Issuu on Google+

Sábado e domingo, 29 e 30 de março de 2014

CINEMA

Temporada dos poderosos de bilheterias Sucesso de público, as tramas envolvendo os heróis das revistas em quadrinhos são as protagonistas do ano

Capitão América contará com aliados em continuação da saga

A aposta de Hollywood nos super-heróis parece não perder fôlego e os filmes baseados nos quadrinhos vieram para ficar, como comprova o sucesso das últimas produções do gênero, que figuram entre as grandes bilheterias do cinema pelo mundo. Este ano, a Marvel põe suas fichas em Capitão América - O Soldado Invernal, continuação do filme de 2011. No novo episódio, Chris Evans volta a vestir o uniforme vermelho, azul e branco depois que um colega de S.H.I.E.L.D. é alvo de ataque. Com a ajuda da Viúva Negra (Scarlett Johansson) e do Falcão (Anthony

O Homem-Aranha volta ainda mais espetacular em nova aventura

Mackie), ele deverá enfrentar o poderoso ataque do Soldado Invernal (Sebastian Stan). Após o sucesso de O Espetacular Homem-Aranha, que faturou US$ 752 milhões nas bilheterias ao redor do planeta, o Cabeça de Teia retorna em mais uma aventura onde é personificado por Andrew Garfield. Em O Espetacular Homem-Aranha 2, cujo lançamento está agendado para 2 de maio, ele precisa enfrentar dois inimigos: Electro (Jamie Foxx), e Rino (Paul Giamatti). De quebra ainda retoma a velha paixão com Gwen Stacy (Emma Stone), apesar do pedido feito pelo pai dela

no filme anterior, e precisa lidar com Norman Osborn (Chris Cooper), que (ainda) não se tornou o temido Duende Verde. Os Vingadores 2 é o auge da Fase Dois da Marvel, onde desembocarão todos os heróis e eventos mostrados em Homem de Ferro 3, Thor: O Mundo Sombrio, Capitão América - O Retorno do Primeiro Vingador e Guardiões da Galáxia. Até o momento, sabe-se pouco sobre a história do longa-metragem, que estreia só em 2015, mas estão garantidas as presenças do vilão Thanos e dos heróis Feiticeira Escarlate e Mercúrio.

Mais super-heróis

Guardiões da Galáxia (E), Tartarugas Ninja (D) e X-Men também chegam às telonas este ano

01.indd 2

Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, os superheróis dos quadrinhos não vêm apenas da Marvel e da DC Comics. Criadas pela dupla Kevin Eastman e Peter Laird, as Tartarugas Ninja nasceram nos quadrinhos e depois foram fazer muito sucesso na TV e no cinema. O novo filme do quarteto que adora uma boa pizza está em produção, contando com Megan Fox como a jornalista April O’Neil e William Fichtner como o vilão Destruidor. As tartarguas serão criadas digitalmente, mas durante as filmagens, atores de verdade usam uma armadura que lembra o formato dos personagens. A previsão é que Tartarugas Ninja chegue aos cinemas brasileiros em 11 de julho. Também muito aguardado é X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, sétimo filme da franquia da Marvel sobre o grupo de mutantes. Personagens de diferentes épocas das histórias em quadrinhos serão reunidos nas telas, numa batalha conjunta para mudar o passado e salvar o futuro. O filme deverá chegar às salas escuras em 23 de maio. Baseado na consagrada história dos quadrinhos de mesmo nome, o filme usa o artifício das viagens no tempo para mostrar um futuro em que os mutantes são perseguidos implacavelmente pelos Sentinelas. Outra produção de super-heróis que chega às telas este ano, é a trama de Guardiões da Galáxia que gira em torno de Peter Quill (Chris Pratt), aventureiro de um mundo futurista, que rouba uma esfera de um poderoso vilão. Quando descobre que este objeto pode mudar os rumos do universo, ele aceita a ajuda de Gamora (Zoe Saldana), Drax o Destruidor (Dave Bautista), Rocket Raccoon (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel) para proteger a galáxia.

28/03/2014 19:19:22


2

Sábado e domingo, 29 e 30 de março de 2014

MODA

Folk style: aposte nas franjas As franjas, de pegada folk ou retrô, são destaque nas estações de frio e deixam o look mais interessante. A palavra Folk vem do inglês e significa Povos, remetendo o estilo à cultura folclórica, daí a mistura de vários outros estilos: hippie, romântico e rústico. As franjas são um dos pontos altos do look folk. Podem vir em saias, camisas, na barra da calça ou em acessórios como colares e bolsas. Atualmente, a tendência migra da estética country para os closets das fashionistas mais ecléticas. O inverno será repleto de peças com franjas, estampas de penas e tribais. As cores predominantes são o azul marinho, laranja, rosa, roxo, verde, com o branco para reforçar a tendência country, hippie e indígena, típicas dos anos 60 e 70. As peças podem ser usadas tanto para o dia a dia quanto para a noite.

Games

Strider O ninja cibernético que protagonizou vários games a partir do final da década de 1980 está de volta. No novo Strider, o herói protagonista enfrenta o Grão Mestre Meio, um ditador com poderes e aliados sobrenaturais que mantêm a cidade de Kazahk sob comando totalitário. É possível explorar os muitos cantos e passagens secretas para acumular itens e habilidades extras, escalar paredes e fatiar inimigos robóticos com movimentos velozes de espadachim. A ação elegante e o clima cool fazem dos ininterruptos combates uma diversão bem recompensadora.

TowerFall Ascension Combinar elementos de clássicos como Pac-Man, Ghouls n’ Ghosts e Dig Dug pode parecer algo inimaginável, quanto menos factível ou divertido. TowerFall Ascension, sendo bem reducionista, traz toda essa mistura, que acaba sendo muito melhor do que a simples soma de várias partes. O resultado é uma instigante combinação de ação multiplayer com puzzle espacial. Até quatro jogadores controlam arqueiros que devem se acertar com flechas em diferentes cenários recriados no estilo visual da era 16-bit. Há asas para voar, flechas que explodem e muitos outros elementos que ajudam a temperar o combate.

Em calçados, roupas e acessórios, as franjas ganham espaço das mais estilosas nessa estação

Mas sem exageros O fashionistas alertam para ter cuidado na hora de usar. As franjas dão um aspecto de aumentar a parte do corpo em que estiverem localizadas, por isso, se você possui seios grandes, por exemplo, não utilize franjas na área do decote, ou opte por franjas menores. Para a moda outonoinverno, elas ganham um ar mais sofisticado e também casual. Se optar em usar uma linda e grande bolsa com franjas, vista roupas com texturas mais lisas e, de preferência, com cores mais neutras. Além de complementar o visual, fazendo com que ele fuja do simples e óbvio, as franjas dão movimento ao look. Mas para usar é necessário um pouco de cuidado, para não cometer exageros e deixar o visual sem harmonia.

02.indd 1

Forza Motorsport 5

A composição de um look com estilo pede harmonia e combinações neutras

A forte linha inicial de jogos exclusivos do Xbox one encontra em Forza 5 o seu melhor representante. Um desavisado pode pensar se tratar de uma transmissão de uma corrida real, dado o alto nível de realismo dos carros mostrados no jogo. Porém, a grande novidade fica por conta do sistema Drivatar: quanto mais você corre, melhor o jogo assimila o seu estilo e o reproduz em rivais virtuais nas partidas que seus amigos jogam. Ou seja, “você” corre até quando não está jogando. A extensa lista de carros e pistas garante longa vida ao game, e o conteúdo exclusivo do programa Top Gear (versão britânica, diga-se de passagem) completa este belo título.

28/03/2014 19:20:02


caderno Canto Missioneiro premia hoje

Família Maycá faz o show de abertura da última noite de festival, hoje

Serão conhecidos hoje os vencedores da sétima edição do Canto Missioneiro e sexta edição do Canto Piá, que acontece em Santo Ângelo. A partir das 14h, haverá apresentação dos concorrentes do Canto Piá, seguido de premiação, e às 19h30, inicia-se a programação da última noite do festival nativista. Após show de abertura com a Família Maycá, haverá a apresentação das 10 classificadas para a fase geral e cinco classificadas da fase local, dentre as quais serão conhecidas as vencedoras. Jorge Freitas faz o show de encerramento. Toda a programação ocorre na Catedral Angelopolitana e, em caso de chuva, transfere-se para o Teatro Municipal.

Arte, teatro e cinema no Sesc em abril

Sábado e domingo, 29 e 30 de março de 2014

3

Cultura guarani no Museu O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) promove uma nova exposição a partir da próxima quinta-feira, na sala de exposições temporárias do MADP. A exposição Mbyá - Guarani e a Cultura do Afeto objetiva o reconhecimento do Brasil como um país pluriétnico e pluricultural e a diversidade étnica como parte da identidade coletiva e individual. Além disso, a mostra servirá também para discutir a trajetória do Povo Guarani dentro do contexto da sociedade brasileira sem deixar de reconhecer e valorizar a sua identidade étnica específica enquanto sociedade indígena. Até o dia 30 de abril, quando a exposição será encerrada, haverá contação de mitos Guarani; palestras sobre os povos indígenas no Brasil e exibição do vídeo Mbya Mirim, produzido pela cineasta argentina Patricia Ferreira (Keretxu) e pelo diretor Ariel Duarte Ortega. No dia 24, a palestra Mbyá-Guarani e a Cultura do Afeto será a programação especial. O advogado e professor universitário Paulo Jorge Bender Leal palestrará às 8h30, no Salão de Atos da Unijuí. O Coral da aldeia Tekoá Pyau também se apresentará nesse dia. A participação nas programações requere agendamento prévio pelo telefone 3332-0257.

Povo Guarani, sua trajetória e identididade, são o foco da mostra

Esculturas feitas em madeira pelos guaranis fazem parte da exposição. Também haverá palestra e música coral

O Sesc terá um mês de programação intensa. A partir do dia 1º de abril, a Galeria do Sesc recebe a exposição Labirinto de Ideias, de Lurdes Maria Quanz. A artista usou técnicas como acrílico sobre tela e madeira, aquarela, colagens com sobreposição de tecidos, papéis diversos, e a reutilização de materiais, para expressar sentimentos de positivismo, fé, esperança, bem-estar e alegria. Nos dias 8 e 9, o Cine Sesc vai exibir o filme Um Gato em Paris, a partir das 14h30. Indicado ao Oscar 2012 como melhor filme de animação, o longa mostra a vida dupla do Gato Dino. No dia 29 de abril, acontece a peça A Mulher do Padeiro (foto) do Teatro Estúdio, a partir das 20h. A peça conta a história de quando Aimable, o padeiro, descobre que sua mulher Aurelie fugiu com o amante jovem Dominique. A história do padeiro se mistura com a de um homem contemporâneo e seus relacionamentos.

03.indd 2

28/03/2014 19:18:56


4

Sábado e domingo, 29 e 30 de março de 2014

No último sábado, 22, a Unopar/Fagep formou 117 alunos dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Gestão Ambiental e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, História e Pedagogia. A cerimônia aconteceu na Sociedade Ginástica de Ijuí, e contou com a presença do pre-

feito municipal, autoridades do município, sindicatos e órgãos responsáveis de cada curso. Essa foi a 17ª colação de grau que a instituição promoveu. A Unopar/Fagep parabeniza todos os formandos e tem certeza de que estão preparados com excelência para a vida profissional.

Irmãs na publicidade No último dia 8 de março, Râmisa Schmidt recebeu diploma em Publicidade e Propaganda na Unijui. E no último dia 25, sua irmã Mariah Schmidt ultrapassou a última etapa para tornar-se sua colega - fez a apresentação do trabalho de conclusão, o projeto na internet Cozinha de Vó, na Unipampa, em São Borja. Râmisa e Mariah são filhas de Daisy Barella da Silva e Heitor Schmidt. No dia 27 de março, o pequeno Pedro Henrique completou o seu 2º aninho. Ele recebe o carinho da mãe Claudia, do pai Elias e do mano Erick. A festa será realizada amanhã, em sua residência, reunindo familiares e amigos. “Pedro, você é nossa alegria de viver, que Deus te proteja e te ilumine a cada segundo. Te amamos incondicionalmente e infinitamente. Parabéns!”

Forma-se hoje no curso de Design pela Unijui, Renan Sartori Jung. Muito felizes pela conquista estão os pais Renato e Rosane Jung, o irmão Richar, os avós Osvaldo e Hilda, a namorada Tais e demais familiares. Parabéns Renan! É uma conquista muito importante em tua vida e sabemos que muitas ainda virão, pois acreditamos no teu potencial. Te amamos muito.

A pequena Isadora Marquesin, filha de Débora Wenningkamp e Tarciso Marquesin, comemorou o primeiro aninho no último dia 12 no salão de festas do 27ª GAC. Amigos e familiares parabenizam a linda Isadora. Felicidades!

Forma-se hoje no Curso de Matemática - Licenciatura pela Unijuí, Monalisa Pereira de Godoy. Ela recebe a homenagem dos pais Sergio Luis de Godoy e Isabel Pereira de Godoy, irmãos Milena e Artur. A colação de grau acontece no salão de Atos da universidade e após, os convidados serão recepcionados em uma animada festa no CTG Laureano Medeiros. “Monalisa, para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar. Parabéns por mais esta conquista!”

Igor Trindade formou-se em Administração pela Unopar/ Fagep no dia 22 de março. Após a colação de grau na Sogi, a recepção foi na Affi. A esposa Vanessa Viana, filha Sofia (que está chegando), pais, familiares e amigos desejam sucesso nesta nova fase. Parabéns!

Festa de boas-vindas

Na próxima sexta-feira, dia 4, das 16h30 até as 20h, o Yázigi realiza a Welcome Party, festa de boas-vindas para criança de até 12 anos. A animada comemoração vai contar com brinquedos, gincanas e lanches. Ingresso a R$ 15 na secretaria da escola.

AGENDA Valentina Brackmann completou o 1º aninho e comemorou ao lado da mamãe Agnes e do papai Remir. Felicidades!

Davi Mensch Ottonelli comemorou o 1º aninho ao lado dos pais Sabrina e Pablo. Parabéns, Davi!

Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br - facebook.com/aquarellakidsbuffet Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222

04 certa.indd 1

Gervi - ambiente climatizado. A diretoria do Gervi traz para animar a próxima domingueira o Musical Balanço do Som. O baile inicia-se às 15h30 e o casal que chegar até este horário ganha uma cerveja e os ingressos individuais dão direito a um refrigerante. Neste domingo os ingressos serão trocados por cartelas, para concorrer a valiosos prêmios durante o ano.

.................................................................................................................

Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idades, hoje, com início às 15h. Das 15h30 às 17h a animação será da Banda Apolo, de Panambi, e após, Pedro e Tiago e banda, de Chiapetta. Até as 17h o ingresso é livre para as mulheres. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados.

28/03/2014 19:20:58


5

Sábado e domingo, 29 e 30 de março de 2014

José e Andrea Festa em evento da Associação dos Cabeleireiros

Alfonso e Tânia Conrad no Chopp Ijuhy

A conquista de Nova York A carreira do jovem tenor Pedro Coppeti, 20 anos, está em ascendência, permitindo que se preveja que, neste ritmo, seu futuro será o topo. Depois de ter participado como solista no maior espetáculo do Natal brasileiro, a ópera a céu aberto Nativitaten, do Natal Luz de Gramado, Pedro embarcou para os Estados Unidos. Visitou San Francisco e Los Angeles, antes de chegar a Nova York, onde seu objetivo era prestar a segunda prova (já havia passado na primeira) para cursar o Conservatório da Broadway, o mais importante do mundo em teatro musical. O resultado - aprovado! -, fez vibrar de alegria a família toda: os pais Angélica e Jardel Coppeti e a irmã Jordana, que moram em Porto Alegre, e os avós Aracy Coppeti e Milton e Clea Silva, em Ijuí. Pedro cursa bacharelado em Música, habilitação em Canto, na UFRGS, e dá aulas de canto, de percepção musical e teoria, em Porto Alegre. E para concretizar o plano de estudar em Nova York, muitos arranjos precisam ser feitos, mas o momento é de comemorar a conquista e de confiar em um futuro promissor.

Fabio Cunha e Ana Santos na Glasnost

Artista plástica Lenir Witzke expôs obras no Shopping JB durante programação comemorativa ao Mês da Mulher

Chopp e dança No próximo sábado, dia 5, acontece o 45º Baile do Chopp do Rotary Club Ijuí, no Salão Nobre da Sogi. A função começa às 23h, mas o salão abre às 21h30. A banda Eickhoff garantirá a animação da noite. Este ano, os rotarianos destinarão os lucros para o Cacon do HCI.

Aniversário da Sogi O tradicional baile de comemoração dos 116 anos da Sociedade Ginástica Ijuí está com data marcada para o dia 30 de abril, véspera de feriado, com início às 21h, no Salão Nobre da Sogi. Será realizado um jantar e, após, baile com a banda Balança Brasil. O traje é social.

2º Encontro de Chefs

No dia 11 de abril, acontece o 2º Encontro de Chefs do Clube Ijuí e estarão no comando do cardápio Juares Neme da Costa, Mauro Luiz Sandri e Milton Cesar Hermel. Após, haverá música com Sandro Dreher para completar a noite de festa e confraternização.

Programa de intercâmbios

No dia 9 de abril, às 20h, no CCAA, haverá uma palestra para interessados em participar dos Programas de Intercâmbios da Internationalschools. Na ocasião, o diretor Hussein Hatem passará todas informações sobre os programas para os grupos de janeiro de 2015 em Vancouver, no Canadá, e em San Diego, na Califórnia/EUA.

05.indd 1

Fernanda e Flavio Friedrich no primeiro jantar do ano na Casa Italiana

Guilherme Seidler e Nilve Eberle na posse de Elio Quatrin no Sindilojas, no Sesc

Peixe No próximo dia 6, a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z 18 de Ijuí promove o 9° Almoço do Peixe Nativo e Cultivado, em sua sede social na Linha 6 Oeste. Os convites ao preço de R$ 25. Reservas pelo telefone 3332-3355.

Rodízio

Na próxima sexta-feira, a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipan) realiza um rodízio de pizzas. O rodízio custa R$ 20 por pessoa, e será servido na sede da associação, na Rua Álvaro Chaves, 326, às 20h. Também serão aceitas encomendas de pizza, até a próxima quarta-feira, ao preço de R$ 20 a unidade.

28/03/2014 19:29:58


6

Sábado e domingo, 29 e 30 de março de 2014

caderno Horóscopo

Qual a origem do bingo

O bingo tem origem italiana. Ou melhor, na política italiana. No final da Idade Média, na cidade de Gênova, no noroeste da Itália, havia o costume de se substituírem periodicamente os membros dos conselhos políticos locais por meio de sorteios. "Os nomes eram colocados em bolas, que eram retiradas de uma urna", diz o administrador de empresas Olavo Sales da Silveira, presidente da Associação Brasileira dos Bingos (Abrabin). Inspirada nessa tradição nasceu, por volta de 1530, uma espécie de loteria, realizada aos sábados, chamada Lo Gioco Del Lotto. O bingo que conhecemos hoje é uma evolução desse jogo que, ao longo dos séculos, espalhouse por outros países da Europa e, mais tarde, pela América. A profissionalização do bingo como um negócio lucrativo, porém, é coisa do século 20. E o empurrão para a coisa pegar veio dos Estados Unidos, onde teve início a mania de usar o bingo para arrecadar fundos, principalmente para obras religiosas. Jogatina legal - Essa jogatina lucrativa foi feita de forma amadora até meados da década de 1960. A primeira legislação mundial para regulamentar os bingos surgiu apenas em 1966, na Inglaterra. A iniciativa despertou o interesse de muitos empresários europeus, que, atrás de lucros, começaram a montar sofisticados salões para atrair os fãs do jogo. Um dos países em que o bingo se tornou um grande sucesso foi a Espanha, que acabou criando um novo sistema de numeração, de 1 a 90, substituindo o antigo, com 75 números. O sistema espanhol acabou vingando e hoje é adotado na maioria dos países, inclusive no Brasil.

06_referencia.indd 14

Áries Ao se sentir instável emocionalmente, não é o momento de se afirmar. Organizar os sentimentos é importante para não gastar energia com arrependimentos. É tempo de ter calma ao tomar decisões. Touro Ao aliar sensibilidade à afetividade, você se relaciona de forma mais harmoniosa, alimentando seus sonhos com amor. É tempo de ser romântico e agradecer por esta bênção que é poder amar. Gêmeos Ao passar por uma instabilidade emocional, você pode ter dificuldade de ouvir os outros e de se comunicar. É tempo de ponderar as suas palavras para não se meter em assuntos que não lhe dizem respeito. Câncer Suas ações costumam ter base nas experiências, tanto as vividas por você quanto as que viu acontecer com os outros. É tempo de se apropriar das suas vivências, mesmo que não saiba de onde elas vêm. Leão Se os seus sentimentos estiverem desordenados, você pode estar entrando numa crise geradora de angústia. É tempo de equilibrar as emoções, deixar as inseguranças de lado e ser mais confiante. Virgem Errar é humano, e perdoar é divino. Quando você não consegue perdoar, acaba acumulando sentimentos ruins e se tornando amargo. É tempo de deixar de alimentar mágoas e ressentimentos. Libra É possível que você se sinta carente e inseguro, dificultando a estabilidade das suas relações. É tempo de encontrar o equilíbrio nos relacionamentos, sabendo a hora certa de agir, de se impor e de ceder. Escorpião Ao sair com uma ferida aberta de um relacionamento, parece que ela nunca vai cicatrizar. É tempo de usar a capacidade de regeneração e transformação emocional para curar o que tanto machuca. Sagitário Ao estar com a intuição aflorada, você consegue se apropriar daquilo que está no ar, mas não está sendo dito. É tempo de ter sensibilidade para traçar metas e objetivos no campo da afetividade. Capricórnio Trabalhar é bom. Relaxar, também. Ao criar uma atmosfera propícia às atividades que visam ao bem-estar, você pode ficar mais produtivo. É tempo de usufruir o conforto que vem da paz interior. Aquário É possível que sua ansiedade e sua impaciência o levem a abandonar coisas na metade. Se isso acontecer, você precisa pensar antes de jogar tudo para o alto. É tempo de arcar com suas responsabilidades. Peixes Ao não entender o que acontece dentro de si, você não pode querer entender o outro. Em tempos de nebulosidade emocional é bom ficar só. É tempo de refletir sobre aquilo que mexe com você.

28/03/2014 19:22:02


7

Sábado e domingo, 29 e 30 de março de 2014

Novelas

Joia Rara - Globo Manfred planeja sequestrar Pérola Franz proíbe Pérola de sair de casa sozinha. Serena resolve cantar no show em homenagem a Matilde. Manfred diz a Gertrude que sairá do país com Pérola. Matilde dá à luz um menino saudável. No meio do espetáculo, Serena sente as dores do parto e Arlindinho corre com ela para o hospital. Dália chega ao hospital, vê Ernest desacordado na cama e lhe diz que está grávida. Emocionado, Ernest desperta e os dois choram abraçados. Manfred pede que Marlene o ajude a pegar Pérola.

Além do Horizonte - Globo

Comercial polêmico Um comercial da cerveja holandesa Bavaria Radler, lançado esta semana, tem causado polêmica entre fãs de grandes astros já mortos. O vídeo mostra nomes como Kurt Cobain, John Lennon, Elvis Presley, Marilyn Monroe, Tupac e Bruce Lee já velhos, vivendo escondidos em uma ilha, onde passam o dia todo bebendo cerveja. O comercial exibe sósias das personalidades em um lugar paradisíaco, servidos por uma garçonete que se chama

Jude - nome inspirado na faixa Hey Jude, dos Beatles. Quando Bruce Lee vê um navio se aproximando, todos se apressam em esconder a ilha. Embora alguns fãs dos artistas tenham achado a propaganda engraçada, outros têm criticado a iniciativa, classificando-a como de mau gosto. Já o site Consequence of Sound diz que, como a marca de cerveja provavelmente não tem os direitos sobre a imagem de cada um dos retratados.

Kléber captura Tereza e William Kléber captura Tereza e William. Nilson afirma que não voltará para Tapiré com Selma e Rita. Júlia conta para Priscila que Flávio pedirá Heloísa em casamento. Álvaro reclama de Líder Jorge para Inês. Selma pede para Fátima organizar uma festa para ela e Rita. Kléber informa a Tereza que não trabalha mais para a Comunidade. William se encontra com Rafa na casa de Vó Tita. LC flagra Lili com Celina, Guto e André. William deixa o pingente de Marlon com Fátima. Lili engana LC e finge brigar com os cúmplices do ex-namorado. Fátima entrega o dossiê para William. Priscila agarra Marcelo em sua sala. Lili se aconselha com Marlon. Tereza chega à Comunidade, e LC fica furioso com as notícias que recebe. William se anima para entregar o dossiê para o chefe de André na Polícia Federal. Marcelo conta para Thomaz que ele e Priscila estão tentando ter um bebê. Angelique e LC ironizam a morte de Hermes. Tereza comenta com Walmor e Assis que precisa convencer LC de que está do seu lado. LC gosta do jeito como Lili fala sobre a morte de Hermes. Angelique diz a LC que Lili precisa trair William para provar sua fidelidade.

Em família - Globo Cadu passa mal na frente de Clara André avisa Dulce que vai procurar seus pais biológicos. Neidinha vê um dos homens que a atacaram e passa mal no meio da rua. Shirley fala mal da filha. Luiza promete ajudar Alice e André a investigarem seus passados. Cadu passa mal e desmaia na frente de Clara. Observação: os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

07_new.indd 14

Letras perdidas de Bob Dylan Doze letras inacabadas de Bob Dylan vão se transformar em álbum num projeto do produtor e músico T Bone Burnett. Elvis Costello, Marcus Mumford (do Mumford & Sons), Jim James (do My Morning Jacket), Rhiannon Giddens e Taylor Goldsmith vão compor e gravar as músicas do disco, intitulado Lost On The River: The New Basement Tapes. As letras de Dylan são de 1967 e foram feitas durante a produção de The Basement Tapes, que foi lançado apenas em 1975. O projeto tem lançamento marcado para o final de setembro, juntamente com o documentário Lost Songs: The Basement Tapes Continued, que mostrará cenas de ensaios e gravações do projeto.

Carreira premiada

A atriz Sônia Braga, que estreou aos 14 anos na televisão e ficou mundialmente conhecida com o filme "O beijo da Mulher-Aranha", será homenageada pelo conjunto de sua carreira no primeiro Prêmio Platino do Cinema Ibero-americano. Os prêmios serão entregues na Cidade do Panamá, em 5 de abril.

Getúlio na telona

Dirigido por João Jardim, o filme Getúlio acaba de ganhar o primeiro trailer oficial. O filme político retrata os momentos finais da crise que levou à morte do então presidente Getúlio Vargas, nos 19 dias que antecedem o 24 de agosto de 1954. Do primeiro tiro, o atentado contra Carlos Lacerda na Rua Tonelero, na madrugada de 5 de agosto; ao segundo, o tiro no peito que matou o presidente na manhã do dia 24. O longa, protagonizado por Tony Ramos, chega aos cinemas no dia 1º de maio. Estão também no elenco, Alexandre Borges, no papel de Carlos Lacerda, e Drica Moraes, como Alzira Vargas, filha de Getúlio.

Kurt em HQ

O ex-vocalista e guitarrista do Nirvana, Kurt Cobain, morto em 1994, vai virar personagem de uma história em quadrinhos da Bluewater Productions. A edição faz parte da série Tribute, que já homenageou outras estrelas do rock como John Lennon, Paul McCartney, Jimi Hendrixe Jim Morrison. A história vai narrar a trajetória de Cobain desde sua infância, passando pela batalha emocional com a fama mundial. A revista será publicada no dia 2 de abril, em homenagem aos vinte anos da morte do músico.

Renato Russo em site oficial Vinil fluorescente A série de lançamentos do Record Store Day deste ano acabou de ficar melhor graças à versão em vinil exclusiva, que brilha no escuro, da trilha icônica de Ray Parker Jr. para Ghostbusters [ou Os Caça-Fantasmas]. Mil cópias serão lançadas no evento, que acontece dia 19 de abril, em homenagem ao aniversário de 30 anos do filme. Junto ao tema original, o vinil incluirá uma versão instrumental, um remix dance e (obrigatória em qualquer lançamento exclusivo) uma versão dub.

Desde a última quinta-feira, 27, o domínio www.renatorusso.com.br abriu as portas para todo o universo da obra de Renato Russo, morto em 1996, aos 36 anos. Com a chancela do filho do músico, Giuliano Manfredini, o endereço se propõe a reunir todo o material que envolve o antigo Legião Urbana. A ideia do portal surgiu com o show Renato Russo Sinfônico, que apresentava um holograma do cantor. Os fãs ajudaram a catalogar e reunir material para o site oficial do músico.

28/03/2014 19:31:59


Sábado e domingo, 29 e 30 de março de 2014

LITERATURA

Brasileiro ganha o ‘Nobel’ da literatura infantil e juvenil O ilustrador brasileiro Roger Mello conquistou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil. A premiação aconteceu durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, que aconteceu entre os dias 24 e 27 de março. Mello, autor de obras como João Por Um Fio e Meninos do Mangue, é o primeiro ilustrador brasileiro a ganhar o prêmio. Antes dele, Lygia Bojunga e Ana Maria Machado venceram na categoria escritor. A honraria é atribuída pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens a autores de literatura para a infância e juventude. O ilustrador já havia sido indicado ao mesmo prêmio em 2010. Em 2002, recebeu o prêmio suíço Espace Enfants e foi vencedor do prêmio Jabuti nas categorias literatura infanto-juvenil e ilustração com o livro ‘Meninos do Mangue’, além de outros prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Sobre sua obra, o júri afirmou que permite “explorar a história e a cultura do Brasil sem subestimar a habilidade da criança

de reconhecer e decodificar fenômenos e imagens culturais”, permitindo que sejam “guiadas pela imaginação”. A japonesa Nahoko Uehashi foi a escritora premiada pelo prêmio bienal, que já consagrou Lygia Bojunga e Ana Maria Machado em 1982 e em 2000. Além da premiação para o brasileiro, neste ano, a Feira de Bolonha completou 50 anos, e teve o Brasil como país homenageado. Com o slogan Um País Cheio de Vozes, a feira teve exposições dos escritores tupiniquins intitulada Brasil: Incontáveis Linhas, Incontáveis Histórias. Mais de 50 artistas brasileiros tiveram seus trabalhos expostos no evento, como Ziraldo, Angela Lago, Eva Furnari, Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Rui Oliveira. A Feira de Bolonha é considerada a maior e mais importante feira de negócios do setor livreiro infantil e juvenil no mundo e o Brasil foi representado por 40 editoras. Segundo o Ministério da Cultura, a expectativa de retorno, por ser o país homenageado na feira, é de que os autores e escritores brasileiros entrem com ainda mais força no mercado de livros da Europa.

Roger Mello é o primeiro ilustrador brasileiro a ganhar o importante prêmio da Feira do Livro de Bolonha

Produto de exportação

João Por Um Fio conta a história de um filho de pescador que dorme sob uma colcha costurada à mão

Em Meninos do Mangue, Roger Mello conta a história dos manguezais e dos habitantes desses locais

08.inddnova.indd 1

Em todo o país, o volume de exportações de literatura aumentou 143% em três anos. Números da Câmara Brasileira do Livro, que consideram 66 editoras integrantes do projeto Brazilian Publishers, junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), mostram que as vendas saltaram de US$ 495 mil, em 2010, para US$ 1,2 milhão, em 2012. Tradicionalmente, as nações que mais importam a literatura brasileira são Portugal, o México e a Argentina. Desde o início do projeto Brazilian Publishers, em 2008, os principais destinos dos livros brasileiros foram a Alemanha, Argentina, Angola, o México, a Colômbia, Portugal, o Japão, Peru e os Estados Unidos. E os países mais interessados no direito autoral brasileiro foram a Coreia do Sul, Itália, Argentina, o Reino Unido, os Estados Unidos, o México, Portugal, a Espanha e Colômbia. A expansão da literatura brasileira fora do país também pode ser percebida através da participação dos representantes nacionais em famosos eventos literários pelo mundo. Após ter participado de feiras como a de Frankfurt, em 2012, e ter sido homenageado este ano na Itália, em 2015 o Brasil será o convidado de honra do Salão do Livro de Paris, que ocorrerá de 20 a 23 de março.

Obras de Bernardo Carvalho, Patrícia Melo, Edney Silvestre e Eduardo Spohr (em sentido horário) estão entre as muitas publicadas no exterior, demonstrando a valorização dos livros fora do país

28/03/2014 19:26:27


Caderno2 29 03 2014