CITE'IN'FORMA Nº17

Page 4

Pelo que nos foi explicado, 80% das pessoas actualmente acede à internet num universo de mais de quatro mil trabalhadores que têm o que é um número extremamente interessante, tendo em conta a caracterização etária dos trabalhadores. As pessoas que trabalham nos grandes centros, todas acedem. Os tais 20% que não acede habitual mente à internet, são pessoas que estão algures num apeadeiro onde não existe o computador ainda. Ficámos ainda a conhecer o plano de formação da empresa, com todos os dados estatísticos envolvidos (número de formações, de pessoas por formação, horas.... tudo isso). Penso que, no geral, a visita estava muito bem organizada. Visita à Siemens Conceição Figueiredo, Formadora Adorei! Enquanto formadora, acho que esta visita foi muito gratificante. Fizeram uma apresentação da Siemens, falaram-nos da organização e do funcionamento interno da empresa. A parte dos processos, a parte do recrutamento, da formação e percebemos que as coisas ali, claramente funcionam: eles dizem e cumprem. Estivemos primeiro numa sala, depois fomos divididos em dois grupos e fomos ver a parte da contabilidade toda. Como é que aquilo se organiza, as facturas, a gestão de clientes. Ficámos fascinados!

TEMA: A Depressão A criatividade como saída saudável para a depressão No âmbito de um seminário promovido pelo curso de Técnico de Secretariado, sobre Fernando Pessoa, Isabela Botelho, psicóloga clinica e formadora no CITEFORMA apresentou uma interessante abordagem sobre o Escritor com o título de "A Criatividade em Fernando Pessoa - Uma saída Clinica". Tal como a própria nos explicou, "este tema faz parte de um trabalho mais alargado, de reflexão conjunta, que tenho vindo a desenvolver com uma colega, Dra. Teresa Morais, no âmbito da nossa intervenção como psicoterapeutas na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves". É um resumo dessa intervenção, preparado pela própria, que aqui apresentamos. Uma reflexão sobre a possibilidade da criatividade poder proporcionar uma saída saudável para a depressão. "Pensar incomoda como andar à chuva Quando o vento cresce e parece que chove mais" in O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro Numa época de incertezas, guerras, transformação económica onde "o futuro se restringe ao projecto do hoje", parece haver uma grande incapacidade para saber o que se sente ou deseja. Os valores e metas que forneciam uma força integradora


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.