Page 1

Sábado e a domingo, 6 e 7 de abril de 2013

Um prêmio para Ijuí Ao completar 10 anos, a revista do Jornal da Manhã lança o Prêmio Stampa, um reconhecimento a atuações de competência, talento e sucesso em diferentes áreas

E

m 2003, quando completou 30 anos, o Jornal da Manhã lançou a Stampa, uma revista para Ijuí, com o propósito de dar visibilidade a pessoas, atuações e realizações que acrescentassem valores diferenciais de qualidade, competência, criatividade e inovação no município. A incumbência foi cumprida ao longo dos últimos 10 anos, tempo em que profissionais e empresas endossaram a proposta, assegurando o seu cumprimento. Neste cenário, era natural e esperado que surgisse da Stampa a iniciativa de Ijuí ter o seu prêmio para pessoas, entidades, instituições, que contribuem para tornar Ijuí um município maior e melhor. Ao alcançar sua primeira década, usufruindo de reconhecimento e credibilidade da sociedade ijuiense e respaldada pela tradição e solidez do Jornal da Manhã, que está completando 40 anos, Stampa vê chegada a hora de concretizar a ideia. Em sua execução, perseguiu uma fórmula que pudesse conferir ao prêmio as qualidades essenciais a uma láurea - seriedade, transparência, merecimento. Assim, concebeu o Plano de Apoio ao 1º Prêmio Stampa, que em sua essência tem a intenção de contar com o aval e respaldo de empresas e profissionais identificados com o trabalho da revista, para a indicação e escolha dos premiados, além de viabilizar a sua execução. As categorias instituídas contemplam diferentes setores da vida da comunidade, de atuações profissionais, empresariais, sociais. Para cada categoria, três nomes serão indicados e submetidos ao colégio eleitoral do Prêmio Stampa (confira detalhes nos boxes). Ao final, o que temos é a Stampa como executora do projeto pelo qual Ijuí passa a contar com um prêmio de reconhecimento aos seus valores, e que é avalizado e propiciado por quem faz e age a favor do engrandecimento do município.

EDUCAÇÃO Pessoas e/ou projetos, iniciativas, realizações CULTURA Pessoas e/ou projetos, iniciativas, realizações PROFISSIONAL (liberal) 2 prêmios - Homem e Mulher EMPREENDEDOR (setor empresarial) 2 prêmios - Homem e Mulher SAÚDE Pessoas e/ou projetos, programas, iniciativas, realizações

O PROCESSO DE SELEÇÃO: Serão indicados três nomes para cada categoria, definidos conforme avaliação de desempenhos e atuações de reconhecido destaque. Os nomes serão submetidos a um colégio eleitoral, formado por: - Patrocinadores e apoiadores do Prêmio (com número de votos previamente definidos); - Anunciantes da Edição Especial de 10 Anos (com número de votos previamente definidos); - Clientes e assinantes da revista Stampa que formalizarem sua participação na festa de premiação mediante aquisição do convite (em número previamente definido e em tempo hábil para votação); - Representantes dos três veículos do Grupo JM - Stampa, Jornal da Manhã e Rádio Jornal da Manhã. A votação e apuração serão implementadas no mês de maio. Os escolhidos serão conhecidos na festa de premiação.

01.indd 1

AÇÃO SOCIAL Pessoas, programas, projetos, iniciativas de caráter social/ voluntário, em favor da comunidade MARCA Empresas e/ou instituições, cuja marca e/ou imagem associe-se aos conceitos de sucesso, competência e eficiência SOCIEDADE - 2 prêmios: Atuação - quem atua na realização de eventos; Presença - pessoas que se destacam pela assiduidade, elegância e apoio a eventos

A FESTA DE PREMIAÇÃO: No dia 8 de junho, na Sociedade Ginástica, a entrega do Prêmio Stampa será o grande evento dos 10 anos da revista. Uma noite de gala que reunirá patrocinadores, apoiadores, anunciantes e assinantes da Stampa para conhecer e festejar os vencedores do Prêmio. Com produção da empresa Líbera Marin, a festa será feita e dedicada aos talentos ijuienses. Uma edição especial de luxo, com retrospectiva do que a Stampa mostrou de melhor e mais importante em sua primeira década, será lançada nessa noite.

Giane Soares

O PRÊMIO Uma obra de arte Para conferir ao Prêmio Stampa personalidade e identidade ijuiense e o conceito de valor, a opção não poderia ser outra senão uma obra de arte. A incumbência de sua criação foi dada à artista plástica ijuiense Giane Soares, que iniciou sua carreira e teve expressiva atuação em Ijuí nas décadas de 80 e 90, e hoje está radicada em São Paulo, onde conquistou visibilidade e reconhecimento para sua arte. Na concepção do prêmio, Giane trabalha com os conceitos afinados à proposta de representar o êxito, a seriedade, o sucesso.

08/04/2013 09:52:18


2

Sábado e domingo, 6 e 7 de abril de 2013

MÚSICA

Rolling Stones lançam maior turnê em seis anos

Ingressos do Rock in Rio esgotaram

Turnê “50 and Counting” é a primeira após a comemoração dos 50 anos do grupo

Em quatro horas, foram esgotados todos os 455 mil ingressos para o Rock in Rio. A venda começou pouco depois das 10h da última quinta-feira, pelo site Ingresso.com, e terminou por volta das 14h10, segundo anúncio publicado na página oficial do evento no Facebook. Usuários enfrentaram instabilidade e lentidão do site para garantir as entradas, que custavam R$ 260 (inteira) e R$ 130 (meia-entrada). Nas redes sociais, internautas relataram que recebiam mensagens de erro dizendo que o volume de acesso causava falha temporária no sistema. Em outubro de 2012, na venda do Rock in Rio Card, os ingressos para o festival esgotaram em 52 minutos. Desde 1º de fevereiro, as 80 mil pessoas que adiantaram o passaporte para o evento já podem escolher o dia de festival ao qual querem associar o cartão. Na edição de 2013 a capacidade do espaço será de 85 mil pessoas por dia (em 2011 foi de 100 mil). O festival ocorre nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 setembro, na Cidade do Rock, uma área de 150 mil metros quadrados no Rio de Janeiro.

Os Rolling Stones revelaram durante a semana detalhes de sua maior turnê em seis anos, com datas previstas para a América do Norte e a Grã-Bretanha. O anúncio veio após eles terem voltado aos palcos, em 2012, para comemorar os 50 anos de carreira. A banda vai lançar a turnê “50 and Counting” em Los Angeles, em data ainda não definida. Em seguida, eles tocam em Oakland, na Califórnia, no dia 5 de maio, e em outras oito cidades, incluindo Toronto, no Canadá, e Londres, Inglaterra. Os roqueiros veteranos ainda confirmaram ser a atração principal no maior festival de música da Grã-Bretanha, o Glastonbury, no dia 29 de junho. Para comemorar 50 anos, a banda também lançou uma coletânea, um documentário e um livro fotográfico e, em seguida, provocou rumores sobre mais shows com uma mensagem em seu site com a frase “5 Dias e Contando...”, no dia 29 de março.

Em 2012, banda comemorou 50 anos de carreira

“Procurando Neno” terá sequência A Pixar anunciou que o sucesso “Procurando Nemo”, de 2003, ganhará uma sequência. “Procurando Dory” já tem data para chegar aos cinemas: 25 de novembro de 2015. Como indica o título, o foco será na personagem Dory, o peixe azul que na versão original é dublado pela apresentadora Ellen DeGeneres. Foi ela quem fez o anúncio sobre a continuação, em seu programa de TV. “O roteiro tem tudo o que amei no primeiro filme: muito coração, é engraçado e tem muito mais Dory”, disse. Trata-se de mais uma sequência para a história da Pixar, que já fez três “Toy Story”, dois “Carros” e lançará este ano a continuação de “Monstros S/A”.

DVDs

Do lado avesso - Cássia Eller solo

A aguardada apresentação do show “Luz do Solo” chega às lojas como uma das homenagens aos 50 anos que Cássia Eller faria em dezembro de 2012. No DVD temos 12 faixas do show ainda inédito + um Best of de seus melhores momentos no palco. Vídeos escolhidos por Chicão Eller, filho da artista e Rodrigo Garcia, músico e produtor musical.

Músicas para churrasco Vol. 1 - Seu Jorge

Após o enorme sucesso do disco “Músicas pra Churrasco Vol. 1”, Seu Jorge registra em CD e DVD o show da turnê ao vivo na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Participações mais que especiais de Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Alexandre Pires, Racionais MC´s, Trio Preto + 1, Bonde do Passinho e da sua filha Flor de Maria.

Multishow ao vivo - Caetano Veloso e Maria Gadú

Esse DVD é resultado de uma mini turnê de sucesso que contou com apenas 6 shows, composto por voz e violão. O encontro entre Caetano Veloso e Maria Gadú resultou em uma grande obra, com 1 CD duplo de 25 faixas e um DVD incrível com 26 canções. Músicas de alta qualidade! Caetano e Gadú cantam e encantam com incríveis canções como: Sampa, O Leãozinho, Odara, Vaca Profana, Alegria Alegria, Rapte-me, Camalea, Podres Poderes entre outros.

02.indd 1

08/04/2013 09:52:38


Sábado e domingo, 6 e 7 de abril de 2013

3

Espetáculo “Corsários inversos - Uma incrível aventura pirata” acontece em Ijuí Aimoré. A Sociedade Esportiva Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idade, a realizar-se hoje, com início às 16h, e animação do Musical Raízes do Sul, de Panambi. Até as 16h, o ingresso é livre para as mulheres. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados a participar. Gervi RM Promoções. Comanda a próxima domingueira, que terá animação da tradicional banda Fênix, e será sorteado neste baile uma TV 42 polegadas. Participe do baile, traga seus ingressos e troque por cartelas para concorrer a valiosos prêmios durante o ano. O baile inicia às 15h30 e os casais que chegarem até esse horário ganham uma cerveja, e o individual, um refrigerante. Café das Mães. Dia 1º de maio, na Cripta da Matriz São Geraldo, acontece chá em homenagem ao Dia das Mães. O evento inicia às 15h, e uma das atrações será um desfile promovido pela Surpresas Moda.

Recreativa promove feijoada Amanhã, a partir das 10h, a Sociedade Recreativa Ijuí promove a 2ª edição da Feijoada dos Amigos. Entre as atrações, haverá mateada e som mecânico. Para as crianças, muita diversão e brincadeiras estão programadas, a cargo da Foco Entretenimento e sua equipe de monitores. Como aperitivo, será oferecido aipim frito, torresmo e caipirinha. Às 12h30 será servido o almoço, que inclui feijoada light (toda a gordura é retirada e ela não possui todos os ingredientes da feijoada tradicional), ponta de peito ao forno, lombinho, linguicinha assada, arroz branco, abóbora caramelada, anéis de cebola à milanesa, couve refogada, farofa com bacon e banana à milanesa, laranja fatiada, pimentas diversas e mix de legumes. O buffet de sobremesas inclui pudins e manjar branco. Compra e reserva de ingressos podem ser feitas até amanhã, pelo telefone 3332-2731. O evento é aberto para não sócios.

“Jorge da Borracharia” fará show em Ijuí

Na peça, os Corsários Inversos representam mensageiros que conduzem o público a mundos que só a poesia pode alcançar A Coordenadoria Especial de Cultura traz para Ijuí o espetáculo “Corsários inversos Uma Incrível Aventura Pirata”, uma produção do Grupo Mosaico Cultural, de Porto Alegre. A peça será apresentada hoje, a partir das 16h, na Praça da República, e é aberta à comunidade. Em caso de chuva, a peça será apresentada no Salão Nobre da Prefeitura. O Grupo Mosaico Cultural foi criado em 2009, por premiados profissionais no meio cultural, com o objetivo de encontrar na arte o canal de transformação da realidade. Com forte atuação na área do teatro de animação, o grupo já integrou a programação oficial de grandes festivais pelo Brasil, Europa, América Latina e do Norte, além de contar com sede própria com sala de ensaio, oficina de construção e estúdio de gravação na sua cidade de origem. Recentemente, o espetáculo “Corsários inversos - Uma Incrível Aventura Pirata” foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro

O espetáculo será realizado na Praça da República

Myriam Muniz 2012, através do Ministério da Cultura. >> O espetáculo: Piratas em busca de novos tripulantes, os Corsários Inversos navegam pelas praças, ruas e mares dividindo os seus maiores tesouros. Segredos escondidos no silêncio dos versos e das palavras. Três autênticos heróis fora da lei criam um ponto de encontro en-

Sesc apresenta a peça “Cara a Tapa”

Com apoio cultural da Steffen Pneus, será apresentado no dia 19 de abril, a partir das 20h30, no Salão de Atos do Campus da Unijuí, o espetáculo Cris Pereira Ponto Show, estrelado pelo ator Cris Pereira, natural de Novo Hamburgo, que virou fenômeno na internet com o personagem Jorge da Borracharia. O espetáculo de humor é composto por seis personagens hilários, criados e interpretados por Cris Pereira: o chefe dos flanelinhas Claudiovaldo Nogueira, a travesti sem noção Virgínia Istar Uars, o bebum Kirilove, o radialista vaidoso Rodsom dos Anjos, o bagual Gaudêncio e, claro, Jorge da Borracharia. Ingressos antecipados para o espetáculo já estão à venda na Cadile’s Calçados e na Steffen Pneus. O 1º lote custa R$ 15,00. Na noite, também serão sorteados prêmios, entre eles, uma bola, uma bolsa Cadile’s, um porta-chuteiras e um vale-compras de R$ 50,00. Mais informações nos telefones 3332.7656 e 3333.0900.

Peça mostra um casal em crise, tentando reconstruir fatos do passado

Humorista dá vida a diferentes personagens em um único espetáculo

O Art Sesc - Cultura por toda parte, traz a Ijuí o espetáculo “Cara a Tapa”, produzido pela Vai! Ciadeteatro. A apresentação será no dia 12 de abril, no Teatro do Sesc, às 20h. Com o mar projetado ao fundo, elenco em trajes de banho, esportes praianos e plataformas de areia, “Cara a Tapa” tem como ponto de partida um casal em crise tentando reconstituir fatos do passado. Em cena, outros atores, ora representam o alter-ego do casal, ora representam policiais, amantes, personagens de filme

03.indd 1

noir e de musicais dos anos 50. Os problemas que se estabelecem durante o espetáculo, expostos em narrações e em ações, revelam que o casal está envolvido em um crime e conduzem o público na tentativa de desvendar esse mistério. A classificação livre. Ingressos podem ser obtidos a R$ 5,00 para comerciários, R$ 10,00 para empresários e R$15,00 para usuários. Para estudantes e convênios, o valor é R$ 7,00. Mais informações no Sesc, telefone 3332.7511.

tre a música, o poema e o teatro de animação num sutil e engraçado jogo entre os personagens e a plateia, onde o olhar é o porto seguro para um precioso escambo de sentimentos. O público, sem restrição de idade, é convidado a mergulhar no lúdico oceano da imaginação, embarcando em estórias que despertam a emoção dos tripulantes desta incrível embarcação.

O índio é tema de exposição no Museu O Dia do Índio é comemorado no Brasil em 19 de abril. Para marcar a data, foi aberta durante a última semana, no Museu Antropológico Diretor Pestana, a exposição “O índio no Brasil Contemporâneo – Exclusão x Inclusão”, promovida pelo Madp, juntamente com a Assessoria de Assuntos Indígenas da Fidene, Smed e 36ª CRE. A exposição fica aberta para visitações até o dia 3 de maio. Horários podem ser agendados pelo telefone 3332.0257. Integrando a programação, acontece no dia 18 de abril a palestra “Índio no RS – Tradição, recriação e sustentabilidade”, com o líder indígena kaingang Augusto Open da Silva. A palestra será realizada no Auditório da Sede Acadêmica da Unijuí, às 14h e às 19h30. No dia 25 de abril, às 19h30, e no dia 26 de abril, às 8h30, no Auditório da Sede Acadêmica, acontece a palestra “A sociedade na visão do índio”, com Laísa Erê Sales Ribeiro, kaingang, bióloga, especialista em Educação Indígena e em Educação e Diversidade Indígena.

08/04/2013 09:52:55


4

Sábado e domingo, 6 e 7 de abril de 2013

Bodas de Ouro

No dia 26 de janeiro, uma linda festa realizada no Salão Evangélico de Coronel Barros, marcou a comemoração dos 50 anos de casamento do casal Ademir e Helena Scherer. Na oportunidade, eles receberam as homenagens dos filhos Flavio, Bráulio e Claudiomiro, noras e netos, e demais familiares e amigos. Agradecem a presença de todos nessa data inesquecível.

1 aninho

Formaturas

Formou-se no dia 16 de m a rço, p e l a U n i ve r s i d a d e Federal de Santa Maria, no curso de Arquitetura e Urbanismo, Raquel Rosado Radaelli, recebendo os prêmios de Melhor Trabalho Final de Graduação e Mensão Honrosa no Prêmio IABRS José Albano Volkmer 2012. Seus pais Douglimar e Dalva Radaelli, suas irmãs Amanda e Bruna, desejam que as linhas e traços construam um caminho cheio de sucesso e felicidade.

Dia 16 de março, formou-se no curso de Ciências Contábeis pela Unijuí, Simone Gressler, filha de Ilga Gressler e Jorge Gressler (in memoriam). A homenagem é da mãe, e do filho Pedro Gressler.

Parabéns Carina T. Stübe H e r m a n ! Fo r m o u - s e e m Farmácia pela Unijuí, retornando do intercâmbio na Universidade do Porto - Portugal, no dia 5 de abril, onde realizou 6 meses de estágio. “Acredite em Deus, na vida, e em você mesma e naqueles que te amam de verdade. O resto é resto e ninguém precisa dele para viver.” Homenagem dos familiares, em especial dos pais Gilberto e Marga, do irmão Andre, do noivo Tiago Gustavo, da vó Ada e do Opa (vô Omar).

Aniversário No dia 27 de março, completou seu 1º aninho o pequeno Pedro Henrique. Recebe o carinho dos pais, Elias e Claudia, do mano Erick e demais familiares.

Comemorou 1 aninho no dia 3 de abril, Bernardo Fuhrmann Dinczuk. “Filho amado, assim como o amor de Deus é algo inexplicável, assim meu filho, não podemos com palavras expressar o tamanho da felicidade que você nos trouxe, com seu sorriso e seu jeito amoroso.Muita saúde, e que Deus continue sempre a nos abençoar com teu sorriso lindo. É o que desejam os pais Rodrigo e Joice, e o mano Sander, que te amam muito! Romanos 8:37-39”

Ricardo e Percia

Nascimento Nasceu no dia 25 de março, às 18h22, Manuela Parzianello de Avila. Felizes e realizados, os mais novos papais do pedaço, Joice e Tiago Avila, agradecem ao obstetra Dario Ronchi, a pediatra Vera Paris, e ao anestesista e equipe de enfermagem do Hospital de Caridade de Ijuí por todos os cuidados recebidos.

04 certa.indd 1

Uniu-se em matrimônio numa belissíma celebração, realizada no dia 16 de março, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o casal Ricardo Piasescki Perini e Percia Schultz. A felicidade foi grande, juntamente com seus pais, Nelson e Ledir Perini e Ilszon Efron e Neusa Shultz, padrinhos, familiares e amigos. A celebração foi seguida por uma linda recepção no Salão Paroquial Distrito Santana, com uma fantástica decoração a cargo de Marlon’Marks, e Sandra Göetz Fotografia e Filmagem, e animação e muita iluminação a cargo de Perini Sonorizações, juntamente com a Banda Os Futuristas. A familia deseja muitas felicidades ao casal.

08/04/2013 09:53:22


5

Sábado e domingo, 6 e 7 de abril de 2013

Rotaract Club será criado Companheirismo através do servir é o lema do Rotaract, um programa do Rotary que consiste de clubes dedicados a serviços humanitários, integrados por jovens de 18 a 30 anos, que podem ser sediados na comunidade ou em uma universidade. Hoje, no Jardim Europa, a partir das 11h, por iniciativa do Rotary Club Nova Geração, será oficialmente fundado o Rotaract Club de Ijuí Nova Geração, com a presença do governador do distrito 4660 de Rotary Internacional, José Luiz Lermen. Na oportunidade, haverá almoço por adesão no valor de R$ 20,00. Mais informações pelo telefone 8126.5888 ou pelo e-mail iomarffonseca@hotmail.com.

Baile do Chopp do Rotary

Cadidja abre nova loja em Ijuí Referência em bijuterias em Ijuí, com sua loja localizada na Rua 7 de Setembro, 381, a Cadidja Bijuterias inaugurou, no dia 23 de março, uma nova loja, à Rua Benjamin Constant, 584, no Centro de Ijuí, entre o Restaurante Tratoria e a Livraria Santo Antônio. Com espaço amplo e aconchegante, a Cadidja

oferece uma linha completa de bijuterias, como brincos, colares e pulseiras, que são ótimas opções para complementar os mais variados looks. Além disso, a Cadidja trabalha com o preço único de R$ 6,00 por item. A Cadidja também está em Panambi, na Rua Henrique Hartemink, 38.

O 44º Baile do Chopp do Rotary Club de Ijuí será realizado no dia 13 de abril, na Sociedade Ginástica. O evento terá a animação da banda Orquestra Nº 1, de Não-Me-Toque. O lucro obtido com a festa será revertido ao Cacon.

JM e Sogi vão festejar com você Repetindo o evento de grande êxito e repercussão de quando completou 30 anos, o Jornal da Manhã se une à Sociedade Ginástica na promoção de outra noite de comemoração. No dia 30, aniversário de 115 anos da Sogi, e véspera do feriado de 1º de maio, data de fundação do Jornal da Manhã há 40 anos, o Salão Nobre receberá a sociedade local para um jantar-baile, com cardápio caprichado e a ótima música do apreciado conjunto Balança Brasil. A noite especial, que terá ampla cobertura do Jornal da Manhã e da revista Stampa, pede traje social e iniciará às 21horas. Os convites já estão disponíveis na secretaria do clube e com os integrantes de sua diretoria.

Maria Ciloá e a filha Cadidja, proprietária da loja

Novo espaço fica no Centro de Ijuí

05.indd 1

A proprietária Cadidja comemora a conquista do novo espaço

Loja foi inaugurada com a presença de clientes

08/04/2013 09:53:48


6

Sábado e domingo, 6 e 7 de abril de 2013

Novelas

Andressa Urach divide opiniões A modelo Andressa Urach, que é natural de Ijuí e ganhou fama após ser dançarina do cantor Latino e vice-campeã no concurso Miss Bumbum, ganhou destaque na internet após sua participação no programa "De Frente com Gabi", que foi ao ar na noite da última quinta-feira. Durante a entrevista com a jornalista Marília Gabriela, a modelo afirmou já ter sofrido abuso sexual, dos 2 aos 8 anos. Ela também comentou a relação homossexual que teve com Camila Vernaglia, colega no concurso que elegeu o bumbum mais bonito do País. O teor das declarações de Andressa dividiu a opinião dos internautas: de um lado, alguns elogiaram a simpatia e a humildade da modelo; mas outros, a acusaram de fingir certas coisas para aparecer.

Salve Jorge: Wanda é mãe de Aisha

Flor do Caribe - Globo Cassiano e Duque chegam ao Brasil

Novo visual A ex-BBB Fernanda Keulla mudou o visual e mostrou o resultado em foto postada por ela no Instagram: “Dia de diva! Agora sim estou princesa”, escreveu a loira na legenda da imagem. A vencedora da 13ª edição do reality show tirou o aplique e retocou o loiro.

Uma grande reviravolta está para acontecer em Salve Jorge, novela do horário nobre da Globo. Nos próximos capítulos, Helô (Giovanna Antonelli) consegue novos papéis sobre o nascimento de Aisha (Dani Moreno) e descobre que a mãe da jovem - que a princípio se achava tratar-se de Deuzuite (Solange Badim) - se chama Djanira Araújo, um dos nomes usados por Wanda (Totia Meireles). A delegada conta tudo a Mustafá (Antonio Calloni), que se apavora ao saber que a mãe biológica de Aisha pode ser uma criminosa. Enquanto isso, Aisha fica encantada com a informação e pressiona a delegada para saber onde sua mãe está. Para deixar a situação ainda pior, Aisha fica sabendo que Wanda está detida por uma briga com um taxista e decide pagar a fiança para liberar a criminosa.

>> Psy O dia 12 de abril promete ser movimentado no mundo da música. Além de Ricky Martin lançar seu novo álbum com sucessos de sua carreira, Psy, conhecido pela música Gangnam Style, vai lançar uma nova canção, chamada Gentleman. O cantor coreano evitou dar detalhes sobre a estreia da canção, pois seu objetivo é torná-la pública primeiro para os seus fãs coreanos, fazendo com que o resto do mundo ainda tenha que esperar um pouco para vê-lo com a nova dança ao vivo. Uma dica é que o cantor sugeriu aos seus seguidores irem de pijamas ao seu próximo show. Em suas últimas aparições públicas, ele tem usado roupas brancas, como um traje espacial e um vestido de noiva.

06_new.indd 14

"Feliciano não me representa" Yasmin Brunet e Antonia Morais, filhas de Luísa Brunet e Glória Pires, selaram os lábios para protestar contra a permanência do pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos. "Amor não escolhe raça ou sexo. O amor é livre... Feliciano não nos representa", escreveram na legenda da foto que foi postada em seus perfis do Instagram. O ator Bruno Gagliasso também aderiu ao protesto e postou uma foto em que aparece dando um selinho em Matheus Nachtergaele. "Quanto menos você sabe mais você julga. #felicianonãomerepresenta", escreveu ele. A campanha "Feliciano não me representa" começou a se espalhar pelas redes sociais após a divulgação de declarações polêmicas do pastor. Desde que teve a indicação para assumir o cargo, Feliciano é alvo de protestos que o acusam de homofobia e racismo.

Guerra dos Sexos - Globo Roberta leva Felipe para dançar Zenon entrega a Dominguinhos a taça preparada para ele. Nando não aceita morar no apartamento de Juliana. Dominguinhos consegue trocar sua taça. Roberta leva Felipe para dançar. Nando chega à casa de Ulisses e se surpreende ao encontrar Analú. Dominguinhos finge estar tonto e Zenon, Charlô e Olívia o observam. Roberta deixa Felipe em casa. Nando chega ao apartamento de Juliana e os dois fazem as pazes. Dino recebe o resultado da perícia feita no spray. Roberta desconfia de que os diamantes estejam na boneca russa. Dino pressiona Carolina para saber se foi ela quem sabotou o desfile de Roberta.

>> Daniela Mercury A cantora "abalou as estruturas" durante a semana ao assumir seu relacionamento com a jornalista baiana Malu Verçosa, por meio de uma foto publicada na rede social Instagram. A postagem se espalhou pela internet. "Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar", escreveu Daniela Mercury no post. A cantora baiana se separou recentemente do empresário Marco Scabia.

Amaralina avisa a Duque e Cassiano sobre a presença do avô no Brasil, e resolve dividir a cabine do navio com eles. Juliano leva um peixe para Natália. Ester discute com Dionísio por ele não aceitar que William brinque com seus bisnetos. Alberto manda Hélio se entender com o sindicato dos mineiros que foram demitidos. Taís tenta convencer Ester a esquecer Cassiano. Quirino pede satisfações a Dionísio sobre o modo como ele tratou William. Quirino pede demissão. Chico deixa a família impaciente ao afirmar que Cassiano voltará. Candinho viaja em busca de Ariana. O navio onde está Cassiano, Duque e Amaralina chega ao Brasil.

Thammy vira Gretchen A Thammy Miranda que todo mundo conheceu, quando a filha de Gretchen despontou para o público, voltou a existir nos estúdios da novela Salve Jorge. Joyce, sua personagem na trama, deixou o camisão e a calça jeans de lado para incorporar a dançarina Sylmara. Até Russo (Adriano Garib), tomado por um amor à primeira vista, vai ficar caidinho por ela nos próximos capítulos da história. No dia da gravação, Thammy começou contida. Mas não demorou para a atriz recuperar o rebolado de outros tempos. Já na segunda tentativa, arrasou, e impressionou a todos mostrando que não perdeu a manha de dançar em cima do salto. A cena, imperdível, vai ao ar na próxima segunda-feira.

Salve Jorge - Globo Lívia diz a Stenio que foi agredida por Théo Théo pede para Lívia nunca mais procurá-lo. Lívia diz a Stenio que foi agredida por Théo e o denuncia. Helô questiona Théo sobre seu envolvimento com Lívia. Rosângela marca encontro com Vanúbia. Érica e Áurea recebem a intimação para Théo. Barros avisa a Morena que ela se encontrará com Théo. Creusa mente para não deixar Drika falar com Helô e Stenio. Mustafa estranha a presença de Bianca no restaurante de Cyla. Sarila encontra algo na manta de seu neto e fica intrigada. Théo não consegue contar para Érica que esteve com Lívia e decide dormir no regimento. Morena e Théo se encontram.

08/04/2013 09:55:11


Sábado e domingo, 6 e 7 de abril de 2013

7

Horóscopo

Cefaleia do tipo tensional: conceitos e manejo Por: Dra. Fernanda Plentz El Ammar, especialista em acupuntura médica

A cefaleia, ou dor de cabeça, está entre as dez queixas mais frequentes nas consultas médicas. Sua avaliação e abordagem são complexas por ser uma entidade polimorfa, de múltiplas causas, podendo ser primária ou secundária a outras doenças, como a uma infecção respiratória ou também a doenças graves, como um tumor cerebral ou hipertensão intracraniana, por exemplo. Por isso, é importante que as pessoas que têm a queixa de dor de cabeça sejam submetidas a uma investigação clínica, a fim de que seja feito um diagnóstico correto e um tratamento apropriado. A cefaleia do tipo tensional é a forma mais comum de apresentação da dor de cabeça. Ela pode ser dividida em episódica ou crônica, dependendo da frequência e persistência dos sintomas. A episódica infrequente se caracteriza por menos de um episódio de dor por mês (menos de 12 episódios por ano), a episódica frequente por pelo menos um episódio por mês mas menos de 15 dias por mês com cefaleia, e a forma crônica, em que a cefaleia dura horas ou pode ser contínua, ocorrendo quase todos os dias, ou seja, mais de 15 dias por mês. Essa subdivisão é importante para que se possa realizar o manejo mais adequado para cada pessoa. A cefaleia do tipo tensional não é causada por uma doença específica, parecendo estar relacionada com fatores de tensão física (por exemplo, má postura ou alterações da sensibilidade à dor na região cervical e ombros) e psicológica (ansiedade e stress). A cefaleia de tensão típica é habitualmente de intensidade leve a moderada, atinge ambos os lados da cabeça e é muitas vezes descrita como uma sensação de aperto, peso ou "capacete" a rodear a cabeça. A dor geralmente não piora com a atividade física rotineira, como caminhar ou subir escadas. Entretanto, a dor pode se agravar com contato ou pressão sobre a cabeça como, por exemplo, pentear-se, puxar o cabelo ou franzir a testa. Realizada a investigação e o diagnóstico correto, é possível que se realize um tratamento adequado e efetivo. Pode-se lançar mão do uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias durante as crises, porém é essencial que se faça a prevenção da cefaleia, principalmente nos casos crônicos, pois há o risco do uso abusivo dos fármacos para alívio da dor. Para isso, busca-se o tratamento concomitante dos transtornos de humor, se presentes. Há também fármacos com efeito importante na prevenção da dor, evitando seu aparecimento. Formas não medicamentosas de tratamento também são muito eficazes. A Acupuntura Neurofuncional pode exercer um papel importante no manejo e prevenção das crises, através da eletroestimulação de nervos periféricos, controle das cervicalgias e da ansiedade. Técnicas de relaxamento, exercícios físicos, horários de sono regulares, terapia psicológica e comportamental também são ferramentas de grande utilidade conforme cada caso. Com um diagnóstico correto da cefaleia do tipo tensional, muito frequente na nossa população, e um tratamento adequado, é possível o controle dessa patologia, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

07_new.indd 14

ÁRIES Bom ganho de dinheiro proporcionado pelo esforço em seu trabalho ou negócios iniciados há tempos ou em funções públicas. Tome cuidado com acidentes provocados por produtos inflamáveis. A lua vai favorecê-lo no trabalho. TOURO Momento benéfico. A fase é favorável para tudo o que pretenda realizar ou receber. Faça deste período, um marco de esperança e otimismo. Procure vivê-lo intensamente. Ideal para o amor. GÊMEOS Momento negativo, principalmente com a pessoa amada e os assuntos domésticos. Procure compreender as pessoas de mente elevada e se aprimore. Período dos mais difíceis, que acabará superando se confirmar nas suas possibilidades e otimismo. CÂNCER Marte vai favorecer você. Procure desenvolver seu trabalho de modo mais organizado. Bom período para se destacar intelectualmente sobre os demais. LEÃO Evite o pessimismo e seja mais confiante e empreendedor, hábil e ambicioso, que terá muito sucesso em tudo que fizer. Aumento de vitalidade, da influência pessoal e das chances no amor. VIRGEM Nesta fase você pode esperar uma expansão em seus horizontes de conhecimentos e relações. Não dê importância aos obstáculos que surgem no período da manhã. Tarde e noite propícios. Visitas e agradáveis notícias. LIBRA Cuidados com prejuízos causados por empregados ou sócios. Não realize o negócio que está pretendendo. Aguarde uma fase mais favorável para concretizá-lo. Não abuse da saúde e não discuta com a pessoa amada. ESCORPIÃO Evite prejudicar sua saúde, não cometendo excessos na alimentação, e com bebidas alcoólicas. Não confie demais em subordinados e em estranhos. Todavia, o sucesso pessoal e a evolução da personalidade serão evidentes. SAGITÁRIO Neste período, você poderá enfrentar alguns pequenos obstáculos e oposições inesperadas. Com o auxílio de amigos, parentes, colegas e vizinhos, poderá contorná-los. Evite atitudes agressivas. Deixe de lado o ciúme. CAPRICÓRNIO Demonstre firmeza, convicção e mais confiança em si, que conseguirá, neste período, influenciar pessoas importantes para o seu progresso e prosperidade profissional e material. Faça prevalecer seu otimismo e receberá reais benefícios. AQUÁRIO Nesta fase, você poderá ter uma ideia brilhante e promissora de sucesso. Mas, somente a coloque em prática quando tiver certeza de uma boa chance. Continue cauteloso com seu dinheiro, seu trabalho e com sua saúde. PEIXES Grandes chances de ascensão e brilho artístico e mesmo jurídico. Fluxo benéfico. Aproveite os próximos dias para manifestar seus pensamentos relacionados com as pessoas que lhe querem bem e tratar de assuntos relacionados ao casamento.

08/04/2013 09:55:29


Sábado e domingo, 6 e 7 de abril de 2013

MÚSICA

Xis Picanha Delivery é inaugurado em Ijuí

19 anos sem Kurt Cobain No dia 8 de abril de 1994, o líder da banda mais influente dos anos 90, o Nirvana, foi encontrado morto em sua casa

Na noite da última terça-feira, foi oficialmente inaugurado em Ijuí, à Rua Bento Gonçalves, 434, Centro, o Xis Picanha Delivery, uma nova opção em lanches para a cidade. A empresa faz parte de uma rede de franquias, com lojas instaladas em todo o Estado, e em constante expansão. Destacase por oferecer uma qualidade superior de serviço, com lanches variados e sabor único, além de ambiente aconchegante e convidativo aos clientes. O Xis Picanha Delivery dispõe de um cardápio variado de xis, com os sabores tradicionais, como xis picanha, xis filé e xis salada, e outros especiais, como xis ovelha, xis portuguesa e xis vegetariano, além de diferentes opções de cachorro-quente, porções de batata-frita e bebidas. No Xis Picanha Delivery, o cliente também pode montar o seu xis, com os ingredientes que desejar. O Xis Picanha Delivery atende de segunda-feira a sábado, das 11h às 14h, e de segunda-feira a domingo, das 18h às 23h30. Mais informações no www.xpicanhadelivery.com.br. Contato pelo telefone 3308.0088.

A empresa está localizada na Bento Gonçalves, 434 Quando morreu, Kurt Cobain tinha 27 anos

Há 19 anos, um tiro disparado por uma espingarda Remington modelo 11, calibre 20, na Lake Washington Boulevard 171, em Seattle, Estado Unidos, encerrava de forma dramática um dos capítulos mais importantes do rock e a vida do maior ícone da música dos anos 90. Três dias após o fatídico tiro, no dia 8 de abril de 1994, o corpo de Kurt Cobain, 27 anos, líder da cultuada banda Nirvana, foi encontrado em sua casa pela polícia local, com a espingarda sobre o corpo, um ferimento visível na cabeça e uma carta que supostamente era uma nota de suicídio. Embora a causa oficial aponte que Kurt tirou sua própria vida, muitos rumores e especulações sobre as condições de sua morte foram levantadas nos anos posteriores. Courtney Love, viúva do vocalista, chegou a contratar um detetive para tentar comprovar que o marido havia sido assassinado, porém, nunca conseguiu. Na época de sua morte, a filha de Kurt com Courtney, Frances Cobain, tinha apenas um ano.

08.indd 1

Kurt Cobain foi responsável, ao lado do baixista Krist Novoselic e do baterista Dave Grohl, por mudar a direção da música nos anos 90 e quebrar paradigamas da indústria. Como líder do trio, acabou por se tornar ícone de uma geração que novamente teve a rebeldia e transgressão como guia. Com o Nirvana, Kurt lançou os álbuns Bleach (1989), Nevermind (1991), Incesticide (1992) e In Utero (1993). Famoso pela capa do bebê nadando em busca de uma nota de dólar, Nevermind se tornou um dos discos mais vendidos da história e

um marco para música, por dar novos patamares ao rock, que vivia uma crise comercial no início da década de 90. Com hits como “Smells Like Teen Spirit”, “Come as You Are” e “In Bloom”, o disco impulsionou não apenas a carreira do grupo, mas também a de bandas como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden. Após a morte de Kurt Cobain, ainda foram lançados o MTV Unplugged in New York (1994), From the Muddy Banks of Wishka (1996), Nirvana (2002), o box With the Lights Out (2004) e Sliver (2005).

Proprietários Cassius Renner e Daniel Scherer da Silva

Eduarda, Geraldo, Paola, Rudnei e Lauri, presenças na noite de inauguração Nirvana: Dave Grohl, Kurt Cobain e Krist Novoselic

08/04/2013 09:56:17

Caderno Dois 06.04.2013  

Edição do Caderno Dois do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you