Issuu on Google+


CICLO DE CINEMA

Cinema e Literatura 18 > 26 JULHO | DOMINGOS E SEGUNDAS | SEMPRE ÀS 21H 30

Apresentação A história das relações entre a literatura e o cinema tem sido um caso quase tão antigo quanto a própria história das imagens em movimento, um mundo em certas ocasiões povoado de equívocos, noutros momentos marcado por desfechos felizes. Algo que poderíamos ainda descrever, insistindo na metáfora conjugal, por vezes como um amor à primeira vista e noutras alturas como um casamento com resultados desastrosos: e quem nunca comparou as diferenças entre um filme e um livro ou as suas manifestas desigualdades? Talvez por isso, porque a palavra e o texto literário nunca deixaram de ter o poder de suscitar imagens e oferecerem-nos narrativas, a Sétima Arte pela mão dos seus a maiores cineastas foi sempre buscar ao campo da literatura o melhor que esta tinha para oferecer. Razão porque as adaptações literárias continuam a constituir ainda hoje uma das maiores fontes de inspiração do próprio cinema, um manancial de grandes histórias, enredos e personagens, à espera de serem eternizadas na sala de cinema. Mais uma vez em colaboração com a actual edição do Cistermúsica, a rede *aurora apresenta o ciclo “Cinema e Literatura”, uma iniciativa que responde não apenas ao lema do festival, procurando evocar alguns dos melhores episódios de adaptações literárias no universo do cinema ao longo das últimas décadas – onde destacamos as obras de um dos mestres que melhor soube respeitar o espírito do texto literário original: Luchino Visconti com “Morte em Veneza” e “O Leopardo” –, mas que representa ainda uma homenagem ao melhor que o cruzamento entre estas duas artes nos ofereceu. Se escritores como Thomas Mann, Alberto Moravia, Giuseppe Tomasi di Lampedusa ou Henry James deram à literatura algumas das suas maiores obras-primas, a verdade é que Luchino Visconti, Jean-Luc Godard e Agnieszka Holland não deixaram os seus méritos por mãos alheias. David Mariano

1


CICLO DE CINEMA

Cinema e Literatura 18 > 26 JULHO | DOMINGOS E SEGUNDAS | SEMPRE ÀS 21H 30

Objectivos Evocar algumas das melhores adaptações literárias no mundo do cinema e prestar uma homenagem ao melhor que o cruzamento entre a Sétima Arte e a Literatura nos ofereceu é a meta fundamental de “Cinema e Literatura”. Transportar os amantes da Sétima Arte ao universo encantado das imagens e conduzir um cada vez maior número de espectadores ao imaginário único da sala de cinema é o objectivo deste ambicioso projecto. Criar e estimular uma consciência cinéfila é outras das metas “Cinema e Literatura”. Sem moralismos e fora de preconceitos, procuramos desta forma devolver ao cinema o papel que sempre lhe coube desde a génese: o de grande questionador da condição humana. Instituir um contacto directo entre os espectadores e as mais preponderantes visões artísticas da actualidade é a palavra de ordem. Não só: estimular o debate e a reflexão em torno do determinante contributo cultural do cinema para a sociedade e sublinhar a amplitude da sua marca na sociedade humana.

2


CICLO DE CINEMA

Cinema e Literatura 18 > 26 JULHO | DOMINGOS E SEGUNDAS | SEMPRE ÀS 21H 30

Programação O Leopardo TÍTULO ORIGINAL: IL GATTOPARDO DE LUCHINO VISCONTI Em 1860, enquanto Garibaldi inicia o movimento de unificação de Itália, D. Fabrício (Burt Lancaster) é um aristocrata a lutar por manter o anterior modo de vida. Ameaçado pelos ventos da mudança e a ascensão da burguesia, combina então casar o seu sobrinho Tancredi (Alain Delon) com Angélica (Claudia Cardinale), filha de um rico e influente administrador de propriedades.

COM: BURT LANCASTER, ALAIN DELON, CLÁUDIA CARDINALE, PAOLO STOPPA ITA/FRA (1963) l 178’ l COR l M/12

O Desprezo TÍTULO ORIGINAL: LE MÉPRIS DE JEAN-LUC GODARD Um olhar crítico sobre as divergências entre o cinema comercial e a independência artística onde o próprio realizador acabou por personificar o conflito do filme ao deparar-se pela primeira vez com um orçamento vasto e uma actriz no auge da sua carreira: Brigitte Bardot – e que toma como ponto de partida a adaptação da "Odisseia" de Homero, em Capri, sob a direcção de Fritz Lang.

COM: BRIGITTE BARDOT, MICHEL PICCOLI, JACK PALANCE, FRITZ LANG ITA/FRA (1963) l 102’ l COR l M/12 3


CICLO DE CINEMA

Cinema e Literatura 18 > 26 JULHO | DOMINGOS E SEGUNDAS | SEMPRE ÀS 21H 30

Programação Washington Square TÍTULO ORIGINAL: WASHINGTON SQUARE DE AGNIESZKA HOLLAND Nova Iorque, final do séc. XIX. Catherine Sloper (Jennifer Jason Leigh) é uma rapariga rica que não herdou da mãe nenhuma das características que o seu pai (Albert Finney) admirava: é pouco carinhosa e o charme, a elegância, a beleza e a inteligência não a favorecem. Muito tímida, um dia apaixona-se loucamente por Morris Townsend (Ben Chaplin), um rapaz bonito, mas sem dinheiro.

COM: JENNIFER JASON LEIGH, ALBERT FINNEY, MAGGIE SMITH, BEN CHAPLIN EUA (1997) I 115’ I PB I M/12

Morte em Veneza TÍTULO ORIGINAL: MORTE A VENEZIA DE LUCHINO VISCONTI Gustav von Aschenbach (Dirk Bogarde) é um compositor austríaco que viaja até Veneza em busca de repouso, após um período turbulento da sua vida. Aí desenvolve uma paixão obsessiva por um jovem, Tadzio (Björn Andrésen), que encontra em férias com sua família. Enquanto uma epidemia de cólera assola a cidade, Tadzio representa para o artista o mais puro ideal de beleza.

COM: DIRK BOGARDE, BJORN ANDRESEN, SILVANA MANGANO, MARISA BERENSON ITA/FRA (1971) l 130’ l COR l M/12 4


CICLO DE CINEMA

Cinema e Literatura 18 > 26 JULHO | DOMINGOS E SEGUNDAS | SEMPRE ÀS 21H 30

Contactos

A *aurora é uma rede criativa de programação e exibição de cinema que aposta em trazer às salas e aos espaços culturais da região Oeste todas as obras de relevância histórica e artística que muitas vezes temos dificuldade em observar no grande ecrã. A programação e a produção de ciclos de cinema, a promoção da diversidade criativa produzida pela Sétima Arte em todo o mundo, assim como a instituição do debate e da reflexão em torno das imagens, são alguns dos seus principais objectivos. programação: David Mariano morada: apartado 522 2461-901 alcobaça telemóvel: +351 91 844 04 64 e-mail: aurorarede@gmail.com visite-nos em: www.aurorarede.com trailers em: http://www.youtube.com/aurorarede

5


CICLO DE CINEMA

Cinema e Literatura 18 > 26 JULHO | DOMINGOS E SEGUNDAS | SEMPRE ร€S 21H 30

Morada: Rua Afonso de Albuquerque 2469-061 Alcobaรงa telefone: 262 580 890 / 885 / 892 fax: 262 580 891 e-mail: cine.teatro@cm-alcobaca.pt site: www.alcobaca.pt

6


Press-Kit :: Ciclo "Cinema e Literatura"