Issuu on Google+

Sábado e domingo, 9 e 10 de março de 2013

PERDA

Adeus a Chorão Músico, letrista e skatista profissional, o líder da banda Charlie Brown Jr. conquistou uma legião de fãs A música brasileira amanheceu de luto na última quarta-feira. Um dos mais queridos cantores nacionais e ídolo de uma geração que cresceu cantando refrões como “Se não é eu quem vai fazer você feliz”, foi encontrado morto em seu apartamento, no bairro Pinheiros, em São Paulo. Alexandre Magno Abrão, o Chorão, vocalista da aclamada banda Charlie Brown Jr., ainda era muito novo - faria 43 anos no dia 9 de abril, não tinha problemas de saúde, mas passava por um período de solidão e angústias. Seu apartamento estava todo revirado, com sinais de abandono, móveis quebrados, sujeira, bebida e muitos medicamentos espalhados. Foi constatado que os danos foram feitos pelo próprio cantor, já que havia marcas de sangue no local e ele estava com machucados nas mãos e nos pés. Um pó branco, ainda não identificado, também foi encontrado. Por isso, a hipótese de uma morte por overdose é a mais cogitada. Há seis meses, Chorão estava separado de Graziele Gonçalves, com quem ficou casado por 20 anos. Após o sepultamento, que aconteceu na tarde da última quinta-feira, a ex-mulher deixou o cemitério dizendo que o cantor perdeu a luta contra a cocaína. “Eu tentei tudo que vocês podem imaginar”, disse. Graziela ainda escreveu uma mensagem de agradecimento aos fãs do Charlie Brown Jr. no site da banda: “Através das suas músicas você transformou as nossas histórias em histórias para outros tantos casais Brasil afora. Não existe forma mais generosa e bonita de se eternizar um sentimento.”

01.indd 1

Charlie Brown Jr.

A vida de Alexandre Magno Abrão não foi fácil. Virou “Chorão” ainda na adolescência, quando tentava aprender a andar de skate. Era filho de família pobre, passou muitos apertos financeiros, abandonou os estudos precocemente, quase perdeu a mãe, vítima de um derrame, aos 14 anos, e sofreu com a separação dos pais. Decidiu despejar sua rebeldia juvenil nas ruas de São Paulo, o que lhe rendeu alguns problemas com a polícia. Aos 17, já vivendo em Santos, começou a se interessar por música. Nesta época, conheceu o baixista Champignon (quando este tinha apenas 12 anos) e decidiram formar a banda What’s up, que não foi para a frente. Aos 21 anos, ele e Champignon reuniram o baterista Pelado e os guitarristas Marcão e Thiago Castanho para dar início ao Charlie Brown Jr. Cinco anos depois, ao lançarem “Transpiração contínua prolongada”, disco de estreia do grupo, pularam quase imediatamente para o primeiro time do rock nacional. Assim, Chorão transformou a revolta juvenil em sucesso comercial. Nas letras, inspiradas no universo jovem, o letrista despejava sua verve contra a pobreza (“Confisco”), a falta de oportunidades (“Não é sério”), sua relação com as drogas (“Quintafeira”), além de um lado romântico peculiar (“Proibida pra mim”). Mas, a carreira do Charlie Brown Jr. foi marcada também por problemas de relacionamento entre os membros da banda. Chorão foi o único a estar presente em todas as formações. Em 2005, o guitarrista Marcão, o baterista Renato Pelado e o baixista Champignon deixaram o grupo. Marcão e Champignon voltaram seis anos depois, mas a

relação seguiu tensa. Durante um show em Apucarana, em 2011, Chorão humilhou Champignon publicamente. O cantor também teve uma briga famosa com Marcelo Camelo. Em julho de 2004, os dois voltavam de avião de Teresina, onde Charlie Brown Jr. e Los Hermanos haviam tocado num festival, quando Chorão deu um soco no rosto de Camelo por causa de uma discussão entre os dois. Em 2009, Chorão produziu e roteirizou o filme “O magnata”, protagonizado por Paulo Vilhena. Contava a história de um astro do rock prepotente e atormentado, que sofrera na infância com a ausência dos pais e não conseguia se ajustar ao próprio sucesso. As semelhanças com a vida do músico, obviamente, não eram mera coincidência.

A carreira de Chorão em números À frente da banda santista, o músico começou, nos anos 1990, uma bem sucedida trajetória, que resultou em milhões de discos vendidos e na conquista de importantes prêmios, como o Grammy.

5 milhões de cópias vendidas, entre CDs e DVDs; 9 prêmios, incluindo dois troféus do Grammy Latino

em 2005 (melhor álbum de rock brasileiro por “Tamo aí na atividade”) e em 2010 (melhor álbum de rock brasileiro por “Camisa 10 joga bola até na chuva”); 11 discos, incluindo dois álbuns ao vivo “Acústico MTV” (2003) e “Música Popular Caiçara” (2012); 1 filme - “O Magnata”, de 2007, dirigido por Johnny Araújo e roteiro de Chorão. Chorão também deixou um disco pronto à frente do Charlie Brown Jr. A notícia foi confirmada por Champignon, baixista da banda, após o sepultamento do cantor. O primeiro single, “Meu novo mundo”, já foi divulgado na internet.

11/03/2013 09:24:27


2

Sábado e domingo, 9 e 10 de março de 2013

GRAFITE

Grafiteiros renovam afrescos de igreja espanhola

Lançado novo álbum de Jimi Hendrix

Artistas levaram dez dias para pintar a cúpula do local, em uma cidade perto de Barcelona

Quase 43 anos depois da morte do guitarrista Jimi Hendrix, um novo álbum com doze gravações de estúdio que datam de 1968 e 1969, intitulado “People, Hell and Angels”, foi posto à venda na última semana. O álbum mostra o lendário guitarrista em um momento em que trabalha fora de seu grupo Jimi Hendrix Experience, e busca novos sons, segundo os editores Experience Hendrix LLC, que administram o legado de Hendrix, e Legacy Recordings (Sony). A obra apresenta uma variedade de sons e estilos - cordas, teclados, percussão e uma segunda guitarra - que Jimi queria incorporar em sua nova música. O disco foi coproduzido pela irmã do guitarrista, Janie Hendrix, e por Eddie Kramer, o engenheiro de todas as gravações da carreira de Hendrix. O mítico guitarrista americano, que morreu no dia 18 de setembro de 1970 aos 27 anos, gravou três discos em sua vida, mas posteriormente foram produzidas dezenas de compilações e outras gravações de estúdio.

O grafite não é mais visto simplesmente como uma praga urbana, vide a valorização conseguida por obras de artistas como o britânico Banksy. E um trabalho recente em uma igreja espanhola, mostra que realmente não há mais lugares sagrados para o grafite. O grafiteiro espanhol Raúl Sanchez Araque, também conhecido como House, tem um portfólio variado sob seu nome. Mas foi uma surpresa quando ele e seu companheiro de grafite Rudi foram contatados por um padre da igreja Santa Eulalia, da cidade catalã de l’Hospitalet, perto de Barcelona, com a proposta de pintarem o teto da cúpula sobre o altar principal da igreja. O objetivo do padre Ramón Borr era tornar a cúpula principal um pouco mais atraente. Houve considerações práticas por trás da escolha - vários orçamentos feitos por artistas tradicionais ficaram bem acima das capacidades financeiras da igreja. O padre estava um pouco

Trabalho de grafiteiros em igreja espanhola

receoso no início, mas resolveu arriscar. Os dois artistas levaram dez dias e uma noite de trabalho frenético para terminar o trabalho em tempo para um casamento no local. O resultado é uma mistura espetacular de cores - azuis ricos, vermelhos brilhantes e verdes. Mas não pense em arte de rua. De fato, o estilo da pintura é fiel ao estilo românico, com representações

estáticas e bidimensionais de Santa Eulália, da Virgem Maria e do menino Jesus. “Eu disse a eles que não podiam começar antes de visitar um museu em Barcelona para estudar o estilo românico no qual eu estava interessado”, disse Borr. “Então eles foram, estudaram e até pegaram alguns livros.” Somente depois disso eles pegaram nos sprays para começar a trabalhar.

Filmes - Especial Dia da Mulher

O fabuloso destino de Amélie Poulan (França, 2001)

A sonhadora Amélie Poulan é uma jovem que trabalha como garçonete em Paris e teve uma infância sofrida, porém não é uma pessoa triste. Após o dia em que encontra um caixa de brinquedos escondida atrás do azulejo de seu banheiro, resolve procurar o dono. Começa aí uma fábula sobre amor e bondade, acompanhado por um bela trilha sonora e cenários coloridos.

Erin Brockovich - uma mulher de talento (EUA, 2000)

Erin Brockovich (Julia Roberts) trabalha em um simples escritório de advocacia como arquivista. Até que ela descobre que uma empresa de eletricidade está despejando dejetos tóxicos nas águas de um rio na Califórnia, contaminando toda a água da cidade. Com pouco apoio, ela vai atrás de provas para o caso, mesmo estando separada e com três filhos para criar sozinha.

Olga (Brasil, 2004)

Olga Benário (Camila Morgado) é uma jovem judia alemã. Militante comunista, é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) de volta ao Brasil. Na viagem, enquanto planejam a Intentona Comunista contra o presidente Getúlio Vargas, os dois acabam apaixonando-se. Parceiros na vida e na política, Olga e Prestes terão de lutar pelo amor, pelo comunismo e, principalmente, pela sobrevivência.

02.indd 1

11/03/2013 09:20:54


Sábado e domingo, 9 e 10 de março de 2013

Aimoré. A Sociedade Esportiva Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idade, a realizar-se hoje, com início às 16h, e animação da banda Scala, de Santo Ângelo. Até as 16h, o ingresso é livre para as mulheres. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados a participar. Almoço beneficente. A Comunidade Evangélica Ijuí realiza amanhã, no Centro Evangélico, o almoço em benefício da Diaconia. Cardápio: churrasco, galeto, arroz, mandioca, massa, molho, maionese de legumes, saladas diversas e sobremesas. Valor: R$ 17,00 para adulto; R$ 10,00 para crianças (8 até 10 anos). Fichas à venda na Secretaria da Comunidade e com os departamentos. Gervi. O grupo Amigos para Sempre traz para animar a domingueira de amanhã o conjunto Alemão do Teclado. O baile inicia às 15h30 e vai até as 21h30. Casais que chegarem até as 15h30 ganham uma cerveja e o ingresso individual um refrigerante. Guarde seus ingressos e troque por cartelas para concorrer a valiosos prêmios durante o ano. O 1° sorteio será dia 7 de abril, e o prêmio é uma TV 42 polegadas. Café da Amizade. “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver.” Provérbios 27.9 A Oase Betânia do Núcleo Evangélico Betânia, convida para o Café da Amizade, a realizar-se no dia 13 de março, a partir das 15h, na sua sede, no bairro Penha, em Ijuí. Haverá sorteio de brindes e Ação entre Amigos. Valor da ficha R$7,00.

Praça recebe atrações para o Dia da Mulher A BPW Ijuí - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, junto com o Gabinete da Primeira-Dama, realizam hoje, das 9h às 12h, na Praça da República, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Diversas entidades e instituições vão participar, oferecendo as atrações, entre elas Unimed, Unijuí, O Boticário, OAB, Rotary Club, Lar Henrique Liebich, DPaschoal e Erva-Mate Douradinha, que vai fornecer gratuitamente a erva para o chimarrão. Entre as atrações artísticas, que acontecem no Anfiteatro, haverá apresentação do Coral da Unijuí, da Cia. Cadagy e da Cia. de Dança Alessandra Cavalheiro. Também haverá uma palestra da delegada da Mulher, Jocelaine de Aguiar, sobre a Lei Maria da Penha. Arrecadação de doações de livros, especialmente didáticos, para formação de um Banco Literário que beneficiará carentes, e arrecadação de armações de óculos para reaproveitamento, são algumas das ações sociais previstas. Em caso de chuva, o evento acontecerá no próximo sábado, dia 16 de março, com a mesma programação.

Encontro Científico da Amen Na próxima sexta-feira, 15 de março, acontece o Encontro Científico da Amen - Associação Médica do Noroeste. O evento será realizado no Jardim Europa, a partir das 19h, e terá três palestrantes, abordando diferentes temáticas. Das 19h às 19h30, quem fala é o Dr. Alessandro Bersch Osvaldt, professor do programa de pósgraduação em Ciências Cirúrgicas da UFRGS, sobre o tema “Cistos pancreáticos: observação ou cirurgia?”. Das 19h30 às 20h, o assunto abordado será “Cistos pancreáticos na RM: mudança de paradigmas”, com o Dr. Gustavo Luersen, membro do Colégio Brasileiro de Radiologia, especialista em Radiologia Abdominal e vice-presidente Ressonância Magnética da Associação Gaúcha de Radiologia. Após um intervalo de trinta minutos, o Dr. Carlos Isaia Filho falará sobre o tema “Endometriose. O que há de novo?”. O Dr. Carlos é diretor do Centro de Medicina Reprodutiva, vice-presidente da Federação de Endoscopia Ginecológica e Obstetrícia do Brasil (Fegob), coordenador do grupo de endometriose do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre e investigador clínico. Das 21h às 21h30, o Dr. Gustavo volta a ter a palavra, com o tema “Avaliação da endometriose profunda por RM”. Após as palestras, haverá um jantar de confraternização. Mais informações com Diva, no 3332.6130.

03.indd 1

3

Museu abre exposição alusiva ao mês da mulher “Vivandeiras: Mulheres da Coluna Prestes” marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher, e permanece aberta até o fim deste mês O Museu Antropológico Diretor Pestana preparou para este mês de março, dedicado à mulher, a exposição “Vivandeiras: Mulheres da Coluna Prestes”, que resgata a história das “vivandeiras”, como eram chamadas as mulheres que acompanharam a Coluna Prestes. Considerada a maior marcha revolucionária da história da humanidade, a Coluna Prestes teve uma duração de dois anos e três meses, percorrendo 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, entre os anos de 1924 a 1927. A exposição foi aberta ao público na última quinta-feira, com happy hour e visitação, seguida de palestra com Neiva Soardi, coordenadora do Memorial da Coluna Prestes de Santo Ângelo e curadora da exposição. Na manhã de ontem, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, foi desenvolvida uma atividade especial voltada às colaboradoras da Fidene/Unijuí, dentro do Programa Sinergia. A atividade contou com a presença de colaboradoras das diversas áreas da instituição, que foram saudadas pelo presidente da Fidene e reitor da Unijuí, Martinho Kelm, que destacou a contribuição das mulheres ao longo da história da instituição. Também aconteceu um bate-papo com a professora Andrea Narvaes, do Curso de Sociologia da Unijuí, que falou sobre os direitos conquistados

Exposição resgata a história das mulheres que acompanharam a Coluna Prestes

pelas mulheres ao longo de décadas e sobre a necessidade de um processo de mobilização e também de educação, visando assegurar o papel das mulheres na sociedade, já que é pela educação que se rompem muitas barreiras, inclusive a cultural, que tem sido o grande entrave na busca da igualdade, especialmente na equidade entre os gêneros. A exposição “Vivandeiras” foi organizada a partir de um conjunto de materiais vindos de Santo Ângelo e outros do próprio acervo do MADP, contendo fotografias e documentos da passagem da Coluna por Ijuí, no início da marcha, de 29 de outubro de 1924, quando houve um ataque

a intendência municipal, até 3 de janeiro de 1924, com o legendário Combate da Ramada, na época território de Ijuí, hoje município de Nova Ramada. A exposição pode ser visitada até o dia 28 de março, nos seguintes horários: de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã (8h às 11h30) e tarde (13h30 às 17h). Horários diferenciados devem ser agendados pelo telefone 3332.0257. Como promotores também estão a Smed, 36ª CRE, Sinpro-Noroeste e Curso de Sociologia da Unijuí, com o apoio do Cpers Sindicato 31º Núcleo, 27º GAC, Memorial da Coluna Prestes e Fórum Permanente da Mulher.

Banda gaúcha cria show sustentável Um show sustentável, cuja eletricidade será abastecida por pedaladas: essa é a novidade que a banda Fresno está levando aos seus fãs neste ano. Neste sábado, quem confere o espetáculo são os cariocas, já que depois de dois anos, a banda volta a se apresentar no Rio de Janeiro. No repertório, sucessos dos antigos discos e do recém-lançado, “Infinito”. “Todos da banda gostam de andar de bicicleta. Então, queríamos saber se era possível fazer um show movido a pedaladas, e descobrimos que o World Bike Tour (WBT) tem essa tecnologia. É um jeito de levar cultura de graça para as pessoas com uma mensagem maior ainda, que é a da sustentabilidade”, explicou Lucas Silveira, vocalista do grupo, em entrevista à mídia nacional. O show será abastecido com baterias, que estão sendo carregadas há duas semanas no quiosque

Fresno quer passar a mensagem da sustentabilidade para o público

do WBT, em Copacabana. Lá, dez bicicletas contribuem com a volta ao mundo virtual e com parte da energia que irá para o show. Lucas contou que a outra parte virá do público presente: “Serão doze bikes na frente do palco, que darão a chance de o público efetivamente

fazer parte do show.” A primeira apresentação mostrando a novidade foi feita no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, em janeiro deste ano e, segundo Lucas, “tinham filas enormes de gente querendo dar umas pedaladas”.

11/03/2013 09:23:23


4

Sábado e domingo, 9 e 10 de março de 2013

Titulação

Formaturas

Aprovação no vestibular

Recém-formados em 22 de novembro de 2012, no Colégio Tiradentes, Martina Goi Wender e Moisés Guerra de Oliveira comemoram felizes, juntamente com seus familiares e amigos, suas aprovações em Universidades Federais. Ela, no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade Federal de Santa Maria. Ele, no curso de Engenharia Química na Universidade Federal de Santa Maria. Parabéns e muito sucesso nessa nova etapa!

Formou-se no dia 22 de fevereiro, no curso de Psicologia pela Unijuí, Marluce Junges. Os pais, Arno João e Edi, a irmã Juliane e o companheiro Marcos Ribeiro, desejam um caminho de muito sucesso e conquistas. Parabéns!

Aniversário

Amanhã, dia 10 de março, Maura Peixoto Samersla completa 4 anos. A homenagem é dos pais, Tatiana e Rafael, da irmã Amanda, avós Lurdes e Valmir, e tios Tamires, Marcos e Tanise. Feliz aniversário! Nós te amamos muito!

Parabáns a Jouce Vanessa da Silva Valdameri, que colou grau em Gestão Comercial na Uniasselvi, em Balneário Camburiu, SC, no dia 2 de março. Seus pais, João Antonio Valdameri e Glauce da Silva, irmão Alvaro e sua filha Isadora Cristina, e a avó Ruth da Silva estão muito orgulhosos por esta conquista. Desejam muito sucesso em sua nova caminhada.

Liga Feminina promove ação Lucas e Andreia No dia 16 de fevereiro, em linda cerimônia religiosa realizada na Primeira Igreja Batista em Ijuí, casaram-se os noivos Andreia Pisching Garcia e Lucas Härter, com a bênção de Deus e mensagens dos pastores Oswaldo Marcelo Reis e Edilson Dransfeld. Andreia foi uma noiva encantadora e surpreendeu seu amado noivo entoando uma linda canção de amor. Após cerimônia religiosa, os convidados foram recepcionados pelos noivos e seus pais Jorge e Doris Pisching e Rubem e Marlem Mick Härter no salão social da AABB. Lucas e Andreia Garcia Härter curtiram a lua de mel nas praias do Nordeste e fixaram residência em Porto Alegre.

04 certa.indd 1

Os pais Mauri Krawczak e Elaine da Silva Krawczak, a irmã Francieli e demais familiares, parabenizam Felipe da Silva Krawczak pela obtenção do título de Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), e pela conquista de aprovação no Doutorado nesta mesma instituição, considerada pelos maiores e mais conceituados rankings do mundo como a melhor universidade da América Latina. Parabéns pelo seu talento, sua força de vontade e sua persistência. Esta é mais uma das suas vitórias. Te amamos muito! Você nos enche de orgulho.

Na próxima semana, integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ijuí, em parceria com a Kika Moda Íntima, O Boticário e Departamento de Saúde da Unijuí, estarão promovendo ações de conscientização, como distribuição de panfletos e palestras sobre câncer de mama e de pele, no Shopping JB e na Kika da rótula. As ações acontecerão todos os dias, das 14h às 15h.

11/03/2013 09:20:28


5

Sábado e domingo, 9 e 10 de março de 2013

Happy Hour no Museu Na tarde da última quinta-feira, no Museu Antropológico Diretor Pestana, foi realizado um happy hour com visitação a recém-aberta exposição “Vivandeiras - Mulheres da Coluna Prestes”. Após, o público presente também pôde acompanhar uma pa-

lestra com o mesmo tema da exposição, com Neiva Soardi, que é coordenadora do Memorial da Coluna Prestes de Santo Ângelo e curadora da exposição. O evento integrou a programação alusiva ao mês da mulher do Fórum Permanente da Mulher.

Sandra Boger, Sandra Maldaner, Jaqueline Krüger e Luciana Cardoso

Adriane Salvador e Mirian Santi

Stampa nas bancas Recém-formado em Engenharia Civil, o jovem Rodrigo Todeschini Roehrs protagoniza a capa da edição de março da revista Stampa. Ele, que vem de uma família de engenheiros, habilitou-se a ingressar na equipe familiar que forma a empresa Engeter, formada pelos pais, Haraldo Sergio e Maria da Graça, e pelo irmão Tiago, todos engenheiros. Seus tios maternos também são todos da área. Também na edição de março, Stampa oferece uma matéria especial sobre exemplares de casas antigas que Ijuí preserva, e suas histórias. E, em duas páginas, a edição apresenta registros de ijuienses que atenderam ao convite da revista para contar por onde e como se divertiram nas férias.

A casa de Sildo Brust, na Rua 7 de Setembro, é uma das que tem sua história contada na Stampa

Clínica Espaço Zen reinaugura em novo ambiente Stela Zambiazi de Oliveira, Neiva Soardi e Catia Nering

Joice da Silva Leal e Valdir José Sandri

Festa do Milho acontece amanhã A sede do bairro Assis Brasil será palco, amanhã, da II Festa Estadual do Milho da Paróquia Cristo Rei de Ijuí. A programação inicia às 10h, com missa e bênção para produtores. Ao meio-dia será oferecido um churrasco e, à tarde, haverá comercialização de produtos derivados do milho. Conforme o padre da paróquia, Leôncio Lopes, serão utilizadas 20 toneladas de milho para a produção dos pratos. À tarde também haverá baile. O evento tem o apoio da Apromilho, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e das comunidades ligadas à Paróquia Cristo Rei.

Ao iniciar 2013, a Espaço Zen Terapias reabriu em um novo espaço, mais amplo e moderno, criado para satisfazer ainda mais os seus clientes. Com vários ambientes, profissionais qualificados e equipamentos modernos, a Espaço Zen atende atualmente uma grande demanda de clientes de Ijuí e região. Os procedimentos vão desde a fisioterapia, acupuntura, quiropraxia e tratamento da dor, até os mais modernos tratamentos estéticos faciais e corporais, como limpeza de pele, peelings, tratamentos de acne, oleosidade, flacidez, rugas e linhas de expressão, maquiagem definitiva, massagens, drenagem linfática, tratamentos de celulites, gordura localizada e estrias, entre muitos outros. Para isso, tem em sua equipe uma fisioterapeuta, duas esteticistas, uma biomédica e uma nutricionista. A Clínica Espaço Zen fica na Rua Benjamin Constant, esquina com a 20 de Setembro, em diagonal com a escola Ruizinho. Os atendimentos são individuais e com hora marcada. Contato pelo telefone 3332.2015.

A Clínica conta com uma completa e qualificada equipe

A Espaço Zen fica na Benjamin Constant

05.indd 1

11/03/2013 09:23:57


6

Sábado e domingo, 9 e 10 de março de 2013

Novelas

Playboy quer

Flor do Caribe - Globo

Nanda Costa A Playboy quer Nanda Costa na capa da publicação de qualquer jeito. Depois de oferecer R$ 1,5 milhão, a revista subiu a oferta para R$ 2 milhões. Apesar do alto valor, a protagonista de Salve Jorge, que vive a personagem Morena, recusou a proposta, dizendo que seria irresponsabilidade posar para revista agora, já que o tema da novela é tráfico humano e exploração sexual.

Hebe é lembrada no dia de seu aniversário A apresentadora Hebe Camargo, que morreu no dia 29 de setembro do ano passado, teria completado 84 anos ontem, no Dia Internacional da Mulher. Muitos de seus amigos famosos lembraram da data e usaram as redes sociais para homenageá-la. A apresentadora Ana Maria Braga postou: "Uma homenagem à diva Hebe Camargo. Minha querida amiga completaria 84 anos hoje!". Luciano Huck, disse: "Também pensei em Hebe Camargo hoje cedo. Saudades." Vários deles fizeram o paralelo do Dia da Mulher com o ícone que foi Hebe Camargo: "O dia hoje é da mulher, mas nunca iremos esquecer que hoje o dia é dela, nossa amada e saudosa HEB. Te amo, sinto muita saudade!!!", postou Preta Gil. A também cantora Roberta Miranda twittou: "Saudades da nossa Hebe. Através deste ser humano iluminado parabenizo todas as mulheres". E Ticiane Pinheiro, apresentadora: "Feliz Dia da Mulher! Dia 8 de março foi o dia que nasceu essa estrela que nos deixa muita saudade: Hebe". Hebe morreu após sofrer uma parada cardíaca. Ela lutava desde o início de 2010 contra um câncer no peritônio.

Alberto dá o anel de sua avó para Ester

Flor do Caribe Na próxima segunda-feira, as belezas do Rio Grande do Norte vão estar na telinha. A nova novela da Rede Globo, Flor do Caribe, que substituirá Lado a Lado no horário das 18h, terá sua estreia. A novela escrita por Walther Negrão, com direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira, conta a história de amor entre o piloto Cassiano (Henri Castelli) e a bugueira Ester (Grazi Massafera). E traz um triângulo amoroso, onde dois amigos de infância disputam o amor da mesma mulher. Toda a história, que envolve romance, aventura e humor se passa na “Vila dos Ventos”, uma pequena cidade fictícia, distante a 100 km da capital potiguar. No elenco, estão também os atores: Débora Nascimento, José Loreto, Sérgio Mamberti, Max Fercondini, Aílton Graça, Daniela Escobar, Juca de Oliveira, Laura Cardoso, entre outros.

Salve Jorge: Théo e Érica vão morar juntos Em Salve Jorge, Théo (Rodrigo Lombardi) tenta se conformar após a falsa morte de Morena (Nanda Costa) e usa o ombro amigo de Érica (Flávia Alessandra) para desabafar. Ele confessa que continua atraído pela ex, mas tinha planos de formar uma família ao lado da jovem do Complexo do Alemão e, por isso, não se sente preparado para ter um novo relacionamento. A veterinária responde que o tempo se encaminhará de ajudá-lo e, pouco tempo depois, eles reatam e Théo a convida para morar com ele. Pensa que eles finalmente serão felizes? Nada disso. Áurea vai implicar bastante com a nora por ela mexer em alguns detalhes de decoração da residência e por não comer tudo o que é preparado. A guerra está declarada!

06_new.indd 14

Falou demais...

Kristen e Taylor

Kate Middleton indicou, sem querer, que está grávida de uma menina. A Duquesa de Cambridge teria deixado escapar a informação em visita ao museu National Fishing Heritage Centre, em Grimsby, na Inglaterra. A mulher do príncipe William recebeu um ursinho branco de uma admiradora, Diane Burton. Ao agradecer, Kate respondeu: "Obrigada, vou levar isso para minha fil..." e parou de falar no meio da frase, percebendo o que estava dizendo. Sorridente, Kate teria pegado o ursinho e deixado o local. O casal real teria descoberto o sexo do bebê e compartilhado somente com os pais.

Enquanto Robert Pattinson filma na Austrália, sua namorada Kristen Stewart passa seu tempo com outro colega da saga Crepúsculo, Taylor Lautner. Nos filmes, os três atores vivem um triângulo amoroso. A atriz e uma amiga foram vistas chegando de uma casa de shows da Califórnia, e os paparazzi flagraram Lautner sentado no banco traseiro do carro das meninas.

Lindaura ajuda Samuel, que se sente mal ao ouvir o ruído do avião de caça, pilotado por Cassiano, Ciro, Rodrigo e Amadeu. Alberto não aceita o cargo de presidente do Grupo Albuquerque, deixando frustrado seu avô Dionísio. Cassiano, Ester e Alberto se encontram e relembram o tempo em que eram crianças. Cassiano diz a Alberto que Ester é a mulher de sua vida. Chico não gosta da presença de Alberto em sua casa. Alberto lembra de sua paixão por Ester. Alberto volta atrás e diz a Dionísio que aceita ser presidente do Grupo Albuquerque. Dionísio se sente orgulhoso ao dar ao neto o anel que era de sua esposa e uma medalha que recebeu na época da Segunda Guerra Mundial. Alberto dá o anel de sua avó para Ester.

Guerra dos Sexos - Globo Chega o último dia da aposta Charlô não se conforma com o casamento do filho. Chega o último dia da aposta e Charlô e sua equipe trabalham com afinco. Charlô afirma a Felipe que provará que ele e Otávio sabotaram a loja para ganhar a aposta. Dino mostra os recibos que encontrou para Vânia. Kiko fala para Roberta que quer ajudar Nando. Termina o prazo da aposta. Juliana procura Nando. Os contadores chegam à loja para conferir quem venceu a aposta. Vânia e Dino mostram os recibos da venda da Positano para Roberta.

Salve Jorge - Globo Berna compra uma arma Wanda chega à casa de Mustafa e chantageia Berna. Amanda pensa em denunciar que a amante do marido tem problemas com a polícia. Érica afirma que não ligará para Celso. Théo desabafa para Lucimar que não consegue esquecer Morena. Wanda não acredita que Berna possa fazer algo contra ela. Morena manda mais uma mensagem para Wanda. Berna e Mustafa se desesperam ao saber que Aisha foi sequestrada. Delzuite repreende Lurdinha por ficar com Boca. Helô se irrita ao encontrar Stenio em sua casa, mas os dois acabam se beijando. Berna procura Wanda. Carlos repreende Antonia por ter confiado em Wanda. Lena avisa a Helô que Lívia foi ao escritório de Stenio. Berna compra uma arma. Sarila repreende Zyah. Russo obriga Demir a revelar o que foi fazer na boate.

11/03/2013 09:19:36


Sábado e domingo, 9 e 10 de março de 2013

7

Horoscopo

Relaxar naturalmente Para não perder o controle, o ideal é recorrer a pequenas pausas ao longo do dia

São muitos os motivos que podem nos deixar com os nervos à flor da pele: de trânsito intenso e pressão profissional a discussões familiares e falta de dinheiro. O problema é quando esse stress aparece sem razão e com frequência. O descontrole emocional abre espaço para doenças, como infarto, ansiedade e transtorno compulsivo, explicam especialistas. Para não perder o controle, o ideal é recorrer a pequenas pausas ao longo do dia. Caminhe, saia da sua mesa de trabalho para beber um copo d'água, respire fundo. Diversificar a rotina ajuda a manter a calma, ter boas noites de sono e uma alimentação equilibrada. Na alimentação, o ideal é tirar proveito dos alimentos e bebidas que agem no sistema nervoso central, melhorando o seu funcionamento e produzindo substâncias calmantes. Veja essa e outras dicas e curta a vida com leveza. Comida calmante: Itens ricos em vitaminas do complexo B, selênio, magnésio, potássio e zinco agem no sistema nervoso central, estimulando a produção de triptofano e, consequentemente, de hormônios que melhoram o humor (serotonina) e o sono (melatonina). São bons exemplos: castanhas, banana, grão-de-bico, cereais integrais, aveia e folhas verde-escuras. Aroma relaxante: Outra forma de se acalmar é descansando, por alguns minutos, a cabeça num travesseiro aromático. Encha um saquinho de linho com flores de lúpulo (à venda em lojas de produtos naturais) e coloque sob o travesseiro. É indicado também beber chá de maracujá, erva-cidreira, cava-cava ou valeriana, tranquilizantes que dão bem-estar. Passe longe! Evite o consumo exagerado de cafeína (café, chocolate, bebidas energéticas, refrigerantes) e de açúcar, sal e gorduras, que aumentam a produção do hormônio cortisol. Essa substância libera adrenalina no corpo, que leva ao nervosismo. Movimentos de bem-estar: Caminhe, jogue tênis, cuide do jardim... Ao praticar uma atividade física, você alivia a sensação de opressão e relaxa os músculos. Precisa se acalmar agora? Faça este exercício: sentado, com as costas retas e os pés no chão, expire soltando a coluna para a frente. Depois inspire, alinhando-a. Após cinco respirações você vai sentir a diferença!

07_new.indd 14

ÁRIES Período dos mais afortunados aos negócios, ao trabalho, a prosperidade financeira e social. Poderá lucrar, também pela ciência e educação. Todavia, evite desentendimentos com a pessoa amada. Seja mais seletivo. TOURO Influência astral que inclinará às mudanças em negócios, de emprego ou até mesmo de residência. O aumento de sua popularidade será evidente, apesar de alguns reveses ou queda. Excelente ao amor. Cuidado com notícias falsas, com pessoas que se dizem amigas. GÊMEOS Algumas perturbações passageiras na vida doméstica e depressão psíquica estão previstas para você neste momento. Aja com calma e autoconfiança, que tudo tende a dar certo. Melhora da saúde e das chances gerais. Visite amigos e parentes. CÂNCER Alguma coisa importante, alguma notícia inesperada poderá deixá-lo aborrecido e irritado. Procure superar sua emotividade colocando-se acima dos acontecimentos. Novas oportunidades de sucesso no plano social. Desarmonia em sua vida conjugal, mas com compreensão, tudo acabará bem. LEÃO Influxos benéficos para a sua vida em conjunto com outras pessoas, o trabalho e às confissões. Evite a precipitação e os gastos supérfluos. Procure valer-se deste momento, para promover a sua elevação em todos os sentidos. VIRGEM Pessoas conhecidas não lhe afetarão neste momento,, pois tudo indica que terá muito sucesso no trabalho, na vida social e elevará suas finanças através de negócios bem entabulados. Boa saúde e êxito amoroso. Sucesso nas questões financeiras, nos jogos e na loteria. LIBRA Período excepcional. Aproveite-o para colocar em dia seus assuntos pendentes e resolver uma situação com a pessoa amada. Se ainda não se casou, poderá ficar noivo ou casar-se agora. Fase propícia. Agora, você poderá ter uma ideia brilhante e promissora de sucesso. ESCORPIÃO Seu forte magnetismo pessoal agora deverá atrair a simpatia alheia, o que lhe trará muitos benefícios. Novas e duradouras amizades também estão previstas. Sucesso nos negócios e nas novas empresas que fizer. Pode tratar de assuntos importantes. SAGITÁRIO O período lhe favorecerá nas investigações, estudos, pesquisas e na medicina. Por outro lado, deverá evitar acidentes, aos negócios arriscados, não crer em falsas notícias e boatos maldosos. No campo conjugal e sentimental, procure ser cauteloso. Vida romântica cheia de felicidade. CAPRICÓRNIO Procure evitar as ações violentas e as palavras ásperas. Período favorável para novas amizades que o ajudarão a progredir muito. Sucesso nas associações, e nos assuntos de dinheiro. Indecisão para tomar atitudes. Lucros através de associações. AQUÁRIO Bons contatos com pessoas de posse financeira elevada e melhoras de sua condição material é o que denota o fluxo astral de agora para você. Boa disposição para o trabalho. Pensamentos pessimistas, sem razão de ser. Seja mais confiante em si mesmo. PEIXES Período dos mais afortunados para os negócios, trabalho, à prosperidade financeira e social. Poderá lucrar, também pela ciência e educação. Evite desentendimentos com a pessoa amada. Negativo fluxo astral às mudanças de emprego, atividades ou de residência.

11/03/2013 09:18:58


Sábado e domingo, 9 e 10 de março de 2013

CINEMA NACIONAL

Você nunca disse eu te amo Com estreia prevista para maio, o filme estrelado por Miranda Otto e Gloria Pires conta a história real e pouco conhecida do amor entre a poeta americana Elizabeth Bishop e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares Em 1997, Lucy Barreto comprou os direitos de filmagem do livro “Flores Raras e Banalíssimas”, de Carmem Lúcia de Oliveira, e entregou o projeto ao seu filho, Bruno Barreto, o cineasta de “Dona Flor e seus dois maridos” e tantos outros sucessos. Por muitos anos, a ideia ficou engavetada, e só em 2005, Bruno sentiu atração pelo projeto. Foi assim que nasceu “Você nunca disse eu te amo”, longa nacional estrelado por Gloria Pires e pela australiana Miranda Otto. O filme narra a história real e pouco conhecida do amor visceral entre a poeta americana Elizabeth Bishop e a arquiteta e paisagista brasileira Lota de Macedo Soares, no Rio de Janeiro dos anos 1950 e 1960. Miranda Otto compõe Bishop (1911-1979), com uma fragilidade comovente, seja quando ela se entrega ao alcoolismo, seja ao vencer o prêmio Pulitzer de poesia em 1956, pela obra “North & South”. Já Gloria constrói Lota (1910-1967), responsável pela criação do Aterro do Flamengo e que morreu de overdose de tranquilizantes quando a relação com Bishop já estava arruinada. A história de amor entre as duas durou 15 anos e coincidiu com uma fase muito produtiva na carreira de ambas. “Você nunca disse eu te amo” teve premiére mundial lançada no dia 9 de fevereiro, no 63º Festival de Berlim. Foi recebido com aplausos na mostra Panorama, paralela à competição (e com risos, por causa do excesso de patrocínios estampados na abertura, o que é natural nos filmes nacionais). No Brasil, a estreia está prevista para o dia 24 de maio. O filme é quase inteiramente falado em inglês, idioma que Elisabeth e Lota se comunicavam, e tem o título oficial de “Reaching for the moon” (almejando a lua, na tradução do inglês). Bruno Barreto se vale do roteiro escrito por Carolina Kotscho (“2 Filhos de Francisco”) e Matthew Chapman (“O Júri”) para criar emoções

08.indd 1

Miranda Otto e Gloria Pires, em cena de “Você nunca disse eu te amo”

e personagens reais, com virtudes e defeitos palpáveis, interpretadas com vigor por Gloria Pires e Miranda Otto. Conforme as críticas, o ponto alto do filme são justamente as atrizes, com destaque para Otto, que faz uma atormentada, mas coesa Bishop, que aflora com o choque cultural e a espontaneidade do Brasil. Barreto também faz bom uso da poesia de Bishop para mostrar seu processo produtivo, para falar da inspiração que obteve de Lota e do Brasil e para comentar suas emoções, quase sempre resguardadas. Outro ponto ousado da produção é contar uma história de amor entre duas mulheres num filme com um orçamento de 6,5 milhões de dólares. A produção apresenta bem as personagens, expõe a fragilidade e a timidez de Bishop e a força e o jeito despachado de Lota, que mantinha um relacionamento

com uma grande amiga da poeta quando ela foi passar alguns dias na casa das duas em Petrópolis, e acabou se envolvendo com a escritora. Ainda conforme a crítica, o diretor não economiza nas cenas de beijo e carinho, mas é bastante discreto na representação da relação sexual – há apenas uma sugestão. Tanto Miranda quanto Glória interpretam suas personagens de forma delicada, sem histrionismos. “Tivemos uma sessão para testar a reação do público. O que mais chocou foi ver a Gloria Pires, uma das maiores estrelas do Brasil, beijando apaixonadamente outra mulher na tela. Mas acho que, no decorrer do filmes, eles se acostumaram. Estou curioso para saber o que vai acontecer quando o filme entrar em cartaz”, disse o diretor Bruno Barreto, em entrevista à mídia nacional.

Elizabeth Bishop Elizabeth Bishop nasceu em 8 de fevereiro de 1911 em Worcester, Massachusetts, Estado Unidos. Quando tinha oito meses, seu pai morreu, e aos 4 anos, sua mãe foi internada num sanatório. Graduada em 1934, começou a gastar sua gorda herança em uma viagem pela Europa, rica em experiências pessoais e culturais. Morou com uma companheira na França, passou noites bebendo e começou a escrever poesia. O resultado foi seu primeiro livro, “North & South”, que só apareceu nas livrarias em 1947. Quando decidiu circum-navegar a América do Sul, já era mulher madura e poeta estabelecida. O navio ancorou em Santos e ela programou uma viagem de duas semanas pelo Brasil. O reencontro com Lota, que conhecera em Nova York, onde a brasileira estudava arte, fez a poeta desistir da viagem. Depois de 15 anos, a relação se deteriora, Elizabeth vive outro caso, e Lota se desespera. Quando a americana vai embora, em 1967, a brasileira a segue. Frustrada, comete suicídio em Nova York. Dois anos antes, Bishop publicara seu terceiro livro de poemas, “Questions of Travel”, com dedicatória para Lota. De volta aos EUA, se apaixona de novo, por Alice Methfessel, a quem dedica seu livro “Geography III”, de 1976, e com quem vive até morrer, três anos depois, de um aneurisma cerebral. Seu último livro traz seu poema mais famoso, “One Art” (“Uma Arte”), obra que abre o filme de Bruno Barreto. “A arte de perder não é nenhum mistério...”

11/03/2013 09:24:12


Caderno Dois 09.03.2013