Page 3

Formação

citeinforma

Formação para 2014 O plano da atividade formativa do Citeforma, para 2014, vai procurar responder à dinâmica que se vive no mercado de trabalho. Contempla um reforço de cursos para desempregados, o tratamento de matérias relacionadas com a gestão de empresas, nomeadamente a criação, encerramento e todos os procedimentos associados, uma nova língua e a possibilidade de progressão nas existentes. A informática e a contabilidade pública são áreas que também trazem novidades. Seguindo orientações dos parceiros, análise da procura e avaliação das necessidades formativas, recolhidas junto de formandos e entidades empregadoras, foi delineado um plano que, por um lado, assegura a continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e por outro preenche lacunas em matérias laborais emergentes.

os casos de sucesso pessoais e empresariais resultantes das atividades desta iniciativa venham a ser divulgados nos canais de comunicação do Citeforma. Uma nova ação surge nesta área: “Incentivos e apoios às PME’s”. Na área das línguas, o Citeforma vai introduzir um primeiro nível de Mandarim em 2014. Em relação às outras línguas, estão previstas novas ações de formação de consolidação de conhecimentos. Assim, destinadas a candidatos com um perfil de conhecimentos avançado em Inglês, irão abrir ações de muito curta duração (4 horas) de “Meetings” e “Customer Care”. Na língua espanhola, a formação complementar terá duração de 25h e estão previstas três novas ações de “Construção de currículo”, “Atendimento ao público” e “Correspondência escrita nas empresas”.

Há assim reforço de cursos para desempregados, na modalidade Vida Ativa. Estas ações de formação decorrem em horário laboral e destinam-se a desempregados com o 9º ano (habilitação escolar mínima), inscritos ou encaminhados pelos Centros de Emprego. Têm duração de cerca de 3 meses e visam a melhoria da empregabilidade dos candidatos através da integração em ações de formação de curta duração que permitem a aquisição de competências relevantes, ou a valorização das competências já detidas.

Como criamos e usamos as nossas representações mentais do mundo? E de que forma podemos usar os processos mentais para atingir os nossos objetivos? Estas são questões que vão ser debatidas na nova ação da área comportamental: “Programação Neurolinguística”. O método de ensino à distância, em modalidade de b-learning, que o Citeforma tem realizado com sucesso em anos anteriores mantém-se em algumas ações da área da informática e está prevista uma nova ação, para 2014, da área do marketing: “Estratégias de fidelização”. Em regime presencial e relacionado com o universo da web 2.0, anunciase o novo “E-marketing – conceitos e fundamentos”.

Na área da formação ligada à gestão de empresas há novas ações, cujo conteúdo incide sobre a criação e encerramento de empresas, nos seus aspetos contabilísticos e fiscais. “Aspetos fiscais na criação do negócio”, “Aspetos fundamentais do processo de insolvência de sociedades comerciais”, “Liquidação de sociedades comerciais – aspetos fiscais” e “SNC para entidades sem fins lucrativos” são algumas das novas ações previstas para 2014.

Se em 2013 o Citeforma alargou a oferta na área da multimédia, em 2014 a área terá reajustes e avançará para a especialidade de imagem com as ações de “Fotografia profissional digital” e “Motion graphics design”. Na área da informática para técnicos, desenvolveram-se novos conteúdos para “Segurança informática para programadores”, “Exchange” e “Servidor Web para Linux”, “PHP” e “MySQL”. Para quem trabalha em ambiente web estão previstas as seguintes ações de formação: ”Estilos em CSS”, “Estrutura de um sítio para a internet” e “Base de dados para a internet”.

O direito do trabalho também lança uma nova proposta neste contexto das novas dinâmicas de mobilidade dos trabalhadores dentro das empresas com “Processo disciplinar e modalidade de cessação de contrato de trabalho”. Na área da contabilidade, está em construção um novo percurso formativo focado nas empresas públicas e nos procedimentos daí decorrentes designado por “Contabilidade e Gestão Financeira Pública”. Entre as novas ações encontra-se “Código dos contratos públicos – contratação pública” e “Gestão financeira pública”.

Em relação à informática para utilizadores foram recuperadas ações que o Citeforma já havia calendarizado, mas que face ao seu caráter inovador só mais recentemente começaram a ter procura: “Segurança na utilização das novas tecnologias”, “Introdução à web 2.0” e “Produtividade com MS-Word”. Nesta ação de formação é proposto um nível de exploração da ferramenta de edição de texto acima do nível elementar, de forma a que o utilizador consiga alcançar e rentabilizar o seu desempenho.

O ciclo de formação na área do empreendedorismo volta a ter nova edição em 2014, prevendo-se um reforço de apoio na fase complementar da formação, através do estabelecimento de contactos com entidades. Esta formação divide-se em duas fases: a primeira que decorre em sala e a segunda em que são desenvolvidas iniciativas de apoio à criação de negócios e empregabilidade. Perspetiva-se, entre outras iniciativas, que

Prevê-se ainda, durante o próximo ano, um desenvolvimento de ações em áreas para as quais o Citeforma avançou no último trimestre de 2013, como a Logística, o Vitrinismo ou a Animação Turística.

03

CITE'IN'FORMA Nº54  

CITE'IN'FORMA Nº54 - Novembro 2013

CITE'IN'FORMA Nº54  

CITE'IN'FORMA Nº54 - Novembro 2013

Advertisement