Page 1

Sábado e a domingo, 27 e 28 de julho de 2013

EVENTOS NO PARQUE

O Palco das Etnias, que costuma receber grupos visitantes, terá este ano quatro shows internacionais, vindos do Uruguai, Paraguai, Argentina e Letônia

Comissão de Cultura anuncia novidades A Expo-Ijuí e a Fenadi 2013, que ocorre de 11 a 20 de outubro, terá novidades este ano. Shows internacionais para o Palco das Etnias já estão confirmados, e no Museu das Etnias espetáculo de som e luz será a Este ano a Expo-Ijuí/ Fenadi conta com novidades na sua programação cultural. Passado e presente se encontrarão no Museu das Etnias com a programação Epopeia Ijuí, um espetáculo de som e luz que conta a história dos imigrantes revivendo a sua saga desde a saída de seus países de origem até a chegada ao Brasil. O Museu que está sendo reformulado receberá uma grande estrutura para retratar os aspectos da vida na Europa, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. Os efeitos especiais de som e luz proporcionam maior dinâmica dando uma noção de todo o contexto. O diretor da comissão de cultura Martinho Kelm ressalta que a equipe responsável pelo projeto está trabalhando com muito entusiasmo para que o resultado surpreenda a todos. “Esse projeto é uma grande inovação. Estamos muito inspirados, claro que mantendo as proporoções de espaço. Uma sala de projeção climatizada está sendo montada no centro do museu para que todos os visitantes possam assistir ao espetáculo. A atração contempla um circuito em torno da sala culminando com a apresentação da epopeia aos visitantes”, destaca. Segundo o diretor, a ideia baseada em modelos como o da Serra Gaúcha que trata da epopeia italiana contará o processo de imigração de todas as etnias em um espetáculo que ocorre de hora em hora e terá público limitado a 40 pessoas por apresentação. “A atração é diferenciada e os espetáculos terão duração de 40 minutos, entre o giro pelo museu e a apresentação”, salienta Martinho. Ele conta que a primeira edição da apresentação deste ano servirá como base para possíveis aperfeiçoamentos. A programação cultural vinculada ao Palco das Etnias também está articulada.”Temos nesse ano quatro shows internacionais, um grupo do Paraguai, um da Argentina, um do Uruguai e um grupo da Letônia também irá se apresentar”, informa Kelm. As apresentações internacionais serão nas seguintes datas: grupo do Paraguai, às 18h40 no dia 13, o grupo Argentino fará apresentação no sábado, dia 19, às 18h e os Letos farão apresentação às 21h15. No dia 20, o espetáculo ficará por conta do grupo de danças Uruguaio. No sábado de abertura e no último sábado, o desfile dos grupos étnicos nas ruas do parque será a atração, além do cantor nativista Carlos Borges que se apresentará durante a feira. Martinho Kelm salienta ainda que tanto o desfile como os demais projetos estão ancorados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) que também está sendo avaliada para o Mosaico Cultural, que já teve o aceno positivo. “A captação desses recursos é importante, pois são valores que durarão por vários anos sabendo que serão investidos em melhorias e novas estruturas para as programações culturais da Expoijuí/Fenadi”, diz Martinho.

01.indd 1

O Museu das Etnias será remodelado e abrigará um espetáculo de som e luz

Como é a lei

A Lei de Incentivo à Cultura, popularmente chamada de Lei Rouanet, é conhecida principalmente por sua política de incentivos fiscais. Esse mecanismo possibilita que cidadãos (pessoa física) e empresas (pessoa jurídica) apliquem parte do Imposto de Renda devido em ações culturais. Assim, além de ter benefícios fiscais sobre o valor do incentivo, esses apoiadores fortalecem iniciativas culturais que não se enquadram em programas do Ministério da Cultura (MinC). A proposta cultural pode ser em diver-

sos segmentos, como teatro, dança, circo, música, literatura, artes plásticas e gráficas, gravuras, artesanato, patrimônio cultural (museu e acervo, por exemplo) e audiovisual (como programas de rádio e TV, sítios e festivais nacionais).A proposta deve ser aprovada pelo MinC e, se isso ocorrer, seu titular pode buscar recursos com cidadãos ou empresas. Estes últimos são chamados de incentivadores e têm parte ou o total do valor do apoio deduzido no Imposto de Renda devido.

29/07/2013 08:30:00


decoração moderna 2

Sábado e domingo, 27 e 28 de julho de 2013

DECORAÇÃO

Pôsteres: bonitos e de graça! Se você acha que as suas paredes estão sem graça e quer deixar o ambiente mais descolado, os pôsteres coloridos são uma ótima opção. Versáteis e cheios de estilo, eles podem ser baixados gratuitamente na internet e dar um toque todo especial a qualquer espaço. Se quiser um resultado profissional e parecido com um quadro, basta caprichar na qualidade da impressão e emoldurar os seus favoritos. Conheça alguns sites que disponiblizam arte de graça: O Feed Your Soul é em inglês, mas muito fácil de usar. Se o seu estilo é delicado e superfeminino, vale a pena conferir os desenhos, quase sempre em tons pastéis. Basta entrar na aba downloads, escolher as suas imagens favoritas e salvá-las no computador. O tamanho padrão é o A3, formato comum para pôsteres. O site reúne obras fofas de vários artistas e as disponibiliza em ótima resolução. Moderno, o Homens da Casa, com pôsteres com frases de efeito e cores vivas, vão fazer a cabeça de quem tem um estilo mais “cool”. Reúne não só imagens bacanas para colocar na parede, como também outras ideias de decoração separadas por ambiente. Basta escolher qual cantinho da casa está precisando de uma repaginada e aproveitar os tutoriais para criar desde luminárias até quadros irreverentes. O Tanlup é um blog que também reúne muitas imagens fofas e divertidas. Lá, imagens versáteis são separadas por categorias, que vão de Dia dos Namorados à festa dos mortos. Com uma grande variedade de categorias, agrada tanto homens quanto mulheres. Os formatos também são A3, e estão tanto em jpg como em pdf. Basta enviar para a gráfica.

Born To Die - The Paradise Edition

No site Homens de Casa frases de efeito e cores fazem o estilo mais “cool”

Que unha! Unhas decoradas, efeito de glitter e inglesinhas, é o que está aparecendo nas mãos das fashionistas As unhas saíram do básico e já são complementos da roupa e personalidade de cada mulher. Além de terem uma gama enorme de cores, os esmaltes também apresentam texturas e acabamentos diferenciados, e são reinventados constantemente para acompanhar as principais tendências

02.indd 1

“Born To Die – The Paradise Edition” traz 8 faixas inéditas da grande revelação da música de 2012. Além das faixas “Video Games” e “Blue Jeans” – que lançaram a cantora ao estrelado – o álbum inclui os singles “Born To Die”, “National Anthem” e “Summertime Sadness”. “Born To Die – The Paradise Edition” vem com um CD bônus e traz as novas “American” e “Blue Velvet”. “Ride” é o primeiro single do relançamento de “Born To Die”. “

Um estilo mais delicado pode ser encontrado no site Feel Your Sou

MODA

O que está valendo

CD’s

- As texturas perderam um pouco a força nesse inverno, mas não estarão totalmente esquecidas. Com a volta das unhas pretas como destaque, texturas como couro e caviar são ótimas opções para uma festa ou evento especial. O glitter em tamanho grande também vai aparecer mais nas prateleiras, tomando o espaço dos brilhos pequenos e discretos. - As cores em alta são o verde militar, o coral e o preto com nuances em azul. Efeitos metalizados também fazem sucesso nas unhas, mais ainda quando misturados aos esmaltes cremosos ou foscos. A combinação dos cremosos com metalizados está em voga, principalmente nas inglesinhas. - A inglesinha é uma ‘nail art’ sem erros, porque é versátil e pode ter infinitas combinações. Uma grande pedida nos dias frios será a combinação de dois tons iguais, um com acabamento fosco e outro mais brilhante. - Fazer as pontas na sua cor favorita, ou com um metalizado, e deixar o resto da unha transparente também está em alta. Dependendo da cor pode ficar alegre ou chique.

Franz Ferdinand - Right Thoughts, Right Words, Right Action O lançamento está previsto para agosto. O disco da banda que foi uma das atrações do festival Lollapalooza Brasil 2013 terá dez faixas, gravadas em diferentes estúdios da Europa, localizados na Inglaterra, Escócia, Suécia e Noruega. Muitas delas já foram apresentadas pelo grupo em shows ao redor do mundo. Compõem o álbum Right Action, Evil Eye, Love Illumination, Stand on the Horizon, Fresh Strawberries, Bullet, Treason! Animals, The Universe Expanded, Brief Encounters, Goodbye Lovers & Friends.

Banda Uó Os reis da música brasileira e soberanos do eletrobrega, Banda Uó, lançaram o EP para seu novo single, a chorosa “Cowboy”, que ganhou um clipe todo trabalhado no modo Tarantino de ver a vida. No EP vem, além da faixa original, dois remixes lindíssimos o “Sabbag’s Tacinha Remix” (foi feito pra jogar nas baladas) e a faixa completinha “Sexy Sem Ser Vulgar (We Don’t Fucking Care)”! A música, que é o b-side de “Cowboy”, nos foi apresentada num comercial da campanha de Sergio K para o verão 2013 no começo do ano.

29/07/2013 08:30:42


caderno AG EN DA

3

Sábado e domingo, 27 e 28 de julho de 2013

A sanfona se cala O pernambucano José Domingos de Morais descobriu aos seis anos seu gosto pela sanfona. O talento com o instrumento o tornou conhecido no mundo

Almoço. Acontece amanhã, na Linha 6 Oeste Ijuí, na sede da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-18 o 1ª Almoço do Peixe promovido pelo Clube dos Aposentados da Z 18. No cardápio pratos variados à base de peixe e acompanhamentos. Fichas a R$ 20. Crianças até 10 anos não pagam. Na programação música ao vivo e brinquedos para as crianças. Convites limitados a 300 unidades à venda com associados do Clube dos Aposentados da Z-18 e no escritório da associação na Av. 21 de Abril, 1316. Informações pelo telefone 3332-3355.

...........................................................................................

Domingueira. Grupo Amigos para Sempre da 2º e 3º idade promove esta domingueira no Gervi, com animação da Banda Fenix. Inicio às 15h30. Casais que chegarem até este horário ganham uma cerveja e ingressos individuais dão direito a um refrigerante. Informações pelo telefone 9615-3210 com Leda.

...........................................................................................

Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idade hoje, com início às 15h30 e com animação Banda Estrela Guia. Até as 16h o ingresso é livre para as mulheres. A ideia de um dançarino à disposição para as senhoras desacompanhadas teve total aprovação, portanto continua neste evento. No dia 10 de agosto será oferecido um almoço gratuito em comemoração ao Dia dos Pais. As fichas, com número limitado, continuam a ser distribuídas neste sábado. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados.

..............................................................................................................

Ijuí, capital da dança

Com quase 50 anos de carreira, Dominguinhos que lutava há mais de seis anos contra um câncer de pulmão e desde dezembro estava internado com pneumonia e arritmia cardíaca, teve sua carreira encerrada aos 72 anos. Segundo o boletim médico divulgado pelo hospital Sírio-Libanês, o sanfoneiro morreu às 18h, do dia 23 em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. Além do problema pulmonar, o músico era diabético. José Domingos de Morais nasceu no interior de Pernambuco, na cidade de Garanhuns, em 12 de fevereiro de 1941. Oriundo de família humilde, seu pai, mestre Chicão, era um conhecido sanfoneiro e afinador de sanfonas. Dominguinhos interessouse por música desde cedo, começando a aprender sanfona com seis anos de idade, quando ganhou

um pequeno acordeão de oito baixos e chegou a se apresentar em feiras livres e portas de hotéis em troca de algum dinheiro junto com seus dois irmãos, com quem formava o trio Os Três Pingüins. Dominguinhos praticava o instrumento por horas a fio, e logo tornou-se proficiente nas sanfonas de 48, 80 e 120 baixos, e acabou por tornar-se músico profissional ainda garoto. Aos 13 anos já integrava a equipe de músicos de Luis Gonzaga, o que fez com que ganhasse reputação como músico e arranjador e o aproximou de músicos do movimento bossa nova. Fez trabalhos junto a inúmeros músicos de renome, como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Elba Ramalho e Toquinho, e eventualmente acabou por consolidar uma carreira musical própria, englobando gêneros musicais diversos como bossa nova, jazz e pop.

Festival de Gramado terá ingressos mais baratos

O Encontro oportunizará - gratuitamente - o aprendizado e o aperfeiçoamento em diferentes ritmos, com professores renomados

Entre os dias 4 e 6 de outubro, Ijuí se tornará novamente a capital da dança, com a realização da terceira edição do Encontro Estadual de Dança de Salão. Com projeto aprovado pela lei Rouanet, a Academia Movimento promove o festival com o objetivo de levar a dança a todos, oportunizando conhecimento e aprimoramento desta arte, com professores altamente qualificados do país. O Encontro reunirá 19 profissionais, entre eles, Carlinhos de Jesus e Cia, Sheila Aquino, Marcelo Chocolate, Theo e Mônica. O caráter de formação e inclusão, além de promover o intercâmbio entre profissionais, dançarinos e pessoas que usufruem os benefícios da arte da dança, é a maior característica do evento que prevê cursos para amadores e profissionais (níveis iniciante, intermediário e avançado) nas modalidades: dança gaúcha, bolero, samba de gafieira, samba no pé, tango, salsa, west coast swing, zouk, forró, festa mix (dança de salão adaptada para ginástica de academia) e valsa. Serão 1.100 vagas gratuitas para os cursos, assim como entrada franca para os espetáculos e show. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.casadedanca.net ou pelo telefone 3332-4378.

03_referencia.indd 1

Este ano, acontece a 41ª edição do evento que consolida o cinema brasileiro e expande o diálogo com a produção latino-americana. De Toda Nudez Será Castigada, em 1973, a Colegas, de 2012, a trajetória do Festival acompanha todas as fases do cinema nacional. A partir de 1992, quando adotou a internacionalização das mostras, o evento também passou a ser uma vitrine para o cinema latinoamericano. Entre as novidade, estão os ingressos mais baratos para todas as exibições e a curadoria formada por José Wilker, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho. As sessões da noite e as reprises pela manhã têm ingressos a R$ 20, estudantes e idosos tem 50% de desconto, e para a última noite, com apresentação da premiação, os ingressos custam R$ 100. A lista das produções concorrentes deste ano já está pronta. Foram selecionados 18 curtas gaúchos e 16 brasileiros, além de oito longas nacionais e seis estrangeiros. Sendo os longas nacionais: A Coleção Invisível (2012) - BA; Até Que a Sbórnia nos Separe (2013) - RS; Éden (2013) - RJ; Os Amigos (2013) - SP; Primeiro Dia de um Ano Qualquer (2012) - RJ; Revelando Sebastião Salgado (2012) - RJ, e Tatuagem (2013) - PE. O evento, que acontece de 9 a 17 de agosto, entregará suas quatro habituais distinções - Troféu Oscarito, destinado a grandes atores do cinema brasileiro; Troféu Eduardo Abelin, para diretores, cineastas ou entidades de cinema; Kikito de Cristal, que destaca expoentes do cinema latino-americano; e o Troféu Cidade de Gramado, para nomes que tem ligação com a história de Gramado e contribuíram para a divulgação do evento. A homenageada do troféu Oscarito é a atriz Glória Pires, que nesta edição, também apresenta o longa

Flores Raras, de Bruno Barreto, do qual é protagonista. Recebendo o Eduardo Abelin está o Canal Brasil, marcando a segunda vez que o troféu não é destinado a um profissional específico (anteriormente, a Casa de Cinema de Porto Alegre foi homenageada em 2007). Othon Bastos comparece à cidade serrana para ser homenageado com o Kikito de Cristal. Já o troféu Cidade de Gramado apresenta duas homenagens: para o ator Wagner Moura e para o filme Sargento Getúlio, que, em 2013, completa 30 anos desde que foi consagrado no Festival com cinco kikitos, entre eles, o de melhor filme e ator para Lima Duarte. O filme de abertura da 41ª edição será o longa Flores Raras, de Bruno Barreto.

Prêmios do Festival: o Kikito, criado pela artista plástica Elizabeth Rosenfeld, é o prêmio máximo, e os troféus Oscarito e Eduardo Abelin são homenagens especiais

29/07/2013 08:31:11


4

Sábado e domingo, 27 e 28 de julho de 2013

Aniversário

Izaias & Jaqueline

Tardes de chá O inverno propicia e as tardes de chá viram um programa apreciado. Várias entidades têm realizado promoções do gênero, sempre com muitas presenças.

No dia 25, os familiares de Sarah Luisa Amaral da Silva comemoraram o 4º aninho dessa princesinha que só trouxe felicidades. Estão desejando um feliz aniversário os pais Thais e Adriano, o mano Adriano Junior, os avós Maria e Sidiney, Iloni e Alvacir da Silva e a tia Silvia. Parabéns, Sarah!

Olivia e Valdemar Reimann na Congregação Luterana

No dia 19 de julho celebraram seu amor Izaias Carré e Jaqueline Moraes. Eles recebem as felicitações de seus pais José Milton Carré e Cecília Maria Carré, Orestes Dias Moraes e Eva de Fátima Moraes e das filhas Ketlin e Maria Eduarda. Felicidades ao casal!

Elaine Muraro, sua filha Patrícia Perondi, Idolécia Coimbra e Glaci Guevedo na Cripta da Paróquia São Geraldo

A pequena Lívia El Ammar completou 2 aninhos com uma linda festa. Ao lado do mano Miguel, da mamãe Fernanda e do papai Gibran El Ammar recebeu amiguinhos e demais familiares. Feliz aniversário, gatinha!

Valentina Streit Gabbi comemorou seu aniversário com a mana Giovana, mamãe Ana Carla e papai Laercio Gabbi. A família lhe deseja muita saúde e felicidades. Parabéns, Valentina!

As professoras aposentadas e amigas inseparáveis Inge, Inês (em pé), Ieda e Silvia no Centro Evangélico

Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222 Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br | facebook.com/aquarellakidsbuffet

Renira Krüger, Maria Mundstock, Rosalina Kinetz e Roseli Fistarol no Clube Ijuí

04 certa.indd 1

29/07/2013 08:32:17


5

Sábado e domingo, 27 e 28 de julho de 2013

Novidades de Holambra Como fazem todos os anos, as produtoras de festas Líbera e Camila Marin foram a São Paulo conferir as novidades nos segmentos de decoração em um dos maiores eventos do setor. O 22º Enflor e10º Garden Fair aconteceu de 14 a 16 de julho, na cidade de Holambra e ofereceram uma variada programação de atualização e lançamentos de produtos, além de palestras de capacitação e workshops. Este ano, o principal destaque da programação foi o workshop com o principal nome da decoração de eventos do país, Vic Meirelles, que teve Libera e Camila na plateia. Meirelles falou sobre a decoração de grandes eventos e depois conversou com as ijuienses, que o definiram como genial, atencioso e simpático.

Ricardo Dessbesell e Betina Dill no Restaurante Confraria

Líbera e Camila com Vic Meirelles: o maior nome da decoração de eventos do país; e Camila num cenário cheio de flores do evento compartilhou ideias e conhecimento Luciana e Maurício Fontana no Restaurante Jardim Europa

Nativismo na Sogi Uma noite tradicionalista com direito a comidas típicas e muita música boa. A Sociedade Ginástica Ijuí (Sogi) está preparando mais um evento que promete ser de sucesso. A 1ª Noite Nativista acontecerá no dia 24 de agosto, no Salão Vip do Clube, a partir das 20h30. Com um cardápio requintado, preparado pelo Restaurante Confraria, o evento contará com pratos típicos e deliciosos. Segundo o presidente da Sogi, Clovis Rorato de Jesus, a Noite Nativista terá música ao vivo com o cantor ijuiense Dilceu dos Santos. Ingressos começarão a ser vendidos a partir de segunda-feira dia 29, na secretaria da Sogi. O objetivo do evento é integrar o clube junto à sociedade. A 1ª Noite Nativista será aberta ao público

Baile do Advogado No dia 10 de agosto, a 23ª Subseção da Ordem dos Advogados vai promover o Baile do Advogado, a partir das 20h30. O evento acontece na Sogi. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3332-7798 ou pelo e-mail: ijui@oabrs.org.br

Jantar na São Geraldo Acontecerá no dia 10 de agosto o Jantar com os pais e a família no Centro de Eventos da Paróquia São Geraldo. O evento inicia com uma missa às 19h e um jantar às 20h30. No cardápio, será servido lasanha, galeto, suíno, massa al pesto, massa ao molho, arroz branco, arroz à grega, saladas diversas e para a sobremesa, sagu com creme. Na programação terá música ao vivo. As fichas custam R$20 e podem ser reservadas pelo telefone 3332-4620.

Raul e Edite Porciuncula no Clube

Doutora veterinária

Reencontro do Ceap

Concurso de Redação Está marcado para o dia 13 de agosto,na Estação da Mata, a solenidade de premiação do 6º Concurso de Redação Rotary Club Ijuí e Jornal da Manhã. Nessa ocasião, serão conhecidos e premiados os autores dos cinco melhores textos das categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio. Este ano, o Concurso promoveu o debate em torno do papel do jornal na vida da comunidade, em alusão ao transcurso dos 40 anos do Jornal da Manhã. É patrocinado por Lojas Campeã, Albrecht, O Boticário, Alphatel, Rede Datawork, CCAA, Golden Tur, Medianeira Transportes, Super Kuchak e Estação da Mata.

A ijuiense Lavicie Rodrigues Arais (no centro, com o marido Dado), com o coordenador e os integrantes da banca examinadora, na conclusão de sua tese de doutorado, na qual obteve conceito A. Lavície agora é doutora em Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Reprodução Animal pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. A felicidade de ter concluído mais esta etapa de sua formação, Lavicie divide com os pais Renato e Elaine Arais.

Ex-alunos que concluíram os estudos no Ceap em 1973 vão se reencontrar para comemorar os 40 anos de formatura. Uma comissão foi formada para preparar a programação e pretende reunir em torno de 50 ex-colegas de várias partes do país, em outubro, durante a ExpoIjuí/Fenadi. Convidado, já confirmou que participará o paraninfo da turma, o então prefeito Emidio Perondi. A notícia está em Ceap em Revista, impressa na Cia de Arte, a gráfica do Jornal da Manhã, sob responsabilidade editorial de André da Rosa, que saiu esta semana. Entre os muitos assuntos pertinentes aos alunos e professores e à comunidade escolar, a revista traz como matéria de capa uma discussão sobre a agenda de crianças e adolescentes, tantas vezes sobrecarregada.

05.indd 1

Festival de Descontos A Boom Balloon está com uma superpromoção. Os pijamas Sonhart e Malwee tem 50% de desconto e as demais confecções de 10% a 50%. Visite a Boom Balloon no Shopping JB e confira as ofertas.

29/07/2013 08:33:22


6

caderno

Sábado e domingo, 27 e 28 de julho de 2013

Novelas

Parabéns, Mick!

Bênção papal No Rio para a Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco abençoou esportistas brasileiros na manhã de quinta-feira em cerimônia fechada no Palácio da Cidade, na zona sul carioca. Ao encontrar o pontífice, o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, que luta contra um câncer no cérebro, lhe deu a mão e se ajoelhou. Emocionado, Oscar comentou depois: "Falei que estava rezando por ele e ele me disse 'gracias'. Ele pode abençoar, mas quem cura é a sua fé. Se não curar agora não vai curar nunca mais. A maior bênção que você pode ter é a bênção do Papa", afirmou Oscar, chorando. O ídolo do basquete brasileiro também brincou: "Nunca pensei que fosse gostar de um argentino (risos). Esse cara é demais: o Papa Chico. Gostei ainda mais dele", acrescentou.

Mick Jagger completou ontem 70 anos sem que a idade e os excessos tenham minado sua energia arrasadora nem o indiscutível magnetismo do líder dos Rolling Stones, que ainda enlouquece multidões sempre que sobe aos palcos. Cheio de rugas e pai de sete filhos, Jagger é uma das figuras mais veneradas do rock e exibe uma forma física que já resistiu aos abusos de álcool e drogas de sua juventude e com espírito ainda jovem. No dia 14 de julho, em um show que finalizou a turnê comemorativa aos 50 anos dos Stones no Hyde Park, em Londres, o cantor inglês sacudiu 65 mil pessoas durante mais de duas horas. Com uma performance que os fãs classificaram de impecável, ele entoou grandes sucessos, como Jumpin' Jack Flash, Satisfaction e Simpathy for the Devil. Depois, Jagger comemorou seu aniversário, com alguns dias de antecedência, em um clube da capital britânica, junto a sua família, aos integrantes da banda e amigos.

Ester culpa Alberto pela explosão na mina Duque chama por Cassiano, que está desaparecido sob os escombros. Maria Adília avisa aos filhos que ficará em Vila dos Ventos por tempo indeterminado. Ester culpa Alberto pela explosão na mina. Carol entende mal a conversa que escuta entre Lino e Candinho, e acredita que o namorado está apaixonado por Taís. Mantovani avisa a Ester que Cassiano foi encontrado mas está inconsciente. Ester vai à delegacia e presta novo depoimento sobre o bunker da casa de Dionísio, confirmando que as joias encontradas estavam no local.

Sangue Bom - Globo Amora diz a Bento que abandonará sua vida por ele

Que tombo! A atriz Beatriz Segall segue se recuperando em casa após tropeçar em um buraco em uma calçada no Rio, bater o rosto no chão e machucar o olho direito. Em entrevista ao programa "Hoje em Dia", exibido ontem, a atriz contou que desistiu da ideia de processar a prefeitura, mas não descarta começar uma campanha pela recuperação das calçadas se nada for feito.

Flor do Caribe - Globo

Hebe no cinema Uma das figuras mais icônicas da televisão brasileira, Hebe Camargo, terá sua vida contada em filme. Cláudio Pessuti, sobrinho da apresentadora e empresário, começou a tocar a produção, oferecendo a direção para a Cacá Diegues, que confirmou a negociação, mas não se posicionou. Se topar, Cacá vai começar por liderar uma equipe que vai levantar toda a história de Hebe, que completaria 85 anos em março de 2014.

Nome real

Plínio discute com Fabinho. Socorro avisa a Amora que já sabe como vai trocar as amostras do exame de DNA. Silvia procura Verônica. Isaura considera as declarações que Wilson faz sobre Charlene. Bento se preocupa com o suposto surto da ex-namorada. Irene ouve Amora ameaçar Fabinho. Kevin e Dorothy estranham a atenção que Amora dá para Socorro. Sheila enfrenta Tito. Isaura conversa com Odila sobre Charlene. Damáris readmite Lucindo. Natan decide usar a ideia de Mel para a campanha do Kim Park. Maurício resolve fazer uma reunião da Crash Mídia na Para Sempre. Salma convence Isaura a rever sua decisão sobre a adoção de Pedrinho. Nelson convida Rosemere para almoçar.

Amor à Vida - Globo Paloma pede para César por que Mariah desistiu dela

George Alexander Louis é o nome do filho de Willian e Kate

O príncipe William e a mulher, Kate Middleton, anunciaram quarta-feira o nome do filho, nascido na segunda-feira, dia 22. Embora se mostrem pais modernos, informais, na hora de escolher o nome do filho, optaram pelo mais tradicional possível na Grã-Bretanha: George. É o nome do padroeiro do país, São Jorge, e de seis reis. Por isso, era o preferido nas casas de apostas. George VI se chamava o pai da rainha Elizabeth. Como de hábito na realeza, o bebê tem um nome comprido: George Alexander Louis, assim pode escolher qualquer um deles se vier mesmo a se tornar rei. Até lá será chamado de Sua Alteza Real Príncipe George de Cambridge.

06_referencia.indd 14

Glória Pires em papel homossexual no cinema Prestes a estrear nos cinemas como a arquiteta brasileira que teve um caso de amor com a poetisa inglesa Elizabeth Bishop em "Você Nunca Disse Eu Te Amo", Glória Pires comentou como reagiria se um de seus filhos se assumisse homossexual. Sem preconceitos, Glória afirma que, se um de seus quatro filhos (são três com o músico Orlando Morais, além de Cléo Pires) virar homossexual, quer que eles "tenham o direito de ser felizes e que possam encontrar uma pessoa que realmente amem e sejam amados." A atriz ainda comemorou que a dramaturgia brasileira está começando a tratar o tema com mais naturalidade.

Paloma pede para César revelar por que Mariah desistiu dela. Wagner deseja ficar com Edith. Paloma aceita as explicações do pai. Félix chega em casa com os cabelos molhados, e César o observa. Edith se recusa a ficar perto do marido. Bernarda desconfia da explicação que César deu para Paloma. Maciel filma Atílio e Márcia juntos. Michel fala para Silvia que vai se divorciar dela. Vivian sugere que Perséfone marque um encontro com um entregador de pizza. Maciel avisa a Márcia que ela vai pegar a nova van depois da viagem de lua de mel. Michel passa a noite com Patrícia. Niko e Eron levam Amarilys para fazer uma nova implantação. Maciel avisa a Félix sobre o casamento de Atílio.

29/07/2013 08:33:42


Sábado e domingo, 27 e 28 de julho de 2013

7

Horóscopo

Iceberg, perigo dos mares Iceberg é uma palavra inglesa derivada do holandês “ijsberg”, ou “montanha de gelo”, e designa os grandes blocos de gelo que ao se desprenderem das geleiras polares saem flutuando a esmo pelo oceano, impelidos pelas correntes marítimas. Feitos de água doce, e não de água do mar congelada, eles variam quanto ao tamanho e configuração, podendo atingir quilômetros de comprimento e dezenas de metros de altura, mas a parte que aparece acima da linha da água costuma equivaler a um nono da sua massa real. Os icebergs podem ter milhões de toneladas chegando a ter altura equivalente a de um edifício de 20 andares, acima da água. O maior iceberg já avistado até hoje flutuava no Atlântico Norte, em 1957: ele atingia cerca de 180 metros só em sua parte fora d’água. Os cientistas acreditam que o acúmulo de neve iniciado há três mil anos propiciou a formação dos icebergs atuais. Esse acúmulo faz com que nas suas camadas mais profundas a neve se transforme em lâminas de gelo compactadas, que acabam se soltando do bloco principal em virtude da subida e descida das marés. Os icebergs do hemisfério norte resultam da fragmentação de geleiras costeiras, que são irregulares e de relevo acidentado, enquanto os do sul têm forma tabular porque o continente é austral e quase todo formado por uma geleira única e com costas planas. Em consequência do trabalho de erosão feito pelas ondas, e do contato com águas mais quentes, os icebergs sofrem frequentes mudanças de inclinação e mesmo reviravoltas, devido ao rompimento do equilíbrio. As regiões onde eles aparecem em maior número estão no oceano Atlântico e Groelândia, ao norte, e na Antártida, ao sul, mas os da Antártida costumam derreter antes de atingir as principais rotas de navegação. É nesse particular que se concentra a maior preocupação das nações interessadas no tráfego naval por essas zonas perigosas, porque os icebergs são carregados pelas correntes oceânicas até áreas distantes das regiões polares, percorridas normalmente pelas embarcações das linhas comerciais marítimas, transformando-se dessa forma em sério risco para os navios comerciais ou de passageiros. Muitos naufrágios já aconteceram em decorrência da colisão de barcos com blocos de gelo flutuando pelos oceanos, e o de maior repercussão foi o do navio de passageiros Titanic, que afundou na madrugada de 15 de abril de 1912 após chocar-se com um iceberg. Em maio de 2007, pesquisadores do Canadá e Estados Unidos encontraram um iceberg maior que a ilha de Manhattan (Nova York). Foi instalada sinalização luminosa para monitorar seu deslocamento pelo oceano Ártico, próximo ao norte canadense. O iceberg batizado de Ayles, tinha 16 km de comprimento e 5 km de largura, e se desprendera da ilha canadense de Ellesmere, próxima à Groenlândia. A violência do seu desprendimento fora tão forte que provocara tremores detectados por sismógrafos canadenses a 250 km do local, sem que os técnicos pudessem determinar o que ocorria naquele momento.

07_new.indd 14

Você vê Guy – fala-se Gui porque Guy vem de Guido – nas máscaras que as pessoas associam a duas coisas: o filme V de Vingança e o grupo de hacker Anomymous. Mas é Guy Fawkes que está ali, tal como idealizado na história em quadrinhos de Alan Moore que serviria de base para V de Vingança. A expressão zombeteira e altiva de quem é invencível em qualquer circunstância, especialmente na derrota.

ÁRIES Indícios favoráveis nos seus assuntos pessoais e profissionais. Obtenção de segredos importantes. Continue tendo confiança em si mesmo. A partir de hoje você estará se encaminhando para um melhor período no setor profissional. TOURO Aproveite a fase para colocar em dia às obrigações do seu trabalho e faça as compras que precisar de aparelhos e demais equipamentos. Agora você estará se encaminhando para um período melhor em relação ao trabalho. GÊMEOS Uma fase que terá sucesso em tudo que está relacionado com o ensino e a educação de crianças, jovens e mesmo pessoas adultas. Forte tendência à especulação e muito sucesso nos negócios. Excelente momento para contatos sociais. CÂNCER Este é um ótimo momento, pois tudo indica que obterá êxito, em negócios ou questões ligadas ao comércio de materiais de ensino, de um modo geral. Sucesso social, profissional e amoroso, principalmente. LEÃO Fase em que haverá paz no âmbito familiar. Muita felicidade íntima e proteção na vida social. Faça higiene mental divertindo-se, passeando e conhecendo novas coisas à noite. Excelente ao trabalho e aos negócios. VIRGEM Nesta fase, você terá ótimas influências para cuidar de questões financeiras, contábeis, bancárias. Obterá lucros através de publicidade. Você terá que rever os impulsos que o levaram a cultivar certas relações. LIBRA Boa probabilidade de sucesso em questões relacionadas com a vocação, ciência, concurso, testes, empregos, aumento de vencimento e rendimento. Este é um bom momento para contatos comerciais. ESCORPIÃO Êxito e ótimos lucros, no comércio e na indústria de líquidos, de modo geral, e de produtos químicos para a lavoura e a veterinária. Algumas dificuldades passageiras. SAGITÁRIO Sua indecisão, neste momento, poderá prejudicá-lo. Portanto seja decidido para que tudo possa sair bem. Cuide da saúde, não se precipite e não se deixe influenciar por maus pensamentos. Neutro na profissão. CAPRICÓRNIO Aproveite as oportunidades que irão surgir para fazer novas amizades e arquitetar novos planos para ganhar dinheiro. Tudo estará bem neste período. Esteja atento para uma novidade ou uma visita. AQUÁRIO Neste período que lhe será de todo promissor haverá muita produção profissional e muita facilidade para arranjar empréstimos de dinheiro para solucionar suas dificuldades financeiras. Excelente fase amorosa. PEIXES Com energia mental, com otimismo realizará muito neste período, principalmente no que possa contar com a colaboração de pessoas amigas. Evite atrasos na execução de tarefas importantes. Não faça promessas que não possa cumprir.

29/07/2013 08:34:04


Sábado e domingo, 27 e 28 de julho de 2013

Guns n’Roses cover

Nílton Ferreira grava seu primeiro DVD

O Bem de Valor será gravado no Sesc

A banda de São Paulo fará apresentação no dia 10 de agosto em Ijuí

O cenário rock’n’roll ijuiense está a pleno vapor. A banda cover Guns n’Roses Brazil se apresenta em Ijuí no dia 10 de agosto no Gervi. Além da banda paulista, o evento ainda terá apresentações de quatro bandas ijuienses: Toxicity com o estilo New Metal, Free Head que abrange o estilo Punk, a Patricia do Sul que destaca o Punk Rock e Doomsday Survivor que toca o Hard Rock. Diego Bohrer, coordenador do grupo Crazy for rock de Ijuí ques está organizando o show destaca que a divulgação do estilo rock and roll tem sido bastante ampla na cidade, no entanto é importante que haja uma variação nas bandas que se apresentam e essa é a intenção do evento. “Temos um número bem expressivo de bandas de rock em Ijuí e na região e cada uma apresenta um trabalho melhor que o outro. Recebendo uma banda nacional como é o Guns n’ Roses cover vamos atrair o público para prestigiar também as bandas da nossa região”, salienta Diego. O Guns Brazil mostra em performance ao vivo toda a genialidade do Guns N’ Roses desde 1991, quando surgiu sua primeira formação. Sua performance e incrível semelhança com o “Guns” original costuma entusiasmar. O ccordenador do evento conta que o repertório do show trará os maiores sucessos do grupo liderado por Axl Rose e promete agradar aos apreciadores do estilo. Mais informações com Diego pelo telefone 9210-2326.

08.indd 1

Músico, compositor, arranjador e produtor musical, a jornada de Nílton Ferreira pela música regional gaúcha completa 27 anos em 2013. Com 8 discos lançados, ele se prepara agora para gravar o seu primeiro DVD intitulado O Bem de Valor. Nílton Ferreira destaca que como primeiro registro oficial em vídeo em sua carreira, O Bem de Valor é um projeto que apresenta os resultados de um longo trabalho de composição e com uma concepção poética e musical que será transposta para o vídeo. “Além disso, o trabalho tem uma parceria com Rômulo Chaves, que sem dúvida nenhuma é um dos melhores poetas desta nova geração. Penso que este projeto vai marcar época no cenário musical do Estado”, salienta. Nílton destaca que a longa pareceria com Rômulo Chaves possibilita a construção de um trabalho com muita afinidade “Nossa parceria, na minha maneira de ver, ouvir e fazer música, deu tão certo que basta a resposta que o público já nos dá daquilo que temos produzido. É como se tudo já estivesse programado, faltando apenas encaixar as peças. Os poemas do Rômulo Chaves chegam para mim como se eu estivesse junto com ele na hora em que foram escritos”, comenta Nílton.

O músico afirma que na sua grande maioria as melodias nascem na hora em que vai lendo o poema e que o resultado final consegue passar a energia para as pessoas de uma maneira positiva, demonstrando uma interação entre o poeta e o compositor. Além de ter produzido todos os seus trabalhos, Nílton também já produziu Nenito Sarturi, Miguel Marques, Anelise Severo, o Bem Campeiro e além de Valdomiro Maicá, entre outros. O público terá destaque especial na gravação do DVD. Nílton conta que a intenção é lotar o Teatro do Sesc para um clima de festa e com o público ajudando a compor um cenário de muita energia e emoção. “Todos os amigos e todos os que acompanham esta parceria minha e do Rômulo Chaves devem estar presentes neste momento muito especial, será inesquecível. Escolhemos gravar em Ijuí pela parceria que tenho e pelos amigos que ganhei ao longo dos anos nesta cidade que é também um exemplo de manifestações culturais em nosso Estado”, conta Nílton. A gravação do DVD O Bem de Valor de Nílton Ferreira e Rômulo Chaves acontece no Teatro do Sesc em Ijuí dia 3 de agosto, às 20h30. Ingressos a R$ 20. Informações adicionais: 8402-5521 ou 8114-8556.

29/07/2013 08:34:45

Caderno Dois 27.07.2013  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you