Page 1

Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

EVENTO

Candidatas desfilam no Palco das Etnias Aproxima-se o dia de mais uma edição do concurso Menina Modelo. Realizado todos os anos pelo Jornal da Manhã e revista Stampa, com coordenação de Luiz Carlos Leindecker e patrocínio de O Boticário, Pratic Line e Gema Confecções, a edição de 2012 integra, mais uma vez, a programação da Expo-Ijuí/Fenadi, com 64 candidatas que desfilam no domingo, no Palco das Etnias do Parque de Exposições Wanderley Burmann. Repetindo a iniciativa de 2011, o concurso também terá o apoio de Marcos Kravczuk Festas e Eventos, assinando a decoração do local. Com início previsto para as 14h, o Menina Modelo conta com duas categorias, mirim e infantil, cada uma com 32 concorrentes (confira todas as candidatas nas páginas 2 e 3; 10 e 11 deste caderno). O júri, formado por representantes das empresas patrocinadoras e do Jornal da Manhã e Stampa, escolherá a Menina Modelo e as Meninas Destaque (2º e 3º lugar) de cada categoria. As seis selecionadas, receberão faixas, flores e presentes dos patrocinadores, e as eleitas Menina Modelo vão protagonizar um ensaio fotográfico especial para a Stampa, produzido pelo Studio Saionara. A candidata e um acompanhante terão acesso gratuito ao Parque.

Devido ao seu sucesso, o Menina Modelo passou a integrar a programação da Expo-Ijuí/Fenadi

Ensaio geral será amanhã As 64 selecionadas para o Menina Modelo devem participar com um acompanhante do ensaio geral do concurso, que será orientado por Luiz Carlos Leindecker, amanhã, 13 de outubro, no Clube Ijuí. As candidatas da categoria Infantil devem comparecer ao local do ensaio às 8h30 e o encontro com a categoria Mirim acontece às 10h. Na oportunidade, serão passadas todas as orientações necessárias e distribuídas as camisetas oficiais do concurso. Por isso, a presença de todas as participantes é obrigatória. Laura Quatrin de Lima, Vitória Schäffel e Maria Eduarda de Mello, vencedoras da categoria Mirim, em 2011

Letycia Camargo Silva, Gabrielli Kronbauer Weiss e Pâmela Becker, vencedoras da categoria Infantil, em 2011

Um dia só para elas As crianças que estiverem visitando a Expo-Ijuí/ Fenadi neste dia 12 de outubro, poderão conferir os atrativos especiais voltados a elas na casa do Grupo JM, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Como durante todo o ano o Grupo JM realiza ações para os pequenos leitores, no Dia das Crianças não poderia ser diferente. Com uma decoração alusiva à data, assinada por Marcos Kravczuk Festas e Eventos, a Casa JM estará recebendo crianças e fazendo a distribuição de doces, salgados, sorvetes e balões. Uma edição especial do caderno JM na Escola, com oito páginas de passatempos para entreter, colorir e se divertir aprendendo, também estará sendo distribuída. Além disso, todas as crianças que passarem pela Casa JM serão convidadas a preencher um cupom com seus dados, para concorrer a uma bicicleta no final da Feira.

01.indd 1

Crianças receberão edição especial do JM na Escola

A Casa JM será decorada para receber as crianças em seu dia

15/10/2012 09:33:10


2

Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

6, 7 e 8 anos

Categoria Mirim

1. Adriana Laiane Schneider, 7 anos Filha de Tatiana Daiane Schneider

2. Allana Tisott Wilde, 7 anos Filha de Adelar e Susana Wilde

3. Amanda Antunes de Souza, 7 anos Filha de Adriano de Souza e Aline Antunes

4. Anna Eduarda B. Zborowski, 8 anos Filha de André Siqueira Zborowski e Grabriela Veiga Buenevides

5. Betina Ruver Vercelino, 6 anos Filha de Volnei e Neiva Vercelino

6. Brenda Callegaro Barbosa, 8 anos Filha de Ricardo Luiz Barbosa e Janaina Beck Callegaro

7. Carolina Ferretti Dorosz, 8 anos Filha de José Carlos Dorosz e Sintia Ferretti

8. Carolaine Dorneles Schultz, 8 anos Filha de Rodrigo e Elisangela Schultz

9. Eduarda Wildner Almeida, 6 anos - Filha de Marcio Almeida e Geisa Wildner

10. Gabrielli Kantorski Dezordi, 7 anos Filha de Oldemar e Neuza Dezordi

11. Giovana Regina S. Felippin, 8 anos Filha de Binuniedison Felippin e Sandra Silvacw

12. Giuliana de Lima Cornelli, 8 anos Filha de Almir Cornelli e Roselandia de Lima

13. Isabelly Lange Weide, 7 anos Filha de Gian Weide e Eliane Lange

14. Isadora Corrêa Borges dos Santos, 6 anos - Filha de Sadir Borges dos Santos e Loriza Corrêa

15. Isadora Soares Franco, 8 anos Filha de João Franco e Rosselaine Soares

16. Josiane Rebello Dias, 8 anos Filha de Jorge e Elizabeth Dias

02 e 03.indd 4

15/10/2012 09:31:44


3

Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

6, 7 e 8 anos

Categoria Mirim

17. Júlia Fortes Lutzer, 7 anos Filha de Maurício Lutzer e Cleonice Regina Fortes

18. Júlia Arnt Linke, 8 anos Filha de Nadir Vanderlei Linke e Ivete Maria Arnt

19. Laísa Grochanke Rossi, 8 anos Filha de Cristiano e Elisandra Rossi

20. Larissa Casali Schäffer, 6 anos Filha de Sidinei Marcos Schäffer e Eliana Casali

21. Larissa Cavalheiro Müller, 7 anos Filha de Dioneides Alcione Müller e Viviane Pimentel Cavalheiro

22. Larissa Corrêa Borges dos Santos, 8 anos - Filha de Sadir Borges dos Santos e Loriza Corrêa

23. Larissa da Costa Scheleski, 8 anos Filha de Lucio Lucas Scheleski e Luciana dos Santos da Costa

24. Lorenza Mendes Fösch, 8 anos Filha de Dário Jorge Fösch e Luciene de Castro Mendes

25. Luísa de Melo de Oliveira, 8 anos Filha de Luiz Carlos de Oliveira e Taíse de Melo

26. Maria Eduarda de Almeida Barros, 7 anos - Filha de Gilmar Leonardo Barros e Margarete de Almeida

27. Maria Eduarda Mötke Finkler, 6 anos - Filha de João Matias e Janaína Finkler

28. Maria Fernanda de Freitas Melo, 8 anos - Filha de Almedorino Melo e Ângela Patrícia de Freitas

29. Natália Barbosa Berwig, 6 anos Filha de Samuel e Ana Berwig

30. Scheron Ketzer Ghiggi, 7 anos - Filha de Claudio Fiorindo e Edi Isabel Ghiggi

31. Shaiane Miron Magni, 6 anos Filha de Elinton Tadeu Magni e Jucenara Miron

32. Stéfany Melgarejo Soares, 7 anos - Filha de Renan Ventura Soares e Tatiana Melgarejo

02 e 03.indd 5

15/10/2012 09:32:27


4

Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

CINEMA

Cinquenta Tons de Cinza já tem roteirista Sucesso absoluto no mercado literário, Cinquenta Tons de Cinza em breve chegará às telas de cinema. Ao menos esta é a vontade dos produtores Michael De Luca e Dana Brunetti, escolhidos pela Universal Pictures e a Focus Feature para tocar o projeto. A dupla já definiu quem será a responsável em adaptar o livro escrito por E.L. James. A escolhida é Kelly Marcel, mais conhecida pelo trabalho na série de TV Terra Nova. A escolha de Marcel tem muito a ver com a opção em manter o olhar feminino na versão cinematográfica, já que o livro acompanha as desventuras sexuais de uma jovem

ingênua, Anastasia Steele, ao lado de um homem fascinado pelo sadomasoquismo. Já em relação ao elenco, até o momento não há qualquer definição. Enquanto o filme não vem, o livro segue de vento em popa. Cinquenta Tons de Cinza foi lançado no Brasil em 24 de julho e, em menos de três meses, já vendeu mais de 300 mil exemplares. O segundo livro da série, Cinquenta Tons Mais Escuros, teve 50 mil encomendas na pré-venda e está disponível nas livrarias desde 15 de setembro. Já a última parte da trilogia, Cinquenta Tons de Liberdade, tem lançamento Livro foi lançado no Brasil em julho e já vendeu mais de 300 mil exemplares agendado para 1º de novembro.

Charlie Brown e Snoopy em breve nos cinemas Os fãs de Snoopy, Charlie Brown, Woodstock e toda a turma de personagens criados por Charles Schulz podem comemorar. A 20th Century Fox e a Blue Sky Studios anunciaram que, após dois anos de negociações, enfim fecharam contrato com a família do criador para a produção um longa-metragem de animação com os personagens. O responsável pela direção será Steve Martino, que já trabalhou para a Blue Sky em Horton e o Mundo dos Quem e no recente A Era do Gelo 4. O roteiro será escrito por Craig Schulz, filho do criador dos personagens, em parceria com Bryan Schulz e Cornelius Uliano. Ainda não foi divulgado se a animação empregada será computadorizada ou seguindo o modelo clássico. A intenção da Fox é que o longa chegue aos cinemas americanos em 25 de novembro de 2015, quando a tira de quadrinhos com os personagens completará 65 anos. Ainda hoje ela é publicada em 75 países, sendo lida por cerca de 355 milhões de pessoas espalhadas pelo planeta.

Filmes

Frankenweenie “Frankenweenie” é a versão do diretor americano Tim Burton do clássico Frankenstein. Uma animação que conta a história de um garoto que inesperadamente perde seu cão e tenta encontrar um meio de poder viver mais alguns momentos ao lado de seu bichinho de estimação. A animação em stop-motion tem versão em 3D e é toda em preto e branco.

Personagens fazem sucesso em 75 países

Até que a Sorte nos Separe Inspirado no Best seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, de Gustavo Cerbasi, “Até que a Sorte nos Separe” conta a história de Tino (Leandro Hassum), um pai de família que vê sua vida virar do avesso depois de ganhar na loteria. Levando uma vida de ostentação, ele gasta todo o seu dinheiro em 10 anos, e, ao se ver falido, se envolve em várias confusões para fingir que tudo continua bem.

Moonrise Kingdom

Anos 60, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. Sam e Suzy sentem-se deslocados em meio às pessoas com que convivem. Após se conhecerem em uma peça teatral, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos. O que não esperavam era que haveria quem fizesse tudo o possível para reencontrá-los. Com Bruce Willis e Edward Norton, o filme é uma mistura de drama com comédia.

04.indd 1

15/10/2012 09:30:29


Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

5

ESPETÁCULO

Grupo Mosaico brilhou em sua 3ª edição Gervi. O Gervi estará realizando no fim de semana duas grandes

Uma nova apresentação será feita no dia 17 de outubro, durante a Expo-Ijuí/Fenadi

promoções. Hoje, um baile com a Banda T.M, com início às 15h30. Casais que chegarem até esse horário pagam R$5,00 o ingresso, e o individual custará R$3,00. Após esse horário, preço único de R$5,00. Para os participantes do baile, será sorteada uma máquina fotográfica digital Olympus, 12 megapixels, tela 2.7’ LCD, com cartão de memória de 4GB. E no domingo, terá baile com a Banda Fênix, com sorteio de uma TV 27 polegadas para os portadores das cartelas. No último domingo não foi sorteada a TV por falta de luz.

............................................................................................. Férias Confraria. O Confraria Restaurante está em férias coletivas, retornando ao atendimento normal a partir do dia 23 de outubro, terçafeira. Telefones: 3332.2355 e 8416.0227. Rua Benjamin Constant, 917.

............................................................................................. Casa de Dança. Nesta sexta-feira, devido a Expo-Ijuí/Fenadi 2012, a Casa de Dança não terá programação. As festas especiais voltadas a dança de salão retornam no dia 26 de outubro, com novidades.

.............................................................................................

Exposição Até o dia 1º de novembro, as pinturas de Alfredo Aquino ficarão expostas no Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202). A mostra “Apenas Pintura” é uma realização do Arte Sesc – Cultura por toda parte e está aberta para visitações de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. A entrada franca. A exposição apresenta a busca da cor na construção de um espaço pictórico que acolhe alguns elementos sugeridos: um contorno de cabeça, algumas silhuetas, a sugestão de segmentos de uma linha de horizonte, uma caligrafia sem letras ou números, em que não se veem signos identificados. Com esses poucos elementos constrói-se um espaço de pintura onde a cor buscada, trabalhada com afinco se faz por mimetização e acréscimo.

O espetáculo teve uma temática voltada à televisão

Na noite de quarta-feira, o Grupo Mosaico da Escola Francisco de Assis apresentou, no Salão de Atos da Unijuí, sua 3ª edição intitulada “Ainda aí?!”. Sob a coordenação geral da diretora da EFA, Lisiane Goettems, e coordenação de apoio de Denise Marchand e Eduarda Virgínia Burckardt, o grupo formado por alunos matriculados na Escola, ex-alunos, professores, pais, funcionários da Fidene, alunos da Unijuí e comunidade externa, envolveu idades diferenciadas no palco, de 7 a 70 anos. Com a temática voltada à televisão, o grupo retratou sua evolução, a influência que esta causa na vida das pessoas e fez uma importante reflexão acerca do tempo

“Quero Ser Grande” comemora o Dia da Criança A Fidene/Unijuí realizou mais uma edição do evento “Quero Ser Grande”, nos Campi Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, para marcar as comemorações do Dia da Criança. O evento contou com a participação dos filhos dos colaboradores da instituição, que participaram de atividades de recreação. No dia 2 de outubro, aconteceu o Dia da Criança no Campus Três Passos. Dezenove crianças divertiram-se à tarde toda com os palhaços que fizeram diversas brincadeiras. O Campus Panambi recebeu os pequenos na tarde do dia 5 de outubro. Além das brincadeiras, as crianças participaram de uma oficina com o dentista da instituição, Fábio Leandro Kruger, que falou sobre higiene bucal. Nos Campi

de permanência na frente dela. Personagens importantes como a Carmem Miranda, Chacrinha e Charlie Chaplin foram retratados de forma divertida e reflexiva. Os projetos que a Escola oferece durante o ano, como judô, capoeira e danças, também foram contemplados ao longo da trama. Momentos históricos que marcaram a televisão também não deixaram de ser mostrados, como o mensalão, acidente da TAM de 2007, entre outos. O grupo Mosaico costuma fazer apresentações bianuais, mas neste ano, especialmente, apresentará um recorte do espetáculo, no dia 17 de outubro, na Casa da EFA/ Unijuí, durante a Expo-Ijuí/Fenadi, para o lançamento da campanha de matrículas e rematrículas da Escola.

Outubro Rosa

Ijuí e Santa Rosa, o evento foi realizado na tarde da última terça-feira. Em Ijuí, além dos filhos dos colaboradores, participaram da programação os alunos do turno da tarde da EFA. Além dos brinquedos infláveis, atividades de pintura e do projeto Roda Gigante, do curso de Pedagogia, foi atração o Grupo de Teatro da Unijuí, que apresentou a peça Pedro Malazarte, arrancando muitos sorrisos da garotada. Também foi desenvolvida a oficina de higiene bucal com o dentista Fábio Kruger. O evento Quero Ser Grande tem por objetivo aproximar os filhos do ambiente de trabalho de seus pais, proporcionando momentos de integração e lazer entre as famílias. Turma de ginástica de alongamento fez uma aula vestidos de rosa

A Sociedade Ginástica Ijuí, pelo segundo ano consecutivo, aderiu a campanha Outubro Rosa. Cada ano aumenta a adesão a esse movimento mundial, que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O nome, Outubro Rosa, remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. E a Sogi não poderia ficar de fora dessa causa tão importante. Por isso, durante todo o mês, o clube estará realizando atividades alusivas à campanha, a fim de conscientizar associados e funcionários quanto a prevenção contra a doença. E a exemlo de várias entidades de Ijuí, todo o clube foi decorado com as cores da campanha, desde a entrada até a academia. Nesta semana, até a turma da ginástica de alongamento aderiu a campanha. Sob o comando da professora Eliane Menegazzi, a turma de mais de 30 pessoas vestiu o rosa alusivo à campanha durante uma aula. A turma de ginástica de alongamento da Sogi vestiu o rosa, cor alusiva à campanha

05.indd 1

15/10/2012 09:26:36


6

Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

Foto Gilberto

Os 15 anos de Bruna El Ammar Uma festa esplendorosa, dia 6, no Salão Nobre da Sociedade Ginástica, tornou inesquecível a idade de ouro da filha do médico Ibrahim El Ammar e da fisioterapeuta Márcia Zawacki El Ammar. De azul, num modelo inspirado nas princesas modernas, ela surgiu exuberante no cenário criado por Líbera Marin. Surpreendente e original, a decoração inverteu a posição do salão: na entrada foi montado o palco principal da festa, e no palco original do salão, um imenso telão ocupou toda a extensão, reproduzindo os vídeos da aniversariante e de homenagens a ela. Os pais, o irmão Tárik, primos e amigos gravaram mensagens carinhosas, enaltecendo a personalidade e o carisma de Bruna. Entre tantos momentos especiais que se sucederam na festa, foi de especial emoção a manifestação do pai, Ibrahim, que agradeceu as presenças, relembrou as ausências sentidas de familiares queridos, e entregou à Bruna o anel escolhido por ele, Márcia e Tárik, simbolizando a idade, o amor e carinho que lhe dedicam. A tradição da valsa dos 15 anos foi cumprida por Bruna alternando-se nos braços do pai, do irmão, do tio paterno Renato El Ammar, do tio materno Luis Zawacki, do namorado Bruno Valandro e do melhor amigo Ricardo Schwerz. O excelente jantar servido, depois das deliciosas entradas árabes, e os reforços gastronômicos no decorrer da noite acompanharam a excelência de todo o serviço com que os convidados foram distinguidos nessa memorável comemoração.

Viagem

Bruna e os pais, Ibrahim e Márcia e o irmão Tárik

Aniversário

Ademar com os filhos João, Marilise, Carlos e Márcio

O Centro Cultural 25 de Julho de Coronel Barros, através de seus grupos Zaunköning e Tannenbaun, participou no dia 30 de setembro na cidade de Três Passos da 15ª edição da Kinderfest, onde tiveram apresentações artísticas de manhã e à tarde e logo após a gincana cultural. Foi uma bela viagem, onde representaram muito bem nosso município. Parabéns!

Familiares e amigos do jornalista Ademar Campos Bindé, que comemorou 80 anos no dia 30 de setembro, confraternizaram no sábado à noite, dia 29, em jantar na Sociedade Recreativa Ijuí. Ademar atuou por décadas no jornalismo ijuiense - Correio Serrano, Jornal da Manhã e Jornal Cidade -, dedicando nos últimos anos à pesquisa e a publicação de livros. Como escritor, é autor de 16 livros e um dos membros fundadores do Círculo dos Escritores de Ijuí Letra Fora da Gaveta. Em outubro de 2003 foi agraciado com o título de Cidadão Ijuiense e em novembro de 2005 foi o patrono da XVI Feira de Livros Infantis do Sesc e da XIII Feira de Livros de Ijuí.

100 anos Aniversário

Celeste Dalmas comemorou no mês de setembro seus 100 anos de vida. Com muito orgulho prestamos mais essa homenagem. Parabéns de sua esposa Luiza Dalmas, filhos, netos, bisnetos e amigos.

06.indd 1

Ademar com a esposa Renata Weber

No dia 9 de outubro completou 90 anos Irma Malmann Nicoletti. Esse momento tão especial será comemorado com um almoço da Affi, no dia 14 de outubro. Sua família, Beto, Sirlei, Amanda, Tiago e Melina, juntamente com parentes e amigos, lhe desejam um feliz aniversário, e as gratas bênçãos de Deus sobre sua vida.

15/10/2012 09:27:04


Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

7

Ceap apresenta “Chucrute com Bombom” O grupo de teatro do CEAP “Perdidos no Palco” fez na quarta-feira, a única apresentação ao público da peça “Chucrute com Bombom”. O espetáculo, de 50 minutos, foi apresentado no auditório da escola, às 19h30, com entrada franca. Com direção do professor Helquer Romário Paez, o “Perdidos no Palco” estreou a peça na ATEE, a Amostra de Teatro das Escolas da Rede Sinodal, em Brusque.

Durante o espetáculo, personagens interagiram com o público

“Chucrute com Bombom” é uma adaptação do roteiro “A Guerra dos Rocha”, de Maria Carmem Barbosa. No elenco atuam os alunos Isabela Dahmer, Otávio Arns, Jaqueline Fengler, Sarah Fengler, João Pedro De Carvalho, Silvana Schmaltz, Fernando Schaffazick, Igor Feldmann, Danielle Muller, Paola Craidy, Paola Faistel, Pietra Pascoal , Mariana Paris Ronchi e Rafael Lukacheski.

Claureci e Ediolar Prauchner, no Baile das Debutantes da Sogi

Osmar, Liane e Marlene

Eduarda e Aline Sakis e Tarciso dos Santos, no Desfile das Etnias, na Praça da República

Roselaine, Pedro Henrique, Lisiane e Luisa

Aniversário da BPW A Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Ijuí programam para hoje, durante a Expo-Ijuí/Fenadi, o jantar comemorativo de sete anos da entidade. O evento será realizado na Casa Árabe do Parque Wanderley Burmann, será aberto aos simpatizantes, e os convites estarão custando R$ 28,00.

Desfile na Expo Neste sábado, a partir das 17 horas, durante o tradicional Café Vienense do Centro Cultural Austríaco, acontece um Desfile de Modas com o lançamento das coleções primavera/verão das lojas Di Muff, Durga e Óptica Wolff. O desfile tem produção de Luiz Carlos Leindecker e será aberto, reunindo a gostosa culinária austríaca com as novidades do mundo da moda.

Dioni e Litiane Tolotti

Incentivo à leitura Dentro da programação da semana da criança, as rotarianas Maria Leda Roberto, Ilse Ledecur e Mercedes Lucchese estiveram nos três hospitais da cidade com a missão de entregar às mamães dos recémnascidos um kit que contém livro de história, camiseta com o símbolo do Rotary e folheto explicativo do desenvolvimento sensório motor da criança no primeiro ano de vida. Conforme Maria Leda, o Rotary Clube Nova Geração desenvolve há cinco anos, o projeto “Leia para mim”. A enfermeira da maternidade Mara Noll disse que o trabalho do Rotary Nova Geração é fundamental para melhorar a qualidade de vida das crianças, que desde cedo recebem incentivo para a leitura. “Gostei do presente, a ideia é ótima e deve ser aplaudida”, disse a mamãe do Davi, Eliane Padilha. Entre os livros distribuídos estão os contos consagrados como da Chapeuzinho Vermelho, Os três porquinhos, Branca de neve, A gata Borralheira, Joãozinho e Mariazinha. “Ler para os pequenos aumenta a relação de carinho entre os pais e filhos, cria expectativa e desenvolve a capacidade cognitiva. E mais, o contato com a leitura antes da escrita resulta em maior desempenho de habilidades linguísticas na idade escolar”, disse a presidente do Rotary Clube Nova Geração Maria Leda.

Sandro e Iara Maturano, marcando presença no Baile das Etnias

Dia do Carinho Dia 27 de outubro, das 14h às 18h, acontece a 4ª edição do Dia do Carinho, no Lar da Criança Henrique Liebich. O evento reserva brincadeiras, mateada, pintura de rosto, brinquedos, personagens temáticos, palhaços, venda de lanche, exposição de entidades sociais, além de shows com Darci Vieira e Os Tropeiros da Paz.

07.indd 1

Rotarianas desenvolveram ação para a Semana da Criança

15/10/2012 09:27:40


Youtube

8

Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

Recorde no Youtube

De olho em Fátima Fátima Bernardes aparece em quase todas as categorias dos temas mais pedidos por quem ligou para a Central de Atendimento ao Telespectador da Globo em setembro. Fazem sucesso seus vestidos, o cabelo, a maquiagem e acessórios que ela usa.

Sucesso na internet (só no You Tube já são mais de 960 mil visualizações), a cena de Zezé (Cacau Protásio) cantando “Eu quero ver tu me chamar de amendoim” em “Avenida Brasil” surgiu no improviso. A atriz sugeriu usar um aspirador de pó do cenário como microfone. Augusto Castro, diretor de imagem, e Marcos Carvalho, assistente de estúdio, criaram a paródia da música. Amora Mautner não só aprovou, como pediu que Cacau incorporasse uma dançarina na gravação. Desde que a cena foi ar, ninguém mais chama a atriz de Zezé nas ruas. Só de Amendoim. “Os homens, então, sempre fazem uma piadinha”, conta ela. No Projac, o apelido é outro: Cacau virou MC Amendoim.

Rafinha em capítulos Rafinha Bastos começou a gravar a série “A vida de Rafinha Bastos”. Depois de um episódio de estreia, em junho, o FX exibirá em maio os dez capítulos seguintes. Neles, o comediante dramatizará piadas que conta em shows de stand up. Todo o trabalho, promete o apresentador, será sem censura.

Dirigindo Depois de emplacar com sucesso na última edição da “Dança dos famosos”, quadro do “Domingão do Faustão”, do qual foi vice-campeã, Cláudia Ohana agora se dedicará ao cinema. A atriz vai produzir o curta-metragem “Um incrível dia vermelho na vida de uma dama de alma vermelha”.

Vida de Jesus Depois de “Os dez mandamentos”, minissérie que será produzida ano que vem, a direção da Record apostará naquele que considera seu mais ambicioso projeto no gênero: “A vida de Jesus Cristo”. Também já está decidido que Alexandre Avancini vai assinar a direçãogeral.

Maré Alta Autora de “Vidas em jogo”, Cristianne Fridmann entregou um argumento à direção da Record. “Maré alta” (título ainda provisório) é uma comédia romântica, já está aprovada pelo comitê artístico, mas ainda não tem diretor nem data de exibição acertados.

Alta médica A atriz Débora Falabella, a Nina, de "Avenida Brasil", esteve internada em casa médica com pneumonia. Ainda se recuperando, ela voltou às gravações nesta semana, porém, cercada de cuidados e com camarim especial.

Impostor Irritado com os impostores (um deles assina até um blog opinativo sobre televisão) que vem colecionando na internet, Jorge Fernando mandou seu recado neste aviso, afixado no estúdio de “Guerra dos sexos”. Deixou registrado que não tem Twitter, nem Facebook, muito menos blog.

08.indd 14

Estreia marcada em novela Conhecida por seus papéis no cinema ao lado do pai, Renato Aragão, Lívian fará sua estreia em novelas no ano que vem. A atriz, que cursa teatro e passou um mês estudando interpretação nos Estados Unidos, terá uma personagem em "O Caribe é aqui", de Walther Negrão. Ela comentou sobre a reação do pai diante da possibilidade de um par romântico na ficção. "Ele não está exatamente tranquilo com isso. Mas, como conhece o diretor, Jayme Monjardim, ficou mais calmo. A personagem será filha de pescadores e terá mais ou menos a minha idade. Devo começar a gravar em novembro ou dezembro. Estou muito nervosa", revelou.

Lado a Lado Globo

Gravidez de Isabel gera curiosidade em Laura Afonso faz as pazes com Isabel. Fernando pede a ajuda de Edgar para defender a fábrica de um processo. Caniço aparece no Morro da Providência com roupas novas e Jurema fica intrigada. Margarida se preocupa por Bonifácio apoiar a revolta do povo contra o governo. Laura tenta descobrir quem é o pai do filho que Isabel está esperando. Teodoro confessa sua paixão por Alice e lhe faz uma serenata. Zé Maria avisa a Jurema que o governo está usando a vacinação para exterminar a população pobre da cidade. Quequé fala para Mario que o teatro deve fechar. Laura desconfia de que Albertinho possa ser o homem que enganou Isabel.

Guerra dos Sexos - Globo Roberta encontra solução para pagar os funcionários

Deborah Secco é eleita a mais bem vestida Deborah Secco levou o título de famosa mais bem vestida do mês de setembro arrecadando 2,42% dos 177.274 votos de leitores do UOL. A atriz chamou atenção por seu vestido Prada preto vazado, em modelo acima do joelho e com mangas curtas. A peça, usada no Prêmio Contigo de Cinema, foi acompanhada por sapato nude Giuseppe Zanotti e bolsa de mão

Novelas

Saint Laurent também preta. As brasileiras estiveram bem posicionadas no ranking. Das 10 mais votadas, quatro são celebridades nacionais. Além de Deborah, a lista trouxe Taís Araújo (2º lugar), Grazi Massafera (7º) e Carol Nakamura (9º). Nos últimos meses, as vencedoras foram Nathália Dill, Catherine Middleton e Jennifer Aniston.

Solteiro Chegou ao fim o namoro de Fiuk e Natália Frascino. A notícia foi dada pelo próprio cantor, em sua página oficial no Twitter. Discreto, o filho de Fábio Jr. limitou-se a postar no microblog a expressão ‘#tosolteiro’, o que já causou um alvoroço na rede social e rendeu ao artista diversas declarações apaixonadas de fãs. Fiuk e Natália Frascino estavam juntos havia quatro anos, e foram fotografados juntos pela última vez em julho.

Neymar participa de série sobre juiz de futebol Vai ao ar no dia 21 de outubro, na HBO, o episódio da série FDP com a participação do jogador Neymar. Intitulado "Cartão Amarelo", o nono episódio da série estrelada por um juiz de futebol traz ainda o jornalista Juca Kfouri como o dono de uma banca de jornal, o ex-jogador Rincón e o fotógrafo da revista Playboy J.R. Duran. Neymar atua como um técnico de manutenção de filtros, ou encanador, numa cena rápida.

Veruska tenta convencer Roberta a desistir da presidência da Positano. Otávio anda assustado pela favela até ser interceptado por Nando. Charlô se impressiona com o jeito como Analú fala de Nando. Felipe estranha que Juliana e Fábio conversem sem brigar. Charlô tem uma ideia para convencer Otávio a desbloquear as compras para a loja. Roberta encontra uma solução para pagar seus funcionários. Carolina questiona Nieta sobre Nenê. Ulisses acredita que Carolina esqueceu Zenon. Roberta fala para Veruska que venderá suas joias para pagar os funcionários. Otávio fica furioso ao chegar à loja e ver o que Charlô aprontou.

Avenida Brasil - Globo Últimos capítulos Na reta final de "Avenida Brasil", a eletricidade só vai aumentar. Quem terá matado Max? Marcello Novaes, intérprete do personagem, gravará com cinco atores diferentes a cena da morte do malandro. Apenas uma delas, porém, irá ao ar. A estratégia é para que o autor do crime só seja conhecido pelo elenco e pelo público no dia 19, data da exibição do último capítulo. Nos minutos que precedem ao seu assassinato, Max estará com Tufão (Murilo Benício), Lucinda (Vera Holtz), Carminha (Adriana Esteves), Nilo (José de Abreu), Leleco (Marcos Caruso), Jorginho (Cauã Reymond), Nina (Débora Falabella), Janaína (Cláudia Missura) e Lúcio (Emiliano D' Avilla).

15/10/2012 09:28:05


Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

Fiqu e por de ntro

Controle a hipertensão Grãos, frutas e sementes auxiliam a reduzir a pressão

A hipertensão é conhecida pela comunidade médica como uma inimiga silenciosa, uma vez que 90% das pessoas não apresentam sintomas e, como consequência, podem receber o diagnóstico só depois de sofrer um derrame cerebral ou um ataque cardíaco. Todo esse drama pode ser evitado, e não são necessárias doses de remédios. Em boa parte dos casos, um destino melhor para os vasos sanguíneos depende do acompanhamento com o cardiologista e da escolha correta dos alimentos incluídos no cardápio. • Farelo de trigo: É fato consumado que grãos e cereais integrais devem aparecer com regularidade no menu quando se quer barrar a constrição dos vasos. São fontes de fibras, compostos que dificultam a absorção de gorduras e do colesterol ruim. Por participar dessa faxina nas artérias, esses alimentos auxiliam o sangue a circular sem sujeiras no caminho. Mas, em se tratando de hipertensão, um representante dessa turma merece destaque. É o trigo, cujo farelo oferece, além das fibras, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B. • Morango: O risco de hipertensão diminui para os adeptos ao morango e outras frutas vermelhas. O mérito parece vir de um antioxidante que dá cor a essas frutinhas, a antocianina. Quem quer variar vai encontrar antocianinas de sobra em outras frutas, como amora e framboesa. • Semente de abóbora: Farta em nutrientes. entre eles, está o potássio, mineral famoso por melhorar a elasticidade dos vasos. Vale exaltar também a presença das vitaminas A e E, fibras, magnésio e gorduras do bem. • Clara de ovo: Pesquisas constatam que trechos de proteínas da clara do ovo têm uma surpreendente propriedade vasodilatadora - dependendo dos aminoácidos selecionados, as artérias chegam a relaxar 70% a mais. A recomendação é incluir o ovo numa dieta balanceada, dando preferência à sua porção branquinha. • Melancia: Para quem já está com a pressão no limite, esse é um item que merece lugar cativo na fruteira. A sugestão vem de pesquisadores da Universidade estadual da Flórida, nos Estados Unidos, após observar o efeito de doses diárias do extrato da fruta em indivíduos com pré-hipertensão, o estágio que antecede a doença propriamente dita, durante seis semanas. O responsável pela façanha é uma substância que aparece aos montes na melancia, a l-citrulina.

09.indd 14

9

Horoscopo Áries A necessidade de promover mudanças internas pode encorajá-lo a fazer uma reavaliação do velho hábito de se impor pela própria vontade. É tempo de acolher as dificuldades emocionais para que as utilize como instrumentos de transformação. Touro Muitas vezes, os sentimentos afloram e são tão intensos que sentimos a necessidade de ter algum controle sobre isso. É tempo de se abrir para novas paixões e deixar que o coração comande sua forma de se relacionar e expressar seus sentimentos. Gêmeos A dificuldade em tomar decisões relacionadas ao universo emocional pode fazer com que prolongue as situações que já estão insuportáveis. É tempo de criar um ambiente propício à concentração e à reflexão, para que possa tomar as atitudes necessárias. Câncer A sensibilidade ao se relacionar pode influenciá-lo na forma de querer proteger e ser protegido. Mas é preciso ter cuidado para não se envolver em demasia. É tempo de encontrar uma boa forma de se relacionar para se sentir emocionalmente mais seguro. Leão A mente intuitiva pode ser uma fonte inesgotável de ideias brilhantes. No entanto, imaginação em excesso dispersa e dificulta a conexão com a realidade. É tempo de desenvolver boas ideias, cuidando para não perder a ponte que as liga à realidade. Virgem O encontro com novas ideias lhe permite transformar as velhas maneiras de fazer as coisas em novas, completamente diferentes e mais prazerosas. É tempo de ousar fazer as mudanças que o ajudarão a viver de forma mais legítima. Libra A renovação de padrões emocionais antigos é bem-vinda, pois atitudes viciadas impedem que mantenha a boa qualidade dos seus relacionamentos. É tempo de sentir a liberdade de experimentar novas formas de se relacionar. Escorpião A capacidade de se relacionar bem com as pessoas é um dos pontos-chave para fortalecer a sua capacidade de realização. É tempo de se empenhar para estabelecer um bom entendimento com as pessoas e obter harmonia nos seus relacionamentos. Sagitário A habilidade de conciliar divergências contribui para o êxito nos relacionamentos. Saber ceder é uma ciência que elimina a ocorrência de maiores atritos. É tempo de ponderar, fazer os ajustes necessários e desfrutar as bênçãos das boas parcerias. Capricórnio A praticidade em relação aos sentimentos pode contribuir para uma maior segurança emocional. É muito mais fácil ajudar e ser ajudado quando tudo está esclarecido. É tempo de ter confiança para aperfeiçoar o modo como se relaciona com as pessoas. Aquário As restrições naturalmente impostas pelos compromissos assumidos nos relacionamentos podem entrar em conflito com a necessidade de se expandir e sair pelo mundo. É tempo de ter equilíbrio para assumir a liberdade e a responsabilidade. Peixes Em tempos de crise, a sabedoria consiste em aceitar aquilo que não se pode modificar e concentrar suas forças onde possa atuar. É tempo de compreender que as dificuldades podem se transformar em experiência e maturidade.

15/10/2012 09:28:24


10

Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

9, 10 e 11 anos

Categoria Infantil

1. Aline Saulit da Silveira, 10 anos Filha de Jair Mendonça da Silveira e Silvana Saulit

2. Amanda Beerbaum Schneider, 11 anos - Filha de Ribamar Schneider e Mônica Francieli Beerbaum

3. Amanda Garros Schwiderck, 9 anos - Filha de Vitor Schwiderck e Luana Garros

4. Amanda Mantau Weber, 11 anos - Filha de Flávio Vicente Weber e Angela Cristina Mantau Massalai

5. Ana Lúcia Diehl Maycá, 11 anos Filha de Alexandre e Gislaine Maycá

6. Ana Luiza Carneiro Strey, 10 anos - Filha de Marcio Strey e Luciana Carneiro

7. Bianca de Mattos de Oliveira, 10 anos - Filha de Paulo Sérgio e Marcia de Oliveira

8. Bruna de Macedo Copetti, 11 anos Filha de Valmir José Copetti e Odete Pereira de Macedo

9. Camila Schreiber, 9 anos Filha de Marcelo e Angela Schreiber

10. Cássia Pereira Rebellato, 9 anos - Filha de José Rebellato e Elsa Pereira

11. Diandra Raíssa Martins Coppetti, 10 anos - Filha de Mauro e Ivone Coppetti

12. Dienifer da Silveira Melo, 11 anos - Filha de Edson e Simone Melo

13. Djenifer Eliza Hedlund, 10 anos - Filha de Alessandro Hedlund e Marli Kunh

14. Diovana Ribeiro Assmann, 9 anos - Filha de Gilson e Janir Assmann

15. Eduarda da Silva Nogara, 10 anos - Filha de Antonio Marcos e Iglê Nogara

10 e 11.indd 2

16. Emilize Zanfra Marques, 10 anos Filha de Agenor Marques Filho e Celi Maria Zanfra Marques

15/10/2012 09:29:15


11

Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

9, 10 e 11 anos

Categoria Infantil

17. Fernanda Spies Kist, 11 anos Filha de Mauro Kist e Judite Maria Spies

18. Gabrielli da Rosa Costa, 10 anos Filha de Eduardo Costa e Carla Cristina da Rosa

19. Jamile E. Schreiber, 9 anos Filha de Volnei Jair e Ivete Andréia Schreiber

20. Janeffer Emanuelle Wazlawick Pfeiffer, 11 anos - Filha de Valmir e Jane Pfeiffer

21. Jaqueline Bueno do Santos, 10 anos - Filha de Antonio e Marcia do Santos

22. Joana Helena Kraemer, 11 anos Filha de Irmtraut Kraemer

23. Laura Turczinski Kinn, 9 anos Filha de Leandro Kinn e Juliana Turczinski

24. Liza Rafaela do Nascimento da Silva, 10 anos - Filha de Gilberto da Silva e Lenir do Nascimento

25. Luiza Canova Cavalli, 9 anos Filha de Sandro Roberto Cavalli e Noeli Canova

26. Maria Eduarda Dalla Nora Bilibio, 9 anos - Filha de Vilson A. Bilibio e Cristiane Dalla Nora

27. Milena Yasmin Mariano Pereira, 10 anos - Filha de Ademir Padilha Pereira e Jane Denise Mariano

28. Polyana Knebel Kuss, 9 anos Filha de Paulo Darci Kuss e Mara Cristina Knebel

29. Sabrina Kieslich Seifert, 10 anos - Filha de Lauri e Sandra Seifert

30. Thalyta Jomara dos Santos Thomé da Cruz, 10 anos - Filha de Leandro Joel e Rúbia Cimara Thomé da Cruz

31. Vanessa de Mattos de Moraes, 11 anos - Filha de Celso Ivan e Silvana de Moraes

32. Yasmin Soares Gottems, 9 anos Filha de Erasmo e Linda Gottems

10 e 11.indd 3

15/10/2012 09:30:08


Sexta-feira a domingo, 12 a 14 de outubro de 2012

SAUDADE

Mais que um músico, Renato Russo é considerado um dos maiores poetas da música nacional

Dezesseis anos sem Renato Russo Em 11 de outubro de 1996, o cantor e compositor Renato Russo deixava para trás um legado de dezenas de músicas antológicas, uma legião de fãs órfãos e um vazio no rock nacional Depois de 1996, o dia 11 de outubro nunca mais foi o mesmo para o rock nacional. A morte do músico Renato Russo deixou uma fenda na música brasileira que nunca mais foi preenchida. Dizem sempre que quando um poeta se vai, suas poesias, como num passe de mágica, se tornam imortais, se tornam mais fortes, e foi exatamente assim que a banda Legião Urbana, depois da morte de seu líder, se tornou uma lenda. Renato Russo nasceu Renato Manfredini Júnior, em 1960. O nome artístico só viria depois, inspirado no filósofo Jean-Jacques Rousseau. Carioca de nascimento, ele morou nos Estados Unidos na infância. De volta ao Brasil, a família trocou o Rio de Janeiro por Brasília, passando a morar na Asa Sul. Na Capital Federal, Renato Russo montou sua primeira banda, Aborto Elétrico, no final da década de 70. Nessa época, além de tocar contrabaixo, ele já se destacava como principal letrista do grupo. A banda não vingou, mas deu origem a outras duas: Capital Inicial e Legião Urbana. Foi em ensaios do Aborto Elétrico que Renato conheceu Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, que viriam a ser seus parceiros na Legião. Juntos, arrebatavam milhares de pessoas por onde quer que passassem. As letras, ora intimistas, ora panfletárias, conquistaram uma geração de jovens sedentos de atenção. A banda lançou oito discos autorais e diversas coletâneas e shows ao vivo. O timbre grave de Renato Russo e a sensibilidade

12.indd 1

poética de seus escritos despertam, até hoje, admiração nos jovens que nasceram depois de sua morte e saudade nos que viveram o auge da banda Legião Urbana. É difícil encontrar um compositor que tenha traduzido tão bem a alma de sua geração. Na década de 80, o Brasil se dividia entre a euforia da liberdade que se anunciava com o fim de vinte anos de ditadura militar e a estagnação econômica que posteriormente faria com que aqueles anos ficassem conhecidos como a “década perdida”. Crise de valores, corrupção política, sexo livre, um turbilhão de novos acontecimentos agitavam a juventude - ou “La Nuova Giuventú”, como o próprio Renato cantou em uma de suas canções. O músico era assumidamente bissexual e transmitia suas histórias pessoais nas letras de música. “Faroeste Caboclo”, “Eduardo e Mônica”, “Pais e Filhos” e “Que País é Este” são algumas de suas músicas mais famosas. A Legião Urbana acabou no início de 1995. Nesse ano, Renato Russo deu continuidade a sua carreira solo e lançou “Equilíbrio Distante”, disco de composições em italiano. Debilitado pela Aids - doença que nunca assumiu publicamente - o cantor veio a falecer no ano seguinte, no dia 11 de outubro de 1996, aos 36 anos, pesando só 45 quilos e sem vontade de se alimentar. Sem saber, ele compôs os versos que hoje lembram os dezesseis anos de seu falecimento. A música se chama “Love in The Afternoon” e está no disco “O Descobrimen-

to do Brasil”, de 1993. “É tão estranho, os bons morrem antes. Me lembro de você e de tanta gente que se foi cedo demais…”

Ao lado de Dado e Marcelo, Renato fez história na música

15/10/2012 09:33:23


Cadeno Dois 12.10.2012  

Edição do Caderno Dois do JM

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you