Issuu on Google+

‘13

ABRIL

04

Apoios e Incentivos à Contratação de Jovens

news52

03

Formação profissional para ativos - Modalidades Vida Ativa e EFA

06

Qualidade - 1st “ISO Education” Joint Meeting

www.citeforma.pt | tania.fernandes@citeforma.pt | nº.

52

Empreendedorismo e empregabilidade


NOTÍCIAS

citeinforma nota editorial É inelutável constatar que o ano de 2013 continuará a ser dominado pela crise e pelas suas consequências, sobretudo ao nível do aumento exponencial do desemprego. A formação profissional continuará a ser um instrumento decisivo para assegurar às pessoas uma vantagem competitiva face a um mercado de trabalho com tão poucas oportunidades disponíveis. Neste número do Cite’in’forma debruçamo-nos sobre novas iniciativas e novas abordagens à dinamização da capacidade de iniciativa, de inovação e empreendedora dos afetados pelo fenómeno do desemprego. Paralelamente, divulgamos um conjunto de percursos formativos, no âmbito do designado “Programa Vida Ativa” os quais visam reforçar qualificações e competências de pessoas inscritas nos Centros do Emprego e que procuram novas oportunidades de acesso a uma colocação profissional. Complementarmente, fornecemos informação atualizada sobre os apoios e incentivos do Estado à contratação de Jovens. De facto, é fundamental que, num contexto de forte contenção de recursos, os instrumentos disponíveis para combater o flagelo do desemprego, sejam aproveitados de forma racional e otimizada de modo a propiciarem os melhores resultados possíveis. Agostinho Castanheira Diretor do Citeforma

Divulgação de cursos de formação para jovens - Futurália Em março estivemos presentes na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, Escola Secundária de Casquilhos – Barreiro e participámos também na Futurália que decorreu na FIL do Parque das Nações de 13 a 16 de março de 2013.

DIREÇÃO Agostinho Castanheira | REDAÇÃO E FOTOGRAFIA Tânia Fernandes PAGINAÇÃO Orange | COLABORAM NESTA EDIÇÃO Susana Gonçalves e Teresa Guimarães. PROPRIEDADE Citeforma – Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias TELEFONE 21 799 45 60 | FAX 21 799 45 66 | E-MAIL tania.fernandes@citeforma.pt | http://www.citeforma.pt DEPÓSITO LEGAL 139409/99 Estamos nas redes sociais. Siga-nos!

citeinforma

Abril’13

São cada vez mais as iniciativas dinamizadas pelas Escolas, GIPS ou autarquias locais, nas quais o Citeforma participa com o intuito de divulgar a sua oferta formativa.


citeinforma

FORMAÇÃO ATIVOS

Formação para desempregados – Modalidade VIDA ATIVA O Citeforma está a desenvolver um conjunto de ações de formação, em horário laboral, destinadas a desempregados com o 9º ano (habilitação escolar mínima), inscritos ou encaminhados pelos Centros de Emprego:

Os formandos estão isentos de custos de inscrição e têm direito a subsidio de transporte e subsídio de refeição nos termos das normas em vigor, bem como subsídio de acolhimento, sendo o caso.

- Técnicas Administrativas e de Contabilidade - 02.05.2013 a 17.07.2013 - Circuitos e Técnicas Documentais na Área Administrativa 02.09.2013 a 12.11.2013 - Programador .NET - 02.09.2013 a 05.11.2013 - Vitrinismo - Elaboração e Execução de Projetos de Exposição 02.09.2013 a 12.11.2013 - Técnicas Administrativas e de Contabilidade - 01.10.2013 a 11.12.2013 - Técnicas de Receção Hoteleira - 01.10.2013 a 05.12.2013

Trata-se de uma resposta de qualificação, desenvolvida no âmbito da modalidade de intervenção VIDA ATIVA. Visa proceder ao ajustamento entre os Planos Pessoais de Emprego (PPE) e o potencial e necessidades individuais de cada candidato, para a melhoria da sua empregabilidade. Pretende-se que seja também uma forma de potenciar o regresso ao mercado de trabalho, através de uma rápida integração em ações de formação de curta duração, que permitam a aquisição de competências relevantes, ou a valorização das competências já detidas, possibilitando, sempre, a continuidade do percurso de qualificação.

Novas ações de formação para adultos – EFA Técnico Administrativo | Início a 06 de maio de 2013 Técnico Rececionista de Hotel | Início a 03 de junho de 2013 Técnico de Contabilidade | Início a 03 de junho de 2013 Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes Início a 23 de setembro de 2013

O Citeforma planeou novas ações de cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA). Estas ações de Formação Tecnológica têm o objetivo de elevar as qualificações profissionais dos candidatos e destinam-se a pessoas com idade a partir de 23 anos. Irão decorrer em horário laboral, estão isentos de custo de inscrição e os formandos têm direito a subsídios de acordo com a legislação em vigor.

03


citeinforma

FORMAÇÃO JOVENS

Apoios e Incentivos à Contratação de Jovens São várias as iniciativas promovidas pelo Governo de apoio à contratação de jovens. Ainda recentemente foram aprovadas novas alterações ao programa de estágios profissionais. Perdido na matéria? Nós ajudamos!

trabalho com jovens com idade entre os 18 e os 30 anos O PROGRAMA ESTÁGIOS PROFISSIONAIS, que tem tido grande sucesso enquanto medida de integração de jovens na vida ativa, mantêm-se em funcionamento e permite agora que as entidades promovam estágios de 12 meses para pessoas desempregadas com idade entre os 25 e os 30 anos, com idade superior a 30 anos (desde que tenham obtido há menos de 3 anos uma qualificação profissional e não tenham descontos para a segurança social nos últimos 12 meses), que integrem família monoparental ou cujos cônjuges se encontrem igualmente desempregados. As comparticipações são semelhantes às do Programa Impulso Jovem: o IEFP comparticipa assim 80% a 100% do valor da bolsa de estágio, subsídio de alimentação e seguro de acidentes de trabalho.

As entidades empregadoras têm ao seu dispor um conjunto de medidas de apoio e incentivo à contratação de jovens. O alargamento do PROGRAMA IMPULSO JOVEM merece um particular destaque uma vez que, desde o passado dia 13 de Fevereiro, o seu âmbito foi alargado à região de Lisboa e Vale do Tejo e realizam-se alterações ao plano estratégico do Programa. No caso da Medida Passaporte Emprego, a entidade empregadora pode agora candidatar-se a promover estágios de 12 meses, para jovens entre os 18 e os 25 anos, sendo que o IEFP comparticipa entre 80% a 100% do valor da bolsa de estágio, subsídio de alimentação e seguro de acidentes de trabalho. Adicionalmente, e caso a entidade celebre com o estagiário um contrato de trabalho sem termo no prazo máximo de 30 dias após a conclusão do estágio, tem direito a um Prémio de Integração no valor de 6 vezes a comparticipação tida com a bolsa de estágio.

Pretende reforçar os recursos humanos da sua empresa? Gostaria de beneficiar dos incentivos à contratação de jovens? O Citeforma, através do Gabinete de Psicologia, apoia a Colocação no Mercado de Trabalho de ex-formandos. Entre em contacto connosco e poderemos disponibilizar o Curriculum Vitae de jovens ou promover a divulgação da oferta junto dos ex-formandos.

Uma outra medida que merece particular destaque é o Apoio à Contratação via Reembolso da Taxa Social Única, que permite às entidades obterem o reembolso de 75% a 100% das contribuições obrigatórias para a segurança social quando celebrem contrato de

Gabinete de Psicologia Susana Gonçalves | Tel. 217994567/ 60 | susana.goncalves@citeforma.pt

Formação para Jovens 2013/2014 De 21 outubro de 2013 a setembro 2014 Técnico de Secretariado

A preocupação em construir uma ponte sólida para o futuro tem sido a motivação de muitos jovens que se inscrevem nas ações de formação do Citeforma. Vêm a este Centro de Formação Profissional adquirir conhecimentos e competências em determinadas vertentes profissionais que lhes permita, no seguimento, conquistar um lugar no mercado de trabalho. Em 2013 está previsto o início de ações de formação nas modalidades de EFJ – tipo 7 e Aprendizagem. Todos os cursos decorrem em horário laboral, têm estágio incluído e estão isentos de custos de inscrição. Os formandos têm direito a bolsa para material de estudo, bolsa de profissionalização, subsídio de transporte e subsídio de refeição nos termos da legislação em vigor.

De 21 outubro de 2013 a setembro 2014 Técnico Administrativo *Em situações excecionais poderá admitir-se a integração de jovens com idade superior a 22 anos

Aprendizagem Destinatários: Jovens com idade inferior a 25 anos, com o 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente. Em situações excecionais poderá admitir-se a integração de candidatos com idade igual ou superior a 25 anos.

Educação e Formação de Jovens - tipo 7 Destinatários: Jovens até aos 22* anos, à procura do 1º emprego ou novo emprego, com o 12º ano de escolaridade.

Início a 02 de setembro de 2013 | Técnico de Logística Início a 02 de setembro de 2013 | Técnico de Vitrinismo

Início a 23 de setembro de 2013 Técnico de Informação e Animação Turística

A conclusão, com aproveitamento, de um Curso de Aprendizagem, confere o direito à atribuição de um Diploma que comprova a conclusão do respetivo nível de ensino secundário e de um Certificado de Qualificação de nível 4 para os referenciais de formação / saídas profissionais previstos no CNQ - Catálogo Nacional de Qualificações, bem como ao registo das competências adquiridas pelo formando em caderneta individual de competências.

De 07 outubro de 2013 a setembro 2014 Técnico de Contabilidade De 07 outubro de 2013 a setembro 2014 Técnico de Multimédia De 14 outubro de 2013 a setembro 2014 Programador

04


Atento o atual contexto socioeconómico, o Citeforma tem em desenvolvimento a iniciativa Criatividade, criação de negócios e empregabilidade. O conceito base, de acordo com a ilustração abaixo, é o de que a criação de emprego e de novos projetos empresariais tem como ponto de partida

a criatividade e geração de ideias, que se complementa, numa fase posterior, com a consolidação de conhecimentos técnicos. Assim, a iniciativa será constituída por dois grandes blocos que estão programados sequencialmente no tempo para permitir, a quem necessitar, progredir entre eles:

LACUNA

GERAÇÃO DE IDEIAS

Ideias?

INTEGRAÇÃO

EMPREENDORISMO MELHORIA

I - Iniciativas para estimular a criatividade e geração de ideias: Num formato de Workshop, os participantes serão convidados a

NOVO

em 2012 o aspeto crítico ao desenvolvimento de um negócio está especialmente centrado à ausência de competências técnicas específicas associadas à gestão do dia a dia de uma empresa. A formação em Gestão e Empreendedorismo segue o referencial de “Empreendedorismo” do IEFP e destina-se aos proponentes de novas ideias, procurando a transformação desses projetos conceptuais em empresas concretas. Ações planeadas: - Ideias e Oportunidades de Negócio - Perfil e potencial do empreendedor - Diagnóstico / Desenvolvimento - Plano de Negócio - Criação de micronegócios - Plano de negócio - Criação de Pequenos e médios negócios A formação técnica terá como foco as áreas de oferta formativa tradicionais do Citeforma como a Contabilidade, o Marketing, a Gestão ou a Informática, entre outras (consulte as ações planeadas em calendarização da atividade formativa para 2013). As fases de Suporte e de Promoção ocorrerão em função das dinâmicas que esta iniciativa venha a gerar, designadamente em função das articulações / parcerias a estabelecer com parceiros externos onde, por exemplo, venha a ser possível o Citeforma, na fase de Suporte, vir a apoiar a formação de novas empresas, oferecendo formação técnica específica aos promotores dos potenciais negócios e redirecionando-os, em articulação com os seus parceiros, para acompanhamento especializado por entidades apropriadas. Perspetiva-se que na fase de Promoção, entre outras iniciativas, venha a divulgar, através dos canais de comunicação do Citeforma, os casos de sucesso pessoais e empresariais resultantes das atividades desta iniciativa.

experimentar um método de criação e geração de ideias que leve à criação de novas empresas, produtos, marcas e processos ou à implementação de novas ideias em projetos empresariais já existentes no sentido de as tornar mais competitivas no mercado global, e por essa forma criarem o seu próprio emprego. Estas sessões serão abertas a todos os interessados mas, em particular, destinam-se a pessoas na situação de desemprego que pretendam criar o seu próprio emprego. Os workshops são essencialmente práticos, com uma duração total de 7h cada, divididos em quatro fases: Formação da Equipa, Escolha do Problema, Descoberta das Soluções e Implementação. Têm por objetivo final a obtenção de ideias concretas passíveis de gerar emprego. Ações planeadas: Workshop de geração de ideias para a empregabilidade II - Iniciativas para apoio à criação de negócios e empregabilidade. As iniciativas para apoio à criação de negócios e empregabilidade serão organizadas em três fases: Formação,Suporte e Promoção. A primeira fase, Formação, corresponde à disponibilização, por parte do Citeforma, de um conjunto de ações de formação em Gestão e Empreendedorismo e em outras áreas técnicas. Destina-se essencialmente ao desenvolvimento de capacidades específicas para a implementação dos projetos individuais e empresariais. Conforme dados obtidos com o recente Diagnóstico de Necessidades de Formação realizado pelo Citeforma

DESEMPREGADOS

STARTUPS

ACELERADOR DE INOVAÇÃO E EMPREGO ESTÍMULO Citeforma Parceiros - Concurso de ideias

“Criatividade” - Workshops de geração de ideias

Ideias novas

FORMAÇÃO

SUPORTE Citeforma Parceiros

Citeforma - Desenvolvimento de skills de gestão - Formação Técnica

- Formação técnica avançada incubação - Angariação de financiamento

Formação em empreendedorismo

PROMOÇÃO Citeforma Parceiros, Sponsors - Fórum de criatividade e Empreendedorismo - Entrega de prémios - Publicação no site do Citeforma

Acompanhamento especializado

Dia da Inovação

novos produtos e serviços Startups

Casos de estudo Top Stories

- Desenvolvimento de skills de apoio à criação de empresas - Formação Técnica Básica

inovadoresformados técnicos formados

COMUNIDADE/ECONOMICA

05

citeinforma

FORMAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO

Criatividade, criação de negócios e empregabilidade


QUALIDADE

citeinforma

Comissão Setorial da Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade faz balanço positivo do programa de formação ação para PME Realizou-se, dia 16 de janeiro, mais um encontro promovido pela Comissão Setorial da Educação e Formação do Instituto Português da Qualidade (CS11), dedicado ao tema “Qualidade e boas práticas formação-ação PME – uma aposta ganha!”. Teresa Guimarães, responsável do Gabinete de Sistemas de Gestão do Citeforma e presidente daquela Comissão, abriu a sessão, juntamente com J. Marques dos Santos, Presidente do IPQ. O Encontro foi concebido com o objetivo de promover o conhecimento sobre instrumentos de apoio público à disposição das pequenas e médias empresas que impulsionam a sua melhoria e a sua competitividade, reconhecer o contributo da formação nestes processos e contactar com exemplos de “boas práticas” das pequenas e médias empresas. As apresentações que se sucederam durante a sessão vieram dar voz aos principais atores deste projeto: Domingos Lopes, Presidente da Comissão Diretiva do POPH deu uma visão dos resultados da 1ª edição da tipologia de intervenção 3.1.1 -Programa de Formação - Ação para PME e

perspetivas futuras para apoiar as PME na melhoria do seu desempenho e competitividade. Júlia Tomaz, do IAPMEI, apresentou o modelo formativo desenvolvido pelo organismo intermédio Academia de PME do IAPMEI, orientado para as necessidades das PME. Susana Cunha, do ISQ, apresentou a atuação de uma entidade beneficiária num contexto de diversidade empresarial. O Encontro terminou com uma mesa redonda moderada por Madalena Estevão, membro da CS11, que dinamizou a apresentação de boas práticas resultantes da aplicação desta Tipologia de Intervenção, por parte de três entidades destinatárias. O sentimento de se estarem a alcançar bons resultados nas e para as PME’s, ao nível da melhoria do seu desempenho organizacional e desenvolvimento das competências dos gestores e colaboradores foi uma das principais conclusões retiradas deste Encontro, por todas as partes envolvidas. Apurou-se que este é um projeto com interesse crescente e resultados muito positivos.

1st “ISO Education” Joint Meeting

O Citeforma participou na 1ª reunião conjunta de Educação da International Organization for Standardization, realizada no Instituto Português da Qualidade entre 26 e 28 de março. Estiveram presentes representantes das comissões ISO/TC232, ISO/TC176/WG05 e ISO/IEC JTC1/SC36/WG05 oriundos do Canadá, Austrália, Japáo, EUA, Alemanha

e França entre outros. Teresa Guimarães, responsável do GSG do Citeforma esteve presente nesta reunião, em representação do grupo de trabalho 05 da ISO/TC176, que trata das questões da qualidade na Educação. Foram abordados temas relacionados com a normalização no domínio da educação.

Novos workshops Sempre atento às necessidades formativas na sua área de incidência, o Citeforma sentiu a necessidade de desenvolver dois workshops em áreas específicas sobre as implicações do Orçamento de Estado de 2013. De 24 de abril a 10 de maio está planeado o Workshop de Gestão Administrativa de RH - Implicações do OE 2013 e outras e de 15 a 17 de maio decorre o Workshop sobre o Código Contributivo da Segurança Social Implicações do OE 2013. Os programas destas ações estão disponíveis para consulta no nosso site, em www.citeforma.pt onde poderá também fazer a pré-inscrição.

06


RVCC

citeinforma

RVCC – Parceria com o Hotel Sheraton Lisboa “Esta parceria foi fantástica para nós, apoiou-nos de forma fenomenal neste primeiro projeto e agora há que esperar o que de novo por aí virá, pois por nós ainda agora começamos…” Foram facultadas horas de trabalho para os colaboradores participarem no processo? Nem todos, mas alguns colaboradores fizeram toda a certificação dentro do horário de trabalho, interrompiam o seu turno, iam às aulas e depois retomavam às suas funções. Este foi um projeto construído em conjunto, o objetivo era apoiar os nossos colaboradores na conclusão do ensino secundário, pelo que esse apoio foi dado desde o primeiro momento, tendo a empresa assumido esse compromisso quando apresentou o projeto às equipas. 

O Hotel Sheraton de Lisboa foi uma das entidades com a qual o Citeforma trabalhou, no âmbito do Centro Novas Oportunidades. Ao abrigo desta parceria estiveram envolvidos oito colaboradores em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de nível secundário. Falámos com Ana Silvestre, Diretora de Recursos Humanos do Hotel Sheraton de Lisboa, para saber como decorreu o processo. Como decorreu o processo de envolvimentos dos vossos colaboradores a esta iniciativa? Mostraram-se recetivos a um processo com estas características? O processo de envolvimento foi em crescendo e sem sombra de dúvidas o saldo final é manifestamente positivo.

Qual o impacto que esta medida teve na vossa empresa? No início gerou muitas dúvidas, pois foi a primeira vez que apresentamos um projeto desta natureza. Habitualmente temos muita formação, mas formação profissional com o objetivo de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais associadas às usadas nas funções. Neste caso era diferente, era um projeto muito direcionado para o desenvolvimento individual e pessoal do colaborador. Depois de percebido, foi verdadeiramente motivador, principalmente para aqueles que agora viram reconhecido o seu esforço.

As sessões de grupo decorreram na empresa? Sim, as sessões decorreram nas nossas instalações, tendo sido os formadores que se deslocaram à nossa empresa.

A motivação dos colaboradores alterou-se com a participação no programa? Acreditamos que um projeto desta natureza tem sempre impacto na motivação do colaborador assim como no seu compromisso para com a empresa. No entanto aquilo em que acredito que pode ter um maior impacto, talvez não tão visível mas igualmente importante, é na auto-estima de muitas das pessoas que com sucesso terminaram o programa.

De que forma foram ultrapassados os constrangimentos de horários por turnos que alguns funcionários têm? No nosso caso o Hotel trabalha 24hs, sendo que algumas das nossas equipas trabalham com turnos e folgas rotativas, o que obriga a uma maior gestão dos horários da formação, principalmente quando existem compromissos assumidos com um parceiro externo. Neste caso, o envolvimento dos participantes foi bastante grande, fazendo com que em determinados dias tivessem sido alterados horários ou folgas da equipa para facilitar a participação, todos apoiaram chefias e colegas, mas o maior esforço foi sem dúvida destes colaboradores que durante este período fizeram um esforço para conciliar o trabalho, com as aulas e os projetos a apresentar para a certificação das suas competências.

Que balanço fazem desta parceria? Na minha opinião esta parceria foi fantástica para nós, apoiou-nos de forma fenomenal neste primeiro projeto e agora há que esperar o que de novo por aí virá, pois por nós ainda agora começamos…

Publicação da Portaria que regula a criação dos CQEP e extinção dos Centros Novas Oportunidades. Na sequência da publicação da Portaria nº 135-A/2013 de 28 de março de 2013, que regula a criação e o regime de organização e funcionamento dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), os Centros Novas Oportunidades (CNO) foram considerados extintos a partir de 31 de Março de 2013. As entidades promotoras de Centros Novas Oportunidades têm agora um prazo máximo de 120 dias para encaminhar os adultos inscritos para um CQEP criado no âmbito da sua área geográfica de intervenção, tendo estes a obrigação de prosseguir os respetivos processos. Considerando a relevância estratégica desta área de intervenção no contexto da missão do Citeforma, o Centro tem em estudo o novo enquadramento com vista à apresentação de uma candidatura à criação de um CQEP

07


citeinforma

FORMAÇÃO ATIVOS – VIDA ATIVA CURSO

CURSOS DE FORMAÇÃO

MAIO A JUNHO DE 2013 UFCD

Técnicas Administrativas e de Contabilidade

INÍCIO

FIM

DURAÇÃO HORÁRIO

02-05-2013

17-07-2013

INÍCIO

FIM

06-05-2013

25-03-2014

1393 h

300 h

INSCRIÇÃO Sócios Sitese

L

Não sócios

Isento

FORMAÇÃO ATIVOS - EFA CURSO

UFCD

Técnico Administrativo

DURAÇÃO HORÁRIO

INSCRIÇÃO Sócios Sitese

L

Não sócios

Isento

Técnico Rececionista de Hotel

03-06-2013

24-04-2014

1393 h

L

Isento

Técnico de Contabilidade

03-06-2013

01-04-2014

1315 h

L

Isento

Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes

23-09-2013

31-07-2014

1471 h

L

Isento

INÍCIO

FIM

04-05-2013

11-05-2013

14 h

S

€27.5

€50

04-05-2013

29-06-2013

50 h

S

€67.5

€135 €135

FORMAÇÃO ACTIVOS UFCD

O Endomarketing e os Recursos Humanos Administração de bases de dados para programadores (Oracle)

3933

Não sócios

Programação em ASP.NET

3936

04-05-2013

29-06-2013

50 h

S

€67.5

7853

04-05-2013

22-06-2013

50 h

S

€50

Gestão de Conflitos (Portalegre )

1531

04-05-2013

25-05-2013

25 h

S

Análise de Modelos Declarativos

04-05-2013

25-05-2013

32 h

S

€50

€80

Encerramento de Contas - Aspetos Fiscais (IRC)

04-05-2013

18-05-2013

17 h

S

€30

€50

Espanhol ao Vivo - Conversação em língua espanhola

04-05-2013

29-06-2013

25 h

S

€25

€50

Desenvolvimento de aplicações móveis sobre Android

06-05-2013

27-05-2013

50 h

PL

€67.5

€135

Língua estrangeira - continuação - alemão Fundamentos gerais de segurança no trabalho (Portalegre ) Língua inglesa organização administrativa da venda Gestão da Formação: Planear / Orçamentar / Implementar e Avaliar a formação Comunicação, moderação, técnicas de apresentação e visualização

6736

06-05-2013

21-05-2013

25 h

PL

€25

€50

06-05-2013

24-06-2013

50 h

PL

€50

€100

3780

06-05-2013

14-05-2013

25 h

PL

06-05-2013

14-05-2013

21h

PL/ S

€37.5

07-05-2013

18-06-2013

25 h

PL

€25

€50

11-05-2013

11-05-2013

21 h

S

€35

€60

0386

4641

Técnicas de vetorização manual e automática

Isento €60

11-05-2013

29-06-2013

50 h

S

€55

€110

13-05-2013

16-05-2013

16 h

PL

€30

€55

0757

13-05-2013

22-05-2013

25 h

PL

€25

5440

13-05-2013

21-05-2013

25 h

PL

0584

15-05-2013

19-06-2013

25 h

PL

€25

€50

15-05-2013

17-05-2013

7h

PL

€30

€45

18-05-2013

25-05-2013

14 h

S

€27.5

€50

20-05-2013

24-06-2013

25 h

PL

€25

€50

20-05-2013

29-07-2013

38 h

PL

€50

€100

A Entrevista de Seleção e o Currículo Folha de Cálculo - Funcionalidades Avançadas Comunicação interpessoal e assertividade (Portalegre) Sistemas de custeio Workshop sobre o Código Contributivo da Segurança Social - Implicações do OE 2013 Avaliação de desempenho e sistemas retributivos Legislação comercial Duração: Imposto sobre o Rendimento - IRS

€100 Isento

CLC_LEC_3

Balanced Score Card

Maio

INSCRIÇÃO Sócios Sitese

Ideias e Oportunidades de Negócio

Recursos Humanos - Relatório Único

0563 0022

€50 Isento

20-05-2013

11-06-2013

50 h

PL

€65

€110

Auditorias a Sistemas de Gestão

20-05-2013

22-06-2013

40 h

PL/S

€65

€110

Coaching and Empowerment

20-05-2013

29-05-2013

35 h

PL

€60

€90

Programação Dentro de Base de Dados

20-05-2013

05-06-2013

50 h

PL

€67.5

€135

Impostos Diferidos - Aspetos Contabilísticos e Fiscais

Junho

DURAÇÃO HORÁRIO

25-05-2013

08-06-2013

17 h

S

€30

50

Gestão de recursos humanos na empresa Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - Identificação, avaliação e prevenção dos riscos de trabalho Topologias de redes

2164

27-05-2013

08-07-2013

50 h

PL

€55

€110

5432

27-05-2013

05-06-2013

25 h

PL

€25

€50

0829

01-06-2013

29-06-2013

25 h

S

€40

€70

CAD 3D - Projeto de arquitetura

2820

01-06-2013

20-07-2013

50 h

S

€65

€110

Auditoria e Controlo Interno

0622

01-06-2013

20-07-2013

50 h

S

€55

€110

Aplicação Informática - Gestão de Projetos

0530

03-06-2013

27-06-2013

50 h

PL

€50

€100

Gestão de Conflitos

1531

03-06-2013

11-06-2013

25 h

PL

€27.5

€55

Plano de emergência - definição

3787

11-06-2013

08-07-2013

50 h

PL

€50

€100

Ergonomia do posto de trabalho (Portalegre)

3775

11-06-2013

28-06-2013

50 h

PL

Tratamento de imagens

0024

17-06-2013

08-07-2013

50 h

PL

€65

€110

Liderança e Gestão de Equipas

4216

17-06-2013

03-07-2013

50 h

PL

€55

€110

Comunicação no Atendimento Cortesia, etiqueta e protocolo no atendimento

0704

19-06-2013

31-07-2013

25 h

PL

€25

€50

0703

20-06-2013

30-06-2013

25 h

PL

€25

€50

22-06-2013

20-07-2013 24-07-2013

35 h

S

€50

€95

25 h

PL

€25

€50

24-06-2013

03-07-2013

21 h

PL

€37.5

€60

Técnicas de Apresentação e Expressividade Aplicações Informáticas de Contabilidade

0664

Integração de Sistemas de Gestão

24-06-2013

Isento

Língua Espanhola - Comunicação Administrativa

6231

24-06-2013

25-07-2013

50 h

PL

€50

€100

Recursos humanos - processamento de vencimentos

0678

25-06-2013

29-07-2013

25 h

PL

€25

€50

Plano de Negócio - Criação de micronegócios

7854

29-06-2013

20-07-2013

25 h

S

€25

€50

Inscrição em UFCD: Descontos para sócios do Sitese e isenção para desempregados Formação Co-Financiada pela União Europeia (Fundo Social Europeu) e pelo Estado Português (Ministério da Economia e do Emprego).

GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA Ministério da Economia e do Emprego UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu

• Nota: datas previstas, sujeitas a confirmação • MAIO A JUNHO DE 2013

CURSO


CITE'IN'FORMA Nº52