Issuu on Google+


ÍNDICE


 AMANDA – BOLO DE MAÇÃ PARA PESSACH  CAMILA – LATKES

 DÉBORA – BROWNIE DE PESSACH BOLO DE CHOCOLATE COM MOUSSE  DIOGO – GUEFILTE FISH  FERNANDA – BOLO DE MATZÁ BISCOITO DE MATZÁ SUFLÊ DE AMEIXA  GUSTAVO – SOPA DA VOVÓ COM BOLINHAS DE MATZÁ  ISABELLA – BOLINHOS DE MATZÁ  JULIA – BROWNIE DE PESSACH PÃOZINHO DE PESSACH COCADA

MAIS RECEITAS


 MAIA – KNODEL DE PESSACH  MAX – COMPOTA DE PESSACH  NAOMI – TORTA DE CHOCOLATE PÃOZINHO DE PESSACH  NATHALIE – RECEITA DE CHARROSET  NICOLE – BOLO DE CHOCOLATE

 RAPHAEL – KNEIDLACH BROWNIE FÁCIL DE PESSACH HAROSET PARA PESSACH  TALY – PÃO DE PESSACH  THIAGO – SORVETE  VICTOR – KUGUEL DE BATATA YGOR – CHEESECAKEDE CHOCOLATE PARA PESSACH


Bolo de Matzá Contribuição: Fernanda Epstein Ingredientes:

5 ovos 2 xícaras de açúcar 2 xícaras de farinha de matzá peneirada 1 copo de suco de laranja nozes uva passa Modo de preparo:

Bater as claras em neve. Acrescentar as gemas, bater. Ir adicionando o açúcar, farinha de matzá e o suco de laranja. Bater bem. Desligar a batedeira, acrescentar as nozes e a uva passa, misturar. Untar a forma (eu uso a forma redonda com furo no meio), colocar a massa, levar ao forno médio para assar por 35 a 40 minutos.


Biscoito de Matzá Contribuição: Fernanda Epstein Ingredientes: 3 ovos 2 xícaras de açúcar 2 xícaras de farinha de matzá 1/2 copo de suco de laranja tâmara nozes uva passa Modo de preparo: Bater as claras em neve. Acrescentar as gemas, bater. Adicionar o açúcar, farinha de matzá e o suco de laranja. Bater bem. Desligar a batedeira, acrescentar as tâmaras, nozes e a uva passa, misturar. Untar a forma (eu uso a forma retangular), colocar a massa, levar ao forno médio para assar por 35 a 40 minutos. Cortar em quadradinhos.


Suflê de ameixa Contribuição: Fernanda Epstein Ingredientes: Suflê: 5 claras 1 e 1/2 xícaras de açúcar 1 pires de ameixa preta seca sem caroço amassada Cobertura: 2 copos de leite 2 gemas 2 colheres de açúcar 1 colher de fécula de batata Baunilha Modo de preparo do suflê: Bater as claras em neve. Acrescentar o açúcar, bater até o ponto de suspiro. Desligar a batedeira, acrescentar a ameixa preta amassada, misturar. Untar a forma (eu uso a forma redonda com furo no meio), colocar a massa, levar ao forno médio para assar em banho maria por 35 a 40 minutos. Modo de preparo da cobertura: Levar no fogo o leite com a gema, o açúcar, a baunilha e a fécula de batata. Deixar ferver até engrossar um pouco. Quando o suflê tiver pronto, esperar esfriar e jogar o creme de baunilha por cima. Colocar algumas ameixas inteiras para enfeitar.


Bolinhos de Matzah Contribuição: Isabella Abadi Rosemblum Bater 3 ovos inteiros com garfo em um recipiente fundo. Misturar a eles 3 matzot picadas a mão e uma colher de sopa de açúcar. Com uma colher ou concha redonda pegar bolinhas e fritar em óleo quente. Ao retirar polvilhar com açúcar e canela. Servir morninho!


Bolo de chocolate Contribuição: Nicole Alcalay Ingredientes 4 ovos 1 1/2 xícara de açúcar 3/4 xícara de óleo 3/4 xícara de fécula de batata 1/2 xícara de cacau em pó 1/2 xícara de nozes moídas suco de 1 limão

Preparo Bata primeiro os ovos e o açúcar, adicione o óleo e por fim acrescente vagarosamente os outros ingredientes, misturando bem. Despeje numa forma untada e asse em forno moderado, pré-aquecido, por 45 minutos.


TORTA DE CHOCOLATE Contribuição: Naomi Wachsmann Ingredientes Serve: 12 •1/2 xícara (110 g) de margarina parve •225 g de chocolate ao leite, picado •5 ovos, separados •3/4 xícara (150 g) de açúcar •1 xícara (140 g) de amêndoas moídas

Modo de preparo Prep: 15 min | Cozimento: 55 min 1.Pré aqueça o forno a 180 ºC. Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível, de 23 cm com papel alumínio. Unte o papel. 2. Em fogo baixo derreta a margarina com o chocolate ao leite, mexendo até que fique liso. Deixe esfriar. 3. Em uma tigela de tamanho médio, bata as claras em neve, cerca de 2 minutos batendo. Numa tigela separada, bata as gemas com o açúcar até formar um creme claro, cerca de 1 minuto. Ponha o chocolate derretido e a amêndoa na vasilha com o creme. Misture. Em seguida despeje 1/3 das claras em neve, de cada vez, misturando a massa, até que a clara esteja totalmente incorporada, sem listaras ou pontos brancos. Ponha a massa na forma com o papel alumínio. 4. Coloque um tabuleiro de 2,5 cm de profundidade com água na última grade do forno.Isso vai deixar a torta mais úmida. 5. Asse a torta na grade do meio por 45 a 50 minutos. Ou até que a parte lateral comece a se soltar da forma e a parte de cima esteja firme. Nos 20 minutos finais, asse a torta coberta por papel alumínio. Não se preocupe se a parte de cima da torta rachar, pois a torta vai ser virada ao contrário. 6. Tire a torta do forno. Coloque a forma sobre uma grade de inox, para que esfrie durante 10 minutos. Em seguida, abra a forma e vire a torta sobre um prato de bolo. Espere esfriar completamente antes de servir.


"PÃOZINHO" DE PESSACH Contribuição: Naomi Wachsmann Ingredientes: 2 xícaras de farinha de matzá, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de açúcar, 1 xícara de água, ½ xícara de óleo, 4 ovos. Modo de Fazer: Misture a farinha de matzá com o sal e o açúcar. Ferva a água e óleo e adicione à mistura de matzá. Bata um ovo em neve por vez e misture. Deixe descansar por 20 minutos. Com as mãos untadas, molde a massa como "pãezinhos". Asse em forno moderado por cerca de 50 minutos em tabuleiro untado.


KUGUEL DE BATATA Contribuição - Vitor Kuzniec INGREDIENTES: 1kg de batata 3 xícaras de óleo 5 colheres grandes de Farinha de Matzá ( se achar que a massa ficou muito mole, colocar mais farinha de Matzá) 5 ovos inteiros 1 cebola média picada Sal e pimenta do reino a gosto Para dar um saborzinho a mais: uma pitada de temperinhos já prontos que se coloca no arroz do dia a dia. PREPARAÇÃO: Ralar as batatas cruas com ou sem casca, pois as batatas serão cozidas no forno e a casca amolece e se incorpora ao prato. Em uma frigideira doure a cebola, tente deixar a cebola mais douradinha, mas não deixe queimar. Em uma tigela juntar os ovos, o óleo, os temperos, a farinha de Matzá, a batata ralada e a cebola dourada. Misture bem todos os ingredientes. Unte um pirex alto e coloque toda a massa. Leve ao forno médio e deixe cozinhar até ver que as batatas estão macias. Durante o cozimento observar se as batatas não estão ressecando. Pode-se colocar mais óleo se necessário ou até um pouquinho de água. Depois de assado corte o Kuguel em quadradinhos e decore o prato com cebolas em rodela ou cenouras ou o que a imaginação deixar... Chag Sameach!!!!!


Pão de Pessach Contribuição: Taly Blinder Ingredientes 5 ovos 1/2 copo de óleo 2copos de água 2 copos de farinha de matzá sal a gosto Modo de preparar

Leve ao fogo a água misturada ao óleo e sal. Deixe ferver. Despeje de uma vez a farinha de matzá na água fervente e misture, mexendo sempre até que incorpore bem, cozinhando um pouco sem parar de mexer. Tire do fogo, passe para uma tigela deixe esfriar e então acrescente os ovos, um a um, amassando até obter uma massa homogênea. Faça pãezinhos e leve ao forno em assadeira untada até ficarem bem dourados. Sirva morno, de preferência.


Esta é a receita dos Latkes ( pãezinhos ) para Pessach da nossa família CONTRIBUIÇÃO: Camila Kalim Ingredientes - 4 ovos - 3/4 xicara de água - 1 pitada de sal - 1 colher de sobremesa de óleo - +/_ 5 colheres de sopa de farinha de matzá Modo de fazer Bata os ovos com um garfo. Adicione o sal e bata mais um pouco. Depois adicione a água e bata novamente. Vá adicionando a farinha e misturando. Por ultimo adicione o óleo e misture. Deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora ( Pode deixar a noite toda para cozinhar de manhã). Depois de ter "descansado", se a massa estiver muito líquida, adicione um pouco mais da farinha Estes Latkes podem ser assados ou fritos. - Assados: Coloque em forminhas de empadinha untadas com óleo e leve ao forno médio. Teste com um palito que deve sair "seco" para saber quando estão prontos. - Fritos: Fritar no óleo quente às colheradas. Bom proveito!


GUEFILTE FISH CONTRIBUIÇÃO: Diogo Idelsohn Para os bolinhos Ingredientes 4 kg de carpa ou tainha 3 cebolas grandes 4 ovos 3 colheres (sopa) de farinha de matzá 1/2 copo (americano) de água ou o suficiente para dar a liga na massa pimenta-do-reino moída e sal a gosto Modo de Preparo 1. Com uma faca, retire as espinhas, as cabeças e as caudas dos peixes. Reserve as espinhas e as cabeças para o preparo do caldo. Corte a carne dos peixes em pedaços médios. 2. No processador de alimentos, coloque um pouco da carne dos peixes e triture. Repita a operação até triturar todo o peixe restante. 3. Descasque as cebolas e rale cada uma delas na parte fina do ralador. Reserve. 4. Numa tigela grande, junte o peixe triturado com as cebolas raladas, a farinha de matzá, os ovos, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem com as mãos. 5. Acrescente água, aos poucos, para dar liga à mistura. A massa não poderá ficar muito mole, pois serão feitas bolinhas com ela.

CONTINUA


6. Molhe as mãos com água. Com a ajuda de uma colher (sopa), retire cerca de 2 colheres (sopa) da massa e faça um bolinho de formato ovalado, usando as mãos. A cada três bolinhos feitos, molhe as mãos novamente para evitar que a massa grude. Faça bolinhos com toda a massa. 7. Numa panela grande, coloque o caldo de peixe (veja receita abaixo) e leve ao fogo baixo para ferver. Quando o caldo levantar fervura, acrescente os bolinhos e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, sempre em fogo baixo. 8. Com uma escumadeira, retire cuidadosamente os bolinhos do caldo. Sirva quente ou frio. Para o caldo Ingredientes cabeças e espinhas dos 4 kg do peixe escolhido 4 cebolas picadas 2 cenouras picadas 2 talos de salsão picados Modo de Preparo 1. Numa panela grande, coloque a cebola, a cenoura e o salsão. Leve ao fogo médio para refogar por 5 minutos, mexendo sempre. Junte as espinhas e cabeças de peixe, misture e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

2. Adicione 3 litros de água à mistura e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, por 45 minutos. Depois de cozido, tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. 3. Passe o caldo por uma peneira bem fina e reserve. Jogue fora os legumes e as espinhas de peixe. 4. Transfira o caldo para uma panela grande.


BROWNIES DE PESSACH (é possível dobrar a receita)

CONTRIBUIÇÃO: Julia Mendes Saraiva Ingredientes: 1 xícara de açúcar, 1/3 de xícara de óleo, 3 ovos ¼ de colher de chá de sal, ¼ de xícara de farinha de matzá, ¼ de xícara de fécula de batata, 1/3 de xícara de chocolate em pó, nozes picadas ou castanha do Pará. Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes, mexendo bem. Coloque numa assadeira untada e leve ao forno moderado durante 35 minutos ou até que esteja assado


"PÃOZINHO" DE PESSACH CONTRIBUIÇÃO: Julia Mendes Saraiva Ingredientes: 2 xícaras de coco ralado, 1 ½ xícara de açúcar, 2 gemas, 2 colheres de sopa de margarina. Modo de Fazer: Misture tudo em fogo baixo com colher de pau até ficar uma massa espessa que desprenda da panela. Deixe esfriar e enrole no formato de sua preferência


COCADA CONTRIBUIÇÃO: Julia Mendes Saraiva Ingredientes: 2 xícaras de coco ralado, 1 ½ xícara de açúcar, 2 gemas, 2 colheres de sopa de margarina. Modo de Fazer: Misture tudo em fogo baixo com colher de pau até ficar uma massa espessa que desprenda da panela. Deixe esfriar e enrole no formato de sua preferência.


KNODEL DE PESSACH CONTRIBUIÇÃO: MAIA FLEIDER Ingredientes 6 matzot 5 ovos 2 xicaras de farinha de matzá 1 colher de sopa de nozes picadas sal 2 colheres de sopa de gordura de frango Preparo Quebrar bem as matzot, colocar água fervendo para formar sua massa. ADICIONAR: a gordura, o sal, as nozes, os ovos (claras e gemas) e a farinha, Misturando bem, até formar uma massa homogênea. Ferver as bolinhas na água com sal.


Compota de Pessach Contribuição: Max Golovaty Asnis Weber Ingredientes: - 1/2 xícara (chá) de açúcar - 1/2 litro de água - casca de 1/2 limão - 6 paus de canela - 1/2 kg de ameixas pretas - 6 cravos-da-índia - 250 g de damasco seco - 250 g de uva passa sem sementes - 1/2 litro de vinho branco doce Modo de fazer : 1. Deixe o damasco de molho em água por 2 horas e acrescente as ameixas na última meia hora . 2. Misture todos os outros ingredientes e leve ao fogo por 2 minutos. Junte as frutas escorridas e continue cozinhando por 20 minutos. 3. Retire as frutas e deixe a calda ferver mais um pouco . Coe a calda e despeje sobre as frutas. Conserve na geladeira até o momento de servir. Prepare pelo menos na véspera.


KNEIDLACH CONTRIBUIÇÃO: Raphael Harari Ingredientes 2 xícaras (chá) de farinha de matzá 1/4 xícara (chá) de óleo (ou shmaltz, gordura de galinha) 3 ovos 1 e 1/4 xícara (chá) de água sal e pimenta-do-reino a gosto Modo de preparo Junte todos os ingredientes e bata, formando uma massa. Deixe descansar por 1 hora. Enrole bolinhos pequenos com as mãos molhadas. Cozinhe os bolinhos em caldo de galinha por 20 minutos Dica Para incrementar a sua receita: Cenoura & Dill: Acrescente à receita básica 1 cenoura ralada bem fino e 2 colher (chá) de dill (endro) bem picadinho. New York Deli: Acrescente à receita básica 2 fígados de galinha fritos e bem amassados e 1/4 de cebola bem batida e frita até escurecer. Com ervas: Acrescente à receita básica 1 colher (chá) de salsinha e 1 colher (chá) de tomilho, ambos picadinhos. À húngara: Deixe 10 ameixas secas sem caroço de molho em água morna por 1 hora. Escorra e pique muito bem, quase transformando-as em pasta. Acrescente à receita básica. Com nozes: Triture 10 a 15 nozes no processador. Acrescente à receita básica.


Brownie Fácil de Pessach CONTRIBUIÇÃO: Raphael Harari Ingredientes: 4 ovos 1 ½ xícara de açúcar ½ xícara de nozes moídas ¾ de xícara de fécula de batata 1 xícara de óleo 1/2 xícara de cacau Modo de preparo Bata os ovos na velocidade máxima da batedeira de 5 a 7 minutos. Diminua a velocidade e adicione os outros ingredientes. Coloque numa forma untada e asse por cerca de 30 minutos em forno médio.


Haroset para o Pessach (patê de maçã e nozes) CONTRIBUIÇÃO: Raphael Harari Ingredientes Serve: 6 6 maçãs - descascadas, sem caroços e picadas 1 xícara (120 g) de nozes finamente picadas 1/2 colher (chá) de canela em pó 1 colher (chá) de açúcar 3 1/2 colheres (chá) (20 ml) de mel 1/3 xícara (80 g) de vinho tinto doce Modo de preparo Preparo: 20 min Cozimento:10 min Numa tigela grande, coloque as maçãs e as nozes. Numa outra vasilha misture o açúcar com a canela. Polvilhe as maçãs e as nozes com esse açúcar. Acrescente o mel e o vinho tinto doce. Misture tudo. Sirva imediatamente ou mantenha na geladeira até a hora de servir.


SORVETE CONTRIBUIÇÃO: THIAGO CHIMELLO PIRES Ingredientes 6 ovos separados 1/2 de xícara de açúcar 1/2 xícara de óleo 1 colher (sopa) de café solúvel ou cacau em pó 1/4 xícara de água

Preparo Bata as claras em neve com o açúcar e reserve. Bata as gemas no liqüidificador, acrescentando o óleo gota a gota (como se fizesse maionese) e por fim o cacau ou o café dissolvido na água. Misture vagarosamente às claras batidas. Guarde no congelador até servir.

Variação Use nozes ou outro tipo de fruta, batida no liqüidificador com uma colher (sopa) de água, no lugar do café.


Bolo de maçã para o Pessach CONTRIBUIÇÃO – AMANDA Ingredientes Rende: 14 porções 2 ovos 1 xícara (240 ml) de óleo vegetal 1 xícara (200 g) de açúcar 1 1/2 xícara (200 g) de farinha de matzá 1/2 xícara (70 g) de fécula de batata 1 colher (chá) de canela em pó 8 maçãs grandes – descascadas, sem sementes e fatiadas 1/2 xícara (110 g) de açúcar mascavo 1 colher (chá) de canela em pó 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó Modo de preparo Pré aqueça o forno a 180 ºC. Unte uma forma refratária de vidro de 22 x 33 cm. Com uma batedeira manual, misture os ovos, o óleo e o açúcar em uma tigela grande. Acrescente a farinha de matzá, a fécula de batata e 1 colher (chá) de canela, batendo sempre. Em outra tigela, misture as maçãs com o açúcar mascavo, 1 colher (chá) de canela e a noz-moscada. Monte uma camada com a metade da massa na forma já preparada. Despeje as maçãs. Depois, com cuidado, coloque a massa restante sobre as maçãs. Se desejar, polvilhe com um pouco de açúcar mascavo. Asse o bolo no forno pré aquecido por 45 minutos.


CONTRIBUIÇÃO – GUSTAVO Sopa da vovó com bolinhas de matzá Ingredientes Rende: 10 porções 550 g de biscoitos de matzá 1/2 xícara (115 g) de manteiga 6 ovos Sal e pimenta a gosto 3 colheres (sopa) de salsa fresca picada 2 cebolas picadas 150 g de farinha de matzá ou quanto baste 3 litros de caldo de galinha Modo de preparo Em uma panela grande, coloque água e sal e deixe levantar fervura. Quebre os biscoitos de matzá em pedacinhos e coloque-os em uma tigela grande. Acrescente água até cobri-los. Deixe-os de molho por alguns minutos até ficarem macios. Escorra o excesso de água. Derreta a manteiga em uma frigideira grande, em fogo médio. Acrescente os pedacinhos de biscoito escorridos. Mexa até a mistura estar seca e ligeiramente dourada. Retire-a do fogo. Adicione os ovos, sal e pimenta a gosto, a salsa e as cebolas. Acrescente apenas a farinha de matzá suficiente para preparar a mistura de modo a mantê-la unida. Enrole uma bolinha de matzá do tamanho de um limão. Coloque-a em água fervente para testar a mistura. A bolinha deve subir, atingir o topo da água e não se desfazer. Se não subir, então, acrescentou-se muita farinha de matzá. Nesse caso, adicione outro ovo batido à mistura e experimente de novo. Quando alcançar a consistência desejada, use toda a mistura para fazer bolinhas do mesmo tamanho. Em uma panela grande, coloque o caldo de galinha para ferver lentamente em fogo médio. Acrescente as bolinhas ao caldo. Sirva a sopa quando as bolinhas subirem, chegando ao topo do caldo.


CONTRIBUIÇÃO – NATHALIE Receita de Charosset A mistura de nozes e vinho é comida durante o Seder. É significava porque nos recorda a argamassa utilizada pelos judeus durante o período de construção da escravidão. Ela deve ter uma textura grossa. Outras frutas ou frutos secos podem ser usados. 4 maçãs médias 1 / 2 xícara de amêndoas finamente triturada 1 / 4 xícara vinho doce 1 / 4 xícara vinho seco Canela a gosto. Modo de fazer: Triturar as maçãs. Adicionar todos os outros ingredientes. Deixar descansar de 3-6 horas, até que o vinho seja absorvido pelos outros ingredientes. Servir com matzá.


CONTRIBUIÇÃO – YGOR Cheesecake de chocolate para o Pessach Ingredientes Serve: 16 2 1/2 xícaras (280 g) de macaroons de chocolate triturados 1/3 xícara (75 g) de manteiga, derretida Para o recheio: 675 g de cream cheese, amolecido 1 xícara (200 g) de açúcar 4 colheres (chá) de farinha de matzá 1/4 xícara (60 ml) de leite 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha 3 ovos 1 xícara (170 g) de gotas de chocolate 1 colher (chá) de manteiga Modo de preparo Pré aqueça o forno a 190 ºC Em uma tigela pequena, misture os macaroons triturados e a manteiga. Forre o fundo de uma forma (23 cm) de aro removível com o biscoito. Asse a massa no forno pré aquecido durante 15 minutos. Tire a forma do forno e deixe a massa esfriar. Em uma vasilha, bata bem o cream cheese com o açúcar. Acrescente a farinha de matzá, o leite e a baunilha. Quando esse creme ficar homogêneo, acrescente os ovos, um de cada vez. Em uma vasilha para microondas, coloque as gotas de chocolate e a manteiga. Ponha a vasilha no micro-ondas, e de 30 em 30 segundos, vá misturando e derretendo o chocolate. Ponha o chocolate junto com o creme preparado. Despeje o recheio sobre a massa já fria. Nivele a cheesecake. Asse em forno pré-aquecido por 40 minutos, ou até quando o meio do recheio parar de balançar.


BROWNIE DE PESSACH CONTRIBUIÇÃO – DÉBORA 4 ovos 1 ¾ de xícara de açúcar 1 xícara de óleo ½ xícara de cacau em pó ¾ de xícara de fécula da batata ½ xícara de nozes

Modo de fazer: Bater os ovos com o garfo, misturar o restante. Assar por 4 minutos.


BOLO DE CHOCOLATE COM MOUSSE CONTRIBUIÇÃO – DÉBORA 250 GR DE CHOLATE MEIO AMARGO ½ COPO DE ÓLEO 6 OVOS SEPARADOS 1 COPO DE AÇÚCAR MODO DE FAZER: BATA AS CLARAS EM NEVE. ADICIONE ½ COPO DE AÇÚCAR E BATA NOVAMENTE. RESERVE. DERRETA O CHOCOLATE EM BANHO MARIA E RESERVE. BATA AS GEMAS NA BATEDEIRA COM O RESTANTE DO AÇÚCAR. ADICIONE O ÓLEO E BATA NOVAMENTE. NA VELOCIDADE BAIXA ADICIONE O CHOCOLATE USANDO UMA ESPÁTULA. INCORPORE DELICADAMENTE AS CLARAS. RETIRE METADE DAM MASSA E GUARDE NA GELADEIRA. COLOQUE O RESTANTE NUMA FORMA E ASSE EM FORNO MÉDIO POR APROXIMADAMENTE 30 MINUTOS. DEIXE ESFRIAR E ESPALHE A MASSA GUARDADA SOBRE O BOLO. CONGELE OU GUARDE NA GELADEIRA.


livro de receitas de pessach