Page 1

Sábado e a domingo, 17 e 18 de agosto de 2013

6º CONCURSO DE REDAÇÃO ROTARY CLUB IJUÍ E JORNAL DA MANHÃ

As redações vencedoras Letras garrafais Bianca Hagemann Behling Alves 2º Ano Colégio Sagrado Coração de Jesus Professora: Maristela Righi Lang

Ensino Fundamental: Elsa Ferreira, sua professora Valdete Mülhbeier e o diretor Flavio Foguesatto, da Escola Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba

A caixa Elsa Ferreira 8ª Série - Colégio Estadual Comendador Soares de Barros Professora: Valdete Mülhbeier Chegando da escola, me deparo com uma cena estranha, mas por um lado interessante: vovô está sentado em sua cadeira de balanço com uma caixa em seu colo. Vovô já está com 74 anos, mas seu interesse naquela caixa era como a de um bebê por um doce. Ele foi revirando-a, com seus dedos magros e delicados, ele procurava de um a um naqueles papéis e recortes de jornais. De repente seus olhos brilharam ao achar um jornal velho, que ele abria com cuidado para não rasgar. Pegou-o e mostrou-me com um pequeno sorriso de vitória: “Casam hoje, 21 de outubro de 1964, Osvaldo e Joana”, e ao lado uma foto do vovô com a vovó, muito jovens e felizes. Eles comemorariam hoje suas Bodas de Prata, mas o destino não permitiu: vovó faleceu há dois anos. Mas vovô sempre guardou esse recorte de jornal, desde que se casaram, 25 anos atrás. Com os olhos ensopados e mãos trêmulas ele me disse: “Minha neta... só Deus sabe o quanto eu estou triste desde que sua avó partiu, mas graças a esse jornal, que tem um valor muito especial para mim, eu pude sorrir novamente”. Secou as lágrimas e completou: “Quero que o guarde na ‘sua caixa’, para que sempre se lembre desse dia especial”. Abracei-o fortemente e respondi: “Sim vovô, obrigada! Vou guardá-lo em ‘minha caixa’, para que eu também possa sentir a emoção de relembrar o passado com apenas uma folha de jornal”.

01.indd 1

Vários temas são explicados de diferentes maneiras, mas talvez a mais esclarecedora de todas seja o método das analogias. Portanto, através de quais comparações pode-se descrever um jornal? Uma delas é o diário da História. Cada dia, desde a invenção da imprensa por Johann Gutenberg, escreve-se uma página e esta uma vez publicada, não só descreve fatos, mas os deixa registrados para a memória de quem o lê em forma de periódico ou de quem um dia o lerá como livro. Também é como um megafone, pois este após desenterrar verdades, desenvolver teses e ser relator do que acontece no mundo, cumpre sua função de instrumento pelo qual com sua alta e sonora voz, todos ouvem. E por isso, seus autores devem ser como médicos e fazerem o juramento de Hipócrates, comprometendo-se com a veracidade de suas palavras, afinal são eles que cuidam da saúde de informações que chocam, alertam e mudam a sociedade. Assemelha-se também a uma lupa, que com sua lente apurada nos aproxima dos pormenores da realidade, dando-nos assim não só a ampliação da visão de mundo, mas concomitantemente o acréscimo de consciência que apenas o saber proporciona. Pois a importância deste aparelho óptico, não é nos fazer ver mitos, mas sim crimes, receitas, tragédias, entretenimento, problemas em busca de soluções e exemplos a serem seguidos ou não, e todos são parte de uma literatura real escrita por nós e que por nós pode ser reescrita. Por fim, o jornal é análogo a um professor, eles formam cidadãos conscientes, livres pensadores e escrevem em letras garrafais: “Se antes venciam-se guerras com armas, hoje o que as desarmam são as informações, compartilhadas pelo professor em sala de aula e divulgadas pelo jornal através de notícias”.

Bicampeãs no Ensino Médio: professora Maristela Righi Lang e Bianca Alves, com a diretora do CSCJ, Lorena Beal

19/08/2013 07:29:17


2

Sábado e domingo, 17 e 18 de julho de 2013

GASTRONOMIA

Sopas: nutrição e sabor à mesa Perfeitas para os dias mais frios, sopas são saborosas e nutritivas. Podem ser preparadas com uma grande diversidade de verduras, legumes, carnes e temperos. Líquida ou pastosa, a sopa é importante elemento da gastronomia. Os ingredientes da sopa são tão variados quanto as mais diversas culinárias, podendo incluir hortaliças, farinhas ou féculas, gorduras vegetais ou animais, carnes ou peixes e mariscos. Os nutricionistas aconselham a ingestão diária de sopa para um regime alimentar equilibrado. A maior parte das sopas é de baixo custo, de confecção simples e de digestão fácil, contendo vitaminas e hidratos de carbono. A ingestão de sopa auxilia nos regimes alimentares de controle de peso e é uma forma fácil de assegurar que crianças pequenas e idosos ingiram produtos hortícolas e água. Conheça algumas sopas e caldos e saboreie sem moderação.

Games

Em dias frios não há nada melhor do que uma canja de galinha. A carne de galinha possui em sua composição um aminoácido que auxilia na recuperação da gripe. Além de saborosa, a canja, é saudável.

Uma sopinha bem feita no tempo frio mata a fome e esquenta o corpo. Saudável e saborosa, a sopa de mandioca é uma das mais procuradas pelas cozinheiras.

O caldo verde é uma sopa tipicamente portuguesa, mas o prato já foi acolhido na refeição de muitos brasileiros. A sopa é feita basicamente de couve galega.

O creme de cebola, ou sopa de cebola, é uma boa opção de prato quente para ser servido como entrada. Além disso, as receitas são saudáveis e muitos usam a sopa de cebola em dietas para emagrecer.

Watch Dogs Watch Dogs é um jogo de ação em terceira pessoa em que você entra na pele de um assassino com habilidades de hacker. O game se passa na cidade de Chicago em um futuro bem próximo, época em que toda a infraestrutura urbana e até mesmo as pessoas estão sob domínio de um sofisticado sistema de controle, chamado ctOS. Watch Dogs possui um mundo aberto livre para exploração, podendo ser considerado um Sandbox. Além de poder usar armas de fogo e executar alvos com ataques furtivos.

DECORAÇÃO

Bom gosto sem frescura A madeira de demolição decora o ambiente proporcionando naturalidade e personalidade Esqueça as mesas forradas ou os pisos cobertos por tapetes. Quando os itens da casa são feitos de madeira de demolição, cada peça merece estar devidamente à mostra. Além de ser uma tendência em dia com as necessidades ambientais - já que a madeira reaproveitada vai contra o desmatamento - o efeito na decoração não podia ser mais bonito e natural. Inspire-se e adote o estilo rústico com muita personalidade. Dica extra: se você não encontra nenhum tipo de madeira de demolição perto de você, mas ainda deseja um móvel cheio de personalidade e história, procure no mercado apenas fornecedores que usam matériaprima de áreas reflorestadas. A casa fica mais bonita quando está em dia com o meio ambiente.

Mirror’s Edge Mirror’s Edge coloca os jogadores no controle da heroína Faith, uma “traceuse” que deve lutar contra um governo opressivo em um mundo minimalista e estéril. “Traceuse” é o nome que se dá à mulher que pratica o Parkour, uma atividade com o princípio de se mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Elementos do cenário são constantemente usados por Faith para se locomover com fluidez e velocidade, e em meio a esta jornada pela metrópole, ela deverá enfrentar as forças inimigas, sendo possível deixá-los comendo poeira enquanto os contorna.

A madeira de demolição pode ser usada nos móveis ou em pequenos detalhes na decoração

Dormir bem é uma dádiva! Sofisticação em combinações de cores e texturas, com excelência em ousadia e bom gosto, a Dádiva sempre buscando novidades se destaca no mercado pelo requinte aliado ao conforto e bem-estar, levando as tendências da moda para o seu lar, deixando o ambiente elegante e harmonioso. Visando o bom atendimento e a qualidade de seus produtos, a Dádiva está há uma década trabalhando pautada na satisfação e bem-estar de todos. Para proporcionar uma boa noite de sono, os edredons são 100% de algodão e malha fio 30. Venha para a Dádiva e deixe seu lar muito mais bonito e aconchegante, afinal, sua casa merece. A Dádiva está situada na Rua do Comércio, 824 e está com as portas abertas para que todos conheçam os produtos e aproveitem os melhores preços de jogos de cama confeccionados com muita dedicação para proporcionar os melhores momentos na hora do sono. Mais informações pelo telefone 3333-3947.

02.indd 1

Hitman: Absolution

Bom gosto e sofisticação na linha de cama da Dádiva

Em Hitman Absolution, o Agente 47 foi traído pelas poucas pessoas em que depositava a sua confiança e agora integra a lista dos maiores procurados pela polícia. Desse modo, o assassino que sempre possuía o controle da situação agora precisa confiar no seu instinto de matador para escapar. Como é de praxe na franquia, 47 deve ser silencioso para que suas vítimas nunca percebam que estão prestes a dar o seu último suspiro.

19/08/2013 07:29:54


caderno AG EN DA

3

Sábado e domingo, 17 e 18 de agosto de 2013

Canto de Luz pronto para começar

Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idade hoje, com início às 15h30, e animação de duas bandas: das 16h às 18h Raízes do Sul, de Panambi e das 18h às 21h30 Frequência do Som. Até as 16h o ingresso é livre para as mulheres. A ideia de um dançarino à disposição para as senhoras desacompanhadas teve total aprovação, portanto continua neste sábado. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados.

.............................................................................................................. Almoço de Integração. O Grupo de 2ª e 3ª idade Canto Livre, de Ijuí, promove amanhã um Almoço de Integração no CTG Clube Farroupilha com fichas ao preço de R$ 15 por pessoa. No cardápio galeto, carne de porco, massa, arroz, saladas diversas, cucas e pães. Os interessados em participar devem fazer a reserva antecipada de fichas com o casal presidente Amadeu e Justina Bandeira, pelo fone 3333-6328. Na parte da tarde haverá matinê dançante, com a animação do Musical Flor do Campo. Também haverá o sorteio de uma Ação entre Amigos, que irá distribuir 12 prêmios, entre os quais: R$ 300 em dinheiro ao 1º prêmio; R$ 100 ao 2º e 3º; e R$ 50,00 ao 4º prêmio.

.................................................................................................................

Baile no Cará. Neste sábado acontece o megabaile em Jóia no salão de São Jorge Cará. A animação é da banda Ritmos News, Vanderlei Rodrigo e Bonde da Katchaka, banda Conexão Jovem e DJ Sala. Serão 6 horas de baile show, com inicio às 23h. Ingressos antecipados a R$ 15 no Mercado Sol Nascente, Livraria Stylus e Padaria Ki Pão. Informações pelos telefones 9629-4204 ou 9179-4495.

............................................................................................................... Igreja Evangélica Luterana. A Igreja Evangélica Luterana Bom Pastor do Bairro Jardim, convida a todos para uma galinhada que será realizada hoje, a partir das 19h30. Os participantes devem levar pratos e talheres.

.............................................................................................. Paróquia São Geraldo. No dia 4 de setembro acontece o 17º Chá Primavera, Sonho e Tradição a partir das 15h. Fichas a R$ 8 mais a doação de 1kg de alimento não perecível. Haverá desfile da Loja Gamboa.

............................................................................................................... Gervi e R.M Promoções. Na próxima domingueira a tradicional Banda Cia da Festa, de Santo Ângelo faz a animação. Neste baile, a cada três ingressos haverá troca por cartelas para concorrer a um climatizador 7.000 btus e uma TV 32” LED em 3D. O baile inicia às 15h30. O casal que chegar até este horário ganha uma cerveja e o individual um refrigerante.

............................................................................................................... Clube da Saudade. Neste domingo vem a Ijui Vanderlei Rodrigo e Bonde da katchaka no Clube da Saudade. O baile inicia às 19h. Ingressos apenas na hora a R$ 10 geral. Participação da banda Ritmos News.

............................................................................................................... Comunidade Evangélica. A Comunidade Evangélica Luterana do Bairro São José convida para uma programação especial que acontece amanhã. Culto às 9h com a presença do Missionário Matias, de Teresina, Piauí. Após acontecerá um gostoso almoço. As fichas podem ser adquiridas com membros do Presbitério. Informações pelos fones 3331-1414 e 8127-7381.

............................................................................................................... Imeab. Hoje acontece o Jantar Dançante no CTG Clube Farroupilha, às 20h, em comemoração aos 60 anos do Imeab. Fichas à venda na escola com a direção e professores. Animação de Os Futuristas.

03_referencia.indd 1

O grupo Marca Gaúcha fará a apresentação de abertura na noite de

Inicia-se na quarta-feira a segunda edição do Festival Nativista Canto de Luz. Toda a programação ocorre no CTG Clube Farroupilha e segue até o sábado, quando serão conhecidos os vencedores. A realização da Prefeitura de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, com recursos obtidos através da Lei de Incentivo à Cul-

tura (LIC) da Secretaria de Estado da Cultura, patrocínio do Demei e planejamento cultural de Marin da Silva, o festival tem como o objetivo principal incentivar a criatividade poético-musical de compositores, intérpretes, arranjadores e instrumentistas no que se refere a temática e aos ritmos regionais do Rio Grande do Sul. O Festival busca a integração da música nativista à cultura musical

do Brasil, de maneira a promover um resgate dos valores históricos e culturais. Como premiação, os vencedores recebem R$ 4.500 para o primeiro lugar; R$ 3 mil para o 2º lugar; e R$ 2 mil para o 3º lugar. Toda a programação será transmitida ao vivo pela Rádio Jornal da Manhã, AM 1340 com apresentação e comentários de Ivan Coelho e Claudiomiro Pezzeta e trabalhos técnicos de Gelson Palharini.

Programação Quarta-feira - Fase Local 20h - Show de abertura - Músicas premiadas no festival Pesqueiro da Canção Apresentação das concorrentes da Fase Local Show de intervalo - Cristiano Fantinel Divulgação das 4 classificadas para a final

Sexta-feira - 2ª eliminatória da Fase Geral 20h - Show de abertura - Dilceu dos Santos Apresentação das concorrentes Show de intervalo - Jorge de Freitas Divulgação das 12 classificadas para a final

Quinta-feira - 1ª eliminatória da Fase Geral 20h - Show de abertura - Grupo Marca Gaúcha Apresentação das concorrentes Show de encerramento - Jean Kirchoff

Sábado - Fase Final 20h - Show de abertura - Grupo Bem Campeiro Apresentação das músicas concorrentes Show de intervalo - Nilton Ferreira Divulgação e entrega das premiações

Curso de Decoração e Desenho de Interiores A Criart - Escola de Artes Decorativas, com sede em Porto Alegre, traz para Ijuí o Curso de Decoração e Desenho de Interiores. Terá início no próximo dia 28 de agosto, com duração de dois semestres, e proporcionará ao aluno os conhecimentos necessários para atuar como projetista de interiores. O curso conta com um programa que prevê 201 períodos/aula. É uma oportunidade para quem busca uma nova profissão ou deseja ampliar seus conhecimentos na arte de decorar. O Curso de Decoração e Desenho de Interiores será dividido em duas etapas: teórica e prática abordando os seguintes conteúdos: Teorias da Decoração, Desenho e Projeto de Interiores, Estilos Brasileiros e Contemporâneos e Projetos no Computador. As aulas serão desenvolvidas uma vez por semana, nas quartas-feiras. Ao final, os alunos receberão um certificado de conclusão.

O curso inicia-se dia 28 e tem duração de dois semestres

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Em Ijuí, as informações e matrículas podem ser feitas na IF Soluções Planejadas, na Rua 14 de Julho, 59 - Fone: 3333-6685. Mais informações sobre a escola e seus cursos pelo site www.criart.com.br.

19/08/2013 07:30:31


4

Sábado e domingo, 17 e 18 de agosto de 2013

Aniversários

Formaturas O lindo Bernardo Emannuel de Oliveira Egewarth completou seu 1º aninho no dia 6 de agosto. Ele recebe a homenagem da mamãe Leilane, dos avós José e Zeneide, dos tios Marcel e Daciane e da bisa Eva Jurema. Os desejos são de muita saúde e que seja sempre muito feliz! Parabéns, pequeno!

Completou 2 aninhos no dia 12 de agosto, a pequena Ana Luisa de Almeida Filippin. Ana é a alegria dos papais Monica e Otávio, da dinda Cláudia, dos avós, tios, primos e amiguinhos. A festa com motivo de Princesas aconteceu no último sábado na casa do vovô Orlando. Parabéns, Ana Luisa!

Vicente Eickhoff Copetti formouse em Engenharia Civil pela PUC RS em Porto Alegre no dia 2 de agosto, no salão de atos da PUC. Recebe a homenagem dos pais Mauro e Haidê Copetti da irmã Caroline, do cunhado João Lucas Casalini e da sobrinha Antônia . Amigos e familiares foram recepcionados na Galeteria Casa do Marquês com a animação do mágico Juan Araújo. “Olhar para trás, após uma longa caminhada, pode fazer perder a noção da distância que percorremos. Mas nos detivemos em nossa imagem, quando iniciamos e ao término, certamente nos lembraremos de quanto nos custou chegar até o ponto final, e, hoje, temos a impressão de que tudo começou ontem. Já não somos mais os mesmos e estamos no limiar de uma nova fase de nossas vidas. Partirei em busca de um destino repleto de dúvidas e surpresas. Caminharei em busca de um sonho, que está começando a se realizar.”

Completou 8 anos no dia 4 de agosto, Lorenzo Eduardo de Almeida. O garotinho recebe as homenagens da mamãe Cláudia, dos avós, tios, primos e amigos. Parabéns, Lorenzo!

Ao lado da mana Isabele, da mamãe Fernanda e do papai Douglas Uggeri, Alice comemorou seu aniversário. Parabéns!

Jordana Padilha Subutzki formou-se no curso de Enfermagem da Unijuí no dia 9 de agosto. Após a colação de grau que foi realizada no Salão de Atos os amigos e familiares foram recepcionados no Restaurante D’Napoles. Os pais Eloísa Padilha e Jorge Rodrigues a parabenizam pela conquista e desejam muito sucesso!

Aline Sirlei Maboni Wisnheski formou-se em Direito pela Unijuí. A colação de grau aconteceu no dia 27 de julho no salão de Atos da Unijuí. Após a colação de grau os convidados foram recepcionados no restaurante Vion Gourmet. Recebe a homenagem de seu esposo Eder Wisnheski e sua filha Luiza Wisnheski. Sucesso, Aline e parabéns pela aprovação no exame da OAB!

Parabéns a Michele Santoni que se formou no curso de Enfermagem. A colação de grau foi realizada no Salão de Atos da Unijuí no dia 09 de agosto, após os convidados foram recepcionados em uma linda festa no Salão da Igreja Evangélica de Coronel Barros. Os pais Neldi e Mauri Santoni, a mana Luciane, o noivo Ricardo e os demais familiares com muito carinho lhe desejam sucesso nessa missão de enfermeira e as mais ricas bênçãos de Deus.

Felipe comemorou 6 aninhos com uma linda festa temática da Liga da Justiça ao lado da mamãe Gabriela, papai Fábio Nass e mano Murilo. Feliz aniversário. Felipe!

Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222 Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br | facebook.com/aquarellakidsbuffet

04 certa.indd 1

19/08/2013 07:32:40


5

Sábado e domingo, 17 e 18 de agosto de 2013

Novidades na Sogi A Sociedade Ginástica Ijuí vai promover dia 14 de setembro, no Salão Nobre, o 1º Party Night Baile de Máscaras, anunciado como uma noite de elegância e mistério, e atrações especiais. A inspiração são os tradicionais Bailes de Primavera e o evento vem em substituição ao Baile de Debutantes, que a partir do ano passado, a diretoria decidiu realizar de dois em dois anos. Essa noite terá apresentações de dança das ex-debutantes, coreografada por Patrick Vione, e a diretoria fará o lançamento do Baile de Carnaval 2014 e do concurso para escolha das Rainhas da Sociedade Ginástica 2014. O Restaurante Confraria atenderá durante todo o evento e a música estará a cargo de Eduardo Borges.Convites estarão à venda a partir do dia 26 de agosto, na secretaria da Sogi.

Concurso em nova versão

Noite em preto e branco

No dia 31 de agosto acontece o Jantar e Baile Beneficente, na Sogi. A 26ª Delegacia de Polícia (DRP) de Ijuí promove o evento que terá seu lucro revertido para a Casa AMA. A animação será da Banda Balança Brasil. Ingressos à venda na 26ª DPR, com Sílvia pelo telefone 33328800, ramal 211. O traje indicado é o social completo, com sugestão das cores preto e branco da Polícia Civil.

Jantar e baile no Farroupilha No dia 12 de setembro, a partir das 20h, acontece jantar e baile no CTG Clube Farroupilha. Às 23h, inicia o baile com duração de quatro horas, com um dos maiores nomes da música gaúcha, o Grupo Rodeio, de Régis Marques. As mesas podem ser reservadas pelos telefones 9629-4204, 9179-4495 ou 8448-7644. Ingressos antecipados somente para o baile podem ser adquiridos na FarmaG, Supermercado Tradição, MB Farmácias, Loja Rosa e Farmácia Lobato.

Maria da Graça Deckert e Taiane Korb na palestra de Deroni Sabbi, promovida pela BPW Ijuí e ACI

Modelos da Capa de 2012: Taoana Vieira e Vitor da Rosa de Souza

Escolher um rosto feminino e outro masculino para ser capa da revista Stampa é o objetivo final do concurso Modelo da Capa. Os participantes também têm a perspectiva de testar suas potencialidades para uma possível carreira nas passarelas. Este ano, essas possibilidades se ampliam com as novidades que serão introduzidas. Além da faixa etária que baixa de 18 para 16 anos, o concurso será realizado no Clube Ijuí e terá passarela e estúdio fotográfico para avaliar o desempenho dos concorrentes. Eles vão exibir produções da MAB Masculina e MAB Feminina e óculos da Davanti, na passarela e no estúdio fotográfico, que será montado por Schmalz Foto e Vídeo. Tudo vai acontecer no Clube Ijuí, dia 11 de setembro, a partir das 20h. Na produção visual vão atuar as maquiadoras do Boticário e os cabeleireiros do Salão Salles Coiffeur. O produtor Luiz Carlos Leindecker coordena o concurso, que este ano oferece um prêmio de R$ 500,00 para os vencedores - a garota e o rapaz. Os eleitos, posteriormente, participarão de ensaio fotográfico exclusivo e serão capa da Stampa, em edições separadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 4 de setembro. É necessário preencher a ficha de inscrição, disponível no site e na recepção do Jornal da Manhã, e apresentar uma fotografia colorida em close.

João Antônio e Sandra Raquel Cargnelutti no gravação do DVD de Nílton Ferreira, no Sesc

Priscila Librelotto, Marcelo Sagave, Flavio Friedrich, Luana Borchardt, Carolina França e Celiane de Oliveira no jantar e baile da 23ª Subseção da OAB

Karla e Lucas Silva no jantar e baile da 23ª Subseção da OAB

05.indd 1

19/08/2013 07:33:22


6

caderno

Sábado e domingo, 17 e 18 de agosto de 2013

Novelas

Shows covers

Flor do Caribe - Globo Dionísio convida Candinho para almoçar em sua casa

Estreia na direção Maria Gadú cantando Cazuza, Zeca Baleiro (foto) interpretando músicas de Zé Ramalho e um grupo composto por Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), João Barone (Paralamas do Sucesso), Leoni, Toni Platão e Liminha tocando Beatles serão as atrações de uma turnê que vai percorrer cinco capitais entre setembro e dezembro deste ano. Os shows, idealizados e dirigidos por Monique Gardenberg, fazem parte do projeto Banco do Brasil Covers, e a homenagem aos Beatles terá ainda a presença de Sandra de Sá, Paulo Miklos, André Frateschi e Marjorie Estiano como convidados. A temporada tem início em Natal, no dia 27 de setembro, e na sequência as apresentações vão a Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O ator Wagner Moura fará sua estreia na direção em um filme sobre o ex-deputado e guerrilheiro Carlos Marighella. As filmagens devem começar em 2014 ou 2015 e a produção será da empresa O2, de Fernando Meirelles. O livro Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo, de Mário Magalhães, será a base do roteiro. Deputado da constituinte de 1946 e cassado quando o partido foi declarado ilegal, Marighella aderiu à luta armada durante a ditadura militar, instituída em 1964. Foi morto em 1969 por agentes do regime em São Paulo. No momento, Moura promove Elysium, seu primeiro filme em Hollywood, que liderou as bilheterias norte-americanas no ano passado. O ator recebeu elogios da imprensa estrangeira pelo papel. Apesar de não ter gostado do longa, a crítica do New York Times, Manohla Dargis, disse que Moura está "fantástico".

Declaração polêmica

'Jobs' estreia em setembro O ator Ashton Kutcher (foto) vive o fundador da Apple, Steve Jobs, em filme que será lançado no dia 6 de setembro no Brasil. Intitulada Jobs, a produção conta a ascensão de um dos empresários da tecnologia mais reverenciados de todos os tempos, desde que era uma criança rejeitada na escola. Steve Jobs morreu em outubro de 2011, aos 56 anos, depois de uma luta contra o câncer que teve início em 2004.

A nova namorada de Justus Roberto Justus já está em um novo relacionamento. Ele está saindo com Ana Paula Siebert, 25, ex-participante de "O Aprendiz 6". Na época, após a eliminação do programa, Justus chegou oferecer um emprego a jovem em uma de suas empresas, mas ela não aceitou e voltou para Santa Catarina para terminar a faculdade. Atualmente, Ana Paula é modelo da agência Mega Model Brasil e mora em São Paulo. O reencontro dos dois ocorreu em junho, quando todos os ex-participantes do programa foram reunidos para escolher quem participará da nova edição chamada de "Aprendiz - O Retorno".

... E a reação da ex Ticiane Pinheiro, 37 anos, parece ter sido pega de surpresa pelo anúncio no namoro do ex-marido. Após ficar sabendo, ela decidiu apressar a saída do apartamento de Justus, onde continuava vivendo. Apresentadora do Programa da Tarde, na Record, Ticiane disse que não pretende ficar solteira, "mas agora quero alguém bem mais jovem e que entenda meu trabalho".

06_referencia.indd 14

Com uma carreira bem-sucedida em Hollywood, Alice Braga, explicou porque evita dar entrevistas quando não está divulgando algum trabalho. "Sinto que cada vez mais a imprensa vai para cima das pessoas. Entendo que o público queira saber, mas será que a gente é que dá essa abertura? Até onde vai?", disse. Ela também criticou os preconceitos da sociedade brasileira: "O Brasil é um país careta. A gente se diz o país do Carnaval e da libertação, mas é o oposto. Em novela as pessoas roubam, traem, se agridem, mas beijo gay não pode."

Dionísio convida Candinho para almoçar em sua casa. Maria Adília permite que o filho encontre a família de Dionísio. Dionísio pede a Ester que faça uma matéria enaltecendo sua atitude em reconhecer Candinho como filho. Adília pede a Taís que acompanhe Candinho à casa de Dionísio. Alberto parabeniza o avô por sua encenação durante o almoço, mostrando seu falso amor por Candinho. Duque avisa a Rodrigo que ele precisa se casar com Amaralina. Quirino e William se emocionam ao encontrar Doralice.

Sangue Bom - Globo Érico apresenta Verônica como Palmira para Renata Bento afasta Amora. Malu pede para Kevin ajudá-la a impedir Amora de fugir da promessa de vender seus sapatos. Érico fica abalado com o sofrimento de Renata. Brenda discute com Perácio e afirma que não sairá de casa. Amora fica abalada com a carta de Simone, e Bento a consola. Bárbara observa Filipinho ser ovacionado por muitos fãs na entrada da emissora. Brunettý apresenta Douglas no programa de Sueli Pedrosa. Tina fica eufórica com o convite de Lucindo para sair. Caio reclama de Giane só falar sobre Bento. Jonas incentiva Érico a ir à festa de Karmita para conversar com Renata. Gilson descobre que foi roubado por Fabinho. Perácio conta como foi sua conversa com Brenda para Rosemere. Érico se aproxima de Verônica na festa de Karmita e a apresenta para Renata como Palmira.

Amor à Vida - Globo

Paloma e Bruno ficam apreensivos com a falta de notícias de Paulinha

Machucado O cantor e compositor Alceu Valença, 67, foi atropelado no Rio por uma bicicleta. Ele divulgou em seu Facebook uma foto em que aparece com a mão esquerda enfaixada e contou que estava atravessando uma rua no Leblon e foi pego de surpresa por um ciclista em alta velocidade, que não parou para prestar socorro após o acidente. "Coloco o pé na ciclovia e, num susto, vejo aproximar-se de mim o vulto de um ciclista todo vestido de preto, numa velocidade inacreditável. Joguei o corpo para trás, mas senti que o guidão se chocara contra minha mão esquerda. Urrei de dor", descreveu o músico. Alceu ficará quatro semanas sem tocar violão e teve que adiar um show.

Paloma tenta falar com Ninho, mas Alejandra impede. Félix vai à casa da irmã para consolá-la. Aline pede dinheiro para César. Patrícia convida Michel para jantar com ela e Guto. Valdirene se encontra com Carlito. Michel passa a noite com Silvia. Alejandra manda Ninho convencer a menina a viajar com eles. Paloma e Bruno ficam apreensivos com a falta de notícias de Paulinha. Paulinha é simpática com Ninho. Félix desconta o cheque que pegou com Thales e pede um empréstimo no banco. Vega exige que Silvia coloque Atílio na cadeia. Márcia pede para Jonas ajudá-la a processar seu marido. Ignácio pede Valdirene em casamento.

19/08/2013 07:34:26


Sábado e domingo, 17 e 18 de agosto de 2013

7

Horóscopo

Agosto, o mês do desgosto O mês de agosto é popularmente conhecido como o mês do desgosto. É difícil afirmar qual a origem exata desta crendice. Sabemos no entanto que foram os romanos quem deram este nome ao oitavo mês do ano, numa homenagem ao imperador Augusto. Os próprios romanos naquela época, já acreditavam no mau agouro deste mês, período em que uma criatura horripilante cruzava os céus da cidade expelindo fogo pelas ventas. Acontecimentos no mês de agosto marcaram a história mundial. Conheça alguns: A Primeira Guerra Mundial - Faltavam apenas três dias para o início do mês de agosto quando o Império Austro Húngaro bombardeou a Sérvia. Daí o império alemão declarou guerra ao império russo, em 1º de agosto de 1914, transformando um conflito que até então era regional, em uma disputa que rapidamente se espalhou por toda a Europa. A bomba atômica - Hiroshima e Nagasaki, no Japão - A primeira bomba, enviada pelos Estados Unidos que destruiu, a cidade de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945, deixando 80 mil vítimas, mas esse número chegou a dobrar depois, quando foram considerados os mortos por ferimentos ou consequências da radiação emitida pela bomba nuclear. Três dias depois, os americanos voltaram seu alvo para a cidade portuária de Nagasaki. Somando as vítimas que faleceram na hora e as que sofreram sequelas, calcula-se que foram mortas certa de 150 mil pessoas na ocasião. O suicídio de Getúlio Vargas - Enfrentando os ataques da oposição, Vargas disse que só sairia do poder morto e cumpriu sua promessa em 24 de agosto de 1954, suicidando-se com um tiro. E ainda deixou uma carta testamento que entrou para a história e incitou várias manifestações de apoio ao presidente. Morte de Marilyn Monroe e Carmen Miranda - Ambas faleceram no dia 5 de agosto. Carmen Miranda no ano de 1955 e Marilyn Monroe em 1962. A construção do Muro de Berlim - Em 13 de agosto de 1961 os guardas começaram a construir o muro que separaria a capital alemã em duas partes. A barreira era feita com arame farpado, mas depois foi construído o muro que manteve a cidade dividida até 1989. A Renúncia do presidente Jânio Quadros - Em 25 de agosto de 1961 o presidente Jânio Quadros, que estava há apenas sete meses no poder, renunciou ao cargo. Esperava-se que as pessoas clamassem por sua volta, mas sua saída apenas agravou a crise política em que o Brasil estava inserido. O Fim da Primavera de Praga - Os tanques comandados pelo governo soviético invadiram a cidade de Praga, capital da República Tcheca para reprimir a Primavera de Praga no dia 21 de agosto de 1968. O movimento, comandado pelo reformista Alexander Dubcek, buscava mais liberdade dentro do regime comunista imposto pelos soviéticos.

07_new.indd 14

Você vê Guy – fala-se Gui porque Guy vem de Guido – nas máscaras que as pessoas associam a duas coisas: o filme V de Vingança e o grupo de hacker Anomymous. Mas é Guy Fawkes que está ali, tal como idealizado na história em quadrinhos de Alan Moore que serviria de base para V de Vingança. A expressão zombeteira e altiva de quem é invencível em qualquer circunstância, especialmente na derrota.

ÁRIES Para tirar algum proveito desta fase, será necessário usar toda a sua habilidade profissional e comercial. Todavia, procure se precaver contra injúrias e acidentes e não se deixe influenciar por pessoas muito falantes. TOURO Algumas dificuldades, no período. Não se preocupe, pois terá chances de resolver os problemas. Êxito nos negócios, no campo profissional e para tudo que está relacionado com a sua ascensão material. GÊMEOS Período muito bom para você. Você vai se entender com sua família e com seus superiores e colegas de trabalho, e lucrará bastante se poupar o seu dinheiro. CÂNCER Seus empreendimentos serão prósperos. Terá sucesso na defesa de seus direitos e triunfará em todos e quaisquer assuntos legais. Seja mentalmente independente e mais firme em suas crenças. Cuidado com pequenos acidentes. LEÃO Ótimo período para tratar de questões financeiras, profissionais e associativas. Momento benéfico para os exames, os concursos, os testes vocacionais e os assuntos amorosos. Acautele-se quanto aos problemas judiciais, dívidas ou cobranças. VIRGEM Fase que promete sucesso nos negócios, no trabalho e nas novas empresas que fizer. Os amigos estarão disposto a colaborar e a vida amorosa e familiar, lhe dará muita felicidade. LIBRA Terá feliz resultados em novas associações, ou novos amigos que vier a conhecer. Um pouco de desarmonia em sua vida conjugal, mas com compreensão, tudo acabará bem. Algum mal-estar proveniente de fonte inusitada. ESCORPIÃO Aproveite a influência astral deste momento para conhecer o maior número possível de pessoas. As amizades que fizer neste dia, vão lhe trazer vantagens. Período promissor para viagens e tudo em geral. SAGITÁRIO Examine com atenção suas possibilidades de se realizar profissionalmente e fará novos contatos pessoais que poderão ser altamente proveitosos. Fase excepcionalmente benéfica, para solucionar problemas familiares. CAPRICÓRNIO Nesta fase, você pode esperar uma expansão em seus horizontes de conhecimentos e relacionamentos. Não de importância aos obstáculos que possam surgir no transcorrer do período. Visitas e agradáveis notícias devem acontecer. AQUÁRIO Evite o pessimismo e seja mais confiante e nas suas ações e ambicioso, que terá muito sucesso em tudo que fizer daqui para frente. Aumento de vitalidade, da influência pessoal e das chances profissionais e amorosas. PEIXES Neste período, você poderá enfrentar alguns pequenos obstáculos inesperados. Com o auxílio de amigos, parentes e vizinhos poderá contornálos. Deixe de lado o ciúme e espere notícias boas através de carta ou visita.

19/08/2013 07:34:42


Sábado e domingo, 17 e 18 de agosto de 2013

Premiando a Educação A visão de empresários de agir em favor da Educação, endossando a proposta dos promotores, é o apoio imprenscindível que garante a realização e o êxito do Concurso de Redação Rotary Club Ijuí e Jornal da Manhã

Ricardo e Lenara Reis Dorneles, da Alphatel, premiaram os estudantes do 2º ao 5º lugar das duas categorias com celulares pré-pagos O Boticário de Eliana Burtet (E) premiou todos os estudantes e as professoras vencedoras

Os textos do Caderno Editado e impresso pelo Jornal da Manhã, o Caderno do 6º Concurso de Redação foi lançado na noite de premiação e encaminhado esta semana a todas as escolas que participaram do Concurso - as municipais têm à disposição na Secretaria Municipal de Educação, e as estaduais, na 36ª Coordenadoria de Educação. O Jornal da Manhã providenciou a entrega às escolas particulares. Além dos cinco textos premiados em cada categoria, estão incluídos mais cinco do Ensino Médio e 10 do Ensino Fundamental, selecionados pela comissão julgadora. O número superior no Ensino Fundamental foi uma decisão da comissão, em reconhecimento ao número e à qualidade dos textos inscritos. Os textos obedecem ordem alfabética de seus autores e são os seguintes:

Ensino Fundamental: “Eu, o jornal”, de Eduarda Franke Melchiors 8ª série - Escola Estadual Ensino Fundamental Rui Barbosa “Um jornal, muitas funções” - Eduarda Kahl Kunkel 8ª série - Colégio Comendador Soares de Barros, Ajuricaba “Jornal da Manhã: de tudo um pouco”, de Eduarda Güntzel da Rosa 6ª série - Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa “A vida de um jornal”, de Eduardo Rabelo 7ª série - Colégio Sagrado Coração de Jesus

Hussein e Amine Hatem premiaram os segundos lugares com um semestre de inglês na sua escola CCAA

Amanda Amaral, da Albrecht (E), premiou com um relógio as duas professoras vencedoras

“O jornal de 54 de meu avô”, de Gabriel Hagemann Behling Alves 8ª série - Colégio Sagrado Coração de Jesus

Obrigado, Ruizinho! Leila Kessler, das Lojas Campeã (E), premiou os primeiros lugares com valecompra de R$ 200,00

“Você não leu isso?”, de Isadora Brust 8ª série - Colégio Evangélico Augusto Pestana “Meu Mundo através do jornal”, de Ludmila Silveira Raineski 8ª série - Colégio Evangélico Augusto Pestana “Minha vida de jornal”, de Mariane Pasquali 6ª série - Colégio Sagrado Coração de Jesus “Eu, o jornal”, de Nadine Milena Schäffel 8ª série - Colégio Estadual Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba

Ensino Médio: “Alimento para o saber”, de Alana Helbich Brum 2º ano - Colégio Tiradentes da Brigada Militar

Cleonice Bedin, Beatriz Prediger Garay, Teresinha Endruweit, Ângela Michael e Fabiana Steinke

Em nome dos professores e alunos da Escola Ruizinho parabenizo ao Jornal da Manhã e Rotary Club Ijuí por promoverem o Concurso, desafiando nossos educandos a construírem/ampliarem habilidades e competências necessárias ao trabalho de pesquisa, escrita e reescrita para outros olhares, outro público. O evento realizado foi brilhante, destacando a classificação de quatro educandos entre os 15 cujas redações foram publicadas no caderno entregue na premiação. Premiar também os professores é o reconhecimento pelo excelente trabalho realizado por eles. Amanhã já começaremos a pensar para o Concurso do próximo ano. Um abraço aos organizadores e coordenadores. Beatriz Prediger Garay, Diretora da Escola Ruizinho.

08.indd 1

“Extra, Extra, Extra”, de Ana Lúcia Seibel Cardoso 3º ano - Colégio Tiradentes da Brigada Militar “Informações em páginas”, de Daniela Reinke Porazzi 3º ano - Colégio Estadual Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba O rotariano Roger Roberto, idealizador e coordenador do Concurso até sua 4ª edição, recebeu agradecimento especial

“Informante social”, de Heloísa Ruschel Bortolini 1º ano - Colégio Tiradentes da Brigada Militar “A invulnerabilidade do jornal”, de Laura Linck Gomes 3º ano - Colégio Tiradentes da Brigada Militar

19/08/2013 07:35:40

Caderno Dois 17.08.2013  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you