Page 1

Sábado e domingo, 26 e 27 de outubro de 2013

LITERATURA

Inovação na tradicional Feira do Livro A Feira do Livro de Porto Alegre inova este ano ao incluir um festival de roteiros, que oferecerá diversas oficinas Na próxima sexta-feira, começa um dos mais importantes eventos literários do Sul, a 59º Feira do Livro de Porto Alegre, que seguirá até 17 de novembro, na Praça da Alfândega. Com o escritor e professor Luís Augusto Fischer como patrono, a tradicional programação de oficinas, autógrafos e palestras contará com uma novidade neste ano. Um espaço para cinema terá atividades focadas na elaboração de roteiros de 2 a 9 de novembro e contará com premiações. Em parceria com Epifania Filmes e com a Coelho Voador, o Festival do Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) será o primeiro evento de cinema do Brasil focado em textos para roteiros. Vão ocorrer palestras, debates, mostra de curtas, workshops, rodada de negócios, pitching e ciclo de filmes. Roteiristas locais, nacionais e internacionais vão debater os aspectos que envolvem a construção de um roteiro. De acordo com a coordenadora da programação adulta da Feira do Livro Jussara Rodrigues, “a feira do livro, há muitos anos, procura trazer as palavras em todas as suas formas, seja nos textos através dos livros, nas oficinas, nos palcos com a dramaturgia e esta é mais uma das maneiras de trazermos a literaratura para o público. Em sua primeira edição, o Frapa, que teve 126 curtas inscritos para a mostra competitiva, vem para se inserir na programação da Feira do Livro e chamar a atenção dos participantes de uma forma diferenciada”. Jussara destaca que grandes roteiristas foram convidados e o que se espera são trabalhos de muita qualidade. Vão participar Aly Muritiba, José Eduardo Belmonte, Di Moretti Thiago Dottori, José Roberto Torero, Fabiano de Souza, Max Malmann, Gibran Dipp, Augusto Canani, roteirista do curta pré-selecionado ao Oscar Amores passageiros, Fernando Marés, roteirista de Netto perde sua alma, Rubens Rewald, Cristiane Oliveira e Ismael Caneppele. Além disso, roteiristas estrangeiros também estão convidados: o argentino Jonatan Schutz, a alemã Jasmin Ramadan, o norte-americano Sean Branne e a produtora Aletéia Selonk. Informações sobre os locais onde ocorrerão as oficinas, debates e palestras no http:// frapa.art.br. A Feira também oferecerá oficinas com temas como criação literária, leitura, conservação de obras, rádio web, entretenimento terapêutico, adaptações literárias para quadrinhos, oficina de trovas e elaboração de roteiros, que serão ministradas no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. Mais informações pelo oficinas@camaradolivro.com.br.

Luís Augusto Fischer, escritor e professor da UFRGS, é o patrono da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre

Que seja imortal

O poeta do verso “Que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure” nasceu há 100 anos

01.indd 2

Em Ijuí, os preparativos para a Feira do Livro que iniciará no próximo dia 9, também já estão a pleno vapor e nesta edição um dos maiores artistas brasileiros, que completaria 100 anos em 2013, será o tema. Destacando o verso “Ali, logo em frente... o futuro está”, Vinicíus de Moraes é o homenageado da programação. “O Poetinha” nasceu no Rio de Janeiro, em 1913. Começou a carreira como diplomata, nos Estados Unidos, mas, aos poucos, deixou a vida séria de lado e se rendeu à boemia, às mulheres, à música e à poesia. O líder do movimento da Bossa Nova foi fazendo com a literatura o que fez com a própria vida. Desligado das funções mais tradicionais e se dedicou à poesia. Os primeiros versos do poeta foram escritos ainda na escola, produzindo versos católicos e filosóficos profundos. Vinicius, como Manuel Bandeira, foi amadurecendo na proporção que ia entrando no modernismo. Aqui no Brasil, o modernismo tem a vinculação entre popular e erudito. Mário de Andrade falava do folclore, Ariano Suassuna com a arte popular, Villa-Lobos trouxe para orquestra erudita alguns elementos populares, como o berimbau. Como o modernismo no Brasil tem a característica de acolhimento da diversidade linguística, Vinicius agregou a simplicidade linguística, que era típica do modernismo, ao erudito, e popularizou a poesia no país. Chamado de poetinha pelo amigo Tom Jobim, Vinicius era pequeno só no apelido. Até hoje, é considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. Além de poesia, ele também escreveu músicas e ainda passou pelo teatro e pelo cinema..

25/10/2013 18:42:04


2

Sábado e domingo, 26 e 27 de outubro de 2013

VISUAL

Para eles: barba é o novo acessório Símbolo de virilidade e força, a barba volta com tudo e já domina o cenário artístico mundial

HQ’s

Ter barba já foi moda, já foi cafona e foi moda outra vez. Agora, os barbudos são tendência. Mas engana-se quem pensa que o rosto coberto de pelos é simplesmente mais um vaivém do gosto masculino. A redenção da barba diz muito sobre o homem do nosso tempo. Dominante nas passarelas e nas campanhas das mais prestigiadas grifes, a barba vem associada a diferentes estilos de roupas, sapatos e acessórios. Nos tapetes vermelhos e nos demais locais de concentração de celebridades também se percebe a presença massiva dela entre os mais belos e bem-sucedidos homens. Atores como Bradley Cooper, George Clooney e Brad Pitt e jogadores de futebol como David Beckham e Gerard Piqué são alguns dos astros que exibem ao mundo suas barbichas. No Brasil também há barbudos célebres, como os atores Thiago Lacerda e Caio Castro, o it boy do momento. Talvez a barba seja o símbolo de poder e virilidade mais arraigado no imaginário da humanidade. No Egito Antigo, os membros mais abastados da sociedade cultivavam os pelos faciais para demonstrar sua superioridade.Na civilização romana, a barba era um dos ritos de passagem mais importantes para os homens: quando os meninos atingiam a puberdade, raspavam todos os pelos do corpo e os ofereciam aos Deuses. No final do século 19, quando um sujeito chamado King Camp Gillette inventou as lâminas descartáveis de barbear, rosto liso passou a ser sinônimo de asseio e capricho. Portanto, para adotar a tendência, é preciso ter cuidados e mimos por parte de seu dono. Pode ser que seja sinônimo de virilidade e masculinidade, mas nunca pode ser sintoma de desleixo. Aplicar shampoos suaves, condicionadores e cremes é prática comum entre os que cuidam da barbicha com carinho.

Um certo Flávio acaba de se divorciar e tenta descobrir novos rumos para a vida, viajando estrada afora. Ao seu lado, um conselheiro e companheiro improvável: o sambista Cartola. No livro que combina o roteiro/texto de Daniel Esteves com os desenhos e cores dos irmãos Wanderson e Wagner de Souza, o resultado junta personagens factíveis e dúvidas que todos temos com os versos do eterno mestre servindo de âncora.

KM Blues

A tendência domina em Hollywood: os atores Joaquim Phoenix, George Clooney, Jeffrey Dean Morgan e Ben Affleck adotaram o estilo

Para elas: hora de brilhar! A maquiagem com glitter foi uma das marcas da era disco, e agora ela está de volta como uma das grandes tendências do verão, desfilada por grandes marcas nas semanas de moda internacionais. Com uma pegada mais futurista, o brilho nos olhos deixa o make moderno e cheio de estilo. Brilho nos lábios - A grande novidade é levar o glitter para os lábios, com batons divertidos como o rosa e o coral, ou mesmo nos transparentes com esse toque de brilho. Nos olhos - Nos olhos, esse brilho também é muito bem-vindo, e nas estações que pedem mais diversão e desprendimento, ele pode até mesmo ser usado durante o dia. As cores mais vitaminadas, como o verde abacate, azul cobalto e um rosa intermediário, nem muito claro e nem pink demais são as mais indicadas. Para quem tem os olhos escuros, a dica é recorrer aos azuis, que destacam o olhar. Quando usar, lembre-se de que as pálpebras serão o grande destaque da sua produção, portanto, pegar mais leve no restante da maquiagem deixará tudo mais equilibrado.

Uma Patada com Carinho A HQ Uma Patada com Carinho – As Histórias Pesadas da Elefoa Cor-deRosa faz jus ao título. É uma pisada sarcástica, porém inteligente, desferida pelo traço nada pesado da cartunista gaúcha Fabiane Bento Langona, a “Chiquinha”, na cara dos bons costumes. Na história “Como Fazer o Xaropão Ir Embora”, a Elefoa dá dicas de como se ver livre de uma indesejável companhia. Uma das dicas, que também inclui “elogiar o ex na cama”, é: “Fale sem parar! Se possível sobre suas sessões de análise”. Os questionamentos da Elefoa são, afinal, aqueles vividos por mulheres de todas as gerações: amizades, homens, beleza, moda e, claro, sexo.

New Born no Atelier Fotográfico

Quem nunca se deliciou com fotos de bebês em poses inusitadas e delicadas? O Atelier Fotográfico vem inovando e produzindo imagens que tocam nossa sensibilidade. New born é uma tendência lançada nos EUA e vem ganhando espaço no Brasil. O ensaio fotográfico do estilo new born basicamente é o registro dos primeiros dias do bebê (até 12 dias) e a fotógrafa Fernanda Rodrigues traz essa tendência para o Atelier Fotográfico. Fernanda fez cursos específicos na área em São Paulo e Santa Catarina, além de suas vivências em outros estúdios fotográficos de Porto Alegre. Destacando a qualidade, o bom atendimento e requinte, além das fotos new born, o Atelier Fotográfico também realiza ensaios de gestantes, crianças, casais, famílias, sensuais, ensaios externos e eventos. O Atelier produz álbuns, fotolivros personalizados, banners, fotoprodutos, porta-retratos e atende a domicílio. Agende seu horário pelo telefone 3332-4506, e-mail contato@atelierfotografico.org ou visite o Atelier Fotográfico na Rua Benjamin Constant ,741 - Centro.

02.indd nova.indd 1

A técnica fotográfica new born é a novidade no Atelier Fotográfico

Histórias do Clube da Esquina A proposta é registrar a história de um lugar mítico que não existiu na prática, a não ser no encontro de duas calçadas das ruas Divinópolis e Paraisópolis, no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte. Era ali a sede do Clube da Esquina, movimento musical que ombreia com a bossa nova, a jovem guarda e a tropicália em importância. Seus mais conhecidos sócios e fundadores foram Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, entre tantos outros. A jornada musical do pessoal do Clube, de Três Pontas para o mundo, é recheada de histórias memoráveis e emocionantes.A história do Clube da Esquina permite fazer um recorte da história do Brasil e é uma maneira de contar a história à margem da história oficial.

25/10/2013 19:25:10


caderno

3

Sábado e domingo, 26 e 27 de outubro de 2013

Vir a ser em Osório

AG EN DA Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idade, no próximo sábado, com início às 15h30 e animação da Banda Stilo, de Santo Augusto. Até as 16h o ingresso é livre para as mulheres. Valdetar e Beatriz de Oliveira agradecem a todos que contribuíram para o sucesso do evento em comemoração aos 48 anos da Sociedade ocorrido no último sábado.

............................................................................................ Amigos para sempre. Promove domingueira no Gervi, amanhã, com a animação da banda Festão, de Santo Ângelo, com início às 15h30. Casais que chegarem até este horário ganham uma cerveja e ingressos individuais dão direito a um refrigerante. Informações pelo telefone: 9615-3210 com Ieda.

Dia do Comerciário

O Vir a Ser Teatro concorre com o espetáculo Bodas de Papelão no Art in Vento

Pelo segundo ano, o Vir a Ser Teatro participa do Festival Estudantil e Amador Art In Vento, que acontece de 21 a 27 de outubro, em Osório. Este ano o grupo ijuiense levou para a cidade o espetáculo Bodas de Papelão que conta a história dos sonhos e decepções de um casal de catadores que mora na rua em uma cidade grande. A peça, que tem direção de Juliana Campoy, foi apresentada ontem à tarde e foi avaliada por jurados de renome no cenário artístico do Rio Grande do Sul e do país, entre eles, Airton de Oliveira, que é ator e diretor de teatro, e foi jurado representando o Instituto de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul; Sandra Dani, doutora em Artes Cênicas e professora da Uergs; do ator Evandro Soldatelli e da atriz global Ida Celina. Conforme o ator e produtor do grupo Geziel

Souza, “este é o principal festival de teatro do Estado, o corpo de jurados sempre conta com a participação de jurados renomados inclusive de atores globais, então é um evento de grande importância para o meio”, afirma. Geziel salienta que no ano passado o grupo foi o vencedor do festival com o espetáculo “Risco, Arisco e Corisco” na categoria infantil, mas que o Vir a Ser está confiante. “A concorrência deste ano é forte por conta da premiação que é boa, mas as expectativas são boas, principalmente porque fomos o primeiro grupo a ser aplaudido de pé pelo público”, comenta. O encerramento do festival será amanhã com Noite Cultural – Espetáculo Musical Dons & Tons Sperandires, às 19h e entrega da premiação às 20h.

Lançado Ponto de Cultura da Aipan Cia Circense Burzum será a grande atração no Dia do Comerciário O Sesc está organizando uma programação especial para comemorar o Dia do Comerciário. Amanhã, a partir das 14h haverá mateada, recreação, exposição de artes visuais Entre Vidros da Escola de Educação Infantil Sesc, sorteio de brindes para comerciários e, às 18h, a apresentação do espetáculo Kayka da Cia Circense Burzum. A entrada é franca para comerciários. Informações pelo 3332-7511

1ª Mostra Sesi de Talentos No dia 10 de novembro, às 16h, acontecerá no Centro Esportivo do Sesi, a primeira edição do Mostra Sesi de Talentos da Indústria. O evento artístico é voltado especificamente para industriários e dependentes, de caráter não competitivo nas áreas de música, artes cênicas, literatura e artes visuais. Além das apresentações dos cerca de 20 inscritos, a programação contará com o espetáculo do Grupo Artístico Sesi Musica, que é formado por alunos da oficina cultural de música do Sesi. Todos os industriários, familiares, dependentes e comunidade em geral estão convidados, não havendo cobrança de ingresso. Durante o evento será disponibilizado erva-mate Seiva Pura e água quente para mateada. Informações adicionais poderão ser obtidas no Sesi, na Rua José Bonifácio, 462, pelo telefone 3332-7471, pelo e-mail cultural.ijui@ sesirs.org.br, com o setor de atendimento ou com o setor de Lazer.

Feira Cristã na Escola Adventista Amanhã, a Escola Adventista de Ijuí promove a Casa Aberta e a Feira Expopaz. A partir das 8h, a editora Casa Publicadora Brasileira (CPB) uma das maiores editoras evangélicas da América Latina disponibilizará mais de 300 títulos na área de motivação, autoestima, educação dos filhos e saúde durante a programação. A Expopaz acontecerá nas salas de aula onde serão expostos trabalhos relacioandos a temas diversificados como meio ambiente, violência, estresse, paz entre as nações. O grupo Nosso Amiguinho será uma das atrações do dia. O público também poderá adquirir uma variedade de CDs e DVDs de cantores gospel para crianças e adultos. Serão oferecidos aos visitantes, produtos naturais com preços especiais. O evento é aberto para toda a comunidade.

03_referencia.indd 2

O Ponto de Cultura da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan) que atua há anos em Ijuí na promoção da cultura de preservação do ambiente natural foi lançado no dia 19, na Casa do Produtor, durante a Expo-Ijuí/Fenadi. Participaram o representante da secretaria estadual da Cultura (Sedac), João Pontes; coordenador de Cidadania Cultural da Sedac, Ricardo Oliveira; e o representante da RedeRS Ponto de Cultura dos Pontos de Cultura, Leandro Anton. O projeto Cultura Socioambiental em duas comunidades escolares de Ijuí/RS que será desenvolvido na Escola Municipal Tomé de Souza e na Escola Estadual Otávio da Rocha foram apresentados à comunidade. De acordo com a representante da Aipan Vera Lúcia Silva, “esse projeto é um trabalho que será realizado durante três anos e prevê oficinas de educomunicação,

O Ponto de Cultura da Aipan será desenvolvido em duas escolas de Ijuí e foi apresentado durante a Ciranda Cultural, na Expo-Ijuí

vivências com a natureza, trilhas dos sentidos, programas de rádio, permacultura, danças circulares, segurança alimentar e reciclagem

de lixo seco”, destaca. O projeto será desenvolvido em parceria com a Unijuí, Academia de Dança Alessandra Cavalheiro e Itecsol.

Novo auditório no CSCJ Foi inaugurado ontem o auditório Teresa Verzeri no Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ). O espaço, batizado com o nome da religiosa italiana e fundadora de ordem religiosa católica e que posteriormente foi canonizada, tem capacidade para 450 pessoas e servirá para a realização de apresentações e programações culturais desenvolvidas pelo colégio e pela comunidade. Além da comunidade escolar, estiveram presentes na inauguração a irmã superiora geral que veio da Itália, Luciana Welpone e a conselheira geral Assunta Marini.

A obra da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus foi inaugurada ontem

25/10/2013 21:01:11


4

Sábado e domingo, 26 e 27 de outubro de 2013

Comunidades evangélicas em festa

1º aninho

Este mês, a Oase Centro e a Oase Betânia festejaram aniversário de 100 e 25 anos, respectivamente. Além das programações com sorteio de brindes, homenagens, apresentações e as tradicionais guloseimas, as sedes das comunidades contaram com a participação de muitos convidados que aproveitaram as agradáveis tardes.

No dia 6 de outubro completou o 1º aninho Leonardo Cruz Drefs. O garotinho recebe o carinho de seus pais Natiele e Diogo Leonardo Jahns Drefs, dos avôs e dos demais familiares. A comemoração foi em uma linda festa com temática dos Ursinhos com as cores azul e marrom. Leonardo se divertiu muito junto com seus amiguinhos no CTG Avô Maragato, decorado por Luciana Golle e foto e filmagem de Elis Fotografia. Filho, te amamos muito e te desejamos toda a felicidade do mundo.

Allana Cristina Kozloski completou 16 anos e recebe a homenagem dos pais Bernardo e Zolaine Kozloski, irmãos Taciane e Bernardo Junior, cunhados Letícia e Rondineli e dos sobrinhos Kimberly e Miguel. “Allana, você é um anjinho que Deus enviou para dar mais alegria em nossas vidas. Te amamos muito!”

Hedy Pereira e Marga Gartner

SIMARA & SIMONE FOTOGRAFIAS

Em 19 de outubro de 2013, o casal Adriane Salvador e Manoel Machado Luz, receberam a bênção de Deus em seu enlace matrimonial, em um lindo cerimonial campeiro. Desejos de muitas felicidades.

Marlene e Oldemar Ketzer A linda Manuella comemorou seu 1º aninho, junto com seus pais Luciana e Rodrigo, amigos e familiares, em uma bela festa. Parabéns, muitas felicidades Manu!

Contatos pelo telefone: 3333-7534

Lourdes Urach e Ilse Balke

Heloísa Tiecker completou o 1º aninho e comemorou a data com uma linda festa ao lado da mamãe Queli e papai Diogo Tiecker. Parabéns, gatinha!

Joana Dummel Ott comemorou 3 aninhos juntamente com a mamãe Neusa, o papai Claudir e mana Júlia. Feliz aniversário, Joana!

Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222 Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br | facebook.com/aquarellakidsbuffet Cleonice Ruppkrampe e Haidée Barufaldi

04 certa.indd 1

25/10/2013 18:46:17


5

Sábado e domingo, 26 e 27 de outubro de 2013

Belas e feras

108 Primaveras do Clube Ijuí Hoje acontece o baile dos 108 anos do Clube Ijuí. Com animação da banda Etna, de Erechim, e apresentação dos dançarinos Tracy Freitas, Matheus Espinoza e Crystian Dany, a Noite das 108 Primaveras inicia às 22h30. As mesas estão à disposição, e podem ser reservadas na secretaria do clube, ou pelo telefone 3332-1348.

Jantar dos professores

Belas e sofisticadas: As Mascaradas fizeram sucesso em 2012

Investir no visual para se tornar uma bela ou uma fera, se transformar em uma personagem ou apenas exibir um figurino criativo. Tudo isso vale para curtir a Noite das Mulheres, a festa anual só para elas promovida pela revista Stampa, BPW Ijuí - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais e Líbera Marin Festas e Eventos. A diversão vai rolar dia 8, no Clube Ijuí, a partir das 20h, com coquetel, música, prêmios e surpresas. Abrindo a noite, o desfile que é a marca registrada da festa feminina, com as clientes das lojas Kika Moda Íntima, Óptica Wolff e Unnipés. Haverá premiação para o maior grupo, para originalidade e para figurino, e para a Dama da Noite, que todos os anos recebe faixa e presente da Stampa. Os convites são em número limitado e devem ser adquiridos com antecedência nas lojas e com as integrantes da BPW Ijuí.

As primeiras damas Eliane Mariotti Cossetin, de Ajuricaba, Gessy Ballin e Neiva Moura, de Jóia na Expo

Hoje acontece jantar em homenagem aos professores. A programação da Associação dos Professores Municipais de Ijuí (APMI) será no Salão Nobre da Sogi, a partir das 20h. Os associados terão jantar gratuito e devem fazer as reservas na APMI, Previjuí e escolas. Para os demais, fichas a R$ 26 adultos e R$ 13 crianças de 6 a 10 anos.

Almoço beneficente No dia 10 de novembro a Missão Evangélica de Amparo ao Menor (Meame) promoverá almoço beneficente na Comunidade Evangélica do bairro Assis Brasil. Fichas a R$15 adulto e R$8 criança de 8 a 12 anos. Fichas na Farmácia Lobato e com a diretoria da Meame.

Terezinha e Aurelio Sakis cultivando as tradições na Casa dos Letos

Sogi vai ter Réveillon A diretoria da Sociedade Ginástica está empenhada em trazer de volta ao cenário social ijuiense uma das mais memoráveis festas do clube. Nos anos 80/90, a virada de ano era brindada no Salão Nobre pela sociedade, e cada lugar era muito disputado. Decididos a reeditar a noite e o seu sucesso, o casal presidente Clovis e Maria Joice de Jesus estão mobilizando diretoria e colaboradores e atraindo parcerias. A intenção é oferecer uma noite glamourosa, com atrativos de qualidade. Para tanto, a produção e assessoria está com Líbera Marin Festas e Eventos, que deverá preparar dois cenários - na área externa, onde será servida a ceia da virada, e no Salão Nobre, onde a banda Balança Brasil vai comandar a primeira festa de 2014.

Arthur, Cláudia, Augusto e Áureo Zimmermann no Dia do Médico da

Viagem de estudos

Buscando vivências reais durante a graduação, os alunos do curso de Direito embarcaram rumo ao Distrito Federal no dia 13 de outubro, do Projeto Conhecendo Brasília e os Tribunais Superiores. O passeio de estudos foi organizado e orientado pela professora Eloísa Argerich e teve a participa-

05.indd 1

ção de 24 alunos do curso dos três Câmpus da Unijuí, além da professora Francieli Formentini. Nos cinco dias de viagem foram contabilizadas experiências como a visita aos Tribunais Superiores e ao Congresso Nacional, e pontos turísticos da cidade.

25/10/2013 19:26:00


6

caderno

Sábado e domingo, 26 e 27 de outubro de 2013

Novelas

Prêmio da Paz

Joia Rara - Globo Manfred se declara a Amélia e lhe pede uma chance

Cinquenta Tons no cinema Os vencedores do Prêmio Nobel da Paz reunidos em Varsóvia atribuíram seu "Prêmio da Paz" (Peace Summit Award) à atriz e produtora cinematográfica americana Sharon Stone (foto) por seu trabalho na luta contra a Aids. A honraria foi entregue pelo líder histórico do sindicato polonês Solidariedade, Lech Walesa, o Dalai Lama, a advogada iraniana Shirin Ebadi e a irlandesa Betty Williams, durante uma cerimônia em Varsóvia, coroando a 13ª cúpula dos Prêmios Nobel da Paz. "Agora, temos medicamentos, mas ainda perdemos 40 milhões de pessoas por causa da Aids", declarou Sharon Stone ao receber o prêmio. "Nós mudamos a cara da Aids, mas uma criança morre no mundo a cada dois minutos. Eu desejo que vocês pensem em quantas crianças já morreram desde que chegaram aqui esta manhã e quero que vocês sintam esse peso", acrescentou.

O ator Jamie Dornan (foto), da série Once Upon a Time, assinou com a produção do Cinquenta Tons de Cinza para viver o milionário Christian Grey. O par dele na trama será Dakota Johnson, escolhida para encarnar a protagonista Anastasia Steele. Cinquenta Tons de Cinza será a primeira adaptação cinematográfica da trilogia de best-sellers escrita por E.L. James. O roteiro será adaptado por Kelly Marcel e a direção é de Sam Taylor-Johnson (O Garoto de Liverpool). A estreia está marcada para o dia 1º de agosto do ano que vem.

Sangue Bom - Globo Giane parte para cima de Amora

Longa mostra conflitos de 68 O longa metragem Rua Maria Antônia – A Incrível Batalha dos Estudantes será dirigido por Vera Egito e já tem no elenco Débora Bloch, José de Abreu, Laura Neiva (foto) e Caco Ciocler. O filme conta a história da Rua Maria Antônia, localizada na região central de São Paulo, que se tornou palco de um dos maiores conflitos entre estudantes de que se teve notícia na cidade. Era a época do tenso regime de ferro da Ditadura Militar no Brasil e qualquer faísca poderia detonar tudo. E foi o que aconteceu. O filme, ainda está em fase de captação de recursos e terá a produção executiva de Tatiana Quintella.

Príncipe batizado Filho do príncipe William e de Kate Middleton, o príncipe George foi batizado na última quarta-feira, em Londres. O evento foi realizado na Capela Real do Palácio de St. James pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana. George agora tem sete padrinhos. A lista inclui os melhores amigos do casal e deixa de fora o príncipe Harry (irmão de William) e Pippa Middleton (irmã de Kate). Após o batizado, os convidados foram recebidos para um chá, onde foram servidos pedaços do bolo de casamento de Kate Middleton e do príncipe William.

06_referencia.indd 14

Verônica recebe as flores de Érico e agradece a presença de todos. Renata decide ir embora. Socorro conta para Salma e Gilson que copiou as chaves do bufê de Wilson. Wilson conversa com Bento sobre Lívia. Bárbara manda Amora seduzir Fabinho. Verônica devolve a Érico o anel que ganhou dele. Malu beija Maurício. Amora pede perdão a Fabinho e pergunta por que ele quis se casar com ela. Giane vê a vilã sair da casa do namorado e fica furiosa. Amora sofre depois que Bento vai embora. Vinny teme que Renata aceite a proposta de Karmita. Lara oferece emprego para Bárbara e Vitinho. Caio fala para Camilinha que Lara armou para ficar com ele. Giane agride Amora na rua.

Amor à Vida - Globo

Premiado em Toronto Foram anunciados no último domingo os premiados da 7ª edição do BRAFFTV – Brazilian Film & TV Festival of Toronto, no Canadá. O grande vencedor foi o longa A Oeste do Fim do Mundo, que levou os troféus de melhor filme e melhor atriz para Fernanda Moro (foto). Com roteiro e direção do gaúcho Paulo Nascimento, o drama rodado grande parte na fronteira da Argentina com o Chile reúne três personagens solitários na bela e desolada paisagem da Cordilheira dos Andes. Ainda inédito em circuito comercial, o filme será exibido em três sessões durante a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e posteriormente será rodado nas salas de cinema no resto do país.

Pérola diz a Viktor que Sílvia não gosta de Franz. Incentivado por Hilda, Viktor decide ajudar Pérola. Fabrício se entristece quando Lola lhe diz que o considera apenas um bom amigo. Toni revela a Mundo que está apaixonado por Célia. Décio e Hilda combinam de fingir que estão noivos. Viktor insiste para que Sílvia não viaje, apelando para o amor que sentem um pelo outro. Matilde dá um lenço perfumado para Sonan se lembrar dela, deixando o monge constrangido. Manfred se declara para Amélia e pede que ela lhe dê uma chance. Viktor se tranca com Silvia no quarto para que ela não viaje para os Himalaias.

Amarilys revela a Niko que se relacionou com Eron

Astro lucrativo O cantor Michael Jackson liderou a lista dos famosos que mais lucraram depois de mortos no último ano, de acordo com a revista Forbes – reconhecida por montar rankings de celebridades. Nesta semana, a publicação divulgou que o astro pop chegou a faturar mais até do que Madonna. Enquanto ela recebeu a quantia de US$ 125 milhões entre junho de 2012 e junho de 2013, ele arrecadou cerca de US$ 160 milhões entre outubro de 2012 e outubro de 2013. Grande parte deste valor em nome de Michael Jackson veio da bilheteria dos dois shows do Cirque du Soleil que estão rodando o mundo, Immortal e One. As apresentações contam com um holograma do artista na música Man in the Mirror. Jackson conquistou o primeiro lugar na lista deixando de lado Elizabeth Taylor, que esteve no topo em 2012 ao faturar cerca de US$ 210 milhões devido aos leilões de suas joias e roupas. Neste ano, Elizabeth juntou apenas US$ 25 milhões, o que a deixou em quarto lugar.

Pilar discute com Aline, e César se enfurece com a ex-mulher. Ordália pede que Bruno se afaste da esposa de seu sogro. Aline se faz de vítima para César e beija Bruno novamente. Aline combina com Mariah os detalhes do plano contra César. Ninho leva argila para Paulinha, e Bruno fica irritado. Neide não gosta quando Renan afirma que Rafael é uma boa companhia para Linda. Valdirene esconde Carlito em uma lata de lixo para não ser flagrada por Ignácio. Adoniran entrega a Vivian o endereço dos Alcoólicos Anônimos. Valentin ajuda Vivian a admitir que é alcoólatra. Atílio se recusa a acobertar César em sua investigação. Rinaldo consola Márcia. Amarilys revela a Niko que se relacionou com Eron.

25/10/2013 18:49:50


Sábado e domingo, 26 e 27 de outubro de 2013

7

Horóscopo

Mutação genética faz com que pessoas nasçam sem impressões

Impressão digital, conhecida tecnicamente como datilograma ou dermatoglifo, é o desenho formado pelas papilas (elevações da pele), presentes nas polpas dos dedos das mãos, deixado em uma superfície lisa. As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre gêmeos univitelinos. Tal característica, chamada unicidade, faz que sejam utilizadas como forma de identificação de pessoas há séculos. Sendo que, na maioria das pessoas, as impressões digitais se formam no útero, com apenas 24 semanas de gestação. No entanto, um novo estudo afirma que uma mutação genética rara pode ser a razão pela qual algumas pessoas nascem sem impressões digitais. A desordem é informalmente conhecida como “doença da demora de imigração”, porque alguns países exigem impressões digitais para a entrada neles. O nome científico da condição, porém, é adermatoglifia, por causa dos pequenos sinais em nossos dedos que se chamam dermatóglifos. Mas, em pelo menos quatro famílias em todo o mundo, os dedos são totalmente sem impressões digitais. Você pode achar que tal anormalidade é um bilhete para uma vida de crimes sem consequências, mas é até pecado pensar nas “vantagens criminosas” de não se ter impressões digitais quando, na verdade, a condição vem muitas vezes com efeitos colaterais desagradáveis, incluindo a formação de bolhas e cistos faciais. Os cientistas rastrearam a doença a uma mutação genética no cromossomo 4, dos 46 cromossomos no total, que vêm em 23 pares: metade de cada par da mãe, e a outra metade do pai. O gene de nome SMARCAD1, controla uma série de outros genes relacionados com o desenvolvimento. Os pesquisadores afirmam que muito pouco é conhecido sobre a função do SMARCAD1, mas a experiência de uma família suíça sugere que o gene controla outros genes que afetam ambos sulcos da pele e glândulas sudoríparas. Os estudos têm avançado nessa questão, de modo que, conforme as impressões digitais anormais forem sendo mais estudadas, as descobertas podem influenciar também na compreensão de outras doenças que não afetam apenas a pele.

07_new.indd 14

Você vê Guy – fala-se Gui porque Guy vem de Guido – nas máscaras que as pessoas associam a duas coisas: o filme V de Vingança e o grupo de hacker Anomymous. Mas é Guy Fawkes que está ali, tal como idealizado na história em quadrinhos de Alan Moore que serviria de base para V de Vingança. A expressão zombeteira e altiva de quem é invencível em qualquer circunstância, especialmente na derrota.

Áries O impulso em decidir por trilhar um caminho sozinho é a tendência natural de quem tem traços de liderança. É tempo de entender que descartar a participação das pessoas pode não ser a melhor estratégia. Touro Tudo caminha melhor quando você encontra a medida justa entre o que se tem em excesso e o que está faltando. É tempo de dar atenção às áreas da vida que precisam de ajustes e tomar providências. Gêmeos Quando assuntos diversos são tratados com seriedade, é possível alcançar um lugar diferenciado e que tende a ser respeitado. É tempo de apresentar boas soluções para os desafios que surgirem. Câncer Dificilmente você consegue ficar indiferente ao ritmo frenético do mundo em que vive. É tempo de procurar um lugar em que se sinta acolhido, nem que seja apenas por uns momentos. Leão A sensibilidade faz com que a imaginação seja uma grande qualidade emocional. O problema é idealizar e, logo em seguida, se desiludir. É tempo de compreender que os relacionamentos são construídos. Virgem A estabilidade emocional pode ser alcançada quando você é capaz de fazer uma boa crítica de si mesmo. É tempo de poder alcançar a maturidade aprendendo a reconhecer seus erros. Libra As soluções para determinados conflitos podem surgir tanto de uma conversa despretensiosa como de uma longa e profunda investigação. É tempo de enfrentar o que precisa ser resolvido. Escorpião Sempre se pode construir ou destruir, depende das suas escolhas. A marca que você quer imprimir na sua vida é definida pelas decisões que tomar. É tempo de analisar os melhores caminhos. Sagitário Mesmo as maiores desavenças podem se tornar pequenas se forem enfrentadas com firmeza. É tempo de resolver as questões pendentes que dificultam a convivência com pessoas queridas. Capricórnio Ao enfrentar um momento de tensão, é importante que reconheça os seus limites, pois estes indicarão a hora exata de agir. É tempo de respeitar as fronteiras que demarcam suas possibilidades. Aquário Ao se sentir bem consigo mesmo, isso pode ser observado pelos outros. Quando você se aceita, é bem mais fácil que seja bem recebido. É tempo de usufruir os benefícios da autoconfiança. Peixes Quando a intuição emerge com força total, é capaz de gerar embates mentais. É tempo de expressar o que sente e revelar o que estava escondido e que agora não pede licença.

25/10/2013 18:52:12


Sábado e domingo, 26 e 27 de outubro de 2013

Melhor do metal

1º YouTube Music

Reconhecido como um dos melhores bateristas do mundo no gênero, Aquiles Priester veio a Ijuí ministrar aulas a jovens músicos

Aquiles Priester já se apresentou nos maiores festivais do mundo

Na última quinta-feira Ijuí recebeu a visita de um dos mais conhecidos bateristas do país. A convite do também baterista Rafael Dachary, Aquiles Priester veio a Ijuí para realizar algumas aulas particulares no estúdio de música que ele está estruturando. Para o baterista, que já tocou nos maiores festivais e é reconhecido internacionalmente, o gosto pela música surgiu ainda na infância, e a paixão pela bateria, logo na primeira vez que a ouviu. O destino que o levou pelos caminhos do futebol durante grande parte da adolescência o trouxe para o mundo da música aos 15 anos quando, em uma gincana escolar, Aquiles

se apresentou pela primeira vez. Em 1988 o músico saiu de Foz do Iguaçu e mudou-se para Porto Alegre para trabalhar profissionalmente com a música. Em 2000, a proposta para trabalhar na área de marketing em uma multinacional o atraiu para a capital paulista, e em menos de um ano no novo ofício, Priester recebeu o convite para integrar a banda Angra, de heavy metal. “Durante a minha vida sempre tive ao meu lado pessoas que me apoiaram, que foi o caso do meu chefe que me motivou a buscar o meu sonho e disse que tinha certeza de que eu seria um grande baterista”, conta Aquiles.

Psy é um dos concorrentes na categoria Vídeo do Ano, com Gentleman

Em relação ao trabalho que desenvolve dando aulas, Aquiles afirma que a proximidade com os alunos se dá principalmente por muitos se identificarem com a sua história. “Tudo na minha vida sempre aconteceu muito tarde. Comecei a dublar com 15 anos, e a minha primeira aula de bateria foi só nos meus 22 anos, com um grande baterista gaúcho, o Kiko Freitas. E depois, eu só fui abandonar os meus empregos formais para viver da música aos 30 anos”, conta Aquiles. Atualmente, Aquiles Priester realiza turnê de aulas particulares e workshops, trabalho denominado PsychOctopus Tour 2013.

O mais acessado site de vídeos da internet, o YouTube, está promovendo o 1º YouTube Music Awards. O concurso vai premiar os melhores vídeos da rede, desde os artístas famosos até covers de anônimos. A cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 3 de novembro, às 7h, horário de Brasília, será antecedida por shows ao vivo que acontecem em Seul, Tóquio, Moscou, Londres e no Rio será brindada ainda com shows de música ao vivo. Os participantes brasileiros, Anitta, DJ Leo Justi, Mc Guime, Mc Lon, Mc Rodolfinho e Thiaguinho, se apresentarão ao vivo, direto da Marina da Glória, no Rio, cidade que será uma das cinco a sediar as apresentações musicais que antecedem a cerimônia de premiação do site de vídeos, em Nova York. Dentre os indicados ao YouTube Music Awards como Video do Ano estão o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Justin Bieber, Lady Gaga e Psy. Já na categoria Artista do Ano, com os vídeos mais assitidos e compartilhados estão, Eminem, Katy Perry e Taylor Swift. A votação para o prêmio pode ser feita pelo endereço: youtube.com/musicawards.

Cidadão Quem volta aos palcos para comemorar 20 anos A Cidadão Quem, uma das maiores bandas do Sul do Brasil, está de volta para uma turnê comemorativa de 20 anos. O show de lançamento da turnê, que inicia em janeiro de 2014 e encerra em dezembro do mesmo ano, acontecerá no dia 18 de novembro, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. A banda formada por Duca Leindecker nas guitarras, violões e voz, Luciano Leindecker no contrabaixo e voz e Cláudio Matos na bateria, apresenta antigos sucessos e novo single. O grupo lançou seu primeiro disco em 1993 e manteve suas atividades até 2008, tendo sete álbuns lançados: Outras Caras, A Lente Azul, Spermatozoon, Soma, Girassóis Da Rússia, Cidadão Quem no Theatro São Pedro e 7. Com mais de novecentos espetáculos em sua bagagem, a banda percorreu diversos Estados do Brasil, participando de festivais importantes como Rock in

08.inddnova.indd 1

Rio, Planeta Atlântida e Festival de Verão de Salvador. A banda interrompeu suas atividades em 2008 quando Luciano Leindecker, baixista, foi diagnosticado com mieloma múltiplo e teve de ser submetido a um transplante de medula óssea. Enquanto isso, Duca Leindecker (vocalista) se juntou ao ex-Engenheiros do Hawaii Humberto Gessinger, em um projeto chamado Pouca Vogal, reunindo músicas inéditas e grandes sucessos de ambos. O trio não vai abandonar seus projetos solos, mas sim intercalar isso com a volta da banda que os revelou no mundo musical. Na nova turnê, a Cidadão Quem apresenta antigos sucessos, entre eles: Carona, Os Segundos, A la Recherche, Pinhal, Ao Fim de Tudo, Dia Especial e Música Inédita, além da nova música Nosso Próprio Mar – que brinda a volta da banda.

No dia 18 de novembro será lançada a turnê comemorativa da Cidadão Quem. A música inédita Nosso Próprio Mar é a novidade dos shows que acontecerão a partir de janeiro de 2014

25/10/2013 18:53:42

Caderno Dois 26.10.2013  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you