Issuu on Google+

Sábado e domingo, 28 e 29 de janeiro de 2012

MODA

Tendências Botas As protagoni stas da estação são as bot as de cano curto. Grande part e dos modelos aparece com mix de texturas. Use com calças de boca reta, jeans justos e versões com bainha curta. Brilho O brilho que foi dest aque no v erão tam bém é a apos ta d os estili stas na próxima estação. El e abrange t odos os est ilos, ora no s apato i nteiro, ora em detalhes, como nas tiras. Apost e no dourado, hit da temporada. Slipper Depo is d o mo cass im e do Oxford, os sli ppers, mais um it em ret irado do guarda-roupa masculi no, vão ser encontrados em todas as cores, estil os e t exturas. Provando mais uma vez que a moda sempre v ol ta. Al ém de bo ni to , ele é superconfortável e vai com tudo, desde um estilo descontraído a uma ocasião mais elegante.

Na próxima estação, as mulheres vão usar e abusar de cores fortes. O dourado será hit da temporada

Couromoda antecipou tendências outono-inverno durante a feira realizada em São Paulo Real izada de 16 a 19 de janeiro em São Paulo, a Co uro Mo da 20 12 , maior feira de calçados e acessórios da Am érica Latina, an t eci po u

as pri ncipais tendências para a próxima estação, em evento que regist rou movimento de 85 mil vi sitas de lojistas, i mport adores, indust riais e dem ais profissionais da cadei a do couro/calçado Em evi dênci a durante o evento, as peças que est arão nas vit rines nacionais. Entre os pont os fortes da moda feminina estão modelos utilit ários como botas, do cano mais curto ao mais longo, e coturnos; para as mai s cláss icas, m odelos como o st illeto e o peeptoe vão reinar nos pés das " bonecas de luxo". As cl utches e pastas continuam como acessório preferido para o i nverno. A novidade fica por conta das bolsas. O acessóri o, seja ele a ti racolo ou no esti lo " mala de viagem" , aparece em t exturas e materiais diferenciados, tornando-se elem entos essenciais no l ook. Mochilas sofist icadas, com materiais nobres, também ganham espaço no arm ário masculino. Entre os calçados predominam os abo ti nados . O xf or ds , brog ues e co tu rnos d iv idem espaço com

tênis, de canos alto e baixo e mocassins. Nest a edi ção, as estampas de animal print como a tradicional oncinha e o must da estação: a es tampa de cobra, foram destaques na maioria das coleções. O brilho também deve reinar na próx im a estação, com uma rel eitura mais jovem e versátil, para acom panhar a mulher em vários momentos do dia a di a, desde o l ook balada até mesmo em looks diurnos.

Cores e estampas Se você está acostumada a só usar cores neutras e t erros as no i nverno, então vai se surpreender. Na próxi ma estação, as mul heres vão usar e abusar de cores fort es como: verm elho, azul Royal, beri nj ela e verde. Já no quesit o estampa, a onça vai continuar em alta, mas o que vem com força é a cobra em botas, sandálias e sapati lhas.


Sábado e domingo, 28 e 29 de janeiro de 2012

Cinema

Cardápio

Filme explora teoria sobre morte do ex-presidente JK

O curta de ficção arrancou risos da plateia por causa do tom de paródia

O ex-presidente Juscelino Kubitschek, que governou o país entre 1956 e 1961, forjou a própria morte num acidente de carro na via Dutra, fez cirurgia plástica e fugiu para o exterior por causa da perseguição política sofrida durante a ditadura militar (19641985). Esta famosa teoria da conspiração sobre o acidente que matou JK em 1976 é retratada no curta-metragem "O Velho e o Novo", do diretor Daniel Caetano, exibido durante a 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes. No filme, o policial francês Pierre Delon (Gregório Duvivi-

2

er) investiga a morte de uma jornalista brasileira (Carol Pucu) em um acidente de carro em Paris. Em fitas encontradas no veículo, ela afirma que encontrou o ex-presidente JK vivendo com uma identidade falsa na Córsega (França). O curta de ficção arrancou risos da plateia por causa do tom de paródia, já que os atores Gregório Duvivier e Augusto Madeira são dublados por Márcio Simões (dublador de Wesley Snipes e Samuel L. Jackson) e Ricardo Schnetzer (que dubla Tom Cruise e Richard Gere).

A despeito da teoria conspiratória, a história oficial conta que, após o golpe militar em 1964, Juscelino teve seus direitos políticos cassados e se exilou na Europa. Nos anos seguintes, voltou para o país e participou de um movimento de oposição ao regime ao lado do presidente deposto João Goulart. JK morreu em um acidente de carro em 1976 na via Dutra. A suspeita de assassinato do expresidente chegou a ser investigada por uma comissão da Câmara dos Deputados, no início dos anos 2000.

Cultural Livro O Gaúcho Martín Fierro A partir de uma iniciativa do Ministério da Cultura, recebeu nova edição o livro O Gaúcho Martín Fierro, de José Hernández. Bilíngue, em português e espanhol, a obra foi lançada na quarta-feira, em Santana do Livramento. O livro tem tradução e introdução crítica de Paulo Betancur, escritor natural de Livramento, com 36 obras publicadas, e será distribuído gratuitamente pelo MINC para escolas, bibliotecas públicas e CTGs. Qualificado como "o livro nacional dos argentinos", O Gaúcho Martín Fierro é uma obra literária de grande popularidade na Argentina. Publicada pela primeira vez em 1872, nela o autor José Hernández conseguiu fazerse escutar e ter eco para suas propostas a favor da causa do gaúcho. A obra narra o caráter independente, heroico e sacrificado dos habitantes dos pampas, situando-os como os verdadeiros representantes do caráter argentino, algo que contrariou os interesses políticos vigentes na época de Hernández. O poema caracteriza-se por copiar foneticamente a forma de falar dos gaúchos, ignorando a forma culta da escrita espanhola.

Games Star Trek Online “Star Trek Online” está gratuito para os que quiserem jogar. Basta se registrar no site oficial do jogo e participar das aventuras. Lançado em 2010, “Star Trek Online” é um MMO inspirado na saga “Jornada nas Estrelas”, de Gene Roddenberry.

Sonic CD "Sonic CD", considerado o melhor jogo do herói, foi relançado para as lojas virtuais do PlayStation 3, Xbox 360 e PC, além das plaraformas com sistema iOS, Android e Windwos Phone 7.

Resident Evil 5 Resident Evil 5 é a sequência da renomada franquia que criou o gênero "horror survival" (ação com elementos de terror). O título segue uma mecânica bastante semelhante ao seu antecessor, com um sistema de movimentação e mira que favorece o combate. Os inimigos, consequentemente, vão ser mais rápidos, espertos e numerosos. A principal novidade implementada em Resident Evil 5 é a forma como o protagonista Chris reage aos ambientes. Ao se expor muito tempo ao Sol, por exemplo, você passa a ter alucinações e, ao passar abruptamente de um ambiente cuja iluminação é muito clara para um local escuro (ou vice-versa), a visão é prejudicada por alguns momentos.


SÁBADO E DOMINGO, 28 E 29 DE JANEIRO DE 2012

3

MÚSICA

IDR destaca expectativas para 2012

Unijuí participa do Fórum Social Temático 2012 A Uunijuí esteve representada no Fórum Soci al Temáti co 2012, que antecede o Fórum Soci al Mundial 2013, que pode ocorrer novamente na capit al gaúcha. A Un iversi dade foi representada pelo Pró-Reitor do Campus Santa Ros a, pr ofes s or Pedr o Büttenbender, que também preside o Cons elho Regi onal de Desenvol vimento (Corede) Frontei ra Noroes te. O Fóru m Social Mu ndi al (FSM), que ocorreu na Capi tal

em 2001, 2002 , 2003, 2005 e 2010, tem chances de voltar à capi tal gaúcha em 2013, e por i sso Porto Alegre realizou nest a semana este evento temáti co, para anteceder o grande evento. O t ema das ativi dades foi ‘Dem ocracia, Part ici pação e Objetivos de Desenvolvimento doMil ênio’. Büttenbender participou dopainel sobre sistemas de participação e organização regional para o desenvolvimento, com destaque a experiência dos Coredes no RS.

A Banda IDR está desenvolvendo projetos a longo prazo, como o segundo CD

Após o sucesso alcançado, principalmente no ano pass ado, com músi cas tocadas nas prin cipais rádios do país , a Banda IDR ini ciou o ano com muitas expectativas. "As m úsicas est ão tendo uma aceitação mu ito legal nas rádios do sul do país, dentre os es tad os do RS, SC e PR. Queremos continuar trabalhan do e produzi ndo músicas que t oquem os sent imentos das pes soas e as façam lut ar por um mundo mel hor de p az, am or e sus tent abil idade", dest acao vocali sta da banda, J. Marks, res saltando que a banda t ambém está desenvolvendo proj et os a l ongo prazo, como o s egundo

CD e mai s tarde um DVD. Com uma agenda de s hows au men tando a cada dia, o objetiv o d a banda, de acordo com J. Marks, é poder vo ar. "A procura pel os s hows t em aumentado co nstantemente, mas tod o resul tado qu e est amos t endo é devido a muit o trabalho e esforço , aliados à dedi cação" , ressalta, d est acando que o sucess o é apenas uma consequência de um bom trabalho. "Temos m uito a desempenhar ai nda pra chegar a essa proporção, mas estamos felizes e já realizad os co m tudo o que acont eceu at é aqui", dest aca. A acei tação do públi co, atra-

vés das m úsicas tocadas na rádi o, é al go que anima a banda. " Nos deixa muito contentes em saber que exi stem pessoas que se identificam com o nos so som, seja com as letras, com a m elodi a ou com o contexto geral da mús ica. É iss o que nos i ncentiva a pers isti r e nunca desi stir. Exis tem pessoas que precisam de nos sas músicas para aflorarem seus mai ores sent imentos, ass im co mo n ós p recis am os delas para alcançarmos a satisfação com o noss o trabal ho. É apenas u ma troca que temos com nosso público. Faça o bem sem ver a quem , que a respost a vem", finaliza J. Marks.

Atividade de aventura é tema de curso promovido pelo Núcleo de Eventos O Núcleo de Eventos do Curso de Educação Física da Unijuí marcou o final de semana com o curso vivencial “Arvorismo e Ti rolesa: Procedimentos Técnicos”. O curs o foi mi ni strado pela equi pe da O2 – Eco Esport e de Entre Ijuís e atendeu aos acadêmi cos da Modali dade EaD. Durant e o evento, os part ici pantes foram desafiados a passar pelas est ações do arvorism o, cul mi nando com a des cida pel a tirolesa. Com o obj etivo de perceberem as diferentes sensi bilidades/ sensações oferecidas pelo arvorismo, foram provocados a trabalhar em duplas, passando pel as estações com um da dupla de olhos vendados e outro i nstrui ndo para a pas sagem . Além das atividades práticas, os acadêmi cos acompanharam pal estras sobre t écni cas e normas de segurança. Segundo o professor Mauro Bertollo, que mi ni stra a dis cipli -

E vento rea lizado em Porto Aleg re encerra hoje sua s atividades

Inscrições para exposições na Sala Java A Unijuí, através do DHE, Departament o de Humanidade e Educação, Curso de Art es Visuais e a coordenação da Sala de Exposições Java Bonami go, tornam públi ca a abertura das inscrições para recebimento de propost as para sel eção de trabalhos que farão parte de 2012. Est ão program adas at é t rês exposições para arti s tas d e s ig ni fi cati va pro du ção e pes qu is a em A rtes Vi suai s,brasi lei ros ou estrangeiros, ins critos vi a edital. O prazo para envi o de propos tas pelos art istas interessados em parti cipar da sel eção, é até 30 de março.

Gabinete da primeira-dama com inscrições abertas para cursos Os cursos de massagem, cabeleirei ro e m ani cure ofertados pelo gabin et e da pri mei ra-dama, seguem com i nscri ções abertas. A comuni dade interes sada em i nscrever-s e para os cursos de massagem e cabeleireiro têm até o final d o mês de janeiro. Já para manicure as ins crições vão até o dia 3 de fevereiro. Os cursos de massagem e cabeleireiro t êm duração de três meses, já o de manicure, s ão quatro m anh ãs. É neces sári o p ort ar qualquer docu men to de i den tificação no ato da in scri ção.

Sesi desenvolve oficinas culturais de música Participantes foram desafiados a passar pelas estações do arvorismo

na, atividades fís icas e esportivas na natureza, a reali zação do curso vivencial tem comoobjetivoaprofundar normas e técnicas de segurança. “A intenção é se volt ar para os que desejam trabal har nesta área de atuação, aprofundando as questões referentes a

normas técnicas de segurança. A avali ação dos participant es é sempre muit o positiva e os al unos sempre reit eram que as atividades reali zadas podem ser adaptadas e trabalhadas na Educação Física escolar”, destaca o professor.

OServiço Soci al da Indústri a - Sesi de Ijuí, desenvolve oficinas cul turais de música, nas modalidades de Musi calização (dos 7 aos 10 anos) , no turno da manhã, com aulas uma vez por semana e Instrumentos m us icais (11 aos 16 anos) nos turnos - m anhã e tarde, para violão, técnica vocal, percussão e fl auta doce. As m atrícul as ini ciaram no dia 2 de j aneiro e podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro. O iníci o das aulas s erá no dia 8 de março. Para al unos adultos, será real izada reuni ão e matrícula no di a 24 de fevereiro às 19h15 na sala de música do Sesi . Mais i nformações no Sesi, na Rua José Bonifácio, 462. Fone 3332 7471.


JECSON & MOARA

Cercado pelo amor e carinho dos familiares e amigos, uniram-se pelos laços do matrimônio no dia 6 de janeiro de 2012, Jecson Braga Moreira e Moara de Jesus. A felicidade do casal foi testemunhada pelos pais Vivaldino e Eloi Moreira, Antônio e Nair de Jesus. A cerimônia foi realizada na Paróquia São Geraldo. Após os convidados foram recepcionados na Glasnost. O casal seguiu viagem para Rio Grande, onde fez residência. Felicidades ao casal!

LEANDRO & ILDIANE Subiu ao altar da Igreja Matriz Nossa Sra da Natividade, o casal Leandro Luis Cadore Foletto & Ildiane Basso Valentini. Depois da cerimônia, os noivos, juntamente com os pais Leo Foletto e Elita Cadore Foletto, Ildo Valentini e Elisane Maria Basso Valentini, recepcionaram os convidados no Salão Nobre da Sogi. A decoração ficou por conta de Carmen Valentini e os momentos inesquecíveis do casal foram registrados por Foto Andréia Ijuí.

ANIVERSÁRIOS

Completou seu 2° aninho, Arthur Cadore Oberto. Juntamente com os pais Juliano Oberto e Leonice Cadore Oberto, ele recebeu amigos e familiares no Salão Comunitário Vista Alegre, de Pejuçara. A festa foi decorada com o motivo Nemo. Completa hoje 12 anos Milena Pereira de Godoy. Recebe a homenagem dos pais Sérgio Luis de Godoy e Isabel Pereira de Godoy, da mana Monalisa e mano Artur. Sua festa será comemorada hoje em sua residência reunindo a família e amigos. "Milena, desejamos com todo coração que Deus cubra você de bênção e você receba tudo que há de melhor nesta vida. Parabéns. Te amamos”.

O encantador garotinho Arthur, alegria dos pais Andréia e Adriano Becker, completou seu 1º aninho. A festa, com o motivo Carros, aconteceu no dia 21 de janeiro na Associação de Subtenentes e Sargentos da Guarnição de Ijuí (ASSGI). Todos os momentos marcantes foram registrados por Lidiane Foto e Vídeo.

No dia 22 de janeiro comemorou seu 1º aninho de vida Jean Gustavo. Os pais Anita Lacorte de Lara e Juliano de Lara, juntamente com os manos Jhenison e Junior, receberam amigos e familiares para comemorar a festa no Salão B da AABB, que foi decorado com o motivo Floresta e teve registros fotográficos de Lidiane Foto e Video.

FORMATURAS

BODAS DE DIAMANTE

No dia 30 de dezembro de 2011, comemoraram 60 anos de vida conjugal, Bodas de Diamante, Lindolfo e Idalina Rucks, juntamente com seus filhos Carmen, Carmelita e Carlos, netos, bisnetos, nora , genros , familiares e amigos. A missa em homenagem ao casal foi celebrada pelo Padre Márcio Fernandes, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus na Vila Santana. Logo após os convidados foram recepcionados com uma belíssima festa no salão paroquial da comunidade.

Hoje é um dia especial! Franciele Leal Dreffs é formanda do Curso de Enfermagem da Unijuí. Esse dia especial é compartilhado com o esposo Marcos Dreffs e família. O esposo Marcos, os pais Alceu e Nilza Leal, os sogros Rudi e Sirlei Dreffs, o irmão, cunhadas, cunhados e sobrinhas, parabenizam Franciele pela conquista. A colocação de grau ocorre às 18hs no Salão de Atos da Unijuí.

Formou-se em Biomedicina Marcele Knebel, pelo IESA-Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo. A colação aconteceu no dia 14 de janeiro e logo após recepção e baile onde foi comemorado por seus familiares e amigos. Com amor e orgulho seus pais Derli Jacob Knebel e Lara de Mattos Knebel compartilham esta conquista. Parabéns Marcele! " Lâmpada para os meus pés é Tua palavra, e luz para o meu caminho." SL.119-105

Formou-se no dia 7 de janeiro, no curso de Direito pela Unijuí, Jamile Beus Paim, que recebe a homenagem especial dos pais Sandro e Vanessa, do irmão Guilherme, do namorado Pablo, demais familiares e amigos. “Chega o momento de alcançarmos a vitória maior, e é aí que descobrimos o quanto ainda somos pequenos e temos que aprender, pois cada conquista nossa abre as portas para a construção de um novo sonho”. Sucesso Jamile, continue trilhando seu caminho com estudo e sabedoria!


Sábado e domingo, 28 e 29 de janeiro de 2012

Paróquia São Geraldo promove 44º Festa da Uva A Paróquia São Geraldo de Ijuí promove, nos dias 3, 4 e de 9 a 12 de fevereiro, a 44ª Festa da Uva. Dentre as atrações, será realizado o tradicional Desfile de Carros Alegóricos, exposição interativa, Trilha dos Sentidos e Plantas Aromáticas (Aipan), Jardim Ecológico (EFA - Unijuí), show de talentos locais, baile da melhor idade, música ao vivo com Conexão Jovem, Banda Diversom, Ernani Cavalheiro, Conjunto Bem Campeiro. Além das diversas atrações festivas, haverá comercialização de uvas, sucos, cucas, tortas, assados, cachorro-quente. No dia 12 de fevereiro será realizado almoço. No cardápio, churrasco, assados, maionese e saladas. Conforme o professor Edemar José Zanon, um dos organizadores da festa da uva, nessa edição, os organizadores estão trabalhando com o tema Saúde é Viver e Fazer Viver. "Tem muito a ver com hábitos alimentares que a uva representa, em termos de um bom produto produzido no Estado, neste ano com uma qualidade de cor e de sabor privilegiada. Isso reforça tudo aquilo que estamos planejando", destaca. Durante a feira, no dia 12 de fevereiro, serão sorteados os prêmios da Ação Entre Amigos, que terá como prêmios um Celta 0 Km, geladeira, notebook, faqueiro, lavadora, forno elétrico, micro-ondas, panificadora, bicicleta.

Restaurante D'Nápoles Agora com modernas instalações e ambiente climatizado. Atendimento de segunda a sábado, ao meiodia buffet por quilo e à noite a la carte com filés e pratos de massas além dos tradicionais xis, pizzas e ala minutas. Também servimos viandas e marmitex. Venha curtir momentos agradáveis com a família e amigos. Fone: 3332.9243

Carnaval da Sogi

Organizadores da festa, Telmo Gentil Otonelli e Edemar José Zanon

A Sogi promove no domingo, 19 de fevereiro, a matiné infantil, a partir das 15h30. Sócios não pagam ingresso. Os participantes devem levar um quilo de produto não perecível. Mais informações pelo telefone 3332 9887.

Carnaval no Aruba Aruba apresenta o seu Carnaval 2012, o melhor e maior Carnaval do Rio Grande do Sul. Serão quatro dias de folias: Sexta-feira, dia 17, sábado, dia 18, domingo, 19 e segunda-feira, dia 20. A festa acontece em três ambientes Tenda Principal: Segredo da Cor; Tenda Eletro: Dj´s a noite toda e Tenda Sertanejo: Sander e Marcus. Mais informações: 8111-1234 e 8111 9027.

Festa no Absoluto O Absoluto apresenta hoje no Lounge, Di Fontana. No Pub, o melhor do pop e do rock. Festa em Comemoração ao aniversário de Luciano de Oliveira (convites pelo 8111 9027). Até as 22h30 entrada free.

No Aruba, curtindo o show do Nenhum de Nós, Camila, Deize, Patrique, Débora, Ema e Cristian

Luana Prill, Sinara Silva, Ana Vicari, no show do Nenhum de Nós

Camila Marin e João Guilherme Girardi durante homenegem do Rotary, no Jardim Europa

Martha, Person, Carlos e Regina conferiram o show do Nenhum de Nós no Aruba

Confraternização no Jornal da Manhã Arno Wotrich, ganhador do Celta 0 Km, na promoção do Jornal da Manhã, presenteou a equipe JM com uma festa, regada a chopp, na noite de terça-feira. Também estiveram presentes os filhos de Arno, Teobaldo e Celso, além dos netos Lucas e Jonathan.

Equipe do Jornal da Manhã comemorando juntamente com Arno Wotrich

5

Vinicius e Amanda Coppeti, prestigiaram a homenagem do Rotary


SÁBADO E DOMINGO, 28 E 29 DE JANEIRO DE 2012

6

DECORAÇÃO

Como decorar com espelhos Clube da Saudade. A Banda Céu & Cantos, de Getúlio Vargas, disco de ouro em 2011, vem a Ijuí hoje para o Baile de Gigantes no Club da Saudade, para tocar os seus maiores sucessos junto com a renomada banda Terceira Dimensão de Três de Maio. O evento começa às 22h. Ingressos antecipados à venda no Posto Tigrão e no local R$ 10. Mais informações pelo telefone 96294204 / 91794495. ......................................................................................................................... Aimoré. A Sociedade Esportiva Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idade, hoje, com início às 15h30. Animação, Alemão do Teclado. Até as 16h ingresso livre. Todos os Grupos de Ijuí e região estão convidados a participar. ......................................................................................................................... Gervi. Grupo "Amigos para Sempre" promove, no dia 29 de janeiro, domingueira com a Banda Fênix. O Gervi está fazendo uma promoção para os frequentadores das domingueiras: para cada três bailes seguidos, troque seus ingressos por cartelas para concorrer a sete sorteios durante o ano. A cada três meses haverá um sorteio e em dezembro serão quatro sorteios. O primeiro será no dia 18 de março de 2012, um climatizador. Para os próximos sorteios haverá mais climatizadores e um TV 42". A partir de outubro, é possível trocar seis ingressos avulsos por cartelas, para concorrer aos prêmios do fim de ano. Continua a promoção de quem chegar até as 15h30, o casal ganha uma cerveja e o individual um refrigerante.

Sombras com tendência para o dourado Uma proposta na maquiagem apareceu simultaneamente aqui e também fora do Brasil: o uso de sombra em tons dourados. Nas cerimônias de entrega de prêmios aos melhores do cinema, música e TV nos Estados Unidos, personalidades adotaram a cor, independentemente do tom da roupa. Durante os desfiles do Fashion Rio, encerrados no dia 14 de janeiro, as pálpebras pintadas de dourado se destacaram nas passarelas. As famosas usam o tom e também contornam os olhos com lápis, delineador ou rimel. Já no look das modelos, a maquiagem é mais suave, às vezes quase apagada, e a sombra brilha sozinha no rosto. O dourado pode ser usado de dia e também à noite. Em ambos os casos, a proposta é apostar em produtos que vão conferir brilho discreto. Nada de sombras pesadonas, muito amarelas, com aspecto de glitter. O tom é versátil e combina com a maioria dos tons de roupas. Mas no caso de usar roupa dourada, prefira outra cor nas pálpebras para não ficar exagerado.

Os espelhos são um elemento decorativo verdadeiramente multifuncional - com ou sem moldura, sozinhos ou em grupo, modernos ou vintage, não só refletem aquilo que se passa à nossa volta, como aumentam visualmente um espaço, emprestandolhe ainda um toque de beleza. Confira algumas dicas para decorar sua casa com espelhos: 1. Os espelhos podem saltar dos limites das suas molduras e serem colados de forma a forrar uma parede inteira ou um pilar. Uma ideia original que pode substituir, por exemplo, uma simples pintura ou a aplicação de papel de parede. 2. Pousar um enorme espelho no chão, simplesmente encostado a uma parede, cria um efeito imponente em qualquer espaço e acaba por elevar o próprio espelho a objeto de arte e de apreciação. Outra vantagem? Pode ser facilmente transportado para outro local, perfeito para aqueles dias em que apetece redecorar. 3. Nada mais legal do que duplicar o efeito dos espelhos, ou seja, pendurar dois espelhos idênticos lado a lado sobre a mesa do hall de entrada, a cômoda do quarto, ou do lavatório da casa de banho. Para um look mais descontraído, opte por dois modelos diferentes. 4. Utilize um espelho com uma moldura bonita para tapar algum aparelho pouco utilizado ou para esconder as imperfeições das paredes.

Os espelhos aumentam visualmente um espaço

5. Um espelho vintage, moderno ou com uma moldura dramática pode servir, na perfeição, como cabeceira de cama. Basta desviar a cama e encostar; se ficar muito baixo, coloque-o sobre um banco em madeira, por exemplo. 6. Para além de ser muito dramático, afixar um espelho no teto de uma divisão é uma excelente opção para espaços pequenos, ou seja, vai contribuir para que pareçam maiores do que são na realidade. 7. Um espelho com uma moldura invulgar pode servir de foco central num determinado ambiente, assumindo ainda o papel de delimitação de um pequeno re-

canto. 8. Não restrinja a decoração com espelhos a modelos exclusivamente verticais - pegue nesse mesmo espelho e experimente expor ou pendurá-lo horizontalmente. 9. Colados a portas ou armários, os espelhos podem apresentarse como um apontamento decorativo surpreendente e, ao mesmo tempo, permitem poupar espaço. 10.Crie a sensação de existir mais uma janela num qualquer espaço ao pendurar um espelho directamente em frente a uma janela existente - é ainda um bom truque para reflectir o exterior no interior.

Confira 5 dicas para acordar mais bonita Cabelos bagunçados, rosto amassado, pele descuidada. Ao se levantar, o espelho realmente não é o melhor amigo. Mas saiba que é possível acordar mais bonita. Confira cinco dicas simples para conquistar o sono da beleza: Durma com a barriga para cima: se você tem o costume de dormir de bruços, tente mudar. É que o peso de sua cabeça sobre o rosto resulta na famosa "cara amassada", cheia de marcas da fronha. Adicione volume natural aos cabelos: a sugestão para quem busca acordar com os cabelos com volume e endulação natural é juntar as madeixas no topo da cabeça e prendê-las com uma fita ou um elástico na hora de deitar.

ma.

Durma em lençóis de cetim: nada pior do que acordar com a cabeleira revolta, repleta de frizz. Aposte em lençóis e fronhas de cetim para reduzir o proble-

Bronzeie-se no escuro: adicione um pouco de autobronzeador ao seu ritual noturno de beleza. Espere secar antes de se vestir e deitar.

Hidrate-se: a noite é o melhor momento para hidratar a pele, pois é quando está mais aberta aos nutrientes que seus cosméticos podem proporcionar. Aplique as loções e cremes e vá direto para a cama.


Var ie dade s

Homens têm mais risco de sofrer perda de memória

Comprometiment o cognitiv o é estág io que ocorre antes da demência

Homens têm maior risco que mulheres de apresentar comprometimento cognitivo leve (CCL) – estágio de perda de memória situado entre o envelhecimento normal e a demência – , segundo um estudo publicado na quarta-feira na edição online da revista médica “Neurology”, da Academia Americana de Neurologia. Os cientistas analisaram um grupo de 1.450 pessoas do condado de Olmsted, em Minnesota, com idade entre 70 e 89 anos e livres de demência no início do trabalho. Os participantes foram submetidos a testes de memória a cada 15 meses, por cerca de três anos, e entrevistados por médicos sobre sua memória. Até o final da pesquisa, 296 pessoas adquiriram CCL. De acordo com o autor da pesquisa, os resultados são surpreendentes, pois as mulheres geralmente têm taxas maiores de demência que os homens. O estudo constatou que o número de novos casos de demência por ano em homens foi de 72 por mil – em comparação com 57 registros por mil mulheres e 64 por mil na média de ambos os sexos. O comprometimento cognitivo leve com perda de memória foi mais comum (38 casos por mil) que a doença sem prejuízo às lembranças (15 por mil). Indivíduos com menor escolaridade ou solteiros também tiveram maiores taxas. A pesquisa descobriu ainda que, entre as pessoas que foram recentemente diagnosticadas com CCL, 12% por ano foram classificadas pelo menos uma vez sem o problema ou tiveram a condição regredida a um padrão cognitivo normal. Os pesquisadores destacaram, porém, que a maioria (88%) dos pacientes com a doença continua com ela ou evolui para demência. Segundo o autor, o alto risco de compromentimento cognitivo em homens e mulheres idosos é preocupante, dado que as pessoas estão vivendo mais. Dessa forma, o distúrbio pode ter um grande impacto nos custos de saúde se maiores esforços de prevenção não forem feitos para reduzir o risco.

SÁBADO E DOMINGO, 28 E 29 DE JANEIRO DE 2012

7

ÁRIES Moment o f avorá vel pa ra mudar o visua l e surpreender as pessoas à sua volta. Aproveite seu pique para começar uma nova at iv idade ou prática esport iva. Este será um dia para pensa r no futuro. Porém, nã o deixe de dar atenção ao seu amor. TOURO Antes de decidir sobre as opções de diversã o, sa iba quem va i encontrar. Pequenas fofocas não est arão descartada s nest e dia . Melhor peneirar a s companhias. No romance, tudo de bom. Clima de entendimento e compreensão com o par. GÊMEOS Aproxime-se ma is do seu círculo de amizades. Vai se divertir, sobretudo se mostrar esponta neidade nos conta tos. Porém, não deixe as responsabilida des de casa em segundo plano. Quem ca nsou da solidão, deve ir atrás do que quer. CÂNCER Supere as divergências com muita conversa. Com um diálogo franco deixará qualquer aborrecimento pa ra trá s, especia lmente no ambient e profissional. Procure ser mais presente em acontecimentos do seu lar. Magia e sedução vã o dar as ca rta s. LEÃO Oportunidade de retoma r projetos, inclusive os estudos. Na profissã o, focalize o que possa cont ribuir com a sua independência. Cená rio de paixão na relação conjugal. Se está só, um encontro inesquecível poderá acontecer agora: não perca a oportunidade! VIRG EM Evit e a o máximo a fa lta de paciência e a intolerância. Tenha calma diante de imprevistos e sit ua ções inesperada s. Compromet a-se apenas com o que fa z bem e ouça a sua intuição. É tempo de fort alecer a relação conjuga l. Demonst re a sua dedicação. LIBRA O dia favorece a divulgação de seu traba lho. Não conte, porém, com o auxílio de colega s. Momento ideal para superar a concorrênc ia . Ma nt enha a discriçã o e confie apenas na pessoa que ama para dividir seus projet os. Af etividade na s alturas. ESCORPIÃO Não deixe que imprevistos no tra balho cheg uem a irritar você. Crie rotina s diferentes e evit e depender dos out ros para exercer suas ativida des. Conflitos não estarão desca rt ados, mas podem ser superados com amor e paciência . SAG IT ÁRIO Tenha ma is concentração na s a tividades que desempenhar, das ma is simples às mais complexas. Notícias e acont eciment os lig ados a pa rentes próximos podem mexer c om o seu a st ra l. Moment o fa voráv el pa ra investir na conquista . CAPRICÓRNIO Ót imo dia para organizar sua ca sa , deixa ndo-a mais prá tica. Também há possibilidade de receber visitas inespera das. No set or afetivo, passe mais tempo com a pessoa amada e nã o arrume uma desculpa para deixa r de ir ao seu encont ro. AQUÁRIO Ma ntenha o foco em suas atividades e fique de antena ligada quando se deslocar de um lugar para outro. Evite distrações ao longo do dia . Nas rela ções estáveis, uma atmosfera de harmonia fortalecerá os laços de a fet o. Se estiver só, explore seu poder de comunicação. PE IXES Dê ma is atençã o às suas finanças e, se possível, t ent e poupa r grana. Nos relacionamentos, não convém forçar a ba rra c om quem pensa diferente de você. Alguns conflit os podem aparecer em f amília, entã o ma nt enha a calma . Controle seu sentiment o de posse.


SÁBADO E DOMINGO, 28 E 29 DE JANEIRO DE 2012

CINEMA

Os favoritos para o Oscar 2012

O Artista, com 10 indicações, é um dos favoritos na categoria Melhor Filme

A Invenção de Hugo Cabret conquistou 11 indicações

Foram divulgados nesta semana os indicados ao Oscar 2012. A cerimônia acontecerá no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles A Academia de Hollywood anunciou na terça-feira os indicados a 84ª edição do Oscar. A aventura em 3D A Invenção de Hugo Cabret, do diretor Martin Scorcese, conquistou 11 indicações, à frente do filme mudo O Artista, que recebeu 10. Em seguida, aparecem Moneyball: o homem que mudou o jogo, estrelado por Brad Pitt, e Cavalo de Guerra, de Steven Spielgerg, cada um com seis indicações. Na categoria Melhor Animação, Rio

ficou de fora. Por outro lado, os brasileiros Sérgio Mendes e Carlinhos Brown estão concorrendo ao Oscar 2012 de Melhor Canção com a música Real in Rio. Real in Rio disputa a estatueta apenas com a faixa Music (Original Song), do longa Os Muppets. A categoria difere do prêmio de Melhor Trilha Sonora. Concorrem ao prêmio de Melhor Animação: "A Cat in Paris", "Chico & Rita", "Kung Fu Panda 2", "O Gato de Botas" e "Rango". Uma das expectativas dos brasileiros, o filme Tropa de Elite 2, de José Padilha, não concorre ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Na categoria Melhor Filme no Oscar 2012 concorrem: A Árvore da Vida, de Terrence Malick; The Artist, de Michel

Rango concorre na categoria Melhor Animação

Hazanavicius; Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg; Os Descendentes, de Alexander Payne; Histórias Cruzadas, de Tate Taylor; O Homem que Mudou o Jogo Moneyball, de Bennett Miller; A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese; Meia Noite em Paris, de Woody Allen e Tão Forte e tão Perto, de Stephen Daldry. O prêmio de Melhor Ator no Oscar 2012 será concorrido entre Brad Pitt (O Homem que Mudou o Jogo), Jean Dujardin (The Artist), George Clooney (Os Descendentes), Demián Bichir (A Better Life) e Gary Oldman (O Espião que Sabia Demais). O troféu de Melhor Atriz será disputado por Glenn Close (Albert Nobbs), Meryl Streep (A Dama de Ferro), Viola Davis

Os Descendentes concorre como Melhor Filme

(Histórias Cruzadas), Rooney Mara (Millennium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres) e Michelle Williams (Sete Dias com Marilyn). Ao prêmio de Melhor Roteiro concorrem: Michel Hazanavicius (The Artist), Annie Mumolo e Kristen Wiig (Bridesmaids), J.C. Chandor (Margin Call), Woody Allen (Meia Noite em Paris) e Asghar Farhadi (A Separação). A entrega do Oscar será em 26 de fevereiro no Teatro Kodak, em Los Angeles, com apresentação do ator e comediante Billy Crystal e terá transmissão ao vivo em mais de 225 países. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta semana que passará a usar um sistema de votação eletrônica a partir da edição de 2013.

Cavalo de Guerra, de Steven Spielgerg, tem seis indicações


caderno2.27.01.12