CITE'IN'FORMA Nº27

Page 4

O CITEFORMA vai promover dois cursos de Educação e Formação de Tipo 6. Ou seja, formações em que os candidatos podem obter uma qualificação de nível III, com equivalência ao 12º ano de escolaridade. “Tal como, para os adultos, o desenvolvimento da rede CRVCC aposta nas formações com dupla certificação, agora assumida como uma prioridade pelo CITEFORMA dando corpo a uma estratégia dos outorgantes, também a Educação Formação se enquadra nos objectivos da iniciativa Novas Oportunidades, que no âmbito do Plano Nacional de Emprego e do Plano Tecnológico constitui uma prioridade essencial da política governamental na área da Educação e da Formação” explica Agostinho Castanheira, Director do CITEFORMA. Os primeiros que o Centro promove nesta modalidade são os cursos de Técnico de Secretariado e de Técnico de Contabilidade.

cursos de Qualificação. Estes cursos preparam os formandos para o exercício de uma profissão e destinam-se a jovens com o 11º ano de um curso do ensino secundário ou equivalente ou frequência do 12º ano sem aproveitamento. “Enquanto em Portugal a média de anos de escolarização da população adulta se situa pouco acima dos oito anos, muitos países da União Europeia ultrapassam a média de doze anos de escolaridade” comenta Agostinho Castanheira, acrescentando que “em 2003, a população da União Europeia com uma qualificação de nível secundário ou mais situava-se na casa dos 80% contra uma percentagem bem inferior a 20% em Portugal. É assim, bem urgente desenvolver políticas de formação e de educação que possam com a maior rapidez possível ultrapassar este gap”.

O CITEFORMA está a estudar a adaptação, a este sistema, de outros

O que são cursos Educação e Formação? Trata-se de uma oferta educativa e formativa, criada ao abrigo do Despacho Conjunto nº453/2004 de 27 de Julho, destinada a jovens entre os 15 e os 25 anos de idade, que se encontrem em risco de abandonar o sistema escolar sem concluir os 12 anos de Escolaridade. Proporciona-lhes uma formação qualificante de nível 1, 2 ou 3 e a titularidade do 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade.

Técnico(a) de Contabilidade Visa-se a formação de profissionais com competências a nível de: • Organizar e planear toda a documentação contabilística da empresa; • Executar todos os trabalhos contabilísticos da empresa, em conformidade com o POC, incluindo abertura e encerramento, quer em livros, quer em suportes informáticos; • Identificar e preencher documentação comercial, bancária, títulos de crédito e efectuar os cálculos necessários • Preparar elementos para a determinação da situação económico-financeira da empresa;

• Contabilizar as operações internas da empresa, a fim de permitir uma análise da exploração e, assim, fornecer bases para a elaboração de orçamentos; • Conhecer e aplicar os impostos do Sistema Fiscal Português

Técnico(a) de Secretariado Visa-se a formação de profissionais com competências a nível de: • Apoiar as chefias, desenvolvendo actividades administrativas operacionais e técnicas nas áreas de relações humanas, comércio, produção e finanças; • Organizar a gestão quotidiana de tempo de trabalho no Gabinete, aprendendo a estabelecer prioridades na execução das tarefas; • Recolher, registar e tratar dados em diferentes processos organizacionais; • Lidar com pessoas e fazê-las colaborar com o desenvolvimento das tarefas; • Delegar com eficiência a sequência das tarefas aos colegas; • Acolher os visitantes como tarefa de atendimento; • Estudar as perspectivas de soluções de problemas decorrentes do quotidiano; • Conceber um plano, um sistema, ou um plano de medidas no âmbito das actividades da competência do gabinete a que esteja afecto; • Elaborar, propor e incrementar mudanças, acções correctivas ou preventivas no seu departamento ou à sua chefia, para o sucesso e boa imagem da empresa.

Espaços de Formação A convite do IEFP, o CITEFORMA apresentou, em Dezembro de 2005, uma proposta para a elaboração de Planos de Espaços de Formação para a área de Ciências Informáticas. Uma equipa técnica constituída por elementos do Departamento de Formação, do Núcleo de Formação Inicial e Coordenadores propõem-se elaborar um documento que defina, com rigor, os requisitos necessários ao funcionamento e implementação de acções de formação da área de Ciências Informáticas. A caracterização desses espaços implica definições relativas a: dimensões, configurações e condições ambientais de conforto, segurança, higiene e saúde, identificação e quantificação de equipamentos e materiais. Ao desenvolver estes

Planos de Espaços de Formação, o IEFP procura garantir: • A harmonização de planos respeitantes aos espaços de formação; • O estabelecimento de padrões de qualidade ao nível dos recursos físicos de suporte às acções de formação profissional; • A prevenção de realização de acções de formação sem condições mínimas de funcionamento; • A promoção da participação de todos os Técnicos de Formação na elaboração e actualização dos referidos planos; • A definição de um referencial para as aquisições de materiais e equipamentos destinados a acções de formação profissional.

04

citeinforma FORMAÇÃO

Formação Profissional Equivalência ao 12º ano


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.