Issuu on Google+

Sábado e domingo, 12 e 13 de janeiro de 2013

ENTRETENIMENTO

Música e tecnologia Na era da tecnologia, músicos de Ijuí buscam alternativas práticas e de baixo custo para divulgarem seu trabalho Algum equipamento para filmar e editar, um certo conhecimento sobre produção de vídeos e boa vontade. Para José Valduga, músico e acadêmico de Publicidade e Propaganda da Unijuí, essa é fórmula básica para produzir um vídeo caseiro. O jovem é baixista da banda Donques, formada também por Matheus van der Ham (vocais), Leonardo Bigolin (bateria), e Artur Poffo e Felipe Baldissera (guitarras). Há alguns meses, eles disponibilizaram no Youtube - o site mais popular em termos de compartilhamento de vídeos da internet, um vídeo caseiro da banda tocando um cover, gravado na garagem da casa de um dos integrantes. E a partir desse vídeo, portas começaram a se abrir e a banda ficou conhecida em Ijuí. “O vídeo da Donques foi uma ideia nossa para divulgar material da banda. Após decidirmos a música que iríamos gravar o cover, nos reunimos uma tarde na casa do nosso baterista e realizamos os takes de filmagem. Nesse vídeo foi usada somente uma câmera e a edição eu realizei em meu computador, em casa”, conta José Valduga. A era da tecnologia permite que esse tipo de trabalho seja feito em casa, sem grandes gastos e com uma qualidade suficientemente boa para uma banda independente. Pois nesse caso, o termo “caseiro”, há muito tempo deixou de ser sinônimo de baixa qualidade. Com criatividade e talento, materiais muito interessantes podem ser produzidos, sem a necessidade de usar equipamentos profissionais. Vídeos e músicas gravados em casa obviamente não substituem um trabalho profissional, mas são um recurso para as bandas independentes mostrarem seu trabalho para o mundo. É o caso, também, de outra banda ijuiense, a Impublicáveis. A música própria, “Mais um minuto”, já estava gravada - e também foi uma produção independente.

01.indd 1

Mas a banda ainda queria uma espécie de videoclipe, que foi produzido com a ajuda de José Valduga. “Os integrantes da banda tiveram a ideia de produzir algo ao ar livre, um vídeo bem descontraído. Ouvi a música deles, elaborei um roteiro, e após conversarmos sobre os detalhes finais, partimos para as filmagens. Os takes foram feitos todos em uma tarde, no Campus da Unijuí. Foram usadas duas câmeras Canon e a edição eu realizei toda em casa”, explica. Além dos vídeos, que são uma ótima forma de divulgar o trabalho das bandas, a produção de músicas também pode ser feita de forma caseira, sem precisar recorrer a uma gravadora. O músico Renan Kreisig Person é um exemplo. Há quatro anos ele começou a gravar suas ideias de música, e depois de muita pesquisa, seu trabalho foi se aprimorando. “A produção caseira de áudio não é algo simples, mas a tecnologia facilitou muito, principalmente na questão financeira. Hoje, é possível substituir os equipamentos analógicos por plugins instalados no computador, que fazem a parte dos periféricos, como equalizadores, compressores, reverberadores. A captação também é feita no computador, e tudo isso é trabalhado dentro de um software que consegue interagir com todos os plugins, e é aí que a coisa começa a ficar interessante”, revela Renan. Conforme o músico, os equipamentos analógicos podem ser trocados por simuladores digitais, já que a captação de som de alguns instrumentos, como a bateria, exige um investimento maior: vários microfones, uma placa de áudio com várias entradas, uma sala apropriada, entre outros. Renan explica que essa seria a forma ideal de produzir uma música, mas na falta disso, existe a possibilidade de usar os instrumentos virtuais, que simulam o som dos reais. “Esses simuladores na verdade são plugins, que reproduzem arquivos

Renan grava suas músicas e vídeos em casa, e disponibiliza na internet

de áudio captados em grandes estúdios e pensados exatamente para isso”, explica. Renan, que começou a trabalhar com isso sem pretensão, hoje usa seu conhecimento para produzir trabalhos profissionalmente, como jingles, por exemplo. Mas alerta que, usar simuladores gera divergência de opiniões, como no caso de bandas que procuram uma identidade no seu som, pois características como o timbre e a “pegada” do músico são insubstituíveis. No canal www.youtube.com/ kprenan, Renan disponibilizou em vídeos algumas de suas músicas. Ele afirma que o trabalho com vídeo não é a sua especialidade, mas essa é mais uma prova de que com boa vontade e criatividade, bons materiais podem ser feitos com a ajuda da tecnologia. “No geral a tecnologia quebrou barreiras. Há alguns anos, era muito difícil fazer materiais de divulgação e muito caro também, sem contar que as mídias disponíveis eram limitadas, então poucos conseguiam mostrar seu trabalho fora dos shows. A tecnologia tornou a produção mais viável financeiramente, pois com um computador, uma placa de áudio e um bom microfone, conseguimos fazer e gravar uma música em casa. É por isso que hoje existem várias bandas e músicos anônimos ganhando espaço na internet”, finaliza.

O trabalho da banda Donques ficou conhecido graças a um vídeo caseiro

A Impublicáveis surpreendeu com um vídeo produzido de forma independente

14/01/2013 09:57:44


2

Sábado e domingo, 12 e 13 de janeiro de 2013

MEMÓRIA

Fotos raras dos Beatles vão a leilão Slides coloridos mostram a banda inglesa durante sua primeira turnê nos Estados Unidos, em 1964 Uma coleção de fotos inéditas dos Beatles, feitas durante a primeira turnê do grupo nos Estados Unidos, em 1964, vai a leilão na Grã-Bretanha. As 65 fotos, no formato de slides, foram tiradas pelo físico Robert Beck, que morreu em 2002, deixando um imenso acervo de imagens em sua casa em Hollywood. Imagens coloridas dos Beatles na sua primeira turnê americana são raras. As fotos serão leiloadas no dia 22 de março, no aniversário de 50 anos do lançamento do primeiro álbum da banda, Please Please Me. Os slides serão vendidos juntamente com os direitos autorais das imagens, e a expectativa é de que arrecadem entre 10 mil e 15 mil libras (aproximadamente R$ 30 mil e R$ 45 mil). Formado por John Lennon (guitarra ritmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal), os Beatles foram o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música.

O leilão será organizado pela casa Omega Auctions, da cidade de Stockport, no condado de Cheshire (Centro-Norte da Inglaterra)

John Lennon e Ringo Starr

David Bowie está de volta Após 10 anos de rumores e silêncio, David Bowie lançará um novo álbum em 10 de março. O anúncio foi feito na manhã da última terça-feira, no dia do aniversário de 66 anos do cantor. A faixa do disco Where Are We Now? já está disponível no iTunes e o vídeo da canção já pode ser visto no novo site oficial do cantor. Bowie despontou para a fama nos anos 1960. Desde 2006 ele não se apresenta ao vivo e também evita aparições em público. Ele inclusive se recusou a aparecer na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O novo álbum, produzido com a colaboração do produtor musical Tony Visconti, foi escrito por Bowie, e gravado em Nova York, nos EUA. O novo disco do camaleão do rock só sai oficialmente em 10 de março, mas ele já pode ser comprado no iTunes tanto na versão simples, com 14 faixas, quanto na versão deluxe, com mais três faixas bônus. Ainda não existem datas de apresentações do músico.

Livros

A biografia de Lionel Messi O autor não apenas registra a biografia de uma celebridade enigmática, mas faz também uma reflexão sobre um gênio atlético, com base em entrevistas com o jogador, com membros de sua família e com pessoas próximas, incluindo colegas, amigos de infância e até mesmo seu açougueiro favorito. Gênero: Biografia.

As vantagens de ser invisível

Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Categoria: Livro juvenil.

Para Sempre

A traseira do carro do casal Kim e Krickitt Carpenter foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade, deixando Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar de seu marido. Naquele momento, ele precisava reconquistar a mulher que amava. Gênero: Romance.

02.indd 1

14/01/2013 09:58:05


Sábado e domingo, 12 e 13 de janeiro de 2013

3

Grupo Krakus completa 10 anos Grupo Amigos Para Sempre. Amanhã, o grupo Amigos Para Sempre promove a tradicional domingueira no Gervi, com a animação da banda Balanço do Som, de Jóia. O baile tem início às 15h30. Casais que chegarem até esse horário ganham uma cerveja e ingressos individuais dão direito a um refrigerante.

O Grupo Folclórico Polonês Krakus faz parte da Sociedade Cultural Polonesa Karol Wojtyla de Ijuí

Clube da Saudade. Hoje, o Clube da Saudade promove baile com a Banda Fênix, de Santo Ângelo, com início às 22h. E amanhã, baile com duas bandas: Portal e Banda Corpo e Alma, com início às 19 horas.

Anunciada a lista dos indicados ao Oscar 2013 O grupo Krakus em apresentação na cidade de Lajes, Santa Catarina

Lincoln, de Steven Spielberg, teve o maior número de indicações

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na manhã da última quinta-feira os indicados ao Oscar 2013. A cerimônia de entrega acontece em 24 de fevereiro, em Los Angeles. O principal concorrente deste ano é “Lincoln”, de Steven Spielberg, que disputa em 12 categorias. Em seguida, vem “As aventuras de Pi”, de Ang Lee, com 11 indicações. Um dos destaques é a pequena Quvenzhané Wallis, de 9 anos, indicada ao Oscar de melhor atriz por “Indomável sonhadora”. Se levar a estatueta, a garota será a mais jovem atriz a ganhar na categoria. O longa brasileiro inscrito para concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira, “O palhaço”, de Selton Mello, já está fora da disputa desde o dia 21 de dezembro, quando foi divulgada uma lista de nove pré-selecionados para a categoria. Confira as principais indicações: Melhor filme: “Indomável sonhadora”, “O lado bom da vida”, “A hora mais escura”, “Lincoln”, “Os Miseráveis”, “As aventuras de Pi”, “Amor”, “Django livre” e “Argo”.

03.indd 1

Diretor: Michael Haneke (“Amor”), Benh Zeitlin (“Indomável sonhadora”), Ang Lee (“As aventuras de Pi”), Steven Spielberg (“Lincoln”) e David O. Russell (“O lado bom da vida). Ator: Daniel Day-Lewis (“Lincoln”), Denzel Washington (“Voo”), Hugh Jackman (“Os miseráveis”), Bradley Cooper (“O lado bom da vida”) e Joaquin Phoenix (“O mestre”). Atriz: Naomi Watts (“O impossível”), Jessica Chastain (“A hora mais escura”), Jennifer Lawrence (“O lado bom da vida”), Emmanuelle Riva (“Amor”) e Quvenzhané Wallis (“Indomável sonhadora”). Ator coadjuvante: Christoph Waltz (“Django livre”), Philip Seymour-Hoffman (“O mestre”), Robert De Niro (“O lado bom da vida”), Tommy Lee Jones (“Lincoln”) e Alan Arkin (“Argo”). Atriz coadjuvante: Sally Field (“Lincoln”), Anne Hathaway (“Os miseráveis”), Jacki Weaver (“O lado bom da vida”), Helen Hunt (“The sessions”) e Amy Adams (“O mestre”). Filme estrangeiro: “Amor” (Áustria), “No” (Chile), “War witch” (Canadá), “O amante da rainha” (Dinamarca), “Kon-tiki” (Noruega).

os seus integrantes e familiares, que nesses 10 anos ajudaram a difundir o folclore polonês e fizeram do grupo uma segunda família. Para 2013, o grupo retorna às atividades após o período de Carnaval, com ensaios aos domingos à noite, das 18h às 22h. Interessados em fazer parte deste grupo podem entrar em contato através do e-mail krakusbrasil@ gmail.com.

Na última segunda-feira, 7 de janeiro, o Grupo Folclórico Polonês Krakus completou 10 anos de dedicação e amor ao folclore polonês. Criado em 2003, teve ao seu lado cerca de 60 crianças, jovens e adultos, que dedicaram o seu tempo a conhecer, cultivar e difundir a cultura e o folclore polonês. São anos de história, alegria, força, marcados na lembrança de muitos e valorizado por cada pessoa que participou,

participa e admira esta cultura. Atualmente, 22 jovens participam voluntariamente do grupo. O Grupo Folclórico Polonês Krakus faz parte da Sociedade Cultural Polonesa Karol Wojtyla de Ijuí, que completou em maio de 2012 seus 25 anos de fundação, e é coordenada por Cesar Nowaczky Vincensi e Rosane Martins. O Grupo Krakus agradece a dedicação e trabalho de todos

Calendário de eventos de Ijuí

Congresso define os rumos do tradicionalismo

A Coordenadoria Especial de Cultura de Ijuí, que tem como coordenadora Maria Ivone Juswiak, está trabalhando na elaboração do Calendário de Eventos 2013 do município. Com o objetivo de formular esse material da forma mais completa possível, solicita às entidades interessadas em incluir seus eventos no Calendário, que preencham a ficha de cadastro de eventos e enviem para o e-mail cultura@ijui.rs.gov.br ou entreguem na sede da Coordenadoria, que fica localizada na Praça da República, até o dia 15 de fevereiro. A ficha de cadastro de eventos encontra-se disponível no site da prefeitura (www.ijui.rs.gov.br), ou pode ser retirada diretamente na Coordenadoria. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 33327555.

Nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, em Santa Maria, no Ginásio Municipal de Esportes, foi realizado o 60º Congresso Tradicionalista Gaúcho. Já no primeiro dia do evento, na parte da tarde, a chama crioula chegou no local, vinda a casco de cavalo da cidade de Pelotas, onde aconteceu o congresso anterior. Logo após, foi dado sequência às sessões plenárias, sob a presidência de Ilva Maria Borba Goulart, coordenadora da 4ª RT, escolhida para presidir os trabalhos. Nos três dias de debates, foram apresentados estudos sobre o tradicionalismo gaúcho e definidas ações e onde serão realizados os principais eventos neste ano. O Congresso foi uma promoção do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), com realização da Fundação Cultural Gaúcha, 13ª Região Tradicionalista e Prefeitura de Santa Maria. As prendas, Taynara Hella Mo-

raes Ouriques, 1ª Prenda, e Aline Rigão de Vargas, do Departamento Cultural, ambas da 13ª Região, propuseram, e foi aceito por unanimidade, como objetivo anual, o tema “MTG em defesa da saúde e bem-estar do tradicionalista”. Já como tema dos festejos Farroupilhas, já apresentado em 2012, ficou definido “O RS no imaginário social”. Também foi definido que, em 2014, Porto Alegre sediará a 61ª edição do Congresso. Em janeiro de 1990, Ijuí sediou o 35º Congresso Tradicionalista. A solenidade de encerramento teve como destaque a apresentação e posse dos novos conselheiros do MTG e coordenadores das Regiões Tradicionalistas. Antonio Candido Vargas foi eleito coordenador da 9ª RT, da qual Ijuí faz parte. Erival Bertolini foi reeleito presidente do MTG. Nas palavras dele, o saldo do 60º Congresso Tradicionalista Gaúcho foi extremamente positivo.

14/01/2013 09:58:21


4

Sábado e domingo, 12 e 13 de janeiro de 2013

Bianca Schuh e Rafael Costa

1 aninho

Os odontólogos Bianca Schuh e Rafael Costa viveram duplamente as emoções e alegrias de estar unindo suas vidas, que já eram partilhadas profissionalmente. No dia 23 de novembro, se casaram na Igreja São Geraldo, em cerimônia conduzida pelo Frei Costela, e, em seguida, comemoraram a união com a família e padrinhos na casa dos pais da noiva. No dia seguinte, na cobertura do Edifício Hass Center, receberam a bênção do ministro Sandro, dessa vez, com a presença de 200 convidados. Emocionados com a felicidade dos noivos estão os pais dela, Erno e Maria, e o pai dele, Geraldo.

Completou seu 1° aninho de vida, no dia 25 de dezembro de 2012, o pequeno Benício Telam Wagi. A festinha aconteceu no dia 30, na sede da Afhocai. Os parabéns são dos papais Mauro e Monique, dos avós, dindos e demais familiares.

Segundo dia: bênção e festa no Edifício Hass Center Bianca com os pais, Erno e Maria Schuh, na comemoração em sua residência

Thalia e Vittória

Completou 3 anos no dia 21 de dezembro de 2012 Thalia Führ, e no dia 28 foi o aniversário de 2 anos da irmã, Vittória Führ. As duas comemoraram juntas em uma linda festa realizada na Cepasmi, com decoração de princesas feita pela decoradora Beatriz, e fotos do Estúdio Bandeira. Feliz aniversário, Thalia e Vittória, vocês são tudo em nossas vidas. Quem deseja tudo de bom a vocês são seus pais Joice e Silvio, a vovó Madalena e demais familiares. Amamos vocês!

Aprovação no Vestibular

Formatura

Pai Aldori, mãe Sueli e irmãos Álvaro e Rosangela parabenizam Débora Goi de Oliveira pela aprovação no Vestibular UFSM 2013, no curso de Economia, em 1º lugar no seu curso. Parabéns pela conquista!

Formou-se no dia 4 de janeiro, em Ciência da Computação, pela Unicruz, Djalmo E. Cardinal. Orgulhosos estão teus pais, Bolivar e Lori, a mana Daiane, os sobrinhos, cunhado e a noiva Bruna. Parabéns! Que Deus te proteja e ilumine sempre, pelo futuro brilhante que tens pela frente. Que tenhas o mesmo êxito no curso de Engenharia Elétrica.

Aniversário

No dia 30 de dezembro de 2012 completou um aninho Rafael Castro Fantinelli, que veio para trazer mais alegria a nossas vidas. Rafael é a felicidade da casa, aquele que faltava para que todo novo amanhecer se tornasse dia de sol, florido e iluminado. Queremos, hoje, mais que desejar-te um feliz aniversário, dizer-te o quanto você é especial em nossas vidas. E mais que isso, que te amamos muito e cada dia mais! Felizes estão os pais Cristiane Castro e Tiago Fantinelli, avós Valdormiro e Eloisa, e Vera e demais familiares. A família Pydd esteve reunida no último dia de 2012 para comemorar o Réveillon. Na foto estão Liana e Armindo Pydd, o filho Alberto e a esposa Márcia, e as netas Eduarda, Mariana e Fernanda.

04 certa.indd 1

14/01/2013 09:58:47


5

Sábado e domingo, 12 e 13 de janeiro de 2013

Stampa nas bancas

Ticiane Supptitz e André Friedrich, em jantar festivo da OAB

Manoela, Eduardo, Tanara e Isabela, no Réveillon da Recreativa

Felipe, Luis, André e Lian, em tarde de rock na Praça

Camila Pires e Felipe Casagrande...

...e João Carlos Binkowski e Silvana Giovelli da Rosa, em evento na Sogi

Substância Gastronomia Light:

com prazer e sem culpa

Sempre preocupada com a saúde e o bem-estar, a Substância Gastronomia Light realizou ação inédita nas academias da cidade. Foi a promoção “Surpreenda-se”, em que todas as academias de Ijuí receberam as promoters da Substância, que interagiram com os alunos explicando sobre a marca e os produtos. Também foram entregues cupons para concorrer a uma Dieta Líquida Substância. O sorteio já foi realizado e os ganhadores foram: Fabiane de Souza, da Academia da Sogi; Fernanda Schwoab, do Sesc; Lisiane Gomes, da Scala; Andreara Herther Sejfrin, da Salute; Marcelo Matte Sagave, da Active; Eduardo Agne, Performance. A Substância Gastronomia Light é referência em saúde e praticidade. Reconhecida como grife de alimentação, é especializada em desenvolver e produzir o melhor da culinária mundial em versão light, oferecendo programas de alimentação para dietas e reeducação alimentar. Conta com produtos saborosos que ficam prontos em cinco minutos no micro-ondas. A Substância fica na Rua Eduardo Geiss, 216. Contato: 9963.1881.

05.indd 1

Um ensaio fotográfico com Vitor Mateus da Rosa de Souza, o Modelo da Capa escolhido no concurso realizado em julho de 2012 pela Stampa e Jornal da Manhã, é o destaque da primeira edição do ano da revista. Vestindo figurinos da loja Clube Um Moda Homem, Vitor Mateus foi clicado pelas lentes de Queli Rieth, da Click Estúdio. Este ensaio foi um dos prêmios que o jovem de 23 anos recebeu pelo concurso. Entre outros destaques, a Stampa de janeiro traz a cobertura completa do lançamento da última edição de 2012 da revista, para clientes e convidados, realizado no Salão Verde do Clube Ijuí. Na entrevista, quem fala é a psicoterapeuta Sílvia Gomes, sobre os anseios de ano novo e suas implicações. Tudo isso e muito mais na Stampa de janeiro, já nas bancas.

Carnaval em Santa Catarina

Andreara Herther Sejfrin, aluna da Academia Salute, uma das ganhadoras do sorteio

Comerciários, empresários e usuários do Sesc Ijuí já podem se inscrever para o Pacote Turístico Rodoviário Carnarroio. A viagem acontece de 6 a 13 de fevereiro, com destino a Balneário Arroio da Silva, em Santa Catarina. Com 22 km de praia (beira mar), o Balneário Arroio do Silva é o maior de Santa Catarina e também um dos maiores do Brasil em extensão de orla marítima. O local é ideal para caminhadas e atividades esportivas em geral. Além disso, como atração, haverá a programação do “Carnarroio 2013”, onde todas as noites acontecem show’s ao ar livre. A hospedagem será no Hotel Scaini Palace, com café da manhã, almoço e jantar inclusos no pacote. Mais informações no Sesc Ijuí, Rua Crisanto Leite, 202. Contato pelos telefones 3332.7511, 3332.7845 ou 9965.4307.

14/01/2013 09:59:26


6

Sábado e domingo, 12 e 13 de janeiro de 2013

Novelas

Salve Jorge: Jéssica morre nos próximos capítulos A personagem de Carolina Dieckmann em Salve Jorge, novela das 21h da Globo, já tem data para morrer. Após comer o pão que o diabo amassou, Jéssica morrerá em 22 de janeiro, ou seja, daqui dez dias. Ela será assassinada por Lívia (Claudia Raia), após descobrir que a vilã é a verdadeira chefe do tráfico de pessoas. O método será bastante inusitado em novelas: ela vai receber uma injeção letal. Rosto bastante conhecido do público, Dieckmann teve sua participação no folhetim de Gloria Perez aumentada para ajudar na audiência.

Em baixa O programa Mais Você, da Globo, comandado por Ana Maria Braga, fechou 2012 com a pior média de audiência desde sua estreia. Foram apenas 6,5 pontos (cada ponto corresponde a 60 mil domicílios na Grande São Paulo). O número é quase a metade da média dos anos 2000, quando a apresentadora era recém-chegada no canal. Além disso, em patamar de audiência, o "Mais Você" foi ultrapassado pela programação da Record por 7 a 6.

Lado a Lado Globo

Teodoro pede Sandra em casamento

A atriz chega no Brasil em fevereiro. Foto: John Russo/Divulgação

Megan Fox na Sapucaí Eleita como a mulher mais sexy do mundo pela revista internacional FHM (For Him Magazine), a atriz hollywoodiana Megan Fox chega ao Brasil em fevereiro para curtir o Camarote Brahma 2013, na Sapucaí. Esta é a primeira vez que a estrela do cinema norte-americano visita o País. Megan, que estrelou sucessos no cinema como no filme "Transformers" e "Garota Infernal", participa agora da comédia “This is 40”. O filme está previsto para ser veiculado no Brasil em março, logo após o Carnaval.

BBB 13 tem pior audiência de todas as edições A 13ª edição do Big Brother Brasil adicionou duas novas marcas à lista de patrocinadores: Garnier e Chocolates Brasil Cacau. Eles se juntam à Fiat, Unilever (Omo Progress) e Ambev (Guaraná Antarctica e Skol), que já eram anunciantes ano passado. Somente em cotas de patrocínio, o programa renderá um faturamento de mais de R$ 140 milhões para a emissora. Porém, se as vendas já colocam a edição deste ano à frente da sua anterior, a audiência ainda não garante números animadores: a estreia marcou 25 pontos no Ibope, a pior audiência inicial de todas as edições do reality show.

Uma das alternativas para a pouca audiência foi trazer de volta ex-BBBs

A mais comentada de 2012

Pânico quer dispensar Panicats Os dias de Renata Molinaro, Carol Belli, Carol Narizinho e Thais Bianca no Pânico na Band! estão contados. A direção do humorístico está decidida a dispensar as atuais Panicats por não terem carisma. Apenas Babi Rossi deve ser mantida no posto. A morena está com a trupe desde os tempos de Rede TV!. Ela foi a única remanescente do antigo grupo. Caso sejam mesmo dispensadas, as atuais Panicats não chegarão a completar nem um ano no posto. O grupo foi anunciado em abril, quando a atração estreou na Band.

06_new.indd 14

Juliana Paes, 33 anos, foi a celebridade mais comentada pela imprensa em 2012. Esse é o resultado de um estudo da PR Newswire, que afere a visibilidade dos atores e principais celebridades na imprensa brasileira. A atriz teve um ano movimentado: foi protagonista de Gabriela, novela da Globo, engravidou do segundo filho, foi eleita duas vezes como a mais sexy do mundo - pela VIP e pela IstoÉ Gente -, e foi capa de quase todas as publicações de comportamento do País. Em segundo lugar no ranking aparece a apresentadora Hebe Camargo, morta em setembro. Ela é seguida por Isis Valverde, que foi destaque como a Suelen de Avenida Brasil, Reynaldo Gianecchini, que voltou às novelas após superar um câncer, e por Sabrina Sato, que mudou de emissora e procurou namorado no Pânico na Band!.

Constância não acredita que Laura seja amante de Laranjeiras. Laura tenta se aproximar de Elias, que foge ao ver Isabel. Bonifácio decide abrir o capital da fábrica. Gisele insulta Laura, que revida, dizendo que Laranjeiras a atacou. Teodoro pede Sandra em casamento. Mario tenta convencer Diva a aceitar seu talento como comediante. Edgar e Laura discutem. Laura não aceita a proposta de Constância de repudiá-la publicamente e ser solidária às escondidas. Diva resolve fazer comédia e compartilha com Frederico. Zé Maria convida Isabel para jantar.

Guerra dos Sexos - Globo Dino flagra Nenê beijando Veruska Juliana pede para Felipe ouvir o que ela tem a dizer sobre Fábio. Otávio e Giocondo acertam os detalhes do plano contra Roberta. Dino flagra Nenê beijando Veruska, e acaba descobrindo que a secretária esconde um segredo. Nieta provoca Roberta. Zenon ameaça Carolina. Charlô comemora a harmonia entre Felipe e Juliana. Felipe resolve presentear Roberta. Montanha insiste para Ulisses desistir de lutar. Roberta se anima com a possibilidade de exportar as roupas da Positano. Felipe se desculpa com Lucilene. Juliana desconversa quando Vânia pergunta se ela gostou de beijar Nando. Felipe interrompe uma reunião de Roberta e Giocondo e reconhece o impostor.

Salve Jorge - Globo Morena enfrenta Russo na frente de Lucimar Morena enfrenta Russo na frente de Lucimar. Pescoço é chamado para ir à delegacia. Helô fica intrigada com Lívia. Nunes pede Wanda em casamento. Carlos confessa a Leonor sua paixão por Antonia. Farid implica com Bianca. Ayla pede para Sarila acompanhá-la quando for conhecer seu pretendente. Barros fala para Helô que viu Morena e Jéssica em uma boate. Théo comenta com Ciro que acredita ter visto Morena na rua. Áurea insiste que o filho fique noivo de Érica. Helô avisa que quer conversar com Morena e Jéssica. A delegada garante a Mustafa que encontrará a família biológica de Aisha. Morena tenta falar com Helô. Creusa afirma a Stenio que sua patroa quer reatar com ele. Rosângela entrega o gravador para Irina.

14/01/2013 09:59:43


Sábado e domingo, 12 e 13 de janeiro de 2013

7

Horoscopo

Reflexologia, a massagem nos pés Técnica pode amenizar insônia, estresse e dor de cabeça

A reflexologia compreende a estimulação de determinados pontos situados nos pés, que se relacionam às regiões específicas do corpo humano, conhecidas como áreas reflexas. Além disso, a massagem nos pés pode auxiliar tratamentos de doenças físicas e psicológicas, sendo que o pé é a região mais acessível ao toque e com maior acúmulo energético. A técnica trabalha em cima de pontos reflexos nos pés, que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. Conforme os pontos vão se libertando das toxinas, acontece um processo de limpeza e redução da tensão nas diversas áreas do corpo, que reativa a sensação de bem-estar e relaxamento. Para a realização da massagem, é necessário o uso de óleos, álcool ou líquido antisséptico. Antes de iniciar a sessão, o terapeuta deve analisar o histórico e os hábitos de vida da pessoa, para identificar quais pontos deverão ser trabalhados com mais atenção. Um escalda-pés antes de iniciar a massagem terapêutica também é recomendado. Veja como amenizar algumas dores com a reflexologia: Dor de cabeça: para amenizar, aperte a ponta do dedo médio, no centro da face oposta à sua unha. Pressione esse ponto para conseguir obter o resultado desejado. Ansiedade: estimule o ponto que está localizado entre o polegar e o indicador na face dorsal da mão. Além de combater a ansiedade, estes pontos podem amenizar os gases intestinais. Tensão no pescoço: pressione a face dorsal e lateral da articulação do dedo médio. O estímulo vai incomodar, mas logo passa. Estresse: faça uma massagem nos pés com creme natural ou óleo em direção ao calcanhar, com movimentos circulares. Repita a massagem na lateral dos dois pés e no dorso também. Insônia: faça movimentos com pressão na ponta dos dedos dos pés ou das mãos. Aperte cada dedo e solte após 60 segundos. Essa técnica tem a finalidade de estimular o sono.

07_new.indd 14

Áries A inquietude causada por sentimentos que não foram expressados pode ser responsável por explosões. É tempo de cultivar a paciência e encontrar um meio construtivo de manifestar a impulsividade. Touro Mesmo que tenha que dar alguns passos atrás, nada deve impedir que alcance os objetivos traçados. É tempo de continuar no caminho, ainda que seja preciso despender mais tempo que o habitual. Gêmeos As alternâncias de humor podem chegar a extremos que acabam por causar desequilíbrio nas relações. É tempo de tratar da desordem dos sentimentos e agir com cuidado ao se relacionar. Câncer Se a vida parece estar em perfeita ordem, você tende a se sentir acolhido. É tempo de aceitar que certas situações exigem uma autotransformação e a busca de outras formas de apoio emocional. Leão Se as emoções são bloqueadas, os ressentimentos se acumulam e podem desencadear momentos difíceis. É tempo de deixar o orgulho de lado e expressar o que vai no seu interior para aliviar as pressões. Virgem Resistir às transformações pode impossibilitá-lo de conhecer o que há de mais profundo em si mesmo. É tempo de mergulhar nas suas emoções e de lá extrair as forças capazes de curar o que está ferido. Libra A boa convivência com os outros requer a capacidade de identificar a melhor forma de manter canais de comunicação. É tempo de sentir a agradável sensação de entender e ser entendido. Escorpião Você pode passar grande parte da vida tentando encontrar um modo de atender os outros para que tenham base de apoio. É tempo de entender que a realidade da vida o chama para criar sua própria base. Sagitário O desejo de compartilhar grandes aventuras o aproxima do seu parceiro e estimula a relação. É tempo de viver intensamente para que possa registrar na alma as belas histórias da sua vida. Capricórnio Talvez você precise ser mais flexível no nível de exigência em relação às outras pessoas. É tempo de perceber que altos padrões de cobrança tendem a deixá-lo com falta de opções. Aquário A necessidade de poder contribuir para um mundo mais justo pode levá-lo a alguns enganos. É tempo de repensar suas ações para que possa direcioná-las a projetos possíveis. Peixes Talvez seja preciso deixar para trás algumas coisas e enfrentar com coragem as perdas. É tempo de aceitar as fases de transformações, eliminando excessos para ter aquilo que lhe dá prazer.

14/01/2013 10:00:00


Sábado e domingo, 12 e 13 de janeiro de 2013

MODA

O bom e velho jeans Peça queridinha no guarda-roupa de gente de todo o mundo, o jeans está completando 160 anos Tendências de moda vão e vêm a todo momento. Mas se tem uma peça que nunca sai de moda, e que está presente no guarda-roupa de 10 em cada 10 mulheres (e homens!), essa peça é o jeans. Ele é aliado de tudo e de todos, é um ícone de juventude e superdemocrático. O jeans poderia muito bem se candidatar à política, que certamente seria votado pela maioria. O que muitos não sabem é que a história desse tecido está completando 160 anos, e que se confunde um pouco com a história do mundo moderno. Tudo começou lá por volta de 1850, com a lona. O alemão Levi Strauss era um vendedor de lona, e naquela época ela já estava presente em todos os cantos onde houvesse um operário, não havendo mais a quem vender. Com lonas encalhadas em seu estoque, Levi Strauss, decidiu utilizar o material como tecido de roupas de trabalho, pois percebeu que os operários das minas careciam de roupas mais resistentes. Foi assim que, em 1953, no velho oeste americano, Levi Strauss confeccionou sua primeira calça para um trabalhador, na cor marrom. As calças feitas com a lona se espalharam rapidamente entre os mineradores. No entanto, o ma-

08.indd 1

terial era muito rígido e desconfortável, o que fez Strauss buscar um tecido de igual resistência, porém, mais flexível. O tecido de algodão sarjado, uma espécie de brim, vinha da região de Nimes, na França, e era utilizado pelos marinheiros genoveses. Do seu local de origem veio o nome denim. A cor azul do tecido veio só depois, quando Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando a cor pela qual o jeans é hoje conhecido. E em parceria com seus irmãos e cunhados fundou a Levi Strauss & Co. Em 1872, o então fabricante de capas para equinos, Jacob Davis, escreveu uma carta para Strauss, dizendo que, com o tempo e o peso das pepitas de ouro, os bolsos das calças dos mineradores começavam a cair. Propôs, então, uma solução: unir os bolsos às calças com o mesmo tipo de rebite de metal que se utilizava nas correias dos cavalos. Entretanto, Davis queria a patente da ideia, que foi paga for Strauss. A partir daí, os dois se juntaram em uma próspera sociedade na produção das calças de denim. O primeiro lote de calças tinha como código o número 501, que nomeou o clássico e mais famoso modelo da Levi’s. Aos poucos, as

calças jeans foram sendo aprimoradas. Em 1860 foram adicionados os botões de metal. Em 1886, veio a etiqueta de couro presa ao cós da calça.A cor índigo, pela qual o jeans é conhecido hoje, só apareceu por volta de 1890. E os bolsos traseiros só foram inseridos em 1910. Na década de 30, o jeans começou a se popularizar e atravessou séculos, transformando-se no artigo de moda mais democrático e popular existente. Já foi símbolo de rebeldia, resistiu à tendências e modismos, e propagou estilos e comportamentos, se tornando o maior fenômeno já visto na história da moda.

Curiosidades • A primeira vez que o jeans subiu nas passarelas foi nos anos 70, durante uma apresentação da Calvin Klein. A campanha publicitária da grife colocava a jovem Brooke Shields trajando uma calça jeans, com a frase: “Você sabe o que há entre mim e a minha Calvin? Nada.” Desde então, a Clavin Klein estabelece campanhas ousadas e polêmicas. • A palavra “jeans” vem de “genes”, uma espécie de abreviação de Gênova, cidade italiana. Era como as marinheiros genoveses chamavam suas calças de trabalho. Ao falar “genes”, com o forte sotaque italiano, acabou se tornando “jeans”, e assim se espalhou pelo mundo. • Até a mais democrática das peças precisa ser reinventada de tempos em tempos. E o jeans da vez tem textura, relevos e um efeito de três dimensões. O tecido com ilusão de ótica tem modelagem sequinha, rente ao corpo e com bastante stretch.

14/01/2013 10:00:23


Caderno Dois 12.01.2013