Page 1

Sábado e a domingo, 22 e 23 de junho de 2013

EXPOSIÇÂO

História do jornalismo é resgatada em mostra Nesta segunda-feira tem início a exposição multimídia Infoera: mídia e jornalismo através da história. Com seis locações, a mostra promete ações de interatividade com os visitantes. Desenvolvida por acadêmicos do curso de Comunicação Social – habilitação Jornalismo, a exposição conta a história do jornalismo, nas diversas mídias, jornal impresso, rádio, televisão, jornal digital e fotografia. Com exposição de câmeras fotográficas desde a década de 1930. cada uma das câmeras irá mostrar um período diferente da história da fotografia, sendo que no final acontece a primeira ação de interatividade:o visitante poderá fazer um registro seu na exposição, transferir a foto para um computador, e postá-las na fanpage de Infoera no Facebook. Também será mostrada a evolução da manipulação de imagem, desde o tempo em que isso era feito em negativos até a

Fotos da mostra foram feitas pelos alunos

01.indd 1

manipulação digital, com programas de edição de imagem. A evolução do texto impresso também será mostrada, com as mudanças no decorrer da história do jornalismo. O visitante poderá comparar as diferentes realidades com um jornal de 1940 ao lado de um portal de notícias. Na locação de rádio, a produção dos acadêmicos será disposta em aparelhos de diferentes períodos do rádio. Cada um dos aparelhos terá um programa, contando a história do período em que o aparelho existia. Ainda, um vídeo ficcional conta a rotina de um jornalista desde o começo do século XX até os dias atuais: o que mudou, como mudou e quais os desafios da profissão nas próximas décadas. Informativos impressos serão distribuídos aos visitantes. De acordo com o professor do curso de Comunicação Social Felipe Dorneles, o trabalho foi desenvolvido de forma bastante multidisciplinar, o que acabou contribuindo grandemente com a dedicação dos alunos em relação às disciplinas. A exposição é uma atividade do componente curricular Produção Multimídia II, ministrado pelo professor Felipe Dorneles. A organização é dos alunos Alécio Baroni, Araciele Ketzer, Genaro Caetano, Guilherme Sebastiany, João Pedro Vandersand, Margarida Goldschmidt, Mariana Rick, Priscila Heldt, Sabrina Bertollo e Vinicius dos Santos; com a colaboração: Gabriel Garcia, Jorge Salles, Mateus Tamiozzo, Patricia Kuhn, Rafael Meinecke, Rúbia Schwanke e Suelen Kommers. Infoera: mídia e jornalismo através da história estará aberta à visitação do público de 24 a 28 de junho, nos turnos da tarde e noite, no Câmpus da Unijuí em Ijuí. Informações na FanPage da exposição no Facebook – www.facebook.com.br/ infoeraexposicaomultimidia.

As câmeras que compõe a exposição servirão para mostrar cada época da história

Para interagir com o público, a exposição permitirá um registro fotográfico que será postado na fanpage da Infoera no Facebook

24/06/2013 08:37:43


2

Sábado e domingo, 22 e 23 de junho de 2013

FOTOGRAFIA

Projeto mostra pessoas expondo suas maiores inseguranças Muito tem se falado sobre bullying nessa geração, mas o fato é que todos nós sofremos um pouco com provocações alheias quando crianças ou mesmo adultos, em maior ou menor grau. Algumas pessoas, aliás, carregam pela vida estereótipos criados pelas pessoas que as cercam. Para gerar segurança através da insegurança das pessoas, o fotógrafo Steve Rosenfield criou o projeto fotográfico “What I Be Project“, no qual ele faz retratos de pessoas exibindo no corpo suas maiores inseguranças com

as quais tiveram que lidar durante a vida. Para tirar as fotos, o fotógrafo pediu que cada pessoa participante respondesse a pergunta: “Eu não sou meu(minha…)”. As respostas obtidas foram as mais variadas, desde “eu não sou meu aborto“, até “eu não sou minha raça” – resposta “dada” por um pitbull que automaticamente sofre bullying por ser de uma raça considerada agressiva. No corpo, cada pessoa escreveu algum tipo de julgamento que estava acostumada a ouvir de outras pessoas.

No ensaio fotográfico as pessoas escreveram na pele palavras representando seus medos

Ironia inspira belas cenas da continuação de ‘Monstros S.A.’ “Monstros S.A.” (2001) é a terceira animação da produtora Pixar a ganhar uma sequência. Desde que a continuação foi anunciada, a dúvida era saber qual exemplo ela iria seguir entre os casos anteriores. Embora no conjunto seja inferior ao original, o filme se esforça para encontrar uma nova história que faça jus a personagens que se tornaram muito queridos pelo público. Na verdade, trata-se de um “prequel” --uma obra que mostra o que ocorreu cronologicamente antes dos acontecimentos do original. Aqui ficamos sabendo como Mike e Sulley, os protagonistas do primeiro filme, se conheceram no primeiro ano da Universidade Monstros. De personalidades opostas, eles se tornam logo inimigos, depois aliados a contragosto e, por fim, amigos inseparáveis. Em “Universidade Monstros”, as citações ao universo tão americano dos filmes universitários estão em todo lugar: fraternidades, fortões, nerds, “losers” etc. Esse resgate irônico das convenções inspira belos momentos de humor --e torna a produção atraente também para adultos com nostalgia pelos filmes de sua adolescência.

Livros

A Síndrome

Um estranho caso atrapalha as férias de verão de Lucie Hennebelle, tenente de polícia em Lille, na França. Seu exnamorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia. Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios, é chamado para investigar um crime violento. No norte da França, cinco cadáveres não identificados, mutilados de maneira atroz, foram encontrados durante as escavações para construção de um oleoduto.

Livre Livre é um megassucesso de vendas e crítica que conta uma história de sobrevivência, tristeza e redenção sobre o que a vida tem de melhor e pior. Aos 22 anos, Cheryl Strayed achou que tivesse perdido tudo. Após a repentina morte da mãe, a família se distanciou e seu casamento desmoronou. Quatro anos depois, sem nada a perder, tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar, sozinha, cerca de 1.770 quilômetros pela costa oeste dos Estados Unidos – do deserto de Mojave.

O fim de todos nós Kaelyn acaba de ver o melhor amigo partir. Ela tem dezesseis anos e voltou agora para a ilha onde nasceu, depois de um período morando no continente; ele está fazendo o caminho inverso, vai estudar fora. O que sentem um pelo outro não está muito claro, ela o deixou ir embora sem nem mesmo dizer adeus, e a última coisa que passa por sua cabeça é nunca mais vê-lo. Mas, pouco tempo depois, isso está bem perto de acontecer. A ilha de Kaelyn foi sitiada e ninguém pode entrar nem sair: um vírus letal e não identificado se espalha entre os habitantes. Entre os sintomas da doença misteriosa está a perda das inibições sociais.

02.indd 1

24/06/2013 08:38:08


cad erno AG EN DA Aimoré. A Sociedade Esportiva Aimoré convida para o Baile da 2ª e 3ª Idade hoje, com início às 16h e animação da Banda Fênix, de Santo Ângelo. Até as 16 h o ingresso é livre para o público feminino. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados.

3

Sábado e domingo, 22 e 23 de junho de 2013

Nova diretoria

Vir a Ser Teatro apresenta Bodas de Papelão

...........................................................................................

Grupo Amigos para Sempre. Promove domingueira no Gervi com animação da banda Scala, de Santo Ângelo. Início às 15h30. Casais que chegarem até este horário ganham uma cerveja e ingressos individuais dão direito a um refrigerante . Informações pelo telefone 9615-3210 com Ieda.

........................................................................................... Café Colonial. O Café Colonial Beneficente, no Centro Evangélico acontece amanhã, entre as 15h e 20h. As fichas estão sendo vendidas a R$ 10 e o consumo a mais será acertado no dia. O evento é uma promoção da Comunidade Evangélica de Ijuí em benefício das obras da Igreja do Relógio.

........................................................................................... Pacote Turístico. Estão abertas as inscrições para o pacote turístico Rodoaéreo Bonito até o dia 28 de junho. A viagem será realizada de 21 a 28 de julho e contará com passeios na Gruta do Lago Azul, e Estância Mimosa (trilha e cachoeira), Rio Formoso (passeio de bote), Ilha do Padre, Aquário Natural (com flutuação). A hospedagem será no Hotel Praia Parque em Bonito com café da manhã. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no Sesc pelos telefones 3332-7511 ou 3332-7845.

........................................................................................... Festa Junina. A Escola Municipal Fundamental Estado do Amazonas promove, na segunda-feira, no turno da tarde, a tradicional Festa Junina, envolvendo todos os segmentos da comunidade. A programação é alusiva aos 48 anos de atividades da escola, comemorados no dia 19 de junho.

Jucelaine Z. Keller passou a presidência para Rosane Stucky

Na quarta-feira ocorreu a posse da nova diretoria da ASRI (Associação das Senhoras dos Rotarianos de Ijuí), mais conhecida como Casa da Amizade. Sua existência é consequência do Rotary, mas com vida própria e estatutos regendo o seu funcionamento. É formada por esposas de rotarianos e voluntárias. A entidade tem como princípio a prestação de serviços de caráter assistencial, moral e cultural, sem fins lucrativos. Na posse, Jucelaine Z. Keller passou a presidência para Rosane Stucky que atuará no ano rotário 2013/14. Jucelaine teve como vice-presidente Esther Sabo Buccholz. Já Celi Beal e Araci Baggio Leite serão as vices de Rosane Stucky, nova presidente.

Advogados na Cozinha

O espetáculo Bodas de Papelão será apresentado no domingo

O Grupo Vir a Ser Teatro de Ijuí apresenta o espetáculo Bodas de Papelão amanhã, em sua sede. Segundo o produtor cultural do grupo Geziel Souza, o objetivo é apresentar o espetáculo e promover um debate sobre o assunto, que trata da história real de um casal de moradores de rua. “É um espetáculo lindo, o espectador vai do riso à reflexão, passando pela emoção. É uma peça recheada de atrações que provocam muitas reações no público”, destaca. Durante os próximos quatro domingos a peça será realizada. A apresentação inicia-se às 19 h e tem ingressos limitados a 20 pessoas. Os ingressos podem ser adquiridos ao preço de R$10. Reservas e informações pelo telefone 9205-1964. A apresentação acontece na Rua Tiradentes, nº 410.

Almoço do Peixe A Colônia de Pescadores Z-18 realiza no dia 30 de junho o 10º Almoço do Peixe. A partir das 10h30 serão servidos peixe frito e polenta. Posteriormente, ensopado e em seguida o almoço, que terá no cardápio peixe frito, assado e grelhado, pizza, molho branco e vermelho, batata refogada ao molho da casa, polenta, arroz branco, buffet de saladas e cucas coloniais. Haverá brinquedos para as crianças. A animação será por conta de Adelar Wisch e conjunto. Crianças até 10 anos não pagam e as fichas custam R$ 20. Informações pelo telefone 3332-3355.

Sorvebella serve sopas

De volta todas as quartas-feiras o tradicional Buffet de Sopas da Sorvebella. Sempre das 18h às 22h, quatro diferentes sabores de sopas quentinhas no Buffet e com diversos tipos de temperos para adicionar a gosto. Reservas pelo 3332-2122. Visite o site www.sorvebella.com.br

Chá de Inverno A Paróquia São Geraldo promove o Chá de Inverno no dia 3 de julho, na Cripta, a partir das 15h. Além das delícias à mesa, o evento também terá um desfile de modas a cargo de Circe Modas. Ainda, homenagens, sorteios de prêmios e rifa também farão parte da programação. As fichas para o chá estão sendo vendidas ao preço de R$ 8, mais a doação de um quilo de alimento não perecível ou material de higiene pessoal. Informações 3332-4620 ou 3332-5015.

Grupo de cozinheiros na última edição do jantar Advogados na Cozinha

O tradicional jantar Advogados na Cozinha acontece hoje, às 20h, na Casa da Amizade. O evento é aberto à comunidade e as fichas podem ser adquiridas com integrantes da diretoria, comissões,

03_referencia.indd 1

Conselho Ético ou diretamente na sede administrativa da OAB no Edifício Hass Center, ao valor de R$ 25 adulto e R$ 15 de 10 a 14 anos. No cardápio preparado pelos advogados da 23ª Subsessão

da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estão pratos quentes, costelão, carnes, peixe, mix de saladas e sobremesa. A animação da noite com música ao vivo ficará a cargo de Roberto Bones.

Sopas do Confraria O Confraria Restaurante oferece todas as noites de quintafeira buffet de sopas. O menu de pratos e pizzas será mantido para quem preferir. Tele-entrega e reservas 33322355 / 8416-0227. Confira nosso menu no site: www.confrariarestaurante.com.br

24/06/2013 08:38:26


4

Sábado e domingo, 22 e 23 de junho de 2013

Aniversários

BODAS DE OURO Com a bênção de Deus e do padre SÍlvio, da Igreja Nossa Senhora da Natividade, comemoraram no dia 1º de junho cinquenta anos de casados José Valdir e Nelci Sonia Ceccato. Com alegria participaram da celebração as filhas Márcia e Joseani, os genros Alberto e Marcio, a neta Bibiana e seu esposo Luiz e os netos Sólon e Lorenzo. Agradecidos pela presença de parentes e amigos, a confraternização foi no Restaurante Confraria.

Comemorou mais um ano no dia 15 de junho, Ygor Felipe de Oliveira Pastorello. Ele recebe a homenagem e o carinho da mamãe Rosa Oliveira, do papai Elessandro Pastorello e dos imãos Jonhy, Yasmin e Marcony. Feliz Aniversário, Ygor!

Espaço Aquarella Kids

Ana Júlia Berton completou 4 anos ao lado do pai Volmir e da mãe Mônica. Com uma animada festa, seus amiguinhos e familiares se divertiram e comemoraram a data. Parabéns, Ana Júlia!

Contatos: • 81468888/ 96072500/ 91217222

Parabéns Ruth Cesar da Silva, esposa, mãe, avo, e bisavó que completa 86 anos no dia 25 de junho. Obrigado por podermos contar contigo em todas as horas, em momentos de alegria, de tristeza, conquistas e dificuldades. Você é uma autêntica guerreira. Com grande carinho, a homenagem é dos seus filhos Glauce e Claudio Ribeiro da Silva.

Completou seu primeiro aninho Alice Vargas Rodrigues. Ao lado da mamãe Rosângela, o papai Claudiomiro e mano Leandro e demais amigos e familiares, uma linda festa marcou a data. Feliz Aniversário, Alice!

Na web: • www.aquarellakidsbuffet.com.br • facebook.com/aquarellakidsbuffet No dia 21 de junho, Gabrielli da Rosa Costa completou 11 anos. Juntamente com os pais Eduardo e Carla recebeu amigos e familiares. A data foi comemorada no Restaurante Lukão. Felicidades!

04 certa.indd 1

24/06/2013 08:38:51


5

Sábado e domingo, 22 e 23 de junho de 2013

Noite diferenciada no Clube Ijuí No último sábado a noite especial foi realizada no Clube Ijuí. O jantar dançante com animação de Sandro Dreher e Marlon embalou a noite dos casais que puderam desfrutar de um agradável momento para celebrar o Dia dos Namorados. Com apresentações da Academia Movimento

o Clube Ijuí foi palco de danças que empolgaram à todos para aproveitar a noite. Após as readequações em seu espaço físico, o clube que completou 108 anos em maio continua promovendo seus tradicionais eventos e promete para os próximos meses programações variadas para animar a sociedade ijuiense.

Festa Junina no Sesc é transferida Em razão do mau tempo, o Sesc transferiu o arraial para o próximo fim de semana. Entre os dias 28 e 30 de junho a 15ª Festa Junina contará com uma programação diversificada. Na sexta-feira, a partir das 18h acontece um arraial infantil, comidas e bebidas típicas também serão servidas. Às 21h30 show com o Grupo Tchê Guri. Ingressos para comerciários com apresentação do cartão terão entrada gratuita. Para empresários/usuários R$ 10 e para estudantes e idosos R$ 5. No sábado, a partir das 14h haverá apresentações artísticas com casamento caipira, arraial infantil, dança da quadrilha, pescaria a cargo da maturidade ativa, mateada e comidas típicas. Às 19h show com bandas locais e entrada gratuita. No domingo, a prtir das 14h tem mateada, comidas típicas, arraial infantil e apresentações artísticas de invernadas dos CTGs. Às 17h show com o Grupo Bem Campeiro e a entrada é gratuita. Informações podem ser obtidas pelo telefone do Sesc 3332-7511.

Arraiá da Rua 15

Marta e Jeferson Altmeier

Pipoca, quentão e muitas promoções na Rua 15. Para dia de São João, os lojistas preparam uma grande festa junina para receber os clientes e a comunidade. Na segunda-feira serão servidas comidas típicas, junto de brincadeiras e muita diversão. O Arraiá da Rua 15 será aberto ao público e ocorre a partir das 14h até as 19h.

Jorge e Rosângela Schimanoski

Academia Movimento

Consciente da importância do exercício físico para a saúde e bem-estar do indivíduo, a Academia Movimento a cada dia oferece novas modalidades e horários em seu quadro. Assim, está com uma promoção especial para aulas de pilates de solo e aparelhos, tendo o profissional responsável, com cursos na área e formação em Fisioterapia. Informaçoes na Rua Mato Grosso, 75 ou pelo telefone 3332-4378.

Arraial da Kika

Lígia e Valdecir Bürgel

Airton e Ana Rolim

Desfile marca encerramento de curso de modelo O encerramento do curso de manequim e modelo realizado pelo produtor e caçatalentos Luiz Carlos Leindecker aconteceu na quinta-feira no Clube Ijuí. O evento contou com o desfile de 36 alunos que apresentaram as técnicas aprendidas em aula. Os alunos com idades entre seis e 16 anos foram para a passarela com modelos das lojas Gema, Pérola Fashion, Kika Moda Íntima, Óptica Wolff e Calçamax, que apresentaram as coleções para a estação.

05.indd 1

Hoje e na segunda-feira as lojas Kika Moda Íntima promovem um Arraial. Os eventos terão comidas típicas da época de São João e quentão, que serão servidos durante todo o dia. A Kika da rótula e do Shopping JB, em Ijuí e a Kika de Panambi convidam as clientes para desfrutar de agradáveis momentos e conferir as promoções de pijamas e robes para a estação. Informações pelo fone 3332-2333.

24/06/2013 08:39:28


6

cad erno

Sábado e domingo, 22 e 23 de junho de 2013

Novelas

Nasce filho de Eike Batista

Flor do Caribe - Globo

Nasceu nesta quarta-feira, 19, o filho de Eike Batista e Flávia Sampaio, segundo a coluna de Ancelmo Gois, do jornal "O Globo". A advogada, que está com o empresário há nove anos, teria dado à luz um menino, que foi chamado de Baldur. Eike já tem dois filhos, Thor e Olin, de seu casamento com Luma de Oliveira. Na terça, 18, Flávia, que cuidou bastante da saúde e de sua boa forma durante a gravidez, ainda estava malhando. Ela publicou uma foto, às 6h38, no Instagram onde fazia exercícios em uma bola de pilates e contou aos seguidores que havia perdido o sono. "Bom dia! Já que perdi o sono, hora de malhar! Bola e elástico são os exercícios da vez. #workout #pegandoleve #pregnant #countdown", escreveu.

Ester encontra fotos, joias e objetos roubados na mansão

Baldur é o nome do mais novo herdeiro de Eike Batista

Susana Werner é assaltada em Fortaleza: "Com arma na cabeça" Susana Werner passou por um susto na noite de ontem. Na madrugada desta quinta-feira, 20, a atriz, que é mulher do goleiro da Seleção Brasileira Júlio César, contou, em seu Facebook, que foi assaltada em Fortaleza, Ceará. "Me levaram tudo, com arma na cabeça. Obrigada, meu Deus, por estar viva. Não sei como voltarei para o Rio amanhã, essa noite vai ser longa. Sem passaporte, sem identidade, sem carteira de motorista, sem cartões de crédito, sem dinheiro, porém com vida. Isso em Fortaleza, naAvenidaVirgílio Távora. Não se pode sair de casa à noite pelo Brasil", escreveu a atriz. De acordo com a Delegacia de Turismo de Fortaleza, durante a madrugada Susana fez um boletim de ocorrência, acompanhada do pai e de uma amiga. Segundo uma fonte do EGO, o assalto aconteceu por volta de 1h30 e Susana estava em um carro quando foi abordada por três criminosos, um deles armado.

Lady Gaga Planejando uma volta triunfal para o MTV Video Music Awards em agosto deste ano, após se recuperar de uma cirurgia no quadril, a cantora Lady Gaga terá de enfrentar um processo de plágio antes de retornar para os palcos. De acordo com o site Radar Online, a acusação foi feita por uma artista francês chamada Orlan, que alega que a intérprete de Born This Way copiou o seu visual de trabalho e pede uma indenização de 63 milhões de reais, o equivalente a 31 milhões e 500 mil dólares. Segundo informações, alguns dos implantes que Gaga usou para promover Born This Way e até mesmo a maquiagem escolhida por ela são iguais a alguns apresentados em esculturas de Orlan.

Justin Bieber posta foto Depois de ser inocentado por atropelamento de paparazzi, Justin Bieber postou em sua conta oficial do Instagram uma imagem em que aparece exibindo as grandes correntes douradas, de boné e camisa pretas. Na legenda, o astro foi bastante econômico e escreveu apenas Versace, não se sabe se ele estava se referindo a alguma das peças de roupa que estava usando, ou à grife em si.

Shakira acena para fãs no Brasil Shakira voltou ao consulado dos Estados Unidos, no Rio, nesta sexta-feira, 21. A cantora, que havia visitado outra unidade da instituição, na Zona Sul da cidade, nesta quinta, 20, mostrou muita simpatia ao deixar o local e, com um sorrisão no rosto, acenou para os fãs que a chamavam antes de entrar em seu carro.

Ator de 'Malhação' está irreconhecível em protesto

06_referencia.indd 14

Sangue Bom - Globo

Bento fala para Maurício que está com Amora Irene estranha a reação de Fabinho. Malu discute com Amora por causa de Bento. Tina obriga Xande a confirmar para Bárbara que Kevin é o culpado por seus importunos virtuais. Tito convence Sheila a não ligar para a polícia. Verônica/Palmira diz para Érico conversar com Renata depois que ela sair do hospital. Bento vê a foto da campanha que Amora fez com Maurício. Maurício afirma que se casará com Amora. Fabinho entrega o endereço de Irene para Sueli Pedrosa. Tina afirma a Xande que protegerá Kevin. Renata acorda e é recebida por Érico. Bento fala para Maurício que está com Amora. Irene entra em pânico quando Sueli Pedrosa bate na porta de sua casa.

Amor à Vida - Globo

Ninho decide ver Paulinha e Bruno o enfrenta

Jennifer Lopez Na última quinta-feira, dia 21, Jennifer Lopez foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, nos Estados Unidos. A cantora, atriz e ex-jurada do American Idol foi a 2.500ª personalidade a fincar as mãos na calçada mais famosa do mundo, de acordo com a CBS News. O namorado da cantora, Casper Smart e os gêmeos, Max e Emme, também estavam presentes na cerimônia, além de Pitbull e Jane Fonda, que disse inclusive que a cantora merecia não apeas uma estrela, mas um bloco inteiro.

Ester encontra fotos, joias e objetos roubados e conta a Samuel que Alberto e Dionísio planejam levar as relíquias para fora do Brasil. Alberto percebe que Ester não está em casa. Bibiana desconfia quando Lipe lhe diz que não se sente bem para ir à aula. Dom Rafael avisa a Cassiano que o avião que era dele, e agora é de Alberto e Gonzalo, transportará uma carga contrabandeada. Cristal tenta convencer Ester de que não houve nada entra ela e Cassiano.

Lembra dele? Bernardo Mendes, que ficou famoso na pele do personagem Bodão na temporada 2008 de "Malhação", apareceu irreconhecível durante a manifestação que aconteceu nesta quinta-feira, 20, no Centro do Rio de Janeiro. De barba longa, bigode e com os braços tatuados, o ator pouco lembra o adolescente de cachinhos castanhos que trabalhava na novelinha teen. Bernardo está longe das telas desde fevereiro de 2013, quando fez uma participação no seriado "Pé na Cova".

Samara Felippo mostra o pezinho de sua filha recém-nascida Samara Felippo não cansa de babar na filha, Lara, que irá completar um mês de vida no próximo dia 25. Na manhã desta sexta-feira, 21, a atriz compartilhou com seus seguidores do Instagram uma foto que mostra o pezinho da menina com uma meia que lembra um tênis. Acompanhada do marido Leandrinho, Samara Felippo deixou a maternidade na última segunda-feira, 27, às pressas e não quis posar para fotos com a recém-nascida nos braços. Lara é a segunda filha do casal, que já é pai da pequena Alícia, de 3 anos.

Paloma é sedada para se manter no CTI. Ordália é impedida de cuidar da neta. Elenice ouve Bruno falando com Glauce sobre a sua suposta paternidade. Niko e Patrícia explicam o plano de Amarilys para Eron. Denizard defende Pilar de um insulto de Félix e Ordália fica enciumada. Lutero decide alterar a medicação de Paulinha. Patrícia manda Michel para fora de seu apartamento. Leila exige que Thales se case com Nicole. César pede que Priscila confirme que ganhou um carro dele. Aline não deixa César sair de sua casa. Valdirene pede para Carlito levá-la a um treino de futebol. Ninho suspeita de que Paulinha seja sua filha.

24/06/2013 08:39:52


Sábado e domingo, 22 e 23 de junho de 2013

7

Horóscopo

Menstruar ou não? Especialistas explicam os métodos e as consequências para o corpo Em algum momento você já deve ter pensado: “como seria bom não menstruar”. Cólicas, inchaço e irritabilidade são alguns dos incômodos que muitas mulheres consideram desnecessários e insuportáveis todo mês. Para quem cansou de passar por isso, já existem opções saudáveis que interrompem o ciclo sem prejudicar a saúde. “Todas as mulheres podem parar de menstruar, principalmente as que têm sintomas como cólicas, TPM, hemorragias e anemias.As que não podem são aquelas que têm alergias a algum componente das medicações ou rejeições”, explica a ginecologista Daniela Gouveia, da clinica Vivid. Para escolher o melhor tipo de método, é necessário procurar um profissional, que avalia fatores como idade e propensão a engordar. "A receita não é igual para todas. As pílulas têm composições diferentes umas das outras e vão ser prescritas de acordo com as características de cada uma. Mulheres acima do peso, que têm um fluxo menstrual muito intenso, que têm hipertensão arterial, todos esses perfis são analisados minuciosamente pra evitar que, ao longo do uso, ocorram alterações desnecessárias. O que não pode acontecer, e que é comum, é pegar a "receita da amiga" como uma solução”, diz o ginecologista Domingos Mantelli, pós-Graduado em Medicina Legal e Perícias Médicas pela USP. Deixar de menstruar deixou de ser um tabu entre os médicos, que concordam com o processo e afirmam que não há qualquer risco para uma futura gravidez. Para quem tem endometriose, os ginecologistas frisam que interromper o ciclo é mais do que uma opção, é quase uma necessidade. “Concordo e prescrevo, pois é sabido que não há riscos, apenas benefícios. A menstruação serve apenas para receber o embrião após uma fecundação”, diz Daniela. O número de gestações da mulher moderna é reduzido e, portanto, considera-se que ela tenha cerca de 350 menstruações durante toda a vida. Alguns estudos, como informa o doutor Mantelli, dizem que com a redução de ciclos elas ficam menos expostas às oscilações hormonais e a possíveis consequências, como o aparecimento de miomas --embora isso não queira dizer que não aparecerão. Os métodos Para interromper a menstruação, pode-se recorrer a pílulas combinadas, com estrógenos e progesteronas, unicamente de progesteronas, injeções e o DIU, dispositivo intraulterino, de progesterona. O DIU é introduzido no útero no consultório médico e tem uma validade de cinco anos, fazendo cerca de 80% das mulheres pararem de menstruar. “Outro método muito usado é o implante de progesterona que é uma cápsula bem fina implantada abaixo da pele do braço e que pode ficar até três anos”, completa Daniela. O doutor Domingos diz que ainda é possível recorrer às injeções trimestrais, mas que elas podem resultar em ganho de peso. “Precisa de um acompanhamento para que esse ganho não seja excessivo e prejudique a saúde em outros aspectos”, indica. O ideal, é procurar o ginecologista e conversar para chegar ao melhor método, que se adapte ao seu organismo e estilo de vida. Fonte: Daquidali

07_new.indd 14

ÁRIES Os estudos e as comunicações continuarão favorecidos, desde que já tenham sido iniciados de alguma forma. Alguma situação financeira poderá contradizer frontalmente com seus desejos e sonhos, impondo-lhe uma profunda revisão de valores. TOURO A vida profissional, os negócios, as associações, estarão bastante favorecidos neste período. Faça novas amizades e procure auxiliar a quem necessitar de sua ajuda. Por outro lado, o fluxo é dos melhores para compra de bens móveis e imóveis. GÊMEOS Pessoas do seu relacionamento estão propensas a colaborar com seus projetos e ideias. Embora tenha espírito criador, nem sempre você é um realizador. Receberá informações úteis e promissoras. Fase feliz para a vida amorosa. CÂNCER Pense no seu êxito e não dê importância a boatos e impressões negativas. Atravessa um bom período material do ano. Poderá progredir muito através do próprio esforço. Pessoas alegres e expansivas poderão fazer você se sentir feliz. LEÃO Dedicar-se a rotina é o melhor que pode fazer neste período. Pense nos problemas como quem tenta solucionar um quebra-cabeças e encontrará a solução adequada. Terá uma ideia feliz a respeito dos seus próprios assuntos. VIRGEM Agir com prudência e decisão será norma principal e válida para este período. Quaisquer dificuldades que possam surgir, serão facilmente contornadas. Conte com os familiares. Faça poupança ou evite os gastos. LIBRA Grandes possibilidades de sucesso estão ao seu redor. Período promissor. Seja otimista e aproveite as chances que surgirão agora. Procure ser mais amigo e cortês, a fim de ganhar dinheiro e conquistar simpatias. ESCORPIÃO Êxito nas questões que demandem sigilo, loteria, jogos, esportes e casamento. Fase excelente para resolver um problema financeiro. Possibilidades de ganho na loteria ou ter sua situação mudada para melhor a qualquer momento. SAGITÁRIO Momentos de tranquilidade e harmonia e de recuperação psíquica em seu lar. Segurança interior e aumento de firmeza de caráter. Certas dúvidas que lhe são peculiares não irão perturbá-lo tanto CAPRICÓRNIO Mudanças na organização do cotidiano, nos estudos e no convívio com as pessoas. Procure não apenas se divertir, mas também definir o que quer. Até que isso se resolva, haverá a possibilidade de atritos na família. AQUÁRIO Novos planos para sua elevação de cargo e seus conhecimentos profissionais deverá ser estudado agora. De resto, a influência será ótima para a vida amorosa e familiar e para tratar com personalidades de nossa sociedade. PEIXES Examine com atenção suas possibilidades de se realizar profissionalmente e descobrirá contatos pessoais que poderão ser altamente proveitosos. Fase excepcionalmente benéfica para solucionar problemas familiares, para a vida amorosa e lucrar em negócios.

24/06/2013 08:37:08


Sábado e domingo, 22 e 23 de junho de 2013

RELEITURA

O Pequeno Príncipe é tema de projeto de leitura O projeto de leitura do Colégio Evangélico Augusto Pestana destaca a obra de Antoine de Saint Exupéry que completa 70 anos neste ano e é o segundo livro mais lido de todos os tempos Depois de três meses de trabalho, os alunos do chamado Bloco 2 do Ceap, que compreende as turmas do 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental, inauguraram no final da tarde da última quinta-feira a Estação Pequeno Príncipe no saguão da escola. Com a presença das famílias dos alunos, as crianças cantaram a música “Cativar” - numa alusão direta ao texto do livro que foi trabalhado no período – e apresentaram suas obras de releitura. O projeto de leitura “adotou” a obra de Antoine de Saint Exupéry, que em 2013 completa 70 anos. O segundo livro mais lido em toda a história, atrás apenas da Bíblia, permitiu aos alunos, em cada nível de ensino, diferentes explorações. Além da leitura do próprio livro, algumas turmas ouviram a versão gravada da obra e também assistiram a filmes e animações sobre o “Principezinho” francês, que há 70 anos foi encontrado no deserto do Saara e viveu inusitadas e enriquecedoras experiências físicas e morais. Várias formas de registro sobre a história, depois de lida e ouvida, foram propostas pelas professoras aos alunos, seja com produções escritas ou em trabalhos plásticos, valendo-se das técnicas de desenho e pintura e picote e colagem. As turmas do 4º ano produziram ilustrações em pop ups, selecionaram frases do livro e escreveram novas aven-

Um aluno representou o príncipe da obra no lançamento do projeto

turas para o Pequeno Príncipe. Já as turmas do 5º ano resumiram os capítulos do livro e digitaram essas versões, além de terem produzido desenhos. Eles também escreveram na língua materna, em inglês e em alemão, frases selecionadas do livro. Os alunos do 6º ano transformaram em minilivros, com imagens ilustrativas, os resumos da obra. Em vários momentos os alunos refletiram sobre as mensagens que a história do Pequeno Príncipe transmite. A releitura do livro, de vá-

rias formas, ganhou o nome de “Estação Pequeno Príncipe”. A abertura teve a “presença” do personagem, com sua amiga raposa, o aviador e seu avião. O saguão da escola – que vai abrigar a exposição nos próximos dias – ficou decorado com as produções dos alunos, que podem ser conferidas de perto e, em alguns casos, manuseadas pelos visitantes. Em cada “parada” da estação, o convite para olhar e reconhecer lições para toda a vida deixadas por um “Pequeno Príncipe”.

A Estação Pequeno Príncipe foi confeccionada com elementos citados na obra

Cinema brasileiro comemora aniversário a pleno vapor O cinema brasileiro não tem deixado nada a desejar nos últimos tempos. Grandes produções vêm sendo desenvolvidas e demosntram que a qualidade só faz crescer. Escolhido como dia do cinema Brasileiro, 19 de junho é uma homenagem a Afonso Segreto, primeiro cinegrafista e diretor brasileiro, que fez imagens da entrada da baía de Guanabara. Essa foi considerada a primeira filmagem em território nacional. Em meio ao clima de comemoração da sétima arte, a notícia é boa para os amantes do cinema. Até dezembro de 2013,

08.indd 1

chegam aos cinemas pelo menos 44 novos filmes, totalizando 93 estreias verde-amarelas. O número pode aumentar, a depender de novos anúncios das distribuidoras, e a boa notícia é que para 2014, já existem 23 lançamentos agendados. O calendário mostra a força dos filmes independentes e, ao contrário do que muitos críticos e telespectadores imaginam, as comédias não são a maioria. Para o jovem diretor de cinema de São Luiz Gonzaga Alex Duarte, que comanda a produção do filme Cromossomo 21, o cinema nacional tem avançado muito e o avanço é

percebido na opinião pública. “O público está mais receptivo. Estive assistindo Faroeste Caboclo, em Porto Alegre. A sala estava lotada e isso se repete em outras salas pelo Brasil. Além disso, há mudança no formato, o digital, que permite novas produções de baixo orçamento e que podem ser distribuídas no país”. Alex destaca também as maiores possibilidades na produção dos filmes. “Hoje é possível fazer cinema independente e com qualidade”, salienta Alex que produz o filme de forma independete e cooperativada e está em busca da finalização de seu projeto.

Cenas do filme Cromossomo 21 do diretor gonzaguense Alex Duarte

24/06/2013 08:37:28

Caderno Dois 22.06.2013  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you