Page 1

Sábado e a domingo, 21 e 22 de setembro de 2013

LANÇAMENTO

Interior gaúcho é destaque em livro que será lançado em Ijuí

Dentro de uma série que já teve São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Joinville, Florianópolis e Porto Alegre, acontecerá dia 4 de outubro, na Academia Movimento o lançamento do livro “O País Transtornado”, do jornalista e escritor Milton Saldanha, gaúcho de São Luiz Gonzaga há 43 anos radicado em São Paulo. A promoção é da ARDS Associação Riograndense de Dança de Salão, Academia Movimento com apoio do Clube Ijui, comunidade acadêmica, entidades e empresas locais. Depois de ter trabalhado muitos anos na grande mídia, em órgãos como Estadão e Rede Globo, em São Paulo, e Caldas Júnior, em Porto Alegre, Milton Saldanha está aposentado. Mas continua ativo, escrevendo livros e crônicas, e há 20 anos edita em São Paulo seu próprio jornal, o “Dance”, dedicado à dança de salão, registrando , estimulando e apoiando iniciativas ligadas a dança. O livro “O País Transtornado”, da Editora Movimento, de Porto Alegre, em lançamento em todo o país, faz um passeio, através de crônicas-reportagens, por 60 anos da recente História do Brasil. E conta, com diversos detalhes, entre os mais variados episódios, o dia da morte de Getúlio Vargas; como foi a crise da Legalidade, em 1961; o golpe de 1964, em Santa Maria, onde o autor era estudante secundarista, escoteiro e fazia política estudantil na USE – União Santamariense dos Estudantes. É um passeio no tempo e contém episódios ocorridos nas mais variadas cidades, da São Borja dos Vargas, Pelotas, Rio de Janeiro, Santa Maria, Porto Alegre e São Paulo, a Havana dos Castros, em Cuba, que o autor percorreu de carro, além de Berlim, na Alemanha, que visitou três vezes, na primeira atravessando o muro ainda vigiado por soldados. A presença do interior gaúcho é marcante, resgatando ações de alguns dos seus personagens históricos mais expressivos na História recente, principalmente Leonel Brizola. A parte mais crucial, contudo, se passa em São

Inscrições abertas

Milton Saldanha é jornalista e há 20 anos dedica-se ao jornal Dance, dedicado a dança de salão

Paulo, onde o autor mora há 43 anos. Foi sua prisão política, juntamente com seu irmão, o também escritor e jornalista Rubem Mauro Machado, e o publicitário Emilio Ivo Ulrich, em 1970, durante a ditadura. Milton relembra a militância clandestina, pacífica, e as tensões daquele período. O autor conta, em detalhes, como era por dentro do famoso centro de torturas DOI-Codi. O personagem mais destacado desse episódio foi Emilio Ivo Ulrich, hoje trabalhando na Câmara Municipal de São Paulo, e que tem suas raízes e familiares na região de Ijui. Milton relembra a militância clandestina, pacífica, e as tensões daquele período destacando a motivação para o tema do livro. “Por tudo isso, esta região exerce um fascínio especial em nosso imaginário”, explica o escritor. O autor busca o tempo todo, uma linguagem leve e direta, salientando que prefere o formato de “conversa de bar”, fugindo de qualquer formato acadêmico. A leitura flui, prende o leitor, principalmente ao resgatar outros episódios da História brasileira esquecidos, ou mesmo desconhecidos, principalmente pelos jovens.

O País Transtornado Lançamento em Ijuí Dia: 4 de outubro, sexta-feira, às 19h30 Local: Casa de Dança - Academia Movimento – Promoção: Academia Movimento e ARDS Associação Riograndense de Dança de Salão, com apoio do Clube Ijui

01.indd 2

O tradicional concurso Menina Modelo, promovido anualmente pelo Jornal da Manhã e revista Stampa estará com as inscrições abertas a partir desta segunda-feira. Este ano o desfile será a atração principal do Dia da Criança, no Palco das Etnias da Expo-Ijuí/ Fenadi no dia 12 de Outubro, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Para a categoria Mirim, podem se inscrever meninas de 6 a 8 anos e para a categoria Infantil, de 9 a 11 anos. As fichas de inscrição podem ser retiradas no Jornal da Manhã e devem ser entregues também na recepção do jornal, preenchidas pelo pai, mãe ou responsável, junto com uma fotografia em close e colorida da candidata. Saionara Bandeira, é a fotógrafa oficial do evento. Em cada categoria serão pré-selecionadas 30 candidatas que desfilam com a camiseta oficial do concurso. Serão premiadas a Menina Modelo e as Meninas Destaques que são a 2ª e 3ª colocada em cada categoria. Em comemoração aos 40 anos do Jornal da Manhã, este ano as vencedoras receberão uma bicicleta como prêmio, além de participar do ensaio fotográfico para a revista Stampa. O Menina Modelo recebe o patrocínio de O Boticário, Gema e Pratic Line, além da coordenação de Luiz Carlos Leindecker. A atual Menina Modelo Mirim é Laísa Grochanke Rossi, e as Meninas Destaques da categoria, Larissa Corrêa Borges dos Santos e Luísa de Melo Oliveira. A Menina Modelo Infantil é Emilize Zanfra Marques, e as Destaques, Ana Lúcia Diehl Maycá e Amanda Garros Schuliderck.

Eleitas na Categoria Infantil 2012: Letycia Camargo Silva, Gabrielli Kronbauer Weiss (Menina Modelo) e Pâmela Becker

Laura Quatrin de Lima, Vitória Mattioni Jacob Schäffel (Menina Modelo) e Maria Eduarda dos Santos de Mello, as eleitas na categoria Mirim do ano passado

23/09/2013 07:59:31


2

Sábado e domingo, 21 e 22

de setembro de

2013

INOVAÇÃO

Em apenas um toque Um leitor de impressão digital é o principal diferencial do iPhone 5s. A segurança do produto é garantida pela empresa fabricante Anunciado na semana passada, o iPhone 5s chegou às prateleiras americanas ontem. Ele será equipado com um leitor de impressão digital que pode ser usado para substituir a senha em tarefas como o desbloqueio do celular e, com um simples toque, compras no iTunes. Para alguns, esse lançamento pode significar o começo do fim da senha, tida como inconveniente e insegura, para autenticação. Esse leitor biométrico, embutido no botão frontal do iPhone, escaneia um polegar ou um indicador com seu sensor de 500 pontos por polegada (leitores avançados chegam a 1.000 ppi) e o compara às impressões que foram cadastradas. A empresa diz que toda a informação é criptografada, o que impediria que um hacker tivesse acesso às impressões digitais mesmo que invadisse o smartphone. Por ler “camadas abaixo da pele”, o sistema também evita que seja usado um dedo falso (de silicone) ou um que tenha sido arrancado do corpo. Caso o celular fique 48 horas sem ser usado, o desbloqueio só pode ser feito por meio de uma sequência numérica definida pelo dono.

DVDs - Seriados

New Girl

Com a nova tecnologia os hackers são impedidos de acessar as informações

Estrelada por Zooey Deschanel, como Jess Day, New Girl conta a história de uma garota cheia de peculiaridades e manias que, após ser abandonada pelo namorado, procura um novo lugar para morar e acaba dividindo apartamento com três homens: Nick, um barman; Schmidt, um conquistador profissional e Winston, um jogador de basquete. Este novo grupo de amigos tenta ajudar Jess a aprender sobre o amor e a vida, enquanto juntos aprendem mais sobre si mesmos.

TENDÊNCIA

Fashions e sustentáveis Marca brasileira lança primeiras sandálias biodegradáveis do mundo Aliando moda e sustentabilidade, a marca Amazonas, conhecida pela produção de calçados, lançou uma linha de sandálias que se degradam no fim de cinco anos de uso. A grande inovação faz destas “as primeiras sandálias biodegradáveis do mundo”. Bio Rubber é o nome da linha da Amazonas, que garante que o material usado na fabricação das sandálias não provoca qualquer tipo de contaminação na natureza, ao contrário da habitual borracha usada neste tipo de calçado. Extraído das seringueiras nativas da Amazônia, este látex se desintegra em um processo natural. Preocupada em homenagear a cultura amazônica, a marca tenta promover uma forma de calçado sustentável e que apoie as comunidades locais, criando oportunidades de trabalho. Apesar de tudo, a ideia é não descurar o conforto e a praticidade deste calçado tão popular.

Preocupação ambiental é o foco do novo modelo

Ecológicos na Feira das Flores A grande novidade da Feira das Flores deste ano da Livraria Santo Antônio, e das suas filiais Book Shop e Mega Papelaria, são os produtos fabricados em madeira plástica, que protege as árvores e retira plástico descartado dos aterros, onde poderia poluir o solo, impedir o movimento dos lençóis freáticos e entupir bueiros e redes de esgotos. A madeira plástica pode ser furada, serrada, colada, pintada, revestida, aparafusada, pregada como qualquer madeira. Também pode ser aplicada em pisos, assoalhos, rodapés, bancos para jardim, portões, mesas, cadeiras, entre outros usos. Além disso, não precisa de manutenção e nem envernizar. Pensando nesses benefícios, a Santo Antônio e suas filiais oferecem bancos para jardim, floreiras, decks e pergolados lindíssimos, que imitam perfeitamente a madeira natural, e que são extremamente resistentes ao sol, à corrosão, à chuva e à poeira. Também podem ser mantidos em contato permanente com o solo, não racham como a madeira natural e não necessitam de manutenção ou de pinturas periódicas. Durante a Feira das Flores, toda esta linha está sendo vendida em 10 vezes sem juros. Neste sábado, as lojas estarão abertas das 8h às 17h30, sem fechar ao meio-dia. Vale a pena conferir!

02.indd nova.indd 1

House of Cards A série acompanha a vida do congressista Francis Underwood, mais conhecido como Frank, casado com Claire (Robin Wright), mulher que compartilha de sua ambição e de sua linha de pensamento. Após perder a oportunidade de exercer o cargo de Secretário de Estado, ele inicia uma campanha para derrubar aqueles que o prejudicaram, com o objetivo de estabelecer seu poder dentro do gabinete do Presidente eleito, Garret Walker (Michel Gill). Para alcançar seus objetivos, Francis conta com a ajuda de Zoe Barnes (Kate Mara, de American Horror Story), uma ambiciosa repórter que, na ânsia de realizar seus objetivos, faz um acordo com ele para obter notícias exclusivas.

The Good Wife Julianna Margulies, é Alicia Florrick, a obstinada esposa de um procurador público que caiu em desgraça. Após o tumultuado escândalo político e sexual de seu marido, Alicia toma as rédeas de sua família e de sua vida. Enquanto cria os dois filhos adolescentes, ela retoma sua carreira como advogada, que abandonou quando se tornou esposa de um político. Contratada pela empresa de um antigo colega de faculdade, as habilidades de Florrick são colocadas à prova quando ela reingressa nos tribunais após treze anos e encara afiados oponentes de 20 e poucos anos. Alicia está decidida a construir um novo começo para seus filhos e para si mesma.

23/09/2013 07:59:59


caderno

3

Sábado e domingo, 21 e 22 de setembro de 2013

Confirmada programação cultural da Expo

AG EN DA Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idade, hoje, com início às 15h30 e animação da Banda Fênix, de Santo Ângelo. Até as 16h o ingresso é livre para as mulheres. Haverá um dançarino à disposição para as senhoras desacompanhadas. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados.

........................................................................................... Comunidade Assis Brasil. A OASE da Comunidade Evangélica de Assis Brasil convida as irmãs em Cristo para o café de 25° Aniversário no dia 2 de outubro, com início às 15h nas dependências da Comunidade, situada na Rua Frederico Prauchner, nº 38 bairro Assis Brasil. Nessa tarde, haverá diversas atrações e muitos prêmios. O valor da ficha é de R$ 7. Contamos com a presença de todas!

Show nacional em Ijuí O Desfile das Etnias acontecerá nos dias 12 e 19 de outubro

Estão confirmadas as atrações da Expo-Ijuí/Fenadi 2013. Dentre as atrações culturais permanentes está o Documentário Epopeia Ijuhy, no Museu das Etnias, sob a coordenação da União das Etnias de Ijuí (Ueti). No dia 10 de outubro todas as casas típicas estarão abertas para jantar a partir das 20h e às 20h30 haverá o Show de Abertura com a Cia. Cadagy/Unijuí no Palco das Etnias. Na sexta-feira, dia 11, além dos shows das etnias no Palco das Etnias e das casas típicas abertas para jantar típico, às 20h30 acontecerá o lançamento da Revista alusiva aos 120 anos da Imigração Austríaca em Ijuí, na Casa Austríaca. No Dia das Crianças haverá Desfile ÉtnicoCultural Arte e Folclore pelas Ruas do Parque e às 20h30 haverá recital

de Canto e Piano com a soprano Ângela Diel e pianista Taiur Fontana com canções brasileiras, argentinas e alemãs, na Casa Austríaca. Neste dia acontecerá também o show Companhia de Artes “Caripaiguarás”, no Palco das Etnias. No dia 13, o Centro Cultural Leto promove às 10h o Culto de Ação de Graças. Às 18h10 haverá apresentação Colectividad Nórdica de Oberá - Argentina no Palco das Etnias. Às 18h40 o Baile Fenadi será reapresentado no Palco das Etnias e às 20h acontecerá o show especial com o Grupo Ucraniano “Solovey”, no Palco das Etnias. Na sexta-feira, dia 18, às 22h, acontecerá a apresentação dos Grupos Lielupe e Teiksma da Letônia. No dia 19, dia de aniversário de Ijuí, haverá o Desfile

Étnico-Cultural Arte e Folclore, nas ruas do Parque, às 15h30. Às 21h haverá o show internacional com o Grupo Musical Paraguaio “Raízes” e às 22h, show internacional com o Grupo Lielupe e Teiksma, da Letônia, ambos no Palco das Etnias. No último dia da programação, haverá Celebração Ecumênica de Ação de Graças ao Imigrante, no Palco das Etnias, às 10h30. Durante todos os dias haverá os tradicionais dias das etnias, almoços (nos finais de semana e feriados), jantares e apresentações dos grupos de dança das etnias no Palco das Etnias. Os ingressos para a Expo-Ijuí/ Fenadi 2013 custam R$ 8 para cada dia e os permanentes estão sendo vendidos a R$ 25 até o dia 30 de setembro e após, R$ 30.

No dia 6 de outubro, às 20h acontecerá no Estação da Mata o show nacional com Osvaldo Montenegro. Os ingressos estão à venda no Sesc, a R$ 5 para comerciários, R$ 20 para empresários e R$ 30 para usuários. Estudantes e idosos pagam R$ 15. A classificação indicativa é de 10 anos.

Concórdia’s Pizzaria

Talentos da Indústria

Integrar, reconhecer e valorizar através de um espaço sociocultural a prática artística dos trabalhadores da industria e de seus dependentes. é o objetivo do Sesi do Rio Grande do Sul que ini-

03_referencia.indd 1

cia nesse ano, a realização da Mostra Sesi de Talentos da Indútria. A mostra artística é voltada especificamente para industriários e dependentes, de caráter não competitivo nas áreas de música (inédita ou interpretação), artes cênicas (teatro, dança e circo), literatura (poesia e declamação) e artes visuais (cerâmica, desenho, escultura, gravura, fotografia, instalação, pintura) ou outra. A Mostra se desenvolverá no Centro Esportivo do Sesi, em Ijuí, situado na Avenida Porto Alegre, 319, bairro Lulu Ilgenfritz, no dia 10 de novembro, com inicio às 14h. O Sesi disponibilizará palco, sonorização e iluminação. Todos os trabalhadores

de empresas industriais de Ijuí e dos municípios atendidos pelo Sesi de Ijuí, e seus dependentes poderão participar. Também podem participar os diretores/proprietários das empresas industriais. As inscrições podem ser realizadas mediante o preenchimento de ficha de inscrição própria, que pode ser retirada no Sesi, em Ijuí, pessoalmente ou solicitada pelo email cultural.ijui@sesirs. org.br, até dia 18 de outubro. Informações adicionais poderão ser obtidas no Sesi em Ijuí, na Rua José Bonifácio, 462, pessoalmente, pelo fone 33327471, pelo email cultural.ijui@sesirs. org.br, com o setor de atendimento ou com o setor de Lazer, com Armindo.

Prezando sempre pelo bom atendimento e pela qualidade no que serve, o Restaurante e Pizzaria Concórdia’s tem na satisfação do cliente seu maior objetivo. O Concórdia’s serve rodízios de quarta-feira a domingo e serviço a la carte e de segunda a sexta-feira oferece almoço por quilo e livre. Sexta-feira e sábado tem música ao vivo em um ambiente climatizado e aconchegante. O Concórdia’s aceita os cartões Visa alimentação e refeição, Master, Banricompras e Refeisul. Reservas pelos telefones 3333-2794/9174-6404. Email: concordiasdosidi@ hotmail.com. Endereço; Av Getulio Vargas, 460, em frente a Praça dos Imigrantes.

23/09/2013 08:00:33


4

Sábado e domingo, 21 e 22 de setembro de 2013

Formaturas Modelo ijuiense

Com muita alegria e uma grande confraternização, colou grau, Gustavo Guilherme Koch, juntamente com sua namorada Thieli Gabbi, em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria no dia 6 de setembro. Após a cerimônia, os convidados foram recepcionados no CTG Sentinela da Querência de Santa Maria e no sábado, grande baile no clube Dores – SM. Receba as homenagens dos pais Hélio e Iris, dos irmãos Éder, Simone (Dolly), Camile e Eliandra, da avó, demais familiares e amigos. Sucesso no mestrado, iniciado dia 2 de setembro. Parabéns!

Cristian Ralf Metz colou grau em Administração pela Unijui no dia 13 de setembro, no Salão de Atos. Após, os convidados foram recepcionados no Salão da Afucooper. Os pais Valdir e Neusa Metz, a mana Juliane, a esposa Fernanda e o filhinho Benicio o parabenizam pela conquista e desejam muito sucesso na carreira e que Deus o abençoe.

A ijuiense formada pelo curso de Direito da Ulbra Torres, Letícia Borges Thomas, é a primeira brasileira a receber o prêmio de Excelência Acadêmica pela Leiden University, nos Países Baixos. Nesta mesma Universidade, nomes como Albert Einstein, pesquisador e professor, além de outros de destaque, como René Descartes, Rembrandt Harmenszoon van Rijn, Hugo Grotius, Baruch Spinoza e a família real Holandesa, dedicaramse à prática do saber. Nelson Mandela e Winston Churchill adquiriram o grau honorário ao longo da história da Leiden University. Com a conquista, a ijuiense terá livre acesso à Biblioteca da Corte Internacional de Justiça, a maior do mundo em Direito Internacional, que fica situada no Palácio da Paz, na cidade de Haia.

Nicolle Schneider completou o primeiro aninho ao lado dos papais Maira e Rudi Schneider e do mano Leonardo. Felicidades para a linda menina!

Escolhido pelo olheiro Hesler Olson, o ijuiense Juliano Schevinsky passou na seleção de modelos de uma das mais conceituadas agências nacionais, a LDT, de Curitiba, de propriedade do também ijuiense Ivar Olson. Juliano destacouse entre mais de 800 candidatos e está entre os 18 escolhidos que participarão de seleção em concurso nacional em São Paulo, no mês de dezembro.

Prenda Mirim

Bruna de Macedo Copetti conquistou no último sábado, dia 14 de setembro, o 2º lugar entre as prendas mirins do CTG Velho Vargas. Bruna recebe a homenagem dos pais Odete e Valmir Copetti e do mano Luis Felipe que lhe desejam felicidades.

Caetano Pozzobon Lucas, comemorou o aniversário com uma linda festa temática dos Carros. Ele recebe o carinho dos pais Doglas Cesar Lucas e Cristina Eliza Pozzobon. Parabéns, Caetano!

Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222 Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br | facebook.com/aquarellakidsbuffet

04 certa.indd 1

23/09/2013 08:01:07


5

Sábado e domingo, 21 e 22 de setembro de 2013

Semana Farroupilha A Semana Farroupilha foi intensa em Ijuí. Todas as associações tradicionalistas realizaram almoços, jantares e bailes para festejar o orgulho gaúcho.

Toda a comunidade se envolveu e os registros foram inúmeros nos dias do movimento que culminou com o Desfile Farroupilha e extinção da Chama Crioula ontem.

Assembleia da Sogi A Assembleia Geral Ordinária da Sogi acontecerá no dia 1º de outubro. A primeira convocação é às 20h e a segunda convocação às 20h30, havendo a Eleição de 1/3 dos membros efetivos do Conselho Deliberativo e seus suplentes e a Eleição do Conselho Fiscal, três titulares e seus suplentes. Nesse mesmo dia acontecerá a Assembleia Geral Extraordinária às 19h em primeira convocação, e às 19h30 em segunda convocação, na qual serão discutidas as alterações propostas ao Estatuto Social do Clube e em seguida colocadas em votação. O Estatuto está disponível no site da Sociedade Ginástica Ijuí (Sogi) www.sogiijui.com.br e na secretaria para acesso dos associados.

Almoço do peixe Marcio, Maria Luiza, Adrian e Juliana no CTG Cabo Toco

Patrão Ademar Mariano e Mara Rejane no CTG Cabo Toco

O 20º°Almoço do Peixe acontece dia 6 de outubro. No cardápio haverá peixe frito, polenta frita, ensopadão, piava assada, recheada, pizza com dois molhos da casa, piava grelhada, grelhada com alho e óleo, arroz branco e buffet de saladas. A animação ficará a cargo da Banda Os Versáteis. Haverá cama elástica para crianças, que até 10 anos não pagam os convites. Convites ao preço de R$ 20 com a diretoria da Z 18 e no escritório, localizado na Av. 21 de Abril, 1316. Mais informações pelos fone 3332-3355 ou através do e-mail coloniaz18ijui@yahoo.com.br.

Churrasco no CSCJ A Associação de Pais do Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ) promove no próximo dia 29 de setembro um Churrasco. As fichas poderão ser adquiridas na Escola no valor de R$35 para 2k de carne assada. O churrasco é para ser retirado e levado para casa. O lucro será em prol da construção da cobertura da quadra de esportes da Escola. Toda a comunidade está convidada a participar.

Teatro na Unijuí

Peão Piazito do Farroupilha Vitor, Prenda Dente de Leite do Farroupilha Julia e Jaqueline Bilibio

No dia 29 de setembro o Grupo de Teatro da Unijuí apresenta uma adaptação da obra de Ariano Suassuna, O casamento suspeitoso, às 20h, no Salão de Atos da Unijuí. Ingressos a R$ 5 com os integrantes do grupo. Maisa Ergang e Artur dos Santos, do CTG Velho Vargas

Davanti comemora um ano

Lindara, Larissa, Divane e Pedro no jantar do CTG Piazito Carreteiro Peão Fraldinha Joaquim e Prenda Dente de Leite do CTG Velho Vargas

Na abertura da Semana Farroupilha, Edemar José Gói Na guarda da chama crioula: invernada do CTG Velho Vargas Juniro e Anita Vargas Gói

05.indd 1

A Davanti nasceu no dia 25 de setembro de 2012, não apenas com a preocupação de vender, mas como um projeto de relacionamento e experiências com seus clientes, colaboradores e a sociedade em geral. De acordo com o proprietário Joel Leone, “esse é o conceito da Davanti, é a razão do nosso trabalho. Proporcionar alegrias às pessoas e um relacionamento duradoruro. Neste primeiro ano, podemos ver claramente os resultados com todos os que tiveram contato com a nossa marca. Por isso o nosso slogan: um ano deixando o seu mundo mais Davanti”. A Davanti festeja um ano de sonhos, metas, diversão e alegria Davanti Óptica, Jóias e Relógios. Endereço Rua 15 de Novembro, 199, esquina com a Caixa. Telefone 3332-1212.

23/09/2013 08:01:36


6

caderno

Sábado e domingo, 21 e 22 de setembro de 2013

Novelas

Novas gravações dos Beatles

Joia Rara - Globo Amélia pensa que Franz a abandonou

Clipe polêmico

O segundo volume das gravações ao vivo que os Beatles fizeram na BBC em 1963 e 1964 será lançado em 12 de novembro, anunciou a gravadora. "On Air Live At The BBC Volume 2" chegará às lojas no formato de CD duplo ou com quatro LPs de vinil, informaram a Apple e a Universal em um comunicado. O disco é uma continuação do primeiro volume, lançado em 1994, e contém 63 gravações do grupo inglês: 37 canções gravadas ao vivo, 23 entrevistas e outros documentos sonoros. Entre o material inédito está uma versão de "I'm Talking About You" de Chuck Berry e uma adaptação de "Beautiful Dreamer". Também conta com versões diferentes de músicas incluídas no primeiro volume de 1994, como "Lucille" (de Little Richard), "Memphis, Tennessee" (Chuck Berry), "The Hippy Hippy Shake" (Chan Romero), "I Got A Woman" (Ray Charles), "Glad All Over" e "Sure To Fall" (as duas de Carl Perkins), além de material próprio. Entre março de 1962 e junho de 1965, McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr interpretaram pelo menos 275 canções na BBC, em um total de 88 títulos, alguns repetidos em várias ocasiões. Apenas no ano de 1963 participaram em 35 programas.

A cantora Katy Perry foi criticada pela organização não governamental (ONG) Peta, que luta pelos direitos dos animais, por ter gravado com bichos em seu novo clipe, "Roar". Segundo a Peta, os animais usados no vídeo provavelmente sofreram abusos, uma vez que a empresa que os forneceu para as filmagens têm uma longa ficha de denúncias de maus tratos contra animais. De acordo com uma representante do Peta, a empresa Serengeti Ranch, que forneceu os animais para o clipe de Katy Perry, já foi inspecionada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos 22 vezes desde 2001. No clipe, Katy se perde na selva e contracena com um elefante, um macaco e um tigre, entre outros animais. "Roar" é o primeiro single de "Prsim", novo disco da cantora que sai em outubro, e lidera as paradas americanas e britânicas.

Enlace oficial

Daniela Mercury e a jornalista Malu Verçosa vão se casar no dia 12 de outubro, em Salvador, na Bahia. De acordo com informações, a cerimônia será fechada, para poucos amigos e a família de ambas. A data foi escolhida em função de ser o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A cantora e a jornalista começaram a namorar no início do ano. Daniela já declarou que pretende ter filhos com a companheira, sejam eles adotados ou biológicos. Os vestidos das noivas serão do estilista Alexandre Herchcovitch.

20 anos de carreira São 26 músicas, incluindo uma faixa bônus - nada surpreendente para quem sempre valorizou as canções. Muito Pouco para Todos (Sony Music) é o segundo DVD lançado pelo cantor e compositor Paulinho Moska e reúne faixas de outros álbuns, sucessos da carreira e uma canção inédita. Uma retrospectiva de 20 anos de carreira. Nesse DVD a música é valorizada pelo ambiente cenográfico. A proposta é oferecer ao fã um novo olhar do espetáculo. O novo trabalho traz a participação do cantor argentino Kevin Johansen em três faixas.

06_referencia.indd 14

Sangue Bom - Globo Malu e Maurício assumem namoro

Mulher do ano A cantora Pink foi eleita pela publicação fonográfica "Billboard" como a "mulher do ano", depois de chegar pela primeira vez à liderança da parada de álbuns. Pink, de 34 anos, surgiu na cena pop em 2000, apresentando-se como um antídoto para a imagem da "menina comum" representada por artistas como Britney Spears e Christina Aguilera. Em setembro do ano passado, ela lançou seu sexto álbum, "The Truth About Love", e no último ano emplacou hits como "Blow Me (One Last Kiss)", "Try" e "Just Give Me a Reason", em dueto com Nate Ruess (do Fun.), que liderou a parada de canções "Billboard Hot 100". Ela receberá um troféu da Billboard em dezembro. Ganhadoras anteriores incluem Katy Perry, Taylor Swift e Beyoncé.

Amélia chora ao ouvir de Apolônio que Franz não assumirá seu filho. Franz escolhe um anel de noivado para Amélia. Iolanda diz a Mundo que pediu demissão. Manfred se une a Silvia contra Ernest. Ernest retira a queixa contra Mundo para conquistar a confiança de Franz. Com o intuito de separá-lo de Amélia, Ernest pede que Franz participe de um leilão em Paris. Lola conta a Amélia que Franz viajou com Silvia. Sonan comenta com Jampa que Ananda sempre reencarna em épocas de crise. Amélia recebe uma falsa carta assinada por Franz terminando seu relacionamento.

Simone passa mal. Bento vê Malu e Maurício juntos. Giane e Fabinho se divertem juntos, deixando Caio com ciúmes. Glória sente-se mal depois da visita de Bento. Pedrinho fica encantado com Mayara. Charlene conta para Wilson a história de Simone. Perácio pergunta por Fabinho para Xande, e Brenda se interessa. Tito invade a casa de Lara para cuidar de seu filho. Camila percebe o olhar de Nelson para Verônica. Barrabás tenta convencer Damáris a parar de fingir ser Gládis. Cardoso e Lara expulsam Tito do apartamento. Malu e Maurício namoram. Bento não aceita que Giane seja amiga de Fabinho. Lara descobre o motivo da raiva de Caio por Cardoso. Áurea não deixa Barrabás patrocinar o filme de Bárbara. Perácio procura Fabinho.

Amor à Vida - Globo Silvia descobre que precisa retirar um dos seios

Com pneumonia O ator Cláudio Marzo foi internado com insuficiência respiratória e pneumonia na última segunda-feira, na Clínica São Vicente, zona sul do Rio de Janeiro. O boletim médico divulgado nesta quarta-feira diz que Marzo permanece com o quadro estável na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sem previsão de alta. Não foi passada a informação sobre o que teria provocado a crise respiratória. Em fevereiro, o ator também ficou um período internado na clínica com o mesmo problema de saúde. Ele é acompanhado pelo cardiologista e clínico geral João Manoel Pedroso. Cláudio Marzo foi um grande galã da televisão dos anos 1970, ganhando notoriedade como protagonista de Irmãos Coragem. O último papel que ele interpretou foi como o Capitão Guerra, da série Guerra e Paz, em 2008.

César e Félix se enfrentam. Bruno reclama de ver Paloma abraçada com Ninho. Aline se revela para Bernarda. Vanderlei pede para sair de novo com Valdirene. Rafael manipula Márcia para testemunhar a favor de Atílio. Thales diz que ama Nicole. Vinícius avisa a Silvia que ela precisa retirar a mama. A advogada mente para Michel e pede para conversar com Patrícia. Leila culpa Thales por seu acidente. Ordália se emociona ao ver Paulinha falar com Ciça. César pede para Paloma marcar um encontro com Pilar. César diz a Pilar que se arrependeu de ter saído de casa.

23/09/2013 08:02:30


Sábado e domingo, 21 e 22 de setembro de 2013

7

Horóscopo

Juliana Almeida Endocrinologista

A importância da Vitamina D A vitamina D está cada vez mais em evidência e sua importância está aumentando no meio científico. Isto ocorre por estarmos vivenciado atualmente uma drástica redução nos períodos de exposição solar, o principal mecanismo pelo qual adquirimos a Vitamina D. Em função das mudanças sociais e comportamentais, a deficiência de vitamina D tornou-se um problema de saúde pública relevante em nosso meio, com sérias consequências para a saúde de nossa população. Em estudos já realizados no nosso país, a prevalência de deficiência de Vitamina D está cada vez mais elevada, principalmente na população mais idosa, mas já se sabe que até 50% da população de jovens saudáveis podem também ter esta deficiência. Estes números se agravam no sul do país, principalmente no nosso Estado, devido a períodos de outono e inverno mais marcados. Os benefícios da Vitamina D sobre o sistema musculoesquelético já são reconhecidos há quase um século, e tem-se certeza de que a deficiência pode levar a maior fragilidade óssea e fraturas. Entretanto, atualmente está sendo estudado que sua inadequação crônica está associada a outras situações clínicas indesejáveis, como alguns tipos de câncer, a doenças autoimunes, a distúrbios metabólicos, entre outros. Ainda necessita-se de mais estudos para termos certeza de que a Vitamina D realmente tem papel na prevenção destas doenças citadas. Por benefícios já conhecidos e outros que possivelmente vão ser confirmados, temos que estar cientes de como evitar a queda desta vitamina no nosso organismo. Sabemos que ao contrário de outras vitaminas, o corpo humano produz cerca de 90% da vitamina D que necessitamos, o restante vem dos alimentos. Então, uma forma natural de aumentarmos esta vitamina é expor braços e pernas ao sol durante 20 minutos (a pele escura sintetiza com mais dificuldade), duas a três vezes por semana. Lembre-se, a sociedade brasileira de osteoporose reconhece que exposição solar através de vidros reduz a produção desse hormônio, assim como o uso de bloqueador solar. A vitamina D também pode ser encontrada em alimentos comumente consumidos na dieta, tais como: leite e seus derivados, óleo de fígado de bacalhau, salmão, sardinha e ovos. Cuide de sua saúde, previna doenças, pratique atividade física, alimente-se adequadamente e também não deixe de tomar sol, claro que de forma não exagerada e adequada para não aumentar o risco, por exemplo, do câncer de pele. Fonte: Juliana Almeida - Endocrinologista

07_new.indd 14

Você vê Guy – fala-se Gui porque Guy vem de Guido – nas máscaras que as pessoas associam a duas coisas: o filme V de Vingança e o grupo de hacker Anomymous. Mas é Guy Fawkes que está ali, tal como idealizado na história em quadrinhos de Alan Moore que serviria de base para V de Vingança. A expressão zombeteira e altiva de quem é invencível em qualquer circunstância, especialmente na derrota.

ÁRIES Uma notícia agradável sobre negócio ou encontro amoroso, vai lhe trazer satisfação. Excelentes oportunidades de se realizar profissionalmente. Você está melhor consigo mesmo e passa a dar mais valor a tudo que você possui em termos materiais TOURO Todos os assuntos importantes, particularmente os de ordem financeira, se tratados com interesse e inteligência, obterão os mais excelentes resultados. Tendências a aventuras o esperam. Procure moderar o fumo e a bebida. GÊMEOS Momento que terá sucesso em tudo que está relacionado com o ensino e a educação de crianças, jovens e mesmo pessoas adultas. Forte tendência à especulação e muito sucesso nos negócios. Excelente período para contatos sociais. CÂNCER Pense positivamente e não se intimide diante das dificuldades que terá, neste período. Aja conscientemente, que conseguirá resolver todos os seus problemas mais sérios. Êxito romântico e em negócios com o sexo oposto. LEÃO O sucesso que obtiver será repetido nos próximos dias, pois terá a colaboração de amigos e de pessoas bem situadas financeiramente. Fará viagens agradáveis que redundarão em lucros. Êxito no campo profissional. VIRGEM Benéfica influência astral para tratar de questões sociais pendentes, para lucrar em negócios iniciados anteriormente e à sua prosperidade profissional. Contudo, as disputas no lar deverão ser evitadas. LIBRA Este é um ótimo período, pois tudo indica que obterá êxito em negócios ou questões ligadas ao comércio de materiais de ensino, de um modo geral. Sucesso social, profissional e amoroso, principalmente. ESCORPIÃO Momento positivo para suas atividades artísticas e tudo que está relacionado com as artes de um modo geral. Os lucros em negócio e através do esforço empreendido no trabalho deverão aumentar. SAGITÁRIO Período em que haverá muita paz no âmbito familiar. Muita felicidade íntima e proteção na vida social. Faça higiene mental divertindo-se, passeando e conhecendo novas pessoas. Excelente ao trabalho e aos negócios. CAPRICÓRNIO Grandes possibilidades de sucesso estão ao seu redor. Procure ser mais cortês a fim de ganhar dinheiro e conquistar simpatias. Possibilidades de ganho na loteria ou ter sua situação mudada para melhor a qualquer momento. Fase excelente. AQUÁRIO Evite prejudicar sua saúde não cometendo excessos alimentares, alcoólicos e profissional. Não confie demais, também, em subordinados e estranhos. Todavia, o sucesso pessoal e a evolução da personalidade serão evidentes. PEIXES Disposição tranquila e excelente estado mental para entabular novas coisas visando sua melhora geral. A elevação da personalidade será o ponto máximo de seu sucesso. Melhora da saúde, mas não se descuide.

23/09/2013 08:02:50


Sábado e domingo, 21 e 22 de setembro de 2013

Orquídea símbolo

Baile das Etnias 2013

Miguel Villalobos passou o último mês em Ijuí

Assim como no último ano, o baile é um momento de integração. Nesta edição será apresentada a nova marca da União das Etnias de Ijuí

A orquídea de Luis Carlos Rodrigues foi a ganhadora do concurso

Na última quarta-feira, o Círculo de Orquidófilos de Ijuí promoveu a escolha da orquídea. A espécie de Luis Carlos Rodrigues foi escolhida a melhor Cattleya intermedia marginata de Ijuí. A escolha foi promovida pelo Círculo de Orquidófilos de Ijuí, na Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI-Ijuí), e premiou o orquidófilo com o troféu Henrique Gressler. Luis Felipe Varela, do Círculo Gaúcho de Orquidófilos, atuou como juiz na escolha da melhor orquídea, flor símbolo do município e apresentou uma palestra para os apreciadores das espécies falando das características e o cultivo das chamadas micro-orquídeas. O vice-presidente do Círculo, Martinho Kuck, falou sobre as novidades do Círculo de Orquidófilos de Ijuí para a tradicional exposição que promove na Expo-Ijuí/Fenadi 2013. A exposição vai contar com plantas do Polo Noroeste e a participação da Federação Gaúcha de Orquidófilos, além de associações de orquidófilos de Porto Alegre.

No próximo sábado, dia 28 de setembro, a Expo-Ijuí/Fenadi 2013 terá o seu tradicional Baile de Abertura, que será realizado no Salão Nobre da Sociedade Ginástica de Ijuí às 21h30, e terá a animação da Banda Carol Show. O Baile de Abertura da Expo-Ijuí/Fenadi é o momento de integração e apresentação das etnias onde há um destaque especial para a Feira Nacional das Culturas Diversificadas de Ijuí (Fenadi) através da apresentações dos Grupos de Dança de cada uma das 11 etnias e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha. As apresentações trazem o melhor da preparação de cada etnia para a Feira e é o momento onde os Grupos de Dança buscam apresentar novas danças e trajes elaborados especialmente para esse ano.

Além do destaque especial à Fenadi, nesse ano o Baile traz também a apresentação da nova marca da União das Etnias de Ijuí (Ueti) que teve como principal objetivo reforçar a união dos povos e a herança dos antepassados que buscaram uma vida nova no Brasil, mas que nunca esqueceram a sua origem. Segundo o presidente da Expo-Ijuí/Fenadi 2013, Nelson Casarin, “o Baile de Abertura marca os preparativos para a Expo e apresenta a todos um dos maiores diferenciais e atrações do nossa Feira, os Grupos Étnicos que trabalham durante todo o ano para o evento.” O Baile é aberto ao público, ainda há ingressos disponíveis no valor de R$ 20 que podem ser adquiridos na Ueti junto a ACI Ijuí. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (55) 3332-4074.

Conflito com a fé e relações sociais em cena

O espetáculo Miolo da estória será apresentado no dia 7 de outubro, no Sesc

08.inddnova.indd 1

No dia 7 de outubro, às 20h, o Sesc apresenta o espetáculo O Miolo da Estória, da Companhia Santa Ignorância Cia. de Artes, da cidade de São Luis no Maranhão. Com classificação etária de 14 anos, a duração do espetáculo é de 55 minutos e tem entrada gratuita. O Miolo da estória apresenta a vida e os sonhos de João Miolo, operário da construção civil e brincante de bumba-meu-boi que tem uma vida comum a tantos outros operários: casa humilde, vida sofrida e uma enorme solidão. Mas em meio a tudo isso, João sustenta o desejo de ainda vir ser cantador no boi onde brinca e ocupar uma posição de destaque na vida. O drama de João começa quando, não sendo aceito como cantador, decide não sair na boiada daquele ano. Revoltado, ele vai trabalhar embriagado e acaba machucando-se, precisando refazer os votos com o santo para não perder a perna. O espetáculo apresenta o homem em conflito com a fé e suas relações sociais.

23/09/2013 08:03:14

Caderno Dois 21.09.2013  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you