Page 1

Sábado e domingo, 16 e 17 de março de 2013

INTERCÂMBIO

Fascinante Austrália

Por meio do programa Ciência sem Fronteiras, a ijuiense e acadêmica da Unijuí Natalia Callai da Silva, partiu para um período de estudo em Melbourne Em 2012, quando o Brasil firmou parceria com universidades de diversos países, o programa Ciência sem Fronteiras ganhou força e começou a chamar a atenção de acadêmicos. Mas Natalia Callai da Silva, estudante do 5º semestre de Ciências Biológicas da Unijuí, já estava de olho na oportunidade muito antes. Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade inter-

01.indd 1

nacional. Nesse sentido, prevê bolsas para que alunos de graduação e pósgraduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Com ótimas notas na Unijuí e fluência no inglês, além de muita determinação, não foi difícil para Natalia conseguir uma dessas bolsas. Conforme a jovem, o processo é burocrático, e a espera pelo resultado é tensa, mas no final, a alegria foi geral. “Quando fiquei sabendo que tinha conseguido, fiquei muito feliz. Liguei pra a mãe,

pai, namorado... Tudo que até então era sonho estava a poucos meses de mim. Foi uma sensação sem igual”, lembra. Há um mês, Natalia embarcou para Melbourne, e está estudando na Universidade de Melbourne, considerada uma das melhores da Austrália. Ela garante que o país é realmente lindo e exótico, com uma população muito consciente e que o ensino é de alto nível. E para manter vivas suas memórias e dividir experiências com parentes e amigos no Brasil, Natalia criou o blog australiafornatalia.blogspot.com.br, com muitas fotos e informações interessantes.

Natalia Callai

18/03/2013 09:22:07


2

Sábado e domingo, 16 e 17 de março de 2013

CINEMA

Viúva de Johnny Ramone quer produzir filme sobre a banda “Commando”, autobiografia do guitarrista dos Ramones, morto em 2004, foi lançada no ano passado Em entrevista à revista Rolling Stone, a viúva do guitarrista Johnny Ramone disse que está em negociações para produzir um filme sobre a história os Ramones. Linda Ramone disse que isso é “só o que falta” sobre a banda. “Eu tenho convites agora mesmo para fazer um filme sobre os Ramones, porque ainda não houve nenhum. É só o que falta.”, disse Segunda ela, ainda não está decidido se o filme será uma grande biografia sobre todos os membros da banda ou uma história do grupo baseada na autobiografia de Jhonny, “Commando”, lançada no ano passado. Apesar de dizer que falta negociar com os representantes dos outros membros dos Ramones, a viúva de Jhonny garantiu que o filme será feito. Perguntada sobre quem ela gostaria de ver interpretando seu ex-marido, ela respondeu que “obviamente, todo mundo quer que seja Jhonny Depp, porque ele é legal e bonito.”

Banda foi um dos ícones do punk rock no mundo todo

Twitter lançará serviço musical O Twitter adquiriu o serviço de descobertas musicais We Are Hunted e está usando sua tecnologia para desenvolver seu próprio aplicativo musical. O aplicativo deve se chamar Twitter Music. O serviço deve ser lançado até o final do mês. O Twitter Music deve sugerir aristas e músicas baseado em informações pessoais e se baseia em quem o usuário segue na rede social. Recentemente, o Facebook divulgou que terá uma seção musical na nova versão do site. Nesse sentido, o Twitter Music chega para rivalizar com o serviço.

Charlie Brown Jr. relançará discos A banda Charlie Brown Jr. terá os dois primeiros discos relançados no Brasil. Os álbuns “Transpiração Contínua Prolongada” e “Preço Curto... Prazo Longo” devem chegar às lojas em abril. Fundado no início dos anos 1990, o Charlie Brown Jr. era liderado pelo vocalista Chorão, encontrado morto em seu apartamento em São Paulo, no dia 6. Essas reedições não são as únicas novidades do Charlie Brown Jr. Antes de morrer, Chorão deixou várias canções gravadas para o grupo. Essas músicas serão reunidas em um álbum que deve ser lançado pela Radar Records, selo responsável pelo último disco do Charlie Brown Jr., “Música Popular Caiçara”. Disco de estreia do Charlie Brown Jr., “Transpiração Contínua Prolongada” (1997) vendeu mais de 500 mil cópias, puxado por hits como “Proibida pra Mim”. Lançado em 1999, “Preço Curto... Prazo Longo” repetiu o sucesso do anterior: vendeu mais de 460 mil cópias na esteira de faixas como “Te Levar”. Ao todo, o Charlie Brown Jr. vendeu mais de 2 milhões de cópias de discos.

Games

Tomb Rider

O jogo é um retorno às origens da heroína Lara Croft, considerada a musa dos games, para descobrir o que aconteceu com a jovem arqueóloga para que ela se transformasse em uma das maiores aventureiras da história dos consoles. Entre as novidades técnicas, o jogo traz um mundo aberto a ser explorado, além de mira manual. Disponível para PS 3, Xbox 360 e PC.

H.A.U.X. 2

O jogador torna-se membro do ultrasecreto esquadrão H.A.W.X. Usará reflexos apurados, tecnologia de ponta e aviões ultrassofisticados para dominar os céus. Vai penetrar em território inimigo sem ser detectado, atacar e fugir rapidamente, usar alta tecnologia para dizimar o inimigo distante, e atraí-lo para um duelo empolgante. Disponível para PS 3, Xbox 360, Wii e PC.

Street Fighter X Tekken

Duas franquias consideradas como rivais, dentro do gênero de luta, unem forças para levar os fãs ao delírio. Em Street Fighter X Tekken, os jogadores terão a oportunidade única de comandar os duelos entre personagens dos jogos criados pelas produtoras Capcom e pela Namco, respectivamente. O jogador tem a chance de escolher a dupla que preferir para cada lutador dentro do jogo. Disponível para PlayStation 3, Xbox 360 e PS Vita.

02.indd 1

18/03/2013 09:22:24


3

Sábado e domingo, 16 e 17 de março de 2013

Músico Dominguinhos está em coma irreversível Aimoré. A Sociedade Esportiva Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idade, a realizar-se hoje, com início às 16h, e animação da banda Estrela Guia, de Ijuí. Até as 16h, o ingresso é livre para as mulheres. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados a participar.

José Domingos de Morais nasceu em Garanhuns, em 12 de fevereiro de 1941, e é considerado o herdeiro artístico de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

Um toque de companheirismo. No dia 24 de março, a partir das 11h, o Rotary Club Nova Geração e o Grupo de Artes Nativa Cabo Toco realizam, no Cabo Toco, um almoço beneficente. No cardápio, o delicioso churrasco gaúcho, entre outros pratos. Como atrações, também haverá chimarrão, música e bingo. O valor do ingresso é de R$15,00, e pode ser adquirido com os integrantes de qualquer uma das entidades.

O coma do músico pernambucano Dominguinhos, de 71 anos, é irreversível, segundo informações divulgadas ontem. A família foi informada no dia 25 de fevereiro que o estado de saúde do sanfoneiro era irreversível. Apenas agora, no entanto, o filho mais velho do primeiro casamento do cantor, Mauro da Silva Moraes, resolveu divulgar a informação em respeito aos fãs. “No mês passado, o médico dele no Sírio-Libanês (hospital) falou que o coma não tinha mais volta. Que o quadro do meu pai estava caminhando para um coma vegetativo”, disse o filho. “As pessoas pensavam que ele estava melhorando. O marca-passo foi retirado, um dos rins está funcionando, mas ele não tem reação alguma. Faz alguns movimentos, como apertar a mão, mas os médicos disseram que é involuntário”, contou. Segundo o último boletim médico divulgado pela assessoria de imprensa do Hospital SírioLibanês, em 14 de janeiro, Dominguinhos permanece na UTI,

Elis Regina terá cinebiografia

Tony Ramos vai viver Getúlio Vargas no cinema

Tributo ao Rock. Hoje, no Gervi, a partir das 22h, acontece a 6ª edição do Tributo ao Rock, com as bandas Divison Time, Veloz, Infectus e Banda Bandida. O festival será em homenagem a Marcos Rigoli e Robson Van Der Ham, dois grandes ícones do rock ijuiense, integrantes da banda Excellence. O ingresso é R$10,00. Gervi. A domingueira terá animação da banda Scala, de Santo Ângelo, com início às 15h30. Casais que chegarem até esse horário ganham uma cerveja, e o individual um refrigerante. A partir deste domingo, começa a troca de ingressos por cartelas, para concorrer a prêmios: dia 7 de abril uma TV 42 polegadas; 30 de junho um lava-jato; 6 de outubro um climatizador 7000 btus; e dia 29 de dezembro uma TV 32 polegadas led em 3D, com dois óculos. Noite de Talentos. Hoje, a partir das 17h, na praça do bairro Jardim, acontece a 1ª Noite de Talentos do bairro. Inscrições e mais informações com a presidente Ivone Milmaier, no telefone 9127-1803.

Diretor da cinebiografia sobre Elis Regina, Hugo Prata revelou que ainda não está definida a atriz que viverá a Pimentinha no cinema. Para Prata, a atriz não precisa ser cantora, mas deve ter uma carga dramática forte. A dona do papel ainda não foi escolhida oficialmente, mas Nelson Motta, que foi amigo de Elis e assina o roteiro do longa, tem um nome em mente: a mineira Andréia Horta, da série Alice, da HBO. A atriz também participou das novelas

Em 2002, ele ganhou o Grammy Latino com o CD “Chegando de mansinho”

respondendo de forma satisfatória ao tratamento médico e apresenta melhora no padrão hemodinâmico e respiratório. O compositor foi internado no dia 17 de dezembro na Terapia Intensiva (UTI) coronariana do Hospital Santa Joana, em Recife, com quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca.

Cordel Encantado e Amor Eterno Amor, da TV Globo. A vida de Elis chega às telas mais de 30 anos após sua morte. João Marcello Bôscoli, filho mais velho da cantora gaúcha, explicou que ele e os irmãos, Maria Rita e Pedro Mariano, nunca se opuseram que a história da mãe fosse contada. Prata, que é amigo dos filhos da musa, é responsável por dois DVDs de Maria Rita, incluindo Redescobrir (2012), em que interpreta canções da mãe.

Tony Ramos está na novela “Guerra dos Sexos”

A atriz Andréia Horta, cotada para o papel de Elis no cinema

03.indd 1

O ator Tony Ramos interpretará o ex-presidente Getúlio Vargas em um longa-metragem de João Jardim. Baseado em fatos reais, “Os Últimos Dias de Getúlio” vai retratar os momentos finais da vida do líder, que se suicidou em 1954. De acordo com a produtora Copacabana Filmes, o longa “percorre a intimidade dos 19 últimos dias da vida de Getúlio, período em que ele fica isolado no Palácio do Catete, enquanto seus opositores o acusam de ser o mandante do atentado

contra o jornalista Carlos Lacerda, onde morreu o major Vaz”. Além de Tony Ramos, o elenco também conta com Drica Moraes, que será Alzira Vargas, filha do ex-presidente. João Jardim foi indicado ao Oscar pela co-direção de “Lixo Extraordinário” e também dirigiu os documentários “Janela da Alma” e “Pro Dia Nascer Feliz”. A previsão é que as filmagens aconteçam em junho e julho e que o longa esteja finalizado em dezembro.

No início da internação, sofreu oito paradas cardíacas, chegando a ficar quase cinco minutos com o coração sem bater. No dia 13 de janeiro, o músico foi transferido para o Sírio-Libanês, em São Paulo, a pedido da família. Dominguinhos luta contra um câncer de pulmão há cerca de 6 anos e tem diabetes.

Ijuí terá Festival de Páscoa A Praça da Republica será palco do Festival de Páscoa durante os dias 23 e 24 desse mês. O evento promovido pela Coordenadoria Especial de Cultura contemplará no sábado, 23, às 20h, no anfiteatro, encenação da Paixão de Cristo, pelo grupo Blackout da Fundação Cultural de Ijuí. Já a missa de Ramos, será celebrada pela Matriz Natividade, no domingo, 24, às 8h30, no anfiteatro. A partir das 9h, a Coordenadoria de Cultura realizará oficina de pintura de ovos de páscoa com crianças.

Museu segue com exposição Até 28 de março, continua aberta para visitação a exposição “Vivandeiras - mulheres da Coluna Prestes”, montada no Museu Antropológico Diretor Pestana. A exposição integra a programação alusiva ao mês da mulher.

18/03/2013 09:22:38


4

Sábado e domingo, 16 e 17 de março de 2013

Casamentos

No dia 26 de janeiro, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, foi realizada a cerimônia de casamento de Felipe Schmidtke Makoski e S a b r i n a To n i a z z o Agnoletto, com a bênção de Deus e dos pais Ivo Felipe Makoski e Leci Dori ShmidtKe Makoski e Valdir Alber to Agnoletto e Eliana Marise Toniazzo Agnoletto. Após, os convidados foram recpecionados em uma linda e s u p e r a n i m a d a fe s t a n o restaurante Kassian.

04 certa.indd 1

Isabeli e Laíse

Casaram-se no dia 1º de março, Adriano José Uhde e Marlene Dorli Kindler. Recebem felicitações da família e amigos. Com esta consolidação, o casal calca-se no seguinte trecho bíblico: “Grave o meu nome no seu coração e no anel que está no seu dedo. O amor é tão poderoso como a morte; e a paixão é tão forte como a sepultura. O amor e a paixão explodem em chamas e queimam como fogo furioso. Nenhuma quantidade de água pode apagar o amor, e nenhum rio pode afogá-lo”. Cântico dos Cânticos 8: 6 e 7.

100 anos

No dia 13 de março, foi realizada uma linda festinha para comemorar o aniversário de cinco anos de Laíse Gonçalves da Silveira, e o aniversário de três anos de Isabeli Gonçalves Dias. Felizes estão os pais, Geisa e Leandro da Silveira.

Formatura Forma-se hoje, 16 de março, no curso de Ciências Econômicas pela Unijuí, Marluci Casalini Wildner. A colação de grau será às 18h, no Salão de Atos da Unijuí. Após, os convidados serão recepcionados na Afucotri com um jantar, e para finalizar a noite, será realizado o Baile dos Formandos, no CTG Laureano Medeiros. A homenagem é dos pais, Leonel Wildner e Helena Casalini Wildner, e do filho Murilo Wildner Urach.

Para uma tia muito especial... Francisco Eickhoff casou com Laura Hintz, tiveram cinco filhos (quatro em memória), e Helma Rycheski, dia 18 de março, completa 100 anos. Francisco Eickhoff casou pela segunda vez com Carolina Lausch e somaram ao todo 16 irmãos (9 em memória). Neste domingo, estarão se dirigindo rumo a Canoas os seus irmãos e familiares para comemorar o centenário de uma irmã e tia muito especial. Helma casou com Samuel Roberto Rycheski, teve um filho (em memória) e três filhas.Tem uma nora, três netos, quatro bisnetos. Neste dia especial queremos agradecer pela pessoa maravilhosa que és, obrigada por sempre nos acolher em sua casa e nos transmitir tranquilidade, uma boa prosa e sempre nos acolher com uma mesa farta e um bom café passado no meio da tarde. Que até o final de sua vida seus dias sejam repletos de alegria, felicidade e muita saúde com a bênção do Papai do Céu. Sua sobrinha.

18/03/2013 09:22:59


5

Sábado e domingo, 16 e 17 de março de 2013

Curso de formação

Comemorando o Dia da Mulher...

Ana Regina, Nerli, Ieda, Ione e Lidia Alexandra e Daniela

Sueli Pizzuti e Delci Madruga

Festejando as mulheres Hoje, das 9h às 12h, na Praça da República, a BPW Ijuí - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, junto com o Gabinete da PrimeiraDama, realizam evento com uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Diversas entidades e instituições vão participar, oferecendo as atrações, entre elas Unimed, Unijuí, O Boticário, OAB, Rotary Club, Lar Henrique Liebich, DPaschoal, que vai distribuir livros infantis para as crianças, Zaffari, que vai oferecer degustação de produtos, e Erva-Mate Douradinha, que vai fornecer gratuitamente a erva para o chimarrão. Entre as atrações artísticas, que acontecem no Anfiteatro, haverá apresentação do Coral da Unijuí, da Cia. Cadagy e da Cia. de Dança Alessandra Cavalheiro. Também haverá uma palestra da delegada da Mulher, Jocelaine de Aguiar, sobre a Lei Maria da Penha. Arrecadação de doações de livros, especialmente didáticos, para formação de um Banco Literário que beneficiará carentes, e arrecadação de armações de óculos para reaproveitamento, são algumas das ações sociais previstas. Em caso de chuva, o evento acontecerá no Clube Ijuí, com as mesmas atrações programadas.

05.indd 1

Ivan Vieira Paim, do Centro Cultural Português de Ijuí, participou entre os dias 24 e 28 de fevereiro, do Curso de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora, nas cidades de Viseu e Lisboa, em Portugal. O curso, que reuniu 30 luso-descendentes, foi organizado pela Confraria dos Saberes e Sabores da Beira – Grão Vasco (Viseu). O objetivo do curso foi aproximar os jovens luso-descendentes de Portugal, agregando conhecimentos relacionados à cultura portuguesa, bem como componentes teóricos e práticas abordando temas como a gestão associativa nas comunidades portuguesas. A programação contou com visitas a diversas associações culturais e sociais e em vários momentos houve debates e fóruns abordando a realidade atual das associações portuguesas nos vários países do mundo. O curso contou com a presença de representantes de Associações Portuguesas do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Venezuela, Uruguai, Argentina, África do Sul, França, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Luxemburgo e Macau.

Remilda, Lurdes e Mari, presenças no Chá promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama

Festas de Páscoa A Lotus Lounge Bar e o Absoluto preparam superfestas para agitar a galera na semana de Páscoa. No dia 28 de março, véspera de feriado, quem anima a festa na Lotus é a dupla Willian & Rafael. No dia 29, sexta-feira santa, o Absoluto terá como principal atração o top DJ André Sarate. E no dia 30, a Lotus recebe a dupla Sandro & Cícero. Ingressos antecipados já estão à venda nos locais de costume. E hoje acontece a festa de abertura de temporada da Lotus, com a banda Infrene na pista e pop/rock no pub. Antecipados a R$15,00 para eles e R$10,00 para elas, ou esse mesmo valor até a meia-noite.

Jéssica Niedvetzky e Igor Mazzini...

... e João Guilherme Cargnelutti e Hanna Rieger, presenças no Absoluto

Stampa lança prêmio para festejar 10 anos Lançada em 2003 como novo produto de informação do Grupo Jornal da Manhã, a revista Stampa está completando 10 anos. As comemorações, com matérias especiais e em eventos que a revista promove anualmente, tiveram início em 2012 e serão encerradas em junho próximo. Uma noite de gala está sendo preparada para o dia 8 de junho, na Sociedade Ginástica, que terá como grande atração a entrega do Prêmio Stampa. A honraria será concedida a atuações de destaque, abrangendo as áreas de maior representatividade na vida social e comunitária de Ijuí. O processo de escolha já está sendo encaminhado e prevê a formação de um colégio eleitoral. A concepção do Prêmio, que está a cargo de uma artista plástica, sua dinâmica e as categorias contempladas serão divulgadas proximamente.

JM comemora 40 anos em parceria com a Sogi O Jornal da Manhã completa 40 anos no dia 1º de maio. Para marcar a data, organiza para o dia 30 de abril, véspera de feriado, um jantar-baile em parceria com a Sociedade Ginástica, que também está de aniversário - são 115 anos de existência e 58 anos da inauguração da atual sede. Sogi e Jornal da Manhã já haviam realizado um evento semelhante, de comemoração conjunta, em 2003, por ocasião dos 30 anos do jornal e dos 105 anos da Sogi. Desde sua fundação em 1973, o Jornal da Manhã mantém estreita colaboração e parceria com a Sogi, por meio do veículo impresso, da Rádio Jornal da Manhã, da revista Stampa e da Gráfica Cia. de Arte. E por agregar diversos serviços, o Grupo JM é hoje o maior grupo de comunicação da região Noroeste. O evento inicia às 21h, no Salão Nobre, e terá animação da banda Balanço Brasil. Em breve, informação sobre convites.

18/03/2013 09:23:21


6

Sábado e domingo, 16 e 17 de março de 2013

Novelas

Argentino

Flor do Caribe - Globo

apaixonado

Miguel Borquez, ator argentino que entrou na casa do BBB13 e "enganou" os brothers, postou em seu Facebook um recado para Fani Pacheco, com quem engatou um romance. "Não tenho como agradecer as mensagens e os comentários que vocês têm me enviado. Escrevo isso com um nó na garganta, emocionado por tanto afeto do povo brasileiro. Jamais pensei que isso poderia acontecer. Obrigado BBB, obrigado, Brasil. Simplesmente obrigado. Só me falta Fani", escreveu. Depois, postou uma foto com a sister. Na legenda, escreveu: "como sinto sua falta". Mais tarde, compartilhou um vídeo e afirmou: "espero por você, Fani".

Salve Jorge: Lucimar reencontra Morena Lucimar (Dira Paes) terá uma grande surpresa nos próximos capítulos de "Salve Jorge". Ela reencontrará Morena (Nanda Costa) e conhecerá a neta, Jéssica. Helô (Giovanna Antonelli) será a responsável por tudo. A delegada conseguirá trazer a vítima da quadrilha de Lívia (Claudia Raia) de volta ao Brasil e dará toda a proteção policial a ela. Barros (Marcelo Airoldi) cuidará da segurança da moça. Cheia de saudades, Morena pedirá à amiga para ver a família. Helô atenderá o pedido e levará Lucimar a um hotel. Chegando ao local, ela verá a bebê na sala: - Que criança linda, Helô! De quem é? - Sua neta - responderá a delegada. Neste momento, Morena surgirá no cômodo e deixará a mãe assustada e muito emocionada.

Donato humilha Hélio

Anel de compromisso O criticado namoro entre a panicat Babi Rossi e o DJ Olin Batista, filho do milionário Eike Batista, está ficando cada vez mais sério. Não ligando para os boatos de que a bela só estaria com ele por causa de seu dinheiro, Olin deu um anel de compromisso de brilhantes para Babi, com quem mantém um relacionamento desde dezembro de 2012. Olin já deixou claro que o namoro entre os dois é para valer e que sua família o apoia em sua escolha.

>> Na Moral Programa de Pedro Bial, “Na Moral”, voltará ao ar com uma temporada mais comprida - serão 13 episódios, sendo que ano passado foram nove - e com investimento em viagens, inclusive internacionais. Os temas ainda são mantidos em sigilo pela equipe, que já trabalha intensamente.

>> Helena Júlia Lemmertz será Helena na novela de Manoel Carlos, mas não só ela. A personagem terá três intérpretes: com 12 anos, com 20 e com 40. Maneco já trabalha no texto, mas a produção só começa em maio. Gravações em outubro.

06_new.indd 14

Guerra dos Sexos - Globo Nando perdoa Kiko Kiko decide deixar a boneca russa com Ulisses. Veruska se informa sobre o valor dos diamantes que Vitório escondeu. Roberta afirma a Felipe que sua assinatura na procuração é falsa. Nando perdoa Kiko. Carolina afirma que se vingará de Charlô. Felipe e Roberta conversam como amigos. Dalete afirma a Frô que ela gosta de Kiko. Ulisses e Vânia se beijam em um provador de roupas. Frô se desespera ao constatar que pode estar apaixonada por Kiko. Carolina mente para explicar a Nieta por que apressou seu casamento. Roberta faz uma proposta para Felipe. Ciça pede desculpas a Juliana e sugere que o pai se case com ela. Carolina não gosta de ouvir Felipe elogiar Roberta. Dominguinhos chega à mansão para falar com Charlô.

Salve Jorge - Globo

>> Caldeirão A Globo investe no “Caldeirão do Huck”, que passará a ser full HD a partir do próximo dia 30. Na última semana, Luciano Huck gravou pela primeira vez no novo cenário, obra de Cristina Delamare. O atual já existe há cinco anos. Há também muitos quadros novos sendo desenvolvidos.

Dom Rafael orienta Duque. Alberto engana Dionísio e diz ao avô que os diamantes foram entregues a Dom Rafael. Cassiano tenta fugir, mas é pego pelos capangas de Dom Rafael. Dionísio expulsa Candinho de sua casa. Hélio confessa a Juliano que não quer ser pescador como seu pai. Chico confronta Alberto e afirma que não acredita nele. Donato descobre que Hélio saiu de carro sem sua permissão e vai atrás do filho. Donato humilha Hélio na frente das turistas. Ester fica tensa com a demora de Cassiano. Alberto chega no lugar de Cassiano e assusta Ester.

Ayla discute com Bianca

Miss Sunshine cresceu... Abigail Breslin participou do programa "Late Night with Jimmy Fallon" para promover o filme "The Call", na última semana, em Nova York. A atriz chamou a atenção por estar crescida e parecendo um mulherão. Com um vestido longo preto e jaqueta de couro, ela contou que já pode dirigir legalmente e que ainda é muito ligada a imagem da menininha dos concursos de beleza que interpretou em "Pequena Miss Sunshine", atuação que lhe rendeu uma indicação ao Oscar quando ela tinha 10 anos. Abigail também participou do filme "Uma prova de amor", no qual interpretou Anna, que na trama era filha de Cameron Diaz.

Mortícia Ex-bailarina do Domingão do Faustão, Kamilla Covas protagonizou um ensaio sensual na pele da personagem Mortícia Addams, parte da trupe de "A Família Addams". As fotos fazem parte do projeto "Anjo ou Demônio", do fotógrafo Mauri Granado, que ganhará exposição e, posteriormente, um livro, com previsão de lançamento para o final deste ano. A ideia é trazer ensaios retratando filmes famosos em imagens. Nas fotos, Kamilla Covas encarnou Mortícia Addams na sensual versão de Anjelica Huston, parte do longa de sucesso lançado no início dos anos 1990 e ainda estrelado por Raul Julia e Christopher Lloyd.

Almir impede Morena de sair do carro e ir ao encontro de Lívia. Lívia decide modificar as atividades da boate. Élcio chega com Rachel à Turquia. Almir não deixa Zyah sair do quarto e o guia se enfurece. Drika se surpreende com a chegada de Helô. Pepeu tenta roubar um carro. Berna resolve contar para Deborah como adotou Aisha. Lívia e Wanda veem Helô em Istambul. Lívia descobre com Stenio onde Helô está hospedada. Helô diz a Drika que não pagará a fiança de Pepeu. Ayla discute com Bianca na rua e Maitê repreende a amiga. Áurea se irrita com Érica. Lucimar fala para Diva que o corpo de Morena chegará ao Brasil. Rachel vê Wanda no hotel. Rachel consegue o telefone de Helô. Helô se surpreende ao ver Morena grávida.

18/03/2013 09:23:39


Sábado e domingo, 16 e 17 de março de 2013

7

Horoscopo

Como enfrentar turbulências emocionais As pressões cotidianas nem sempre podem ser mudadas, mas é possível aprender a identificar as turbulências emocionais e a lidar com elas

As explosões, a tentativa de controlar tudo ou a vontade de jogar de vez a toalha são sinais de alerta: é hora de se cuidar. Mas já que não é possível mudar o mundo num piscar de olhos, que tal alterar a maneira como você se relaciona com ele? É primordial, por exemplo, dosar vida profissional com pessoal, proporcionar-se pequenos prazeres diariamente e praticar atividade física. Confira uma lista de sintomas e uma série de atitudes para amenizá-los. Apatia: cansaço e fraqueza, falta de ânimo para as tarefas rotineiras, dificuldade para acordar, desinteresse por tudo, pessimismo, queda de autoconfiança, falta de coragem. Para reanimar - Pratique atividades em grupo, como um esporte em equipe. Se anda solitário, tente envolver-se em ações sociais ou comece um curso. Pela manhã, o desânimo piora. Tome sol para se energizar. Se o ânimo continuar oscilante, faça um check-up sob supervisão médica. Raiva: dificuldade para conter as emoções. Explosões emocionais passageiras, porém repetitivas, seguidas de uma dose incômoda de culpa, remorso e baixa autoestima. Para controlar - Lembre-se de que é normal sentir raiva. Inclua mais prazer em sua vida e sua capacidade de tolerar frustrações aumentará. Aprenda a se comunicar. Em vez de ir engolindo a raiva até explodir, manifeste sua insatisfação quando ela aparecer. Ansiedade: alteração do apetite e do sono; preocupação e sensação de sobrecarga. Baixa energia para tarefas rotineiras; inquietação. Dificuldade de se desligar das obrigações. Para apaziguar - Pratique atividade física pelo menos três vezes por semana. Os exercícios equilibram serotonina, dopamina e adrenalina: em um mês sentirá a melhora. Assuma que não é possível fazer tudo; defina prioridades e não emende as obrigações, faça pausas, gratifique-se pelo dever cumprido. Eduque sua mente - a pessoa ansiosa se tortura com cobranças e críticas. E medite: seja com a ajuda de um livro ou de uma escola. Meditar interrompe o fluxo mental, trazendo equilíbrio. A hatha ioga é um bom caminho para se iniciar no terreno do silêncio interior.

07_new.indd 14

ÁRIES As pessoas do seu signo, são, realmente, mais favorecidas nesta fase astrológica. Aproveite o momento para se dedicar à vida sentimental, cultural, intelectual e ter um bom resultado nas relações humanas. Será bem-sucedido nesta fase. TOURO Não é conveniente aventurar-se em novos negócios. Cuidado com o excesso de gastos. Mantenha-se em suas atividades rotineiras e muitos benefícios receberá em breve. O sucesso pessoal e a evolução da personalidade serão evidentes. GÊMEOS Ótimo momento para tratar com pessoas de alta posição, com políticos e personalidades governamentais e administrativas. Lucrará nos negócios relacionados com navegação, no comércio de atacado ou de grande escala. CÂNCER Procure a felicidade no terreno espiritual e tudo será mais fácil. A posição de Vênus favorece você em todos os sentidos. Os obstáculos tendem a desaparecer diante do período propício que se inicia agora. LEÃO Muito bom aspecto astral para lucrar em negócios que há muito iniciou e para ser bem-sucedido profissional e financeiramente através da influência de amigos. Mais compreensão em tudo para você aproveitar os benefícios deste momento. VIRGEM Período em que sua inteligência se elevará devido ao bom fluxo de Vênus. Contudo, procure compreender melhor seus colegas de trabalho bem como os familiares e a pessoa querida. Loteria favorecida. Cuidado com o amor à primeira vista. LIBRA Muita disposição, otimismo e compreensão para com os outros. Assim estará você nesta fase que tem tudo para ser maravilhosa. Mas evite estragar tudo isso por causa do ciúme e do orgulho pessoal exagerado. Algum mal-estar proveniente de fonte inusitada. ESCORPIÃO Período em que deverá enfrentar alguns obstáculos em seu lar. Mas se usar de fato a inteligência conseguirá superá-los com sucesso. Boa fase para adquirir a casa própria e para elevar-se no campo profissional. Controle-se em todos os sentidos e cuide de sua saúde e moral. SAGITÁRIO Esmero e capricho demasiados poderão resultar em perda de tempo. Cuidado com o perigo de escândalo que terá de passar. Faça o que tem a fazer com brevidade. Terá boas chances de viajar. Cuidado com acidentes, assaltos ou roubos nas vias públicas. CAPRICÓRNIO Boa influência astral para você. Terá paz no setor amoroso, a ajuda dos amigos, parentes e religiosos para elevar seu estado de espírito e será bem-sucedido nos divertimentos. Obterá favor de pessoas religiosas ou de autoridades. Pense no seu êxito e não dê importância a boatos. AQUÁRIO Negativo fluxo astral para mudanças de emprego, atividades ou residência. Tendência à depressão psíquica, o que viria a lhe prejudicar mais ainda. Período propício ao sucesso na investigação de todo e qualquer assunto oculto e místico. PEIXES Procure agir de forma dinâmica e com mais tato, sem impor sua autoridade. Você tem gênio forte e nem sempre os outros aceitam. A pessoa amada está merecendo maior atenção da sua parte. No trabalho, aja com mais vontade.

18/03/2013 09:23:58


Sábado e domingo, 16 e 17 de março de 2013

LITERATURA

Sick-lit, a nova literatura Problemas que a fantasia costumava ignorar, como doenças graves e depressão, povoam o novo estilo preferido de leitura dos jovens Entre os mais vendidos, está o livro que conta a história de uma menina com câncer avançado

Há algumas semanas, a lista dos livros infanto-juvenis mais vendidos nos EUA e na Inglaterra não é encabeçada por histórias com vampiros, princesas, hobbits, detetives ou fadinhas que soltam pó de pirlimpimpim, como vinha acontecendo nas últimas décadas. No topo dos best-sellers está “A culpa é das estrelas” (lançado no Brasil pela editora Intrínseca), de John Green, em que a protagonista é uma menina com câncer avançado. Em segundo lugar, aparece “As vantagens de ser invisível” (editora Rocco), de Stephen Chbosky, sobre um adolescente depressivo cujo melhor amigo cometeu suicídio e que, dependendo de como forem as coisas na escola, pode ir pelo mesmo caminho. Esse tipo de história, trazendo personagens envoltos de problemas realistas que a fantasia costumava ignorar, vem sendo chamado de sick-lit, algo como “literatura enferma” em português. É um termo que traz uma conotação negativa e muitas

vezes ignora a qualidade dos livros, mas que indica uma tendência. A relação de títulos associados ao sick-lit inclui “Antes de morrer” (editora Agir), de Jenny Downham, uma trama que acaba de ser adaptada para o cinema sobre uma jovem doente que quer aproveitar seu pouco tempo para atividades como perder a virgindade. Inclui, ainda, “Red tears”, de Joanna Kenrick, sobre uma garota que se automutila, e “Never eighteen”, de Megan Bostic, sobre um adolescente doente que vai atrás das pessoas importantes de sua vida para se despedir - ambos ainda não lançados no Brasil. Os exemplos vão além, com livros como “Extraordinário” (Intrínseca), de R. J. Palacio, sobre um menino que nasceu com uma deformidade facial; e “Como dizer adeus em robô” (Record, previsão de publicação no Brasil para abril), de Natalie Standiford, uma história melancólica que envolve a morte de um adolescente.

As opiniões sobre essa possível nova tendência literária divergem, mas muitos acreditam que tal gênero não faça algum mal específico ao leitor. “Não acredito que um livro paute as escolhas de um leitor. As pessoas já têm as tendências delas, independentemente da história que vão ler. E, além do mais, sick-lit é um termo muito ruim. Parece uma piada”, disse Danielle Machado, da editora da Intrínseca, em entrevista à mídia nacional. Essa discussão sobre o efeito dos livros nos leitores tem um rastro na História. No fim do século XVIII, Goethe teve seu primeiro grande sucesso literário com “Os sofrimentos do jovem Werther”, romance epistolar narrado por um artista, num tom melancólico e depressivo. As autoridades da época ficaram preocupadas com o livro, por conta de sua abordagem sobre a morte. Recentemente, outra trama gerou debate, desta vez nos EUA, por conta do premiado “Os 13 porquês” (2007, lançado

no Brasil pela editora Ática), de Jay Asher. Nele, uma menina deixa fitas cassete para os amigos explicando como cada um deles ajudou em sua decisão de se matar. A polêmica era inevitável. O que está em jogo, também, é o rumo de um mercado que, pelo menos nos últimos 15 anos, foi dominado por histórias fantásticas, de “Harry Potter” a “Crepúsculo”. Se essa sick-lit - com esse nome mesmo - pegar, haverá espaço para muitas polêmicas nos próximos anos. “Eu acredito em bons livros. E os bons livros serão lidos, seja de qual gênero forem”, disse Eduardo Spohr, que é sucesso junto ao público infanto-juvenil com obras como “A batalha do Apocalipse” (Verus Editora). “Já sobre a influência de um livro num jovem, eu me lembro que ‘Christiane F.’ não formou uma geração de viciados. Quem leu costuma dizer que aprendeu muito e nunca tocou numa droga”, indagou.

Sick-lit significa literatura enferma, que define livros que falam de problemas reais, antes ignorados nas histórias

08.indd 1

18/03/2013 09:24:15

Caderno Dois 16.03.2013  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you