Page 1

CENHA EM PAUTA EDIÇÃO Nº8 ABRIL 2016

Foto: Reinaldo Oliveira

Boletim Informativo do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha

- cenha.org.br

Levi Cardoso Fabian 19 anos, há 3 anos n CENHA Pág. 3 Pág.2

Pág.3

Pág.3

Pág.4


As carências sociais no Brasil são mais do que conhecidas! Em períodos de forte crise, o panorama só se agrava. No CENHA não é diferente! Enfrentamos muitas di culdades para atender nossas 400 crianças e adolescentes - de baixa renda – com de ciência intelectual. Nossa missão é que alcancem a melhor qualidade de vida possível!! Nossa luta é diária!! Incansável!! Não existe obstáculo que enfraqueça nossa motivação para agir. Assim tem sido ao longo destes nossos 50 anos. Sempre é hora de arregaçar as mangas! O ano só está começando. Acreditamos que inúmeras e felizes possibilidades ajudarão esses jovens do CENHA. A crise coloca-nos a pensar, agir, inventar e criar. É um ótimo momento para as mudanças. Engajamento social também é uma forma de ajudar o país e transforma esta Nação, independente das ações do Governo. Quando fazemos o Bem a quem quer que seja também fazendo para nós mesmos. Rosario Del Manto Neto Presidente do CENHA

Quer ajudar o CENHA?

.......seja voluntário! .......seja sócio contribuinte! .......divulgue nosso trabalho! .......divulgue nossos eventos! .......compareça em nossas festas! .......faça doações para nosso bazar ou para a instituição! .......traga sua ideia!

Venha nos visitar!!

facebook/cenhasp Boletim Informativo do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha - Pág. 2

O CENHA – Centro Social Nossa Senhora da Penha é uma respeitada instituição sem fins lucrativos, com 51 anos de atuação no atendimento a pessoas com Deficiência Intelectual. Dentre suas especialidades estão: Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia ocupacional.Também realiza terapias diferenciadas como Equoterapia, através do cavalo, e Hidroterapia, na piscina aquecida. Nesta edição conheça um pouco mais sobre:

Por meio dos movimentos que o cavalo realiza (tridimensional - para baixo, para cima, para um lado e para o outro), a Equoterapia estimula o cérebro do praticante através de movimentos do animal que se assemelham ao da marcha humana. Esta terapia proporciona tanto ganho motor/físico como psíquico, dependendo de cada patologia abordada. É indicada para pessoas com problemas neuromotores, deficiências sensoriais de áudio-fono-visual, distúrbios evolutivos e/ou comportamentais ou ainda patologias ortopédicas de origem congênita ou acidental. Os beneficios são inúmeros, dentre eles: - ajustes posturais (correção postural) - estimulação à marcha - prevenção de deformidades - melhorar ou adquirir equilibrio - promover socialização/independência em suas atividades - trabalho com estímulos sensoriais (através do pelo, calor do corpo do cavalo) - melhora autoestima/autoconfiança/foco/concentração - promove prazer e bem estar A equoterapia no CENHA existe há cinco anos, conveniada com a SMS (Secretaria Municipal da Saúde), entre outros projetos. Para ter acesso a este serviço, o primeiro contato é pela SMS - Secretaria Municipal da Saúde - que encaminha o interessado ao CENHA com os documentos necessários. Outra forma é vir diretamente ao CENHA e agendar horário com a assistente social para documentação e triagem.


Colaboradores e voluntários do CENHA durante festa de confratenização

Bazar de Natal das Voluntárias

Matinê de Carnaval das crianças do CENHA

Quintal do Espeto e OAB presenteiam crianças no Natal

Participação do CENHA Festival de música DO-RÉ-MI

Horta Comunitária do CENHA - parceria realizada em 2015 com a ONG Cidades Sem Fome, dirigida por Hans Dieter Temp, e Rotary Vila Antonieta (iniciada na gestão de Silvia Maria do Nascimento e inaugurada em 2016 na gestão de Francisco Biasoli). O objetivo do projeto é estimular as crianças e adolescentes da instituição a ter contato com as técnicas e etapas de plantio e manuseio de produtos naturais e orgânicos até a colheita. As hortaliças já estão sendo utilizadas nas refeições dos atendidos pelo CENHA.

CAPA

Levi Cardoso Fabiano, 19 anos, tem Sindrome de Down e já está no CENHA há 3 anos, atendido pelo Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência, um dos serviços oferecidos pela instituição. Ele participa de oficinas voltadas à Socialização e Aprendizagem e também de grupos de pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, dentro de uma proposta multidisciplinar que - entre muitos beneficios - visa a autoestima e independência do indivíduo. Também pratica Karate-Do, ministrado por profissionais do Instituto Olga Kos,que tem parceria com o CENHA. “Ele é muito animado, festeiro e curte muito os passeios (incluindo os lanchinhos!!) que faz com sua turma pela instituição. Adora tanto as atividades que, nos finais de semana, me pergunta a todo momento ‘por que não vamos ao CENHA’?”, lembra, sorrindo, Nilza Cardoso dos Santos, mãe de Levi.

Boletim Informativo do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha - Pág. 3


Visita do Dr.Alexandre Padilha - Secretaria Municipal da Saúde e o Dr.Rubens Calvo - Vereador

Em fevereiro, cerimônia de inauguração do “Espaço Terapêutico Rosa Martins”, em homenagem à diretora técnica, que celebra seus 47 anos dedicados ao CENHA. Na ocasião, seus filhos doaram cheque donativo para a instituição.

Mega Bazar de final de ano CENHA, com a comercialização de mais de 5.000 peças novas

Foto: Reinaldo Oliveira

Rosário Del Manto Neto e sua esposa Aldelise Del Voluntárias CENHA, responsáveis pela Manto e diretoria CENHA durante inauguração da Ga- elaboração do Almoço Especial de Natal realizado na instituição, com a presença do leria de Presidentes vereador Toninho Paiva

PRESTIGIE NOSSOS COLABORADORES DO APOIO CULTURAL!

Produzido voluntariamente, o Boletim Informativo CENHA em pauta é uma publicação dirigida aos associados, voluntários e colaboradores do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha. Endereço: Rua Francisco Bueno, 384 – São Paulo – SP 03077-020 – (11) 2942-0900 – Site: www. cenha.org.br – e-mail: cenha@cenha.org.br – Presidente: Rosario Del Manto Neto. Diretoria de Comunicação: Carla Cilento e Roberto Souza - RS Press (11) 3875-6296. Jornalista responsável: Carla Cilento (MTb: 22.087). Arte e diagramação: Reinaldo Oliveira. Colaboração: Miriam Fior Del Mundo Vieira. Impressão: Grá ca Agns (11) 2966-0322.Tiragem: 1.000 exemplares.

Boletim Informativo do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha - Pág. 4

Boletim cenha em pauta n8 abril 2016  
Boletim cenha em pauta n8 abril 2016  

Boletim Informativo do Centro Social Nossa Senhora da Penha (CENHA) - abril/2016

Advertisement