Programa Quebra Nozes 2021 16-11-21 ALTA

Page 1

secretaria especial da cultura, ministério do turismo e santander apresentam

direção artística hulda bittencourt (in memoriam) e dany bittencourt em

O Quebra-Nozes música de tchaikovsky


Há 38 anos, a Cisne Negro Cia. de Dança apresenta o Quebra-Nozes, um dos principais ballets do repertório clássico. O espetáculo, exibido todos esses anos, sem interrupção, já virou uma tradição do Natal em São Paulo. Porém, este será um Quebra-Nozes muito especial. Será a primeira exibição sem a presença de nossa fundadora e diretora artística, Hulda Bittencourt, que nos deixou em novembro. Não poderia haver jeito melhor de expressar nossa gratidão, nosso reconhecimento e amor a um dos maiores nomes da dança em nosso país, do que apresentando o espetáculo que ela mais amava e ao qual mais se dedicava. Cai o pano, uma lágrima de saudades. Mas o espetáculo tem que continuar. Sobe o pano. Eis nossa homenagem em forma de dança, sob a divina música de Tchaikovsky. Hoje, o sonho de Clara, recheado de fadas, soldados, ratos, flocos de neve e brinquedos de madeira, será também a realização do sonho de nossa Hulda Bittencourt. Senhoras e senhores. A Cisne Negro Cia de Dança orgulhosamente. Saudosamente. Emocionadamente. Inspiradamente. Respeitosamente. Agradecidamente apresenta: O Quebra Nozes A Família Cisne Negro deseja a todos, um Feliz Natal! cássio zanatta




O Quebra-Nozes 38ª edição

música de tchaikovsky direção artística

hulda bittencourt (in memoriam)

e dany bittencourt

O tradicional ballet natalino O Quebra-Nozes, neste ano completa com louvor sua 38ª edição e conta a fantástica história de Clara e seu precioso boneco Quebra-Nozes, presente de seu padrinho Drosselmeyer, e sua viagem encantada através do Reino das Neves até o Reino dos Doces, onde encontra a Fada Açucarada, depois de enfrentar, ao lado de seu Quebra-Nozes e seus soldados, a cruel batalha contra o Rei dos Ratos e seu exército. Esta produção, que já ultrapassou a marca de aproximadamente 850 apresentações e mais de 1 milhão de espectadores tem este ano os seguintes destaques: Participação Especial: Ana Botafogo, uma das mais importantes personalidades da dança brasileira, como Sra. Stahlbaun, mãe de Clara. Solistas Convidados: Os 1os Bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Márcia Jaqueline e Cícero Gomes. Contaremos ainda com a participação especial do ator Felipe Carvalhido, interpretando Drosselmeyer e o Picadeiro Circo Escola, nos efeitos especiais. Tradicional na cidade de São Paulo, o espetáculo recebeu o prêmio Governador do Estado como Melhor Espetáculo de Dança - preferência popular. O Quebra-Nozes, com direção artística de Hulda Bittencourt (in memoriam) e Dany Bittencourt, conta com a colaboração de ensaiadores de expressão na área da dança, como a maitre e bailarina internacional Daniela Severian e a ensaiadora e assistente de direção da Cisne Negro Cia de Dança, Patrícia Alquezar. Esta 38ª edição é especial, pois mergulhados na saudade, encenaremos além do sonho de Clara, O SONHO DE HULDA, que será eterno entre nós!! Não podemos também de deixar de registrar neste momento todo o nosso carinho e gratidão à Anarita Grigório do Nascimento, por toda dedicação, cuidados e amor por 23 anos a nossa amada HULDA, que carinhosamente a chamava de “minha Mary Poppins”.

dany bittencourt

São Paulo, novembro de 2021


O Quebra-Nozes a história

I Ato É noite de Natal. Os pais de Clara e Fritz recebem amigos e filhos para celebrarem juntos. Há dança, brindes e alegria. Surge então um convidado misterioso: Drosselmeyer, um tio com poderes de magia: faz bonecos ganharem vida, truques e distribui presentes, incluindo um especial para Clara: um boneco Quebra-Nozes de madeira. Chega a hora dos convidados partirem. A família se recolhe, mas Clara reaparece para pôr seu Quebra-Nozes para dormir. Num truque de mágica, o tio faz Clara adormecer e mergulhar nos seus sonhos. Clara sonha com ratos gigantes que a capturam, sob o comando do Rei dos Ratos. A farra deles só acaba quando o Quebra-Nozes vira um Príncipe e convoca um exército de Soldados. A luta termina na morte do Rei dos Ratos e do Príncipe Quebra-Nozes. Drosselmeyer então faz o boneco reviver e virar um Príncipe de verdade. Ele leva Clara para conhecer seu Reino. A Rainha das Neves e os Anjos os conduzem no sonho.

II Ato Clara e o Príncipe Quebra-Nozes chegam ao Reino dos Doces. Cada habitante se apresenta para dar as boas-vindas: os alegres Cozinheiros, Espanhóis representando o chocolate; Chineses que representam o chá; Russos, a bengala doce; Flautas, o marzipã e Árabes, o café. Flores valsam e o casal é apresentado à Fada Açucarada e ao Príncipe. Clara está literalmente encantada. É quando Drosselmeyer a desperta do encanto e a menina volta à sala de casa junto com seu agora inseparável Quebra-Nozes.



A CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA, sob a Direção Artística de Hulda Bittencourt (in memoriam) e Dany Bittencourt é considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, sucesso de crítica e de público, com 44 anos de existência olhando para o futuro, utilizando a ARTE como INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO e pleno exercício da cidadania. Seus trabalhos já foram apresentados nas principais cidades do Brasil e, na África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Moçambique, Paraguai, Tailândia, Uruguai, China e Romênia, onde o grupo exibiu-se como um modelo de trabalho dentro da dança brasileira, um trabalho construído com profissionalismo e paixão. Consciente de sua responsabilidade social, tem participado de inúmeros projetos sociais de arte-educação ao longo de sua trajetória. Realizou por três anos consecutivos o projeto Dança nos Hospitais, espetáculos gratuitos em saguões de hospitais, com trechos do ballet O Quebra-Nozes para pacientes, equipe médica e equipe de apoio, humanizando o ambiente hospitalar, com arte, cultura e beleza, com importantes resultados de sensibilização e esperança. Em 2021 iniciou, o projeto social Núcleo de Dança Cisne Negro, nas dependências do Instituto Dom Bosco, no Bom Retiro, com aulas gratuitas de ballet clássico, pelo método da Royal Academy of Dance para 60 crianças, com a possibilidade de abertura de novos Núcleos futuramente.

dany bittencourt Diretora, coreógrafa e professora, licenciada pelo Royal Academy of Dance de Londres-RAD, Coreógrafa, Diretora Artística e de Ensaios da Cisne Negro Cia. de Dança e Docente do Estúdio de Ballet Cisne Negro. Atuou por mais de 20 anos como bailarina da CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA, apresentando-se por todo o Brasil e exterior, trabalhando ao lado de renomados professores e coreógrafos nacionais e internacionais. Como coreógrafa assina obras do repertório da Companhia como: H.U.L.D.A. (2017, em parceria com Rui Moreira e direção teatral de Jorge Takla), Enigmas (2017), Baobá (2010, com direção geral de José Possi Neto), ABACADÁ (2009), Forrolins (2009), Atmosferas (2006), A Viagem de Quixote (2005), Anéis (2003), Em Caso de...(2001), Vem Dançar (2000). Foi coreógrafa convidada do Ballet Nacional do Chile, Balé da Cidade de Taubaté, Óperas Don Giovanni e La Traviata e em 2016 e 2018 coreografou para a turné brasileira do tenor Andrea Bocelli. Dirige também o tradicional ballet O Quebra-Nozes, este ano em sua 38ª edição. Foi jurada do Festival de Joinville 2019 e participou como Curadora na edição de 2021.



participação especial

ana botafogo


Ana Maria Botafogo Fonseca Marcozzi, Ana Botafogo, é Primeira Bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nasceu no Rio de Janeiro, onde começou desde criança seus estudos de balé. Iniciou sua carreira profissional na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de Festivais em Lausanne, Veneza, Havana e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil em Madri. Foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra e da Associação de Ballet do RJ. Em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como Primeira Bailarina cargo em que permanece até hoje. Exerceu ainda o cargo de diretora artística do Ballet do Theatro Municipal durante os anos de 2015 a 2018. Entre seus muitos títulos, destacam-se o de Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Chevalier dans L’Ordre des Arts et des Lettres (Ministério da Cultura da França), o Troféu Mambembe-1998, a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura-Brasil) na classe de “Comendador” e a Medalha Pedro Ernesto. Como artista convidada dançou com importantes companhias tais como: Saddler’s Wells Royal Ballet; Ballet Nacional de Cuba, Ballet da Ópera de Roma, Ballet de Santiago, Ballet Municipal de Assúncion entre outras. Apresentou-se em quase todo o Brasil em produções próprias ou com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também convidada por outras importantes Companhias. Levou também para diversas capitais brasileiras os espetáculos Ana Botafogo In Concert, Três Momentos do Amor, Suíte Floral, e Isto é Brasil. Em 2011 comemorou seus 35 anos de carreira com o espetáculo Marguerite e Armand no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ana Botafogo ao longo de sua carreira apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras, incluindo DF, em 23 estados. Nos palcos brasileiros e internacionais dançou os grandes papéis de mais de 30 repertórios clássicos do ballet mundial. Apresentou-se ainda em vários países da Europa, Ásia e Américas do Norte, Central e do Sul. No exterior fez apresentações em 33 cidades de 12 países tendo dançado com mais de 110 partners, brasileiros e estrangeiros, dentre os mais importantes nomes do cenário mundial, durante toda sua trajetória como bailarina. Além de sua dança, ministra também, palestras e workshops com o intuito de estimular e levar aos jovens bailarinos os encantos dessa arte e profissão.


solista convidada

márcia jaqueline

1ª bailarina do theatro municipal do rio de janeiro

Iniciou seus estudos de ballet clássico na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Sua dedicação, trabalho e possibilidades técnicas e artísticas permitiram que se formasse aos 14 anos de idade. Muito jovem para ser contratada pelo corpo de baile do Theatro Municipal, ingressou primeiramente como estagiária a convite do então diretor Jean-Yves Lormeau, sendo contratada dois anos depois. Como bailarina profissional sempre se destacou por sua técnica e plasticidade. Em 2007, foi promovida à Primeira Bailarina, passando a dançar os papéis principais em todos os espetáculos apresentados pela companhia, interpretando as mais importantes obras de repertório do ballet clássico. Ao longo de sua carreira, teve a honra de estudar e trabalhar com grandes personalidades da dança nacional e internacional como: Márcia Haydée, Richard Cragun, Natalia Makarova, Peter Wright, Vladimir Vassiliev, Elisabeth Platel, Jean-Yves Lormeau, Eugenia Feodorova, Tatiana Leskova, Bertha Rosanova, Dalal Achcar, Glen Tetley, Luigi Bonino, Desmond Kelly, Ana Botafogo, Cecília Kerche, Aurea Hammerli, entre diversos outros. Participou como bailarina convidada inúmeras e importantes Companhias brasileiras e internacionais. Em 2014 foi agraciada com o Título “Embaixadores do Rio” concedido pela Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro, pelo reconhecimento de sua importância na difusão cultural. De 2017 à 2020 Márcia dançou como primeira bailarina no Ballet de Salzburg a convite do atual diretor Reginaldo Oliveira. Nesse período, interpretou os personagens principais criados especialmente para ela nos ballets Medea, Othello, Romeu e Julieta e Cinderela. Durante sua permanência na Europa, dançou como convidada em galas de ballet em Bruxelas, Luxemburgo, Odessa, Creta, Amsterdam, Luxemburgo, Arles e Paris. Desde janeiro de 2019 Márcia faz parte do seleto grupo de Embaixadores da famosa marca russa de sapatilhas Grishko.


solista convidado

solista convidado

cícero gomes

felipe carvalhido

É formado na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, tendo estudado também na Escola de Dança da Opera de Vienna (Austria) e Elmhurst School for Dance (Inglaterra).

Batizado no meio artístico por Bibi Ferreira, possui formação pela UniverCidade (RJ) e Tablado, escola de Maria Clara Machado. Entre seus trabalhos destacam-se: Scar em “O Rei Leão” (T4F), Capitão Gancho em “Peter Pan” (T4F), Jaffar em “Alladin” (Chain Produções), Hedwig em “Hedwig e o Centímetro Enfurecido” (OZ Produções ), “Dobitch” (substituto) em “Se Meu Apartamento Falasse” (Charles & Botelho Produções), Tio Drosselmeyer há 14 anos em “O Quebra-Nozes” (Cisne Negro Cia. de Dança)

1ª bailarino do theatro municipal do rio de janeiro, embaixador do rio de janeiro, bailarino só dança

Foi bailarino da Cia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro por 5 anos até ingressar no Ballet do Theatro Municipal em 2007 já como Solista, estreando 2008 seu primeiro protagonista. Trabalhou com célebres maitres e coreógrafos mundiais, tais como, Sérgio Lobato, Dalal Achcar, Maria Luísa Noronha, Mariza Estrella, Luigi Bonino, Marco Pierin, Boris Storjokov, Tatiana Leskova, Luís Ortigoza, Márcia Haydee, David Parsons, Cirryl Atanasof, Rose Muñoz, entre muitos outros. Em seu repertório estão obras consagradas de John Cranko, Roland Petit, Fokine, Nijinsky, Uwe Scholz, Marcia Haydee, Enrique Martinez, Vicente Nebrada, além de todo repertório clássico.

ator, participação especial como “drosselmeyer”


O Quebra-Nozes cisne negro cia. de dança ficha técnica

Música tchaikovsky Direção Artística hulda bittencourt (in memoriam)

Violinista fernando lucas – Professor felipe secamilli – Maestros amélia cruz e carlos

Direção de Ensaios / Coordenação Coreográfica

Efeitos especiais aéreos picadeiro circo-escola Elenco da cisne negro cia. de dança Tributo ao Chocolate – Coreografia andrea guelpa Ensaiadores do Estúdio de Ballet Cisne Negro

/ dany bittencourt dany bittencourt

Ensaiadora da Cisne Negro Cia. de Dança

patrícia alquezar

Ensaiadora Convidada daniela severian (maitre e ex-bailarina internacional) Participação Especial ana botafogo, como Sra. Stahllbaun, mãe de Clara Solistas convidados 1os Bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro márcia jaqueline e cícero gomes Ator Convidado felipe carvalhido, como Drosselmeyer Elenco Protagonista afonso monteiro, andré

santana, anne jullieth, beatriz galli, carlos nunes, cesar cirqueira, diego azevedo, fernando souza, gabriela evangelista, giovanna fioravanti, gustavo ambrósio, gustavo lopes, isabelle dantas, israel ayala, julia poletto, julia snidei, leonardo branco, luiza ginez, marcelo germano, maria zanatta, mayara veronezi, mike fidelles, sofia figueiredo, vitor bertola e willian gásparo

alberto souza

beatriz bailão molinari, carla cesnik, denise siqueira, gláucia coelho, geni horta Pianistas maria inês vasconcellos e nilza fernandes Cenários dorival chiavenatto / heron medeiros, pedro pinotti, jorge e denis produção cenográfica, xoxu e alexandre ferraz Cenários Montagem e Operação Responsável luis henrique santos reis – Equipe adejanilson sobrinho, josé alves, luca fleury, luis fernando grigório de souza, rogério almeida, willians santos, zé da hora Figurinos fábio namatame – camarim artigos para dança – giselle bittencourt Concepção george monteiro – dtonetti Atelieles elson leite e márcio peres


Boutique Cisne Negro marinalva teixeira barros e

rafaella bittencourt turzi

Maquiagem e Visagismo Especial equipe jacques janine – Direção chloé gaya Decoração cênica – Responsáveis geni horta

ferreira, denise siqueira Adereços fábio brando Adereços de cabeça eliana sales Criação e Operação de Luz marina stoll Programação de Luz cristiano pedott Operador de Som / Responsável Técnico

eduardo ferreira paes jr. Projeto gráfico paulo humberto l. de almeida Fotógrafos mauro turzi, reginaldo azevedo, tainâ sousa costa, tomas kolisch jr. Coordenação de Figurinos

anarita grigório do nascimento Costureiras – Camarim Artigos para Dança

clarice alião, maria alves alião, maria da soledade a. do nascimento Portaria e Apoio Cargas antonio do nascimento Controller ivana dos santos

Assessoria Executiva e Projetos Culturais

maria aparecida fiorentin Produção raquel murano Assistente de Produção babi muller Assessoria de Imprensa luar conteúdo – vanessa luckaschek Assessoria Internacional e Novos Negócios

maria fernanda sáfadi

Assessoria Cultural Internacional

fernando bittencourt hersan Diretoria da Cisne Negro Cia. de Dança

maria luiza crivelaro, jorge luiz leal Diretoras do Estúdio de Ballet Cisne Negro

giselle bittencourt e dany bittencourt Coordenadora do Estúdio de Ballet Cisne Negro

luciana vigneron Fisioterapeuta dr. leandro fukusawa Médicos dr. afonso pereira, dr. joão buarque de hollanda, dr. marcos giansante


O Quebra-Nozes elenco 2021

i ato Clara – mayara veronezi ou gabriela evangelista

Rei Rato – andré santana

Quebra-Nozes – leonardo branco ou diego azevedo

Ratos – afonso monteiro, carlos nunes, fernando souza, gustavo ambrósio, gustavo lopes, israel ayala, marcelo germano, mike fidelles, vitor bertola e willian gasparo

Mãe – ana botafogo Pai – cesar cirqueira Fritz – diego azevedo ou fernando souza Drosselmeyer – felipe carvalhido Amigos de Clara e Fritz – anne jullieth, fernando souza, gabriela evangelista, gustavo ambrósio, gustavo lopes, israel ayala, júlia fonseca e luiza ginez Criadas – camila junqueira, carolina rojo, maria luiza miessa, júlia fonseca e sofia figueiredo Arlequim – willian gasparo ou israel ayala Colombina – luiza ginez ou gabriela evangelista Colombina Tecido – denise siqueira Mouros – andré santana e marcelo germano Minueto – afonso monteiro, beatriz galli, carlos nunes, giovanna fioravanti, gustavo lopes, isabelle dantas, israel ayala, julia poletto, julia snidei, marcelo germano, maria zanatta, mike fidelles e vitor bertola Crianças do Prólogo – ami kano linsker, antonia manso leon, apolo moura marques, arthur habert, estela santisteban bologna, fábio marinho, francisco varanda de mattos, helena de campos machado borsato, lara sallum hallak, mariana richinho de carvalho rocha, valentina unruh monicci e pedro pardo silveira Violinista – fernando lucas

Ratos Rapel – cesar cirqueira e denise siqueira Soldado – alice batista silva, ana barbosa barros, ana clara robortella grzywacz, ana laura bucker garcia gomes, ana luisa veiga, bruna carfi cavalcanti, camila aroulho bucoff, fernanda anselmi pais, helena corrêa biondo, isabela silva bloisi, isabella g. naumes, lara pereira de souza, maria fernanda scorza ziccardi, rebecca fonseca tomasoni, sofia cunha, sophia calovini lenzi e tulio souza Rainha das Neves – márcia jaqueline Príncipe das Neves – cícero gomes Solista de Flocos – luiza ginez ou isabelle dantas Flocos – anne jullieth, beatriz galli, camila junqueira, carolina rojo, gabriela evangelista, giovanna fioravanti, isabelle dantas, julia fonseca, julia poletto, julia snidei, luiza ginez, maria luiza miessa, maria zanatta e sofia figueiredo Anjos – beatriz de pinho castanheira, giovanna lopes santos, giovanna serrentino cassinelli, isabela telles sallas, isabella kuntz signorini, julia cardoso galvão, julia p. c. f. frança, luiza tasca preti, naomi gibin tamura e sofia rocha garcia peixoto ferreira Anjo Voador – denise siqueira ou helena de campos machado borsato


ii ato Abertura – beatriz galli, maria zanatta, julia fonseca e sofia figueiredo

Fada Açucarada – márcia jaqueline

Cozinheiros – afonso monteiro, anne jullieth, carlos nunes, diego azevedo, fernando souza, gustavo ambrósio, gustavo lopes, mike fidelles e luiza ginez

Valsa Final – todos

Solista de Espanhol – andré santana Espanhol – andré santana, beatriz galli, césar cirqueira, marcelo germano, maria zanatta, isabelle dantas e julia poletto Chinês – anne jullieth, diego azevedo, gabriela evangelista, gustavo lopes, israel ayala, júlia fonseca, luiza ginez e willian gasparo Solista de Russo – diego azevedo ou carlos nunes Russo – afonso monteiro, carlos nunes, fernando souza, gustavo ambrósio, gustavo lopes, israel ayala e mike fidelles Solista de Flauta – gabriela evangelista ou luiza ginez Flauta – giovanna fioravanti, julia snidei e sofia figueiredo Árabe – afonso monteiro, andré santana, beatriz galli, césar cirqueira, gabriela evangelista e isabelle dantas Valsa das Flores – afonso monteiro, anne jullieth, beatriz galli, carlos nunes, fernando souza, gabriela evangelista, gustavo ambrósio, gustavo lopes, israel ayala, júlia fonseca, júlia poletto, júlia snidei, luiza ginez, marcelo germano, maria zanatta, mike fidelles, sofia figueiredo e willian gasparo

Príncipe – cícero gomes Elenco Protagonista – afonso monteiro, andré santana, anne jullieth, beatriz galli, carlos nunes, cesar cirqueira, diego azevedo, fernando souza, gabriela evangelista, giovanna fioravanti, gustavo ambrósio, gustavo lopes, isabelle dantas, israel ayala, julia poletto, julia snidei, leonardo branco, luiza ginez, marcelo germano, maria zanatta, mayara veronezi, mike fidelles, sofia figueiredo, vitor bertola e willian gásparo


teatro santander ficha técnica Gerente Geral

marcelo demétrius

Equipe de Produção

Coordenador de Operações

ellen queiroz, marcos rogério avelino, marcos santos

Coordenador de Infraestrutura

Equipe Técnica

rodolfo costa

Supervisor Receptivo

gerson dos santos, rutilio gomes, thiago panfieti

Supervisor Técnico de Infra

Equipe Manutenção

alessandro mariano luciana viana

nathaly kethenny barros Supervisor Limpeza e Conservação

jaciara souza dos santos Supervisor Técnico de Palco

alberto dos santos Executiva de Vendas

andrea barleta, mariana borges

Assistente de Marketing

camilla oliveira

edgar pereira, jonathan rosa, luan moura Administrativo

giovanna dos anjos, luana santos, sueli pereira Assessoria de Imprensa

marra comunicações – paulo marra e vinicius oliveira patrocínio

apoio

local

realização


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.