Page 1


OS MELHORES TRATAMENTOS PARA OS MELHORES SALÕES!

LINHA S.O.S. CAPILAR Macadâmia Express

Argan Express

Recuperação Intensiva 3D

Nano Matrix

Encontre esses produtos em Salões de Beleza e Clinicas de Estética.

Rua Marquês de Leão, 363 - Barra - (71) 3267-7600 / 8770-7600 faleconosco@talentuscosmetica.com.br


EDITORIAL

Rua Ceará, nº 1108, Shopping Boulevard 405, sala 24 - Pituba - Salvador / BA – CEP 41830-451 CNPJ: 02.916.516/0001-06 Telefones: 71 3492-1010 / 3012-5916 / 9103-5846

APRENDER A CONVIVER COM O OUTRO…

Onde encontrar -a revista Mosaico:

Através do telefone: 71 3492-1010 Assinaturas: RS 70,00 (anual) – 06 (seis) exemplares Telefone: 71 3492-1010 E-mail: revistamosaico@ig.com.br Site: www.revistamosaico.com.br Diretora Geral

Silvia Damasceno Diretora Financeira

Dadi Damasceno de Araújo Durante uma era glacial muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil. Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a unir-se e a juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro e todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam calor, aquele calor vital, questão de vida ou de morte. E afastaram-se feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se por não suportar por mais tempo os espinhos dos seus semelhantes. Mas esta não foi a melhor solução. Afastados e separados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a aproximar-se pouco a pouco, com jeito, com preocupação. De tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviverem sem mágoas, sem causar danos recíprocos. Assim resistiram à longa era glacial. E sobreviveram! É preciso aprender a conviver. Isto é urgente! A vida é a melhor escola. Aqueles porcos-espinhos aprenderam depressa que, para sobreviverem, era preciso aprender a conviver. Esta é a moral da história: viver juntos não basta, é necessário aprender a conviver com o outro! Veronica Shoffstall

Feliz Natal

Desejamos um e mais um ano de luta e de realizações a todos os colaboradores, leitores e clientes. E que em 2015 continuemos juntos com uma edição cada vez melhor!

Silvia Damasceno 6 • REVISTA MOSAICO

Jornalista Responsável

Carlos Amorim – DRT/BA 1616 Fotografia

Roberto Cunha bahiamoda@hotmail.com Textos

Laurinete Gomes – DRT/BA 2981 lauragovao2@hotmail.com Revisão

Carlos Amorim Elva do Valle Designer

Maria Clara Barros Colaborou nesta edição:

Igor Alisson Tobias de Matos Tiragem: 20.000 exemplares Impressão: Halley SA. Gráfica e Editora Os artigos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião da revista Mosaico. Todo e qualquer artigo aqui publicado não pode ser reproduzido total ou parcialmente. Cartas, dúvidas, sugestões e críticas: Endereço completo, RG e telefone devem ser remetidos para a Diretoria da Redação Mosaico Rua Ceará, nº 1108, Shopping Boulevard 405, sala 24 – Pituba - Salvador/BA – Brasil. CEP: 41.830-451. As cartas podem ser editadas em razão do seu tamanho para facilitar a compreensão.


SUMÁRIO CURTAS

10.

Conheça os benefícios do shampoo em pó Nova pesquisa revela que alimentos ricos em potássio diminuem risco de derrame em mulheres

12.

44. CAPA Tânia Mara

Alimentos que melhoram a dor de cabeça Adeus pontas duplas

SAÚDE

50.

Gengibre: conheça o poder dessa raiz

66.

Cogumelo: seus benefícios vão te surpreender

68.

Síndrome metabólica x exercício físico

NUTRIÇÃO

18.

Farinha de coco: ajuda a emagrecer e controlar doenças

CABELO

14.

Cimento capilar Conheça a novidade para cuidar dos cabelos

20.

Condicionador a seco: o produto promete maciez e brilho sem molhar o cabelo

22.

Visagismo: conheça a arte que valoriza sua beleza

24.

Rabo de cavalo Aprenda a inovar o mais clássico dos penteados

28.

Em dia com a moda: confira quais são os tons que vão predominar no verão

ESTÉTICA

16.

Lipoaspiração a laser: entenda como funciona

Especial calendário 2015 MUSICALIDADE

56.

NEGÓCIO

62.

Mercado de festas personalizadas está em alta

PERSONALIDADE

58.

Miguel Rômulo: a cada trabalho, o ator surpreende o grande público com seu talento e carisma

MÚSICA

54.

Guilherme e Santiago: a dupla celebra 20 anos de carreira

EVENTOS

74.

Lançamento da Skol Beats Senses em Salvador foi um sucesso

76.

Primeiro seminário de estética da Bahia

84.

8 • REVISTA MOSAICO

Belo e Ivete Sangalo fazem parceria em Mistério, novo álbum do cantor

LANÇAMENTOS


CURTAS

Conheça os benefícios do shampoo em pó O shampoo em pó é a escolha perfeita para quem quer um cabelo limpo e saudável. Composto pela fórmula Dust Wash que cria ligações de hidrogênio nas cadeias de queratina, o produto é responsável por deixar os fios danificados mais fortes e macios. O produto pode ser aplicado diretamente sobre o couro cabeludo sem necessidade de enxágue. Ele irá absorver instantaneamente toda e qualquer oleosidade do couro cabeludo, deixando-o com aspecto limpo e com perfume superagradável. O shampoo seco é uma boa opção para se ter na bolsa. Além de preservar os fios das lavagens tradicionais, ele tem a equação praticidade + eficiência, que é fundamental. Contudo, isso não significa que ele deve ser usado diariamente. As lavagens normais não podem simplesmente ser abolidas. O shampoo seco é um complemento para momentos ou necessidades específicas.

Nova pesquisa revela que alimentos ricos em potássio diminuem risco de derrame em mulheres As frutas e verduras são as principais fontes de potássio e, segundo um estudo recente da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos, mulheres que consomem as doses recomendadas desse nutriente estão menos propensas a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Os cientistas acompanharam, durante 11 anos, 90.137 participantes, que já haviam passado pela menopausa e estavam, portanto, mais expostas a um derrame. Ao avaliar a quantidade diária do mineral ingerida pelas voluntárias, os pesquisadores notaram que as que comiam mais de 3,2 gramas de potássio por dia apresentavam um risco 12% menor de sofrer um AVC em comparação com aquelas cujo consumo não passava de 1,9 grama.

10 • REVISTA MOSAICO


CURTAS

Alimentos que melhoram a dor de cabeça Entupir-se de analgésicos não é a melhor saída para a dor de cabeça. A grande sacada é prevenir as crises com ajustes no cardápio. Alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias podem ajudar a evitar o incômodo. Confira alguns:

GORDURAS DO BEM - As do azeite de oliva, da sardinha, do salmão e da anchova agem no controle da dor. TRIPTOFANO - Ajuda a liberar serotonina, que promove o bem-estar. Invista em fontes como banana, erva-cidreira, maracujá, pão, arroz integral, feijão e granola. ANTI-HISTAMÍNICOS - Inibem a produção da histamina e da prostaglandina, responsáveis por inflamações e dores. Elas estão no orégano, no cravo, na canela e no gengibre.

Adeus pontas duplas É possível manter fios longos e sadios, livres das indesejadas extremidades ralas, que se quebram com um toque. Veja como tratar o problema e manter a hidratação:

1

Comece com um tratamento nutritivo que devolva as propriedades essenciais do cabelo. Os óleos para aplicar nos fios ainda secos, antes do shampoo, são a melhor opção.

2

Para ajudar na recuperação do cabelo danificado, utilize um sérum concentrado, que repara a estrutura do fio. Isso vai devolver a massa e o volume perdidos, além de ajudar no combate à formação das pontas duplas.

3

Eleja um leave-in para ser usado sempre após a lavagem. O ideal é que o produto tenha queratina, que preenche e fortifica a fibra capilar, e conte também com um protetor térmico e solar.

12 • REVISTA MOSAICO


CABELO

CIMENTO CAPILAR CONHEÇA A NOVIDADE PARA CUIDAR DOS CABELOS

O

nome pode parecer estranho, mas o cimento capilar promete revolucionar a linha de cosméticos capilares. A técnica consiste na aplicação de um creme de hidratação japonês chamado Keiro Ka Subarashii, que cimenta os fios e repõe a água, dando brilho aos cabelos, ao mesmo tempo em que ajuda a encorpá-lo. Dentre outras vantagens, trata de pontas duplas, combate o ressecamento e frizz, nutre o cabelo em profundidade, confere brilho e hidratação incríveis e torna o cabelo mais grosso e encorpado. Seus benefícios não param por aí, pois propõe efeito mais durável que a hidratação comum, repõe substâncias perdidas e cria uma camada protetora. O resultado é um cabelo liso, maleável, solto, macio e de aspecto muito saudável. Os especialistas indicam o tratamento para os cabelos fracos, quebradiços e totalmente danificados por processos químicos, como coloração e descoloração, submetidos com grande frequência a chapinhas e babyliss, ou agredidos pelo sol e poluição.

14 • REVISTA MOSAICO

Ainda de acordo com profissionais, ele funciona como um cimento intercelular, que penetra nas fissuras dos fios danificados, recuperando sua textura original. É um plasma sintético, que também forma uma película nos fios. Enquanto o efeito de uma hidratação dura cerca de uma semana, ele dura de 15 a 20 dias, dependendo do estado dos cabelos. Nas hidratações comuns, costuma-se perceber resultados efetivos após duas ou três sessões. Já com a hidratação com cimento capilar, o efeito é constatado na primeira aplicação que, geralmente, já é suficiente para reparar os danos. A hidratação começa com a aplicação mecha a mecha do creme em cabelos limpos e ainda molhados após a lavagem com um shampoo com pH baixo. O produto permanece nos fios durante meia hora e, em seguida, é retirado. O procedimento é realizado em salões de beleza, portanto, é preciso marcar a hidratação com um profissional.


ESTÉTICA

LIPOASPIRAÇÃO A LASER: ENTENDA COMO FUNCIONA

H

oje em dia é muito raro encontrar alguém satisfeito com o próprio corpo, principalmente entre as mulheres. E na busca pelas curvas perfeitas, cada vez menos pessoas têm hesitado em apostar em procedimentos cirúrgicos ou não cirúrgicos para corrigir o que lhe incomoda. Os procedimentos são muitos, desde a colocação de silicone à lipoaspiração. E se depender dos avanços tecnológicos na área, a tendência é que os números cresçam ainda mais. A última novidade é o uso de laser na cirurgia de lipoaspiração, que ficou, então, conhecida como lipo laser ou laser lipólise. A técnica promete pôr fim à gordura localizada sem as dificuldades e riscos que uma lipo tradicional oferece. A cirurgia de lipo laser consiste na liquefação (espécie de derretimento) da gordura pela ação do laser seguida de aspiração, quando há uma quantidade considerável de resíduos. De acordo com profissionais, a grande vantagem do procedimento é a possibilidade de se usar qualquer um

dos tipos de anestesia, seja geral, local ou peridural. A escolha depende da área a ser tratada e da preferência do especialista. Na lipo laser, feita com anestesia local, os riscos são certamente menores do que a lipoaspiração tradicional feita com anestesia geral. Entretanto, os profissionais advertem que o risco de complicações aumenta conforme aumenta a área que o paciente deseja corrigir. Quem vai corrigir somente a papada, por exemplo, corre menos riscos do que uma pessoa que vai fazer a lipo laser na barriga, culotes e coxas. O período de recuperação varia de paciente para paciente, mas a maioria daqueles que se submeteram a essa intervenção regressaram ao trabalho e às suas atividades normais um ou dois dias após o procedimento. Ao contrário da lipoaspiração tradicional, no qual os pacientes geralmente cumprem o período de recuperação num hospital e não é possível trabalhar ou realizar as atividades normais durante uma ou duas semanas. Outro diferencial dessa técnica é que não só proporciona uma experiência menos dolorosa e traumática para o paciente como também é um procedimento mais seguro, comparativamente com a lipoaspiração convencional. Essa técnica apresenta, também, menor incidência de hemorragia, coágulos de sangue e outras complicações graves. Vale lembrar que não basta apenas realizar o procedimento para eliminar gorduras, é preciso aliar bons hábitos de vida para manter os resultados obtidos, como praticar uma atividade física e optar por uma alimentação mais saudável.

16 • REVISTA MOSAICO


NUTRIÇÃO

FARINHA DE COCO: AJUDA A EMAGRECER E CONTROLAR DOENÇAS

D

iversos alimentos e bebidas derivados do coco já são constantes em nosso dia a dia. Entretanto, alguns deles ainda não são tão populares, embora sejam ricos em nutrientes que fazem bem ao corpo. É o caso da farinha de coco, que pode ser uma ótima aliada para o emagrecimento, para o melhor funcionamento do intestino e ainda para a prevenção da diabetes.

por promover maior saciedade, outro exemplo é o fim da prisão de ventre, já que as fibras favorecem a formação do bolo fecal e estimulam o trânsito na região. Isso porque sua principal característica é a grande quantidade de fibras que possui. A cada colher de sopa de farinha há estimadamente 2,5g de fibra, ou seja, 10% do recomendado para consumo diário, de acordo com profissionais.

A farinha possui outros benefícios, além de auxiliar na perda de peso,

Grande aliado para perda de peso Se o desejo é enxugar alguns quilinhos a farinha de coco pode ser uma boa aliada na empreitada. As fibras da farinha de coco formam um gel no sistema digestivo quando entram em contato com a água. Isso “enche” o estômago e provoca, assim, a sensação de saciedade. Esse gel reduz ainda a velocidade de liberação de glicose no sangue. Com isso, o pâncreas diminui também a produção de insulina, que é responsável por enviar açúcar para as células e estimular o depósito da gordura no tecido adiposo, reduzindo assim o acúmulo de massa gorda no corpo.

Sem de glúten A farinha de coco também é livre de glúten, uma proteína que não pode fazer parte da dieta de pessoas celíacas, pois causa uma série de sintomas desagradáveis, como diarreia. Como a farinha de coco não tem esse componente, está liberada para entrar no cardápio dos celíacos.

Ajuda a prevenir diabetes Por tornar mais lenta a absorção de glicose e exigir menos produção de insulina para metabolizá-la, a farinha de coco ajuda na prevenção da diabetes tipo 2, causada

18 • REVISTA MOSAICO

pela resistência do corpo à insulina quando a quantidade de açúcar no sangue é muito grande.

Como consumir Algumas pesquisas estão em fase de preparo de protocolo e encaminhamento ao Conselho de Ética e Pesquisa, e ainda estuda-se a melhor forma de administrar a farinha para o paciente. Mas há estudos que indicam que a quantidade recomendada é de 1 a 2 colheres de sopa rasas ao dia adicionada a alimentos, como frutas, saladas, vitaminas ou no preparo de bolos, tortas, panquecas ou ainda qualquer receita que possa substituir parte da farinha usada em preparações para aumentar a quantidade de fibras.


CABELO

CONDICIONADOR A SECO: O PRODUTO PROMETE MACIEZ E BRILHO SEM MOLHAR O CABELO

A

indústria cosmética não para de se renovar e criar variações de produtos clássicos para os cabelos que deixam a vida mais prática. Depois do shampoo seco virar febre por disfarçar oleosidade e texturizar as madeixas sem necessidade de lavá-las, a mais nova tendência é o condicionador a seco. De acordo com profissionais, o produto aposta na fórmula spray e promete adicionar brilho, maciez e proteção em poucos minutos. Dependendo da marca, ainda é possível conseguir proteção dos raios UV e selagem das escamas para potencializar o efeito de hidratação. O produto é muito fácil de usar, basta apenas agitar o frasco e aplicar o spray em todo o cabelo. O condicionador age imediatamente ao entrar em contato com o cabelo, mudando o aspecto fosco das mechas. Isso porque, diferentemente dos óleos reparadores e sprays de 20 • REVISTA MOSAICO

brilho, esse produto não é oleoso e possui certa umidade. O que faz com que ele hidrate o cabelo sem sobrecarregá-lo, deixando-o com um aspecto leve e sedoso. Vale lembrar que se trata de um condicionador e não de leave-in. Ele possui a função de um complemento do condicionador comum, pois em sua fórmula existem ativos que promovem o fechamento das escamas dos fios e forma um filme protetor que evita a desidratação, principalmente quando os fios ficam expostos ao sol. Os especialistas orientam ainda que não se deve usar o shampoo e o condicionador a seco ao mesmo tempo, mesmo ambos tendo o modo de aplicação muito parecido e serem usados em forma de spray e a seco. Isso porque a proposta de cada um é completamente diferente, então na hora de usar escolha apenas um deles.


CABELO

VISAGISMO

foto: Roberto Cunha

CONHEÇA A ARTE QUE VALORIZA SUA BELEZA

Daniella Cafezeiro Cabeleireira visagista, especializada em

da de 1970 por Phillip Hallawell. O ponto de partida para colocar o visagismo em prática é reconhecer o rosto como a identidade de uma pessoa. “Usamos técnicas aplicadas com base no estudo Phillip Hallawell Academy, analisando através de uma consultoria onde identificamos os seguintes pontos: formato do rosto, temperamento, profissão, meio em que vive, cor da pele e textura dos fios”, frisa. Ainda de acordo com a profissional, identificados esses pontos, se procura saber o que a cliente deseja expressar com a sua imagem. “Daí partimos para o uso do conceito, aplicando assim técnicas de colorimetria, assinaturas de corte, tricologia, assessórios etc.”, revela.

colorimetria e tricologia.

T

alvez você não saiba exatamente o que é, mas já deve ter ouvido falar sobre visagismo. “Trata-se da arte de criar uma imagem pessoal para cada cliente dentro do temperamento de cada indivíduo de forma única, ressaltando assim as suas características pessoais, facilitando na beleza estética, moda, meio profissional e pessoal, podendo assim, de acordo com sua necessidade, fazer mudanças definitivas no visual, concordando com o que ele deseja expressar”, explica a cabeleireira visagista, especializada em colorimetria e tricologia, Daniella Cafezeiro. Ainda de acordo com a profissional, não se pode afirmar que o visagismo seria apenas uma técnica. “É um conceito usado anteriormente por artistas plásticos no século XIX, para aplicar em suas artes o conceito de forma que atendesse à necessidade do cliente dentro do seu temperamento específico, sendo eles fleumáticos com pinturas abstratas; melancólicos com paisagens em tons frios; coléricos com linhas e formas indefinidas; e sanguíneos com bastante cor e movimento”, salienta. Sendo assim, com o passar dos anos, o visagismo foi introduzido no Brasil por Fernand Aubry, passando pela Academy L´Oreal e chegando, finalmente, ao Brasil na déca-

22 • REVISTA MOSAICO

Para Daniella, o visagismo proporciona um diferencial de beleza em expressar uma imagem única e pessoal, ressaltando o que cada cliente tem de melhor em linhas faciais, de acordo com formato do rosto, biotipo físico, textura do cabelo e cor da pele. Por isso, é fundamental que o profissional visagista tenha profundo conhecimento de como usar linhas, formas, cores e outros elementos visuais, que possam construir uma imagem que expresse a intenção do cliente e também tenha boa técnica para executar o trabalho. Através do visagismo, a pessoa adquire uma imagem positiva, exaltando as qualidades e atenuando aspectos negativos, de acordo com sua personalidade, valores pessoais e estilo de vida. E há uma diversidade de pessoas que apostam no visagismo para realçar a beleza. “Desde a dona de casa que resolveu de repente passar de uma aparência fleumática e pacata, que sempre usou os cabelos em linhas retas de forma inexpressiva, para uma mulher fatal e sensual, passando assim a usar em seus cabelos linhas cilíndricas com tons quentes. Ou uma megaempresária ou até mesmo uma advogada ou médica, que resolveu suavizar a sua aparência para ter mais credibilidade e confiança dos que estão em seu meio profissional”, explica.


EPOIS:

foto: Roberto Cunha

foto: Roberto Cunha

ANTES E D

Michele

Luciene gomes

REVISTA MOSAICO • 23


CABELO

PARA USAR NO

RABO DE CAVALO APRENDA A INOVAR O MAIS CLÁSSICO DOS PENTEADOS

S

imples, rápido e versátil, o rabo de cavalo é um dos penteados mais democráticos. Pode ser usado em diversas ocasiões, na academia ou até mesmo num casamento. Hoje já existem vários tipos de rabos de cavalo, que ficam ótimos em qualquer formato de rosto, basta inovar no jeito de fazer. Justamente por ser tão comum, pode acabar sendo deixado de lado na hora de produzir um look mais sofisticado. Entretanto, o cabelo amarrado pode ser uma excelente escolha por sua praticidade, inclusive para os dias em que está sem tempo para lavar os fios, mas não quer que pareçam sujos. Conversamos com a cabeleireira Nilzete dos Anjos Serra, do salão Oficina da Beleza, que mostrou duas opções fantásticas para você turbinar esse penteado.

trabalho

Com a ajuda de ferramentas simples, como escova, chapinha, finalizadores e modeladores, você pode dar um up no visual e turbinar seu penteado para deixá-lo ainda mais charmoso.

1

Depois de lavar o cabelo, faça uma escova e, em seguida, aplique um pouco de pomada ou cera finalizadora para tirar o frizz e para que os fios fiquem bem rentes.

2

Parta na lateral e divida o cabelo na parte frontal.

modelo: Dylan Conte Damacena cabelereira: Nilzete dos Anjos Serra

3

Com a ajuda das mãos, puxe bem os fios da parte de trás para cima e posicione o rabo na altura desejada. Use uma borrachinha presa a dois grampos para prender o rabo de cavalo.

24 • REVISTA MOSAICO


4

foto: Roberto Cunha

Fixe um dos grampos na parte central do ponto de amarração e segure com os dedos. Use o outro grampo como guia para fazer quantas voltas forem necessárias em torno do rabo. Quando estiver bem preso, fixe também o grampo guia no ponto de amarração.

5

Separe uma mecha do cabelo da parte da frente, dê uma enroladinha e passe por baixo do rabo para esconder o elástico dê uma finalização elegante.

6

Faça o mesmo com a outra mecha. Use grampos para fixar bem o laço da mecha de cabelo. Prenda sempre no ponto de marcação e para baixo.

7

Passe um jato de spray para fixar o penteado. Use um pente e faça movimentos suaves para eliminar o frizz.

REVISTA MOSAICO • 25


CABELO

PARA USAR EM

festas

O rabo de cavalo com volume também tem vez quando se quer conseguir um look mais clássico sem perder o toque atual, além de ser muito elegante. A cabeleireira ensina como criar o desfiado no topo da cabeça e prender os fios escondendo o elástico para um acabamento impecável no penteado.

1

Depois de escovado, separe o cabelo da parte de cima da cabeça em mechas. Deixe a mecha da frente ou a franja reservada.

2

3

Puxe bem os fios da parte de traz para cima e posicione o rabo na altura desejada, e use sempre uma borrachinha presa a dois grampos para prender o rabo de cavalo.

5

4

Separe uma mecha da parte de baixo do rabo de cavalo e faça uma trança.

Separe a última parte e desfie mais uma vez para obter o volume necessário unindo todas as partes e prenda com um grampo na altura do rabo de cavalo.

6

Enrole a trança envolta do rabo de cavalo e prenda as pontas com um grampo invisível.

26 • REVISTA MOSAICO

Divida a parte da frente em três mechas. Pegue a mecha do meio e desfie com o pente fino, penteando a mecha na direção oposta ao crescimento dos fios.

7

Use spray para fixar o penteado e eliminar o frizz.


CABELO

EM DIA COM A MODA CONFIRA QUAIS SÃO OS TONS QUE VÃO PREDOMINAR NO VERÃO

A

s altas temperaturas estão chegando, e a moda já deu o seu recado para o que será tendência. Os cabelos também entram no clima e mudam, especialmente, para o verão. A aposta é que alguns tons vão vir com tudo como o mel, loiros, conhaques, cacau, dourados e tons alaranjados. Tudo para deixar o look mais moderno e charmoso.

marcam fortemente a tendência de moda das cores de cabelo para essa estação.

O visual da temporada é mais suave, sai de cena o visual marcado do ombré e mechas destacadas para dar lugar às luzes mais finas e aos pontos de luz, que, quando expostos ao sol, iluminam o rosto, mas mantém o estilo saudável, porque não estragam tanto os fios e conseguem chegar com o mesmo modo no final da estação.

Os profissionais sinalizam ainda que, para mulheres com cores de cabelo mais escuras, as mechas loiras não devem ser muito claras. Já as mulheres com cores de cabelo mais claras, como as loiras e as castanhas, podem fazer o degradê em loiros mais claros.

Para os profissionais, o que será importante no verão é não deixar os cabelos com apenas uma cor. É verdade que o look monocromático dá mais trabalho de manter, mesmo assim as luzes são ideais no verão, porque ajudam a ter um visual mais natural. E isso não é tudo se você é adepta às mechas californianas. Fique tranquila porque os especialistas sinalizam que elas ainda fazem grande sucesso e

28 • REVISTA MOSAICO

Tons de mechas mais claras, que sejam mais naturais com aquele conhecido aspecto de quem passou o verão na praia e ganhou reflexos naturais, têm sido grandes pedidas nos salões de beleza.

Uma outra aposta é o blend, especialmente para cabelos escuros. Com a base escura, o efeito ilumina e deixa a pele mais bronzeada. É um processo em que se clareia algumas mechas, umas desde a raiz, outras a partir do comprimento e algumas nas pontas. Isso cria um efeito suave e com aspecto de clareado de sol. É o visual perfeito, porque o objetivo é não clarear muito, principalmente quem é morena. Tons muito claros descaracterizam os castanhos, deixando-os indefinidos.


CABELO

VAI FAZER ESCOVA PROGRESSIVA?

TIRE SUAS DÚVIDAS COM UM DOS PROFISSIONAIS MAIS RESPEITADOS DA ÁREA Revista Mosaico: Aproximadamente, quantos tipos de escova progressiva existem no mercado?

foto: Roberto Cunha

Robson Trindade: Acredito que seja impossível quantificar, pois, enquanto estamos conversando outras acabam de ser lançadas. Inúmeras! [risos] RM: Quais as mais procuradas? Robson Trindade Cabeleireiro

O

hair stylist, Robson Trindade, é considerado um dos maiores especialistas em cachos do Brasil. Só para ter uma ideia, já passaram pela sua cadeira várias atrizes famosas. Você deve estar pensando, mas a matéria não é sobre progressiva? Sim, portanto, ninguém melhor que ele para esclarecer as maiores dúvidas sobre a técnica, já que o profissional é um defensor absoluto dos cabelos cacheados.

30 • REVISTA MOSAICO

RT: Minha percepção é que a quantidade que existe evita que possamos responder com exatidão, mas cristalização, tratamento de queratina e botox estejam entre os mais populares. RM: É importante avisar ao profissional o histórico do cabelo antes de iniciar o procedimento? RT: Não importa muito o estado do cabelo, o procedimento irá blindar a fibra, evitando que a qualidade antes ruim ou muito boa não apareça. Embora a pessoa só irá descobrir os resultados negativos com o passar dos dias, e os positivos, se é que seja possível, serão percebidos também com o passar dos dias.


RM: O procedimento é indicado para qualquer tipo de fio? RT: Eu não recomendo, pois os resultados surgem com o passar dos dias. Cabelos secos e quebradiços começam a partir no comprimento e deixam as pontas fracas e frágeis. RM: E quanto aos cabelos danificados, eles também podem se submeter à progressiva? RT: Sim, mas lembrando que isso irá acelerar ainda mais a queda. Mais peso e muito mais fragilidade ao fio, embora a sensação visual seja uma superfície plana e macia ao toque, mas não se engane, o estrago está garantido! RM: O que deve ser feito antes de escolher o tipo da técnica? RT: Quando recebemos uma cliente no salão, é importante escutar o histórico dos últimos procedimentos e as datas das ultimas aplicações. Porém, o diagnostico de qual produto a ser usado no processo é exclusivo do próprio cabelo. É ele quem de-

termina o produto se é sódio, cálcio (guanidina), tioglicolato de amônio etc. Tudo depende do próprio cabelo, como espessura, forma, qualidade e estado atual. RM: Qual o cabelo que se beneficia melhor, o quimicamente tratado ou o sem química? RT: Uma vez que o procedimento causa uma blindagem no cabelo, tanto faz se o cabelo tiver ou não química. Lógico que o cabelo natural resiste por mais tempo. RM: Quem tem alongamento pode fazer progressiva? RT: Ninguém deveria fazer progressiva, mas um cabelo de alongamento deveria passar pelo procedimento antes de ser colocado, pois assim seria menos prejudicial para a cliente. RM: É necessário cuidados especiais no cabelo após o procedimento? RT: Quando o cabelo é submetido a uma escova progressiva ele apresenta uma superfície lisa e brilhan-

te, entretanto, blindada. Cuidados específicos nesse momento seria um desperdício. RM: Como preservar a progressiva por mais tempo? RT: O uso contínuo do procedimento garante o engessamento quase que definitivo. Pode ser uma maneira de preservar o resultado, mas lembrando que os prejuízos surgirão com o passar dos dias. RM: Quais os danos que podem causar ao cabelo? RT - Blindagem no primeiro momento, raiz muito oleosa e cabelo superestirado. O uso contínuo causa engessamento. A fibra resseca ainda mais, levando à fragilidade total, aoleosidade na raiz provoca a queda do cabelo e a fibra totalmente ressecada faz com que o cabelo arrebente no comprimento. Não pega cor, não é possível descolorir e nunca poderemos hidratar. Talvez seja possível “desprogressivar”. Talvez.

EPOIS:

ANTES E D

REVISTA MOSAICO • 31


SAÚDE

SUPLEMENTOS ALIMENTARES TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Revista Mosaico: Os suplementos alimentares só podem ser usados sob prescrição médica? Anavalda Oliveira: A maioria dos suplementos alimentares têm o seu uso liberado, porém, deveriam ser utilizados somente por aqueles com deficiência nutritiva que não são supridas pela alimentação. O médico ou o nutricionista devem ser consultados. RM: Qual é o público que mais consome?

foto: Roberto Cunha

AO: Atualmente, são os homens e adolescentes e, em seguida, os adultos jovens e mulheres. Anavalda da Silva Oliveira nutricionista e coordenadora do curso técnico em nutrição do CEEPSTI Carlos Correa de Menezes Santana - CRN 3152

E

ncontramos hoje no mercado mundial uma série de produtos considerados suplementos alimentares. Eles são substâncias produzidas quimicamente que complementam os benefícios oferecidos pelos alimentos. De acordo com a nutricionista Anavalda da Silva Oliveira, eles forne-

cem nutrientes, como vitaminas e minerais, fibras, ácidos graxos e aminoácidos. Eles são encontrados sob a forma líquida, em pó ou comprimidos. “Não podemos esquecer, porém, que a ingestão excessiva de algumas dessas substâncias podem causar efeitos tóxicos sobre o nosso organismo”, frisa. Nessa entrevista exclusiva à revista Mosaico, a profissional esclarece as principais dúvidas sobre os suplementos alimentares. Confira!

RM: Existe contraindicação? AO: A contraindicação dos suplementos alimentares está direcionada aos adolescentes, porque eles estão em fase de crescimento e não possuem as condições corretas para absorver essa grande carga nutricional. RM: É correto substituir as refeições por suplementos? AO: Não, pois o suplemento não produz resultados caso não esteja associado a uma alimentação correta. RM: Seu uso abusivo pode trazer algum prejuízo para a saúde? AO: Sim, pode acarretar problemas na função renal e cardíaca, além de suor excessivo, insônia, cansaço e aceleração dos batimentos cardíacos. RM: Esses suplementos apresentam respaldo científico? AO: Sim, há estudos com base científica comprovando a quantidade e a eficácia da suplementação alimentar. RM: Qual a função dos suplementos

32 • REVISTA MOSAICO


alimentares no corpo? AO: Compensar hábitos alimentares inadequados que não possam ser revestidos com um programa apropriado de educação nutricional. RM: Qual a diferença entre suplementos alimentares e esteroides anabolizantes?

alterações prejudiciais à saúde e os resultados são rápidos, mas com risco de morte.

porque esse é o horário ideal, pois o corpo absorve os nutrientes de forma eficaz graças ao nosso sistema digestivo.

RM: Como devem ser consumidos? AO: Os suplementos devem ser consumidos junto com as refeições

AO: Os suplementos são substâncias indicadas para indivíduos saudáveis que possuem alguma carência de nutrientes com resultados lentos, mas com garantia de qualidade de vida. Já os esteroides são substâncias sintéticas fabricados para proporcionar o aumento de testosterona (hormônio masculino) e só são indicados por profissionais de saúde. O uso indevido causa

REVISTA MOSAICO • 33


SAÚDE

HIPOCONDRIA

TUDO QUE ESTÁ POR TRÁS DA DOENÇA

C

aracterizada como um medo exagerado de ter um problema de saúde, a hipocondria atinge muitas pessoas no mundo. O hipocondríaco acredita que certos sintomas físicos são sinais de uma doença grave, mesmo quando não há evidência médica para apoiar a existência de uma enfermidade. A psicóloga, Geisane Soares, alerta o modo como os hipocondríacos pensam sobre seus sintomas físicos: “À medida que enfocam e se preocupam com as sensações físicas, um ciclo de sintomas e preocupação começa, o que pode ser difícil de parar sem tratamento”, conta. A profissional ressalta ainda que é importante perceber que pessoas com hipocondria não criam esses sintomas propositalmente, elas simplesmente não conseguem controlá-los.

34 • REVISTA MOSAICO


Causas

Comportamento

Tratamento

Muitas pesquisas na área foram realizadas, porém, ainda não se sabe quais são as causas da hipocondria. Mas, na maioria dos casos, são perceptíveis associações com quadros de ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Em outros, há uma relação estreita com situações vividas no passado, como histórias de contato com problemas de saúde durante a infância, questões psicológicas não resolvidas ou mesmo viver em famílias cujos integrantes tinham preocupação exagerada com questões de saúde.

O hipocondríaco acredita ser portador de uma doença grave. Pequenos sinais e sintomas leves, normais no organismo são interpretados como algo significativo. Começa então a maratona médica, pois esses pacientes vão peregrinar entre vários profissionais da saúde até encontrarem alguém que confirme sua preocupação. “Em casos extremos, a preocupação é tanta que começa a comprometer a vida normal da pessoa. Há situações em que a hipocondria se torna incompatível com a vida”, frisa. O paciente perde toda sua vida emocional e mental, compromete seu trabalho, não consegue sair de casa.

Como a hipocondria geralmente é causada por quadros de depressão e ansiedade, a profissional recomenda que o paciente seja acompanhado por um psiquiatra, faça psicoterapia e realize o tratamento com antidepressivos receitados pelo profissional. O tempo de tratamento varia. Em alguns casos, semanas são suficientes para que os sinais sumam. Em outros, o acompanhamento precisa ser feito permanentemente.

REVISTA MOSAICO • 35


ENSAIO TADEU

36 • REVISTA MOSAICO


REVISTA MOSAICO • 37


38 • REVISTA MOSAICO


BELEZA

AXILAS

ELAS TAMBÉM MERECEM CUIDADOS ESPECIAIS

N

a rotina dos cuidados com o corpo, elas normalmente só são lembradas apenas na hora de passar o desodorante. Mas, qual a mulher que não gosta de ter as axilas sempre lisinhas e bem cuidadas? Embora fique boa parte do tempo coberta, elas podem sofrer uma série de agressões, como atrito da roupa, danos causados pela depilação, suor excessivo e uso de desodorantes com fórmulas agressivas, fatores que podem, juntos ou isoladamente, causar irritação. O organismo reage a essas agressões com respostas inflamatórias de graus variados. Naquelas peles mais sensíveis, esta resposta estimula a hiperpigmentação, resultando no escurecimento progressivo das axilas. Aqueles pelinhos encravados e inflamados também podem ser a causa do aparecimento de manchas quando não recebe tratamento precoce.

Por isso, é necessário adotar alguns cuidados simples para manter as axilas sempre impecáveis e esteticamente bonitas:

BANHO - Para fazer uma boa higienização, prefira os sabonetes antissépticos e use uma esponja macia para não agredir a pele, já que é uma região bastante sensível. Depois, seque bem a região com uma toalha limpa. Isso evita a umidade no local, que, somada ao calor, tornam-se condições perfeitas para a proliferação de fungos e bactérias.

DEPILAÇÃO – Preste atenção nas reações que seu corpo tem para perceber o método mais eficiente, porém, a depilação a laser é umas das mais eficientes. As lâminas são indicadas em casos emergenciais e para complementarem outros tipos de depilação. Porém, com o tempo, pode deixar as regiões depiladas mais escuras. A depilação com cera pode provocar manchas nas axilas, porque agride a pele e pode ter como resposta o aumento da pigmentação, especialmente em pessoas que já têm predisposição a melasmas. A cera quente oferece um risco ainda maior, pois além dos fortes puxões, a pele sofre com a alteração térmica

DESODORANTE – Alguns são capazes de regenerar a área das axilas, melhorando a irrigação e hidratando-a, o que deixa a pele mais protegida. Na hora de escolher as suas, prefira aqueles que contêm substâncias clareadoras e calmantes naturais, como calêndula, Aloe Vera, vitamina E e extrato de semente de girassol.

ESFOLIAÇÃO - Outra dica é esfoliar a região a cada duas semanas, promovendo a renovação celular e evitando que os pelinhos encravem. Essa ação também diminui a aparência áspera. No entanto, após a esfoliação, é comum a área ficar levemente vermelha por conta da sua alta sensibilidade.

40 • REVISTA MOSAICO


UNHAS

UNHAS

SAIBA O QUE SERÁ TENDÊNCIA NO VERÃO

N

a estação mais quente do ano, queremos estar magníficas dos pés à cabeça, e claro que não podemos nos esquecer das unhas. Elas também são uma parte importante do look e o que todas as mulheres querem são unhas bem cuidadas e, de preferência, de acordo com as últimas tendências. Para este verão, o mercado oferece uma ampla gama de cores de esmalte. Difícil é escolher entre o verde-suave, azul, rosa, vermelho, amarelo, metálico, tons fluorescentes e degradados ou com desenhos originais, mas, o melhor é que dá para usar todos, afinal a estação é longa. Outra tendência muito

42 • REVISTA MOSAICO

apreciada nas passarelas de moda é o branco total. Pois é, depois de cair no gosto das famosas e em meio às inúmeras novidades do universo das unhas decoradas, o clássico esmalte branco surge como aposta da temporada. Textura e brilho também podem ser acrescentados ao branco para deixá-lo ainda mais interessante. A ideia é usar a criatividade, mas sem exageros. Para quem quer apostar na sofisticação e elegância, a escolha certa é o nude, que vai continuar fazendo sucesso no verão 2015. Para seguir essa tendência, procure esmaltes com o tom mais parecido possível com a sua pele.


Os esmaltes metalizados, que propõem um visual mais moderno e futurista, também continuam a todo vapor nesta temporada. Eles são ótimos para dar ao seu look uma aparência moderna e sofisticada, além de ficarem ótimos na pele bronzeada. O dourado e o prateado vão ser os protagonistas, mas também vamos poder ver outras cores de esmalte metalizadas, como o azul. E por falar no azul que fez tanto sucesso nesta última estação, a cor não vai desaparecer. Vai estar presente também nas unhas em vários tons, como o azul-escuro, o azul-celeste e aquele azul bem mais vibrante e forte.

derna, também promete fazer muito sucesso. O tom ganhou destaque nos principais desfiles de moda e deixa o visual das mulheres muito mais chique e moderno. Além disso, essa cor é bastante versátil, já que fica bem com diversas cores.

Para quem gosta do nail art, pode vibrar, porque está também cotadíssima e aprovada para continuar firme na estação do sol forte. Entretanto, o nail art dessa temporada é sutil, mas dar ainda mais charme às unhas. A francesinha fica para trás, dando lugar à linha que contorna a unha em preto ou tons pastéis. Outro que não pode ficar de fora da lista é o rosa antigo. Com essa cor, você consegue unhas elegantes, leves e com um toque bastante sutil. A cor rosa antiga, que é muito delicada e ao mesmo tempo mo-

REVISTA MOSAICO • 43


CAPA

Tânia Mara

COM UMA CARREIRA JÁ SOLIDIFICADA, A CANTORA ESTREOU UMA NOVA TURNÊ QUE VAI RODAR O BRASIL 44 • REVISTA MOSAICO


A

Este ano, Tânia lançou o novo CD Só vejo você, em que a música título foi a trilha sonora da novela Em família. A turnê começou em julho no Rio de Janeiro, com participações de Ana Carolina, banda Jamz, Brian McKnight e o irmão Rafael Almeida. Para a cantora, gravar com Brian foi a realização de um sonho. "Ele é supergeneroso. Conseguimos o contato do seu empresário, que pediu a música e o Brian deu o retorno. Ele disse que achava a música muito bacana e nos surpreendeu, mandando a letra. Foi uma choradeira ao recebermos. Ficou forte, marcante”, conta Tânia.

cantora iniciou sua carreira artística aos 9 anos em sua cidade natal, Brasília. Tânia se mudou para São Paulo ainda na adolescência ao lado de toda a família. Os pais, seus grandes incentivadores, largaram a vida estável na capital do país a fim de ver concretizado o sonho da filha em seguir a carreira musical. A entrada concreta para o meio artístico aconteceu em 1997, quando foi aprovada para integrar o programa Fantasia no SBT. Seu primeiro CD foi lançado em 2000, pela EMI Music. Em 2001, ela assinou com a gravadora Abril Music e lançou seu segundo CD. Em 2005, de volta à EMI Music, assinou contrato para gravar três CDs e o hit Louca Paixão, que entrou para a trilha sonora da novela América na TV Globo.

Ainda de acordo com a cantora, Brian gravou em um estúdio na casa dele e, depois, fez o clipe com ela num estúdio em São Conrado, no Rio. “Foram dias inesquecíveis para mim. Ele é muito humilde. Organizei um almoço em casa e ele comeu feijoada. Minha cozinheira é mineira e ele ficou encantado com a couve. Nos dois dias que esteve aqui, ele quis comer couve. Até no dia em que fomos ao Paris 6, ele pediu couve . Ah, e também adorou a caipirinha de limão. Eu me emocionei antes de me despedir dele, que afirmou nos considerar sua família no Brasil", frisou.

Foi em seu quarto CD que veio o grande sucesso Se quiser, trilha sonora da novela Páginas da vida, a música mais tocada no ano em todas as rádios do Brasil e eleita a melhor trilha de novela pelo Domingão do Faustão, e levou também o Troféu Imprensa do SBT nesse mesmo ano. Em 2009, foi lançado seu primeiro DVD com grandes participações, como os cantores Alexandre Pires, Elba Ramalho, Roberta Miranda, Marcus Viana e seu irmão, o ator e cantor Rafael Almeida. Já no ano de 2011, ela lançou seu DVD Acústico, pela Som Livre, com a participação especial de Fernando e Sorocaba e Paula Fernandes.

foto

: Ra

fae

l Ki

ste

nm ack

er

Conheça um pouco mais da cantora nesta entrevista exclusiva à revista Mosaico. Confira!

REVISTA MOSAICO • 45


foto: Rafael Kistenmacker

CALENDÁRIO 2015

Mara

Tânia

revista


13

20

27

12

19

26

29

22

15

8

30

23

16

9

Maio

28

21

14

7

2

31

24

17

10

3

25

18

11

4

12

19

26

11

18

25

27

20

13

6

28

21

14

7

29

22

15

8

30

23

16

9

2

31

24

30

24

25

18

26

19

12

5

27

20

13

6

e e

Carnaval Cinzas

29

28

23

17

11

4

1 1

22

21

16

10

3

Confraternização Universal Ano ovo ia e eis ia e e an

15

14

9

2

1 Jan 1 Jan Jan e

8

7

1

1

1

e ar br br br br

8

10

26

19

12

5

27

20

13

6

28

21

14

7

24

17

10

3

25

18

11

4

26

19

12

5

27

20

13

6

27

20

13

6

28

21

14

7

s oa ira entes

8

29

22

15

orario e inverno ia a l er ia a entira e ta feira anta

26

19

12

5

1

1

1 1

30

23

16

9

2

Jun

br ai ai Jun

31

24

17

10

3

Outubro

30

23

16

9

2

Junho

25

18

11

4

22

15

8

28

21

14

7

17

16

31

ia

os

26

19

12

5

27

20

13

6

Julho

25

18

11

4

28

21

14

7

29

22

15

8

1

29

22

15

8

30

23

16

9

31

24

17

10

3

25

18

11

4

17

16

30

24

10

9

23

3

2

a ora os

26

19

12

5

1

u

Jun go Se 1 u

25

18

11

4

26

19

12

5

28

21

14

7

29

22

15

8

1

ia

as Crianças

ia e ão oão ia os ais n e en n ia o rasil ossa en ora A are i a

27

20

13

6

Novembro

28

21

14

7

2

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

27

20

13

6

1

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

30

24

10

9

23

3

2

Março

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

es o ri ento o rasil ia o ra al a or ia as ães Cor s C risti

25

18

11

4

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

29

22

15

1

17

24

17

10

3

1

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

23

16

9

2

Fevereiro

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

3

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Setembro

5

4

1

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

6

5

1

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Janeiro

28

21

14

7

30

23

16

9

24

17

10

3

18

17

25

18

11

4

26

19

12

5

27

20

13

6

28

21

14

7

29

22

15

8

Dezembro

26

19

12

5

1

30

23

16

9

2

1

1

28

21

14

7

De

u o o o

29

22

15

8

1

31

24

17

10

3

25

18

11

4

atal

orario e verão ina os ro la ação a Ação e raças

30

23

16

9

2

e

26

19

12

5

li a

27

20

13

6

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

31

25

11

10

24

4

3

Agosto

29

22

15

8

2

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

27

20

13

6

1

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom

Abril


Revista Mosaico: Você é casada com o diretor de TV Jayme Monjardim, como é a sintonia do casal? Tânia Mara: Nunca tinha me imaginado casada e em uma relação de tantos anos. A música sempre foi minha primeira paixão, até que o Jayme apareceu. Amor, respeito e admiração são fundamentais em um relacionamento. Ele é uma pessoa com quem posso contar para rir e chorar. Tenho profunda admiração por ele e pelo seu trabalho. Somos muito cúmplices um do outro. RM: De onde vem essa paixão pela música? TM: Acho que de berço, meus pais sempre gostaram e cresci ouvindo meu pai tocar violão.

minha filha. Foi uma parada por opção. Não conseguia ficar fora de casa. Agora ela está mais mocinha e curte me ver no palco. RM: Você participa diretamente de todos os assuntos de sua carreira? TM: Sim. Acho que o artista hoje tem que ter as rédeas da carreira e ser até um pouco empresário. RM: Quais as suas influências no ramo? TM: Várias. Admiro muito a Celine Dion, John Mayer e no Brasil Roberto Carlos, Ivete, Ana Carolina... RM: Como você avalia o atual momento de sua carreira? TM: Especial.

RM: Aliás, o que mais te motivou a persistir no sonho? TM: O amor à música e o apoio da minha família. RM: Você passa muito tempo fora de casa, do que mais sente falta? TM: Da minha família.

RM: Você já se apresentou aqui em Salvador. O que ficou de lembrança desta terra? TM: Amei! Não tem como não amar Salvador! Sempre me recebem com muito carinho. RM: Por falar nisso, tem planos de voltar?

RM: E como é a Tânia em família? TM: Minha família sempre foi muito grudada. Meu pai sempre me acompanhou e minha mãe era minha produtora. Gosto de estar cercada por pessoas de extrema confiança. Em família, pode rolar um quebra-pau, mas a gente se entende. Sou muito mãezona. Dei uma pausa na carreira por três anos para poder acompanhar o crescimento da

48 • REVISTA MOSAICO

TM: Logo. Estreamos a turnê Só vejo você e agora vamos rodar por todo o Brasil. RM: Quais os seus projetos para 2015? TM: Trabalhar muito e curtir minha família.

fotos: Rafael Kistenmacker


SAÚDE PARA O ORGANISMO - Já observou que o gengibre

GENGIBRE

integra a formulação de xaropes? Isso se deve graças à sua ação anti-inflamatória e antibiótica. Tal como a raiz, é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e até ressaca. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, infecções do trato respiratório, dores musculares, tosse e bronquite.

O

PARA A ESTÉTICA - Sendo um ótimo aliado no tratamento da celulite, proporcionando melhores resultados no combate a esses furinhos que deixam a pele com aspecto de casca de laranja. Diversos tratamentos utilizam o extrato do gengibre para essa finalidade.

CONHEÇA O PODER DESSA RAIZ gengibre, como planta medicinal, é uma das mais antigas e populares do mundo, além de ter um sabor forte e picante. Além disso, ele assume múltiplos benefícios terapêuticos, como a ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho dos sistemas digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um alimento reconhecidamente termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. A raiz se destaca também por ser um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida. É muito utilizada como remédio para inflamação da garganta, asma e bronquite, além de ajudar no combate ao câncer. São muitas também as opções de consumo. Pode ser ingerido na comida, em sucos, chás ou em forma in natura. O gosto é forte, mas agradável e refrescante. Segundo profissionais, a quantidade recomendada para o consumo diário é de 2 a 4 gramas. Apesar de ser natural e possuir inúmeros benefícios para a nossa saúde, o gengibre deve ser consumido com moderação por pessoas que sofrem de problemas cardíacos e também por quem tem úlcera estomacal.

50 • REVISTA MOSAICO

PARA O EMAGRECIMENTO - Para quem quer fazer as pazes com a balança, o chá de gengibre poderá ajudar na sua dieta, pois estimula a digestão, alivia a constipação, além de ser um tônico cardíaco. Ele trata a obesidade, pois ajuda a acelerar o metabolismo e queima calorias. Para facilitar a digestão, queimar calorias e reduzir peso, o recomendado é tomar ½ litro da bebida por dia, dividido em cinco doses iguais. Os profissionais orientam tomar o chá sempre depois das refeições.

PARA A CULINÁRIA - Pode ser utilizado no preparo de pratos, doces e salgados da gastronomia. Desidratado, fresco, em conserva ou cristalizado faça a opção, mas cuide para não substituir uma forma pela outra nas receitas, pois seus sabores são distintos.


ESTÉTICA

ROSTO FIRME

PREENCHIMENTO FACIAL COM ÁCIDO POLILÁTICO COMBATE A FLACIDEZ

C

om o avanço da idade ocorre uma perda do tecido gorduroso e do colágeno, que resulta, consequentemente, em flacidez. Porém, são muitas as terapias os tratamentos disponíveis nas clínicas de estética e cirurgia plástica que permitem apagar os sinais e melhorar a aparência. O mercado de substâncias que garante acabar com as rugas e retardar o envelhecimento da pele não para de crescer. E uma das substâncias disponíveis mais usadas atualmente é o ácido polilático, usado justamente com a finalidade de combater a flacidez. Essa substância se destaca também por ser indutor da formação de colágeno na pele, células responsáveis pela sustentação e firmeza da pele. De acordo com profissionais, o preenchimento facial com ácido polilático pode ser aplicado em quase toda a face, cujo objetivo se estende também a melhorar o contorno do rosto. Também é indicado para pessoas que desejam corrigir a perda de volume da face, amenizando assim o aspecto de ossos mais proeminentes.

52 • REVISTA MOSAICO

Entretanto, os especialistas alertam que as únicas regiões em que esse tipo de preenchimento não deve ser aplicado é em torno dos olhos, olheiras e lábios. Vale lembrar que o ácido polilático não é a melhor substância para preencher rugas e linhas de expressão, pois sua indicação é para combater a perda de volume, propondo a firmeza da face. O procedimento é realizado em consultórios e clínicas com anestesia tópica. Em casos raros em que o paciente sente muita dor, é feito um bloqueio anestésico, ou seja, a injeção é aplicada bloqueando o nervo dessa região. Através de injeções realizadas com finas agulhas, o médico aplica o ácido polilático diluído na camada subcutânea da pele, que são mais profundas. Caso seja aplicado em camadas superficiais da pele, a substância pode criar nódulos e irregularidades na pele. A substância tem absorção lenta e pode permanecer por cerca de um ano e meio na pele promovendo a formação do colágeno, contudo, a cada período de um ano e meio é indicado fazer uma sessão de preenchimento facial com a substância para manutenção.


Cuidados que ajudam a melhorar a aparência:

CAPRICHE NA LIMPEZA

ESFOLIAR É PRECISO

Lavar o rosto de manhã e à noite é fundamental. Para combater a oleosidade, opte por espumas ou géis de limpeza com ácido glicólico, extratos de calêndula ou de hamamélis, que retiram as impurezas sem ressecar e também desobstruem os poros.

Aplicar um esfoliante para o rosto uma vez por semana ajuda a varrer impurezas da área, aumentando a eficácia dos cosméticos.

PROTEÇÃO SEMPRE

ESCOLHA UMA BOA MÁSCARA

O próximo passo é espalhar um hidratante leve com FPS 30. Assim, o cosmético deixa o rosto macio e combate manchas solares e acne.

Uma vez por semana, espalhe uma máscara facial capaz de hidratar, clarear e nutrir a pele. Esse cuidado faz toda a diferença!

REVISTA MOSAICO • 53


MUSICALIDADE

Ivete Sangalo e Belo acabam de gravar juntos a canção Linda rosa, uma das faixas do novo álbum do cantor, Mistério, que saiu em novembro pela Sony Music. Essa é a primeira vez que os dois gravam juntos, e a parceria promete agitar o mercado fonográfico para o fim deste ano. Desfaz o laço/ Que deu um nó no meu destino/ Vem cá ser mais um bom menino/ Pra me amar, pra te proteger, diz um trecho da letra romântica. Em um trabalho maduro, o novo disco traz o cantor Belo numa fase mais voltada para a MPB.

Novo hit de Raffael Machado

A Praça Tereza Batista, no Pelourinho, foi o cenário da gravação do CD de Katê em meados de outubro. A cantora mostrou uma nova vertente mais percussiva, apresentando um repertório que mesclou regravações de antigos sucessos com músicas inéditas.

Raffael Machado, um dos principais cantores sertanejos da atualidade, acaba de lançar a música Não deixe ele te amar. Com letra e melodia romântica, o hit, que já ultrapassou a marca de 950 mil visualizações no YouTube, fará parte do novo álbum do cantor.

O ponto alto do show foi a participação de Edcity em A minha verdade e o dueto com Saulo em Pega a visão, que levantou o público e já promete ganhar força para o verão baiano. Ambas as músicas são composições inéditas de Katê, feitas, especialmente, para cada um dos seus convidados.

Composta por Cláudio Noan e produzida por César Augusto, a música já está tocando nas rádios de todo o Brasil com grande aceitação do público. "Além de ter uma linda melodia, a canção fala de amor e relacionamento. Espero que o público curta bastante”, comenta Raffael Machado. Vale lembrar que Raffael Machado sempre teve o apoio familiar e passou a cantar ainda criança em gincanas e serenatas. De lá pra cá, o artista ingressou na Faculdade de Direito, mas o amor pela música falou mais alto. Ele tornou-se conhecido pelo grande público no Carnaval de 2014 ao gravar Vai no cavalinho, canção que ficou entre as mais tocadas nas rádios de todo o país, e registrou uma grande marca de visualizações no YouTube.

foto: Divulgação

foto: Saulo Brandão

No final do show, cantando os versos de Amor pirei, um dos sucessos que a revelou na banda Voa Dois, Katê não segurou a emoção. A cantora explicou ao público o quão importante era aquele momento: "Eu hoje estou aqui cantando a minha verdade, feliz, realizada. Agradeço a cada um de vocês que confia no meu trabalho e me acompanha ao longo de todo esse tempo", disse ela.

foto: Rafa Mattei 54 • REVISTA MOSAICO

Katê comemora a gravação de seu CD

foto: Divulgação

Belo e Ivete Sangalo fazem parceria em Mistério, novo álbum do cantor


MC Novinho lança nova música de trabalho

Rick & Renner e Calcinha Preta lançam a música

MC Novinho acaba de lançar uma nova música que promete ser mais um grande sucesso na carreira do cantor que, com apenas 17 anos, é destaque no cenário nacional. Com o título Rainha da Ostentação, a faixa já está disponível nas redes sociais e no YouTube.

O sertanejo da dupla Rick & Renner se uniu, pela primeira vez, ao forró da banda Calcinha Preta para lançar a música Vê se para. A canção recebe a assinatura de Rick na composição. Com um estilo bem dançante e um gingado contagiante, a música promete fazer com que o público não fique parado ao ouvir.

Na letra, o artista traz a realidade de mulheres consideradas musas e socialites que viajam pelo mundo e querem mostrar o quanto são poderosas. “Galera, essa é minha nova música, Rainha da ostentação, e espero que todo mundo curta muito, ficou top. Se preparem que vem muitas novidades por aí, hein?”, diz MC Novinho.

Com fãs espalhados por todo o Brasil, Rick & Renner já deixaram alguns sucessos na memória, como Cara de pau e Ela é demais, entre outras. Já são 20 anos de carreira, que serão comemorados com a gravação de um DVD especial, previsto para este mês.

foto: Divulgação foto: Divulgação

foto: Saulo Brandão

MC Novinho iniciou sua carreira musical aos 13 anos quando acompanhava o amigo, e também cantor de funk, MC Gui, em suas apresentações. Mas foi somente aos 15 anos que ele decidiu gravar sua primeira música, e a partir daí não parou mais. Hoje, aos 17 anos, o MC continua aprimorando suas qualidades com aulas de canto, dança e interpretação. Em sua bagagem, o artista já possui uma lista de composições, fã-clubes e shows por todo o Brasil.

REVISTA MOSAICO • 55


MÚSICA

A DUPLA CELEBRA 20 ANOS DE CARREIRA

N

o cenário sertanejo, uma dupla formada por irmãos pode parecer normal, mas o entrosamento e sincronia musical de Guilherme e Santiago mostram o grande diferencial para os goianos. Completando 20 anos de carreira, com canções que marcaram a trajetória, os cantores lançaram durante este ano mais um CD de peso, Tudo pra você, com músicas inéditas. Mas a dupla acredita na construção da carreira degrau por degrau, e chegar até aqui custou muita dedicação, garra e perseverança. São 17 álbuns, quatro DVDs e muitos quilômetros rodados na bagagem. E eles sabem que o sucesso não se faz sozinho. Acompanhe a entrevista exclusiva que a dupla concedeu à revista Mosaico!

56 • REVISTA MOSAICO

foto: Saulo Brandão


Revista Mosaico: Como surgiu a paixão pela música? Guilherme: Foi algo de família, desde pequeno nos reuníamos para cantar, fazer serenata e participávamos também do coral da igreja. Depois, veio a influência da música sertaneja. Eu escutava João Mineiro e Marciano, Milionário e José Rico, não sabia quem era, mas já gostava das músicas. RM: Quando tiveram certeza de que queriam viver de música? Guilherme: Eu morei um ano e meio em São Francisco, nos Estados Unidos, trabalhando e, após um terremoto muito forte, eu vim visitar a família para eles verem que estava tudo bem. Nessa visita, fui à produtora de música que eu trabalhava quando saí de Goiânia, porque desde criança até a fase de adulto eu já trabalhava com música, com propaganda de rádios e jingles para TV. Eles me convidaram para gravar mais uma propaganda, era para um candidato a prefeito. A propaganda foi um sucesso, e a partir desse momento queriam que eu fizesse shows. Então, perguntaram se eu tinha um irmão que quisesse aparecer comigo no vídeo e que, consequentemente, uma coisa foi puxando a outra. Foi quando começamos a vislumbrar uma possibilidade profissional dentro da música. RM: Se vocês pudessem definir em uma palavra o atual momento da carreira, qual seria? Guilherme: Acho difícil a gente definir um momento, mas é um dos melhores. Graças a Deus a gente tem possibilidade de ter boas músicas no repertório. RM: A cada dia surgem novos cantores do sertanejo e com isso a concorrência. Como vocês avaliam esse mercado hoje?

Guilherme: É passar 20 anos e continuar acertando. Nós estamos sempre focados, pesquisando constantemente nosso repertório, e isso faz uma diferença muito grande e traz uma consolidação para qualquer artista. RM: Milhares de cópias vendidas e uma carreira de sucesso. Vocês se consideram homens realizados? Guilherme: Sim, até o momento, claro que a realização nunca termina, mas a gente já conquistou tudo que essa moçada nova deseja conquistar. Estar no mercado durante 20 anos é uma conquista difícil hoje para quem está aí nos últimos cinco anos, mas não é impossível. Então, nos consideramos, sim, realizados em vários pontos. RM: Falando nisso, o que esses 20 anos de atuação no cenário musical representam para vocês? Guilherme: Ver na cabeça passar um filme de tudo que a gente viveu, todas as dificuldades, as vitórias que tivemos, fracassos, e que hoje a gente pode errar menos, fracassar menos e curtir mais um pouco daquilo que construímos na nossa carreira. RM: Como estão os preparativos para a gravação do DVD? Guilherme: De vento em popa. Estamos na seleção do repertório, devemos lançar mais uma música até dezembro ou começo de janeiro que já vai fazer parte deste DVD que tem gravação prevista para fevereiro. Tudo indica que vamos trazer algumas releituras. Já começa a sinalizar que vai ser um grande repertório, estamos superfelizes e com certeza de mais um sonho realizado. Mais um trabalho feito com muito carinho para nossos fãs. RM: Quando os baianos terão oportunidade de vê-los?

Guilherme: É uma coisa natural, depois da chegada da internet isso veio trazer não só o mundo para nós, mas as pessoas para o mundo. Então, isso faz com que aquele cantor e compositor, que tinha desejo de cantar, viesse a campo e ser notado sem ter que passar por radialista ou empresário. E isso é muito bom, porque o mercado evoluiu e com isso traz a concorrência. Mas a gente lida bem porque o Brasil é muito grande, há festas praticamente todos os dias, exposições agropecuárias, festivais, agora um novo modelo, as casas noturnas, então tem espaço para todo mundo. O importante é ter um bom repertório e um bom trabalho. A concorrência é com você mesmo, usar a sua busca para estar sempre gravando e trazendo uma boa música e um bom espetáculo. Isso, sim, é uma concorrência.

Guilherme: Estamos morrendo de saudade. Os baianos são muito carinhosos, cantam todos os nossos sucessos mais conhecidos, claro. É um povo muito querido que representa muito a nação brasileira, e para nós é um privilégio cantar para vocês. Vamos ver se no próximo ano a gente consegue se ver. RM: O que vocês mais gostam de fazer quando estão de folga? Guilherme: Fazemos coisas simples como ficar em casa, curtir a família, assisti televisão, treinar bastante e se preparar para as maratonas que faço. Inclusive, já estou me preparando para correr na São Silvestre mais uma vez. São coisas simples estar com os amigos em volta do fogão. Tanto eu como o Santiago adoramos cozinhar.

RM: Se consolidar no mercado sertanejo não é fácil, qual a maior motivação? REVISTA MOSAICO • 57


PERSONALIDADE

MIGUEL RÔMULO

foto: Ale

x Santan

a

A CADA TRABALHO, O ATOR SURPREENDE O GRANDE PÚBLICO COM SEU TALENTO E CARISMA

58 • REVISTA MOSAICO


E

le começou a atuar ainda na infância, aos 9 anos de idade, gente pequena que mostrava o talento de um gigante. Miguel Rômulo cresceu aos olhos do telespectador, compõe um apreciável currículo, somando nove novelas, filme, apresentação de programa, campanhas publicitárias e prêmio nos Melhores do Ano do Domingão do Faustão como o ator revelação por seu personagem Shiva na novela A favorita. Filho de uma secretária e de um aposentado, Miguel Rômulo é o caçula de uma família de seis irmãos. Foi o primeiro da casa a se interessar pela dramaturgia. A trajetória na carreira artística começou como a de outros talentos mirins. Ele queria aparecer na televisão e logo foi descoberto por Ieda Ribeiro da TOPs aos 4 anos, e, desde então, começou a atuar em diversas campanhas publicitárias.

O ator interpretou muitos personagens de rapazes tímidos e desajeitados. Quem não lembra de Felipe da novela Caras e bocas? Contudo, em 2013, ele teve a oportunidade de fazer o Décio, homem de caráter duvidoso, na novela Joia rara. Após o fim da trama de Thelma Guedes e Duca Rachid, Miguel Rômulo fez participações na série A grande família, da Rede Globo. Ele interpretou a versão jovem de Tuco, o personagem de Lúcio Mauro Filho. O ator não gosta de ficar parado e, quando não está trabalhando, dedica seu tempo para aprender sempre alguma coisa nova e especializar-se em sua carreira. No momento, está em Nova Iorque aproveitando esse tempo, que não está na telinha, para estudar inglês.

A estreia na teledramaturgia aconteceu na novela Coração de estudante, em 2002. No ano seguinte, participou da novela Celebridade e, posteriormente, Senhora do destino e, Pé na jaca, em 2006, e outras mais. Nessa última, ele fez Marquinhos, um rapazinho que carregava o trauma de ter sido abandonado pelo pai.

antan Alex S foto:

Entre os muitos personagens que já interpretou, o ator revela que foi um prazer fazer o Cícero de Cordel encantado. "O Cícero foi um dos grandes presentes da minha vida. Recebi muito carinho dos fãs, principalmente do Nordeste, que foi o principal alvo da novela. Foi um trabalho lindo que deixou muitas lembranças boas”, contou.

a

Mesmo iniciando tão jovem, o ator tem todo traquejo de lidar com a mídia, e diz não se incomodar tanto com a exposição. Para ele, é um processo muito natural porque ser ator e, principalmente, fazer televisão faz com que muitas pessoas queiram saber o que o artista anda fazendo. O que Miguel Rômulo não gosta é de mentiras, mesmo sabendo que em qualquer profissão existem boatos, verdadeiros ou falsos.

REVISTA MOSAICO • 59


NEGÓCIOS

U

ma companhia é considerada empresa familiar quando está, perfeitamente, identificada com uma família pelo menos há duas gerações, quando essa ligação resulta numa influência recíproca na política geral da firma e nos interesses e objetivos da família.

EMPRESA FAMILIAR:

VANTAGENS E DESVANTAGENS

tio tia pai mãe

cachorro papagaio

avô vó

Muitas pessoas ainda enxergam esse tipo de negócio como entidades menores, desorganizadas e ineficientes. De fato, muitas caracterizadas pelo ambiente familiar e alto grau de intimidade, entre seus sócios familiares, podem fazer que eles confundam a esfera profissional com a pessoal, trazendo problemas familiares para dentro da empresa e assim atrapalhando seu desenvolvimento. Entretanto, pesquisas indicam que as empresas familiares são a forma predominante de empresa em todo o mundo, e que um terço das maiores empresas do Brasil são também familiares. Claro que compartilhar um patrimônio comum com sua família é também compartilhar seus valores e sua história, mobilizando um sentimento comum de unidade. Assim, os gestores sempre estarão ligados aos negócios não só por interesses profissionais, mas por laços afetivos. Naturalmente, o sentimento de continuidade dos negócios e do legado familiar é o maior incentivo que os executivos familiares têm. Desde cedo, eles vivenciaram exemplos de liderança encabeçados por seus parentes dentro da empresa. Com certeza, essa lembrança servirá de inspiração pessoal para cada um e para o crescimento do próprio negócio familiar. Os especialistas advertem que assim como possuem vantagens imensamente valiosas, as empresas familiares também estão propensas a algumas desvantagens. Muitos problemas, decorrentes dos conflitos, podem surgir entre valores familiares e empresariais, entre eles rigidez, desafios à empresa, sucessão, questões emocionais, liderança e legitimidade. Desses, um dos principais desafios das empresas familiares é o processo de sucessão, já que, geração após geração, é necessário encontrar membros interessados em tocar o negócio. Além dos riscos para o negócio, conflitos durante esse processo podem ser bastante perigosos, também, para a manutenção da saúde das relações familiares. O fundador cria uma empresa a partir de um sonho pessoal e chega ao fim da vida com dificuldade de compartilhar os seus valores com a segunda geração. Outro ponto delicado desse tipo de empresa é a necessidade de manter separadas as questões empresariais das questões familiares, principalmente no que se refere aos conflitos. Muitas vezes essas duas se misturam e um dos setores acaba afetando o outro, gerando consequências desagradáveis.

60 • REVISTA MOSAICO


NEGÓCIOS

foto: Roberto Cunha

MERCADO DE FESTAS PERSONALIZADAS ESTA EM ALTA

Lúcia Schetinger empresária

O

setor de eventos e festas está aquecido no país e com isso pequenas empresas lucram com serviços e produtos personalizados. “O mais importante nesse mercado é valorizar as pessoas e saber traduzir um sentimento, uma paixão e um sonho. Isso requer muito carinho, atenção e delicadeza de todos os envolvidos”, salienta a empresária Lúcia Schetinger. A proprietária da Pensando em Você Presentes revela que o mercado está em alta e com margens para crescer ainda mais. “Temos muitas datas para presentear e isso faz com que você pare para pensar: o que esta pessoa que é especial para mim, merece? O que eu quero dizer com meu presente para esta pessoa querida? Então você pensa no que ela gosta e transforma em algo especial personalizando”, frisa. E se depender da fama do brasileiro de ser um povo festeiro, o setor vai alavancar bem mais. “A personalização da festa traduz o sonho das pessoas em seu momento especial. Hoje, as festas e comemorações são totalmente personalizadas, nenhuma é igual a outra. Cada uma tem a assinatura da pessoa, do casal, dos formandos, do aniversariante”, explica.

62 • REVISTA MOSAICO

E ainda, segundo a empresária, esse trabalho começa com a escolha do tema, das cores e se traduz em como vai ser a personalização. “Por exemplo, em casamentos alguns noivos colocam fotos, outros preferem usar bonequinhos, caricaturas e brasões com iniciais. Eu penso que as pessoas devem sempre celebrar a vida, por isso trato sempre com muito carinho cada cliente. É um momento especial em que as pessoas estão juntando familiares e amigos para compartilhar momentos únicos”, revela. Atuando no mercado há pouco mais de oito anos, Lúcia começou com uma loja de chocolates, espumantes, pelúcias e acessórios. E por sentir a demanda do mercado, passou a trabalhar com presentes personalizados. “E fomos nos especializando cada vez mais, buscando novos mercados e clientes e descobrimos no mercado de festas e eventos um grande potencial. E hoje, além desse mercado de presentes, atuamos também personalizando artigos para festas, como casamentos, quinze anos, formaturas e aniversários tanto de adultos como infantis”, lembra. A profissionalização também é indispensável para o negócio dar certo. “O melhor para quem quer trabalhar com personalização é saber usar os programas de computador Corel Draw e Photoshop, pois isso pode ser aprendido nos cursos.


Acho importante saber trabalhar com esses dois programas, no mínimo, mas também pesquisar muito." A empresária revela ainda que também é necessário saber fazer trabalhos manuais. “Tanto podem ser feitos cursos, como também aprender na internet o passo a passo. Tem que saber um pouco de cada coisa, como colagem, montagem, costura e bijuterias, pois quanto mais souber, melhor. Porém, o mais importante é conhecer seu cliente. Ouvir o que ele quer e o que ele gosta dar muita atenção a ele para conseguir fazer o que vai deixa-lo feliz." Além disso, para conseguir uma atuação promissora no mercado, é indispensável ter sensibilidade. “Eu penso que

só pessoas sensíveis podem fazer isso, porque personalizar não é uma repetição, é criar algo novo para cada pessoa e traduzir seu sonho." Para a empresária, o público feminino é o maior responsável para o sucesso do empreendimento. “Hoje as mulheres trabalham e ganham seu dinheiro. Todos sabemos que elas são mais sensíveis que os homens, e com sua ascensão no mercado de trabalho elas podem escolher e pagar pelo que querem. Claro que também temos homens que querem fazer algo especial, mas, normalmente, eles trazem uma amiga ou pedem nossa ajuda para fazer algo especial, o que acho muito interessante”, revela.

REVISTA MOSAICO • 63


PANETONE LIGHT:

DEIXE SEU NATAL MAIS LEVE

C

om o Natal se aproximando, uma variedade de panetones ocupa as prateleiras dos supermercados. De origem italiana, apresenta diversas lendas sobre o seu surgimento. No entanto, a mais propagada refere-se a um jovem que se apaixona pela filha do padeiro que não aprovava o namoro. Assim, na tentativa de conquistar o futuro sogro, o jovem se disfarça de ajudante de padeiro e cria o pão doce com frutas cristalizadas, em formato da cúpula da igreja, e com sabor e aroma especial conquistou o padeiro. De acordo com a nutricionista Keliane Neri, atualmente o panetone ganhou diversas versões, desde a tradicional às mais elaboradas, como chocotone, prestígio, doce de leite, entre outros. A profissional alerta que a iguaria deve ser consumida com moderação devido ao alto valor calórico e baixo valor nutricional, mesmo na versão tradicional que contém frutas cristalizadas. “O panetone tradicional é o menos calórico se comparado com outras versões, além disso fornece uma pequena quantidade de fibras provenientes das frutas cristalizadas e desidratadas. Uma fatia pequena (80g) do panetone tradicional contém em média 270 calorias, já um trufado com chocolate pode conter 343 calorias”, explica. Ainda segundo a nutricionista, esse valor varia de acordo com as marcas comercializadas e a porção ofertada no rótulo nutricional presente na embalagem. “Existem também no mercado os panetones lights que possuem uma redução de 50% de gordura em relação aos tradicionais e 25% de calorias totais. Os indivíduos com restrição a açúcar encontram a versão diet”, frisa.

64 • REVISTA MOSAICO

Receita Panetone Light

foto: Roberto Cunha

GASTRONOMIA

Keliane Neri nutricionista

Ingredientes: 3 ovos ½ xícara de chá de margarina light 3 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão ¾ xícara (chá) de suco de laranja-pera ½ xícara (chá) de leite desnatado 1 colher (sopa) de essência de panetone Farinha de trigo até dar o ponto 1 xícara (chá) de frutas secas (damasco, uva passas, ameixa, figo) 1 xícara (café) de castanha-do-pará 30g de fermento para pão ¼ xícara (chá) água morna 1 colher (chá) de sal Obs: Pode colocar duas frutas secas ou um pouco de cada, para dar uma xícara. Modo de preparo: Junte o fermento, os ovos, o suco de laranja, o leite desnatado, a água morna, a essência de panetone e o sal no liquidificador. Deixe bater bem até obter uma massa homogênea. Desligue e acrescente o adoçante. Volte a bater o creme. Retire o creme e coloque-o em um recipiente. Acrescente as frutas, a castanha e a farinha aos poucos. Misture bem com as mãos até obter uma massa lisa e mole. Coloque em forma própria para panetone e leve para descansar. Deixe crescer até a massa completar a forma de papel. Em seguida, leve para assar em forno pré-aquecido por, aproximadamente, 40 minutos. Retire e espere 24 horas para embalar. Rendimento: 2 panetones de 800g.


COGUMELO

SEUS BENEFÍCIOS VÃO TE SURPREENDER

C

ogumelo é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos das divisões Basidiomycota e ascomycota. São fungos superiores e esse nome se refere a uma parte do corpo do fungo, seu corpo frutífero, formada por hifas, que crescem para o alto e produz esporos que são invisíveis a olho nu. Eles se espalham com o vento, com a água ou até mesmo agarrados ao corpo das animais. Essa frutificação, pertencente nesses fungos, é a estrutura de reprodução sexuada que possui várias formas e cores. Segundo a nutricionista Naomi Sasaki, existem vários tipos de cogumelos. Alguns são alucinógenos e outros contêm venenos que podem causar delírio e morte e alguns são comestíveis. “Os cogumelos venenosos causam diversas reações no organismo. Muitas pessoas acreditam que as toxinas dos cogumelos são perdidas durante o cozimento, congelamento ou outro processamento. Essas espécies venenosas não perdem seu efeito tóxico em nenhum desses processos e se consumidas causa intoxicações e podem causar a morte”, explica.

66 • REVISTA MOSAICO

foto: Roberto Cunha

SAÚDE

Naomi Sasaki Nutricionista - CRN 5 2209

Ainda de acordo com a profissional, os cogumelos comestíveis têm alto valor protéico, chegando a 35% em 100g. “Além disso, são ricos em vitaminas do complexo B. Alguns minerais como potássio, cálcio, iodo, sódio e fósforo são fontes de antioxidantes que protegem o sistema imunológico e podem ajudar na prevenção do mal de Alzheimer”, frisa. São 36 espécies usadas na culinária, mas, no mercado brasileiro, nem todas são encontradas. Conheça um pouco sobre os cogumelos mais usados na gastronomia.


Champignon

Shimeji

Shiitake

Também chamado de cogumeloparis por causa de sua origem francesa, sendo o mais cultivado e consumido no mundo. Ele possui um chapéu bem arredondado e "carnudo", com o talo curto. É bastante nutritivo e contém muitas proteínas como, cálcio, cobre, ferro, folato, vitamina C e mais 18 aminoácidos. “Sua textura macia permite inúmeras possibilidades na cozinha. Você pode usá-los frescos ou em conservas, em molhos, pizzas, lanches, omeletes, saladas, massas, aperitivos etc.”, explica a nutricionista Naomi.

A cor - do - chapéu varia do branco ao cinza-escuro, mas não há diferença no sabor. A profissional sinaliza que o mais claro, porém, sai mais em conta. É bastante resistente ao cozimento e muito usado na culinária japonesa.

É uma excelente fonte de fibras, que corresponde a 40% de sua composição. Agrada muito pelo sabor e textura, sendo o segundo mais consumido no mundo e conhecido pelos seus poderes afrodisíacos. É também um ótimo aliado para controlar a pressão arterial, e ainda reduz o nível do colesterol, fortalecendo o sistema imunológico e inibindo o desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.

O shimeji preto é um dos mais difundidos do mundo e também pode ser cultivado em frascos. É menorzinho e cresce em buquês. Esse cogumelo tem o menor valor calórico, apenas 6kcal a cada 100g. É rico em vitamina B12 e estudos recentes apontam como aliado no combate ao câncer e colesterol. São consumidos em molhos, risotos, massas ou refogados em manteiga e shoyu, assim como no shiitake.

los cas para comprar cogume

Di frescos:

tên cia ma is firm es, Pre fira sem pre os de con sis com che iro est raevi tan do os dan ific ado s ou exc ess iva na de ida nho . Ver ifiq ue se há um r que est eja m ica ind e em bal age m, o que pod ris não dev e apr eapo dre cen do. O cog um elo -pa ser cla ro. Ver ifiq ue a sen tar ma nch as, tem que s fre sco s dev em ser val ida de, poi s os cog um elo o, um a sem ana apó s con sum ido s em , no má xim col hid os. e, par a aum ent ar sua Arm aze ne- os na gel ade ira faç a fur os na em baval ida de par a até 10 dia s, Os cog um elo s con tilag em dei xan do- a are jad a. de col hid os, por iss o nua m viv os me sm o dep ois tat o exc ess ivo com pre cis am res pir ar, ma s o con o ar pod e oxi dá- los .

A consistência esponjosa absorve o sabor de outros ingredientes. Vai especialmente bem em receitas encorpadas, como molhos, risotos, massas, bruchettas ou apenas refogados com manteiga e molho shoyu.

Cozinhando

cogumelos fr

esc

os: Evite lavar os co gumelos. Como são esponjosos tendem a abso rver muita água . Limpe-os com pel toalha ou pa pano umedecido, mas, se realmen precisar, lave-o te s rapidamente e seque-os imed mente. Com ex iataceção do funghi secchi, nunca de os cogumelos fr ixe escos de molho . Corte os talos que estejam m uito sujos ou ríg idos e descarte-os ou reserve-os para uma sopa crem osa. Cozinhe por pouco tem po, caso contrário pode m ficar borrachudos.

REVISTA MOSAICO • 67


SAÚDE

SÍNDROME METABÓLICA X EXERCÍCIO FÍSICO

A

cada dia, a população mundial se conscientiza que desenvolver as atividades do cotidiano com certo grau de condicionamento físico é muito importante para sua saúde e bem-estar. No entanto, em função de uma vida social repleta de compromissos, muitos não conseguem encontrar tempo ou disposição para praticar alguma atividade física.

Igor Alisson Tobias de Matos Educador físico graduado pela FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências e Especialista em Fisiologia e Prescrição do Exercício pela UGF/RJ – Universidade Gama Filho. CREF. 5167 - G/BA

Com isso, o aumento do número de indivíduos com relação direta com a síndrome metabólica se torna mais evidente. A síndrome metabólica é atribuída a um conjunto de fatores de risco ou valores analíticos que condicionam um grande aumento de risco de desenvolver doenças cardiovasculares e/ou metabólicas, como diabetes mellitus tipo 2. Como o principal e mais eficaz “tratamento” na luta contra a síndrome metabólica está um programa de exercício físico orientado e a reeducação alimentar balanceada, os dois tornam-se grande aliados na mudança dos hábitos que irão influenciar de modo decisivo no equilíbrio da nossa saúde. É importante saber que para obter proveito desses benefícios não são necessárias várias horas de atividades intensas. Segundo o ACSM – American Colege of Sports Medicine, 30 minutos de exercícios diários são suficientes para a promoção de saúde ideal. Redução do percentual de gordura, aumento da densidade óssea, controle dos níveis pressóricos sanguíneos, aumento da capacidade aeróbia e diminuição do uso de fármacos são alguns dos benefícios que o exercício físico regular pode promover e nos prevenir de várias enfermidades.

68 • REVISTA MOSAICO


REVISTA MOSAICO • 69


EVENTOS

UM ENCONTRO DE SUCESSO

A

Infinito Cosmético e a Bien Professional promoveram, no mês de outubro, o Workshop de Análise Visagista com o cabeleireiro especialista em visagismo, Robson Trindade e Tânia Trindade. O encontro ocorreu no Hotel Sotero, em Salvador, e contou com a presença de 60profissionais do segmento de beleza, que, durante o dia, puderam compartilhar informações e aprendizagem.

foto: Roberto Cunha

O objetivo do evento foi habilitar o profissional para a análise investigativa das estruturas que compõem a imagem pessoal e/ou empresarial. Compreendeu ainda potencializar e valorizar a imagem com personalidade, estilo e beleza.

70 • REVISTA MOSAICO


NOTA DE EVENTO

UM ENCONTRO DE SUCESSO Aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro o curso de Administração de Salão, Colorimetria e Estilização de Corte. E, mais uma vez, a empresa Perffio Cosméticos se compromete com o conhecimento e inovação dos profissionais cabeleireiros, e trouxe a Salvador o hair stylist,Magno Alves, da Universidade do Cabelo. Participaram do evento 100 profissionais de beleza num curso dinâmico e envolvente.

EMBELLEZE VITÓRIA DA CONQUISTA

72 • REVISTA MOSAICO


FEIRA DE SERGIPE Nos dias 24 e 25 de Novembro de 2014 foi realizado pela Associação dos proprietários de Salão de Beleza o II Sergipe Beauty Hair e Spa. Na sua segunda edição a feira trouxe varias marcas de cosméticos e apresentou uma programação técnica para profissionais da área de beleza abrindo um novo ciclo de cosmetologia na região Sergipana.

ERRATA EDIÇÃO 69 PÁG: 18

OLHEIRAS

foto: Tadeu Miranda

MAQUIADORA: JANE CAFÉ


EVENTOS

LANÇAMENTO DA SKOL BEATS SENSES EM SALVADOR FOI UM SUCESSO

A

Misteriosa e cheia de atitude, já chegou ao mercado baiano a Skol Beats Senses, especialmente desenvolvida para quem busca novidades e novas experiências no universo da noite. De paladar agradável, suave e refrescante, a Senses é a primeira e única bebida à base de cerveja, que pode ser consumida com gelo, o que faz com que seja caracterizada como um líquido ainda mais exclusivo e versátil. A garrafa tem design moderno de Skol Beats, com corpo em “S” e cor azul surpreendente. “Sua cor a diferencia totalmente do que há no mercado e desperta às sensações e experiências que queremos proporcionar com o produto”, conta Taciana Ávila, gerente de portfólio da Skol.

Rafa, Tuca Fernandes e Pipo

Léo Santana, Tuca Fernandes e Denny

Rafaela Meccia e Ricardo Leite, gerente de marketing da Ambev Nordeste

Taciana Ávila, gerente da Skol, Ricardo Leite, gerente de marketing da Ambev Nordeste e Gabriela Esper, gerente de marketing da Ambev Bahia 74 • REVISTA MOSAICO

foto: Roberto Cunha

festa contou com a presença de várias estrelas baianas, como Tuca Fernandes, Léo Santana, Ju Moraes, Álvaro Pinho, Chica Fé, Rafa e Pipo, Carla Cristina, Negra Jho, a Miss Bahia Priscila Santiago, Denny Timbalada, os cantores da banda 5%, Duas Medidas, Kart Love, Pra Casar e muitos empresários baianos. A festa, que aconteceu na Unique Eventos, foi até às 2 horas da manhã. Os convidados conheceram a nova cerveja ao som de Tropkillaz e DJ Havel.


EVENTOS

PRIMEIRO SEMINÁRIO DE ESTÉTICA DA BAHIA

O

correu no dia 16 de novembro, no Hotel Fiesta, o primeiro Seminário de Estética da Bahia, que contou com a presença de 300 esteticistas. A apresentação do cirurgião plástico, Dr. Rômulo Mêne, ofereceu um vasto conteúdo sobre o envelhecimento da pele em todas as idades, trazendo amplo conhecimento das pesquisas que têm executado em várias partes do mundo onde a longevidade é maior. Prescrevendo dieta para redução de peso corporal e dieta hiperproteica para recuperação da perda da massa muscular, que ocorre no envelhecimento, além da apresentação dos peelings, com todas as suas ações nos diferentes tipos de pele com protocolos diferenciados para cada caso.

Dando continuidade à programação, tivemos duas palestras do Sebrae sobre os temas: - Pensar, organizar e crescer. Prepare sua empresa para o mercado, com a palestrante Clarice Dantas. - Inovação x Empreendedorismo na área da Beleza, com o palestrante Litelton Pires - Detox Facial – Vitaderme, com o palestrante Rosa Alves. A exposição contou com 10 marcas de cosméticos muito procuradas pelos participantes. E para encerrar, foram sorteados mais de 20 brindes e um cruzeiro marítimo com direito a um acompanhante.

foto: Roberto Cunha

O Dr. Rômulo Mêne apresentou informações sobre envelhecimento em todos os países do mundo, que é o tema do seu livro a ser lançado em breve. O palestrante deixou um gosto de “quero mais” e participará do 19° Congresso internacional Científico de Cosmetologia

e Estética da Bahia, que tem previsão para julho/agosto de 2015.

76 • REVISTA MOSAICO


SAÚDE

FESTA SAUDÁVEL NA INAUGURAÇÃO DO MERCADO ORGÂNICO NO SALVADOR SHOPPING

Uma festa pilotada pela DJ Miss Cady, que reuniu amantes da gastronomia saudável, jornalistas, empresários, chefs, médicos e nutricionistas. No coquetel, coordenado por Marta Góes, foram servidos salgados e doces sem glúten e sem outros aditivos não saudáveis, preparados pelos chef's dos restaurantes Austrália e Alecrim. Aberto há mais de um mês, o Mercado Orgânico já se tornou um templo da chamada “geração saúde,” ao oferecer apenas produtos vitais, funcionais e certificados. A inspiração veio da rede Whole Foods Market, famosa nos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá, por prezar pela segurança alimentar de seus clientes e oferecer apenas produtos considerados naturais e saudáveis.

Manoel Guedes e Marta Góes

80 • REVISTA MOSAICO

Carol Leal e Flávia Grimaldi

Cláudio Balthazar, Daniel Cady e Fabio Araújo

Ju Velloso e Tânia Fracarolli

Ktia Guzzo e Miss Cady

Silvana Freire

Melissa Cady

José Marcelino

DJ Miss Cady

foto: Roberto Cunha

Uma grande festa entre prateleiras e gôndolas de produtos orgânicos, integrais, artesanais, diet, light, naturais e equilibrados. Foi assim a concorrida inauguração da primeira loja do Mercado Orgânico no Salvador Shopping, em meados de outubro.


grande vencedora do reality show SuperStar; Ivete Sangalo; O Rappa; Cláudia Leitte; Capital Inicial; Aviões do Forró; Harmonia do Samba; o encontro que reunirá Arlindo Cruz, Jorge Aragão e Maria Rita, além das atrações internacionais Kesha e banda Sublime With Rome.

A maior temporada musical do verão brasileiro tem o seu ápice com o Festival de Verão Salvador, que chega à sua 17º edição em 2015, de 22 a 24 de janeiro do Parque de Exposições da capital baiana. Com periodicidade anual, o Festival surpreende com dois novos espaços interativos: O palco Sensações e a Arena Eletrônica, distribuídos em uma estrutura renovada e acompanhando a tendência dos maiores eventos musicais do mundo.

O Palco Sensações é o espaço mais conceitual e alternativo do Festival, envolvendo música, moda, cultura e arte da Bahia e do Brasil. Paralelo ao palco haverá manifestações artísticas de grafiteiros e VJs, e na Alameda Sensações haverá uma feira de moda e arte. As atrações confirmadas são: Tom Zé, Ana Cañas, Marcelo Jeneci, Russo Passapuso, Teatro Mágico, Festa Venga Vanga (festa de conceito ciganista e hedonista, já um sucesso em São Paulo), Jamz e Suricato.

O palco 2015, o maior do festival, manterá a tradição de trazer grandes atrações de diversos gêneros musicais, entre os já confirmados: o sertanejo universitário de Lucas Lucco; Malta,

Já o espaço da música eletrônica deixa de ser uma tenda, como nos anos anteriores, e passa a ser uma arena, com apresentação de DJs locais, nacionais

e internacionais, e esportes radicais, como a tirolesa e full pipe, que serão realizados dentro da própria arena. Os dois DJs internacionais definidos até o momento são o francês Tito e o duo holandês Dubvision. Outros que já carimbaram passaportes na grade são: Life is a Loop, Nazza Brothers, Gui Boratto, Júnior C, A Liga, Press On e Phenomena.

foto: Roberto Cunha

VEM AÍ O FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR 2015


LANÇAMENTOS Cuidados especiais para os pés no verão Indicado para calcanhares ressecados ou com rachaduras, o creme Pelefina suaviza a pele ao contribuir com o amolecimento de partes rígidas. Sua formulação contém nano partículas de prata que protege contra bactérias e fungos e inibe os maus odores.

R$ 45,00

A Giovanni apresenta o Shampoo e Condicionador da linha 50:50 Balanced Com ação 50% de hidratação e 50% de purificação dos fios, os produtos são indicados para cabelos normais, secos e extremamente danificados. Seu uso deixa os cabelos perfeitamente limpos e, além disso, controla o volume dos fios, possui ação anti-frizz, hidratação, maleabilidade, retenção e manutenção da cor e brilho. R$ 56,41

(shampoo)

R$ 43 r) 59,ionado ic

nd

(co

Archy Make Up lança sua primeira linha de esmaltes para as unhas Esmalte Ovelha Negra e Esmalte Docinho de Coco, com embalagem resistente, possui um design incrível com fácil identificação das cores. Ambos fazem parte da coleção de esmaltes cremosos.

R$ da) ,9 3 0 (ca


Pessini Cosméticos apresenta o gel térmico beijável Ice Now O produto é indicado para casais que gostam de inovar na massagem corporal ou sexo oral. Quando em contato com a pele, basta um simples assopro para que uma sensação de refrescância aconteça. Seu uso promove uma agradável sensação, alivia o calor e, ao mesmo tempo, esquenta a relação.

R$ 8,90

Garanta hidratação e vitalidade aos fios A Repairing Awapuhi Ginger Instant Recovery Mask é enriquecida com ingredientes umectantes, como manteiga de cacau, extrato de Aloe Vera e óleos de coco e abacate, que intensificam a ação hidratante e garantem cabelos saudáveis, além de silicones e pantenol, que formam uma barreira protetora que previne novas agressões.

R$ 53,00

Batom Laranja é tendência para a alta estação Combina com todos os tons de pele e ainda foge do tradicional. O batom na tonalidade laranja é uma pedida forte para os próximos meses. O produto da Bio Genetyc apresenta um efeito matte metalizado, que além de ser moderno, possui alta duração ao secar nos lábios minutos após a aplicação. Possui vitamina E e filtro solar.

R$ 26,50


Revista Mosaico - Ediçao 70