, sendo o primeiro filme brasileiro a conquistar o Festival de Anecy, na França, considerado o Oscar da animação. Não bastasse, o filme está pré-selecionado para concorrer ao Oscar de melhor animação em longa-metragem. O ídolo da juventude nos anos 80 e 90, Renato Russo, que morreu em 1996, foi homenageado duplamente no cinema. Somos Tão Jovens conta a vida do músico desde a adolescência, quando tinha acabado de se mudar para Brasília, até se tornar um dos maiores nomes do rock nos anos 80. Faroeste Caboclo conta a história narrada na música de mesmo nome, que o próprio Renato pensava em transformar em filme. Juntos, os dois filmes fizeram mais de 3 milhões de espectadores, e foram respectivamente o 5º e o 6º brasileiros mais vistos do ano, ficando atrás apenas de comédias como Meu passado me condena que com a estreia de Fábio Porchat e Miá Mello rendeu boas gargalhadas e um grande faturamento. Música - Na música os gaúchos da Selton também se destacaram em terras estrangeiras antes de aparecer no Brasil. Com a música Across the Sea, a banda que foi montada em Barcelona para tocar na

rua e fez um enorme sucesso na Itália, a Selton foca no tema do cidadão estrangeiro ao narrar aventuras de um pirata apaixonado. A canção Rosa, traz Wado em um de seus melhores momentos em toda a sua carreira: O verso vai doer, mas depois vai passar, resume uma letra que guarda certo parentesco com Canto de Ossanha, de Vinicius de Moraes e Baden Powell. Hoje Cedo, de Emicida e Pitty ataca com voracidade o uso de drogas e a força do capitalismo enquanto rememora Racionais MCs (“você pode sair da favela, mas a favela nunca vai sair de você”). Não há dúvidas de que o Show das Poderosas, de Anitta é o som nacional deste ano. Com uma canção que usa uma receita eficaz, que une uma batida dançante com uma letra que valoriza a palavra de ordem “Pre-pa-ra”, que virou bordão popular. Ainda no mundo musical a gaúcha Apanhador Só foi destaque com o Despirocar. No ano em que o Brasil foi para as ruas, uma trilha sonora adequada, o álbum da banda foi gestado durante o período violento de manifestações que acometeu Porto Alegre no final de 2012, e lançado na surdina em 2013 enquanto manifestantes se preparavam para lançar fósforos em barris de gasolina. São várias as canções que retratam o momento imperfeito da nação e do próprio brasileiro. Livros - Na literatura, a qualidade também foi inegável. Premiados pelo Jabuti, os romances O Mendigo que Sabia de Cor os Adágios de Erasmo de Rotterdam, de Evandro Affonso Ferreira; Glória, de Victor Heringer e Barba Ensopada de Sangue, de Daniel Galera caíram no gosto dos brasileiros. Os contos de Luís Fernando Veríssimo com os seus Diálogos Impossíveis também, mais uma vez, colocaram o Estado em destaque. No ano em que a autorização das biografias foi muito discutida, Marighella, de Mário Magalhães conta a história do militante comunista desde a juventude, deputado federal constituinte e fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar, o mulato de Salvador era também um profícuo poeta, homem irreverente e brincalhão. Nesta obra, passagens pela prisão, resistência à tortura, operações de espionagem na Guerra Fria e assaltos da guerrilha a bancos, carros-fortes e trempagador são contadas com liberdade e irreverência.

A banda gaúcha Apanhador Só cantou o país em meio a protestos com a música Despirocar

01.indd 2

Daniel Galera foi um dos destaques do prêmio Jabuti com a obra Barba ensopada de sangue

A poderosa Anitta conquistou o país com seu funk melody

O Som ao redor foi um dos grandes destaques do cinema nacional

27/12/2013 21:03:12


2

Sábado e domingo, 28 e 29 de dezembro de 2013

ANO NOVO

Superstições para garantir a sorte em 2014 Para muitas pessoas a virada do ano é um momento de renovação e esperança. Hora de refletir sobre as dificuldades e conquistas do ano que passou e traçar novas metas para o ano que se inicia. Os mais supersticiosos recorrem às cores da sorte, previsões dos signos do zodíaco, amuletos e simpatias para entrar no Ano-Novo com proteção e positividade. Para aquelas que não têm esse hábito, mas querem apostar em uma superstição nesse Réveillon ainda é tempo de escolher a simpatia mais adequada para o momento da virada. Pular as sete ondinhas não é novidade para quem estiver no litoral. O número 7 remete aos sete dias da semana, aos sete chakras - centros de força existentes no corpo - e à própria Bíblia que denomina o sete como número da perfeição. Comer lentilha no Réveillon também é uma tradição para muitas famílias. Já que o grão, quando cozido, aumenta de tamanho, crescimento e fartura virão, segundo a tradição grega. O costume de comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada batida do relógio ou uma para cada mês do próximo ano seria para prever como cada mês será de acordo com a doçura da fruta. Por exemplo, se a terceira uva é amarga, março pode ser um mês difícil. A tradição de comer carne de porco, por ser um animal que fuça para frente, o que traz avanço na vida; carregar moedas na carteira para atrair mais no próximo ano; usar roupas novas para entrar o ano novo com o espírito renovado, são algumas superstições que também são seguidas por muitas pessoas. No entanto, independente de acreditar nesses rituais ou não, o que vale é acreditar que o próximo ano virá cheio de coisas boas, e com possibilidades para que tudo seja melhor.

Filmes

Ender’s Game – O Jogo do Exterminador Em uma pegada que muito lembra o ritmo dos videogames, pela passagem de várias fases, o filme acompanha o recrutamento e a ascensão de um jovem ao posto de salvador do planeta, para um planejado revide a uma raça invasora de alienígenas que quase dizimou a humanidade. É perfeita a escolha do raquítico e talentoso Asa Butterfield para interpretar o herói Ender Wiggin, que sofre bullying e descrença em toda a jornada.

Moedas na carteira, lentilha, pular ondas e comer uvas são algumas das superstições

Realização dos desejos através das cores Seja só na peça íntima ou no look inteiro, a superstição diz que usar a cor que corresponde ao desejo ajuda a alcançar o objetivo. As principais cores para o Ano-Novo são o rosa, que simboliza o amor, e o amarelo, que ajuda a atrair dinheiro. Contudo, há outras cores que podem ser usadas na virada, como o preto que simboliza desejo de independência. O branco, que é a mais tradicional, é a união de todas as cores e é ideal para quem deseja paz e harmonia no ano que segue. A cor representa também a pureza, por isso é indicada para quem quer se desfazer de energias passadas ruins e renovar os fluidos. O vermelho estimula a paixão e traz vitalidade. O verde é a cor perfeita para quem quer ser mais saudável e também para a esperança. O azul atrai serenidade e harmonia. Para quem quer entrar o ano com muita disposição, a cor ideal é o laranja, que atrai também a criatividade e a ousadia. Para confiança e determinação, a cor adequada é o lilás que também deixa a intuição mais aguçada. O prata e o dourado também têm espaço para quem quer começar o próximo ano cheio de energia e glamour.

A Última Viagem a Vegas Imagine se no lugar da turma de Se Beber, Não Case! colocassem o sexagenário Michael Douglas e os igualmente enrugados Robert De Niro, Kevin Kline e Morgan Freeman. A situação aqui é muito parecida. Prestes a se casar com uma mocinha que tem a metade da idade dele, o personagem de Douglas chama os velhos amigos para uma despedida de solteiro em Las Vegas. Então, a questão que se propõe é: como partir para uma despedida de excessos se você faz parte de uma turma que não pode fumar, beber, comer sal ou dormir depois das 21h? Sem dúvida, o mote dá pano para manga, mas as piadas neste A Última Viagem a Vegas não precisavam se limitar tanto ao contexto.

Eliart comemora 20 anos com recital

Apresentações encantaram quem assistiu ao Recital

02.indd 1

No dia 6 de dezembro, o auditório do Sesc foi palco do 20º Recital da Escola de Música Eliart’. Na ocasião os alunos abrilhantaram a noite com muito estilo, cantando e tocando em diferentes instrumentos musicais como acordeom, piano, violino, guitarra, violão, com grande participação e prestígio das famílias. A escola, coordenada pela professora Eliane Prestes Daltrozo, tem na dedicação e na aprendizagem musical levada a sério suas bases. A Escola de Música Eliart’ completa duas décadas de conquistas com métodos específicos, teoria e prática sempre ampliando e inovando. A Eliart’ deseja a todos um Feliz Ano Novo e faz votos de muita Música, paz e harmonia para 2014!

Azul é a Cor Mais Quente Azul é a Cor Mais Quente mostra a descoberta da sexualidade de uma jovem estudante do ensino médio em Lille, na França. Premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme de Abdellatif Kechiche acompanha a trajetória de Adèle da escola até a vida adulta, quando realiza o desejo de se tornar professora. Ao longo desse caminho, ela encontra Emma (Léa Seydoux) e as duas vivem uma história de amor plena – do fogo da paixão ao esvaziamento. Inspirado pela graphic novel de mesmo nome de Julie Maroh, Kechiche se esforça para cobrir todos os estágios dessa relação.

27/12/2013 20:47:57


caderno AG EN DA Danceteria O Porão. Convida os amigos e frequentadores para o último fim de semana do ano de baile na danceteria O Porão. As programações começam na sexta e seguem até domingo. O início é às 23h e segue até as 6h da manhã. Amanhã o show ficará a cargo da banda Thaoma Show. Elas não pagam ingresso a noite toda. Adquira seu convite cortesia na farmácia Lobato, Bar do Zé e Bodega do Marrom. Haverá sorteio de brindes durante a noite toda. Se você não for... Só você não vai!

............................................................................................

Gervi - ambiente climatizado. A diretoria do Gervi comanda a próxima domingueira que terá animação da Banda Fênix, de Santo Ângelo. Neste domingo será sorteada a TV LED em 3D de 32”. Os casais que chegarem até as 15h30 ganham uma cerveja e os ingressos individuais dão direito a um refrigerante.

............................................................................................

Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para o baile das 2ª e 3ª idades, no próximo sábado, com início às 16h30 e animação da banda Balanço do Som, de Jóia. Como presente de Natal e Ano Novo, até as 18h o ingresso é livre para todos. Os grupos de Ijuí e região estão convidados.

Ingressos para o Planeta Hoje é o último dia para trocar o Vale Planeta RS 2014 pelo ingressos oficial da edição 2014 nos pontos de venda físicos. O novo ingresso corresponde ao mesmo passaporte ou ingresso individual adquirido em 2013, não sendo cobrado qualquer valor adicional. O festival de música está marcado para os dias 7 e 8 de fevereiro na Saba, na praia de Atlântida, em Xangri-Lá, no Litoral Norte do Estado. As entradas (individuais e passaportes) têm valores entre R$ 90 e R$ 460. A retirada dos bilhetes adquiridos pela internet será feita nos mesmos estabelecimentos. As vendas ocorrem também no site oficial do evento: ww.planetaatlantida.com.br .

Rock sai do top 30 de rádios Em 2013, o rock teve a pior colocação entre as músicas mais tocadas nas rádios do Brasil em 14 anos, segundo monitoramentos feitos desde 2000 pela empresa Crowley. Nos anos anteriores, houve pelo menos uma música de banda ou cantor de rock entre as 30 mais tocadas. Em 2013, a melhor colocação do estilo ficou com a canção Meu novo mundo, de Charlie Brown Jr., em 40º lugar. A 1ª posição foi de Vidro fumê, da dupla Bruno & Marrone. Desde 2000, o rock havia chegado, no mínimo, à 21ª posição anual – colocação de Só os loucos sabem, também de Charlie Brown Jr., em 2010. Nos anos 2000, não houve nenhuma música de banda de rock na liderança dos rankings anuais de execução em rádios brasileiras. A melhor posição foi o segundo lugar, com Vou deixar, do Skank, em 2004. Os dados da Crowley consideram as músicas tocadas em mais de 450 rádios entre as maiores emissoras do país. Para 2013, foram consideradas as execuções até o fim de novembro. Enquanto o rock teve espaço reduzido, o funk conquistou lugar inédito nas programações das rádios este ano. O estilo teve quatro músicas entre as mais tocadas, mas com duas, de Naldo e Anitta, no “top 10”.

Charlie Brown Jr foi a banda com a melhor colocação este ano: 40º lugar

03_referencia.indd 2

Sábado e domingo, 28 e 29 de dezembro de 2013

3

Planos da cultura para 2014 Desde sua criação em maio deste ano, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo priorizou o desenvolvimento, ampliação e manutenção de inúmeras atividades em suas três vertentes. Logo após sua implantação, a inclusão do Plano de Cultura da legislação municipal ampliou e possibilitou avanços importantes, principalmente no que diz respeito a captação de recursos do governo federal. De acordo com a secretaria adjunta de Cultura, Fernanda Betinelli, a realização da conferência municipal de cultura; atualização da Biblioteca Pública; o Tributo ao Trabalhador; o apoio ao concurso Garota Verão; e diversos encontros sobre turismo, principalmente referentes a qualificação do turismo rural, foram algumas das ações que deram início aos trabalhos desenvolvidos pela secretaria. “Realizamos a primeira edição do Concurso de Fotografia, tivemos a visita da secretaria de Turismo Abigail Pereira, além da realização de torneios municipais de diversas modalidades esportivas, que foram desenvolvidas ao longo do ano. Os dois

Fernanda Betinelli: melhorar o que já existe e qualificar eventos

pontos chave em 2013 foram a manutenção e a ampliação de todos os eventos culturais. Aumentamos a quantidade e a diversidade. O Canto de Luz foi um grande sucesso e se consolidou no calendário de eventos do município. Para 2014, teremos obras para fazer. Além da manutenção desses eventos e ampliação dos que já temos, precisamos dar atenção para a melhoria na infraestrutura de diversos locais. Temos o Palco

das Nações que está no aguardo de licitação, e a estação férrea que deverá virar uma Casa de Cultura”, destaca. A secretária relata que várias obras, como a reforma do ginasião, já estão em andamento. “Além disso, algumas academias ao ar livre já estão saindo do papel”. De acordo com o planejamento da secretaria, os principais projetos para 2014 são melhorar aquilo que existe e tentar qualificar os eventos, mas algumas novidades serão apresentadas. “Tivemos 33 eventos culturais desde fevereiro mas queremos incluir algumas novidades no calendário de eventos do próximo ano e o carnaval é uma delas. Estamos ajustando alguns pontos com cidades da região e provavelmente vamos promover uma bela festa no final de fevereiro. A Fenii também já está programada e acontecerá em maio. Além disso, queremos ampliar alguns eventos, prinicipalmente para o público mais jovem e voltados à dança. Tivemos uma experiência com o Colmeia do Rock e queremos dar um plus para este tipo de programação, incluindo outros estilos musicais”, acrescenta.

Diversidade é a aposta do Sesc Após um ano de movimentação intensa, o Sesc finalizou 2013 contemplando uma grande diversidade cultural. O diretor da unidade de Ijuí, Ronaldo Soares avalia: “Dentro do nosso plano de trabalho tivemos um resultado muito significativo em todas as ações. Inovamos e tivemos reconhecimento a nível de Estado, como é o caso da primeira edição do Palco Sesc Nativista, um evento de dois dias com seis shows e que foi realizado com o intuito de abrir espaço para os artistas locais. Outra atividade cultural que já é referência e está consolidada aqui em Ijuí é o Aldeia Sesc Ijuhy - Intercâmbio de Origens, que foi realizado com grande adesão de toda a comunidade regional em cinco dias de atividades, conta Ronaldo. O diretor destaca que a participação da comunidade em todas as atividades tem sido a contento, e que as ações sistemáticas têm dado resultados. “Mensalmente realizamos um espetáculo adulto e um infantil no Teatro. Dentro dessa diversidade cultutral buscamos em 2013 atender todas as manifestações artísticas música, teatro, dança, oficnas, artes plásticas.” Ronaldo Soares acrescenta que em um trabalho estratégico que será realizado pelo Sesc nos meses de janeiro e fevereiro, será avaliado o que precisa melhorar, e em seguida os projetos serão colocados em prática. “Temos 42 projetos aprovados em todas as áreas que o Sesc atende. O Aldeia Sesc passará para o mês de maio, para que não fique muito próximo do Palco Sesc, previsto para agosto, e já tem Renato Borghetti

Ronaldo Soares: novos espaços de lazer e cultura para os comerciários

confirmado como uma das atrações”, adiantou. Para 2014, o Sesc vai desenvolver projetos que tenham um cunho social mais evidente, como é o caso do Mesa Brasil, que vai atender as entidades sociais da cidade com palestras e cursos de incentivo ao reaproveitamento e à capacitação para gestão. Melhorias da estrutura também estão sendo feitas. A escola infantil contará com uma estrutura

que permitirá a ampliação do número de crianças atendidas em gratuitade total, que hoje é de 70, para 120. O diretor anuncia como novidades um espaço para dança, com desenvolvimento de cursos, oficinas e atividades com etnias, e o espaço Saber e Lazer, com atendimento nos três turnos, disponibilizando uma minibiblioteca para consulta e empréstimo, e uma sala de vídeo e de jogos.

27/12/2013 20:57:44


4

Sábado e domingo, 28 e 29 de dezembro de 2013

Silvana Motyczka Birmann colou grau em Medicina pela Universidade de Passo Fundo (UPF) no dia 21 de dezembro. Ela recebe a homenagem da mãe Nara Motyczka, do irmão Bruno Birmann e dos avós Osvaldo e Santina Motyczka. A colação de grau aconteceu no IGAI e após a cerimônia, os convidados foram recepcionados no salão de festas no Sest/Senat. “O sucesso é daqueles que batalham, e com toda certeza você é uma das merecedoras desse sucesso. Parabéns pela formatura! Que a alegria da formatura hoje, fique para sempre em você, para que a felicidade também contagie aqueles que da sua profissão se beneficiarem. Parabéns! Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e hoje nesta formatura você prova ser uma dessas pessoas. Parabéns pela formatura!”

No dia 21 de dezembro uniram-se pelos laços sagrados do matrimônio com muito emoção e alegria o casal Fernanda da Silva dos Santos e Guido Bruno Muller. A cerimônia religiosa foi celebrada na Igreja Evangélica Batista Salém, e logo após os convidados foram recepcionados com uma linda festa no salão da Afucopper. O casal esteve cercado de muito amor e carinho, em especial de seus pais Climério dos Santos e Lorena da Silva dos Santos e Célio Muller e Elaine Muller, seus irmãos, demais familiares e amigos. A decoração foi de Tita decorações e fotos e filmagens de Schmalz. Felicidades ao casal!

Dia 30 de dezembro completará 2 aninhos Rafael Castro Fantinelli. Ele recebe a homenagem do papai Tiago Fantinelli, da mamãe Cristiane Castro, dos avós Waldomiro, Eloisa, Vera e Ari (em memoriam). “Querido Rafa, desejamos a você muita saúde, alegria e que continue sendo esta pessoa especial para nós. Amamos você!”

Formou-se em medicina pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Eduardo Alberto Seefeld com uma bela cerimônia de colação de grau no dia 20 de dezembro. Filho de Ronald Jorge Seefeld e Senaide Seefeld (in memoriam). Felizes com a conquista estão a avó Lucinda Seefeld, tia Norma Bandeira e demais familiares. A você Dudu, muito sucesso e felicidade nesta nova jornada. Te amamos.

Kevin Becker Hass concluiu o Ensino Médio no Colégio Militar Tiradentes, no dia 21de dezembro. A comemoração reuniu amigos e familiares no CTG Clube Farroupilha. “Sua conquista vai impulsionar outras buscas e abrir novos horizontes, sempre apontando para um futuro muito luminoso. Parabéns e muito sucesso!” A homenagem é da vó Geni e do vô Merencio.

SIMARA & SIMONE Contato: 3333-7534 FOTOGRAFIAS

Gabriel Klett Cassarotti comemorou o 1º aninho ao lado da mamãe Mariane e do papai Francisco. Parabéns, pequeno!

Ezequiel Wisch da Silva comemorou 7 aninhos com amigos e familiares. Feliz aniversário, garoto!

Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222 Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br | facebook.com/aquarellakidsbuffet

04 certa.indd 1

A linda Anna Beatriz, filha de Tiele e Diego Gonzalez, comemorou seu 1º aninho no dia 22 de dezembro com uma linda festa. Parabéns, Anna!

27/12/2013 21:02:47


5

Sábado e domingo, 28 e 29 de dezembro de 2013

Solista em Gramado

Jacson Lemos, dono da Estruturar, recebendo de João Moura os 10 litros de chopp que ganhou da revista Stampa na festa de lançamento da edição de dezembro, no Chopp Ijuhy

Sueli e Milton Diemer em evento da 23ª Subseção da OAB

Romeu Etgeton, Silvia Busnello e Tania Braga na inauguração da Nutriox Suplementos, novo empreendimento de Clovis e Maria Joice de Jesus na Rua 15, inaugurado com muita badalação dia 20

O maior espetáculo do Natal, o Nativitaten em Gramado, tem sido o palco da consagração de Pedro Coppeti, filho dos ijuienses Pedro Jardel Coppeti e Angélica Rosecler da Silva Coppeti, neto de Araci Coppeti e do radialista Milton e Clea da Silva. Tenor, ele é um dos cinco solistas do espetáculo são três tenores e dois sopranos. De quarta a domingo, desde 2 de novembro e até o próximo dia 11 de janeiro, ele brilha no cenário que vem encantando milhares de pessoas, ao lado de 40 músicos. Na edição de janeiro da revista Stampa, que registrou os primeiros passos de sua carreira de tenor em 2012, Pedro comenta sobre esta fabulosa experiência no Natal Luz de Gramado. Taciane Denque e Ana Cláudia Mello no Absoluto

Fim de ano na Sogi

A Festa da Virada na Sociedade Ginástica Ijuí, no último dia do ano, começará às 21h30, com ilhas de alimentação, brindes de espumante e queima de fogos em um belo cenário montado ao ar livre por Líbera Marin. Para quem optar apenas pelo baile, o Salão Nobre abre aos 45 minutos depois da virada, e a banda Balança Brasil comanda a festa a partir da 1h. No local, também será servida a tradicional lentilhada. A Festa da Virada tem o patrocínio de Maria Canela, Ambiente Decoração e Tapeçaria, Óptica Lumière, Super Oba Oba, Mulher Bonita, IF Soluções Planejadas e Sponchiado. Convites na secretaria.

Revéillon no Aruba Summer Club

No dia 31 de dezembro, 3 ambientes vão embalar a festa da virada no Aruba Summer Clube: na tenda principal, o Agito Capillar e Usina do Som animam a galera; na tenda eletro, haverá Dj´s até o amanhecer, e na tenda rock, a animação fica a cargo de Rockijui. Ingressos antecipados podem ser adquiridos na Rosa Rose e Farma G.

Verão na AABB

Roberto Homrich e Luciana Menegon no lançamento da Stampa de dezembro: o casal está preparando a mudança de sua escola de inglês Yázigi para uma megaestrutura

05.indd 1

Melissa, Daniela e Rômulo Manjabosco na Glasnost

A partir do dia 13 de janeiro é possivel fazer a inscrição para as atividades de lazer na AABB que se iniciam no dia 20 de janeiro e vão até o dia 31 de janeiro. As programações serão no turno da tarde, das 13h30 às 17h30 de segunda a sextafeira. Para participar é necessário realizar a inscrição na Secretaria mediante pagamento da taxa.

27/12/2013 20:52:37


6

caderno

Sábado e domingo, 28 e 29 de dezembro de 2013

Novelas

Sam Alves vence o The Voice Brasil

Joia Rara Globo

Manfred diz a Ernest que ele terá que casar com Gertrude

Revanche do ano A segunda temporada do The Voice Brasil chega ao fim. Sam Alves é o grande vencedor do programa. O cearense conquistou 43% dos votos do público e é a mais nova voz do Brasil. O participante ganha o prêmio de R$ 500 mil, gerenciamento de carreira e um contrato com a Universal Music. Na noite da última quinta-feira, Sam Alves venceu Pedro Lima, Rubens Daniel e Lucy Alves. Ele interpretou "Hallelujah", primeiramente em português e depois em inglês. Sam também dividiu o palco com Claudia Leitte. O participante e sua técnica cantaram A Camisa e o Botão. Ao deixar o palco de sua apresentação, Sam ressaltou que cantar com Claudia Leitte foi a realização de um sonho. "Estou muito feliz. Esse foi o melhor presente de Natal que eu já recebi na minha vida. Subi naquele palco com medo de qualquer resultado, mas muito feliz com o que eu já tinha conquistado”, declarou o campeão.

Chris Weidman e Anderson Silva realizam hoje a última luta do UFC no ano. A revanche é considerada a maior luta da história da organização pelo presidente Dana White. O 'co-main event' será a grande revanche da luta pelo título do Strikeforce. O Ultimate Fighting Championship (UFC) 168 acontecerá na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Anderson Silva luta para tentar recuperar o cinturão dos pesos médios no UFC.

Produções preservadas A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos incluiu no último dia 18 mais 25 filmes no National Film Registry. A seleção é composta de produções consideradas fundamentais na história do cinema do país – e que, portanto, devem ser preservadas pelo governo. "Filmes mais antigos correm o risco de se perder, então devemos protegê-los para garantir a permanência da herança criativa e cinematográfica do país. Esta lista de 25 filmes demonstra a vitalidade e a diversidade extremas do nosso cinema", disse James Billington, um dos responsáveis pela biblioteca. Na lista, estão clássicos como Pulp fiction: Tempo de violência (foto), de Quentin Tarantino; Mary Poppins, de Robert Stevenson; Os eleitos, de Philip Kauffman; Gilda, de Charles Vidor; Quem tem medo de Virginia Woolf?, de Mike Nichols; e Sete homens e um destino, de John Sturges.

Kléber se enfurece com Romildo ao saber que Berenice fugiu. William pede para Nilson ensinálo a pilotar seu barco. Celina compra para Belinha o presente que Matias não pôde dar para a filha. Kléber vê o barco de Nilson partindo do cais e se desespera ao ver o menino em casa com Klaus. William e Lili deixam Berenice na estrada e voltam para Tapiré. Júlia comenta com o pai que André levará o pendrive de Rafa para um hacker. Marcelo e Priscila se beijam. Inês pede para Fernanda ajudá-la a terminar o relacionamento entre Thomaz e Heloísa. Kléber encontra Berenice na mata.

Amor à Vida - Globo Bruno beija Paloma

Guns no Brasil O Guns N’ Roses publicou no site oficial da banda um cartão de boas festas aos fãs e confirmou uma turnê pela América do Sul em 2014. Datas e locais dos shows serão divulgados em breve. Recentemente foi noticiado que o grupo passaria pelo continente entre o fim de março e o começo de abril. Brasil, Paraguai e Argentina estariam no roteiro. Único membro remanescente da formação original, Axl Rose (foto) e a banda passaram pelo Brasil em 2010. Em Porto Alegre, o show aconteceu em março, no estacionamento da Fiergs, e reuniu cerca de 20 mil fãs, com abertura do cantor Sebastian Bach.

06_referencia.indd 14

Além do Horizonte - Globo

Kléber encontra Berenice na mata

Sandy está grávida Sandy divulgou na última quinta-feira que está grávida de seu primeiro filho. A cantora, que tem 30 anos e é casada com o músico Lucas Lima desde setembro de 2008, revelou que está no terceiro mês de gestação, mas ainda não sabe o sexo do bebê. Em seus perfis oficiais no Twitter e Facebook, Sandy falou ainda sobre a felicidade do casal com a notícia e, além de agradecer ao carinho dos fãs, pediu privacidade. Junto ao texto, ela publicou uma foto em que aparece ao lado do marido, ambos com as mãos sobre sua barriga.

Franz discute com Manfred e Ernest. Bibiana consegue fazer com que Sílvia se alimente. Manfred demite Julieta ao saber que ela ajudou Franz e se descontrola ao ser rejeitado por Ernest. Davi compra um anel para Aurora e a pede em casamento. Ele obriga Ernest a descer para jantar e diz ao pai que ele terá de se casar com Gertrude. Lindinha, Aurora, Amélia, Lola, Gaia, Hilda, Matilde, Laura e outras mulheres fazem uma manifestação feminista em frente ao fórum. Na sala de audiência, o juiz dá início ao julgamento de Iolanda.

Velozes e furiosos 7 em 2015 O ator Vin Diesel revelou na última segunda-feira, a primeira imagem e a data de lançamento de Velozes e furiosos 7, que deve estrear em 10 de abril de 2015. Originalmente, a estreia estava prevista para julho de 2014. "A última cena que filmamos juntos. Havia um sentimento único de realização, de orgulho que compartilhamos no filme que estávamos ali terminando. A mágica capturada e a distância que percorremos... 'Velozes e furiosos 7' será lançado... 10 de abril de 2015! P.S.: Ele gostaria que vocês soubessem primeiro...", escreveu o astro da franquia, ao publicar foto ao lado de Paul Walker, que morreu em um acidente no dia 30 de novembro.

Todos na mansão estranham o comportamento simpático de Félix. Amarilys arma com Eron de ganhar a confiança de Niko para tomar Fabrício dele. Boninho se surpreende com as atitudes de Valdirene. Natasha se recusa a contar para Lídia quais são seus planos contra Thales. Félix decide guardar o álbum e o pendrive que recebeu de Mariah. Valentin convence Ninho a desistir de ajudar Aline. Ciça comenta com Paloma e Bruno sobre o pó branco que Aline usa nas comidas de César. Bruno beija Paloma. Perséfone comenta com Patrícia sobre os ex-parceiros de Inaiá que estão fazendo o teste de HIV. Félix decide dar metade de sua mesada para Márcia. Amarilys chega à casa de Niko no mesmo instante que Félix. Observação: os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

27/12/2013 20:53:34


Sábado e domingo, 28 e 29 de dezembro de 2013

7

Horóscopo

A revolucionária Bauhaus

A Bauhaus foi a escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha, que unificou disciplinas como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Ela revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto – um visual “clean”, que hoje pode ser encontrado, por exemplo, nos produtos da Apple. Antes de ser fechada por Adolf Hitler, em 1933, a escola teve três fases, marcadas por diretores, sedes e ênfases diferentes. Gropius ficou no comando até 1927. Hannes Meyer assumiu até 1929, com a escola já na cidade de Dessau, e cedeu o cargo a Mies van der Rohe, com a instituição realocada em Berlim. A principal característica do movimento, que tem seu nome na junção de “bauen” (construir, em alemão) e “haus” (casa) é a interligação com todo tipo de arte, até as consideradas“inferiores”, como cerâmica, tecelagem e marcenaria. O uso de novos materiais pré-fabricados; a simplificação dos volumes, geometrização das formas e predomínio de linhas retas; as paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo a decoração; coberturas planas, transformadas em terraços; amplas janelas, em fita, ou fachadas de vidro e abolição das paredes internas (como nos lofts) também são referências da Bauhaus. Além de Walter Gropius, outros nomes tiveram destaque na escola: Hannes Meyer, que foi o sucessor de Gropius, e acreditava que o processo de construção tinha de levar em conta as necessidades humanas – biológicas, intelectuais, espirituais e físicas. Mies Van Der Rohe converteu-se à simplicidade da Bauhaus e cunhou a frase “menos é mais”. Último diretor da escola, ficou famoso por usar muito vidro e aço em seus arranhacéus.É considerado um dos arquitetos mais importantes do século 20. Marcel Breuer também teve destaque na escola. O designer e arquiteto produzia mobiliário. Um de seus toques revolucionários foi o amplo uso de tubos de metal. Herbert Bayer bolou uma espécie de alfabeto universal, só com letras minúsculas e reduzidas às formas gráficas mais simples possíveis. Hoje a influência dessa escola de artes pode ser encontrada nas linhas funcionais e “clean” dos produtos da Apple; em cidades planejadas, como Brasília; nas obras de Oscar Niemeyer, que sempre privilegiou formas geométricas e cores brancas; em prédios como o da Escola Superior de Desenho Industrial, no Rio de Janeiro, do Instituto de Arte Contemporânea de SP e da Faculdade de Arquiteturae Urbanismo, da USP; e até na identidade visual de bandas como Franz Ferdinand.

07_new.indd 14

Você vê Guy – fala-se Gui porque Guy vem de Guido – nas máscaras que as pessoas associam a duas coisas: o filme V de Vingança e o grupo de hacker Anomymous. Mas é Guy Fawkes que está ali, tal como idealizado na história em quadrinhos de Alan Moore que serviria de base para V de Vingança. A expressão zombeteira e altiva de quem é invencível em qualquer circunstância, especialmente na derrota.

ÁRIES Tome cuidado com a precipitação. Evite o nervosismo, ansiedade e a desconfiança em si mesmo. É hora de você buscar um ponto de equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. As influências não são propícias. TOURO Vênus favorece a vida amorosa, as atividades criativas e as artes. Sentimentos fortes e sintonia afetiva com a pessoa amada permitirão um perfeito entendimento, com a possibilidade de surgirem novos planos para o futuro. GÊMEOS Cuidado com a vida conjugal pode haver o desquite. Benéfica influência astral para tratar de questões sociais pendentes, para lucrar em negócios iniciados anteriormente e a sua prosperidade profissional. Evite brigas com os inimigos. CÂNCER Disposição um tanto quanto precipitada. Tendência ao nervosismo e as ações mais violentas, estão previstas para você. Evite tais coisas para que possa coordenar melhor sua vida. Êxito em assuntos ocultos. LEÃO Livre-se de suas preocupações tomando atitudes positivas para solucioná-las. O momento se apresenta positivo aos negócios arriscados e as empresas precipitadas. Terá bom relacionamento com os filhos. Pratique esportes. VIRGEM Momento em que haverá muita tranquilidade na vida familiar e profissional, com bastante disposição para solucionar problemas. Contudo evite discussões com a pessoa amada, rivais e inimigos. LIBRA Muita habilidade literária, mente clara e penetrante e muita tendência aos assuntos elevados, estão previstos para você, devido à benéfica influência de Júpiter. Sucesso profissional e financeiro. Pode viajar. ESCORPIÃO Não é conveniente aventurar-se em novos negócios. Cuidado com o excesso de gastos. Mantenhase em suas atividades rotineiras e muitos benefícios receberá em breve. Fortalecimento no ambiente profissional. SAGITÁRIO Pessoas conhecidas devem ajudar você nos negócios, principalmente se forem do sexo oposto. Evite exagerar as palavras. Dê mais atenção a sua família. Prenúncio de uma viagem. Procure ser otimista e os resultados serão satisfatórios. CAPRICÓRNIO Melhora total em todos os assuntos profissionais, sociais e financeiros se farão sentir neste período. Terá uma fase feliz, aos passeios e para unir-se com amigos e entes queridos. Pode amar e viajar longe. AQUÁRIO Propicía influência para cultivar os dons de seu intelecto, seu espírito filosófico e otimista e seu desenvolvimento mental. Fará ótimas relações sociais e propícias amizades. Procure sair um pouco da sua rotina. PEIXES Período positivo para a realização de negócios além de suas condições monetárias, mas muito propício ao seu progresso profissional, moral e social. A pessoa amada estará disposta a ajudá-lo.

27/12/2013 21:01:52


Sábado e domingo, 28 e 29 de dezembro de 2013

ESPECIAL

Em 2014 eu quero... Fim de ano é tempo de desejar e planejar coisas novas. Neste período especial, além de festejar, é quando refletimos sobre o significado da época, pensamos sobre o que fizemos durante o ano e o que queremos para o próximo. Veja aqui o que desejam esses profissionais e empresários : Janete Maria Strieder, professora: Para este Ano Novo desejo que os verdadeiros valores possam ser resgatados e vivenciados em todas as dimensões. Que cada um de nós possamos nos relacionar com os outros na verdade e no amor. Que possamos atender o chamado do Papa Francisco e construir nossas famílias, nossa sociedade sobre os alicerces firmes da não-violência e permanecer com os olhos bem fixos em Deus, onde há a verdadeira alegria. Desejo, ainda, que as pessoas instituídas de poder e autoridade, coloquem a justiça e o bem comum no topo de suas aspirações.

Viviane Bronzatto Dutra, proprietária da Substância Gastronomia Light: Eu espero de 2014 saúde para toda a minha família, paz de espirito e poder compartilhar de bons encontros.

Fábio Cunha, sócioproprietário da Doce Lar: Espero que 2014 seja repleto de paz, prosperidade, saúde e muito amor no coração de todos. Que a vida seja repleta de coisas boas para nós e para aqueles que amamos

08.inddnova.indd 2

Alessandro Rafael Schiefelbein da Silva, coordenador municipal de Trânsito: Desejo que em 2014 as pessoas sejam mais pacientes e tolerantes com o próximo, e que essas atitudes tornem o trânsito mais seguro para que todos possam aproveitar suas vidas com saúde junto a seus amigos e familiares.

Eduardo Giovelli, juiz de direito: Que o ano de 2014 traga muita paz aos nossos corações, com compreensão ao próximo e com as famílias aproveitando cada momento de convívio com seus filhos e entes queridos, para que concretizemos os sonhos pessoais. E, não pedindo demais, com o Brasil campeão do Mundo.

João Volmei Guerra Spagnol, Major da Brigada Militar: Em 2014 espero que as pessoas sejam mais tolerantes umas com as outras, deixando de lado as insignificâncias. Lembrem-se de que todo o ser humano tem os mesmos direitos e obrigações, independe de raça, credo ou condição social. Espero ainda que a educação e saúde para todos realmente sejam prioridades para os governantes de nosso País e não meios para atingir objetivos eleitoreiros.

Laura Drews, engenheira civil, proprietária do Bureau: Para 2014 eu espero momentos de plena felicidade e que eu possa compartilhar ao lado de pessoas que amo. Espero também que eu continue colhendo bons frutos na vida profissional. Espero novos desafios, que me façam crescer e amadurecer. Espero principalmente saúde, para que eu possa viver em plenitude cada um desses momentos.

Adriana Pinto, proprietária da Azure Cabelo e Estética: Empenhar-me ativamente para alcançar determinados objetivos. Para dar mais vida, significado e substância à vida, e aproveitar as melhores coisas: saúde, abraços, sorrisos, amigos, família, dormir, risos, beijos, amor, fé e boas lembranças. Que venha 2014!

Erasmo de Oliveira, proprietário da Olivercon: O que eu espero de 2014 é fazêlo realmente novo; merecê-lo e fazer a vida acontecer de uma forma intensa e vibrante. Quero experimentar mais, sonhar mais e me preparar para as oportunidades que um ano novo traz. Espero estar com minha esposa e com minha filha, cercado de pessoas agradáveis sendo um bom marido, pai e amigo. Espero que Deus abençoe todos nós e que sejamos felizes.

Joice Parzianello, fisioterapeuta, proprietária da Clínica Espaço Zen Terapias: No aspecto pessoal espero me tornar melhor como ser humano. Mais solidária, compreensiva e justa. Profissionalmente, pretendo continuar me aperfeiçoando e trazendo novidades exclusivas no meu trabalho. No geral, desejo que em 2014 todos possam esbanjar saúde, alegria, e que, com muita humildade e força de vontade, consigam alcançar seus objetivos.

Clélia de Moura: Eu espero de todo o coração que 2014 seja um ano muito próspero. Que traga muita felicidade, muita paz, harmonia, saúde e amor para toda a humanidade.

27/12/2013 20:56:29

Caderno Dois 28.12.2013  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you