Page 1

Sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro de 2014

TORCIDA

A Fanáticos da Geral é o 12º jogador do São Luiz

Avante, Rubro! Mais uma vez, a torcida organizada Fanáticos da Geral sai em apoio ao clube ijuiense na busca pelo título do Gauchão Foi durante o Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão, em 2005, que um grupo de aficionados pelo Esporte Clube São Luiz criou a Torcida Organizada Fanáticos da Geral, nome esse relativo ao fanatismo pelo clube e ao setor do estádio onde sempre se encontravam. Eram cerca de 20 jovens, mas com o passar dos anos e dos campeonatos, mais torcedores foram se identificando com o grupo e aumentando o número de componentes. Hoje, a torcida conta com mais de 500 participantes, dentre eles crianças, mulheres e idosos, todos com o mesmo ideal: apoiar o Rubro ijuiense de forma incondicional. De acordo com o presidente Leandro Pacheco, a Fanáticos não tolera violência e ofensas de baixo calão. “Nós vamos para o estádio torcer, apoiar nosso clube e nos divertir. Repudiamos qualquer atitude que viole os direitos e desrespeite outras pessoas e torcidas”, ressalta. Em dias de jogos em Ijuí, a Fanáticos é a responsável por cobrir de vermelho e branco as arquibancadas do setor Geral do estádio, entoar cantos de apoio ao time e animar os demais torcedores com sua banda instrumental. Em 2013, a torcida consolidou seu nome na história do Esporte Clube São Luiz. Juntamente com a campanha do time em campo, conquistando o título do interior, a torcida organizada ganhou projeção no Estado e se destacou como a força e o apoio vindo das arquibancadas do Estádio 19 de Outubro. Hoje, a torcida é considerada a maior e mais vibrante das regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo o presidente da torcida, para o Campeonato Gaúcho de 2014 e a Copa do Brasil, a torcida terá novidades: “Serão instaladas faixas verticais, conhecidas como barras, nas arquibancadas da Geral. A ideia é fazer o setor ficar ainda mais colorido e trazer mais pessoas para torcer junto com a Fanáticos. Pois, quanto mais pessoas estiverem conosco cantando e apoiando, melhor. Será um espetáculo a mais, com a participação, inclusive, de outros setores do estádio”. Leandro destaca que não é necessário ter um histórico na torcida ou adquirir camiseta para ser um componente, basta ir aos jogos com camisas do clube e se unir à Fanáticos. “Em 2014, gostaríamos que todos que queiram cantar e apoiar o time se juntem a nós e ajudem a tornar o estádio um 12º jogador durante as partidas do Rubro”, diz o presidente. A Fanáticos também pretende conseguir recursos financeiros para acompanhar o clube em partidas em outros municípios. “Agora, é esperar que neste ano os torcedores façam sua parte, apoiando o clube, que é o maior orgulho do município de Ijuí”, acentua.

01.indd 2

Novo uniforme

Neste ano, a Torcida Organizada Fanáticos da Geral apresenta um novo uniforme. O xadrez vermelho e branco da camiseta junta-se ao coro da torcida na Baixada, para incentivar o time na busca pelo título do Campeonato Gaúcho.

10/01/2014 20:54:01


2

Sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro de 2014

FÉRIAS

Para quem não quer praia

HQs

Nas férias de verão, as cidades de praia são os destinos escolhidos pela maioria das pessoas. No entanto, se a pretensão é descansar e a intenção é conhecer novos lugares, no nosso Estado é possível encontrar opções diferenciadas e que podem proporcionar momentos agradáveis em família, grupo de amigos, ou até mesmo sozinho.Veja estas opções:

Capitão Phillips

Quem tem amor à vida evita navegar pela costa da Somália. A prática da pirataria no país africano já fez inúmeras vítimas. Um dos navios que caíram na armadilha foi o MV Maersk Alabama, comandado por Richard Phillips, capitão da Marinha Mercante. O incidente aconteceu em abril de 2009 e foi amplamente divulgado. Mesmo com tantos detalhes disponíveis e com o desfecho conhecido, Greengrass conseguiu um resultado realista, tenso e claustrofóbico, um brutal jogo de xadrez entre o profissional Phillips (Hanks) e o líder dos piratas, Muse (o novato e convincente Abdi). Belezas naturais: Cânion Itaimbezinho e a Cascata das Andorinhas, no Parque Nacional Aparados da Serra: infraestrutura e guias para percorrer as trilhas

Natureza exuberante Localizado entre Cambará do Sul e Praia Grande, no Parque Nacional dos Aparados da Serra, o Cânion Itaimbezinho é uma das maravilhas da natureza do Sul do Brasil. Está localizado a 18 km da sede do município de Cambará. O acesso ao parque é possível através da RS-429 ou pela SC360, em uma estrada de chão batido. Sua extensão atinge 5,8 mil metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros, e profundidade máxima de 720 metros. As paredes de cores amarelada e avermelhada são cobertas, de ponto em ponto, por vegetação baixa. Ao redor do cânion, os pinheiros nativos completam a paisagem. O Rio Perdizes desce as paredes rochosas para formar a cascata Véu de Noiva. De uma beleza sem igual, esta cai de uma altura de 700 metros, produzindo uma bruma antes de atingir o fundo do cânion. No azulado do cânion, como gigantesca serpente, o Rio Boi se move preguiçosamente entre as pedras, formando uma série de caprichosas cachoeiras, que deslizam para o vizinho Estado de Santa Catarina. O Parque Nacional dos Aparados da Serra, administrado

pelo Ibama, conta com lanchonete, banheiros, estacionamento, espaço cultural, além de guias que auxiliam os turistas a realizarem as trilhas do local. São elas: Trilha do Vértice: a trilha inicia no centro de visitantes do Parque Nacional dos Aparados da Serra. Em menos de uma hora de caminhada é possível alcançar a borda do Cânion Itaimbezinho, chegando até a queda da Cascata Andorinhas; Trilha do Cotovelo: uma trilha leve de, aproximadamente, 6,3 quilômetros. A mesma leva até um mirante que proporciona uma visão geral do cânion. O último horário de saída para trilha é as 15h; Trilha do Rio do Boi: consiste em uma trilha longa e cansativa. São 8 quilômetros de ida e volta, podendo durar até 7 horas. É a única trilha que permite acesso no interior do cânion. Ela parte da cidade de Praia Grande. Há diversas travessias pelo Rio do Boi, dependendo muito do nível do rio. Ao longo da trilha é possível tomar banhos em piscinas naturais de águas geladas. O Parque fica aberto de terça a domingo, das 8h às 17h.

Not Quite Dead – O Último Show O cartunista texano Gilbert Shelton vai ser sempre associado à sua mais célebre criação, os chapados Freak Brothers, ícones da contracultura dos anos 60. Not Quite Dead é uma espécie de variação dos “irmãos” malucos-beleza. A HQ, que é uma colaboração de Shelton com o francês Pic, saiu originalmente em 2010 e segue as desventuras da Not Quite Dead, uma banda de rock azarada e de talento marginal formada por figuras como Wittington Cat, Fingers Elephant, Thor, Eddie Sweaty e Punk Felonious. Os roqueiros, que mal conseguem sobreviver nos Estados Unidos, descolam um contrato para tocar no Oriente Médio, em um país chamado Shnagrlig.

Relaxamento e espiritualidade

Não há taxa de visita ao Centro Budista, mas os monges aceitam doações

02.indd 1

O Centro Budista Chagdud Khadro Ling é uma das joias preciosas de Três Coroas. Inspirado na cultura tibetana, o Centro está localizado em um lugar privilegiado, com paisagens inspiradoras, que transmitem muita paz aos visitantes. Khadro Ling foi fundado pelo mestre Chagdud Tulku Rimpoche, um grande mestre do budismo tibetano, reconhecido por sua imensa realização espiritual, sabedoria e compaixão. Ao construir o Khadro Ling, ele sempre expressou a intenção de que esse local não fosse somente um lugar propício para a prática do budismo tibetano, mas também um ambiente em que todas as pessoas, independente de quaisquer crenças religiosas, pudessem encontrar paz, tranquilidade e bem-estar. Está localizado em Àguas Brancas, 1.211, a 8 km da cidade, com acesso pela RS-115 e RS-020. O complexo de monumentos sagrados erguidos no centro budista pode ser visitado de quartas a sextasfeiras, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Sábados e domingos, das 9h às 16h30, exceto nos períodos de retiros espirituais. Para grupos com mais de 10 pessoas é necessário agendar a visita pelo telefone (51) 3546-8200 ou e-mail info@chagdud.org.

Asterios Polyp A história é conhecida entre os fãs de quadrinhos: frustrado com o trabalho em HQs de super-heróis, David Mazzucchelli passou 10 anos trabalhando em Asterios Polyp. A HQ mostra a saga do personagem título, um arquiteto (ou, pelo menos, um teórico da profissão, trabalhando como professor) arrogante e metódico que parte em uma jornada existencial depois que o apartamento dele pega fogo. Em outra cidade e trabalhando como mecânico, ele enfrenta uma crise de identidade, enquanto Mazzucchelli viaja entre presente e passado para mostrar os caminhos e dicotomias que levaram Polyp àquele ponto.

10/01/2014 19:53:06


caderno AG EN DA

Sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro de 2014

3

Três gaúchos no BBB

Danceteria O Porão. A Danceteria O Porão convida os amigos frequentadores para o segundo baile da mulherada amanhã, a partir das 23h. Elas não pagam ingresso a noite toda. Haverá supershow da Remix Banda Show e o baile vai até as 6h. Adquira seu convite cortesia no Bar do Zé, Desmanche São Luiz e também no Bar Bodega do Marrom. A danceteria, que serve cerveja de garrafa e abre nas sextas-feiras, sábados e domingos, sempre às 23h, está preparando para o dia 18 uma superfesta com a Banda Estrela Guia.

............................................................................................

Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para o baile das 2ª e 3ª idades, amanhã, com início às 16h30, e animação da Banda Sakis e Cia, antiga Cia do Baile, de Panambi. Durante todo o mês de janeiro, até as 18h o ingresso será livre para todos. A ideia de um dançarino à disposição para as senhoras desacompanhadas teve total aprovação, portanto continua neste sábado. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados.

............................................................................................

Amigos para Sempre. O grupo Amigos para Sempre promove domingueira no Gervi, neste fim de semana, com a animação da banda Balanço do Som, que é sucesso na região. A festa terá início às 15h30. Casais que chegarem até este horário ganham uma cerveja e ingressos individuais dão direito a um refrigerante como brinde. Informações pelo telefone 9615-3210, com Ieda.

Filmes que nunca saíram do papel

Aline Dahlen, Cássio Lannes e Franciele Almeida são os representantes gaúchos do Big Brother 2014

A lista com os nomes dos participantes da 14ª edição do Big Brother Brasil foi divulgada nesta terça-feira, a uma semana do início do reality show. Foram 20 selecionados para começar o confinamento. Entre as mulheres estão duas gaúchas: a atriz Aline, de 33 anos, de Porto Alegre, e a produtora de eventos Franciele, 24 anos, de Santa Rosa. Também vão participar a bailarina pernambucana Bella, 27 anos, a modelo paulistana Vanessa, 27 anos, a advogada mineira Letícia, 27 anos, a miss paranaense Tatiele, 22 anos, a corretora de imóveis Princy, 32 anos, a empresária paulista Clara, 25 anos, a estu-

Adele bate mais um recorde

Capa do livro

A obra The Greatest Movies You’ll Never See (Os Melhores Filmes que Você Nunca Verá), ainda sem tradução para o português, reúne mais de 70 projetos, desde a década de 1920 até hoje, com os longas que nunca foram produzidos. A compilação feita pelo jornalista inglês Simon Braund reúne ensaios de alguns dos roteiristas mais experientes do mundo e foi realizada em formato coffee table (livros grandes, ilustrados, com textos curtos), acompanhada por pôsteres que imaginam, de maneira divertida, como teriam sido os filmes. Na lista, estão alguns dos diretores mais celebrados, como Orson Welles, Alfred Hitchcock e David Lynch, em um relato do que pode ser considerado uma história alternativa do cinema. Muitos dos projetos que não decolaram parecem maravilhosos. The Aryan Papers, um drama de Stanley Kubrick sobre o Holocausto, em que dois judeus assumem identidades católicas, seria seu trabalho seguinte ao filme Nascido para Matar (1987). Mas foi arquivado logo após o sucesso de A Lista de Schindler, em 1993. Steven Spielberg tenta hoje tornar Napoleão, outra ideia de Kubrick nunca realizada, em uma série de TV. Caso tivesse sido feito, teria ocupado tanto tempo do diretor nos anos 1970, que Laranja Mecânica (1971), um filme que tanto influenciou a cultura popular, não teria existido. Mesmo caso de E.T., de 1982. O clássico não teria se tornado realidade caso Steven Spielberg tivesse insistido em uma produção sobre invasão alienígena Night Skies, que nunca decolou. Muitos projetos atraíram nomes de peso, que tentaram ter suas propostas aprovadas. Megalopolis, de Francis Ford Coppola, é outro exemplo trazido pelo livro. Seria uma ampla e cara produção sobre um prefeito e um arquiteto que lutam para construir uma cidade dentro de Nova York. O diretor começou a escrever o roteiro de mais de 200 páginas em 1984, enquanto dirigia outros filmes e arrecadava fundos. Trinta horas de material teste foram filmadas e o estúdio United Artists iria bancar o filme, cancelado quando houve o ataque em Nova York, em 11 de setembro de 2001.

03_referencia.indd 2

Cerca de três anos após o lançamento, 21, o sucesso da britânica Adele, continua a bater recordes de venda. O álbum agora se tornou o primeiro disco a vender mais de três milhões de cópias digitais. A marca é significativa, mas não deixa de ser uma surpresa o disco continuou a ser popular em 2013, estando entre os 30 mais vendidos do ano depois de liderar as paradas em 2011 e 2012. 21 já havia alcançado marcas importantes, incluindo ser o 21º disco a ter mais de 10 milhões de cópias vendidas. Apesar do estrondoso sucesso, Adele permanece em silêncio sobre o futuro de sua carreira. No fim de 2011, ela foi forçada a passar por cirurgias nas cordas vocais, mas não ficou afastada do mundo da música - logo ajudou a compor e gravou Skyfall, a trilha sonora do mais recente filme de James Bond, premiada com o Oscar de Melhor Canção Original. Em fevereiro do ano passado, depois de vencer o Grammy com Set Fire to the Rain, a cantora disse que um novo álbum não era prioridade, devido ao filho recém-nascido.

dante mineira de engenharia Amanda, 23 anos, e a advogada de São Roque (SP) Angela, 26 anos. Os dez homens são o estudante gaúcho de publicidade Cássio, 22 anos, o rapper paulistano Valter, 35 anos, o empresário paulista Vagner, 37 anos, o cartomante carioca João Almeida, de 31 anos, o supervisor de vendas paulista Júnior, de 27 anos, o administrador curitibano Marcelo, 26 anos, o professor mineiro Alisson, 27 anos, o publicitário carioca Diego, 31 anos, o modelo paulista Roni, 27 anos, e o cozinheiro pernambucano Rodrigo, 28 anos. O Big Brother deste ano inicia-se na próxima terça-feira e vai ao ar após a novela Amor à Vida.

Funk e sertanejo no topo

2013 foi o ano em que o funk se tornou rentável para o sistema mainstream da música. As músicas Louquinha, de Dennis DJ, originalmente um funk, mas gravada como um híbrido pelos sertanejos João Lucas e Marcelo, e Amor de Chocolate, de Naldo Benny (foto), foram respectivamente a primeira e a segunda colocadas nas casas de diversões do ranking do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos (Ecad), em prévia divulgada na última quinta-feira. Anitta, com o Show das Poderosas, ficou em 6º no ranking das casas de diversões e em 12º no ranking das rádios. MC Bola, com Ela é Top, ficou em 11º nas casas de diversões. O sertanejo universitário continuou forte, ocupando lugares estratégicos em todas as listas. Nna área de música ao vivo, seis são do estilo. Destaque para Flor, de Zé Henrique e Gabriel, Camaro Amarelo, de Munhoz e Mariano, Sinal Disfarçado, de Zé Ricardo e Tiago, Gatinha Assanhada, de Gusttavo Lima, e Vidro Fumê, da dupla Bruno e Marrone. Com Esse Cara sou Eu, lançada em novembro de 2012, Roberto Carlos continuou frequentando bem o dial das rádios (é o terceiro mais tocado nas rádios em geral, o primeiro nacional) e os shows ao vivo (5ª colocação). Mas Roberto não dominou nas casas de diversões. Entre os internacionais, destacou-se nas rádios brasileiras o trio de house sueco Swedish House Mafia, em segundo lugar geral no dial AM e FM, com o hit Don’t You Worry, Child. O folk singer Jason Mraz ficou na ponta do ranking, com o 93 Million Miles. Calvin Harris, com Feel So Close e We Found Love, dominou nas casas de diversões. Um hit indie, I Follow Rivers, da sueca Lykke Li, é a surpresa das rádios. E o americano Bruno Mars segue sendo o hitmaker mais presente da década.

10/01/2014 19:56:31


4

Sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro de 2014

Curso de fotografia no Senac

Formatura No último dia 3 de janeiro, formouse em Enfermagem, na Universidade Franciscana de Santa Maria (Unifra), Jossana dos Santos de Oliveira. A cerimônia de colação de grau ocorreu no Colégio Marista de Santa Maria. Após, amigos e familiares foram recepcionados no CTG Sentinela da Querência. Feliz com esta grande vitória estão sua mãe Clélia, os manos Juliana, Pedro e Mariana e também a sua avó Joana. Sucesso, Jossana!

O Senac Ijuí está com inscrições abertas para o curso de Fotografia Digital. As aulas iniciam-se na segunda-feira e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Para participar é preciso ter, no mínimo, 16 anos. Durante o curso, o aluno desenvolverá habilidades, como utilizar os recursos da fotografia digital, editar imagens, editar fotos com auxílio do Photoshop, capturar e imprimir imagens. Interessados podem realizar sua inscrição até a segunda-feira, na unidade localizada na Rua 24 de Fevereiro, 315. Mais informações pelo telefone 3332-7022.

Inscrições para o Canto Missioneiro Estão abertas as inscrições para o 7º Canto Missioneiro da Música Nativa e 6º Canto Piá, que acontecem entre os dias 27 e 29 de março, em Santo Ângelo. A consulta ao regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no www.cantomissioneiro.com.br. As fichas devem ser preenchidas e encaminhadas para cantomissioneiro@bol.com.br até o dia 15 de fevereiro. Como nos anos anteriores, a final ocorre no dia 28, em frente à Catedral Angelopolitana. Toda a programação do festival será transmitida ao vivo pela Rádio Jornal da Manhã - AM 1340.

Zumba na Academia Movimento Conquistando cada vez mais fãs e adeptos, a Zumba é uma atividade física aeróbica com movimentos de dança e coreografias que misturam uma série de ritmos latinos e internacionais, possibilitando ao praticante um alto gasto calórico de uma forma divertida e prazerosa, o que ocorre também com a dança solta, que agrega ainda outros ritmos, como o axé, samba e pagode. Para quem procura essas atividades, a Academia Movimento está com uma diversidade de horários nos turnos da manhã, tarde e noite. Além destas atividades, a academia oferece aulas de dança do ventre, dança de salão, musculação, pilates e ginástica para melhor idade neste período de férias. Informações na Rua Mato Grosso, 75, telefones 3332-4378 ou 9124-8129.

Brincando na AABB

Nicole Capra Saunders completou o 1º aninho juntamente com a mamãe Naiara e o papai Rodrigo. Feliz aniversário!

O pequeno Felipe completou 2 aninhos. A comemoração foi ao lado da mamãe Carla e do papai Evandro Veigler. Parabéns!

Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222 Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br | facebook.com/aquarellakidsbuffet

A partir da próxima segunda-feira é possível fazer a inscrição para as atividades de lazer do 5º Brincando na AABB, que acontecem do dia 20 ao dia 31 de janeiro. Durante as duas semanas de programação, a Animare comandará as atividades que envolvem brincadeiras nas piscinas, expressão corporal, brinquedos infláveis, oficinas de capoeira, aula de dança para crianças de 5 a 11 anos. As programações serão no turno da tarde, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Para participar é necessário realizar a inscrição na secretaria, mediante pagamento da taxa. Informações pelo telefone 3332-8789.

Ijuí é destaque em programa da TV Aparecida

Estação da Mata

Hoje, a Estação da Mata promove uma festa com temática havaiana. Haverá show nacional com Neto e Junior. O DJ Paulo Gannan e o melhor do pop, rock e reggae, com a Pilds Jr. Reggae Band, animam a galera na tenda externa. Ingresssos na Cadile´s Calçados e Farmácia São Lucas, próxima à Fidene. Família da Hidro Ijuí e os apresentadores do programa Jordane e Juca

Exposição no Sesc

O fim de ano foi especial para a Família Pydd. Em uma reunião de família, Armindo e Liana Pydd receberam o filho Alberto, a nora Márcia e os netos Samuel, Eduarda, Maiara e Fernanda para os festejos da época.

04 certa.indd 1

Segue até o dia 30, no saguão do Sesc Ijuí, a mostra fotográfica do 9º Concurso Sesc de Fotografia, com o tema Corpo em Movimento. A exposição tem entrada franca e pode ser visitada das 8h às 20h. Mais informações pelo telefone 3332-7511.

O programa gravado no dia 28 de novembro na Sede Campestre da Hidro Ijuí será a atração da próxima segunda-feira no Programa 100% Caipira, que é transmitido pela TV Aparecida, no canal 59 da parabólica. O programa que vai ao ar das 21h às 22h mostrará os principais pontos turísticos, além da cultura, tradição, povo e as belezas do município para o País. De acordo com o diretor e produtor do 100% Caipira, Rodrigo Ribeiro, o programa é destinado aos apreciadores da boa música de raiz. “Apresentamos as regiões do País de uma forma diferente, poética e agradável”, destaca.

10/01/2014 20:38:53


5

Sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro de 2014

Stampa com a Garota da Copa Ano 11 . Nº 8. Janeiro | 2014 . R$ 8,00

Ano 11 . Nº 8. Janeiro | 2014 . R$ 8,00

2014

Convidados revelam expectativas para o ano A Festa da Virada na Sogi

2014

Convidados revelam expectativas para o ano

A Festa da Virada na Sogi

A despedida de 2013 com nossos parceiros

Férias Ijuienses em lugares incríveis

Ijuienses em lugares incríveis

Foto: Saionara Bandeira

Carlos e Márcia Mastella no jantar do Banrisul

Foto: Saionara Bandeira

Férias

MANUELA PADILHA No ano da Copa no Brasil, (re)apresentamos a nossa

Garota da Copa

MANUELA PADILHA No ano da Copa no Brasil, (re)apresentamos a nossa

Garota da Copa

Qual delas? Com tantas fotos lindas, duas capas com a Garota da Copa foram preparadas. A escolha foi feita com votos da redação, da fotógrafa Saionara, da própria Manuela e de sua mãe, Sirlei. Confira qual delas emplacou, na segunda-feira, quando a revista circula

Camila e Giovani no Réveillon do Absoluto

Carla Comerlato e Everton Beal na Glasnost

05.indd 1

A Stampa de janeiro traz uma lindona na capa. É Manuela Scarton Padilha. Ela é reapresentada como a Garota da Copa, na primeira referência da revista à Copa do Mundo no Brasil. Grande assunto deste ano, a Copa vai inspirar o principal evento da Stampa, em junho. Manuela foi escolhida Garota da Copa pela Stampa em 2006, quando a revista comemorou seu terceiro aniversário com festa temática na véspera do início da Copa do Mundo da Alemanha. Como aquela vez, Manuela fez um ensaio fotográfico com Saionara Bandeira, que está enfeitando esta primeira edição de 2014. Entre os demais assuntos para conferir na revista do Jornal da Manhã, há três relatos de ijuienses em férias em lugares fascinantes - Paulo e Eliana Burtet na Turquia, a advogada Patrícia Oliveski na África do Sul, e o casal de médicos Marlene e Nilton da Silva numa aventura no Nepal. A Festa da Virada na Sogi e o encontro festivo de fim de ano da Stampa com seus parceiros no Chopp Ijuhy são as principais coberturas fotográficas. E mais: o juiz Vinicius Borba Paz Leão está na Entrevista, posicionandose sobre temas contundentes de sua área. Entre outras opiniões, ele afirma que a Modulada foi uma das melhores obras que Ijuí já recebeu, e que o semiaberto é uma farsa. A experiência de um ano vivendo no Timor Leste é relatada na revista pelo defensor público André Girotto, e empresários e profissionais convidados revelam seus maiores desejos e anseios para 2014. Tudo na Stampa, que circula segunda.

Juiz Vinicius na Entrevista

Patrícia Oliveski em viagem à África

10/01/2014 20:42:09


6

caderno

Sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro de 2014

Horóscopo

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Que sabe ganhar a simpatia

© Revistas COQUETEL

Atração de paApêndice de Cidades Opção programas infantis o trataabsordo Mato ra Alojado; de ventes Grande tronco de Grosso mento calvície abrigado femininos madeira cortada

Como era a vida das gueixas Órgão da agricultura (sigla) Domínios

Ataque súbito de serpente "Ô (?) Alas", marchinha Alémtúmulo

Cerimônia religiosa Porque, em inglês

Santinho do pau (?): sonso (fam.)

Vasos romanos para guardar vinho

Aptidões naturais

Cédula para sorteio Atendente de loja

Partido de Lacerda Argila colorida

Cedi; ofertei Celine (?), cantora

Poeta; trovador Grandioso (fig.)

Orlando Drummond, humorista

25

Solução B C Z B B C

C A T I C O N E N S R I T E C A S O L E C A C A D U P O I I A L CO B A R A R A

O U T R O M U N D O

D V A N T E O S A B A B R E OT A N S E H A OC O I O C A S H N DO E I D N M I S T A O O D N I C O

BANCO

Transtorno ObsessivoCompulsivo (sigla)

F

06_referencia.indd 14

À (?): livremente Papagaio da Disney

Carruagem antiga e suntuosa

3/udn. 4/dion. 5/bardo — cados — coche. 7/because.

A vida das gueixas era – e é – bastante regrada, com um treinamento rigoroso para que elas desempenhem com perfeição sua função. Basicamente, a missão delas é a mesma desde o século 18: transformar reuniões profissionais ou sociais de homens poderosos em momentos extremamente agradáveis. Em japonês, gueixa significa praticante da arte. No auge da popularidade, perto de 1900, havia 25 mil no Japão. Hoje são cerca de mil. Consideradas um marco da cultura tradicional japonesa, elas ficam ofendidas ao serem confundidas com prostitutas. Para não haver enganos, amarram seus quimonos nas costas (as profissionais do sexo o fazem na frente). Uma curiosidade: no século 17, as primeiras gueixas eram "gueixos”. Isso porque as restrições sociais da época não permitiam que diversão e entretenimento fossem oferecidos por mulheres. Da seleção à formatura, existem diversos passos até uma garota se tornar gueixa. Com 6 anos, as meninas costumavam seguir para os oky-ias (a casa das gueixas). Hoje, vão por volta dos 15. Lá, viram maikos (aprendizes) e ganham outro nome. Além disso, trocam de família: a okasan (dona da oky-ia) assume o papel de mãe e as outras gueixas, de irmãs. Na casa, as maikos fazem as tarefas domésticas e têm duas folgas mensais. Por quatro ou cinco anos, estudam diariamente instrumentos japoneses, como o shamisen (espécie de violão), canto, dança, línguas e até política internacional. As aprendizes também aprendem a falar e a andar graciosamente – equilibrando-se sobre altos tamancos de madeira. Há ainda ensinamentos sobre como servir bebidas delicadamente, sem molhar a manga do quimono. Os mestres são geralmente gueixas aposentadas bastante severas. As aprendizes levam horas fazendo o penteado e, para não desmanchá-lo, dormem sobre um tijolo de madeira (gueixas mais velhas podem usar peruca). As moças produzem a tinta branca para pintar rosto, pescoço e parte do tórax, ritual que consome pelo menos uma hora diária. As gueixas devem fazer de uma reunião um sucesso. São contratadas por homens que querem fazer negócios e se divertir. Servem bebidas e comidas, cantam, dançam, conversam – nada de sexo. O código de ética exige a confidencialidade. Nada do que escutam pode ser comentado. Gueixas podem ter patrocinadores: clientes assíduos que pagam caro por exclusividade. Alguns se tornam amantes e podem ter filhos. Quando está pronta, a aprendiz ganha o status de geiko – e vários quimonos. O das maikos tem cauda, colarinho estampado, mangas enormes e obi (cinturão) largo em cascata nas costas. O das geikos é discreto, com colarinho branco e bordados suaves. Feitos de seda, custam cerca de US$ 10 mil. A vida dessas profissionais já foi contada em livros, filmes e peças, como Madame Butterfly e Miss Saigon. Mineko Iwasaki, a musa do livro e do filme Memórias de uma Gueixa, vive até hoje nos Estados Unidos.

A Aliança Atlântica Cristais de banho

ÁRIES Você sempre está disposto a vencer. No entanto, é importante aprender que a persistência também acompanha a vitória. É tempo de perceber que há outras formas de conquistar o que se quer. TOURO Este pode ser um daqueles dias em que você olha para a cama e ela olha para você, e a vontade é de ficar de pernas para o ar. É tempo de não se deixar levar pela pouca disposição e espantar a preguiça! GÊMEOS Você pode se sentir angustiado por achar que a maioria das coisas que pesquisou não é muito útil para a sua vida. É tempo de definir o seu conceito de utilidade e perceber que ter prazer pode ser uma delas. CÂNCER Errar é humano, mas persistir no erro é burrice. Ou seja, insistir na idealização faz com que retorne a esse ponto com muita frequência, levando ao sofrimento. É tempo de evitar projetar os seus desejos nos outros. LEÃO Por ter se deixado levar pela preguiça, você pode ter acumulado uma lista de coisas para fazer. Alguns imprevistos podem dificultar o seu trabalho no pouco tempo que tem. É tempo de focar para se organizar. VIRGEM Uma rotina é sempre boa para que possa manter hábitos saudáveis e possuir certa segurança. No entanto, é sempre bom variar. É tempo de ser mais espontâneo e levar a vida de forma mais leve. LIBRA Você pode estar se sentindo um pouco cansado de tentar ajudar pessoas que não estão lhe dando o seu devido valor. É tempo de se esforçar por algo em que acredita, não por obrigação. ESCORPIÃO Você achava que vinha conduzindo bem uma situação, mas agora percebeu que, na verdade, quem a estava conduzindo era o outro. É tempo de deixar o tempo dizer o que tem de ser feito. SAGITÁRIO Talvez perceba que é importante ter disciplina e organização para conseguir o que deseja. Mas, se não souber qual é o seu desejo, fica complicado. É tempo de definir seus objetivos com clareza. CAPRICÓRNIO Você costuma se preocupar com deveres, responsabilizando-se não só pelo que fez, mas pelo que deixou de fazer. É tempo de parar de pensar nas suas ações e começar a pensar em quem você é. AQUÁRIO Mesmo que se sinta bem no seu estilo alternativo, pode ser que hoje você esteja se importando um pouco mais com as críticas das pessoas à sua volta. É tempo de não se deixar afetar pelas alfinetadas. PEIXES Ao empurrar as coisas com a barriga, elas se acumulam, e você sente a vida passar de um conto de fadas a um conto de fatos. É tempo de ter calma e organização para resolver o que está pendente.

10/01/2014 20:43:08


7

Sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro de 2014

Novelas

Joia Rara -

Cinema de gaúcho

Globo

Pérola diz a Ernest que Sílvia não morreu Pérola diz a Ernest que Sílvia não morreu. Joel e Cléo sequestram Aurora no dia do casamento. Ernest arromba a porta do quarto de Manfred para soltar Amélia. Pérola abraça Manfred e diz que ele faz coisas ruins porque nunca alguém o amou de verdade. Manfred desaba e começa a chorar. Manfred visita Franz na cadeia e o provoca, dizendo que conseguirá ficar com Amélia. Franz decide fugir com os outros presos. Aurora consegue fugir de Joel e Cléo. Homens mascarados libertam os presos durante a transferência de presídio.

Além do Horizonte - Globo

Hermes reconhece André e avisa sobre a presença do investigador

Marlon decide não denunciar William. Thomaz comenta com Fernanda que Inês bloqueou os seus bens. Júlia e André seguem o sinal do GPS de Guto até a casa de Celina. Thomaz avisa a Marcelo e Álvaro que terá que demitir um dos dois. Celina mostra o GPS que William deixou com ela, e Júlia decide revelar a investigação para a professora. Heloísa e Flávio programam a viagem para Tapiré. Kleber avisa a Hermes que não conseguiu assustar o casal de turistas. Vitória avisa a William que Tereza voltará para a comunidade. Hermes reconhece André e avisa a LC sobre a presença do investigador.

Amor à Vida - Globo Leila invade a casa de Nicole e ateia fogo na mansão Leila e Neide armam um escândalo por causa do beijo que Rafael deu em Linda, e a menina entra em surto. Thales percebe que foi enganado por Natasha. Félix ameaça se afastar de Niko se ele reatar com Eron. Carlito sai novamente com Raquel. Vanderlei leva Perséfone para casa, mas a deixa sozinha. Guto consola Silvia ao saber que ela não pode ter filhos. Edith pressiona Rubão para que ele fique com Tamara. Neide vai com a filha mais velha denunciar Rafael, que acaba preso. Leila fala para a mãe que pegará suas joias que estão na casa de Nicole. Lutero e Paloma pedem para Rebeca espionar Aline. Leila invade a casa de Nicole, agride Natasha e ateia fogo na mansão. Observação: os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

07_new.indd 14

Três décadas de Blitz Um dos projetos da Casa de Cinema de Porto Alegre, que começou em 2013 e deve ser finalizado neste ano, é o longa-metragem Beleza, com roteiro e direção de Jorge Furtado. Filmagens em cidades como Garibaldi e Três Coroas serviram de ambientação para a história de um fotógrafo que viaja pelo interior do Rio Grande do Sul em busca de candidatas a modelo. No elenco estão Vitória Strada (em sua estreia como atriz), Vladimir Brichta, Adriana Esteves e Francisco Cuoco (foto). Outro filme do mesmo diretor, realizado em 2013 e que será lançado no primeiro semestre deste ano, é o documentário O Mercado de Notícias. Mesclando entrevistas com grandes jornalistas brasileiros, documentários sobre a história do jornalismo e trechos da peça O Mercado de Notícias, do dramaturgo inglês Ben Johnson, escrita em 1625, o longa reflete sobre a função do profissional de imprensa. O texto em inglês foi traduzido pela primeira vez para o português pelo próprio Furtado, ao lado de Liziane Kugland.

Foi nas areias de Ipanema, sob a lona do Circo Voador — que mais tarde se mudaria para a Lapa —, que a Blitz virou mania, há três décadas. E foi lá que a banda voltou a montar o seu show no fim de 2012, para celebrar uma carreira de sucessos. O registro está no Multishow Blitz 30 anos — Ipanema, agora nas lojas nos formatos CD, DVD e Blu-Ray. O repertório do disco traz grandes hits, como Mais uma de amor, A dois passos do paraíso e Weekend, além de músicas como Lado B da Blitz, Dali de Salvador e Volta ao mundo.

Mazzaropi vira documentário Fenômeno histórico do cinema nacional, Amácio Mazzaropi é, em parte, um mistério. A popularidade do comediante era proporcional à sua discrição pessoal: até hoje, pouco se sabe sobre sua intimidade, da homossexualidade à fortuna que acumulou ao longo de quase 40 anos de carreira no cinema. Ainda que se concentre mais em seu trabalho do que em questões de foro íntimo, o documentário Mazzaropi ajuda a desvendar o homem que, segundo pesquisadores, pode ter vendido 200 milhões de ingressos nos cinemas – em uma época em que o Brasil não tinha 100 milhões de habitantes. Trata-se do primeiro longa dirigido pelo crítico paulista Celso Sabadin. Realizado em 2012, ano do centenário do Jeca, o filme percorreu festivais em 2013 e, por opção da distribuidora Imagem Filmes, acaba de chegar ao mercado de home vídeo sem passar pelo circuito de cinemas.

Obras reeditadas A Editora José Olympio começa a reeditar toda a obra do poeta brasileiro Ferreira Gullar (foto). Poema Sujo, Muitas Vozes e Em Alguma Parte Alguma são os três primeiros livros que recebem novo projeto gráfico e editorial, com textos de apresentação assinados por Marco Lucchesi, Marcos Pasche, Antonio Cícero e Antonio Carlos Secchin. O designer Leonardo Iaccarino assina o novo projeto gráfico. Estão previstos também A Luta Corporal, Barulhos e Na Vertigem do Dia. Em plena atividade, aos 82 anos, sendo considerado o maior nome da poesia brasileira da atualidade, Gullar agora também se arrisca como ilustrador no livro A Menina Cláudia e o Rinoceronte. A inédita obra infanto-juvenil faz parte do Projeto Gullar — que inclui os relançamentos — dividido em três etapas: poesia, ensaios e ficção.

Lego dos Simpsons Os Simpsons serão lançados como uma linha da Lego neste ano. Além dos personagens, a casa onde vivem Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie também irá se transformar nas famosas pecinhas de montar. O novo brinquedo deve chegar às lojas em uma pequena edição. Com base na procura e nas vendas, ela poderá ser ampliada. No Brasil, apenas os bonecos dos Simpsons chegarão às lojas neste ano. Segundo a empresa, a previsão é que eles sejam lançados em julho.

Neoclássico com cara pop O ano de 2013 foi bom para o Vampire Weekend. Eles lançaram o terceiro disco, Modern Vampires of the City, chegaram ao topo das paradas e receberam críticas positivas. No clima triunfante, a banda gravou uma declaração de amor, uma versão de Con te Partirò, canção neoclássica do famoso tenor italiano Andrea Bocelli. A grande orquestra de Bocelli é substituída por uma levada de reggae. A voz do cantor mantém o timbre jovem, mas é mais profunda e ampla, dando uma essência mundana à sua entrega. A versão estará na coletânea Sweetheart 2014, que será lançada no dia 4 de fevereiro, com novas versões de famosas canções de amor feitas por artistas como Beck, Ben Harper, Fiona Apple e Sharon Jones, entre outros.

10/01/2014 20:46:42


Sábado e domingo, 11 e 12 de janeiro de 2014

PRÊMIO

Festa do Globo de Ouro é amanhã Iniciada pelo Peoples Choice Awards nesta semana (veja abaixo), a temporada de premiações em Hollywood prossegue amanhã com o Globo de Ouro. O prêmio é conferido aos melhores do cinema e da televisão pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood. Diferentemente do Oscar, separa a categoria de melhor filme em drama e comédia ou musical. A 71ª edição do prêmio acontece no Beverly Hilton Hotel, em Beverly Hills, comandada pelas atrizes Tina Fey e Amy Poehler, e com os atores Robert Downey Jr., Jennifer Lawrence, Kevin Bacon, Uma Thurman, Mila Kunis, Julie Bowen, Laura Dern, Jimmy Fallon, Colin Farrell e Reese Witherspoon como apresentadores convidados. História de um músico negro livre, vendido como escravo, na América do século 19, o longa 12 Anos de Escravidão, dirigido por Steve McQueen, aparece como favorito nas sete categorias a que foi indicado, entre elas a de melhor filme dramático. A produção Trapaça, de David O. Russell, também com sete indicações, concorre como melhor comédia. Entre as categorias de televisão, House of Cards é a favorita, com quatro indicações para série dramática, atriz em série dramática para Robin Wright, ator em série dramática para Kevin Spacey e ator coadjuvante para Corey Stoll. Ainda como melhor série de TV, categoria drama, concorrem Breaking Bad, Downton Abbey, The Good Wife e Masters of Sex. Breaking Bad também concorre nas categorias de melhor ator de drama com Bryan Cranston e melhor ator coadjuvante com Aaron Paul. Woody Allen será homenageado durante a cerimônia de premiação. O cineasta foi o escolhido pela assossiação para receber o tradicional prêmio Cecil B. DeMille. A premiação será transmitida pela TNT a partir das 22h. Ainda neste mês, ocorre a premiação do Sindicato dos Roteiristas, no dia 16; o Grammy, no dia 26; e, finalmente, o 86º Oscar, que acontece em março, no dia 2, no Dolby Theatre, em Los Angeles, na Califórnia.

Melhor filme – Drama * 12 Anos de Escravidão * Capitão Phillips * Gravidade * Philomena * Rush: No limite da emoção Melhor filme – Comédia ou musical * Trapaça * Her * Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum * Nebraska * O lobo de Wall Street

Os filmes Trapaça (acima) e 12 Anos de Escravidão têm sete indicações cada um

Melhor ator – Drama * Chiwetel Ejiofor, de 12 Anos de Escravidão * Idris Elba, de Mandela * Tom Hanks, de Capitão Phillips * Matthew McConaughey, de Dallas Buyers Club * Robert Redford, de All is Lost Melhor atriz – Drama * Cate Blanchett, de Blue Jasmine * Sandra Bullock, de Gravidade * Judy Dench, de Philomena * Emma Thompson, de Walt nos Bastidores de Mary Poppins * Kate Winslet, de Refém da Paixão Melhor diretor * Alfonso Cuaron, de Gravidade * Paul Greengrass, de Capitão Phillips * Steve McQueen, de 12 Anos de Escravidão * Alexander Payne, de Nebraska * David O. Russell, de Trapaça Melhor filme estrangeiro * Azul é a cor mais quente, da França * A grande beleza, da Itália * A Caça, da Dinamarca * O Passado, do Irã * Vidas ao Vento, do Japão

Os melhores do público A 40ª edição do People’s Choice Awards premiou na noite desta quarta-feira os artistas, séries, atores e filmes mais queridos. A atriz Sandra Bullock (foto) foi a grande vencedora do festival, de onde saiu com quatro prêmios. O evento, cujos vencedores são escolhidos pelo público, abre a temporada de premiações em Hollywood. A festa foi realizada no teatro Nokia, em Los Angeles, e apresentada pelas protagonistas da série de televisão 2 Broke Girls. Bullock, indicada em 14 das 60 categorias, saiu com os prêmios de melhor atriz, melhor atriz de comédia, por As Bem-Armadas, e melhor atriz dramática por Gravidade, um filme que também lhe valeu o título de melhor dupla do cinema, junto com George Clooney. Os prêmios, que abrangem cinema, televisão e música, reconheceram também o trabalho do cantor Justin Timberlake, que conquistou três categorias: melhor artista masculino, melhor cantor de R&B e melhor disco por The 20/20 Experience. Já a apresentadora de televisão Ellen Degeneres colocou seu nome no lugar mais alto da história

08.inddnova.indd 2

do People’s Choice Awards ao conseguir o recorde de mulher mais premiada, com 14 troféus. A cantora Britney Spears, que lançou recentemente seu novo disco Britney Jean, foi premiada como a melhor artista pop. O público dos EUA, que participou da premiação com mais de 700 milhões de votos online, também escolheu Homem de Ferro 3 como o melhor filme e melhor filme de ação, The Big Bang Theory como melhor comédia televisiva e The Good Wife como melhor drama televisivo. Chris Colfer, da série Glee, foi o premiado como ator de comédia de TV. Entre as atrizes, Kaley Cuoco, do The Big Bang Theory, levou o troféu. O casal de Vampire Diaries, Ian Somerhalder e Nina Dobrev, ganhou o prêmio de Química Favorita na Tela. Como uma das atrações musicais da noite do People’s Choice Awards 2014, a banda One Republic, liderada pelo premiado cantor e produtor Ryan Tedder, cantou um de seus mais recentes sucessos, a música Counting Stars, e também Sara Bareilles cantou a conhecida Brave.

10/01/2014 20:48:39

Caderno Dois 11.01.2014  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you