Page 1

Boletim Informativo CIESP Leste Centro das Indústrias do Estado de São Paulo

Distrital Leste

Edição 24 Dezembro 2016

Jornada de Negócios 2016 Votação Veja o resultado da Assembleia Geral Pág. 4

Aconteceu Vencedores do Acelera Startup FIESP/ CIESP Pág. 5

Nossa História Fábrica de Rebites Globo Pág. 4

Agenda Conheça a agenda de 2017 Pág. 6


JORNADA DE NEGÓCIOS 2016

Editorial

BOAS FESTAS E FELIZ 2017!

SAIBA COMO FOI A 1aJORNADA DE NEGÓCIOS CIESP LESTE

2016 não foi um ano fácil! Por isso, ao fechar Quando um ano termina, temos a sensação de um dever cumprido. Já 2016 parece ter sido diferente: com tantos fatos políticos e reflexos na economia, deixa a sensação de que tudo ficou por fazer no próximo período. Na última matéria do ano relatamos como foi a Jornada de Negócios 2016. Para nós, o principal evento do ano, uma vez que foi totalmente organizado pela Distrital Leste. Quem foi sabe que os negócios não esperam pelas oportunidades. Somos nós quem as criamos. Veja como foi. Na coluna Agenda, mostramos o que vem por aí em 2017! Muitos cursos e palestras para preparar as empresas para a retomada do crescimento. Faça já sua inscrição e de seus funcionários. Não deixe para depois! Saiba também os detalhes do que aconteceu na Assembleia Geral Extraordinária, convocada pelo CIESP a seus associados. Contamos os resultados na seção Votação. Em Nossa História, relatamos a trajetória da fábrica de Rebites Globo, que no ano que vem completa 40 anos.

o período de eventos com a Jornada de Negócios, o CIESP Leste injetou ânimo nos empresários que querem continuar lutando pela sobrevivência e lucratividade de seus negócios.

Q Já no Informe Jurídico, Eduardo Correa Porto, coordenador adjunto do Núcleo Jurídico – NJUR, explica porque a Justiça está mais sensível aos problemas dos empresários. Em Aconteceu, mostramos um dos projetos vencedores do 9o Acelera Startup: uma geradora de pressão hidráulica movida a ar. Conheça o empreendimento! Nossa mensagem para este final de ano é: o tempo passa e nem sempre damos atenção ao que realmente importa. Pare um pouco e pense no novo ano que vai surgir. Com ele, teremos uma nova chance de recriar o futuro. Permita-se trilhar o caminho da reconstrução, repleto de trabalho, sonhos, saúde e alegrias. Feliz Natal e que o Ano Novo traga experiências boas e construtivas! Ricardo Martins Diretor titular do CIESP Leste

uarta-feira, 9 de novembro, 8h30 da manhã. Casa cheia, 97 participantes. Era o início da 1a Jornada de Negócios CIESP Leste. A abertura foi comandada por Ricardo Martins, diretor titular da Distrital Leste, que falou aos presentes: “O Brasil hoje precisa alavancar negócios, por isso juntamos, no mesmo evento, várias áreas do conhecimento empresarial para dar uma amplitude maior e gerar oportunidades aos participantes. O CIESP está de portas abertas para melhorar os negócios dos associados”, ressaltou.

Na sequência, foi a vez de Joaquim Batista Xavier Filho, gerente da regional Leste do Sebrae, dizer da importância do evento: “O Sebrae acredita em parcerias. Sabemos que a indústria passa por um momento difícil e estamos aqui para oferecer um check-up empresarial, totalmente gratuito. Faremos uma fotografia da empresa e vamos construir juntos um plano de ação. Os empresários devem se apropriar dos serviços gratuitos que as entidades oferecem. Participar da Jornada de Negócios traz aprimoramento para aplicar na empresa”, garantiu. Como a saída para muitos tem sido a exportação, Vladimir Guilhamat, diretor do Derex - Diretoria de Relações Internacionais e Comércio Exterior, esteve presente na abertura da Jornada de Negócios, para apresentar as ferramentas que o CIESP disponibiliza para ajudar o empresário a fazer negócios fora do País. “Temos a promoção comercial, com feiras internacionais e rodadas de negócios com comerciais exportadoras; oferecemos a emissão de certificado de origem digital; somos emissores do ATA Carnet, um passaporte aduaneiro internacional para o transporte internacional de amostras, que permite a exportação e a importação temporária de bens e produtos pelo período de um ano; temos ainda soluções de defesa comercial, estudos de mercado, ações jurídicas liminares e cautelares para facilitar a vida do empresário que exporta. Utilizem esses serviços que estão à disposição de vocês”, enumerou.


BOLETIM INFORMATIVO DO CIESP LESTE • PÁG. 03

PALESTRAS A primeira palestra foi com Henrique Morbi, coordenador do NJE do CIESP Leste. De forma simples e clara, o palestrante explicou o que é marketing e qual a importância de ter um site bem colocado no buscador Google. “Marketing é 100% inteligência e planejamento estratégico. Serve para criar e agregar valores aos produtos e serviços e, ainda, aprofundar o relacionamento com os clientes. Existem regras e protocolos para se conseguir uma boa colocação nos buscadores. Portanto, não entreguem o site de sua empresa para o seu sobrinho fazer, porque senão você terá prejuízos”, aconselhou. O segundo tema, mais árido, foi sobre planejamento tributário, com Élcio Pereira e Eduardo Correa da Silva, respectivamente coordenadores do Clube de Empresários e Núcleo Jurídico da Distrital Leste. “O empresário não pode se preocupar só com produção, logística ou vendas. Deve se preocupar também com a política fiscal. Uma montanha de dinheiro pode estar escondida na contabilidade, ou seja, não aplicar a política tributária correta pode fazer a empresa pagar imposto a mais”, comparou Pereira. Ele explicou os regimes tributários para empresas com lucro presumido, lucro real e optantes do Simples Nacional.

Já Correa da Silva falou das alternativas legais para a recuperação de impostos. “Existem várias opções como o Reintegra; a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/ Cofins Importação; os regimes especiais; os juros inconstitucionais, ressarcimentos, créditos acumulados, entre outros casos que podem beneficiar o empresário”, propôs. Na terceira palestra, a carismática psicóloga Fátima Rizzo deu um show de empatia ao explicar as habilidades técnicas e comportamentais, competências necessárias para fidelizar clientes. “O grande diferencial é conseguir tocar o ser humano do outro lado”, ensinou. De acordo com a palestrante, para abrir as portas do cliente é necessário afeto, educação e bom humor. “Sempre chame a pessoa pelo nome, procure não enfatizar as diferenças. Afinal, são os semelhantes que atraem os semelhantes! Antes de mais nada, temos de entender que são seres humanos se relacionando com outros seres humanos”, sentenciou. STARTUPS Os finalistas do 9º Acelera Startup da FIESP/CIESP estiveram também presentes ao encontro para apresentar seus projetos. Houve de tudo um pouco, lousa que compõe músicas, skate para o público feminino, games, programa de educação de combate à obesidade, soluções para pessoas com deficiência, curso preparatório para o Enem e, ainda o vencedor da categoria operacional, apresentando um gerador de pressão hidráulica a ar (leia na página 5 em Aconteceu). CHECK-UP EMPRESARIAL Em outro espaço, o movimento foi grande! Nada menos que 48 empresários inscritos para as consultorias oferecidas pelo NAI, nas áreas: Tributária e Trabalhista, Renegociação de Dívidas, Fontes de Financiamento e Operações de Câmbio, Gestão de Pessoas, Marketing, Vendas, Participação em Cooperativas Empresariais, Fusões e Aquisições, além do Diagnóstico de Gestão, oferecido pelo Sebrae. O encerramento aconteceu às 16h30, deixando em todos um gostinho de “quero mais” para o ano que vem!

Ana Carolina de Oliveira (Sebrae), Dorival Biásia e Ricardo Martins (CIESP Leste)


Votação

BOLETIM INFORMATIVO DO CIESP LESTE • PÁG. 04

ASSEMBLEIA GERAL APROVA A PRORROGAÇÃO DOS MANDATOS DA PRESIDÊNCIA E DIRETORIA DO CIESP Convocada para o dia 26 de outubro, a Assembleia Geral Extraordinária do CIESP aprovou a alteração do estatuto e permitiu que o presidente e os diretores titulares, 1º e 2º vice-diretores das diretorias regionais, municipais e distritais da entidade possam concorrer à reeleição nas eleições que se realizarem em 2017. A Assembleia Geral foi realizada, de forma descentralizada, por teleconferência. A comunicação partiu da sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo e foi transmitida online, simultaneamente, para suas 42 Diretorias, localizadas em diversas regiões do Estado de São Paulo. Em cada distrital, os associados puderam votar e aprovar o

texto da Proposta de Reforma Estatuária, que já havia sido apresentada via circular. A votação foi feita de maneira imediata e todas as mudanças da Proposta de Reforma Estatutária foram aprovadas. A assembleia de 2016 foi convocada e publicada no jornal O Estado de S. Paulo, edição do dia 10 de outubro, depois que um abaixo-assinado, feito pelos associados de todas as diretorias regionais, solicitou que fosse incluído um artigo no Estatuto do CIESP permitindo a reeleição apenas para o mandato que se inicia em janeiro de 2018.

Nossa História

Regiane Lembo Roberti Troccoli, gerente da Rebites Globo, entre os sócios Antonio Carlos dos Santos Loupo e Oswaldo Roberti.

A Rebites Globo foi fundada em 1977 por Oswaldo Roberti, que logo depois convidou o cunhado, Antonio Carlos dos Santos Loupo, para ser seu sócio. Prestes a fazer 40 anos, a empresa continua familiar. Hoje, os filhos administram o escritório. A gerente Regiane Lembo Roberti Troccoli concedeu a seguinte entrevista para o Boletim do CIESP Leste: O final do ano está chegando, o que a Rebites Globo pediu para o Papai Noel? Rebites Globo – Nós esperamos que 2017 seja melhor do que foi 2016, com muito trabalho, prosperidade e saúde para todos! O ano de 2016 não foi um bom período para a Rebites Globo? Rebites Globo – A crise pegou todo mundo. Para nós, foi um ano em que tivemos que mudar o nosso foco de atuação. Priorizamos o atendimento de encomendas de produtos especiais, mantendo um estoque mínimo dos produtos de linha. Quais os produtos e qual o volume de produção da Rebites Globo? Quais segmentos atende? Rebites Globo – Fabricamos cerca de 40 toneladas/mês

Foto: Divulgação

REBITES GLOBO: ESTRUTURA ENXUTA

de rebites maciços, semitubulares e especiais em ferro, alumínio e inox. Nossa linha é industrial, atendendo às indústrias automobilística, metalúrgica e serralherias voltadas à construção civil. Qual é a estrutura da Rebites Globo atualmente? Rebites Globo – Estamos situados no bairro Alto da Mooca, numa área de 1.270 metros quadrados. Nosso galpão industrial ocupa 640 metros quadrados. Somos uma empresa familiar com estrutura enxuta: 17 funcionários na produção e a família cuidando do escritório. A Rebites Globo fez algum investimento em 2016? Rebites Globo – Sim, apesar da queda no movimento, tivemos que reformar o telhado do galpão, mas no final, foi um bom investimento. O que esperam para 2017? Rebites Globo – Esperamos que a economia volte a crescer e o mercado se recupere. Seguimos produzindo rebites com qualidade, buscando superar as expectativas de nossos clientes e procurando conquistar novos mercados.


Informe Jurídico

BOLETIM INFORMATIVO DO CIESP LESTE • PÁG. 05

Justiça alivia sanções a empresas em tempos de crise Colaboração: Núcleo Jurídico do CIESP Leste

A

tento às turbulências econômicas, o Poder Judiciário busca alternativas para aliviar as sanções às empresas. Uma opção é a substituição de penhoras de conta corrente por modalidades como seguro garantia e sustação de protestos. “O protesto, com o tempo, mata a galinha dos ovos de ouro, pois muitas empresas, que são postas contra a parede, sempre tiveram liquidez, pagaram seus tributos, mas pontualmente não os têm em dia em razão da crise”, explica Eduardo Correa da Silva, coordenador do Núcleo Jurídico do CIESP Leste. O pedido jurídico de perdão dos débitos ganha força com a apresentação de demonstrativos de resultados e a resposta formal de fornecedores explicando que não atenderão pedidos devido a protestos e negativas de bancos a crédito. “Com esse material em mãos, justifica-se ao juiz que, sem a sustação, a empresa será forçada a paralisar atividades e demitirá funcionários”, pontua. Naturalmente, não são todos os juízes nem todos os casos, mas tendo em mãos uma boa documentação, pequenos e médios empresários em dificuldades podem recorrer a esse expediente. Uma alternativa de bom senso e determinante para manter negócios e postos de trabalho.

Aconteceu

9º ACELERA STARTUP FIESP /CIESP PREMIA SISTEMA O empreendedor Maurício Pazini Brandão acaba de receber o troféu de vencedor da categoria operacional, no 9º Acelera Startup, promovido pela FIESP e CIESP. Ele apresentou a HPU – Hydraulic Power Unit, uma evolução dos sistemas hidráulicos, com menor consumo de energia e de óleo, reduzindo o impacto ambiental dos processos produtivos em indústrias que empreguem atuadores hidráulicos. A HPU é uma unidade geradora de força e pressão hidráulica, compacta e multifuncional, que utiliza ar comprimido à baixa pressão. Entre os seus benefícios estão: economia de espaço, redução de até 90% do

volume de óleo, da energia elétrica e de água e baixa emissão de ruídos e vibrações. O projeto foi desenvolvido na Suíça e será fabricado no Brasil, assim que conseguir investidores interessados na inovação. Segundo Maurício Brandão, “a nossa unidade geradora de pressão hidráulica é resultado de um trabalho focado na sustentabilidade e o compromisso com o meio ambiente. Com certeza será, um divisor de águas entre a tecnologia convencional e geração de máquinas pneumáticas”, salienta. Foto: Everton Amaro/Fiesp

HIDRÁULICO INOVADOR

Finalistas do 9º Acelera Startup, o vencedor Maurício Brandão ao centro.


Agenda Agenda

BOLETIM INFORMATIVO DO CIESP LESTE • PÁG. 06 BOLETIM INFORMATIVO DO CIESP LESTE • PÁG. 06

InscriçõesMitigação abertas para cursosTrabalhistas e palestras Palestra: de Riscos noesponsável CIESPpeloLeste em e2017 desenvolvimento gestão de Recursos Humanos da Doc-Ser Contabilidade, a contado-

R O

ra Carla Alvares Chiomento ministra no próximo dia 19, no CIESP Leste, a palestra “Mitigação de Riscos s empresários do setor industrial estão mais otimistas, mas os negócios continuam com resultados incertos Trabalhistas”. até o final do ano. A deveose fortalecer a partir primeiro trimestre 2017. É hora aprimoAs principais situações deeconomia risco, nassóquais empreendedor podedoser enquadrado, pordenão cumprir asde determirar-se para voltardo a crescer nosão: ano fornecimento quem vem. Para isto,Transporte; as inscrições para ospara cursos e palestras, nações do direito trabalho, de Vale intervalo alimentação, deprogramados no mínimo pelo hora CIESP Leste no primeiro semestre de 2017, já começaram. uma e no máximo duas horas; jornada máxima de 8 horas de trabalho; intervalo mínimo de 11 horas entre Segundo Antonio Regolin, coordenador do Núcleo Recursos Humanos do CIESP Leste, a programação uma jornada de trabalho e outra; e adicional noturnode e de periculosidade. Benefícios como: vale alimentação ede 2017 tem como objetivo contribuir não comsão a formação especializada nas áreas de Administração, Comercial, Cusplanos de saúde ou odontológicos obrigatórios, mas são diferenciais para atrair e reter talentos. tos, Financeiro, Gestãoda delíngua Pessoas, Informática, Inglês,do Liderança, Logística,ouProdução, Recursos Segundo os dicionários portuguesa, mitigação risco é a redução adequação do risco Humanos a valores e Vendas. “Vamos preparar os profide ssionais para impulsionar a produtividade para conquistar conaceitáveis. No caso de mitigação riscos trabalhistas, o queassevendas desejaeevitar não é a ocorrência do fator ogerasumidor e vencer a crise 2017”, lembra. dor de risco, mas as suas em consequências. As palestra, inscriçõesCarla podem ser feitas pelofazer site um do CIESP Leste (www.ciespleste.com.br). Podemas seboas inscrever associaNa mostrará como check-list para auditoria trabalhista, indicará práticas dosárea do CIESP, SESCON, SICETEL, SIAMFESP, AMPLAST AIRI ou profissionais e executivos interessados nos na trabalhista; ensinará os cuidados a serem tomadose na contratação de terceiros e pessoas jurídicas; temas oferecidos. informará como atender a fiscalização e como evitar reclamações trabalhistas. informações sobre processonão de inscrições, contatar cursoseeventos@ciespleste.org.br ou pelo telefone OMais ingresso é um quilo deoalimento perecível que será destinado ao Centro Social Nossa Senha (11) 2601-6565. da Penha (CENHA). 24 a 28/4 - Curso: PlanejaAcompanhe a programação: MARÇO Palestra: Mitigação de Riscos Trabalhistas mento, Programação e Con9/3 - WorkShop Inglês – JANEIRO Data: abril de 2016, das 18 às 22 horas trole da Produção – PPCP Recepcionando The Client 30/1 a19 2/2de - Curso: A PNL – terça, Objetivo: Diminuição contra processos trabalhistas 20eaprevenção 23/3 - Curso: Gestão Aplicada em Vendas e de na riscos MAIO Custos Fidelização de Leste Clientes Local: CIESP – Mooca Estratégica (Rua Natal,de285 – Mooca – São Paulo/SP) 2 e 3/5 - Curso: Cinco Leis de Investimento: 1 kg de alimento não perecível FEVEREIRO 14/2 - Curso: Planejamento Estratégico 20 a 22/2 - Curso: Seleção por Competência

ABRIL 4 e 5/4 - Curso: Excel 2 11/4 - Curso: Aprenda Como Impulsionar sua Carreira Profissional

Alta Performance 4/5 - Curso: Aspectos e Teorias Motivacionais 15 a 17/5 - Curso: Neurolinguística na Mediação de Conflitos

30 e 31/5 - Curso: Apurar Bem seus Custos Industriais para Precificar Melhor JUNHO 7 e 8/6 - Curso: Logística e Negociação para Compras 13/6 - Curso: Comunicação Assertiva e Escuta Dinâmica 27 e 28/6 - Curso: Básico de Faturamento

EXPEDIENTE

O Boletim Informativo do CIESP Distrital Leste é uma publicação dirigida aos associados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Endereço: Rua Natal, 285 - Mooca – São Paulo (SP), CEP: 03186-030. Fone/Fax: (11) 2601-6565 – Site: www.ciespleste.org.br – e-mail: coordenacao@ciespleste.org.br – Diretor titular: Ricardo Martins. Coordenadora: Débora Nápoli Ribeiro Paes. Jornalista responsável: Clarice Pereira (MTb: 15.778). Arte e diagramação: Felipe Burman. Assessoria de Imprensa: LINK Portal da Comunicação F. (11) 3034-1155. Impressão: Agns Gráfica F. (11) 2966-0322. Tiragem: 2.350 exemplares. v

EXPEDIENTE

O Boletim Informativo do CIESP Distrital Leste é uma publicação dirigida aos associados do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo. Endereço: Rua Natal, 285 - Mooca– São Paulo (SP), CEP: 03186-030. Fone/Fax: (11) 2601-6565 – Site: www.ciespleste.org.br – e-mail: coordenacao@ciespleste.org.br – Diretor titular: Ricardo Martins. Coordenadora: Débora Nápoli Ribeiro Paes. Jornalista responsável: Clarice Pereira (MTb: 15.778). Arte e diagramação: Felipe Burman. Assessoria de Imprensa: LINK Portal da Comunicação F. (11) 3034-1155. Impressão: Agns Gráfica F. (11) 2966-0322. Tiragem: 2.350 exemplares.

CERTIFICADO DIGITAL  EMPRESA  LTDA TIPO  DE  CERTIFICADO NÃO  ASSOCIADO ASSOCIADO  CIESP VALIDADE E-­‐CNPJ  A1 R$  180.00 R$  144.00 1  ANO E-­‐CNPJ  A3  CARTÃO R$  300.00 R$  240.00 3  ANOS E-­‐CNPJ  A3  CARTÃO  +  LEITORA R$  460.00 R$  368.00 CERTIFICADO   DIGITAL  EMPRESA   LTDA 3  ANOS

TIPO DE  CERTIFICADO NÃO  ASSOCIADO ASSOCIADO  CIESP VALIDADE E-­‐CNPJ  ACERTIFICADO 1 R$   180.00 R$  EME, 144.00 1  MEI A NO CERTIFICADO   DIGITAL   MPRESA   ME,  EI, EPP,   EI,   MEI DIGITAL EMPRESA EPP, E-­‐CNPJ  TIPO   A3  CDARTÃO R$   300.00 R$  240.00CIESP VALIDADE 3  ANOS E  CERTIFICADO NÃO   ASSOCIADO ASSOCIADO   E-­‐CNPJ  E-­‐AC3   CARTÃO   +  LEITORA R$  4R$   60.00 R$  R$   368.00 3  1   AANOS NPJ   A1 115.00 92.00 NO

E-­‐CNPJ A3  CARTÃO R$  255.00 R$  204.00 3  ANOS CERTIFICADO   DIGITAL  EMPRESA   ME,  EPP,  3  EAI,  NOS MEI E-­‐CNPJ  A3  CARTÃO  +  LEITORA R$  390.00 R$  312.00

TIPO DE  CERTIFICADO NÃO  ASSOCIADO ASSOCIADO  CIESP VALIDADE E-­‐CNPJ  A1 R$  115.00 R$  92.00 1  ANO CERTIFICADO  E-­‐CPF  (PESSOA  FÍSICA) E-­‐CNPJ  A3  CARTÃO R$  255.00 R$  204.00 3  ANOS TIPO  DE  CERTIFICADO NÃO  ASSOCIADO ASSOCIADO  CIESP VALIDADE E-­‐CNPJ  A3  CARTÃO  +  LEITORA R$  390.00 R$  312.00 3  ANOS

EMPRESA LLTDA TDA CERTIFICADOCERTIFICADO   DIGITALDIGITAL   EMPRESA TIPO  DE  CERTIFICADO NÃO  ASSOCIADO ASSOCIADO  CIESP VALIDADE E-­‐CNPJ  A1 R$  180.00 R$  144.00 1  ANO E-­‐CNPJ  A3  CARTÃO R$  300.00 R$  240.00 3  ANOS E-­‐CNPJ  A3  CARTÃO  +  LEITORA R$  460.00 R$  368.00 3  ANOS

E-­‐CPF A1 R$  120.00 R$  96.00 1  ANO E-­‐CPF  A3   C ARTÃO R$   2 25.00 R$   1 80.00 3   ANOS CERTIFICADO   E-­‐CPF  (PESSOA   FÍSICA) CERTIFICADO E-CPF (PESSOA FÍSICA) E-­‐ C PF   A 3   C ARTÃO   +   L EITORA R$   4 00.00 R$   3 20.00 3   ANOS TIPO  DE  CERTIFICADO NÃO  ASSOCIADO ASSOCIADO  CIESP VALIDADE

*Para 24  1m eses)  ou  Token  eR$   ntrar   em  contato  por  1  eA-­‐mNO ail:  certificadodigit E-­‐CPF  A 1 valores  de  Certificado  (18  ou   R$   20.00 96.00 E-­‐CPF  A3  CARTÃO R$  225.00 R$  180.00 3  ANOS E-­‐CPF  AO   3  pCagamento   ARTÃO  +  dLEITORA R$  400.00 320.00 ANOS everá  ser  realizado   no  CIESP  Leste,  R$   após   a  emissão  do  c3  ertificado  

alores de   eses)  odu   em  contato   -­‐mail:  certificadodig * Para valores de certificado (18 ou 24 meses) ou Token *Para   entrar vem contato certifi digital,        C    por  ertificado              e-mail:                        (  18            o      u      cadodigital@ciespleste.org.br  2    4        m através   e  Tcoken   artão  edntrar   e  débito,   crédito  poor   u  deinheiro. O pagamentoCERTIFICADO   deverá ser realizado CIESPMLeste, DIGITAL  Eno MPRESA   E,  EPP,  após EI,  MaEIemissão do certificado digital, através do cartão de débito, crédito ou dinheiro.

TIPO DE  CERTIFICADO NÃO  ASSOCIADO ASSOCIADO  CIESP VALIDADE O  pCIESP agamento   everá  ser  realizado  no  CIESP  Leste,  após  a  emissão  do  certificado   DistritaldLeste E-­‐CNPJ  A1 R$  115.00 R$  92.00 1  ANORua Natal,digital,   285 - Mooca              -    03186-30                            -  São              Paulo                    através  de  cartão  de  débito,  crédito  ou  dinheiro. E-­‐CNPJ  A3  CARTÃO R$  255.00 R$  204.00 3  ANOSTel: (11) 2601-6565 • www.ciespleste.com.br Email: certificadodigital@ciesplveste.org.br E-­‐CNPJ  A3  CARTÃO  +  LEITORA R$  390.00 R$  312.00 3  ANOS Horário de atentimento: das 9h às 16h Centro das Indústrias do Estado de São Paulo

TIPO DE  CERTIFICADO

CERTIFICADO E-­‐CPF  (PESSOA  FÍSICA) NÃO  ASSOCIADO ASSOCIADO  CIESP VALIDADE

Boletim do ciesp leste ed 24 dezembro 2016  

Boletim Informativo do Ciesp Leste Ed 24 - dezembro 2016