Issuu on Google+

citeinforma

04

Entrega de certificados em Timor

05

Web 2.0

2009

2010

05 Setembro 2009

04

nº. 41

Distribuição gratuita www.citeforma.pt gcm@citeforma.pt

03

03

1 milhão de computadores

Plano de Actividades

Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos dos Serviços

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu

GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA Ministério do Trabalho e Solidariedade Social


NOTÍCIAS

citeinforma nota editorial Na minha qualidade de Presidente da Direcção do SITESE, sindicato outorgante do CITEFORMA, tive a honra e o privilégio de, acompanhado pelo Director, Dr. Agostinho Castanheira, me deslocar a Timor Leste e participar na cerimónia de encerramento dos cursos de formação profissional e entrega dos respectivos diplomas. Para o dirigente sindical, o orgulho por ter sido o CITEFORMA, a entidade formadora seleccionada para ministrar formação profissional aos trabalhadores timorenses da administração pública central e local. Não foi por acaso, foi uma distinção merecida e que pode ser comprovada pelos milhares de trabalhadores portugueses que já recorreram ao CITEFORMA para melhorarem os seus conhecimentos profissionais e escolares. Para o homem, foi um momento particular de emoção pisar aquele território e contactar com a população timorense. O encontro, casual, com o Presidente da República Dr. Ramos Horta, o contacto com outros dirigentes políticos, membros do governo e outras individualidades, que escreveram o passado de resistência de Timor e que hoje constroem o futuro. Em Timor, tudo quase está por construir, a economia, os serviços básicos, as infraestruturas desde os transportes ao saneamento, as habitações destruídas quase há uma década, etc., etc.. Porém, despedimo-nos de Timor com uma esperança, é que também os timorenses apostam na escolaridade e na formação profissional como ferramentas básicas para as tarefas necessárias à consolidação futura da independência e da democracia desta nova nação. Victor Hugo Sequeira Presidente da Direcção do SITESE

Visitas de estudo: arte clássica vs arte contemporânea

DIRECÇÃO Agostinho Castanheira | REDACÇÃO E FOTOGRAFIA Tânia Fernandes PAGINAÇÃO Orange | IMPRESSÃO LouresGráfica | COLABORAM NESTA EDIÇÃO Francisco Ferrão, Ricardo de Saavedra, Rogério Pacheco. PROPRIEDADE CITEFORMA – Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias TELEFONE 21 799 45 60 | FAX 21 799 45 66 | E-MAIL gcm@citeforma.pt | http://www.citeforma.pt TIRAGEM 2000 exemplares | DEPÓSITO LEGAL 139409/99

citeinforma

Setembro’09

No âmbito do módulo de História das Artes os formandos do Curso de Técnico de Multimédia visitaram um conjunto de exposições de arte contemporânea na Culturgest e a de Henri Fantin-Latour (1836-1904) na Gulbenkian. “Estas visitas permitiram aos formandos fazer um confronto entre uma forma de expressão artística canónica, de arte enquanto representação mimética que foi o caso da exposição de Fantin-Latour, com as obras contemporâneas de Ana Jotta, Francisco Tropa e de Daan van Golden na Culturgest” explica Borges da Cunha, formador do curso. Mais do que o conteúdo das exposições em si, estas visitas proporcionaram reflexões muito interessantes sobre noções gerais de arte como: O que é uma obra de arte? Qual a intenção do autor? Que sentimentos foram despoletados com determinada peça? Na exposição de Fantin-Latour os formandos recolheram impressões de um autor cuja obra se baseia da representação do real, as suas influências e focos de interesse. Reacções mais emocionais surgiram na visita às exposições na Culturgest. A começar pela organização do espaço, passando pelas obras em si e o modo como o público interage com os objectos. Muito evidente foi o desconforto e a provocação inerente à própria arte contemporânea.


NOTÍCIAS

citeinforma

1 milhão de computadores O primeiro-ministro entregou, dia 27 de Julho, no Citeforma, o milionésimo computador a um candidato do Programa Novas Oportunidades. Segundo o chefe do Governo “este programa significou que em muitas casas o computador entrou dez anos antes do que entraria se o Estado não estivesse envolvido”. José Sócrates falava numa cerimónia que contou com a presença do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, dos secretários de Estado Idália Moniz, Paulo Campos e Valter Lemos e de Carlos Zorrinho, coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, bem como de outras individualidades entre as quais os presidentes dos dois outorgantes do Citeforma: Francisco Madelino (IEFP) e Vitor Hugo Sequeira (Sitese). Ao abrigo do Plano Tecnológico da Educação (PTE), foram já entregues um milhão de computadores portáteis, com ligação móvel à Internet de banda larga, a alunos, professores e participantes do programa Novas Oportunidades. Uma ocasião aproveitada pelo Primeiro Ministro para felicitar o Citeforma “por tudo o que tem feito pela formação das pessoas e elogiar o vosso esforço e a vossa dedicação ao serviço de um país melhor”.

O Citeforma Agostinho Castanheira, Director do Citeforma, salientou a mudança de mentalidades operada após o arranque do Programa Novas Oportunidades “Em finais de 2006, quando tentámos iniciar cursos de Educação e Formação de Adultos, pós-laborais e dirigidos a empregados, tivemos imensa dificuldade em iniciar um único curso. Em absoluto contraste, entre Novembro de 2008 e Maio de 2009, mais de 200 participantes, encaminhados pelo nosso ou por outros CNOs, iniciaram cursos de Educação e Formação de Adultos no Citeforma.”

Os candidatos Foram catorze, os formandos do programa Novas Oportunidades que receberam durante esta cerimónia um computador portátil, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação. Dois deles deixaram o seu testemunho: Mónica Carvalho, candidata do CNO do Citeforma, elogiou a forma como foi incentivada e motivada a concluir o processo do ensino básico. “O programa ‘Novas Oportunidades’ deu-me a possibilidade de realizar um sonho: voltar a estudar. Quero, por isso, aproveitar para agradecer a todos os que permitiram que este processo fosse possível”. Rogério Diogo, o formando que recebeu o milionésimo computador, diz que acreditou neste programa por ser diferente “Não temos formação, mas de alguma forma, pela vida fora, tornámo-nos pessoas competentes e válidas”, um esforço que é agora reconhecido. Considera este computador uma ferramenta indispensável. “Hoje em dia temos de recorrer muito à informação pela via online e este computador vem facilitar muito do nosso trabalho”.

03


formação

citeinforma

Formação 2010 O Plano de Actividades de 2010 tem em consideração, por um lado, as especificidades dos públicos a que o Citeforma protocolarmente se direcciona e por outro as politicas definidas no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, tomando como referência os compromissos assinalados no âmbito do Acordo de Entendimento com o IEFP.

Contabilidade e Gestão Administrativa; a Gestão de Pessoal; o Programador sobre Bases de Dados; o Programador Java; o Programador .Net; o Planeamento de Projecto de Redes Informáticas; a Gestão de Redes Informáticas; o Aperfeiçoamento em Secretariado. b) Permitir resposta adequada aos candidatos que, encaminhados por um CNO, pretendem completar o seu Plano Pessoal de Qualificação. c) Reforço de competências transversais dos trabalhadores em matérias relacionadas com as novas tecnologias, as línguas e a área comportamental.

A aposta do Citeforma, para o próximo ano, incide sobre a formação em contextos de utilização do virtual. As redes sociais e questões relacionadas com a segurança de redes informáticas são resultado de necessidades emergentes dos mercados de trabalho e também das próprias pessoas. Assim, estão previstas três vias de intervenção: 1) ao nível da formação de formadores, com o objectivo de dominar, no futuro, questões relacionadas com ambientes virtuais de aprendizagem; 2) formação destinada a técnicos, como é o caso dos novos cursos da área de Redes: VoiP e Firewalls e Web 2.0; 3) para utilizadores, procurando dotá-los de competências no âmbito do virtual.

- Aperfeiçoamento Profissional Acções de formação fora do âmbito da dupla certificação mas que respondem a necessidades específicas como: a) Actualização de conhecimentos destinada a licenciados que constituem o público tradicional do Citeforma: Actualização Fiscal, Técnicos Oficiais de Contas, Recursos Humanos ou Técnicos Superiores de Informática; b) Compromissos assumidos com entidades terceiras, designadamente a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas e a formação em Higiene e Segurança no Trabalho; c) Formação Inicial de Formadores, permitindo a entrada de profissionais na área de actuação do Citeforma.

De forma sintetizada, o Plano de 2010 contempla as seguintes actividades: - Cursos de Dupla Certificação de Jovens e Activos: O Citeforma continua a contribuir para a formação de profissionais das áreas de Assistente Administrativo, Técnico Administrativo, Técnico de Secretariado, Técnico de Contabilidade, Técnico de Apoio à Gestão, Técnico de Informática (Programador de Sistemas) e Técnico de Multimédia.

- Formação no Alentejo Reforço de acções a ministrar em Portalegre e também na região de Beja. - Formação à Distância Alargamento da experiência do Citeforma na área da formação à distância, designadamente através da sua aproximação aos ambientes virtuais de aprendizagem.

- Formação Modular Certificada a) Garantir a continuidade dos percursos formativos flexíveis, que permitem o reforço das competências profissionais dos activos em áreas como: a

Entrega de certificados em Timor espero que venha a ser útil à vida profissional de cada um de vós e que sirva ao desenvolvimento das estruturas em que estão integrados” acrescentou.   Esta formação, que decorreu entre Abril e o final de Julho, abrangeu, à partida, 130 funcionários do Estado Timorense, do Ministério da Solidariedade Social e da Secretaria de Estado da Formação Profissional e Emprego. O objectivo era o de melhorar os processos administrativos daqueles dois órgãos governamentais de Timor, através da qualificação dos seus funcionários. Para o efeito, o Citeforma optou pelo recurso a formadores com experiência na administração pública portuguesa, não só pelo melhor entendimento dos mecanismos e procedimentos públicos, mas também para efectivar uma melhor transferência de meios de conhecimento.

Decorreu no inicio de Agosto, em Díli, a cerimónia de entrega de certificados aos formandos do curso de Técnicas Administrativas. A sessão decorreu no Centro Juvenil Padre António Vieira e contou não só com a presença do Director do Citeforma e do Presidente do Sitese, como também de algumas personalidades do Governo de Timor-Leste: o Vice-Primeiro Ministro José Luís Guterres, a Ministra da Solidariedade Social Maria Domingas Fernandes Alves, o Secretário de Estado da Formação Profissional e Emprego Bendito dos Santos Freitas, o Embaixador de Portugal e um representante da OIT em Timor Leste.   “Há meses atrás, ao sermos convidados para trabalhar nesta acção de cooperação do governo português, não hesitámos um segundo: era uma nova oportunidade de colocarmos as nossas competências ao serviço de TimorLeste” referiu Agostinho Castanheira, na sessão de entrega dos certificados. “No trabalho que fizemos, tentámos dar o nosso melhor: interpretar as necessidades formativas que nos foram transmitidas; encontrar uma equipa de formadores competentes, disponíveis e capazes de assumir a sua missão com entusiasmo; e disponibilizar os meios adequados de suporte à formação. Sobre a formação,

04


ARTIGO

citeinforma

A Web 2.0 e as empresas – uma outra perspectiva Pode então dizer-se que uma das principais diferenças entre a Web 2.0 e a Web 1.0 é a maior colaboração entre os utilizadores da Internet, fornecedores de conteúdos e empresas mesmo a nível interno. As empresas devem pois dar aos seus colaboradores a possibilidade de gerir dados, e construir novas aplicações, recorrendo a ferramentas típicas da Web 2.0 como sejam mashups, intelligent search e tagging, bem como de outras ferramentas relacionadas (as definições destes conceitos encontram-se no final deste artigo). Quer isto dizer que os conceitos de redes sociais que caracterizam a Web 2.0 podem aplicar-se ao caso concreto da gestão de dados das empresas de várias formas. Com efeito, a gestão dos dados e da informação é a implementação perfeita das tecnologias da Web 2.0 na medida em que o seus processos têm a ver com pessoas que olham para os dados a partir de perspectivas diferentes e colaborando, com os seus contributos próprios, para a tomada de decisão aos mais variados níveis das empresas. Este processo de colaboração, que é a base da Web 2.0, deverá, ainda segundo aquele responsável, permitir que os colaboradores das empresas possam ser responsáveis pela recolha, e armazenamento, dos dados na medida em que eles têm uma visão mais correcta sobre a sua origem e a forma como ela é processada. Nestas condições a Web 2.0 é a resposta na medida em que transformou um conjunto de páginas, característica da Web 1.0, numa plataforma de múltiplas aplicações e que em particular suporta todas estas novas formas de gestão de dados e de informação em que os seus utilizadores têm um papel cada vez mais importante.

A Internet tem evoluído de uma forma muito importante desde que começou a sua utilização mais intensiva e com um âmbito de aplicação cada vez mais alargado. Esta evolução não tem somente a ver com a forma como as redes sociais tais como o Linkedin, Facebook e o Twitter são utilizadas pelos profissionais, e as pessoas em geral, na medida em que as empresas cada vez mais as procuram para as mais variadas aplicações como por exemplo o recrutamento de novos colaboradores e a gestão da informação que nelas existe a nível interno Mais concretamente, a designada Web 1.0, não era mais do que: “Um serviço fornecido através da Internet que utiliza standards universalmente aceites (normalmente desenvolvidos pelo W3C – World Wide Web Consortium como, por exemplo, a linguagem de construção de documentos XML – eXtended Markup Language) para armazenar, recuperar, formatar e mostrar informação no formato de páginas.” O conceito da Web 2.0 resultou da análise dos problemas que aconteceram às empresas que mais cedo avançaram para um posicionamento na Internet, das características das empresas que sobreviveram a esses problemas e das que surgiram posteriormente. Essa análise foi desenvolvida essencialmente por dois veteranos da Internet, Tim O’ Reilly (da empresa Reilly Media) e Dale Dougherty, que constataram que essas empresas tinham vários pontos em comum. Em particular dois dos pontos mais importantes a ter em conta na Web 2.0 são:

Texto de Francisco Ferrão

• A utilização da Internet como uma plataforma; • A exploração do conhecimento colectivo.

Definição de termos da Web 2.0 num contexto empresarial

Intelligent Search

Pesquisa de toda a informação relevante (estruturada ou não) como sejam relatórios, painéis de controlo, documentação de processos, informação em geral e tudo o que possa ser considerado importante para a tomada de decisão. Esta informação pode ser assinalada para posterior recuperação por todos os interessados.

Tagging

Consiste em juntar informação que resulta da experiência dos vários utilizadores. Desta forma será possível, por exemplo, classificar a informação de acordo com o seu grau de importância.

Discussões

Entre os vários utilizadores da informação e que podem ocorrer em plataformas próprias como, por exemplo, análise de painéis de controlo com anotações que podem ser adicionadas pelos seus utilizadores e que assim enriquecerão a informação produzida.

RSS Feeds

Trata-se neste caso de integrar dados e informação de forma a poder ser lida pelos leitores de RSS. Desta forma poder-se-á agregar a informação que é pertinente para cada utilizador e enviar-lha quando está disponível, por exemplo, através de e-mail.

Mashups

O grande objectivo da utilização dos Mashups neste caso será permitir que os utilizadores possam construir a informação de que necessitam de acordo com os seus interesses. Os utilizadores poderão, por exemplo, seleccionar a informação que necessitam a partir dos vários relatórios a que têm acesso e construir os seus próprios painéis de controlo individual ou colectivamente.

05


Candidatos da empresa Viagens Abreu integram sessão de divulgação No seguimento de um acordo celebrado entre o CNO do Citeforma e a empresa Viagens Abreu, um grupo de cerca de vinte candidatos irá integrar, em Outubro uma sessão de divulgação com o objectivo de esclarecer todas as dúvidas sobre o processo. A Abreu assinou no final de 2008 um acordo de colaboração com este Centro Novas Oportunidades. “A empresa valoriza a formação como parte integrante do desenvolvimento interno dos seus recursos humanos” e nesse sentido aderiram a esta iniciativa “como forma de aumentar a qualificação dos nossos colaboradores” refere o departamento de Recursos Humanos. O Citeforma disponibilizou documentação e suportes informativos sobre os processos que a empresa divulgou junto dos seus colaboradores, a nível nacional. A empresa reuniu assim um grupo de empregados da região de Lisboa, que deverá iniciar o processo muito em breve.

Entrega de certificados no CNO do Citeforma Decorreu, no passado dia 9 de Setembro de 2009, mais uma sessão de entrega de diplomas aos candidatos que concluíram o processo de nível básico e/ ou secundário. Na abertura desta sessão, Agostinho Castanheira, Director do Citeforma não quis deixar de felicitar os cerca de cem candidatos que “encontraram neste processo uma porta aberta para dar um novo impulso e uma nova oportunidade à sua vida pessoal e profissional”.

Esta cerimónia contou também com a participação de uma candidata, Ana Paula Rocha, que certificou competências de nível básico e que deixou o seu testemunho aos presentes: “Este processo revelou-se um desafio muito estimulante. Inicialmente, fiquei muito surpreendida. Achei que ia aprender e depois percebi que ia falar da minha vida pessoal e profissional. Tive oportunidade de relembrar alguma matéria nas sessões de formação complementar e não posso deixar de referir a preparação do portfolio que foi muito trabalhosa mas também muito agradável”.

O Programa Novas Oportunidades Luís Capucha, presidente da Agência Nacional para a Qualificação, referia à Agência Lusa, no dia 13 de Setembro, que um em cada três trabalhadores inscritos no programa Novas Oportunidades já obteve o seu diploma. “O programa está a correr francamente bem, há mais de 950 mil inscritos nos centros de novas oportunidades (em cursos de educação e formação de adultos (EFA) e em processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)), dos quais perto de 300 mil já obtiveram o diploma do 9º ou do 12º anos de escolaridade”, afirmou Luís Capucha. No CNO do Citeforma, desde finais de 2006, já se inscreveram mais de 5000 pessoas. De momento, para além dos processos de reconhecimento, estão a decorrer 14 cursos de Educação Formação de Adultos.

Testemunho Candidato do CNO do Citeforma Na sequência de um testemunho espontâneo da parte de um/a candidato/a do CNO do Citeforma, gostaríamos de inaugurar um espaço de testemunhos neste Newsletter. Foi (é) nosso formando, formador, colaborador, fornecedor? Tem uma opinião formada sobre o Centro? Envie-nos o seu testemunho (gcm@citeforma.pt). Gostaríamos de o partilhar com todas as pessoas!

observação de linguagem verbal, não verbal. Em relação à linguagem verbal a comunicação é altamente perceptível e adequada aos utentes, na linguagem não verbal tais como: comportamentos e postura, destaco o relacionamento inter-pessoal e infindável capacidade e recursos, utilizados, para explicação das matérias, responder às dúvidas colocadas e resolver dificuldades. (…) Ficou por mim perceptível, a dedicação, a disponibilidade emocional e as sensibilidades demonstradas perante os utentes deste espaço, de todos os profissionais desta grande casa: o Citeforma.

“Não me foi pedido, mas seria imperdoável da minha parte não me manifestar em relação às excelentes profissionais desta casa. Injusto creio que não é característica minha, dar “graxa” perdia a graça, coação psicológica não faria qualquer sentido. Como não tive o privilégio de ser amigo pessoal de qualquer destas individualidades, só me posso manifestar por

António Tiago Santos - Candidato do CNO do Citeforma

06

citeinforma

CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES

Centro Novas Oportunidades


A pícara Cidadezinha de António Manuel Couto Viana Quando, em Fevereiro de 2004, António Manuel Couto Viana publicou Meias de seda

Nota-se a sua veia de dramaturgo ou talvez a sua vocação de actor e mestre de Teatro,

vermelha e sapatos de verniz com fivelas de prata e outros contos (Prefácio, Lisboa),

no rebuscado encarnar dos diferentes personagens. Noutros textos, supostamente, será

muitos consideraram que se tratava de um devaneio romanesco do Poeta acerca

a voz quente da tia Rosalina que nos leva pelos salões arte-nova da fidalguia.

do que a certa altura passará a chamar de cidadezinha. Contudo, a essas primeiras

O livro que aqui vos apresentamos é a pitada para o tempero que A Cidadezinha

oito estórias seguir-se-iam, quatro anos mais tarde, as nove de Os Despautérios do

merece. A linguagem de António Manuel Couto Viana, burilada ao pormenor da

Padre Libório e Outros Contos Pícaros (Opera Omnia, Guimarães, 2008), e as críticas

filigrana, exacta como golpe de asa, deixando as palavras a escorrer ironia ou riso alvar,

desataram então a rasgar elogios, levando a edição a esgotar-se em escassos meses.

transporta-nos a uma época tão distante como o dia de ontem. Quando à roda da

A palavra «pícaro» do segundo título foi o detonador escondido na obra ficcionista que

lareira ou na mesa do café ouvíamos estas e outras coisas semelhantes.

o Poeta construiu nos últimos cinco anos e que neste volume maneiro («Que é que eu

Ao conjunto do Meias de Seda e d’Os Despautérios, junta-se neste volumezinho a

tenho, Maria Arnalda? e outros contos pícaros») mantém a receita, alargando os braços

revolta da puta de merda, o desastre do pudim, o grito orgástico do All Right, os bolos

da cidadezinha, com toque ora aveludado e matreiro, logo picante e burlesco.

das Badamecos, a inesperada Parker do Lopes, a decepção do rei magro ou do tolo

No conjunto dos três livros, ficam publicados 27 contos e existe mais meia dúzia ainda

Sete Cus, o último voo do Côdeas e, por fim, a impensável atracção do narrador pelo

inédita. Quando o Autor se decidir a olhá-los no seu conjunto e lhes introduzir ligeiras

pujante buço e cara cavalar da arrebatadora Cló. São acontecimentos que saltaram dos

alterações e outro alinhamento, de jeito a que as peças encaixem melhor umas nas

escaninhos do tempo e ficarão para sempre na memória de quem os ler.

outras, e quando do que resultar for feita uma edição revista criticamente, daí advirá

Arquitectada por um ensaísta, que se ancora nas notas de um memorialista, está a obra

um dos mais explícitos e incontornáveis exemplares da novelística pícara da Literatura

que um dia se chamará certamente, e simplesmente, A Cidadezinha. Escrita por um

Portuguesa.

poeta, que estuda as cenas com a ajuda de um dramaturgo, depois de condimentadas

Quais as características que enformarão esse hipotético livro?

por um gastrólogo e aprovadas pelo sorriso mágico de um autor de livros para crianças.

Antes de mais, todas as narrativas atrás mencionadas transmitem o colorido de uma

E todos eles são um só e dão pelo nome de António Manuel Couto Viana.

época e a temperatura de um lugar comum. O lugar é A Cidadezinha ou povoações

Por tão rica combinação, o livro que aqui folheamos é, sem dúvida, definitivo

vizinhas e a época respira na alargada transição da Monarquia para a República. O

contributo para a produção pícara deste Autor multifacetado. Quem o levar para casa

estilo liberta-se dos carreiros da picaresca espanhola, mas aguenta-se no entrecho e

pode ficar ciente de que guarda centena e meia de páginas que para sempre farão

nos propósitos.

parte da História da Literatura Portuguesa.

A Cidadezinha é no Minho, praieira, fidalga e burguesa, fala com abundância de bês, tem mar e rio, governo civil, bombeiros e a congregação da caridade, palácios, casas

Texto de Ricardo de Saavedra

brasonadas, quintas e ruas estreitas, pescadores e romarias. Couto Viana lembra, na

Palavras proferidas no lançamento do livro «Que é que eu tenho, Maria Arnalda? e

dedicatória d’Os Despautérios, a sua tia Rosalina que, «não saindo senão para a missa e

outros contos pícaros» (Opera Omnia, Guimarães, 2009) de António Manuel Couto

para o teatro, conhecia toda a História e todas as histórias pícaras e dramáticas da sua

Viana, no Auditório do CITEFORMA (Av. Marquês de Tomar, 91), no dia 12 de Setembro

cidadezinha.» De Viana do Castelo, portanto, da sua Viana natal nos falam os contos

de 2009.

pícaros.

Legislação sobre trabalho, solidariedade e segurança social Por Rogério Pacheco Portaria n.º 570/2009 de 29 de Maio Altera os Estatutos do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P., aprovados pela Portaria n.º 637/2007, de 30 de Maio.

Dezembro, que institui o complemento solidário para idosos no âmbito do subsistema de solidariedade, e à terceira alteração ao Decreto Regulamentar n.º 3/2006, de 6 de Fevereiro.

Declaração de Rectificação n.º 40/2009 de 5 de Junho Rectifica o Decreto-Lei n.º 89/2009, de 9 de Abril, do Ministério das Finanças e da Administração Pública, que regulamenta a protecção na parentalidade, no âmbito da eventualidade de maternidade, paternidade e adopção, dos trabalhadores que exercem funções públicas integrados no regime de protecção social convergente, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 70, de 9 de Abril de 2009.

Portaria n.º 765/2009 de 16 de Julho Segunda alteração à Portaria n.º 126/2009, de 30 de Janeiro, que cria o Programa Qualificação-Emprego. Portaria n.º 781/2009 de 23 de Julho Estabelece a estrutura e organização do Catálogo Nacional de Qualificações. Portaria n.º 782/2009 de 23 de Julho Regula o Quadro Nacional de Qualificações e define os descritores para a caracterização dos níveis de qualificação nacionais.

Portaria n.º 609/2009 de 5 de Junho Aprova o modelo de registo de trabalho extraordinário e os elementos que deve conter.

Decreto-Lei n.º 170/2009 de 3 de Agosto Estabelece o regime da carreira especial de inspecção, procedendo à transição dos trabalhadores integrados nos corpos e carreiras de regime especial das inspecções-gerais.

Decreto-Lei n.º 136-A/2009 de 9 de Junho Altera o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, dispensando de algumas obrigações declarativas os sujeitos passivos que não possuam nem sejam obrigados a possuir contabilidade organizada e reduzindo o prazo das garantias exigidas para obtenção de reembolsos do imposto.

Lei n.º 76/2009 de 13 de Agosto Autoriza o Governo a alterar o Código de Processo do Trabalho, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 480/99, de 9 de Novembro.

Decreto-Lei n.º 150/2009 de 30 de Junho Estabelece um regime de alargamento das condições de atribuição do subsídio social de desemprego.

Lei n.º 90/2009 de 31 de Agosto Aprova o regime especial de protecção na invalidez.

Decreto-Lei n.º 151/2009 de 30 de Junho Procede à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 232/2005, de 29 de

07

citeinforma

APONTAMENTOCULTURAL

Apontamento Cultural


citeinforma

FORMAÇÃO PARA JOVENS

Cursos de Educação-Formação de Jovens  - tipo 7. Destinatários: Jovens até aos 25 anos, à procura do 1º emprego ou novo emprego, com o 12º ano de escolaridade.

Curso

UFCD

Início

Fim

Duração Horário

Inscrição

Sócios Sitese

Não sócios

Técnico de Contabilidade 12-10-2009 22-10-2010 1606 h L Isento Isento Técnicas 07-09-09 Mar 2012 1290 PL Isento Isento TécnicosAdministrativas Administrativos(Beja) 12-10-2009 12-11-2010 1651hh L Isento Isento Técnico de Apoio à Gestão 19-10-2009 15-06-2013 4200 h L Isento Isento Técnico de Informática - Sistemas 19-10-2009 15-06-2013 4500 horas L Isento Isento Assistente Administrativo - Beja 06-10-2009 14-10-2010 1960 h L Isento Isento Técnicas Administrativas - Beja 06-10-2009 01-05-2012 1970 h L Isento Isento Cursos de Aprendizagem. Contabilidade GeralJovens entre os 15 e os 24 anos à procura do primeiro emprego, com o 3º690 02-10-2009 25 h PL 21 42,5 Destinatários: Destinatários: Ciclo do Ensino Básico (9º Ano 04-12-2009 de Escolaridade). Sócios Não sócios Técnico de Informáticas Contabilidadede Gestão de Pessoal 12-10-2009 22-10-2010 1755 LS Isento Isento Aplicações 616 03-10-2009 17-10-2009 25 hh 21Sitese 42,5 Técnicos Administrativos 12-10-2009 12-11-2010 1860h LS Isento Isento Curso de IVA 03-10-2009 17-10-2009 17h 34Sitese 52,5 Sócios Não sócios Contabilidade Geral 657* 01-07-09 09-07-09 25 h PL Isento Isento Técnico de Empresarial Apoio à Gestão 19-10-2009 15-06-2013 4200 h L Isento Isento Fiscalidade 06-10-2009 11-03-2010 129 horas PL 94 145 Técnicas Administrativas 07-09-09 Mar 2012 1290 h PL Isento Isento TécnicoIntegrada de Informática -(Beja) Sistemas 19-10-2009 15-06-2013 4500 L Isento Isento Gestão de Recursos Humanos 06-10-2009 04-03-2010 95 hh PL 75 115 690 04-07-09 17-07-09 17 hh €35 €50 Assistente Administrativo - Beja 06-10-2009 14-10-2010 1960 LS Isento Isento Inglês Elementar I - I CLC-LEI 06-10-2009 22-12-2009 50 h PL 42,5 85 Técnicas Administrativas - Beja 06-10-2009 01-05-2012 1970 h L Isento Isento Inglês Elementar II - I CLC-LEI 06-10-2009 22-12-2009 50 hh PL 42,5 85 02-10-2009 585* 04-07-09 25-07-09 25 S €21 €42,5 Técnico de Contabilidade 12-10-2009 22-10-2010 1755 L Isento Isento Contabilidade Geral 690 02-10-2009 04-12-2009 25 hh PL 21 42,5 Língua Inglesa 5063 06-10-2009 22-12-2009 50 h PL 42,5 85 Técnicos Administrativos 12-10-2009 12-11-2010 1860h Isento Isento Destinatários: Preferencialmente em processo de RVCC de Centros Novas Oportunidades Aplicações Informáticaspessoas de Gestão de Pessoal 616 03-10-2009 17-10-2009 25 h SL 21 42,5 Língua Inglesa - Acompanhamento e Avaliação 531 06-10-2009 15-12-2009 50 h PL 42,5 85 04-12-2009 657* 06-07-09 15-07-09 25 €21 €42,5 Técnico Apoio à Gestão 19-10-2009 15-06-2013 4200 Isento Isento Curso dedeIVA 03-10-2009 17-10-2009 17h h SL 34 52,5 Língua Inglesa - Atendimento 354 06-10-2009 22-12-2009 50 h PL 42,5 85 Destinatários: Preferencialmente pessoas em processo de RVCC de Centros Novas Oportunidades Técnico de Informática - Sistemas 19-10-2009 15-06-2013 4500 horas L Isento Isento Sócios Sitese Não sócios Fiscalidade Empresarial 06-10-2009 11-03-2010 129 horas PL 94 145 Sócios Sitese Não sócios 25 h Proveitos e Resultados 3462* 06-07-09 15-07-09 25 €21 €42,5 Custos, 582 07-10-2009 16-12-2009 50 h PL 42,5 85 Assistente Administrativo - BejaHumanos 06-10-2009 14-10-2010 1960 L Isento Isento Gestão Integrada de Recursos 06-10-2009 04-03-2010 95 hh PL 75 115 Direito do Trabalho 634 07-10-2009 09-11-2009 PL 21 42,5 Contabilidade Geral 657* 01-07-09 09-07-09 25 h Isento Isento Técnicas Administrativas (Beja) 07-09-09 Mar 2012 1290 h Técnicas Administrativas Beja 06-10-2009 01-05-2012 1970 h L Isento Isento Sócios Sitese Não sócios Inglês Elementar I - I CLC-LEI 06-10-2009 22-12-2009 50 hh PL 42,5 85 PL 11-07-09 18-07-09 15 S €65 €100 Encerramento Anual de Contas 574 07-10-2009 16-12-2009 50 h PL 42,5 85 Contabilidade Geral 690 02-10-2009 04-12-2009 25 21 42,5 Inglês Elementar II - I (Beja) CLC-LEI 06-10-2009 22-12-2009 50 hhh PL 42,5 85 Técnicas Administrativas 07-09-09 Mar 2012 1290 PL Técnico de Contabilidade 12-10-2009 22-10-2010 1755 L Isento Isento 690 04-07-09 17-07-09 17 S €35 €50 Auditoria Fiscal 08-10-2009 30-12-2009 75 PL 84 125 Aplicações Informáticas de Gestão de Pessoal 616 03-10-2009 17-10-2009 25 21 42,5 Língua Inglesa 5063 06-10-2009 22-12-2009 50 h PL 42,5 85 €21 3476* 13-07-09 23-07-09 25 Isento Isento Técnicos 12-10-2009 12-11-2010 1860h Isento Isento Detecção de Avarias 5100 10-10-2009 31-10-2009 25 32,5 65 Curso de Administrativos IVA 03-10-2009 17-10-2009 17hh SL 34 52,5 Língua Inglesa - Acompanhamento e Avaliação 531 06-10-2009 15-12-2009 50 hhh PL 42,5 85 02-10-2009 585* 04-07-09 25-07-09 25 S €21 €42,5 Técnico de Apoio à Gestão 19-10-2009 15-06-2013 4200 L Isento Isento Liderança Trabalho em Equipa 4647 10-10-2009 31-10-2009 h S 21 42,5 Fiscalidadee Empresarial 06-10-2009 11-03-2010 12925horas PL 94 145 €42,5 3476* 20-07-09 29-07-09 25 h €21 €42,5 Língua Inglesa Atendimento 354 06-10-2009 22-12-2009 50 PL 42,5 85 TécnicoIntegrada de matematicamente Informática - Sistemas 19-10-2009 15-06-2013 4500 LS Isento Isento Raciocinar de forma indutiva e de forma dedutiva MV-B3-D 10-10-2009 21-11-2009 50horas 42,5 85 Gestão de Recursos Humanos 06-10-2009 04-03-2010 95 h PL 75 115 Custos, Proveitos e Resultados 582 07-10-2009 16-12-2009 50 hh PL 42,5 85 04-12-2009 657* 06-07-09 15-07-09 25 €21 €42,5 Assistente Administrativo - Beja 06-10-2009 14-10-2010 1960 L Isento Isento Relacionamento Interpessoal 403 12-10-2009 20-10-2009 25 h 21Sitese 42,5 Sócios Não sócios Inglês Elementar I-I CLC-LEI 06-10-2009 22-12-2009 50 PL 42,5 85 Língua Inglesa - Comunicação Oral e Escrita - II 657* 20-07-09 29-07-09 25 hh PL €21 €42,5 Direito do Trabalho 634 07-10-2009 09-11-2009 25 PL 21 42,5 Técnicas Administrativas 06-10-2009 01-05-2012 1970 L Isento Isento Língua Inglesa 657* 01-07-09 09-07-09 25 hhh PL Criação de Sites- Comunicação Web 768 19-10-2009 04-11-2009 62,5 Inglês Elementar II - I - BejaOral e Escrita – II ** CLC-LEI 06-10-2009 22-12-2009 50 PL 42,5 85 Sócios Sitese Não125 sócios 25 h 3462* 06-07-09 15-07-09 25 h €21 €42,5 Encerramento Anual de Contas 574 07-10-2009 16-12-2009 50 PL 42,5 85 Contabilidade Geral 657* 01-07-09 09-07-09 Isento Isento Contabilidade Geral 690 02-10-2009 04-12-2009 25 hh   PL €21 €42,5 Mercados -Fiscal Comercialização e Segmentação 425 21-10-2009 30-10-2009 21 42,5 Língua Inglesa 5063 06-10-2009 22-12-2009 50 PL 42,5 85 Legislação 707* 21-07-09 31-07-09 25 h PL €21 €42,5 Técnicas (Beja) 07-09-09 Mar 2012 1290 PL Isento Isento AuditoriaAdministrativas Fiscal 08-10-2009 30-12-2009 75 84 125 Aplicações Informáticas de Gestão de Pessoal 616 03-10-2009 17-10-2009 25 SSS €21 €42,5 Encerramento Anual de Contas - Aspectos Fiscais 04-07-09 17-07-09 17 hhh  €35 €50 Contas do Plano Oficial de Contabilidade Pública 589 24-10-2009 14-11-2009 25 23,75 47,5 Língua Inglesa - Acompanhamento e Avaliação 531 06-10-2009 15-12-2009 50 PL 42,5 85 PL 11-07-09 18-07-09 15 h S €65 €100 690 04-07-09 17-07-09 17 €35 €50 Curso de IVA 03-10-2009 17-10-2009 17hh €34 €52,5 Detecção de Avarias 5100 10-10-2009 31-10-2009 25 S 32,5 65 Gestão Estratégica de Recursos Humanos 24-10-2009 14-11-2009 30 hh   S 39 60 Língua Inglesa - Atendimento 354 06-10-2009 22-12-2009 50 PL 42,5 85 Técnicas de Vendas 4238* 03-09-09 25-09-09 €35 €70 Fiscalidade 06-10-2009 11-03-2010 129 PL €94 €145 Liderança eEmpresarial Trabalho em Equipa 4647 10-10-2009 31-10-2009 25 hh SS 21 42,5 Gestão Orçamental e Análise de Desvios 585* 04-07-09 25-07-09 €21 €42,5 Programação de Sistemas Distribuídos 817 24-10-2009 05-12-2009 S 62,5 125 Custos, Proveitos edeResultados 582 07-10-2009 16-12-2009 50 hh PL 42,5 85 Gestão Integrada Recursos Humanos- Java para a Web 06-10-2009 04-03-2010 95 €75 €115 €21 3476* 13-07-09 23-07-09 25 PL Isento Isento 02-10-2009 585* 04-07-09 25-07-09 S €21 €42,5 Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva MV-B3-D 10-10-2009 21-11-2009 50 h S 42,5 85 Programação em C# 3935 24-10-2009 05-12-2009 S 62,5 125 Administração de IBase de dados para programadores ( Oracle ) 787* 05-09-09 17-10-09 €62,5 €125 Inglês Elementar - I .NET CLC-LEI 06-10-2009 22-12-2009 50 h €42,5 €85 Direito do Trabalho 634 07-10-2009 09-11-2009 25 PL 21 42,5 Língua Inglesa - Comunicação 657* 06-07-09 15-07-09 PL €21 €42,5 Relacionamento Interpessoal Oral e Escrita - II 403 12-10-2009 20-10-2009 25 h PL 21 42,5 Inglês Elementar CLC-LEI 06-10-2009 22-12-2009 50 PL €42,5 €85 Espanhol InicialAnual I II - Ide Contas UC 26-10-2009 20-11-2009 85 Encerramento 574 07-10-2009 16-12-2009 50 PL 42,5 85 €42,5 3476* 20-07-09 29-07-09 25 hh €21 €42,5 04-12-2009 657* 06-07-09 15-07-09 PL Criaçãode deReclamações Sites Web e Conflitos com Clientes/ Fornecedores 768 19-10-2009 04-11-2009 PL 62,5 125 Língua Inglesa 5063 06-10-2009 22-12-2009 50 €42,5 €85 Gestão 1602* 05-09-09 17-10-09 50 hhh S €42,5 €85 Espanhol Inicial UC 26-10-2009 20-11-2009 42,5 85 Auditoria Fiscal- IIInformação 08-10-2009 30-12-2009 75 PL 84 125 Língua Inglesa eeOrientação -I 3462* 06-07-09 15-07-09 25 hh   PL €21 €42,5 Sócios Não sócios Língua Inglesa - Acompanhamento e Avaliação 531 06-10-2009 15-12-2009 50 €42,5 €85 Mercados - Comercialização Segmentação 425 21-10-2009 30-10-2009 25 PL 21Sitese 42,5 Legislação Laboral 706 26-10-2009 19-11-2009 PL 21 42,5 Língua --Comunicação Oral e Escrita - II 657* 20-07-09 29-07-09 €21 €42,5 25 h Inglesa 3462* 06-07-09 15-07-09 Detecção de Avarias 5100 10-10-2009 31-10-2009 25 h S 32,5 65 Língua Inglesa Atendimento 354 06-10-2009 22-12-2009 50 PL €42,5 €85 Contas Plano Oficial de Contabilidade Pública 589 24-10-2009 14-11-2009 25 hh   S 23,75 47,5 Plano dedo Marketing 366* 05-09-09 17-10-09 50 €42,5 €85 Sistemas de Custeio 584 26-10-2009 04-11-2009 PL Contabilidade Geral 657* 01-07-09 09-07-09 Isento Isento Liderança e Trabalho em Equipa 4647 10-10-2009 31-10-2009 25 h S 21 42,5 Custos, Proveitos e Resultados 582 07-10-2009 16-12-2009 50 PL €42,5 €85 Processamento Salarial e Segurança Social 11-07-09 18-07-09 15 h €65 €100 Gestão Estratégica de Recursos Humanos 24-10-2009 14-11-2009 30 SS 39 60 Legislação Fiscal 707* 21-07-09 31-07-09 €21 €42,5 PL 11-07-09 18-07-09 15 hh   €65 €100 Folha - Funcionalidades Avançadas 757 28-10-2009 06-11-2009 21 42,5 DireitodedoCálculo Trabalho 634 07-10-2009 09-11-2009 25 PL Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva MV-B3-D 10-10-2009 21-11-2009 50 SS 42,5 85 Programação Sistemas Distribuidos 816* 05-09-09 17-10-09 50 hh €62,5 €125 Programaçãode de Sistemas Distribuídos--Java Java para a Web 817 24-10-2009 05-12-2009 SS 62,5 125 Encerramento Anual de Contas 574 07-10-2009 16-12-2009 50 PL €42,5 €85 690 04-07-09 17-07-09 17 €35 €50 Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD) 759 28-10-2009 17-11-2009 42,5 85 Relacionamento Interpessoal 403 12-10-2009 20-10-2009 25 PL 21 42,5 Língua Inglesa - Animação Cultural ** 3476* 13-07-09 23-07-09 25 hh PL Isento Isento Programação em C# .NET 3935 24-10-2009 05-12-2009 50 S 62,5 125 Auditoria Fiscal 08-10-2009 30-12-2009 75 PL €84 €125 Técnicas deDiferidos Vendas 4238* 03-09-09 25-09-09 50 €35 €70 €21 3476* 13-07-09 23-07-09 25 Isento Isento Impostos - Aspectos Contabilísticos e Fiscais 31-10-2009 14-11-2009 17 hh S 35 50 Criação de Sites Web 768 19-10-2009 04-11-2009 50 PL 62,5 125 Sistemas STC2 05-09-09 17-10-09 50 hh €42,5 €85 Detecção de Avarias 5100 10-10-2009 31-10-2009 25 SS €32,5 €65 EspanholAmbientais Inicial I UC 26-10-2009 20-11-2009 50 PL 42,5 85 02-10-2009 585* 04-07-09 25-07-09 25 €21 €42,5 Operar, em-segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador TIC-B3-A 31-10-2009 12-12-2009 50 S 42,5 85 Língua Inglesa - Animação Cultural 3476* 20-07-09 29-07-09 25 hh   PL €21 €42,5 Mercados e Segmentação 425 21-10-2009 30-10-2009 25 PL 21 42,5 Liderança e Comercialização Trabalho em 4647 10-10-2009 31-10-2009 25 h S €21 €42,5 Espanhol Inicial UC 26-10-2009 20-11-2009 PL 42,5 85 Administração deIIBase deEquipa dados para programadores ( Oracle ) 787* 05-09-09 17-10-09 50 €62,5 €125 €42,5 3476* 20-07-09 29-07-09 25 €21 €42,5 Língua Portuguesa - Comunicação Empresarial 697 03-11-2009 06-04-2010 50 hh   PL 42,5 85 Contas do Plano Oficial de Contabilidade Pública 589 24-10-2009 14-11-2009 25 S 23,75 47,5 Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva MV-B3-D 10-10-2009 21-11-2009 50 €42,5 €85 Contabilidade Geral 690* 07-09-09 15-09-09 25 hh PL €21 €42,5 Legislação Laboral 706 26-10-2009 19-11-2009 PL 21 42,5 04-12-2009 657* 06-07-09 15-07-09 25 €21 €42,5 Língua Inglesa - Comunicação e Escrita - II 657* 20-07-09 29-07-09 25 hh   PL €21 €42,5 Marketing - Mix 365 04-11-2009 26-11-2009 50 42,5 85 Relacionamento Interpessoal 403 12-10-2009 20-10-2009 25 PL €21 €42,5 Gestão Estratégica de RecursosOral Humanos 24-10-2009 14-11-2009 30 S 39 60 Gestão de de Reclamações e Conflitos com Clientes/ Fornecedores 1602* 05-09-09 17-10-09 50 h S €42,5 €85 Língua Inglesa Comunicação Oral e Escrita II 657* 20-07-09 29-07-09 €21 €42,5 Sistemas Custeio 584 26-10-2009 04-11-2009 25 PL 21 42,5 Criação de Sites 768 19-10-2009 04-11-2009 50 PL €62,5 €125 Organização -de Estruturas Funções - Java para a Web 684 04-11-2009 06-01-2010 25 hh 21 42,5 Programação SistemaseDistribuídos 817 24-10-2009 05-12-2009 50 S 62,5 125 Espanhol I Web UC 07-09-09 02-10-09 PL €42,5 €85 25 h de Inicial 3462* 06-07-09 15-07-09 25 hh   €21 €42,5 Folha Cálculo - Funcionalidades Avançadas 757 28-10-2009 06-11-2009 PL 21 42,5 Mercados - Comercialização e Segmentação 425 21-10-2009 30-10-2009 25 €21 €42,5 Arquitectura de 07-11-2009 28-11-2009 25 h 32,5 65 Programação emHardware C# .NET 3935 24-10-2009 05-12-2009 50 SS 62,5 125 Destinatários: Preferencialmente pessoas em processo de RVCC de Centros Novas Oportunidades 5098 Plano de Marketing 366* 05-09-09 17-10-09 50 h €42,5 €85 Legislação Fiscal 707* 21-07-09 31-07-09 PL €21 €42,5 Contas do Plano Oficial de Contabilidade Pública 589 24-10-2009 14-11-2009 25 h   S 23,75 €47,5 Sistemas de Gestão de Bases de Dados (SGBD) 759 28-10-2009 17-11-2009 50 PL 42,5 85 Comunicação , moderação, técnicas de apresentação e visualização 4641 07-11-2009 19-12-2009 50 h S 42,5 85 Espanhol Médio II de Recursos 07-09-09 22-10-09 €42,5 €85 Espanhol Inicial UC 26-10-2009 20-11-2009 PL Gestão Estratégica Humanos 24-10-2009 14-11-2009 30 h   S €39 €60 PL 11-07-09 18-07-09 15 €65 €100 Impostos Diferidos - Aspectos Contabilísticos e Fiscais 31-10-2009 14-11-2009 17 h S 35 50 Programação em ASP .NETDistribuidos 3936 07-11-2009 19-12-2009 50 hh 62,5 125 EspanholdeInicial IISistemas UC 26-10-2009 20-11-2009 PL 42,5 85 Programação deSistemas Distribuídos--Java Java para a Web 817 24-10-2009 05-12-2009 50 SS Programação de 816* 05-09-09 17-10-09 €62,5 €125 Técnicas Vendas 4238* 03-09-09 25-09-09 PL €35 €70 Sócios Sitese Não sócios Operar,do emTempo segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador TIC-B3-A 31-10-2009 12-12-2009 50 S 42,5 85 Gestão do Trabalho 382* 07-09-09 15-09-09 25 hhhh PL €21 €42,5 Espanhol Médio UC 09-11-2009 21-12-2009 42,5 85 Programação emI eC#Organização .NET 3935 24-10-2009 05-12-2009 50 S €62,5 €125 Legislação Laboral 706 26-10-2009 19-11-2009 25 PL 21 42,5 €21 3476* 13-07-09 23-07-09 25 PL Isento Isento Língua Portuguesa - Comunicação Empresarial 697 03-11-2009 06-04-2010 50 hh h PL 42,5 85 Técnicas Administrativas (Beja) 07-09-09 Mar 2012 1290 PL Isento Isento Espanhol Inicial I UC 26-10-2009 20-11-2009 50 PL €42,5 €85 Hardware e Redes de Computadores 5101 09-11-2009 18-11-2009 32,5 65 Sistemas STC2 05-09-09 17-10-09 50 h S €42,5 €85 SistemasAmbientais de Custeio 584 26-10-2009 04-11-2009 25 PL 21 42,5 Administração de Base de dados para programadores ( Oracle ) 787* €62,5 €125 Marketing - Mix 365 04-11-2009 26-11-2009 PL 42,5 85 Espanhol Inicial IIRendimento -Oral UC 26-10-2009 20-11-2009 50 €42,5 €85 Legislação Fiscal 707* 21-07-09 31-07-09 Língua Inglesa -o Comunicação Escrita - II 657* 07-09-09 16-09-09 25 hhh PL €21 €42,5 Imposto sobre IRS eAvançadas 575 10-11-2009 17-12-2009 Folha de Cálculo - Funcionalidades 757 28-10-2009 06-11-2009 25 PL 21 42,5 €42,5 3476* 20-07-09 29-07-09 €21 €42,5 Legislação Laboral 706 26-10-2009 19-11-2009 25 h €21 €42,5 Organização - Estruturas e Funções 684 04-11-2009 06-01-2010 PL 21 42,5 Contabilidade Geral 690* 07-09-09 15-09-09 25 h €21 €42,5 Imposto o Valor - IVA 568 10-11-2009 15-01-2010 Gestão desobre Reclamações e Conflitos com Clientes/ Fornecedores 1602* 05-09-09 17-10-09 S €42,5 €85 Sistemas de Gestão deAcrescentado Bases de Dados (SGBD) 759 28-10-2009 17-11-2009 50 PL 42,5 85 Sistemas de Custeio 584 26-10-2009 04-11-2009 25 hh PL €21 €42,5 Arquitectura de Hardware 5098 07-11-2009 28-11-2009 25 S 32,5 65 Operar , Pessoal em segurança , equipamento tecnológico, designadamente o computador TIC-B3-A 07-09-09 29-09-09 50 €42,5 €85 Função Laboral 674 11-11-2009 16-12-2009 50 h PL 2,5 85 Língua Inglesa - -Comunicação Oral eAvançadas Escrita - IIe Fiscais 657* 20-07-09 29-07-09 25 €21 €42,5 Impostos Diferidos - Aspectos Contabilísticos 31-10-2009 14-11-2009 17 S 35 50 Folha de Cálculo -Legislação Funcionalidades 757 28-10-2009 06-11-2009 25 PL €21 €42,5 Comunicação , moderação, técnicas de apresentação e visualização 4641 07-11-2009 19-12-2009 50 h S 42,5 85 Espanhol Inicial I de equipamento UC 07-09-09 02-10-09 50 PL €42,5 €85 Plano deem Marketing 366* 05-09-09 17-10-09 Técnicas de Apresentação e Expressividade 14-11-2009 12-12-2009 35 hh 61,5 95 Sistemas desegurança, Gestão Bases de Dados (SGBD) designadamente o computador 759 28-10-2009 17-11-2009 50 PL €42,5 €85 Operar, tecnológico, TIC-B3-A 31-10-2009 SS 42,5 85 Análise de Sistemas 811* 09-09-09 25-09-09 50 h PL €62,5 €125 Programação em ASP .NET Contabilísticos e Fiscais 3936 07-11-2009 19-12-2009 SS 62,5 125 Legislação Fiscal 707* 21-07-09 31-07-09 25 hh €21 €42,5 Impostos Diferidos Aspectos 31-10-2009 14-11-2009 17 €35 €50 Recursos Humanos Processamento de Vencimentos 678 20-11-2009 11-12-2009 PL 21 42,5 Língua Portuguesa -- Comunicação Empresarial 697 03-11-2009 06-04-2010 50 42,5 85 Espanhol Médio I UC 09-11-2009 21-12-2009 PL 42,5 85 Sócios Não sócios Operar, em segurança, designadamente o computador TIC-B3-A 31-10-2009 12-12-2009 50 SS Espanhol Médio 07-09-09 22-10-09 €42,5 €85 Programação de Distribuidostecnológico, - Java 816* 05-09-09 17-10-09 €62,5 €125 Consolidação deISistemas Contasequipamento 21-11-2009 12-12-2009 32 hh 39Sitese 60 MarketingContabilística - Mix 365 04-11-2009 26-11-2009 50 PL 42,5 85 Auditoria e FinanceiraEmpresarial 12-09-09 31-10-09 32 hh S €39 €60 Língua Portuguesa - Comunicação 697 03-11-2009 06-04-2010 50 €42,5 €85 Hardware Redes de Computadores 5101 09-11-2009 18-11-2009 25 PL 32,5 65 Técnicas deeeVendas 4238* 03-09-09 25-09-09 50 €35 €70 Liderança Trabalho em Equipa - Portalegre 4647 21-11-2009 12-12-2009 S Isento Isento Organização - -Estruturas e Funções 684 04-11-2009 06-01-2010 25 hh PL 21 42,5 Língua Inglesa Comunicação Oral e Escrita – II ** 657* 01-07-09 09-07-09 PL Isento Isento Marketing Mix 365 04-11-2009 26-11-2009 50 PL €42,5 €85 Gestão doAmbientais Tempo e Organização do processo Trabalho de RVCC de Centros Novas Oportunidades 382* 07-09-09 15-09-09 €21 €42,5 Imposto sobre o Rendimento - em IRS 575 10-11-2009 17-12-2009 25 PL 21 42,5 Sistemas STC2 05-09-09 17-10-09 50 h S €42,5 €85 Destinatários: Preferencialmente pessoas Recursos Humanos - Processamento de Vencimentos 678 21-11-2009 12-12-2009 25 hh 21 42,5 Arquitectura Hardware 5098 07-11-2009 28-11-2009 SS 32,5 65 Organização -deEstruturas e Funções 684 04-11-2009 06-01-2010 25 PL €21 €42,5 Contabilidade 12-09-09 31-10-09 32 €39 €60 Administração de Base de dados para -programadores ( Oracle ) 787* 05-09-09 17-10-09 50 h €62,5 €125 Imposto sobrede o Gestão Valor Acrescentado IVA 568 10-11-2009 15-01-2010 PL 42,5 85 Aplicações Informáticas - Apresentações Gráficas 507 23-11-2009 03-12-2009 PL 21 42,5 Arquitectura de Hardware 5098 07-11-2009 28-11-2009 25 SS €32,5 €65 Encerramento Anual de Contas - Aspectos Fiscais 04-07-09 17-07-09 17 hh €35 €50 Comunicação , moderação, técnicas de apresentação e visualização 4641 19-12-2009 50 42,5 85 Língua Inglesa - -Comunicação Oral e Escrita - II 657* 07-09-09 16-09-09 25 hh PL €21 €42,5 Contabilidade Geral 690* 15-09-09 Função Pessoal Legislação Laboral 674 11-11-2009 16-12-2009 50 PL 2,5 85 Comunicação , moderação, técnicas de apresentação e visualização 4641 07-11-2009 19-12-2009 50 hh SS €42,5 €85 Espanhol Inicial II ASP UC 23-11-2009 22-12-2009 PL 42,5 85 Sócios Sitese Não sócios Programação em .NET 3936 07-11-2009 19-12-2009 50 62,5 125 Impostos Diferidos Aspectos Contabilísticos e Fiscais 12-09-09 26-09-09 17 €35 €50 Gestão dede Reclamações e Conflitos com Clientes/ Fornecedores 1602* 05-09-09 17-10-09 50 €42,5 €85 Técnicas Apresentação e Expressividade 14-11-2009 12-12-2009 35 hhh SSS 61,5 95 Programação em eASP .NET 3936 07-11-2009 19-12-2009 50 €62,5 €125 Gestão Orçamental e Análise de Desvios 585* 04-07-09 25-07-09 €21 €42,5 Gestão do Stress Gestão de Conflitos 4651 23-11-2009 02-12-2009 25 21 42,5 Espanhol Médio I UC 09-11-2009 21-12-2009 50 h PL 42,5 85 Operar , em segurança , equipamento tecnológico, designadamente o computador TIC-B3-A 07-09-09 29-09-09 50 hh h S €42,5 €85 Técnicas Administrativas (Beja) Mar 2012 1290 Isento Isento Espanhol Inicial I I - Processamento UC 02-10-09 PL Espanhol Médio UC 09-11-2009 21-12-2009 50 €42,5 €85 Recursos Humanos de Vencimentos 678 20-11-2009 11-12-2009 25 PL 21 42,5 Redes deeMarketing Computadores (Avançado) 5102 23-11-2009 03-12-2009 Método Técnicas de Análise Económica e Financeira 587* 12-09-09 24-10-09 50 h S €42,5 €85 Hardware Redes de Computadores 5101 09-11-2009 18-11-2009 25 PL 32,5 65 Plano de 366* 05-09-09 17-10-09 50 €42,5 €85 Hardware ee Redes Computadores 5101 09-11-2009 18-11-2009 25 h PL €32,5 €65 Consolidação de Contas 21-11-2009 12-12-2009 32 SS 39 60 Língua Inglesa - Comunicação Oral e Escrita - II 657* 06-07-09 15-07-09 25 hhh   PL €21 €42,5 Segurança , Higiene e Saúde no Trabalho - Socorrismo - Portalegre UC 23-11-2009 07-12-2009 30 PL Isento Isento 21 42,5 Análise Sistemas 811* 09-09-09 25-09-09 50 €62,5 €125 Impostodesobre oIRendimento - IRS 575 10-11-2009 17-12-2009 25 h PL €21 €42,5 Espanhol Médio UC 07-09-09 22-10-09 PL €42,5 €85 Liderança e Trabalho emBasic Equipa 4647 21-11-2009 12-12-2009 25 SS Isento Isento Programação em Visual .NET- Portalegre 3934* 12-09-09 24-10-09 50 hhhh €62,5 €125 Plano de sobre Marketing 366 30-11-2009 18-12-2009 Imposto o Sistemas Valor Acrescentado - IVA 568 10-11-2009 15-01-2010 50 PL €42,5 €85 42,5 85 Programação de Distribuidos - Java 816* 05-09-09 17-10-09 50 S €62,5 €125 Recursos Humanos - Processamento de Vencimentos 678 21-11-2009 12-12-2009 25 hh S 21 42,5 Língua Inglesa --Informação enoOrientação I 3462* 06-07-09 15-07-09 PL €21 €42,5 Função Pessoal Laboral 674 11-11-2009 16-12-2009 50 PL €2,5 €85 Segurança , Higiene e Saúde Trabalho -- Ambiente - Portalegre UC 09-12-2009 22-12-2009 30 h Isento Isento Auditoria Contabilística e Financeira 12-09-09 31-10-09 32 S €39 €60 Gestão Tempo e Organização do Trabalho 382* 07-09-09 15-09-09 25 €21 €42,5 Funçãodo Pessoal - Legislação Legislação Laboral 674 11-11-2009 16-12-2009 50 PL 2,5 85 Aplicações Informáticas - eApresentações Gráficas 507 23-11-2009 03-12-2009 25 PL 21 42,5 Técnicas deVendas Apresentação Expressividade 14-11-2009 12-12-2009 35 S €61,5 €95 Técnicas de **e Gestão 4238* 12-09-09 24-10-09 50 Isento Isento Correio do Tempo 693 10-12-2009 21-12-2009 25 hh PL 21 42,5 Sistemas Ambientais STC2 05-09-09 17-10-09 50 €42,5 €85 TécnicasElectrónico de Apresentação e Expressividade 14-11-2009 12-12-2009 35 S 61,5 95 Processamento Salarial e Segurança Social 11-07-09 18-07-09 15 hh S €65 €100 Recursos Humanos - Processamento de Vencimentos 678 20-11-2009 11-12-2009 25 PL €21 €42,5 Espanhol Inicial II UC 23-11-2009 22-12-2009 50 42,5 85 Contabilidade de Gestão 12-09-09 31-10-09 32 hh S €39 €60 Língua Inglesa - Comunicação Oral e Escrita - II 657* 07-09-09 16-09-09 €21 €42,5 Legislação Laboral 706 11-12-2009 26-02-2009 Recursos Humanos - Processamento de Vencimentos 678 20-11-2009 11-12-2009 25 PL 21Sitese 42,5 Sócios Não sócios Consolidação de Contas 21-11-2009 12-12-2009 32 hhh S €39 €60 Marketing 14-09-09 18-12-09 175 €111,5 €223 Gestão do Stress e Gestão de Conflitos 4651 23-11-2009 02-12-2009 25 PL 21 42,5 Contabilidade Geral 690* 07-09-09 15-09-09 25 hh €21 €42,5 Fundamentos Gerais de Higiene do Trabalho 3777 14-12-2009 11-01-2010 PL 21 42,5 Consolidação de Contas 32 39 60 Liderança e Trabalho em Equipa Portalegre 4647 21-11-2009 12-12-2009 25 S Isento Isento Língua Inglesa - Animação(Avançado) Cultural ** 3476* 13-07-09 23-07-09 25 h PL Isento Isento Redes ,de Computadores 5102 23-11-2009 03-12-2009 25 PL 32,5 65 Impostos Diferidos --Aspectos Contabilísticos 12-09-09 26-09-09 17 €35 €50 Operar em segurança tecnológico, TIC-B3-A 07-09-09 29-09-09 50 €42,5 €85 Língua Inglesa - Comunicação Oral e Escrita –eIIFiscais ** designadamente o computador 657* 01-07-09 09-07-09 25 hhh PL Isento Isento Contratos e, equipamento Títulos de- Crédito 564 15-12-2009 23-02-2010 50 PL 42,5 85 Recursos Humanos Processamento de Vencimentos 678 21-11-2009 12-12-2009 25 SS €21 €42,5 Liderança eComerciais Trabalho em Equipa Portalegre 4647 Isento Isento Gestão e Marketing - ePrincípios 423* 14-09-09 23-09-09 25 PL €21 €42,5 Segurança , Higiene Saúde noBásicos TrabalhoGráficas - Socorrismo - Portalegre UC 23-11-2009 07-12-2009 30 hhh   PL Isento Isento Espanhol Inicial I e Resultados UC 07-09-09 02-10-09 50 €42,5 €85 Aplicações Informáticas - Apresentações 507 23-11-2009 03-12-2009 25 PL €21 €42,5 Custos, Proveitos 582 15-12-2009 23-02-2010 50 h 42,5 85 Recursos Humanos - Processamento 678 21-11-2009 12-12-2009 25 S 21 42,5 Língua Inglesa - Animação Cultural de Vencimentos 3476* 20-07-09 29-07-09 PL €21 €42,5 Plano de Marketing 366 30-11-2009 18-12-2009 42,5 85 Método e Técnicas Análise Financeira 587* 12-09-09 24-10-09 S €42,5 €85 Análise de Sistemas 811* 09-09-09 25-09-09 PL €62,5 €125 Espanhol Inicial II dede UC 23-11-2009 22-12-2009 50 PL €42,5 Encerramento Anual ContasEconómica - Aspectose Fiscais 04-07-09 17-07-09 17 hh €35 €50 Aplicações Informáticas - de Apresentações Gráficas 507 23-11-2009 03-12-2009 25 hh PL 21 42,5 Gestão do Stress e Gestão Conflitos 4651* 21-09-09 29-09-09 25 S €21 €42,5 Gestão doMédio Stress de no Conflitos 4651 23-11-2009 02-12-2009 25 PL €21 €42,5 Segurança , Higiene e Saúde Trabalho - Ambiente - Portalegre UC 09-12-2009 22-12-2009 30 h Isento Isento Espanhol I e Gestão 07-09-09 22-10-09 50 €42,5 €85 Espanhol Inicial- Comunicação II UC 23-11-2009 22-12-2009 50 PL 42,5 85 Língua Inglesa Oral e Escrita - II 657* 20-07-09 29-07-09 25 h PL €21 €42,5 Redes Computadores 5102 23-11-2009 03-12-2009 25 PL €32,5 €65 Programação em Visual Basic .NET 3934* 12-09-09 24-10-09 50 S €62,5 €125 Auditoria Contabilística e(Avançado) Financeira 31-10-09 32 hh €39 €60 Gestão Orçamental eeAnálise de 585* 04-07-09 25-07-09 €21 €42,5 Correiode Electrónico Gestão do Desvios Tempo 693 10-12-2009 21-12-2009 25 PL 21 42,5 Gestão doPedagógica Stress e Gestão dede Conflitos 4651 02-12-2009 25 21 42,5 Segurança , Higiene e Saúde no Trabalho Socorrismo Portalegre UC 23-11-2009 07-12-2009 30 h   PL Isento Isento Formação Inicial Formadores ** 25-09-09 20-11-09 92 PL/ S €169 €260 Gestão do Tempo 382* 07-09-09 15-09-09 25 hh €21 €42,5 Legislação Laborale Organização do Trabalho 706 11-12-2009 26-02-2009 PL 21 42,5 Legislação Fiscal 707* 21-07-09 31-07-09 25 PL €21 €42,5 Plano dede Marketing 366 30-11-2009 18-12-2009 50 €42,5 €85 Redes Computadores (Avançado) 5102 23-11-2009 03-12-2009 25 PL 32,5 65 Técnicas Vendas ** de Higiene 4238* 12-09-09 24-10-09 50 h S Isento Isento Contabilidade de Gestão 31-10-09 32 €39 €60 Língua Inglesa - Comunicação Oral Escrita - II 657* 06-07-09 15-07-09 25 hh PL €21 €42,5 Fundamentos Gerais doeTrabalho 3777 14-12-2009 11-01-2010 25 PL 21 42,5 Segurança Higiene Saúde no no Trabalho Trabalho Ambiente - -Portalegre UC 09-12-2009 22-12-2009 30 PL Isento Isento Comportamento do Consumidor 377* 28-09-09 08-10-09 25 hh   PL €21 €42,5 Segurança ,, Higiene ee Saúde -- Socorrismo Portalegre UC 23-11-2009 07-12-2009 30 PL Isento Isento Língua Inglesa - Comunicação e Escrita - II 657* 07-09-09 16-09-09 25 PL €21 €42,5 Técnicas deComerciais Vendas 4238* 03-09-09 25-09-09 €35 €70 Contratos e Títulos de Crédito 564 15-12-2009 23-02-2010 50 hh 42,5 85 Correio Electrónico e Gestão doOral Tempo 693 10-12-2009 21-12-2009 25 PL €21 €42,5 Plano de Marketing 366 30-11-2009 18-12-2009 50 PL 42,5 85 Marketing 14-09-09 18-12-09 175 PL €111,5 €223 Impostos Diferidos Aspectose Contabilísticos 12-09-09 26-09-09 17 S €35 €50 Língua Inglesa - Informação Orientação - I e Fiscais 3462* 06-07-09 15-07-09 25 hhhh €21 €42,5 Legislação Laboral 706 11-12-2009 26-02-2009 25 PL €21 €42,5 Custos, Proveitos e-Resultados 582 15-12-2009 23-02-2010 50 42,5 85 Folha de Cálculo 756* 28-09-09 21-10-09 50 h PL €42,5 €85 Segurança , Higiene e Saúde no Trabalho Ambiente Portalegre UC 09-12-2009 22-12-2009 30 h PL Isento Isento Operar , em segurança equipamento tecnológico, designadamente o computador TIC-B3-A 07-09-09 29-09-09 50 hh S €42,5 €85 Fundamentos Gerais Higiene Trabalho 3777 14-12-2009 11-01-2010 25 PL €21 €42,5 Administração de Basede,de dados do para programadores ( Oracle ) 787* 05-09-09 17-10-09 PL €62,5 €125 Gestão eElectrónico -e Princípios Básicos 423* 14-09-09 23-09-09 PL €21 €42,5 Correio Gestão do Tempo 693 10-12-2009 21-12-2009 25 PL 21 42,5 Método eMarketing Técnicas de Análise Económica 587* 12-09-09 24-10-09 S €85 Processamento Salarial Segurança Sociale Financeira 11-07-09 18-07-09 15 hh €65 €100 Contratos Comerciais e eTítulos de Crédito 564 15-12-2009 23-02-2010 50 €42,5 Programação em Linguagem SQL Avançada (Oracle) 812* 28-09-09 16-10-09 50 hh PL €62,5 €125 Custos,de Proveitos e Resultados 582 15-12-2009 23-02-2010 50 €42,5 €85 Legislação Laboral 706 11-12-2009 26-02-2009 25 PL 21 42,5 Análise Sistemas 811* 09-09-09 25-09-09 PL €62,5 €125 Gestão Reclamações e Conflitos com Clientes/ Fornecedores 1602* 05-09-09 17-10-09 50 h S €42,5 €85 Gestão do Stress e Gestão de Conflitos 4651* 21-09-09 29-09-09 25 h S €21 €42,5 Programação Visual .NET 3934* 12-09-09 24-10-09 50 €62,5 €125 Língua Inglesaem - Animação Cultural ** 3476* 13-07-09 23-07-09 PL Isento Isento Fundamentos de Basic Higiene do Trabalho 3777 14-12-2009 11-01-2010 PL 21 42,5 * Reembolsos paraGerais formandos encaminhados por umpara CNO e isenção para desempregados Inscrição em UFCD: Descontos para sócios do Sitese, reembolsos formandos encaminhados por um CNO e isenção para desempregados Auditoria Contabilística Financeira 12-09-09 31-10-09 32 S €39 €60 Plano de Marketing 366* 05-09-09 17-10-09 50 hh €42,5 €85 Contratos Comerciais e eTítulos de Crédito 564 15-12-2009 23-02-2010 50 PL 42,5 85 ** Portalegre Formação InicialCultural de Formadores ** 25-09-09 20-11-09 92 PL/ €169 €260 Técnicas dePedagógica Vendas 4238* 12-09-09 24-10-09 50 SS Isento Isento Língua - Animação 3476* 29-07-09 25 hh PL €21 €42,5 Custos,Inglesa Proveitos e ** Resultados 582 50 PL 42,5 85 Formação Co-Financiada pela União Europeia (Fundo Social Europeu) e pelo Estado Português (Ministério do Trabalho15-12-2009 e 20-07-09 da Solidariedade23-02-2010 Social). Contabilidade de Sistemas Gestão Distribuidos - Java 12-09-09 31-10-09 32 S €39 €60 Programação de 816* 05-09-09 17-10-09 50 h €62,5 €125 Formação Co-Financiada pela União Europeia (Fundo Social Europeu) e pelo Estado Português (Ministério do Trabalho e da Solidariedade Comportamento do Consumidor 377* 28-09-09 08-10-09 25 h PL €21 €42,5 Marketing 14-09-09 18-12-09 175 h €111,5 €223Social). Língua Inglesa - Comunicação Oral e Escrita - II 657* 20-07-09 29-07-09 Impostos Diferidos - Aspectos Contabilísticos e Fiscais 12-09-09 26-09-09 17 S €35 €50 Sistemas Ambientais STC2 05-09-09 17-10-09 50 h €42,5 €85 UNIÃO EUROPEIA GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA Legislação Fiscal - Princípios Básicos 707* 21-07-09 31-07-09 25 h €21 €42,5 Folha dee Cálculo 756* 28-09-09 21-10-09 50 PL €42,5 €85 Gestão Marketing 423* 14-09-09 23-09-09 25 €21 €42,5 Fundo Social Europeu Ministério do Trabalho e Solidariedade Social Método e Técnicas 587* 12-09-09 24-10-09 50 S €42,5 €85 Contabilidade Geralde Análise Económica e Financeira 690* 07-09-09 15-09-09 25 h PL €21 €42,5 TécnicasdodeStress Vendas 4238* 03-09-09 25-09-09 50 hh PL €35 €70 Programação em eLinguagem Avançada (Oracle) 812* 28-09-09 16-10-09 50 PL €62,5 €125 Gestão Gestão de SQL Conflitos 4651* 21-09-09 29-09-09 25 S €21 €42,5

FORMAÇÃO PARA JOVENS ACTIVOS - Formação Contínua Curso Curso

UFCD UFCD

Início Início

Julho

FORMAÇÃO PARA PARA ACTIVOS ACTIVOS -– Formação EFA FORMAÇÃO Contínua FORMAÇÃO PARA Curso ACTIVOS – EFA UFCD Início Curso Curso

UFCD UFCD

Início Início

Julho

FORMAÇÃO PARA PARA ACTIVOS ACTIVOS -- Formação Formação Contínua Contínua FORMAÇÃO FORMAÇÃO PARA Curso ACTIVOS - Formação UFCD Contínua Início Curso

UFCD

Início

Fim Fim

Duração Horário Duração Horário

Inscrição Inscrição

Fim Fim Fim

Duração Duração Horário Horário Duração Horário

Inscrição Inscrição Inscrição

Fim Fim

Duração Horário Duração Horário

Inscrição Inscrição

Julho Outubro Julho

FORMAÇÃO PARA ACTIVOS - Formação Contínua Curso

CURSOS DE FORMAÇÃO

OUTUBRO a DEZEMBRO de 2009

UFCD

Início

Fim

Duração Horário

Inscrição

UFCD

Início

Fim

Duração Horário

Inscrição

Curso

Setembro

FORMAÇÃO PARA ACTIVOS - Formação Contínua Curso

UFCD

Início

Fim

Duração Horário

Inscrição

Curso

UFCD

Início

Fim

Duração Horário

Inscrição

Fim

Duração Horário

Inscrição

Setembro Setembro Dezembro Setembro Novembro

FORMAÇÃO PARA ACTIVOS – EFA

FORMAÇÃO PARA ACTIVOS - Formação Contínua Curso

UFCD

Início

• Nota: datas previstas, sujeitas a confirmação • OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2009

FORMAÇÃO PARA ACTIVOS – EFA


CITE'IN'FORMA Nº41