Page 1

Pasta da websérie Botolovers

“Botolovers” Direção Caroline Fioratti Roteiro Caroline Fioratti e Fábio Redkowicz Produção

Co-Patrocínio


Conceito GERAL Quem disse que um casal é feito de dois? Para Patrick, Naara e João Eugênio, a vida num relacionamento a três é mais que perfeita, ou às vezes, mais que imperfeita. Nessa websérie de humor, conheceremos o dia a dia desses três jovens de 20 e poucos anos que levam a vida como um típico casal que precisa lidar com os obstáculos da rotina e com a individualidade de cada um. Se a vida a dois é complicada, a vida a três é uma confusão. Isso é ser um botolover: livre e preso a vida de uma metrópole, malucamente normal e com toda caretisse da tal existência dita “descolada”, amantes da vida e do boto cor-de-rosa.

2


APRESENTAÇÃO


O

que é ser um Botolover? É ser livre, é ser maluco, é ser normal, é ser careta, é ser descolado, é ser conectado, é ser comunicativo, é ser confuso, é ser desconexo, é ser neurótico, é ser cuca fresca, é ser passional, é ser tudo ao mesmo tempo e sempre um pouco mais.

Os diálogos e situações misturam o comum com o nonsense, criando a comicidade da série. Referências geracionais da cultura pop também contribuem para a criação do humor. Entretando, o principal ingrediente cômico da websérie são as diferenças nas personalidades dos três, levadas ao extremo nas situações constrangedoras em que eles são colocados, situações cotidianas que extrapolam o limite do normal.

Três jovens, Naara, João Eugênio e Patrick formam um “casal” de três. São eles os botolovers, aqueles que carregam o espírito da vida ultra-pós-moderna, com toda sua liberdade e contradição.

Cada episódio, de 5 à 7 minutos, trará uma história com começo, meio e fim, focada em uma situação cotidiana.

Com um relacionamento de dois anos, eles vivenciam a rotina de um casal com todas as alegrias e irritações que ela traz. Apesar de sua “liberdade de espírito”, eles se encontram enfrentando as mesmas dificuldades de qualquer casal num certo estágio do relacionamento. Assim, terão que lidar com elas com a problemática adicional de que são três que precisam se entender.

Nos primeiros três episódios conheceremos cada um dos protagonistas em situações particulares de sua rotina. A relação entre os três jovens e a dinâmica entre eles só será revelada no quarto episódio em diante. Entretanto, os três primeiros episódios trazem elementos em comum que unem e começam a traçar uma possível relação entre os personagens. Nos próximos episódios novas situações serão desenvolvidas direcionando para um pequeno arco no final da temporada, em que Naara decide ir embora, colocando o relacionamento em jogo.

Além de seus problemas de relacionamento amoroso, eles precisam lidar com os desafios e dilemas da sua individualidade. Os três estão tentando descobrir sua vocação na vida, e para isso vão em busca de caminhos muito comuns como terapia, livros de auto-ajuda, profissões alternativas e religiões, mas nada parece funcionar pois não se adaptam a nenhum molde existente.

Cada episódio acontecerá em um único ambiente com poucos elementos enquadrados além dos três personagens. O diálogo é o condutor da dramaturgia e responsável por criar a curva do episódio. Serão diálogos ágeis, em alguns momentos sobrepostos e não politicamente corretos. O sarcasmo e nonsense constroem a linguagem desses personagens. O fluxo de pensamento deles, às vezes confuso e fragmentado, direciona os assuntos.

Patrick insiste em ser ator, mas nunca consegue um trabalho, João Eugênio é operador de telemarketing e não tem a menor ideia do que fazer da vida, já Naara está explorando uma nova carreira como estilista lançando uma marca com o símbolo do boto cor-de-rosa. Cada um busca o seu espaço na cidade de São Paulo, uma cidade de tantas caras, tribos e possibilidades. Uma cidade que permite o sonho e a descoberta.

A experimentação de formato está também em criar uma web dramaturgia focada em uma única cena. Assim, cada episódio será uma espécie de quadro vivo. Todos os ambientes terão uma unidade determinada pelo colorido 4


que será composto pelos elementos no quadro e pelo figurino das personagens. Ser um Botolover é ser vivo, é ter cores. Isso se refletirá em toda a visualidade da websérie. As personagens secundárias são figuras também características de uma grande metrópole, mas apesar de “tipos” comuns, ninguém é “normal”. Cada personagem é único e estilizado. Eles trazem o que existe de estereótipo nessas figuras, mas extrapolam em algo único, ousado. Botolovers é uma websérie de comédia, focada em seus personagens de características únicas e seus diálogos rápidos com humor ousado e afiado. Botolovers é sobre relaciomentos contemporâneos longe de julgamentos e com regras próprias. Botolovers é um estilo de vida, uma vida livre, maluca e colorida.

5


Universo


P

atrick, Naara e João Eugênio são um casal de três. Eles vivem juntos há 2 anos e estão no momento do relacionamento em que a paixão acabou e o que deveria sobrar era o amor. Contudo, parece haver ainda a dúvida se o amor de fato existe.

maturidade que ainda não conquistaram e por isso encontram refúgio no relacionamento. Criam uma espécie de família alternativa, pois se identificam em suas buscas e questionamentos. Assim como a maioria dos habitantes de uma grande metrópole, os três jovens estão na busca pela carreira, pela paz espiritual e pelo amor. Mas como a vida não é nenhum conto de fadas, eles acabam recorrendo ou à terapia ou a livros de auto-ajuda para chegar em possíveis caminhos. Ás vezes, fugir é a única alternativa que encontram, e é isso que ocorre quando Naara inventa que está grávida do boto cor-de-rosa.

Para esses três jovens de vinte e poucos anos, o maior problema para a convivência é o fato de serem muito diferentes o que causa constantes conflitos, geralmente criados em cima de coisas sem importância. Assim, ao longo da série, veremos como esses três namorados lidam com as situações cotidianas: dormir na mesma cama, fazer feira, ir a igreja, trabalhar, matar um inseto, dividir um banheiro, entre outras coisas. Para eles, nada é muito simples, pois em três, o consenso é sempre difícil de se alcançar.

Oprimida pela vida moderna, na qual a velocidade dita as regras, Naara busca refúgio na vida “natural” da Amazônia. Parece que só assim conseguirá organizar o seu caos interno.

No final da temporada, uma bomba atinge o relacionamento. Naara acha que está grávida, entretanto diz que o filho não é de nenhum dos dois namorados, mas sim do boto cor-de-rosa, que conheceu durante uma de suas viagens à Amazônia. Isso faz com que ela vá embora em busca de respostas, deixando os dois sozinhos. Será que o relacionamento sobreviverá a saída de uma integrante? O amor a dois é possível? Será que Naara voltará? São essas as questões que ficarão em aberto para serem resolvidas na próxima temporada da websérie.

É nesse universo que vivem Naara, Patrick e João Eugênio, um universo pós-moderno, onde tudo é veloz, as informações, a comunicação, as ideias. Às vezes eles são atropelados por tudo isso, noutras vezes são eles que atropelam. Por mais que busquem uma alternativa para essa vida agitada e caótica, eles são frutos dessse universo e não conseguem fugir, pois o caos está dentro deles próprios. Naara, Patrick e João Eugênio, com todas as qualidades e defeitos, são a geração “tudo ao mesmo tempo e sempre um pouco mais”.

O enredo base dos episódios e a resolução da temporada são, ao mesmo tempo, uma paródia e reflexão sobre o esvaziamento dos relacionamentos contemporâneos, a complexa busca dos jovens pela individualidade e carreira, e a dificuldade dos mesmos de encarar seus problemas. João Eugênio, Patrick e Naara estão perdidos na grande metrópole de São Paulo nesse início da vida pós-adolescência. É exigido deles uma 7


Personagens


Personagens Principais

Naara, 22 anos

É uma filhinha de papai maluca que faz a linha hippie moderna. Extremamente contraditória, ela tem como ideologia a vida simples e natural, longe da sociedade capitalista, mas sobrevive com os bens materiais que a família lhe proporciona na maior cidade do Brasil, São Paulo.

do relacionamento. Não há muita democracia nesse trio, pois ela mantém os dois em um regime ditatorial, apesar de nunca adimitir uma coisa dessas. Naara tem também uma relação conflituosa com a mãe, fato que se revela em suas sessões de terapia. Aos olhos de Naara, a mãe não passa de uma perua que não aprova o seu modo de vida. Já seu pai, é descrito por ela como um líder indígena, dado que não parece muito confiável. Nunca sabemos até que ponto Naara fala a verdade para sua terapeuta ou inventa fatos para deixar a sua vida mais interessante.

É ligada em esoterismo, interpretação de sonhos e energias da natureza. Faz terapia para tentar resolver seus dilemas existenciais, na maioria das vezes confusos e nonsenses. Naara está em busca da sua vocação. Atualmente sua nova meta de vida é ser uma grande estilista e para isso lança uma marca que tem como símbolo um ser meio homem, meio boto cor-de-rosa.

Com tendência a aumentar e distorcer a realidade, na maioria das vezes, Naara passa a acreditar em suas invenções e exageros, até chegar ao ponto de criar uma gravidez psicológica cujo pai é o boto cor-de-rosa.

Naara vive um relacionamento de casal com Patrick e João Eugênio. Está sempre entrando em choque com os namorados, mas precisa dos dois, pois eles a completam e ajudam a equilibrar o seu jeito hiperativo de ser. Tem por Patrick uma atração mais física

Apesar de toda a neurose, Naara é extremamente cativante. Sua maluquice torna-se seu charme e não há quem não se apaixone por essa garota espuleta que chama a atenção de todos por onde passa.

e por João Eugênio um carinho mais delicado. Controladora, Naara acaba sendo a “cabeça”

9


Patrick, 25 anos

É um aspirante a ator que nunca consegue trabalho. Sempre metido em confusão, Patrick só arranja bicos que acabam se revelando uma furada. Costuma pegar trabalhos como comercial de “mensagens de auto-estima para celular” que só passa de madrugada em canais duvidosos. Ás vezes, Patrick passa semanas sem fazer nenhum bico, apenas sobrevivendo de cachê teste. Segundo Naara, ele “vai de teste em teste e não pega nem gripe”. Porém Patrick não desiste, pois acredita que sua hora de brilhar irá chegar.

Aparentemente insensível, ele tem dificuldades de demonstrar seus sentimentos através de carinho. Sua forma de mostrar que gosta dos companheiros é os provocando como uma criança briguenta. Sua imaturidade fica também clara em seus pertences e modo de se vestir. Costuma usar camisetas de super herois e coleciona gibis e bonecos marvel. Guarda ainda um snoopie de pelúcia que ganhou quando era criança, o que o torna vitima de chacota por parte de João Eugênio e Naara.

Tem um jeito descolado e irritado de ser. Sua irritação é sempre muito cômica, pois o coloca em situações inusitadas e constrangedoras. Ele tem um humor ácido e sarcástico o que acaba provocando os outros dois namorados. Como Naara. Tem também uma personalidade forte o que faz com que os dois vivam discutindo. Às vezes, parece que eles discutem apenas por discutir, porque é no atrito que se entendem.

Nos últimos episódios conheceremos um lado mais sensível de Patrick, quando este se vê diante da possibilidade de perder Naara. Ele terá que se agarrar na relação que tem com João Eugênio para superar essa possível perda. Fica a questão: será que Patrick e João Eugênio conseguirão manter o relacionamento entre os dois sem a Naara?

10


João Eugênio, 23 anos Ele só quer descobrir a razão de sua existência. João Eugênio é um jovem sensível aprisionado em um escritório de telemarketing. Trabalha lá para descolar uma grana, mas dedica sua vida a ler livros de auto-ajuda e procurar em religiões estranhas o sentido para a vida, sempre sem sucesso.

acompanhado de Naara e Patrick, que adoram chamar a atenção. João Eugênio não é neurótico nem histérico como os namorados, mas tem seu lado dramático. Adora “fazer cena”, principalmente nos momentos de tensão. Costuma chorar, fingir falta de ar e até desmaiar para acabar com brigas desconfortáveis. Por isso, às vezes, é chamado de “bundão” por Naara e Patrick.

Logo no início da temporada, ele descobre que o telemarketing pode ser uma importante ferramenta para levar uma palavra amiga. Torna-se então um terapeuta para aqueles que ligam reclamando do sinal de TV a cabo. João Eugênio aproveita para usar todo o conhecimento de metafísica adquirido nos livros e CDs de auto-ajuda e se transforma no atendente mais popular da central.

João Eugênio tem também um lado um tanto infantil, porém muito carinhoso. Ele é o mais afetuoso do relacionamento, trazendo o equilíbrio para os três. Às vezes chega até a ser tratado como um filho por Naara e Patrick. Enquanto Patrick traz o lado sexual para o trio, João Eugênio traz o lado romântico e carinhoso. Apesar dos constantes desentendimentos, tem muito amor tanto por Naara quanto por Patrick e não tem vergonha de adimitir ou demonstrar.

Entretanto, essa popularidade não se estende para todos os aspectos de sua vida. Com um jeito nerd e inseguro, João Eugênio tenta passar desapercebido, mas nunca consegue por ser atrapalhado e por estar sempre

11


Personagens Secundários TERAPEUTA É a terapeuta de Naara e assim como a paciente, também tem seus momentos “sem noção”. De poucas palavras, ela procura seguir o raciocínio da garota para aconselhála. Entretanto, esse não é um trabalho fácil pois ela precisa lidar com as constantes invenções, sonhos desconexos e mudanças de humor de Naara. A forma de falar, o jeito de articular e

o tom de sua fala lembram a apresentadora Marília Gabriela. Assim, a sessão de terapia remete, às vezes, para uma entrevista televisiva. A terapeuta torna-se uma figura importante na vida de Naara e, futuramente, atenderá também Patrick e João Eugênio.

PRODUTOR DE CASTING Com quase 50 anos, o Produtor de Casting, é um homem frustrado com sua profissão, mas procura esconder essa insatisfação por traz de uma máscara de estupidez e ironia. Repete constantemente que tem orgulho de seu ofício, mas na verdade apenas continua trabalhando com casting pelo prazer que sente ao ver jovens atores humilharem-se diante da câmera. Vive a síndrome do “pequeno poder”. Ele sabe que tem algo que todos eles querem. Pelo menos ele faz os atores acreditarem nisso, pois a verdade é que ele não dita nada na

escolha final. Está “treinando” Ronaldo, seu assistente, para seguir o mesmo caminho: acuar jovens atores em testes de trabalhos mal remunerados. Com suas oscilações de humor, o Produtor de Casting desperta em Ronaldo, um sentimento que mistura terror e admiração. Futuramente, o Produtor de Casting voltará a aparecer nos episódios em diferentes trabalhos que Patrick venha a fazer. Ele é o único que consegue “quebrar as pernas” de Patrick, desfazendo a sua pose de “engraçadinho”.

DONA STANISLAVA

ing. João Eugênio a conquista, pois se identifica com os problemas amorosos da senhora. Com a língua afiada, Dona Stanislava é a típica vizinha fofoqueira que não sai muito de casa e gosta de bisbilhotar e falar sobre a vida alheia. O seu “encontro” com João Eugênio marca uma transformação em sua vida, reacendendo o “fogo” em seu matrimônio.

Uma senhora de 68 anos que preenche seus momentos de solidão ligando para centrais de telemarketing. Torna-se amiga de João Eugênio que lhe dá conselhos conjugais e age como um terapeuta para ela. Dona Stanislava está enfrentando um momento difícil com o marido e despeja sua frustração e ira nos “inocentes” atendentes de telemarket-

12


Desenho de Produção da Websérie Descrição das etapas de produção da primeira temporada da websérie Botolovers


CAPTAÇÃO DE RECURSOS E CONSOLIDAÇÃO DE PARCERIAS Duração 4-6 meses Período (previsão) Agosto a Dezembro / 2011 Equipe envolvida Diretora, Produtor Executivo, Assistente de Produção Executiva/Comercial

Descrição: Serão levantados possíveis patrocinadores e parceiros para o desenvovimento da websérie através de análise do perfil das empresas em relação ao conteúdo abordado na série. Serão feitas então visitas para apresentar o projeto para essas empresas, levando como material de apoio um DVD com o piloto e teasers, o one sheet com textos de apresentação do projeto, uma proposta de investimento e outros DVDs com filmes realizados pela Aurora Filmes e pela diretora, Caroline Fioratti. Dentre essas empresas, serão sondados provedores e sites que possam ter o interesse de abrigar e investir no desenvolvimento da série.

PREPARAÇÃO Duração 11 semanas Período (previsão) Janeiro, Fevereiro e Março / 2012 Equipe envolvida Diretora, Produtor Executivo, Assistente de Produção Executiva, Produtor de Locação

Descrição: Após captados os recursos para desenvolvimento da primeira temporada da websérie, será feito uma revisão do orçamento adequando-o às novas condições. É nessa etapa também que será fechada a equipe principal. Daremos prioridade a mesma equipe de produção que realizou o piloto, mas caso não haja disponibilidade dos envolvidos no período de gravações serão sondados outros profissionais. Aqui iniciaremos também a pesquisa de locações.

PRÉ-PRODUÇÃO Duração 4 semanas Período (previsão) Abril / 2012 Equipes envolvidas Direção, Produção Executiva, Direção de Produção, Produção de Locação, Produção de Elenco, Direção de Arte, Produção de Arte e Figurino, Direção de Fotografia, Maquinária e Elétrica, Técnico de Som, Elenco.

Descrição: Nesssa etapa todas as equipes estarão trabalhando paralelamente com supervisão dos respectivos chefes de equipe sob a coordenação da diretora. Durante um mês será feita toda a pré-produção para gravação dos 6 episódios que fazem parte da primeira temporada. Para ganhar tempo e economizar com deslocamentos a produção tentará fechar uma única locação – uma grande casa ou estúdio – onde seja possível montar todos os ambientes para as cenas internas. A equipe de arte fechará a concepção para cada ambiente, seguindo o conceito já explorado e testado no piloto. Terá início então a pesquisa e produção de objetos e figurino. Diretora e diretor de fotografia estudarão a decupagem e visitarão as possíveis locações para determinar as necessidades de equipamento de iluminação. A websérie continuará 14


sendo gravada em FULL HD com a câmera Canon 5D Mark II. Os atores principais continuarão sendo os mesmos do piloto e os atores coadjuvantes – já pré-determinados – serão novamente consultados visando a disponibilidade na época da gravação. Durante as quatro semanas de pré-produção acontecerão ensaios três vezes por semana. A diretora conduzirá os ensaios com intensão de testar a funcionalidade dos diálogos e ações e receber contribuições do elenco que possam ser incorporados ao roteiro. Esse será um momento de troca criativa na qual outros membros da equipe serão convidados a participar para que a ação dos personagens inspire seu trabalho.

GRAVAÇÃO Duração 6 diárias Período (previsão) Maio / 2012 Equipes envolvidas Direção, Produção Executiva, Direção de Produção, Produção de Locação, Produção de Elenco, Direção de Arte, Produção de Arte e Figurino, Direção de Fotografia, Maquinária e Elétrica, Técnico de Som, Elenco.

Descrição: Cada websódio se passa em um único ambiente, dessa forma será utilizado um diária para gravação de cada websódio. A equipe de arte entrará quatro dias antes na locação ou no estúdio para montar e dressar os ambientes, deixando-os prontos para a gravação. Da mesma maneira, a equipe de fotografia fará um pré-light, deixando os equipamentos já montados em cada ambiente, conforme o planejamento da ordem de gravação dos mesmos. Assim, no próprio dia de gravação, só restarão alguns ajustes a fazer, trazendo agilidade para as equipes e mais rapidez na gravação. A estratégia da produção é que todos os ambientes sejam feitos em uma única locação cujos diferentes espaços permitam a caracterização de todas as cenas internas presentes nos roteiros. Tratando-se de internas, a equipe de fotografia terá um ambiente controlado de trabalho. Com mapa de luz e estudo de locação feitos pelo diretor de fotografia com o chefe de elétrica, a iluminação de cada ambiente poderá ser feita na própria diária de gravação. A base de produção para as diárias de gravação será montada na própria locação, ou muito próximo a ela, na qual será possível servir as refeições para a equipe e guardar os equipamentos.

15


PÓS-PRODUÇÃO Duração 12 semanas Período (previsão) Maio a Julho / 2012 Equipe envolvida Diretora, Produtor Executivo, Montador, Colorista, Diretor de Fotografia, Editor de Som e Mixagem, Trilheiro.

Descrição: Esta etapa da produção começará com a montagem dos websódios. Conforme os cortes forem sendo aprovados, serão encaminhados para a edição de som e mixagem, que será feita paralelamente à correção de cor. A música original da série permanecerá a mesma do episódio piloto, mas novas trilhas incidentais serão compostas. Será feita também uma pesquisa visando selecionar algumas músicas adaptadas para compor os websódios. Para isso entraremos em contato com bandas independentes que tocam no circuito da noite paulistana. Nessa etapa será desenvolvido o site da websérie – no caso desta não ser abrigada por algum outro site maior.

LANÇAMENTO Duração 2 meses Período (previsão) Agosto e Setembro / 2012 Equipe envolvida Diretora, Produtor Executivo

Descrição: O lançamento da primeira temporada do Botolovers será feita ou através de um site que abrigue a websérie, ou em site próprio com manutenção vinda de recursos de um patrocinador. Antes do lançamento dos 6 websódios, serão lançados teasears de vídeo com a questão “O que é ser um Botolover?” nas redes sociais para instigar a curiosidade sobre a série. Após duas semanas de circulação dos teasers, será lançado o primeiro websódio. A cada semana um novo websódio será carregado no site com making of e outros subprodutos. Todo o lançamento será feito estimulando a troca através das redes sociais. A websérie terá um perfil no Twitter e uma página no facebook nos quais serão postados frases engraçadas dos personagens e enquetes. Haverá também um blogue que será constantemente alimentado pelos atores e roteiristas para que sempre haja conteúdo novo disponível.

PRÓXIMOS PASSOS Enquanto a primeira temporada estiver sendo lançada na internet, a equipe de produção comercial já estará tentando renovar os contratos para um próxima temporada. O roteiristas já estarão também trabalhando nas sinopses e roteiros da segunda temporada, que será criada a partir da troca com o público. Através de comentários e sugestões no próprio site, os espectadores poderão ajudar a traçar os destinos dos personagens. 16


Cronograma


Cronograma de produção da primeira temporada da série ano

Mês

Agosto

2011

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Janeiro

Fevereiro

Março

2012

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

semana S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4

Captação de recursos e consolidação de parcerias

Preparação

Pré-produção

Gravação

Pós-produção

Lançamento

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

1 2 3 4 *

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 * * * * * * *

Botolovers  

Folder de projeto para a websérie "Botolovers", de Carol Fioratti.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you