Page 1

Sábado e domingo, 25 e 26 de janeiro de 2014

HOMENAGEM

Mais música para superar a tragédia Diversos músicos da cidade se unem para homenagear os companheiros vítimas do incêndio na boate Kiss, no ano passado, com a criação do Instituto Rigoli Van Der Ham, que também possibilitará às bandas uma melhor estrutura para promover seu trabalho musical Parece que foi há uma eternidade, mas faz ‘apenas’ um ano. Na madrugada de 27 de janeiro, o incêndio na casa noturna de Santa Maria provocou a morte de 242 pessoas. Ijuí também teve vítimas na tragédia, sete jovens, entre eles Marcos Rigoli e Robson Van Der Ham, músicos, integrantes das bandas Excellence e Pimenta e Seus Comparsas. Alguns meses após o primeiro impacto da notícia, uma iniciativa encabeçada por amigos de Marcos e Robson trouxe um alento para quem ficou: a criação de um instituto que prevê a formatação de espaços para que as bandas do cenário alternativo local tenham maior atenção no desenvolvimento de seus trabalhos. De acordo com Valterson Wottrich, mais conhecido como Pimenta, vocalista das bandas das quais os músicos faziam parte, “o Instituto vem dar uma representatividade a um grupo definido e que vem sendo esquecido. Não se pode admitir isso, especialmente em Ijuí, onde somos nacionalmente conhecidos como a “terra das culturas diversificadas”. Por isso, estamos buscando esse espaço, não só pelas bandas, mas por sabermos que existe um público muito fiel”, justifica. No momento, o grupo está elaborando o estatuto, para que possa partir para a constituição da personalidade jurídica do Instituto. “Consolidada a personalidade jurídica, haverá a possibilidade de se buscar apoio e patrocínios com o uso de verbas provenientes da Lei de Incentivo à Cultura, e outros incentivos similares”,

destaca Pimenta. O músico acrescenta que a criação do Instituto, acima de tudo, se dá como uma forma de homenagear os companheiros que se foram na fatídica noite. “Os nossos amigos eram extremamente dedicados à música. Com a criação do Instituto, nada mais justo do que um movimento que tem o objetivo de tudo aquilo que eles tanto batalharam em vida, tenha seus nomes. Com isso, além de tudo que eles representavam como pessoas, manteremos o legado desse árduo trabalho e de suas memórias”. Pimenta salienta que o Instituto também leva como bandeira os cuidados com a segurança em locais onde se realizem qualquer tipo de evento. “Infelizmente, não podemos trazer de volta as pessoas que não conseguiram sair da boate, mas isso deve servir de exemplo para que se mantenha essa preocupação com a segurança das pessoas que vão a um estabelecimento para se divertir”. Apesar do Instituto Rigoli Van Der Ham ainda não estar legalmente formado, como primeira atividade, o grupo se organizou para a promoção de uma Ação entre Amigos, em benefício das famílias de Marcos e Robson. Diversos equipamentos e álbuns relacionados à música foram arrecadados para a premiação. Quem quiser participar pode adquirir números ao custo de R$ 10, no site rigolivanderham. com.br. A data do sorteio será anunciado nos próximos dias pela página do Facebook Rigoli & Van Der Ham.

O baixista Robson Van der Ham (à esquerda) e o baterista Marcos Rigoli (abaixo), integrantes das bandas Excellence e Pimenta e Seus Comparsas, deixaram um grande legado para amigos e fãs que agora prestam homenagens através do apoio à criação do Instituto Rigoli Van der Ham

O Instituto Rigoli Van Der Ham é encabeçado por integrantes de bandas de Ijuí como uma forma de homenagear os companheiros que foram vítimas da tragédia de Santa Maria, há um ano

01.indd 2

24/01/2014 20:02:34


2

Sábado e domingo, 25 e 26 de janeiro de 2014

JARDINAGEM

Suculentas - bonitas e fáceis de lidar Ninguém discorda que ter plantas em casa traz uma sensação boa e até mesmo uma energia positiva. Mas muita gente não leva jeito com as plantinhas, e acaba deixando-as morrer de sede. As suculentas são uma boa opção para quem é um pouco esquecido, pois elas precisam de pouca água e poucos cuidados. São plantas lindas com diversas formas, cores e texturas. Depois de se apaixonar por elas, muita gente começa a colecionar. Você pode reservar um cantinho na sua casa e colocá-las em uma mesa, ou em prateleiras. Elas precisam de pouca água, mas precisam de muita luz. Então, mantenha-as perto de janelas, em lugar bem iluminado. Também é importante manter qualquer planta em lugar arejado, pois quando não existe ventilação, o ambiente fica propício para o aparecimento de doenças e pragas.

Livros

Eu amo New York Será que fugir do ex-noivo rumo ao destino mais vibrante e inesquecível do planeta pode ser o suficiente para curar um coração partido? Para Angela Clark, a inglesa mais indecisa do mundo... sim! Com um pouco mais do que um par de sapatos Louboutin e seu passaporte, é New York - a cidade onde a vida pulsa de verdade - que Angela escolhe como seu destino de aventuras. E lá encontrará a ajuda da pessoa mais antenada da cidade, Jenny, sua nova melhor amiga. Indecisa entre dois homens ma-ra-vi-lhosos, tentada pelas vitrines das lojas mais famosas do mundo e com medo de ter que voltar para Londres, Angela terá que tomar muitas decisões.

Cuidados Existem várias famílias de plantas suculentas, com características diferentes. As folhas gordinhas, características da planta, são assim por causa do tecido parênquima aquoso. Ele retém mais líquido para a planta sobreviver em lugares inóspitos. Quando falta água, elas usam a que está acumulada nas folhas. Os principais tipos de suculentas são as crassuláceas e as cactáceas, que se adaptam bem em qualquer lugar. Para cultivá-las, o substrato é o principal - precisa ter matéria orgânica, mas não muita argila. A preferência é por um solo mais arenoso. Uma dica é fazer uma mistura com terra e areia de fundo de rio. Algumas suculentas precisam de mais sol que as outras. Não é preciso deixar o dia inteiro torrando no sol forte, mas é bom que a planta pegue sol pela manhã e à tarde. Como é resistente, pode ser regada a cada 15 dias e não deve ser exposta a muita umidade.

Glamour e estilo no novo

Ópera Cabelo

Equipe do Ópera festeja a conquista do novo espaço, que traz ainda mais qualidade aos serviços prestados

02.indd 1

Com serviços de corte, coloração, manicure, make, estética e tratamentos, o Ópera Cabelo oferece, desde 2002, o que há de melhor em produtos e técnicas profissionais para seus clientes. Para atestar a constante busca pela qualidade e bom atendimento, que são as marcas do salão, a proprietária Eldi Garbinatto ousou e aposta em uma novidade: a mudança de endereço. Em um espaço cheio de estilo e glamour, moderno, amplo e que proporciona atendimento privativo, o novo Ópera também conta com outra inovação: seguindo os moldes de salões dos grandes centros, oferece espaço café e bar. Visite o espaço e conheça as últimas tendências no mundo da beleza. Rua Benjamin Constant, 687. Telefone 3333-4935.

O Circo Mecânico Tresaulti Em pleno cenário pós-apocalíptico, O Circo Mecânico Tresaulti ergue sua lona e dá início ao grande espetáculo. Ambientado sobre a perigosa superfície de um mundo devastado, cheio de bombas e radiação remanescentes de uma guerra pela qual todos já saíram derrotados, este belo romance nos apresenta uma caravana circense em eterna viagem através de muitas cidades sem país, região ou rota definida. Lugares que podem não mais existir quando o circo retornar. Aqueles que se juntam ao circo procuram segurança, trabalho sem risco de vida ou apenas uma nova forma de recomeçar. E seguir adiante, apesar de tudo.

Solo O agente secreto James Bond, o notório personagem criado por Ian Fleming, que personifica o serviço de inteligência britânico, reaparece agora em uma nova aventura idealizada por William Boyd, um dos mais importantes autores britânicos da atualidade. Solo traz 007 em uma missão na qual terá de agir por sua conta e risco. Em Londres, em 1969, James Bond é convocado para uma missão quase suicida: infiltrar-se em Zanzarim, um pequeno país na África Ocidental cujas extensas reservas de petróleo levaram a uma sangrenta guerra civil. Ele deve destruir os planos separatistas do líder rebelde Adeka, que há anos se opõe às forças governamentais.

24/01/2014 20:10:46


caderno França restitui obras roubadas

A França vai restituir três pinturas roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, anunciou a ministra da cultura, Aurélie Filippetti. Trata-se de uma paisagem montanhosa, do pintor flamengo Joos de Momper (foto), um retrato de uma mulher do século 18 e uma pintura a óleo sobre madeira representando a Madonna com a Criança. Dois quadros estavam expostos no Louvre e o terceiro, no Museu de Dijon, no centro-oeste da França. Esses quadros fazem parte das cerca de duas mil obras sem proprietário identificado, com o status MNR (Museus Nacionais Recuperação) desde 1949. Elas são mantidas em museus franceses, sob custódia do Estado, que devem exibi-las ao público, enquanto uma reivindicação é aguardada. Em março de 2013, a ministra já havia restituído sete trabalhos aos descendentes dos legítimos proprietários. Em vinte anos, o governo francês devolveu cerca de 70 obras. Para agilizar o processo, a ministra pediu a sua equipe para procurar os proprietários, mesmo sem pedido de restituição. A equipe foi formada no ano passado e é composta por membros da equipe MNR, curadores, arquivistas, historiadores, membros da Comissão de indenização das vítimas de espoliação (CIVS) e da Fundação para a Memória da Shoah, como é conhecido o holocausto judeu.

Sábado e domingo, 25 e 26 de janeiro de 2014

3

Cinema gaúcho em Berlim O cinema brasileiro marcará presença em três mostras do 64º Festival de Berlim. Esta semana foram anunciados os filmes da seção Forum e a produção gaúcha Castanha, dirigida por David Pretto, figura entre 36 longas selecionados. Protagonizado pelo ator João Carlos Castanha, o filme faz um retrato desse artista experiente, de 52 anos, que vive com a mãe e trabalha à noite como transformista em pequenos bares. “Ele divide-se em peças de teatro, filmes, shows Castanha, filme de David Pretto, estará na seção Forum e amores secretos. Dia após dia, João passa a confundir cada vez mais a realidade internacional de residência do Festival Internacional que vive com a ficção que interpreta”, diz a sinopse. de Cinema de Berlim. O diretor Davi de Oliveira PiÉ o primeiro longa de Pretto, que dirigiu os curtas nheiro, o roteirista Leo Garcia e a montadora Thais Quarto de Espera (2009), De Passagem (2012), entre Fernandes foram selecionados para as atividades que outros. incluem oficinas, palestras, workshops, seminários e O Forum do Festival de Berlim é dedicado a apreconferências. A iniciativa é destinada ao aprimorasentar filmes que seguem uma linha mais experimenmento de jovens talentos do audiovisual e acontecerá tal e de vanguarda, seja em ficção ou documentário. de 8 a 13 de fevereiro, na Alemanha. Os selecionaEsta é a 44ª edição da mostra. Ao todo, 28 filmes dos estudarão com especialistas do mundo todo. Sefarão pré-estreia mundial e oito terão pré-estreia inrão 300 profissionais de 79 países, escolhidos entre ternacional. cerca de 4 mil inscritos. Além de Castanha, o Brasil estará representado no Davi é diretor, produtor e roteirista do longa-mefestival por Praia do Futuro, que concorre ao Urso de tragem ‘Porto dos Mortos’ (2011), vencedor de 13 Ouro, e O Homem das Multidões e Hoje Eu Quero prêmios internacionais e selecionado em cerca de 70 Voltar Sozinho, que serão exibidos na seção Panofestivais em todo mundo. A marca é a mesma alcanrama. çada pela animação ‘Ed’ (2013) de Gabriel Garcia, O Festival de Berlim acontece de 6 a 16 de fevecorroteirizada e coproduzida por Leo Garcia. Thais reiro, na Alemanha. é diretora e montadora do premiado curta-metragem Outros gaúchos - Três cineastas gaúchos irão par‘Contrato de Amor’ (2012), que rodou o mundo em ticipar da 12ª edição do Berlinale Talents, programa festivais no ano passado.

Leão de 90 anos

Reprodução da obra do pintor Franz Marc, recuperada pela polícia alemã entre cerca de 1.400 quadros roubados durante a Segunda Guerra

AGENDA Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para mais uma superfesta voltada para a 2ª e 3ª idades, hoje, com início às 16h30. A animação fica a cargo da Banda Ribersom, de Santa Rosa. Como promoção para o início do ano, durante o mês de janeiro, até as 17h30, o ingresso será livre para todos. As senhoras que forem desacompanhadas contarão com um dançarino à disposição para aproveitarem o baile neste sábado. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados.

..............................................................................................

Gervi e R.M Promoções. Traz para animar a próxima domingueira o musical Mensagem, de Augusto Pestana. Neste domingo os ingressos serão trocados por cartelas para concorrer durante o ano aos seguintes prêmios: climatizador, TV 42”, circulador de ar torre, forno micro ondas, forno elétrico, aspirador de pó, lava jato, purificador de água (gelada e natural). O baile tem início às 15h30. Os casais que chegarem até este horário ganham um cerveja e ingressos individuais dão direito a um refrigerante como brinde.

03_referencia.indd 2

O leão que ruge nas vinhetas do estúdio MGM teve sua pata imortalizada em Hollywood

O estúdio de cinema Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) lançou esta semana uma campanha que se desenrolará ao longo de 2014 para comemorar os 90 anos do aniversário de sua fundação, que aconteceu em 16 de abril de 1924. Nesta data, a MGM surgiu das fusão da Metro Pictures e da Goldwyn Pictures. E comemora também a criação de uma empresa surgida depois de uma crise de gestão que obrigou o veterano estúdio do famoso leão a declarar falência em novembro de 2010. Depois de pouco mais de um mês de negociações, os credores aceitaram trocar os cerca de US$ 5 bilhões de dívidas por ativos da MGM, o que permitiu que a companhia retomasse as produções em 2011, entre as quais estava a adaptação cinematográfica de O Hobbit. A saga, que ganhará status de trilogia, confirmou-se como um

êxito para a MGM ao atrair mais de US$ 1 bilhão de dólares nos cinemas mundiais apenas com o primeiro filme. O segundo, que estreou em dezembro, somou US$ 800 milhões. A MGM também é dona dos direitos da franquia de James Bond e possui um catálogo de mais de 4 mil filmes, entre os quais estão os clássicos O Mágico de Oz, E o Vento Levou..., e Ben-Hur. Desde sua criação, a MGM já recebeu mais de 175 prêmios da Academia de Hollywood, incluindo 14 Oscars de melhor filme. Para dar início às comemorações de 90 anos, a MGM levou um leão ao teatro chinês de Hollywood, na última quarta-feira, onde foi imortalizada em cimento a pata do felino. No evento esteve presente o ator Sylvester Stallone, cuja saga Rocky é uma das mais valiosas da filmografia do estúdio.

24/01/2014 21:13:08


4

Sábado e domingo, 25 e 26 de janeiro de 2014

Formatura e casamento no Rio de Janeiro

Carlos Cezar com seu pai, na formatura em Agulhas Negras

Família Muxfeldt Ferreira esteve em festa no final do ano, com dois acontecimentos significativos - a formatura e o casamento do filho primogênito Carlos Cezar. A formatura aconteceu em 30 de novembro na cidade de Resende, Rio de Janeiro, na Academia Militar das Agulhas Negras, onde Carlos Cezar Muxfeldt Ferreira recebeu a espada de oficial das mãos do pai, também oficial, 30 anos após a própria formatura. O casamento foi realizado em 14 de dezembro, na Catedral de Petrópolis, Rio de Janeiro. A noiva, Giselle Lima Nogueira Fernandes, filha de José Antonio e Valeria Nogueira Fernandes, vestiu lindo modelo de Isa Drummond. Os pais da noiva e do noivo, Carlos Cezar Ferreira e Eliana Muxfeldt Ferreira, ela vestindo Clovis Boufleur, juntamente com os irmãos do noivo Augusto Cezar e Paulo Cezar, receberam convidados, amigos e familiares no Solar Portugal. Os noivos viajaram em lua de mel para Recife/PE, e fixaram moradia em Ijui, onde Carlos já assumiu cargo de oficial no 27º GAC.

A entrada do noivo com sua mãe, e recebendo Giselle no altar

Bodas

O casamento de Jaqueline e Carlos Eduardo aconteceu no dia 28 de dezembro na Igreja Luterana Concórdia, do bairro Morada do Sol. Com um modelo de renda francesa confeccionado por Rubens Noiva, a noiva foi o centro das atenções. Após a cerimônia, os convidados foram recepcionados no salão da Afucoper.

de

Ouro

Aconteceu no último dia 4, a cerimônia religiosa de Bodas de Ouro de Sebastião e Sandra Faria, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade. A data foi comemorada com muita emoção pelos familiares e amigos íntimos, que foram recepcionados na Casa da Amizade após a cerimônia. Fizeram parte dessa comemoração os filhos Seandra, Sérgio, Silon, noras Andrea e Juliana, genro José Bambil, netos Ana Letícia, Maria Beatriz, Rafaela e Laura, irmãos Lucy Maria e João Domingos Del Frari e cunhados Hélcio Coutinho e Nair. Sebastião, natural de São Paulo, veio trabalhar na Escola 25 de Julho, em Ijuí onde conheceu Sandra e tiveram a união selada em 1964.

No último dia 18, o pequeno Guilherme comemorou o 1º aninho, ao lado do papai Emanuel e da mamãe Ana Scherer, no Salão de Festas do 27º GAC. A festa organizada para receber amigos e familiares, teve decoração de Marcos Kravczuk , com a temática Circo. Felicidades, Guilherme!

SIMARA & SIMONE FOTOGRAFIAS

Oliver Beck festejou os 5 aninhos ao lado da mamãe Kely, do papai Juliano e do mano Murilo. Com festa temática dos carros, recebeu amiguinhos e familiares. Parabéns!

Isabele Uggeri completou 2 aninhos que foram comemorados ao lado da mamãe Fernanda, do papai Douglas, da mana Alice e do mano Caetano. Feliz aniversário, Isa!

Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222 Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br | facebook.com/aquarellakidsbuffet

04 certa.indd 1

Comemorou seus sonhados 15 anos a linda Tifany. A jovem recebeu o carinho dos pais Dinamar e Valdir, do mano Jones e demais familiares e amigos. Parabéns!

Contato: 3333-7534

Jocemar e Franciele uniram-se pelos laços do matrimônio na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Com recepção na Afucotri, os noivos receberam familiares e amigos para festejar. Felicidades ao casal!

24/01/2014 21:10:49


Sábado e domingo, 25 e 26 de janeiro de 2014

Reunião da diretoria em preparação para o carnaval: (sentadas) Karine de Bem e Vanusa Bueno, da diretoria social, a secretária Miriam Muhlbeier; (em pé) Eider Ravison, Salvador de Freitas, Valmir Zeni, Paulo Girardi, e o casal presidente Clovis e Joice de Jesus

5

Exibição de abadás customizados, no hall do clube, para inspirar foliões

Sogi anuncia pré-carnaval Odontóloga Manuela Na edição de janeiro da Stampa, ela é reapresentada como a Garota da Copa, título que recebeu em 2006 da revista e que vai manter neste ano da Copa brasileira. Agora, a notícia e o título são outros - é Manuela odontóloga. Ela recebeu o diploma ontem, em solenidade realizada no Centro de Eventos da PUC, uma conquista que foi dignamente comemorada ao lado dos pais Wolmir e Sirlei, da mana Carolina, familiares e amigos, muitos que foram daqui, no Clube dos Caixeiros Viajantes. 2014 começou bem e deve ser glorioso para a bela Manuela.

Dia 21 de fevereiro começam os festejos momescos na Sociedade Ginástica com um baile de pré-carnaval. A proposta vinha sendo defendida pela diretora social Vanusa Bueno e foi referendada em reunião na noite de quarta-feira, com casal presidente Clovis e Joice de Jesus. O pré-carnaval terá como principais atrações a coroação da rainha e princesas do Carnaval da Sogi e um workshop com o estilista Lauro Lohmann, de customização dos abadás. Os abadás, em forma de camiseta, foram adotados no Carnaval passado pelo clube e mantidos para este ano, como forma de democratizar e facilitar a participação de todos, já

que pode ser customizado ao gosto de cada um. No pré-carnaval, haverá comercialização dos abadás, que valem como ingresso, e um desfile de abadás customizados. A diretoria do clube pretende fazer um Carnaval 2014 tradicional, com as marchinhas, muito confete e serpentina. O baile oficial de Carnaval na Sogi será na segunda-feira, dia 3. Para as crianças será no domingo, dia 2. Modelos de abadás já customizados foram apresentados na reunião da diretoria e estarão expostos no hall do clube a partir da próxima semana, quando também começa a venda de convites e camarotes.

Laís é a Garota Verão

Simone e Marcos Bohrer, na Glasnost

Tanara e Eduardo Agne com toda família brindaram o Ano Novo na Festa da Virada, na Sogi

05.indd 1

Fernanda Bettinelli, a secretária municipal adjunta da Cultura, é a mãe mais contente do momento. Sua filha Lais, 15 anos, ficou com o título de Garota Verão de Ijuí, disputado com outras nove concorrentes, quinta-feira, no Anfiteatro da Praça. Hoje, Lais disputa a etapa regional em Tupanciretã. Se passar - e todo mundo aposta que sim, vai a Capão da Canoa no certame estadual, em 22 de fevereiro.

24/01/2014 20:05:46


6

caderno

Sábado e domingo, 25 e 26 de janeiro de 2014

Horóscopo

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Precavido; cuidadoso

Quem eram as bruxas Pertencente à classe dos sacerdotes "Internet", em IE Leva; transporta

Ilustríssima (abrev.)

(?) phone: fone de ouvido (inglês) 31

Solução

C C A C

06_referencia.indd 14

Famoso, em inglês

A

1793 - Embora a data e o local sejam bastante controversos, a última execução por ordem judicial de suspeitas de serem bruxas na Europa parece ter acontecido na Polônia - duas mulheres foram queimadas na fogueira.

Peças que sinalizam obras em estradas Familiar Criada de (abrev.) companhia

Macaco, em inglês Ingere (alimento)

R O S O C A L L O A C N T O AG E M R P C A R A P E N E S O U S N T O E A R

1692 - Na cidade de Salem, nos EUA, 150 pessoas são presas sob acusação de bruxaria, depois que algumas meninas alegaram ter sido enfeitiçadas. Um tribunal especial é estabelecido para julgar o caso. Dezenove pessoas são condenadas à morte e enforcadas.

Grande desejo Padrão; modelo

Vento brando na superfície do mar

B S A U T E L C L E R I I T I N A R R E G D I A M E O V A R U I A I R E S S E U R S O CO G A U F A M A G A M E I L M A

1586 - Publicação do livro O Martelo das Bruxas, escrito por dois frades dominicanos. Por possuir valor legal e religioso (o livro era aceito por católicos e protestantes), a obra serviu nos dois séculos seguintes como manual para identificar e eliminar bruxas

Assinatura (abrev.)

O "copo" do índio Perder a umidade (?)-polar, predador natural da foca

BANCO

Designação genérica do psicólogo clínico

P

Cronologia da caça às bruxas 1428 - Na cidade de Valais, na Suíça, acontece o primeiro julgamento coletivo de pessoas acusadas como bruxas. Não se conhecem detalhes dos processos ou da quantidade de acusados e condenados, pois os registros foram na maior parte destruídos.

Transferência para outra data

Nome da 8ª letra Remuneração

Niterói (abrev.) Pão de (?): bolo

Região do Sul da Europa

3/ape — ear — sal. 4/gana. 6/famous.

Eram pessoas acusadas de fazer feitiços e usar poderes sobrenaturais, supostamente obtidos em rituais satânicos e pactos com demônios. Ao contrário do que muita gente imagina, a maior parte dos casos de perseguições contra bruxas, queimadas em fogueiras coletivas, não aconteceu na Idade Média, mas no início do período moderno, do final do século 14 ao começo do século 18. Existe muito exagero sobre o assunto, que só começou a ser pesquisado na década de 1970. "Ideias falsas sobre as bruxas persistem até hoje. Jamais existiu qualquer culto de bruxas, envolvendo deusas, demônios ou deuses ancestrais, e as pessoas suspeitas de serem bruxas nunca tiveram conexão com religiões pagãs antigas", afirma o historiador Jeffrey Burton Russell, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Muitas dessas histórias foram alimentadas por escritores românticos do século 19, que criaram mitologias sobre essas figuras - a mulher que entra pelo telhado para chupar o sangue de crianças, bebe e gargalha voando de vassoura. Mas, então, quem eram as pessoas que iam parar na fogueira? Geralmente, eram os chamados hereges, gente que não seguia o catolicismo pregado pela Igreja. Em povoados mais supersticiosos, a coisa era mais complicada: na França do século 15, há registros de epidemias que geraram uma espécie de histeria coletiva - o povo culpava as bruxas pelas doenças. Aí, bastava a mulher ser esquisitona para ser considerada bruxa, perseguida e levada à fogueira. Um caso de preconceito explícito - e numeroso. Calcula-se que entre 40 mil e 50 mil pessoas foram executadas acusadas de bruxaria durante o período das perseguições que durou mais de 300 anos.

© Revistas COQUETEL

Ave dos cerrados que Máquina se alimenta de répteis usada paRoupa ínti- Tempero ra nivelar o solo ma feminina iodado

Está associada à rede hidrográfica do Paraná Quatro vezes campeão

ÁRIES Você deve levar em conta que as coisas podem fugir ao seu controle. Mas a sabedoria consiste em aceitar aquilo que não se pode modificar. É tempo de transformar as dificuldades em amadurecimento. TOURO Se você estiver acomodado nas suas relações, mais cedo ou mais tarde algo que era muito bom pode se tornar desagradável. É tempo de apostar na transformação para que o relacionamento possa evoluir. GÊMEOS Ao se sentir pressionado, falar sobre os seus sentimentos pode ajudar a aliviar as tensões. É tempo colocar o peso para fora, dizendo o que lhe vem à cabeça e promovendo uma grande mudança interior. CÂNCER Ainda que seja necessário compreender o modo como o passado o influencia e interfere no seu presente, você precisa confrontá-lo. É tempo de se surpreender com o desconhecido e se aventurar em trilhá-lo. LEÃO A doçura brota e tudo parece fluir melhor quando você disponibiliza o seu coração para receber quem ama. Quando você se apaixona as coisas ficam intensificadas pela paixão. É tempo de vivenciar o amor. VIRGEM Estando concentrado nos seus objetivos, é mais fácil persistir até atingi-los. No entanto, você precisa estar preparado para o que foge a eles. É tempo de ser mais versátil para se adaptar às mudanças. LIBRA A insegurança gera muitos maus pensamentos. A mente fica dando voltas, fazendo com que não só pense por si mesmo, mas pelos outros. É tempo de não sufocar as pessoas com suas incertezas. ESCORPIÃO Existem coisas que ao se destruírem não se recompõem mais. No entanto, uma boa conversa e alguma concessão podem preservar o que não precisa acabar. É tempo de enfrentar o que deve ser mudado. SAGITÁRIO Tornar-se insensível ao que não lhe diz respeito pode ser resultado da vontade de manter o controle sobre as coisas. É tempo de aprender com as necessidades e com os sentimentos dos outros. CAPRICÓRNIO Se houver mudanças à vista, para que não comprometa a sua estabilidade, é preciso que tenha um tempo mais longo para se organizar. É tempo de ter flexibilidade para driblar as dificuldades. AQUÁRIO Existe uma causa pela qual você se envolve com os seus objetivos, como um visionário que aponta a direção a seguir e que enxerga muito além. É tempo de sair em busca de grandes inspirações. PEIXES Quando você consegue suportar as frustrações geradas pelo confronto com a realidade, está apto a cultivar relações muito mais duradouras. É tempo de conquistar maturidade e estabilidade.

24/01/2014 21:06:09


7

Sábado e domingo, 25 e 26 de janeiro de 2014

Novelas

Joia Rara -

Intérpretes definidos

Globo

Toni passa a noite com Gaia Belmira se arruma, deixando Odilon e Nuno encantados. Toni passa a noite com Gaia. Hilda termina com Toni. Pilar conta para Manfred sobre o plano de Franz. Ernest finge passar mal e é levado para o hospital. Manfred denuncia Franz ao delegado. Ernest se emociona ao ver Franz, mas não revela a verdade sobre Manfred. O delegado chega ao hospital com Manfred, pede para revistar os leitos e não encontra Franz. Sílvia diz a Bibiana que precisa pesquisar sobre a família Hauser para tentar se lembrar de tudo. Davi é contratado por Valter. Franz sai da enfermaria vestido de médico sem ser visto por Manfred e o delegado.

Além do Horizonte - Globo

Hermes e Tereza são presos

LC ampara Lili, que se desespera com a notícia da suposta morte de William. Priscila fica surpresa ao saber por Heloísa que LC está vivo. Kléber manda Edu e seus capangas capturarem Celina e William. Júlia fica furiosa quando André a apresenta para a filha como sua amiga. Nilson vê Edu e seus capangas levando William e Celina. Líder Jorge entrega ao contato da Polícia Federal os dossiês contra Tereza e Hermes. Celina e William conseguem fugir de Kléber com a ajuda de Nilson. Tereza e Hermes chegam ao Rio de Janeiro. Thomaz fala para Heloísa que conversou com Lili. Hermes e Tereza são presos.

Amor à Vida - Globo César tenta atingir Aline Félix explica seu plano para surpreender Aline. Niko não deixa Eron dormir em sua casa. Félix desiste de visitar Niko ao ver Eron ir embora. Carlito tenta convencer Ordália a voltar com Denizard. Pilar se surpreende ao saber que Mariah é tia de Aline. Félix marca de se encontrar com Ninho no restaurante de Niko. Valdirene se prepara para sua sessão de fotos. Tamara insiste para que Edith acelere as coisas com Herbert. Natasha pede Thales em casamento. Valdirene desmaia no momento em que vai tirar suas fotos. Aline acerta com Ninho os detalhes do plano antes de fugirem. Félix e Niko discutem. Félix, Pérsio e Bruno chegam à casa de César e surpreendem Aline e Ninho. César tenta atingir Aline. Observação: os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

07_new.indd 14

Obra inédita de Lope de Vega A Fifa, em parceria com a Sony Music, anunciou na última quinta-feira, em evento realizado no Maracanã, no Rio de Janeiro, que Claudia Leitte será a responsável por gravar a canção oficial da Copa do Mundo de 2014 em parceria com Pitbull e Jennifer Lopez. A música foi intitulada We Are One (Ole Ola), com versão em português chamada Nós Somos Um. A canção foi escrita e produzida por Pitbull, que já tinha revelado o título em sua conta no Twitter. O cantor, que já trabalhou com J-Lo em sucessos como On the Floor e Dance Again, agora tenta repetir o sucesso que Shakira alcançou em 2010 com o hit Waka Waka (This Time for Africa). A música ainda não tem data para lançamento. “É um prazer muito grande representar meu país. Sabemos torcer, comemorar e representar. Entregamos amor como ninguém”, disse a cantora em coletiva.

Uma cópia manuscrita da comédia inédita Mujeres y Criados, escrita há quatro séculos pelo dramaturgo espanhol Félix Lope de Vega e que acreditava-se perdida, foi descoberta na Biblioteca Nacional da Espanha (BNE). A obra foi identificada graça ao trabalho de Alejandro García Reidy, professor da Universidade americana de Syracuse e membro do grupo Prolope da UAB, responsável por investigar e editar este mestre da literatura espanhola.

Vestindo como a realeza O projeto Rent The Runway fez sucesso nos Estados Unidos ao permitir o aluguel de roupas de grandes grifes por uma fração do preço original. Agora, a concorrente britânica Girls Meets Dress surgiu com uma novidade que permite que qualquer um se vista, literalmente, como a realeza. O site disponibilizou modelos de vestidos usados por Kate Middleton. Dos 14 modelos oferecidos da marca britânica Beulah London, – uma das favoritas das irmãs Middleton, Kate e Pipa - pelo menos três podem ser encontrados no armário da Duquesa de Cambridge. Entre eles, um vestido vermelho usado por Kate em uma festa beneficente em 2011, ao preço de 79 libras por duas noites. Outro, que ela usou durante a visita a uma mesquita na Malásia (foto), custa 59 libras.

Tarantino indignado O diretor Quentin Tarantino (foto) ficou tão indignado com o vazamento do roteiro de seu novo filme, o faroeste The Hateful Eight, que desistiu de filmar o projeto e iniciou uma caçada pelo responsável. “Eu estou muito, muito deprimido. Eu terminei o roteiro, ainda era um esboço, e eu não planejava começar as filmagens até o ano que vem”, disse o diretor. “Eu entreguei o texto para seis pessoas e, aparentemente, uma delas deixou vazar.” Seu principal suspeito é o agente do ator Bruce Dern, indicado ao Oscar 2014 por Nebraska, e bem cotado para estrelar o longa, caso o projeto tivesse ido em frente. Já os representantes de Dern dizem que não foram os responsáveis e que a culpa seria do próprio Tarantino, que distribuiu o roteiro sem a usual marca d’água, que costuma prevenir esse tipo de incidente.

Rebelde Justin Bieber continua fazendo manchetes por onde passa. Esta semana, o cantor estava em Miami quando foi detido por policiais. Ele dirigia em alta velocidade para uma corrida de rua e, sob influência de álcool e outras drogas. O jovem cantor estava em uma Lamborghini amarela, e depois de passar em uma casa noturna, dirigia em alta velocidade pelas ruas da Flórida quando foi perseguido por viaturas. No outro carro, uma Ferrari vermelha, estaria Crazy Khalil, colega de Bieber na gravadora Def Jam. Segundo o que foi divulgado, Bieber ainda estava com a carteira de motorista vencida.

De volta à ativa Depois que se reuniram para um show beneficente em outubro do ano passado, o guitarrista Edgard Scandurra e o vocalista Nasi resolveram retomar as atividades do Ira!. O grupo, inclusive, já estaria comprometido com 200 shows até 2015. A turnê deve ser batizada de Núcleo Base, uma referência a um dos grandes sucessos da banda, que estava separada desde 2007. A primeira apresentação acontece em maio. Só não fica claro qual o resto da formação do grupo que vai compor o Ira!

24/01/2014 20:12:15


Sábado e domingo, 25 e 26 de janeiro de 2014

GRAMMY

Festa da música com ótimos shows Amanhã é o dia da disputa pelo maior prêmio da música. A cerimônia da 56ª edição do Grammy Awards será realizada, às 23h (horário de Brasília), no Staples Center, em Los Angeles e pode ser acompanhada pelo canal pago TNT. Dentre as 82 categorias disputadas, o cantor e produtor Jay-Z é o destaque nas nominações, com nove indicações ao prêmio. Kendrick Lamar, Macklemore & Ryan Lewis, Pharrell e Justin Timberlake vêm logo atrás na disputa, com sete indicações cada, seguidos de Drake e Bob Ludwig, com cinco. O título a melhor álbum do ano promete ser acirrado. Tida como uma das mais tradicionais, a categoria terá disputa entre Daft Punk, Macklemore & Ryan Lewis e Taylor Swift, Kendrick Lamar e Sara Bareilles. A noite será de 13 apresentações de músicos ao vivo. Entre as atrações, estão o duo francês Daft Punk, concorrente em cinco categorias, e que se apresenta junto com Stevie Wonder, Pharrell e Nile Rodgers; além de Kendrick Lamar que se apresenta ao lado do Imagine Dragons. Pink, Nate Ruess, Beyoncé, Jay Z, Lorde, Katy Perry, Macklemore e Metallica também estão confirmados. A mais aguardada, entretanto, é a apresentação dos ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr. Os únicos membros vivos do quarteto de Liverpool receberão a distinção Recording Academy Lifetime Achievement, uma homenagem ao conjunto da obra da banda.

Álbum do ano * The Blessed Unrest - Sara Bareilles * Random Access Memories - Daft Punk * Good Kid, M.A.A.D City - Kendrick Lamar * The Heist - Macklemore & Ryan Lewis * Red - Taylor Swift Canção do ano * Just Give Me A Reason - P!nk feat. Nate Ruess * Locked Out Of Heaven - Bruno Mars * Roar - Katy Perry * Royals – Lorde * Same Love - Macklemore & Ryan Lewis

O rapper Jay-Z é o cantor com maior número de indicações: são 9 no total

Gravação do ano * Get Lucky - Daft Punk feat. Pharrell * Radioactive - Imagine Dragons * Royals – Lorde * Locked Out Of Heaven - Bruno Mars * Blurred Lines - Robin Thicke feat. T.I. and Pharrell Artista revelação * James Blake * Kendrick Lamar * Macklemore & Ryan Lewis * Kasey Musgraves * Ed Sheeran Melhor performance pop solo * Brave - Sara Bareilles * Royals - Lorde * When I Was Your Man - Bruno Mars * Roar - Katy Perry * Mirrors - Justin Timberlake

Macklamore & Ryan Lewis concorrem ao prêmio de Melhor Álbum do Ano, por Same Love

Homenagem para os garotos de Liverpool Além das apresentações individuais que farão na cerimônia de premiação do 56º Grammy Awards, Paul McCartney e Ringo Starr (foto) se reunirão no especial televisivo que a Academia Nacional de Gravação, Artes e Ciência prepara em comemoração aos 50 anos da primeira aparição dos Beatles na televisão dos Estados Unidos. Intitulado The Night That Changed America: A Grammys Salute to The Beatles (A noite que mudou a América: uma saudação do Grammy aos Beatles, em tradução livre), o especial que será gravado na segundafeira, dia 27, vai ao ar no dia 9 de fevereiro, no canal americano CBS, e vai contar com a participação de diversos nomes que prestarão homenagem à banda. Algumas das músicas escolhidas para o programa serão Do’t Let Me Down, que será apresentada por John Mayer e Keith Urban e Let It Be, que será interpretada por Alicia Keys e Jonh Legend. A programação contará também com show de Maroon 5, além de apresentação da Eurythmics, formada por Annie Lennox e David A. Stewart, a dupla ganhou diversos prêmios durante a carreira e se reunirá pela primeira vez desde 2005.

08.inddnova.indd 2

Principais indicações

Melhor performance pop por grupo * Get Lucky - Daft Punk feat. Pharrell * Just Give Me a Reason - Pink feat. Nate Reuss * Stay - Rihanna feat. Mikky Eiko * Blurred Lines - Robin Thicke feat. Pharrell Williams & T.I. * Suit & Tie - Justin Timberlake feat. Jay Z Melhor música composta para filme * Atlas - Coldplay * Silver Lining - Jessie J * Skyfall - Adele * We Both Know - Colbie Caillat feat. Gavin DeGraw * Young And Beautiful - Lana Del Rey * You’ve Got Time - Regina Spektor Melhor clipe * Safe and Sound - Capital Cities * Picasso Baby: A Performance Art Film - Jay Z * Can’t Hold Us - Macklemore & Ryan Lewis feat. Ray Dalton * Suit & Tie - Justin Timberlake feat. Jay Z * I’m Shakin’ - Jack White

24/01/2014 21:05:40

Caderno Dois 25.01.2014  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you