Page 1

Sábado e domingo, 12 e 13 de abril de 2014

FESTA VERMELHA

Ijuienses na reinauguração do Beira-Rio Os colorados de Ijuí marcaram presença na programação que festejou os 105 anos do clube e o novo layout do estádio No último fim de semana, o Internacional deixou de lado as competições para festejar a sua história. Na sexta-feira, em comemoração aos 105 anos, o clube preparou um banquete em uma casa de eventos de Porto Alegre, e no sábado, reuniu os torcedores para a reinauguração do Beira-Rio. A emoção tomou conta do público que assistiu ao espetáculo Os Protagonistas - encenado ao vivo para contar a história do clube, desde a construção do Gigante. Para fechar a programação - que também lançou uma cápsula do tempo para ser aberta dentro de 45 anos -, o atual time encarou o Peñarol no domingo, e venceu por 2 a 1 . O duelo amistoso representou uma viagem no tempo ao dia 13 de abril de 1969, quando o time uruguaio visitou Porto Alegre para participar do torneio de inauguração do Beira-Rio. No meio à festa, estiveram muitos torcedores colorados de Ijuí, que destacam o entusiasmo e a alegria de participar de um momento tão marcante do time do coração. O Cônsul do Internacional em Ijuí, Paulo Costa, afirma que orgulho é a palavra que melhor resume a participação na festa. “Foram

dias perfeitos com um espetáculo maravilhoso. O Internacional fez um lindo trabalho no estádio e a história que foi contada nos fez reviver todas as emoções, principalmente por ter tido a oportunidade de participar da festa da inauguração do estádio há 45 anos”, contou Costa. O médico Gibran El Ammar, que representou o consulado ijuiense juntamente com o pai Samir El Ammar e Marcelo Hamm na festa de sexta-feira, relata a honra de fazer parte dessa história. “Ser da torcida de um clube que tem uma história como a do Internacional e que vai sediar a Copa do Mundo é uma grande emoção. É indescritível o tamanho do orgulho”. A proprietária do Bebidas e Cia, Tânia Conrad, que foi até o estádio com o marido Alfonso Conrad e com os amigos Clóvis e Maria Joice de Jesus, também se emocionou no fim de semana festivo. “Toda a programação foi muito bem elaborada e a emoção foi grande. A encenação dos últimos 45 anos do Inter, desde a construção do estádio, e ver os maiores craques de todos os tempos do clube, foi extremamente comovente”, disse.

Carlos Alberto Scapini e Márcia Formentini

Em família: Sibila, Priscila, Joice, Clóvis e Clovisa de Jesus

Samir El Ammar com os filhos Gibran e Jeber El Ammar

Gibran El Ammar, o craque D’Alessandro, Marcelo Hamm e Lisiane de Oliveira

Oioiooio

Jorge Braz com a filha Tais

01.indd 2

Tânia e Alfonso Conrad também foram

Paulo Costa (de boné) com integrantes do consulado ijuiense

11/04/2014 18:55:57


2

Sábado e domingo, 12 e 13 de wabril de 2014

MODA

Glamour e estilo na academia Faz tempo que roupa de academia não é sinônimo somente de calça legging preta e camiseta folgada, mudança que está ligada ao crescimento do mercado de moda fitness. Uma das peças mais usadas pelas mulheres na hora de malhar é legging, a famosa calça super justinha e confortável para desempenhar as mais variadas modalidades de exercícios. A moda agora é apostar nas calças estampadas, a tendência já é febre nas academias. São diversos desenhos para escolher, como florais, oncinha, cobra, listras, grafismos abstratos, entre outros. A lycra com aparência metalizada é outra forte tendência na moda fitness. Ela surge nas leggings, bermudas e também tops. As cores vibrantes, como rosa choque, verde limão, turquesa e laranja são as preferidas, mas também é possível apostar nos tons neutros. Quando usar uma legging dessas, equilibre o look mesclando peças lisas, estampadas, brilhosas e opacas. Os macacões são ótimos para substituir o combo legging + blusa. Você pode usá-lo sozinho ou com uma t-shirt soltinha por cima, o que deixa o look mais confortável. Os macacões podem ser no formato calça ou bermuda. Eles também seguem as tendências das calças, isto é, vale apostar em malhas estampadas e em cores supervibrantes. Os tênis também estão na moda dos tons vibrantes. As cores neon estão super em alta e vale a aposta para quem deseja ir para a academia na moda.

DVDs

O Cinema de Mizoguchi Esse pack com três DVDs disponibiliza pela primeira vez no formato digital cinco marcantes obras do mestre Kenji Mizoguchi (1898-1956), que forma a grande tríade clássica do cinema japonês ao lado de Yasujiro Ozu e Akira Kurosawa. Em belíssimo preto e branco e em versões restauradas, os filmes abarcam o período de 1936 a 1953. O mais antigo é As Irmãs de Gion, um retrato realista do cotidiano, à época da realização, das gueixas na cidade de Kyoto. Outro título do pacote é o melodrama que consagrou o cineasta internacionalmente, Oharu: Vida de uma Cortesã (1952), que saiu do festival de Veneza com o Leão de Prata.

Além de confortável, a moda fitness também alia estilo, sofisticação e glamour nos looks para se exercitar

O Som ao Redor Este drama de Kleber Mendonça Filho, crítico de cinema que se tornou premiado cineasta, investiga vícios comportamentais e morais da classe média (no caso, de Recife) e nem de longe representa uma unanimidade – o que é sempre bom. A resposta da crítica e do espectador brasileiro se dividiu radicalmente, com ânimos tão intensos a ponto de lembrar torcida de futebol. O lançamento em DVD de O Som ao Redor permite uma revisão calma, longe do calor das discussões, para um veredicto próprio. Há ainda comentários em áudio de Mendonça, cenas cortadas e erros de gravação, material que faz falta em muitos lançamentos nacionais. E, como cereja do bolo, o DVD inclui ainda todos os curtas do diretor.

Passarela esportiva A 25ª edição do Fashion Rio, que aconteceu nesta semana na Marina da Glória, se abriu para as belezas naturais do Rio de Janeiro. Com o tema Rio, Resort Tropical, Patrimônio Mundial, Paisagem Cultural, o Fashion Rio apresentou as coleções para o verão 20142015 e alguns estilistas optaram por utilizar tecidos tecnológicos como o nylon e o neoprene, mesclados ao jeans e o plástico que produz um efeito de luz dando um ar mais jovial às peças. A cartela de cores é marcada por tons de laranja, amarelo, verde, vermelho, preto e off white. Destaque para as estampas supercoloridas. A modelagem mais ampla, apareceu em casacos, coletes, bermudas, calças, blusas, minivestidos, croppeds e shorts foram reproduzidos com muitos bolsos, zíperes, capuzes e passantes levando uma linguagem sport street para a passarela.

02.indd 1

Cabocla Sou Eu

O estilo esportivo nas passarelas destaca o conforto e bem-estar

Os 60 anos de carreira da cantora, violeira e apresentadora Inezita Barroso, eterna divulgadora da música de raiz brasileira, são celebrados em DVD duplo. O primeiro disco traz uma gravação especial do programa Viola Minha Viola, comandado por ela há três décadas na TV Cultura. Acompanhada pela Orquestra Fervorosa, Inezita interpreta 12 temas que se fizeram clássicos em uma das mais longevas carreiras da música brasileira. O segundo DVD traz o registro documental de sessenta anos de militância no cinema e na TV (de 1951 a 2012), com cenas colhidas em diversas fontes, além da participação de nomes como Chitãozinho & Xororó, Renato Teixeira e Daniel.

11/04/2014 18:33:39


caderno Artesanato de inglês em Ijuí

Ray Knowles apresenta sua arte em vidro

A Associação de Artesãos de Ijuí (Adai) conta com um novo integrante desde o ano passado. O inglês da costa sul, Ray Knowles, casado com a ijuiense Nadir Moraes, apresenta para a comunidade o artesanato com vidro, aprendido no Canadá. O senhor de 67 anos, faz artesanato em material reciclado e transforma itens antes inutilizados em lindas peças. “A ideia de fazer artesanato com vidro surgiu há muitos anos. Por ser um material não combustível, não biocompostável, uma vez fabricado, o vidro jamais sairá da natureza. E por não se degradar, traz inúmeros riscos para as pessoas. Por isso, decidi reciclar e transformar esse material. Sejam garrafas, vidro de janelas, espelhos, ou qualquer tipo de vidro achado nas ruas é possível desenvolver alguma peça. Com o vidro quente (até 820°C) utilizamos as técnicas de termo formação e vitrofusão, além de uma variedade de outras técnicas com vidro frio”, conta Ray. O inglês, que já morou no Canadá, Estados Unidos e em outras cidades brasileiras, como Corumbá/MT e São Paulo, está há um ano em Ijuí e instalou no bairro Alvorada seu ateliê e loja. Ray também tem suas peças expostas na Praça da República, no Núcleo de Artesãos.

3

Sábado e domingo, 12 e 13 de abril de 2014

Tradição polonesa dos ramos Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santana, sob direção de Loreni da Cruz Paslauski, aprenderam com os estudantes da Polônia Karolina Szwaj e Krzysztof Jastrzebski - que realizam Intercâmbio Estudantil na Unijuí, a decorar os ramos lembrando a tradição seguida no país de origem dos pioneiros do Distrito de Santana. De acordo com a história bíblica, no Domingo de Ramos inicia-se a Semana Santa, e nesse dia é feita a procissão de ramos. Na Polônia, conforme a responsável pelo Departamento Cultural da Sociedade Polonesa Karol Wojtyla, Marli Meiger Siekierski, na data denominada Palmowa Niedziela, as palmas usadas são de salgueiro ou framboesa. “Os ramos são cortados de diversos tamanhos e ornamentados com flores secas ou de papel e fitas coloridas, e levadas em procissão. Naquele país há inclusive concursos para premiar quem

Os ramos enfeitados vão colorir a procissão de amanhã, no Distrito de Santana

elabora a maior palma (mastro enfeitado)”, conta Marli. Conforme o costume, depois de bentos, os ramos são colocados nas casas, nos quadros santos. Muitos ainda, principalmente nas aldeias, os usam para benzer currais, nos cantos das roças, pedindo proteção contra os maus espíritos. Com eles, se benzem plantações,

afastam tempestades, incensam parturientes, ajudam animais doentes. Os ramos serão levados na procissão que será realizada amanhã, às 8h30, na avenida defronte a Matriz Sagrado Coração de Jesus, no Distrito de Santana, para serem abençoados pelo Padre Estacinio Ruci Karpowicz Rocnieski.

Comunidade ijuiense à espera do Coelho A Feira de Páscoa, que acontece neste fim de semana e é comandada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, promete muitas atividades para hoje e amanhã. Na Casa do Coelho, também funciona a Fábrica de Chocolate, além disso, brinquedos, oficina de casquinhas para crianças e apresentações teatrais dos grupos Blackout e Só Alegria fazem parte das atrações que iniciam-se às 10h e encerram-se às 20h. De acordo com a coordenadora de Turismo, Lígia Metz, em caso de chuva, a programação será transferida para segunda e terça-feira.

A Fábrica de Chocolate é uma das atrações da Feira de Páscoa, na Praça

As peças em vidro jateado e abrasado contemplam os mais diferentes modelos

Teatro da Maturidade Amanhã, o Grupo Teatral Maturidade Ativa apresenta o espetáculo Colcha de Retalhos, no Teatro do Sesc, a partir das 20h. Os ingressos antecipados custam R$ 7 e na hora R$ 10. Reservas 81217393 ou 8404-9834.

03.indd 2

11/04/2014 18:34:53


4

Sábado e domingo, 12 e 13 de abril de 2014

Boas-vindas do Yázigi

Ana Cristina & Moisés Em 15 de fevereiro, em Porto Alegre, aconteceu o casamento de Ana Cristina Fogliatto de Souza, filha do médico Rogério Machado de Souza e Leda Fogliatto de Souza, e Moisés Dias. A cerimônia e a comemoração reuniu familiares e amigos na casa de festas Party Romm.

A Welcome Party do Yázigi reuniu os pequenos para divertidas atividades na sexta-feira passada, dia 4. Com a participação de cerca de 150 crianças, a festa das boas-vindas da escola de idiomas teve rapel, cama elástica, cabelo maluco, dança com coreografias, tobogã, xadrez e outras brincadeiras acompanhadas pelos professores. Para o lanche, cachorro-quente, sorvete e refrigerante completaram as horas de festa.

Os cabelos coloridos deixaram os pequenos cheios de estilo

O Rapel foi a atividade para os mais corajosos

Rafaella Basso Bilibio completou o 1º aninho e comemorou ao lado da mamãe Maiara e do papai Adalto Bilibio. Parabéns!

Hóquei de Mesa divertiu os garotos

Para alguns, a disputa no xadrez foi a diversão

AGENDA Aimoré. A Sociedade Esportiva e Recreativa Aimoré convida para o baile da 2ª e 3ª idades, hoje, com início às 16h e animação Balanço do Som, de Jóia. Até as 17h o ingresso é livre para as mulheres. Neste sábado continua a distribuição gratuita das fichas, em número limitado, para o almoço em homenagem ao Dia das Mães. Todos os grupos de Ijuí e região estão convidados.

.............................................................................................

Guilherme dos Santos Knebel comemorou os 3 aninhos juntamente com os pais Caroline e Marcelo Knebel e mano Gustavo. Felicidades, Gui!

Contatos: 81468888/ 96072500/ 91217222 Na web: www.aquarellakidsbuffet.com.br facebook.com/aquarellakidsbuffet

Street dance na Movimento

A Academia Movimento está com inscrições abertas para aulas de street dance para meninos e meninas de 7 a 12 anos no horário das 18h15 nas terças-feiras e às 19h30 aula para jovens e adultos que desejam aprender esta modalidade. A Academia está formando turmas também no horário da manhã. As aulas serão ministradas pelo dançarino Pedro Vieira. Informações 3332-4378.

04 certa.indd 1

Grupo Amigos para Sempre. Promove domingueira no Gervi, amanhã, com animação da banda Fênix. Início às 15h30. Casais que chegarem até este horário ganham uma cerveja e ingressos individuais dão direito a um refrigerante de brinde. Informações pelo telefone: 9615-3210 com Ieda.

.............................................................................................

Café de Páscoa. “Jesus respondeu aos discípulos: é chegada a hora de ser glorificado o filho do homem” João 12.23. A Comunidade Evangélica Thomé de Souza convida a todos para o Café da Páscoa, que será realizado hoje. Haverá culto às 14h30, e o Café será servido logo após. Fichas ao preço de R$8. Contamos com a presença de todos vocês. Para reserva de fichas, entrar em contato pelos telefones 9113-4713 ou 3332-9171.

............................................................................................. Almoço no Assis Brasil. A comunidade evangélica de Assis Brasil convida a todos para participar do almoço amanhã, com início às 12h nas dependências da comunidade, situada na Rua Frederico Prauchner, nº38, no bairro Assis Brasil. O cardápio será galeto, linguiça, arroz, massa, saladas diversas e sobremesas. O valor da ficha é de R$ 15 para adultos e R$ 8 para crianças. Contamos com a presença de todos.

11/04/2014 19:07:22


5

Sábado e domingo, 12 e 13 de abril de 2014

As Meninas na Stampa

Emily e Lara, com looks da Gema, em fotos de Saionara Bandeira

Está circulando a edição de abril da revista do Jornal da Manhã, que dedica a capa às graciosas Emily de Oliveira Basso Menina Modelo Mirim, e Lara Cavalheiro da Cunha - Menina Modelo Infantil. Elas foram fotografadas por Saionara Bandeira com looks escolhidos pela loja Gema, na sede da AABB. O concurso é realizado todos os anos pela Stampa e Jornal da Manhã, com produção de Luiz Carlos Lendecker, e há três anos acontece no Palco das Etnias, como parte das atrações da ExpoIjuí/Fenadi. A Stampa de abril também traz: a cobertura de toda a movimentação do Mês da Mulher, entre as quais, eventos em lojas badaladas da cidade e a entrega do Troféu Mulher Cidadã; o médico Edilson Walter, coordenador da Comissão de Residência Médica do HCI na Entrevista; a festa de abertura do novo Yázigi com o lançamento da Stampa; o curso que prepara interessados em adoção oferecido pelo Fórum, comentado pelo juiz da Infância e Adolescência Eduardo Giovelli; e o livro lançado pela Família Fengler sobre a trajetória de Anibaldo e Ida; os avanços do poker em Ijuí, com a criação de uma associação e o torneio que promoveu em março; a volta do discos de vinil, que está agradando a antigos e novos apreciadores; a participação do presidente da Associaçao das Imobiliárias, Josef Rohers, no maior evento mundial do setor; a trajetória da jovem ijuiense Tatiane Wadas, que saiu de Ijuí aos 16 anos, e hoje vive na Inglaterra; a noite de badalação em torno da dupla Thaeme e Thiago. Intercalando os assuntos do mês, Stampa exibe lançamentos e novidades de empresas e assuntos abordados por profissionais ijuienses. A revista do Jornal da Manhã é entregue para assinantes em casa, e está disponível nas bancas da cidade.

Passarela A ijuiense Thais Thormann segue linda e fazendo sucesso na carreira de modelo. Vivendo há muitos anos no Rio, Thais é muito requisitada para campanhas publicitárias, mas desta vez apareceu na passarela do Donna Fashion Iguatemi, o mais badalado evento de moda do Sul, realizado na semana passada, em Porto Alegre. Com os cabelos em tom mais escuro e ondulado, Thais exibiu lançamentos para o inverno da grife carioca Enjoy (foto), e foi saudada como uma das modelos destaque.

Marileia Araujo e Dulce de Pauli na comemoração do Dia da Mulher promovida pelo Shopping JB e BPW Ijuí Ildo Gobo e Barbara Basso no show de Thaeme e Thiago Braian Barros e Letícia Flores Trindade na Estação da Mata

Helio e Livia Pohlmann em jantar da Aipan

05.indd 1

Gabriel e Cristina Martins no aniversário do Clube Ijuí

11/04/2014 18:46:25


6

caderno

Sábado e domingo, 12 e 13 de abril de 2014

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br

Qual é o truque dos ventríloquos

© Revistas COQUETEL

Administrar Móvel de refeitórios

O do trabalhador deve cair de preferência aos domingos Aquele que envia uma carta Fazer jus a

É dado pe- Formas de lo padre, governo no con(?)-bala, fessionário veículo

Enxuto A ti (Gram.)

Raul Gil, apresentador da TV Preocupação da pessoa obesa

Ofertei (bem ou dinheiro) Amarrar É apreciado no perfume

Mudança de (?): sugestão a doentes

Como o preguiçoso gosta de ficar

(?) Benta, a avó de Narizinho (Lit.)

Milímetro (símbolo) 2a vogal

Bebida feita com suco de maçã

Sílaba de "Paris" Está + aí

R

I

S

Celular (abrev.)

*Identidade vocal: desenvolver uma voz para o boneco é fundamental para que a plateia acredite que é ele quem está falando. A entonação precisa combinar com o perfil do personagem e, ao mesmo tempo, ser bem diferente da voz do ventríloquo. *Roteiro: o texto precisa ser decorado, com as palavras mais difíceis ensaiadas várias vezes. O processo ajuda o ventríloquo a esquecer que está falando consigo mesmo e dar naturalidade ao diálogo.

06_referencia.indd 14

151, em romanos Grêmio (red.)

Vento brando (pl.) Pó para engrossar mingaus Laçada Que está seguindo a ordem das letras

Tempo (símbolo) Não é usado no Wi-Fi

Banda (?), a internet de grande velocidade Tancredo Neves, político mineiro

Oi Vir abaixo; desabar

Local onde se ministram as aulas "Depende de (?)", sucesso de Ivan Lins

BANCO

Jogos que você já conhece em um

NOVO formato Acabamento em Espiral

+

Capa Dura de 75 jogos

13

Solução P R E N T E R R G D O E I Ã M M O A E R I S T E P A S C O I E L C L I G A T R F I E T I CO N O S

*Objeto vivo: pequenas ações do boneco, como balançar a cabeça, iludem a plateia, fazendo-a associar os sons com os movimentos. Além disso, na hora da "fala", o ventríloquo olha fixo para ele, conduzindo o olhar do público.

(?) Salvador, país da América Central

G S E M E T R E C E E S O N A A C A T I D R A A S O R R M S A C A ID O L A R O RU I L F A B A S S E

*Trocar letras: pronunciar letras como "p", "b", "m" e "f" sem mover os lábios é difícil. Nesses casos, a saída é falar "nãe" em vez de "mãe" e "tato" em vez de "pato", por exemplo. No meio de outras palavras, ninguém percebe a diferença na pronúncia.

Negrinho folclórico 501, em romanos

R M E P D O U S B O S E A M A N A C L

*Lábios imóveis: falar sem mexer a boca, com lábios entreabertos, requer fôlego e treino. Iniciantes começam a praticar falando vogais em frente ao espelho, sempre inspirando fundo e soltando o ar devagar.

Samuel Rosa, líder do Skank (Mús.)

Nojo; aversão Localização da Jamaica

Astro que nos dá luz e calor

3/fio. 5/amido — auras — sidra. 6/caribe. 9/gerenciar.

Para fazer um boneco "falar", o ventríloquo precisa movimentá-lo em sincronia com a sua voz, emitida sem mexer os lábios. A neurociência explica como o espectador é enganado: quando o som e os movimentos da boca do boneco acontecem ao mesmo tempo, a tendência é associá-los inconscientemente - o mesmo ocorre quando assistimos TV e achamos que o som vem dos lábios de quem está na tela e não dos altofalantes. Acredita-se que a prática da ventriloquia tenha começado em torno de 300 a.C., na Grécia antiga, usada por oráculos para simular a voz dos deuses. Na Idade Média, a técnica foi associada à bruxaria e, no século 16, começou a aparecer em shows de mágica. Só no fim do século 19 ganhou o formato atual, com fantoches divertindo a audiência com histórias e piadas. Os truques *Efeitos especiais: ilusões sonoras e visuais dão vida a bonecos falantes.

Recado comum no final de provas

Horóscopo Áries Se nos momentos de maior ansiedade você prestar atenção no aqui e agora, saberá contornar melhor um sentimento causador de muito malestar. É tempo de focar nos objetivos que ajudam a não dispersar. Touro O comprometimento com suas metas é o primeiro passo para adquirir confiança ao realizá-las. É tempo de amadurecer, de modo a ter a experiência necessária para escolher o melhor caminho. Gêmeos Você pode sentir um grande desconforto por não conseguir racionalizar os sentimentos. É tempo de deixar que as emoções falem por si mesmas sem se questionar tanto sobre o que está sentindo. Câncer Ao ser capaz de irradiar a sua serenidade emocional, muita tranquilidade pode ser produzida à sua volta. É tempo de compartilhar a paz de espírito, beneficiando a si e a todos que estão próximos. Leão Quando há uma boa relação entre os pensamentos e as emoções, é possível encontrar um melhor jeito para lidar com os problemas de relacionamento. É tempo de descobrir o equilíbrio entre a mente e o coração. Virgem Se tudo o que tem estiver na medida certa, sem excessos ou falta, viver se torna muito mais simples. É tempo de organizar melhor sua vida e usufruir o prazer de se satisfazer apenas com o que é necessário. Libra Se os relacionamentos atingem um patamar em que tudo flui com leveza, o nível de desgaste emocional torna-se mínimo. É tempo de ficar atento aos sinais de atrito para que possa agir imediatamente. Escorpião Os relacionamentos podem se tornar muito intensos, dependendo da carga emocional depositada neles. É tempo de canalizar a intensidade dos sentimentos em atividades mais produtivas. Sagitário Ao entrar na chamada zona de conforto ou acomodação, raramente opta-se por mudar. É tempo de entender que as mudanças ocorrem e que podem ser mais construtivas do que se possa imaginar. Capricórnio Por mais que esteja focado nos seus objetivos, se você se sentir desprovido de estabilidade emocional, isso pode afetar a sua concentração. É tempo de poder extravasar suas inseguranças. Aquário Um maior equilíbrio entre razão e emoção permite que você tenha sensibilidade e objetividade para levar seus projetos adiante. É tempo de encontrar um espaço para trabalhar a parte emocional. Peixes A razão dificilmente consegue explicar todos os sentimentos que podem ser experimentados. É tempo de acreditar que a intuição poderá traduzir o que, no momento, ainda está incompreensível.

11/04/2014 18:39:51


7

Sábado e domingo, 12 e 13 de abril de 2014

Novelas

Meu Pedacinho de Chão - Globo Dr. Renato fica impressionado com a beleza da professora Epaminondas fica contrariado com a presença de Renato em sua casa. Renato conta que é médico e Catarina pede para ele examinar Pituca. Professora Juliana aparece cedo na escola. Renato fica impressionado com a beleza da professora. Mãe Benta tenta benzer Pituca, mas Catarina não deixa. Zelão decide devolver a lata de querosene para Giácomo. Juliana demonstra sua tristeza para Zelão ao saber que ninguém vai aparecer na inauguração de sua escola. Serelepe avisa a Pituca que vai levar a banda para tocar para ela. Serelepe foge do Prefeito quando o vê e Rodapé se preocupa com ele. A banda chega na vila para a inauguração e o Padre a acomoda na igreja. O Prefeito fica preocupado de não aparecer ninguém na inauguração da escola por causa de Epaminondas.

Além do Horizonte - Globo Lili conta para LC que acredita que Tereza encontrou a fórmula Tereza defende Paulinha. Keila fica nervosa antes da inauguração do “Tapibar”. Lili e Marlon descobrem que Tereza encontrou a fórmula. Fernanda conta para Heloísa que terminou com Thomaz. Murilo pede para Nilson agenciar sua prima. Thomaz e Heloísa se beijam. Fátima incentiva Kléber a convidar Keila para jantar. Marlon se certifica que Breno está testando a fórmula. Matias beija Celina ao final do show e ela se enfurece. Inês não se interessa pela dança de Álvaro e o deixa frustrado. Keila sai para jantar com Kléber. William sofre por causa de Lili e Celina. Keila beija Kléber, que tenta conter a felicidade. Lili conta para LC que acredita que Tereza encontrou a fórmula.

ABBA festeja 40 anos A uma curta distância a pé da estação ferroviária que leva o nome de seu primeiro sucesso internacional, a banda sueca ABBA comemorou os 40 anos de sucesso com uma festa no museu Tate Modern, em Londres, para marcar a sua original canção Waterloo. Dois dos quatro membros da banda (Bjorn Ulvaeus e Anni-Frid Lyngstad - dois primeiros da esquerda para a direita), que fez dos macacões de lantejoulas e grandes botas a sua marca, participaram da festa no museu da moda de Londres, na última segunda-feira, marcando quatro décadas desde que a melodia cativante venceu o Festival Eurovision da Canção, em abril de 1974, e projetou-os no cenário internacional. A banda não só sobreviveu com seu catálogo de discos, mas também com o longo sucesso do filme Mamma mia, baseado no musical, e o mais recente lançamento, o ABBA - o Livro Oficial de Fotos, colocado no mercado no mês passado.

Líderes de indicações A Billboard divulgou nesta semana os finalistas para o prêmio Billboard Music Awards. A cantora Lorde (foto) e a banda Imagine Dragons lideram em número de indicações, com 12 cada. Em seguida aparece Justin Timberlake (11 indicações), Katy Perry (10), e Macklemore & Ryan Lewis (oito). A noite de premiação ocorre no dia 18 de maio, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. No total, são 40 categorias.

Beckham na favela David Beckham pode passar a ser visto cada vez com mais frequência no Brasil. Durante a visita que fez sozinho ao país no mês passado, o ex-jogador inglês comprou uma mansão no Rio de Janeiro. Como é costume entre os estrangeiros que se mudam para a cidade maravilhosa, o lugar escolhido é uma favela. Mas não qualquer uma, e sim a que tem uma das mais belas vistas para as praias da Zona Sul carioca: o Vidigal. A mansão fica no ponto mais alto do morro e tem vista livre para o mar, com fachada de madeira e uma grande varanda. Segundo informações, Beckham pagou 1 milhão de reais pelo imóvel. Quando esteve na cidade, no início de março, o inglês pareceu bastante à vontade, jogando futevôlei em uma praia de São Conrado, saindo de moto sozinho e frequentando bares e restaurantes.

Cadeira de romancista A Cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), que tem como fundador Machado de Assis, voltou a ser ocupada por um romancista. O escritor baiano Antonio Torres (foto) tomou posse em solenidade na ABL, na cadeira que já teve como ocupantes dois conterrâneos seus, Otávio Mangabeira (1886-1960) e Jorge Amado (1912-2001). Eleito com 34 dos 39 votos possíveis, Antonio Torres já havia tentado ingressar na academia em 2011, quando foi derrotado pelo jornalista Merval Pereira Filho.

Em família - Globo Helena diz para Clara deixar Marina de lado Shirley resolve organizar uma festa de aniversário para Leto. Juliana leva Jairo ao salão de beleza e exige que ele corte o cabelo e o cavanhaque. Laerte tenta convencer Selma a fazer os exames. Helena pede que Clara deixe um pouco Marina de lado e pense mais em Cadu e Ivan. Felipe cria coragem e dá um depoimento nos Alcoólicos Anônimos. Laerte e Luiza combinam a primeira aula de flauta. Giselle discute com Branca na frente de Murilo. Observação: os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

07_new.indd 14

Mais duas temporadas A popular série de TV de fantasia Game of Thrones foi renovada por mais duas temporadas. Após o sucesso da estreia do quarto ano da série no último domingo, o presidente da programação da HBO, Michael Lombardo, confirmou que a série ganhará uma quinta e sexta temporadas. O primeiro episódio da quarta foi uma das maiores audiências do canal, desde a exibição do episódio final da série Família Soprano. No total, 6,6 milhões de espectadores assistiram ao programa no domingo. O episódio final de Família Soprano, também da HBO, conseguiu atrair em 2007 11,9 milhões de espectadores. A grande procura pelo programa inclusive tirou do ar por uma hora o serviço de vídeo por demanda do canal, o HBO GO. No Brasil, o episódio foi exibido às 22h pelo canal pago, que ficou disponível também para não assinantes durante a estreia.

Novo Tarzan A popularidade de Tarzan, o homem-macaco, continua a mesma um século após a publicação do primeiro livro sobre o personagem, criado pelo norteamericano Edgar Rice Burroughs (1875-1950). Tanto que, para comemorar a data, a editora Zahar está lançando uma edição comentada e ilustrada do mesmo livro, que traz os desenhos originais do canadense Harold Foster (1892- 1982), ou Hal Foster, criador dos clássicos quadrinhos de O Príncipe Valente. O cinema, também apostando na atualidade de Tarzan, um homem que prefere a companhia dos macacos à selva das cidades, prepara uma nova versão – desta vez com Alexander Skarsgard (foto) no papel-título. Dirigida por David Yates, ele certamente vai explorar mais o corpo que a alma do galã sueco, como se faz na tela desde a versão de Tarzan com Johnny Weissmuller.

11/04/2014 18:40:52


Sábado e domingo, 12 e 13 de abril de 2014

TELEVISÃO

Começa a despedida da grande família Versão original da série começou em 1972

Após 13 anos no ar, Lineu, Nenê, Bebel, Agostinho, Tuco e companhia vão se despedir em 23 episódios

A família mais ouriçada da TV brasileira vai dizer adeus em 2014. Após 13 anos no ar, A Grande Família de Lineu, Nenê, Bebel, Agostinho, Tuco e companhia vai se despedir em 23 episódios, que estrearam na última quinta-feira. No final da saga, o público viajará no tempo para acompanhar dois momentos históricos da Família Silva. O primeiro, em 1974, quando Nenê, interpretada por Marieta Severo e Lineu, personagem de Marco Nanini, se conhecem. No outro, 20 anos depois, em 1994, o encontro entre Bebel, intrepretada por Guta Stresser e Agostinho, de Pedro

Rogério Cardoso foi o Seu Flor, de 2001 até 2003, ano de sua morte

08.inddnova.indd 1

Cardoso. No tempo presente, cada um dos integrantes da família passará por crises pessoais. Nenê, inclusive, recorrerá à psicanálise. Eis aí uma das principais participações especiais da última temporada. A atriz Eva Wilma dará vida à analista da mãe dos Silva. Outro conflito será vivido pelos pais. Agostinho e Lineu, enfim, vão inverter os papéis, cabendo ao primeiro o posto de chefe da família. E Bebel vai querer aumentar a família. Grazi Massafera será outra que participará da trama. A atriz interpretará uma dançarina de casa noturna e

Andréa Beltrão interpretou a Marilda de 2001 a 2009

suposta mãe biológica de Lineuzinho, o bebê pré-adotado por Nenê e Lineu. Maria Clara Gueiros volta a viver Lurdinha e deve ter uma participação constante na série. Também devem fazer uma visitinha para os Silva Gregório Duvivier, Bruno Mazzeo e Álamo Facó. Embora a equipe tenha muito material de acervo para promover sequências de flashback, a temporada da vez se encarregará de produzir imagens que resgatam os anos passados da família Silva, que coincidentemente aconteceram em ano de Copa do Mundo, como o atual.

O advogado e pasteleiro Beiçola é vivido por Marcos Oliveira

A Grande Família (1972 – 1975) foi a primeira comédia de costumes exibida na Globo. No início, o seriado – inspirado na série norte-americana All In The Family, produzida pela Rede CBS a partir de 1971 – foi escrito por Max Nunes e Roberto Freire e dirigido por Milton Gonçalves. Em 1973, Oduvaldo Vianna Filho e Armando Costa adaptaram o seriado à realidade nacional. Em abril daquele ano, a família ganhou características brasileiras e foi morar num conjunto habitacional do subúrbio. Os novos roteiristas abordavam os problemas e as ansiedades da classe média, como o aumento do custo de vida, a alta dos aluguéis e a falta de perspectivas para a juventude. O resultado da mudança foi imediato, e em dois meses a audiência do programa subiu. A série saiu do ar em 1975, pouco tempo depois dos episódios começarem a ser exibidos em cores. A equipe do programa ficou abalada com a morte de Oduvaldo Vianna Filho naquele ano. Paulo Pontes, que já participava da equipe, assumiu o cargo de redator principal, mas acabou não dando continuidade ao trabalho.

O mecânico Paulão vivido por Evandro Mesquita está no elenco desde 2005 e faz parte da última temnporada

O Mendonça de Tonico Pereira é o amigo fiel de Lineu

11/04/2014 18:41:46

Caderno2 12 04 2014  

12.04.2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you