Page 1

Sábado e domingo, 7 e 8 de dezembro de 2013

VISITA ILUSTRE

Turma solidária Maurício de Souza e a Turma da Mônica estarão em Ijuí hoje para uma visita especial Há mais de 50 anos, os personagens inspirados em si próprio e nos filhos fazem de Maurício de Souza o maior cartunista do país. Maurício e sua Turma da Mônica conquistam crianças, jovens e adultos com histórias que além de divertidas, são também educativas e estimulam os bons hábitos e a solidariedade. Envolvida em publicações sobre acessibilidade, direitos das crianças, HIV, entre outras, a turminha do bairro do Limoeiro desde sua criação traz para o mundo dos gibis o incentivo à autoestima e a aceitação das diferenças. E é nesse sentido que a cidade de Ijuí receberá hoje, a visita do cartunista e dos mais famosos personagens da Turma da Mônica. Atendendo ao pedido do garoto Jean Carlos Kittlaus, que mora na UTI do Hospital de Caridade de Ijuí desde que nasceu por ser portador de uma grave doença, a turma que já participou de vários projetos de cunho social, mais uma vez, fará sua parte para alegrar a vida do garoto que completa nove anos no próximo dia 27. Fã da Turma da Mônica, Jean tem as histórias em quadrinhos como fiéis companheiras e acompanha o autor através da internet. Com o sonho de conhecer Maurício de Souza ele será presenteado às vésperas do Natal com a visita do cartunista. O encontro entre o garoto e seus ídolos acontecerá no HCI e será transmitido ao vivo em um telão instalado na Praça da República, a partir das 15h. A população ijuiense também será agraciada com a vinda da Turma. Às 17h, o autor e os personagens irão até a praça para apresentação e saudação aos fãs. Toda a programação está sendo produzida pelo Domingão do Faustão e a história de Jean e a visita de Maurício de Souza e da Turma da Mônica vão ao ar no próximo domingo, dia 15 de dezembro.

O criador e as criaturas: Maurício de Souza com seus personagens

Cascão, Magali e Mônica também entraram na onda “carequinha” em recente campanha contra o câncer infantil. Solidariedade é a marca da turma

01.indd 2

06/12/2013 19:31:05


2

Sábado e domingo, 7 e 8 de dezembro de 2013

TENDÊNCIA

Porcelana print é a queridinha do verão Uma tendência que chegou de mansinho no inverno e que vai esquentar no próximo verão são as estampas inspiradas na porcelana chinesa e azulejo português chamadas de porcelana print. Tanto nos tons clássicos de azul e branco, quanto nas variações das cores primárias, a estampa vem em cortes desde roupas informais como maiôs e saídas de praia quanto em roupas formais como vestidos de festa em tecidos nobres e bordados. As duas estampas aparecem bem organizadas no corte fazendo o desenho espelhado que cria linhas verticais ilusórias, alongando a silhueta e destacando as curvas.

A peça porcelana print deve ser utilizada na parte do corpo que você quiser dar volume ou em todo corpo para alongá-lo. Deve ser a peça chave do look e pode ser combinada com peças em cores lisas e neutras como cinza, bege, preto e branco ou em cores mais fortes como coral, laranja, vermelho, entre outras. A porcelana print pode ser usada sem restrições de dia ou de noite, no trabalho ou lazer. A única ressalva é para festas de casamentos à noite e madrinhas. Como em todos os looks, as proporções do corpo também precisam de atenção na hora de encarar a nova moda.

Filmes

Tatuagem

Hilton Lacerda, roteirista dos incisivos Baixio das Bestas e Febre do Rato, estreia na direção com um filme contundente. Acompanha uma trupe de cabaré-revista formada por gays e drags que divertem o povo na Pernambuco dos anos 70, debaixo das barbas dos milicos e da ditadura. Jesuíta Barbosa faz o soldado que visita o show do amigo de infância sem imaginar que ele é a estrela drag do espetáculo. Um admirável mundo novo se descortina para o soldado com uma carga de libertinagem artística, e ele acaba se apaixonando pelo idealista diretor do cabaré (Irandhir Santos) que milita pela liberdade, pela transformação social e pela quebra de tabus.

Nas passarelas, a estampa aparece em todas as peças e com diversas combinações

Nas unhas: tudo que é nada

A técnica meia lua dá um ar moderno para o nude

Amor Bandido Já que as estampas estarão mais chamativas para o verão, como é o caso do porcelana print, as unhas serão mais discretas. A cor que pretende aparecer mais na estação é, na verdade, uma ironia: o nude. Deixar as unhas curtinhas e com a cor da pele vai ser o segredo para fazer o esmalte durar por mais tempo, ou pelo menos aparentar isso. Além de evitar visitas regulares à manicure, o nude, por chamar pouca atenção, vai permitir que todo o destaque vá para o resto da sua produção. Para dar uma incrementada na produção, a técnica da meia lua, ou lua crescente, vale pintar a base das unhas com o nude e fazer uma meia lua entre as cutículas com outra cor contrastando.

Matthew McConaughey, na mais recente de uma série de interpretações intensas, é Mud ou lama, na tradução direta para o português do título original. Ele representa um determinado tipo de figura comum no sul norteamericano: bonito e maltratado, charmoso e sinistro, com uma autoconfiança que mascara uma história de má sorte e problemas. Escondido em uma ilha abandonada no meio do rio Mississippi, Mud é descoberto por Ellis (Tye Sheridan) e Neckbone (Jacob Lofland) que iniciam com ele uma relação.

AquarellaKids de casa nova Renovando as energias e entrando 2014 com tudo, a AquarellaKids Buffet está em novo endereço, agora na Av. 21 de Abril, 1110, próximo aos trilhos. A mudança de local surgiu pela necessidade de expansão a fim de poder comportar mais convidados nos eventos e também pelos novos investimentos em brinquedos e atrações, que estavam solicitando mais espaço. Agora a empresa está em uma sede mais ampla, totalmente nova e com estacionamento próprio. Inovando sempre, a AquarellaKids Buffet buscou ampliar o seu espaço para poder agregar ainda mais valor ao seu trabalho. A AquarellaKids Buffet está crescendo e se especializando para promover festas cada vez mais sofisticadas e exclusivas, conforme as necessidades de cada cliente. Contrate os serviços da AquarellaKids Buffet também pelos telefones 8146.8888, 9607.2500 e 9121.7222, pelo site www.aquarellakidsbuffet.com.br ou pela Fan Page facebook.com/aquarellakidsbuffet.

02.indd 1

O Mordomo da Casa Branca

Livremente inspirado em um personagem extraído de uma reportagem jornalística, o protagonista deste drama sentimental gera forte empatia: um mordomo negro chamado Cecil Gaines que começou a servir na Casa Branca nos anos 50 e desde então acompanhou oito presidentes e, com eles, passagens decisivas na história norte-americana, em especial as referentes às lutas e conquistas por direitos civis. Muito bem interpretado quando adulto pelo talentoso Forest Whitaker, Gaines é uma espécie de anônimo social, já comparado a Forrest Gump, que permanece à sombra dos grandes fatos.

06/12/2013 19:32:24


caderno AG EN DA Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idades, hoje, a partir das 16h e animação de KS Banda Nova. Até às 17h o ingresso é livre para as mulheres. Haverá dançarino para as senhoras desacompanhadas. Neste baile estarão sendo comercializadas as fichas para o almoço de encerramento do ano que acontece no dia 21 de dezembro. Fichas a R$ 10 por pessoa com direito ao baile.

............................................................................................

Grupo Conquistando Amigos. Promove domingueira no Gervi amanhã, com animação da Banda Festão. Início às 15h30. Casais que chegarem até este horário ganham uma cerveja e ingressos individuais dão direito a um refrigerante. Informações pelo telefone: 9151-9532 com Ivone.

............................................................................................

Vanderlei Rodrigo. Hoje vem a Ijui Vanderlei Rodrigo e a banda Katchaka para mais um grande show baile da mulherada, juntamente com a banda Bom de Baile. A programação acontece na danceteria o Porão, a partir das 23h e segue até as 6h da manhã. Elas não pagam a noite toda. Servimos cervejas de garrafa. Danceteria O Porão convida para os bailes sempre às sextas, sábados e domingos.

28 anos sem Teixeirinha

3

Sábado e domingo, 7 e 8 de dezembro de 2013

Fim de semana de Califórnia da Canção A movimentação está intensa na 37º Califórnia da Canção Nativa. Hoje, a abertura contará com o show do grupo musical Tambo do Bando que é formado desde 1986 por artistas da cena nativista e revolucionou a música gaúcha ao unir sonoridade e linguagens universais à temática nativista. Após a apresentação das seis canções eliminatórias, o show será do Buenas e M’espalho,.grupo nativista que recebeu em 2009 o prêmio de Melhor CD Original no Prêmio Açorianos de Música com o CD A Bombacha da Modernidade. Amanhã, após a apresentação das 12 canções classificadas, o show de encerramento será com o grupo Memorial Terra que Canta. O espetáculo de arte folclórica é um encontro de artistas gaúchos: poetas, músicos, cantores e artistas plásticos que buscam harmonizar poesia regional - musicada ou não - com outras expressões da arte terrunha do sul do Brasil, tais como, desenho, pintura, fotografia e a escultura, baseadas na interpretação do universo do homem rural. Após as apresentações, será conhecida a premiada com o Troféu Calhandra de Ouro, que é o prêmio máximo do festival. Toda a programação da 37ª Califórnia da Canção Nativa pode ser acompanhada ao vivo, a partir das 21h pela Rádio Jornal da Manhã - AM 1340.

Comuci reuniu-se com o prefeito Fioravante Ballin para discussão do encaminhamento do Plano de Cultura à Câmara de Vereadores

Buenas e M’espalho fará o show de intervalo hoje

Novo presidente da ABL

Na última quarta-feira completaram-se 28 anos da morte de Vitor Mateus Teixeira, mais conhecido por Teixeirinha. O cantor nativista vendeu milhões de discos. Teixeirinha teve uma infância difícil, especialmente por ter perdido aos sete anos o pai, um carreteiro, e aos nove anos a mãe, em um incêndio. Teixeirinha foi um típico músico da linha mais popular da música gaúcha, tendo se tornado, em seu tempo, um ícone do estilo. Uma de suas canções mais famosas é Querência Amada, que em sua introdução, possui uma dedicatória ao pai e acabou se tornando um hino informal do Rio Grande do Sul. Teixeirinha atuou também no cinema, foram ao todo 12 filmes. Os filmes do cantor gaúcho, chegaram a superar 1,5 milhões de espectadores, obtidos apenas nos três Estados do sul do país. Teixerinha teve um recorde de venda de discos, sendo que até 1983, lançou 70 LP’s e vendeu 88 milhões de cópias. Estima-se que até os dias atuais, tenha ultrapassado a marca de 120 milhões de cópias em todo o mundo.

O poeta, ensaísta e tradutor Geraldo Holanda Cavalcanti foi eleito novo presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) na última quinta-feira. Ele irá substituir Ana Maria Machado, que dirigiu a ABL nas duas últimas gestões e foi a segunda mulher a ocupar o cargo, precedida apenas por Nélida Piñon, em 1997. A eleição foi realizada na sede da entidade, através de uma votação secreta na qual os acadêmicos aprovaram os indicados em uma chapa única. Além do presidente, foram eleitos ainda Domício Proença Filho como secretário geral, Antonio Carlos Secchin como primeiro secretário, Merval Pereira como segundo secretário e Rosiska Darcy de Oliveira como tesoureira. O novo presidente, que também é crítico literário e foi diplomata por 37 anos, nasceu no Recife, em 6 de fevereiro de 1929, e publicou seu primeiro livro de poemas, O mandiocal de verdes mãos, em 1964. Ele foi eleito membro da ABL em junho de 2010, substituindo José Mindlin na cadeira de número 29, fundada pelo teatrólogo Artur de Azevedo. Sua posse aconteceu em outubro do mesmo

Geraldo Holanda Cavalcanti

ano e, dois meses depois, ele se tornou tesoureiro, passando a secretário geral em 2011. A posse da nova diretoria acontece no próximo dia 19, às 17h, no Salão Nobre do Petit Trianon, no Rio de Janeiro.

Rede Verzeri é premiada A Rede Verzeri conquistou o Troféu Bronze do 4º Prêmio Inovação em Educação, promovido pelo Sinepe/RS. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu no prédio 40 da PUC/RS na noite de 3 de dezembro. Recebeu o troféu, a Ir. Rose Policeno, vice-presidente da ASLB e participaram do evento, a Gestora Pedagógica da Rede, Sílvia Leal que fez o encaminhamento do projeto, e as diretoras do Colégios Coração de Maria de Esteio, Sirlei Meneguzzi e Colégio Sagrado Coração de Jesus de Ijuí, Lorena Beal. A insitituição concorreu com 36 projetos e foi premiada na categoria Gestão Pedagógica com o projeto Simulado Verzeri: socializar e implantar práticas pedagógicas, O troféu Ouro foi recebido pela PUC/RS, de Porto Alegre. E o troféu prata ficou com a Escola de Educação Básica da Feevale, de Novo Hamburgo. Sirlei Meneguzzi, Sílvia Leal, Irmã Rosenilde Policeno e Lorena Beal recebendo o troféu

03_referencia.indd 2

06/12/2013 19:33:31


4

Sábado e domingo, 7 e 8 de dezembro de 2013

15 Anos

Isabella Prediger Chiappeta Roberto comemorou 5 aninhos ao lado da mamãe Karine e do papai Luiz Fernando. Com uma linda festa à fantasia, a aniversariante recebeu os convidados. Parabéns, Isa!

Betina Schwerz Silva completou o 1º aninho ao lado da mamãe Karla e papai Lucas em um linda festa. Feliz aniversário, Betina!

Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222 Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br | facebook.com/aquarellakidsbuffet

Fim de ano com apresentações O término do ano letivo é marcado por grandes espetáculos nas escolas ijuienses. As turmas dos Anos Iniciais e Educação Infantil dão show quando o assunto são as apresentações artísticas que celebram a infância e destacam a brincadeira. E não foi diferente no Ceapzinho. Na última quintafeira o evento artístico de conclusão das atividades pedagógicas reuniu famílias e convidados na escola para acompanharem, o espetáculo Viva a Infância, através das diferentes performances das crianças, um pouco do que os alunos vivenciaram ao longo do ano letivo.

O grupo de japonesinhos encantou o público

Indiozinhos estiveram entre as apresentações

04 certa.indd 1

Gabriela Teixeira Bueno, filha de Roberto e Rosemer Bueno, comemorou 15 anos no dia 26 de outubro no salão de festas da Produtiva. Com decoração de Paris Festas e fotos de Dionara Estúdio Digital a aniversariante recebeu amigos e familiares. “Querida filha, todos os dias são ideais para contar ao Senhor um cântico novo, porque Ele opera maravilhas a todo momento em nossas vidas, manifestando-se no pequeno botão que desabrocha, na chuva que cai, no sol que brilha e na lua com seus mistérios”. Filha, amamos você! Desejamos tudo de melhor que a vida possa dar, e que Deus esteja sempre em seu caminho e estará assim muito bem acompanhada. Parabéns! Felicitações dos pais, do irmão Gregori e da cunhada Gabriela. Parabéns Melissa Botega Jappe pelo sucesso obtido nas provas de seleção para ingresso no Colégio Militar de Santa Maria. Seus avós Nely e Eunísio Jappe e Hulda e Valmir Botega, sentem-se orgulhosos pelo seu desempenho.

Fadinhas participaram do espetáculo

O Peter Pan e a Sininho foram uma das atrações

Carlos Knack se formou no Ensino Médio na Escola Modelo no dia 7 de dezembro. A conquista foi festejada no CTG Avô Maragato. “Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”. Homenagem do amigo Luiz Felipe. Parabéns pela formatura!

Parabéns Pedro Nunes Rodrigues, esposo, pai, avô, e bisavô que completou 99 anos no dia 2 de dezembro. Ele comemorou a data com um almoço ao lado da esposa Eva, dos filhos, netos, bisnetos, nora e genros. Parabéns e muita saúde!

06/12/2013 19:34:44


5

Sábado e domingo, 7 e 8 de dezembro de 2013

Stampa de dezembro com lançamento festivo A edição de dezembro da revista Stampa será novamente recebida com festa. Quarta-feira, dia 11, a equipe recepciona lideranças, empresários e profissionais, a partir das 20h, no Chopp Ijuhy. Além de exibir a revista em primeira mão, o encontro tem a intenção de ser um momento especial de congraçamento de final de ano, e para brindar - com o delicioso Chopp Ijuhy, às realizações, ao sucesso, às conquistas que foram compartilhadas com a Stampa em 2013, e efusivamente reforçar as parcerias para um 2014 positivo e profícuo. Bebidas e Cia está responsável pela alimentação e a afinada dupla Carol e Paulo, pela música. Stampa também vai sortear alguns presentes muito especiais.

Karla Schwerz, Deise Marin com a filha Gabriela, Nadia e Rafaela Garzella, na abertura da temporada na Recreativa

Planos do Réveillon

Jucelaine e Rogerio Keller no Restaurante Confraria, na Sogi

Na próxima semana, a Sociedade Ginástica intensifica os preparativos para a Festa da Virada, com especial atenção às confirmações de convites, dentro de seu planejamento de preços especiais para associados e grupos. A ótima aceitação nos meios sociais da proposta de voltar a realizar este ano o Réveillon, tem entusiasmado a diretoria. A programação da Festa da Virada na Sogi oferece duas opções: com recepção, a partir das 21h30, ou apenas o baile-show, com a banda Balança Brasil, a partir da 1h. Os ingressos dão direito a ceia e ao baile e há opções de mesas com quatro e 10 lugares.

Almoço da OAB Hoje, a 23ª Subseção da OAB promove o Almoço de Encerramento no Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro. Após o almoço haverá show com Nenito Sarturi. Fichas limitadas na hora.

Festa do Lions

A tradicional Festa do Cachorro-quente inicia-se na próxima quartafeira no estacionamento do antigo Demei. Em sua quadragésima terceira edição, a festa que reverte toda a arrecadação para as entidades carentes do município, acontece até o dia 22.

Andressa e Luis Fernando no Absoluto

Araci Koch e Otelio Gonçalves na abertura de temporada do Tiaraju

Teatro da Maturidade Ativa Amanhã, o grupo de Maturidade Ativa do Sesc apresenta o espetáculo O Santo Milagroso, a partir das 20h30, no Teatro do Sesc. Ingressos a R$ 7 antecipados com integrantes do grupo e R$ 10 na hora. Informações podem ser obtidas pelos telefones 8121-7393 ou 8404-9834.

Espetáculo de dança Hoje, às 20h, no Salão Nobre da Sogi acontece o espetáculo de dança Mudança promovido pela Baillare - Escola de Dança Alessandra Cavalheiro. A apresentação destaca experiências do cotidiano vividas pelos alunos. Vão ser apresentadas coreografias nos gêneros ballet clássico, dança contemporânea, dança do ventre, dança tribal e danças urbanas. Os ingressos são antecipados e podem ser adquiridos com os integrantes dos grupos ou com os responsáveis pela escola pelos telefones 8114-9511 ou 9964-7230.

Brechó beneficente

A Casa da Amizade promove um grande brechó em benefício do Lar da Criança Henrique Liebich, hoje, das 13h30 às 16h, na Igreja Batista Pioneira Esperança, localizada ao lado do Lar da Criança, na rua José Bonifácio, 1623, Bairro Storch.

Dia especial no Shopping A Associação de Lojistas do Shopping JBN está preparando uma atração especial para o dia 13. O Papai Noel estará no Shopping! Venha com a sua família, aproveite a presença do bom velhinho e antecipe suas compras de Natal. O Shopping estará aberto das 9h às 22h.

05.indd 1

06/12/2013 19:35:48


6

caderno

Sábado e domingo, 7 e 8 de dezembro de 2013

Novelas

Tributo a Paul Walker

Joia Rara Globo

Viktor vê Manfred dando dinheiro para Silvia e os acusa

Elton no Brasil

A Universal Pictures divulgou um vídeo que presta homenagem ao ator Paul Walker, que morreu no último sábado, em um acidente de carro, na Califórnia. No tributo, com cenas de Walker nos filmes da franquia, a trilha sonora é a música de Skylar Grey "I'm Coming Home". Um dos momentos mais emocionantes é uma cena do quinto filme, quando Vin Diesel diz em uma cena que "a coisa mais importante na vida sempre será o grupo de pessoas aqui nesse lugar”, enquanto brinda com os outros personagens. Na descrição do vídeo, o texto diz: "A família de Paul Walker agradece todo o amor e os votos dos muitos amigos e fãs dele. Eles pedem que, em vez de flores e outros presentes, sejam feitas doações para a ONG de Walker, a Reach Out Worldwide (ROWW).” O estúdio também divulgou um comunicado confirmando oficialmente o que já vinha sendo veiculado. A produção do sétimo capítulo da cinessérie foi interrompida e permanecerá assim por tempo indeterminado.

Os promotores da turnê do cantor Elton John no Brasil confirmaram, nesta semana, cinco shows no Brasil em 2014. A primeira apresentação está marcada para o estádio Serra Dourada, em Goiânia, no dia 21 de fevereiro. Ele também passará por Fortaleza (CE), Salvador (BA), Manaus (AM) e Rio de Janeiro. No mês de setembro, Elton John lançou o álbum inédito The Diving Board, seu primeiro em estúdio nos últimos sete anos. O disco foi produzido por uma lenda da guitarra, T-Bone Burnett, e tem 12 canções com letras de seu parceiro de longo tempo, Bernie Taupin.

20 anos no palco Ivete Sangalo está enfrentando uma maratona para o megashow em comemoração a seus 20 anos de carreira. No próximo dia 14, ela gravará um DVD na Arena Fonte Nova, em Salvador. A emoção já aparece nos ensaios, quando relembra momentos importantes da carreira. "É muita coisa boa e não há como não se emocionar. Nesse DVD, vou revisitar minhas raízes e fazer uma ponte com o que acontece de moderno no cenário da música mundial. As canções antigas terão outra leitura e as novas vêm compor esse repertório dentro do meu estilo", conta a cantora.

Vestido de princesa O vestido estilo "conto de fadas" usado por Lady Di em 1986 (foto acima) foi leiloado, na noite de terça-feira (03.12), em Londres, e arrecadou bem mais do que os estimados £ 80 mil. Assinado pelos designers David e Elizabeth Emanuel, a peça com paetês dourados, cristais e pérolas foi vendida para um museu por £102 mil (o equivalente a R$ 392 mil). A mãe dos príncipes William e Harry viu o modelo em questão durante um desfile beneficente da grife e posteriormente o usou em três ocasiões públicas: um banquete na residência do embaixador alemão em Londres, para assistir a uma performance do Bolshoi Ballet no Royal Opera House e na estreia do filme de James Bond, The Living Daylights, em junho de 1987.

06_referencia.indd 14

Além do Horizonte - Globo Keila fala para Celina que foi atacada na noite do blecaute

Biografia de Luiza Luiza Brunet lançou em uma livraria na última quartafeira, no Rio de Janeiro, sua biografia. No evento, ela foi beijada e abraçada pelos filhos Antônio e Yasmin. Ela também foi prestigiada por amigos, inclusive, o diretor de TV Boni. A estrela, de 51 anos, concedeu recentemente uma entrevista e contou que quer se despir da imagem de sex symbol, que a acompanha desde 1986. A atriz, que está no ar na série Correio Feminino, do Fantástico, quer diminuir o estresse para conter o vitiligo, uma doença autoimune que causa despigmentação da pele.

Manfred ameaça Décio. Toni fica atormentado com a possibilidade de Gaia estar viva. Pérola visita Tenpa no hospital e, diante dela, ele acorda. Joel sente ciúme de Aurora com Davi. Hilda vai à mansão consolar Ernest pelo roubo das joias, mas não o encontra. Ernest se desespera com a possibilidade da falência da joalheria. Hilda fica insegura ao saber que Gaia pode estar viva. Décio conta para Valter que Manfred planejou o roubo. Viktor vê Manfred dando dinheiro para Sílvia e os acusa pelo assalto à joalheria.

Obras de Moacyr digitalizadas Originais e recordações que remontam aos escritos de Moacyr Scliar ao longo da vida estarão em breve acessíveis a todos pela internet. Mais de 8,6 mil páginas de manuscritos e datiloscritos do escritor que estão sob os cuidados da PUCRS, boa parte deles doados por Judith, estão em processo de digitalização pelo Espaço de Documentação e Memória Cultural (Delfos), pertencente à instituição. Entre manuscritos e textos enviados para editoras, o acervo congrega originais do primeiro ao último romance de Scliar. A maior parte desse material digitalizado estará disponível para livre acesso a partir do início de 2014. A única restrição feita por parte da família são os textos inéditos que aparecem na coleção.

William mostra para Lili que ela foi seguida pelo motoboy e a beija para disfarçar. André espera apreensivo por Lili. Lili leva Heloísa para noitada. Heloísa se preocupa ao ver Lili sair de casa para o treinamento. Fernanda tenta conversar com Thomaz, e Álvaro é irônico com ela. Keila fala para Celina que foi atacada na noite do blecaute. Kléber presta atenção à conversa que Fátima tem com Vó Tita sobre Celina. Paulinha faz perguntas sobre Tereza para Valéria. André procura Heloísa para falar sobre Lili.

Amor à Vida - Globo Aline consegue senha do cofre César entrega suas senhas para Aline. O médico quase reconhece a voz de Mariah. Jonathan aconselha Félix a visitar o pai. Paloma conta para Pilar que César está cego. César acredita que não conhece Mariah. Aline tenta transferir dinheiro do marido para a sua conta. Ignácio flagra Valdirene e Carlito juntos e expulsa a mulher de casa. Rafael sugere que Linda faça o jantar para seus pais. Perséfone discute com Simone por causa de Daniel. Valdirene volta para a casa de Márcia. Aline esconde Ninho de César. Neide se recusa a deixar Linda cozinhar para a família. Maciel afirma a Pilar que Jacques é mau-caráter. Aline vê Félix se aproximando e manda Mariah e Ninho se esconderem. Pilar chega à casa de César, no momento em que ele e Félix se enfrentam.

Observação: os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

06/12/2013 19:36:27


Sábado e domingo, 7 e 8 de

dezembro de

2013

7

Horóscopo

Quem são o Pierrô, o Arlequim e a Colombina

São personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dellArte, nascido na Itália do século 16. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. O estilo surgiu como alternativa à chamada Commedia Erudita, de inspiração literária, que apresentava atores falando em latim, naquela época uma língua já inacessível à maioria das pessoas. Assim, a história do trio enamorado sempre foi um autêntico entretenimento popular, de origem influenciada pelas brincadeiras de Carnaval. Apresentadas nas ruas e praças das cidades italianas, as histórias encenadas ironizavam a vida e os costumes dos poderosos de então. Para isso, entravam em cena muitos outros personagens, além dos três mais famosos. Do lado dos patrões, por exemplo, havia um comerciante extremamente avarento (chamado Pantaleão), um intelectual pomposo (o Doutor) e um oficial covarde, mas metido a valentão (o Capitão). Outros personagens típicos eram o casal Isabella e Orácio (em geral, filhos de patrões) e outros serviçais. Apesar de obedecerem a um enredo predefinido, as peças tinham a improvisação como ingrediente principal, exigindo grande disciplina e talento cômico dos atores, que precisavam responder rapidamente às novas piadas e situações criadas pelo colegas. "Até hoje, a Commedia dellArte é um método de grande riqueza para o aprendizado e o treinamento do ator", afirma a atriz Tiche Vianna, formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Commedia dellArte pela Universidade de Bolonha e Florença, na Itália. Um detalhe interessante é que sempre havia, no meio do espetáculo, um intervalo chamado lazzo, que podia ter mais comédia, apresentar acrobacias ou sátiras políticas sem qualquer relação com o enredo. Terminado o lazzo, a história continuava do ponto em que havia sido interrompida. Com esse estilo único, a Commedia dellArte influenciou a arte dramática de toda a Europa.

07_new.indd 14

Você vê Guy – fala-se Gui porque Guy vem de Guido – nas máscaras que as pessoas associam a duas coisas: o filme V de Vingança e o grupo de hacker Anomymous. Mas é Guy Fawkes que está ali, tal como idealizado na história em quadrinhos de Alan Moore que serviria de base para V de Vingança. A expressão zombeteira e altiva de quem é invencível em qualquer circunstância, especialmente na derrota.

ÁRIES Negativo fluxo astral às mudanças de emprego, atividades ou residência. Tendência a depressão psíquica, o que viria a prejudicar-lhe mais ainda. Controle-se em todos os sentidos e cuide de sua saúde. TOURO Você poderá elevar-se no plano social, quer pelo que fizer, quer pela colaboração que poderá receber de pessoas amigas e compreensivas. Novos conhecimentos e alegrias estão em perspectiva. GÊMEOS Um obstáculo poderá surgir em seu trabalho que será criado por uma pessoa bastante próxima. Você saberá como contorná-lo. À tarde, terá uma fase feliz e promissora. Prepare-se para enfrentar uma crise de ciúmes da pessoa amada. CÂNCER Com tato e inteligência, seu êxito será total, neste momento, principalmente no trabalho e na vida social. Momento feliz ao casamento e ao noivado e para tratar de seus interesses financeiros. Amizades bemsucedidas. LEÃO Pense positivamente e não se intimide diante das dificuldades que terá, neste período. Saiba agir conscientemente, que conseguirá resolver todos os seus problemas mais sérios. Êxito romântico e em negócios com o sexo oposto. VIRGEM Procure métodos originais para conseguir o que lhe parecer difícil, sejam os objetivos financeiros ou de ordem doméstica. Organize o seu programa de pagamentos e recebimentos. Alimente-se bem, isto é, moderadamente. LIBRA Momento em que deverá tomar muito cuidado com escritos e ao assumir compromissos. Verifique antes suas condições. A saúde, nesta fase, necessita de maior atenção, bem como o campo profissional e social. ESCORPIÃO Você terá vantajosas e reais oportunidades, já que seu signo é pleno de chances e oportunidades. Favorável a compras e vendas lucrativas. As noites devem ser aproveitadas para recreação. SAGITÁRIO Acautele-se um pouco diante das notícias que ouvir, falsas ou favoráveis. Momento excepcional para a vida amorosa e conjugal. Fator de benefício real. Controle suas despesas domésticas. CAPRICÓRNIO Período feliz com muitas novidades e atrações, principalmente nos assuntos sentimentais e pessoais. O seu trabalho trará bons resultados bem como os negócios e novas amizades. Todavia, não descuide da saúde e não se precipite em nada. AQUÁRIO Indícios de êxito nas questões que demandem jogos, esportes e casamento. Momento excelente para resolver um problema financeiro. A badalação deve continuar neste período. Aguarde um convite de uma pessoa influente em sua área profissional. PEIXES Sentimentalmente, este será um grande momento. Procure aproveitá-lo do melhor modo possível. Vida afetiva e conjugal, favorecida. No que tange aos negócios, poderá empreendê-los a qualquer momento. Evite discussões por dívidas ou créditos.

06/12/2013 19:36:52


Sábado e domingo, 7 e 8 de dezembro de 2013

JORNALISMO ONLINE

Ijuiense em primeiro lugar

Encontrado o ABC de Erico

Maurício Brum receberá a premiação na próxima terça-feira, em Porto Alegre

O jornalista ijuiense Maurício Brum, filho dos professores Argemiro Luís e Neiva Brum, venceu uma das categorias do 30º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo/2013, que neste ano tinha o tema “30 anos em busca da verdade e justiça”. A reportagem “La Cancha Infame: o Estádio Nacional do Chile há 40 anos do golpe de Augusto Pinochet”, publicada em setembro pelo portal Impedimento (www.impedimento.org), ficou em primeiro lugar na categoria Jornalismo Online. De acordo com Maurício, a reportagem foi produzida para recordar os 40 anos do golpe civil-militar no Chile, tomando como foco o uso do Estádio Nacional de Santiago como campo de prisioneiros políticos. “Recupero a história do estádio desde o seu uso meramente esportivo, passando por seu uso como prisão e por seu “exorcismo”, após a ditadura, quando ele se torna local de memória para as vítimas do regime pinochetista”. Maurício conta que a reportagem deriva de outro trabalho, que é um livro-reportagem ainda inédito sobre Víctor Jara, cantor e compositor popular chileno que foi morto nos primeiros dias da ditadura de Augusto Pinochet. “Esse foi meu trabalho de conclusão de curso e estamos em negociação para publicar o livro no primeiro semestre do ano que vem”, conta. No total, quase 250 trabalhos de todo o país concorreram à premiação em nove categorias. O Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo é promovido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos e pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação acontece na próxima terça-feira, às 20h, na sede da OAB/RS, em Porto Alegre.

Capa do abecedário de Erico Veríssimo

Foi descoberto um livro de Erico Verissimo. O Meu ABC, de 1936, era uma cartilha que acabou sendo deixada de lado na extensa bibliografia de Erico. Na capa, nem a assinatura é do autor de O Tempo e o Vento, mas de Nanquinote, um boneco feito de nanquim que aparece em outras publicações infantis do escritor e servia como seu pseudônimo. Grandes estudiosos de Erico apenas ouviram falar do abecedário, que não está entre os mais de 10 mil documentos do autor abrigados no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, nem no acervo em exposição no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em Porto Alegre. A obra foi localizada entre as raridades da Biblioteca Lucília Minssen, da Casa de Cultura Mario Quintana, na Capital e voltará em outro formato às prateleiras. A descobridora da cartilha, a pós-doutora em pedagogia Cristina Maria Rosa, lançará em 17 de dezembro, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), um livro em que conta o resgate do abecedário e contextualiza sua importância. O livro faz parte de 11 obras de Erico, escritas entre 1935 e 1939, direcionadas ao público que hoje chamamos de infantojuvenil. Com ortografia antiga, a cartilha teve apenas uma edição – de 27,5 mil cópias, um número que impressiona mesmo nos dias atuais, em que uma tiragem média fica em torno de 2 mil ou 3 mil exemplares. Ainda assim, Erico não quis uma nova edição.

Novos museus brasileiros no Google Cultural O Google anunciou esta semana em São Paulo a chegada de quatro novos museus brasileiros ao Google Cultural Institute, projeto que tem como objetivo disponibilizar aos usuários o acesso gratuito a obras de arte de todo o mundo na internet. No total, o Google contabilizou 749 novas obras, que vão da pintura até a fotografia, passando também por esculturas, documentos históricos e vídeos. O destaque fica por conta da altíssima resolução das imagens, fato que dá aos usuários a chance de observarem detalhes incríveis em diferentes obras. Portanto, a partir de agora, quem acessar a página do projeto poderá aproveitar obras do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, o Museu da Imagem e Som, em São Paulo, e a Fundação Iberê Camargo de Porto Alegre. São as próprias instituições que escolhem quais obras serão disponibilizadas online. Na primeira etapa, as organizações fornecem ao Google as imagens em alta definição que estarão acessíveis ao público. O Google fica responsável pelas outras duas etapas: o registro do espaço expositivo das instituições com a mesma câmera utilizada no Street View (ferramenta que permite passeios virtuais por diversas localidades) e a digitalização de uma imagem de cada instituição em altíssima resolução. Esta imagem leva o selo “gigapixel” por causa de seu tamanho, e permite a visualização de detalhes. No Instituto Moreira Salles, por exemplo, que disponibilizou 8 exposições diferentes do seu acervo, há uma fotografia que mostra como era a Avenida Central, no Rio de Janeiro, no início do século passado. Graças à tecnologia, usuários podem passear pelo retrato da capital carioca feito por Marc Ferrez. A Fundação Iberê Camargo (FIC) escolheu uma reprodução da tela Ciclistas (1989), do artista que dá nome ao museu. Também estão disponíveis online reproduções de cerca de cem obras de Iberê em diversas técnicas. Assim como ocorre com outros museus que estão no eixo Art Project, é possível realizar um passeio virtual pelo prédio. Os acervos dos museus brasileiros e internacionais podem ser acessados no site www. google.com/culturalinstitute.

08.inddnova.indd 2

A obra Ciclistas, de Iberê Camargo, pode ser vista em detalhes no site

06/12/2013 19:37:25

Caderno27 12 2013  

Edição do dia 7 de dezembro de 2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you