Issuu on Google+

Hist贸ria coletiva

A Cigarra e a Formiga

Criada pelos alunos do 5潞 ano/2014 do Espa莽o Educativo Cirandinha

E se a hist贸ria fosse diferente???


Um belo dia uma cigarra saiu para passear com o seu violino. Logo chegou uma formiga e deu um susto na cigarra quando estava distraída. A formiga jogou o violino longe. A cigarra falou: - Olha oque você fez com o meu violino formiguinha horrorosa. - Desculpa, eu não queria fazer isso, mas foi muito divertido. Hahahaha. Começava ai uma grande confusão.


Depois de aprontar com a cigarra, muitas coisas ruins aconteceram com a formiga. Nesse mesmo dia, quando ela voltou para casa, a porta do formigueiro estava trancada. Ela teve que dormir na rua e sentiu muito frio e fome. Amanheceu e ela acordou com o sol em seu rosto. E ficou passeando pela floresta.


No meio do passeio, a formiga caiu de um grande barranco em cima de uma raposa e em meio a conversas, acabaram ficando muito amigas. Elas estavam passeando quando viram a cigarra. A formiga lembrou-se do que havia acontecido. A cigarra começou a chamå-las de nomes feios e iniciou-se uma disputa sem fim... A raposa e formiga ficaram muito tristes e foram falar com a rainha das formigas. A rainha e raposa decidiram que seria melhor a raposa ir morar no formigueiro para protegê-lo da cigarra.


A cigarra chamou duas amigas e as trĂŞs tentaram invadir o formigueiro. Mas a raposa forte e valente enfrentou as cigarras e as derrotou. Rapidamente as formigas prepararam um jantar em festa para a raposa que enfrentou as cigarras. A cigarra e suas amigas estavam todas machucadas. As trĂŞs estavam bolando outro plano para tentar invadir o formigueiro, mas a raposa novamente conseguiu derrotar as duas amigas da cigarra e ela fugiu para nĂŁo apanhar e deixou suas amigas na mĂŁo.


Depois de um tempo as amigas da cigarra se arrependeram do que mal que fizeram e viraram amigas das formigas. A cigarra foi para um lugar muito distante e ficou um tempo sumida. Nesse meio tempo ela quis arranjar ajuda para conseguir o formigueiro só pra ela. Quando voltou chegou com muito mais força do que antes e chamou a raposa para uma competição para ver quem ficava com o formigueiro. A raposa ganhou a competição mais uma vez. Mas a cigarra não desistiu.


Então, num momento de distração, a cigarra conseguiu pegar a raposa e a matou. E falou: - O formigueiro agora é meu! Todas as formigas saíram correndo desesperadas. As outras cigarras atacaram com espetos de churrasco com algodão, álcool e fogo na ponta. Uma grande e trágica batalha estava acontecendo, quando de repente apareceram os zangões, interferindo na confusão.


As formigas e as cigarras explicaram o porquê de toda aquela guerra e os zangões conseguiram acalmar a confusão. As formigas agradeceram aos zangões, e eles disseram que, de agora em diante todo o formigueiro estará seguro das cigarras e que não haveria motivo para toda aquela briga.


5º ano a cigarra e a formiga