Issuu on Google+

04 a13 Outubro de 2013 Parque de Exposições de Salvador

Realização:


O Festival Criado em 2000, e realizado anualmente pela ABCCPE - Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos de Passeio e Esporte - e pela Secretaria de Agricultura, o Festival do Cavalo conta com ampla cobertura da imprensa escrita e televisionada e recebe um público estimado em 20000 pessoas que desfrutam dos 200.000 m2 de área do Parque de Exposições de Salvador. Com diversas atrações como o Circuito Baiano de Cavalgada, Hipismo, Provas de Team Penning, Argolinha, Apartação, Tambor e Baliza, Campeonato Baiano de Marcha do Cavalo de Passeio, Equoterapia, Equitakids, 5ª Expopampa o Festival é parada obrigatória para os amantes do cavalo. O festival é o ponto de encontro para criadores, cavaleiros, amazonas e aficxionadospor cavalos, mas também uma excelente oportunidade de diversão para toda a família. Reunindo pessoas em busca de esporte, shows, entretenimento e negócios,o evento também proporciona espaço para stands, artesanato, lazer e cultura.


Atividades


5ª Expopampa Especializada da Raça

Mais uma exposição especializada da raça de cavalos de sela mais crescente no Brasil, onde a pelagem composta sempre de duas cores caracteriza sua identidade única, lembrando os cavalos dos índios dos filmes de faroeste americano. A exposição contempla julgamentos de morfologia e as cinco classes de andamento: Marcha Picada, Marcha Batida, Marcha de Centro, Marcha Trotada e Trote, mostrando a democracia desta grande raça. No dia 10 de outubro às 20h haverá um coquetel de apresentação dos animais que irão participar do 11º Leilão de Cavalos Pampa no dia 11 de outubro às 20h. Este evento fomenta o mercado equino grande gerador de emprego e renda no estado e no país.


Cavalgada Andar a Cavalo sempre foi uma atividade salutar. Através dos séculos o homem desenvolveu com este animal uma parceria das mais produtivas e gratificantes. A cavalgada é o esporte lazer mais crescente no estado, o contato com a natureza proporciona o sentimento de liberdade e prazer. A cavalgada sairá do Jardim de Alah com destino ao Parque de Exposições, a participação de mais de 600 cavaleiros e amazonas é o ponto alto do evento, chamando atenção de todos pela orla de Salvador.


Equoterapia O que é Equoterapia? É um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou com necessidades especiais. A Equoterapia vem proporcionando excelentes resultados no que diz respeito a apredizagem, memorização, concentração, cooperação, socialização, organização do esquema corporal, aquisição das estruturas têmporo-espaciais, além de estimular o equilíbrio e regular o tônus muscular.


Equitakids O presente trabalho foi desenvolvido pela pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clinica de Inspiração Psicanalítica, Drª Niraildes Ferreira Souza Lima, com o objetivo principal de ampliar os benefícios de equitação na perspectiva de abranger aprendizagens de ordem pedagógica, bem como desenvolver mecanismos capazes de solucionar/minimizar questões de ordem psicopedagógica tão presentes na atualidade em crianças e adolescentes. Através da utilização do cavalo, de um espaço adequado, nos quais se encontram presentes jogos pedagógicos, estímulos visuais, criatividade e acompanhamento psicopedagógico, torna-se possível explorar habilidades e competências tão necessárias para a aprendizagem dos conteúdos escolares.


Cursos A ABCCPE, sempre buscando oferecer e capacitar os associados e seus profissionais, disponibiliza durante o Festival do Cavalo os seguintes cursos: • Nutrição e Manejo Equino • Doma e Adestramento • Apresentação em Pista (puxados e montados) • Casqueamento e Ferrageamento • Embocadura e Rédeas • Montaria • Doenças Equinas e Odontologia • Primeiros Socorros


Provas


Hipismo Esporte olímpico do mais alto nível, onde o conjunto chama atenção por tamanha beleza. O Festival do Cavalo será sede da 6ª etapa do ranking da Federação Hípica da Bahia.


Argolinha Prova com cavalos que inclui habilidade, velocidade e destreza. A prova de argolinha consiste em uma competição onde uma argola é presa em uma trave e os participantes, a cavalo, tem três chances para conseguir retirá-la usando uma pequena lança. Vence aquele que conseguir pegá-la mais vezes. Se houver empate entre os participantes, correm novamente até que um vença.


Apartação O animal de apartação é muito útil em um rancho ou fazenda, pois no trabalho diário se faz necessário à execução de tarefas como manejo de gado. Um exemplo é apartar do rebanho um animal que está doente para ser tratado, medicado, ou para outra finalidade. Entretanto dentro de uma competição de apartação, animal e cavaleiro torna-se um só. Devem se mover calmamente para dentro do rebanho, apartar uma rês e dirigi-la ao centro da arena e mantê-la afastada do rebanho. O cavaleiro ou amazona de apartação deve combinar seus movimentos com o movimento da rês, antecipando todas as suas manobras. O juiz atribui nota ao animal pela sua habilidade de impedir a rês de retornar ao rebanho, «COWSENSE» senso de gado, coragem e atenção, no tempo de 2 minutos e meio. A nota varia de 60 a 80 pontos, e o competidor inicia com 70pontos.


CBMCP Campeonato Baiano de Marcha do Cavalo de Passeio

Por todo o Brasil acontecem Concursos de Marcha para equinos ao longo do ano. São competições já consagradas e inseridas em nossa cultura rural. Certamente, é a atividade equestre mais praticada no país. Em um Concurso de Marcha, o juiz avalia os concorrentes em categorias separadas, para animais das raças Mangalarga Marchador, Mangalarga, Pampa, Piquira, Campolina e mestiços, além da tradicional Prova de Marcha dos Muares. Entretanto, na Bahia, Estado que aloja uma das maiores populações de equídeos do país, onde acontece anualmente o Campeonato Baiano de Marcha do Cavalo de Passeio com uma tradição de 30 anos, os concursos são divididos em: Marcha Picada, Marcha Batida, Marcha Trotada e Largo. Em muitos eventos são freqüentes os concursos paralelos, para escolha do melhor cavaleiro mirim, juvenil e amazonas.


Tambor &

Baliza A prova de Três Tambores é uma modalidade onde se compete mulheres e homens, sem discriminação de idade, conta com grande participação de crianças. Prova de velocidade, na qual cavalo e cavaleiro percorrem um percurso onde estão dispostos, de forma trangular, Três Tambores. A prova de Seis Balizas é uma modalidade onde agilidade e velocidade são fundamentais. É uma prova aberta a participação de homens, mulheres e crianças. O percurso conciste na colocação seqüencial de Seis Balizas, distantes 6,5 metros uma da outra. Cavalo e cavaleiro tem que partir em linha reta até a primeira baliza e contorná-la, passando a costurar os demais balizas em alta velocidade até a última, retornar fazendo o mesmo movimento até a primeira baliza, contorná-la e voltar em linha reta paralela às balizas em direção ao ponto de partida, finalizando a prova.


Team Penning Team Penning (team = equipe/pen = curral) começou nos ranchos americanos e é um trabalho muito antigo e necessário para a rotina de tratamento dos animais. Era preciso separar o gado para dentro dos currais para a marcação, medicação, ou até transporte. Hoje é uma competição de rítmo acelerado e excitante que dá a uma equipe de três cavaleiros de 60 a 90 segundos para separar três bovinos numerados de um rebanho de 30. Um dos três bovinos que foi apartado do rebanho deve ser conduzido para um pequeno curral (pen) do lado oposto da arena. Os competidores devem separar o gado designado à eles, sendo os três bois com o mesmo número, tomando cuidado para não deixar mais de 4 reses cruzem a linha de partida, o que resulta em desclassificação. A chave do trabalho de equipe, é os três competidores trabalhando em harmonia para separar os respectivos animais designados, e conduzilos ao curral mantendo o restante do rebanho para trás. A raça do cavalo pouco importa, o importante é ter um animal treinado e ágil. Porém o cavalo mais usado é o quarto de milha pela sua docilidade e facilidade no manejo do gado. Não importa a idade e sexo do competidor, a agilidade é fundamental no cumprimento da tarefa.


Atrações


Parque Infantil O Festival tem uma proposta de lazer e diversão. Contamos com uma infra estrutura excelente onde teremos o Parque Infantil Tio Paulinho animando a garotada. Aproveitando a semana da criança, teremos visitação de escolas e programas voltados na conscientização do mundo eqüestre.


Feira de Pequenos Animais

Cada dia mais presente na vida urbana os pequenos animais marcarão presença no Festival do Cavalo.


Feira de Artesanato Artezanato Fomentando a arte e o artesanato o Festival promove uma feira buscando dar opção ao público e aos profissionais envolvidos.


Passeio de Pôneis e Charretes

Sempre presente na maioria dos grandes eventos agropecuários, os passeios de pôneis e charretes fazem a alegria da criançada, proporciona o sentimento de nobreza e admiração a este belo animal.


Eleição Garota Country Durante a realização das etapas do Circuito Baiano de Cavalgada são eleitas as representantes dos municípios e grupos participantes. No Festival do Cavalo essas representantes concorrem a eleição da Garota Country do ano 2013. Onde o traje, a desenvoltura, beleza e simpatia define o concurso.


Exposição de Carros Antigos Com o objetivo de reunir colecionadores e apaixonados por Carros Antigos o Festival abre as portas para este mundo de relíquias e história.


Moto Ação Social

Moto Ação Social

Parque de Exposições

Moto Ação Social é mais uma diversificação no Festival do Cavalo, onde acontece o Moto Passeio pela Orla de Salvador em direção ao Parque de Exposição e um grande encontro de motociclistas com arrecadação de alimentos para entidades carentes. Haverá também Show de Habilidade e Agilidade, Stands, Moto-Argola, Moto x Cavalo e atrações musicais.


Festival do Cavalo 2013