Issuu on Google+

Coletivo Signal Tech | Ponto de Cultura Educamídia Ciranda - Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência


Introdução

Mobilidade Urbana

Gestor Institucional Douglas Moreira Educomunicadores Flávio Sebastião de Freitas Vinícius Gallon de Aguiar Design Gráfico Diego Henrique da Silva Revisão Ana Paula Braga Salamon Equipe Ciranda Alana Lima Cláudia de Siqueira Paula Machado Diego Henrique da Silva Érica Ribeiro Honislaine Rubik Juliana Cristina Cordeiro Larissa Yeda Lucimeire Martins Rita Juarez y Salles

Parceiros Ponto de Cultura Audioprodutora Popular (Cefuria) Coletivo Folha do Sabará Ponto de Cultura Minha Vila Filmo Eu Soy Loco Por Ti Agradecimentos Micheli Torinelli Gilberto Manea Ednubia Ghisi Anderson Moreira Guilherme Chalegre Pedro Carrano A todos os alunos e alunos envolvidos (as) no projeto. Em especial aos que colaboram diretamente com a realização desse material.

Arquitetura

Manifestações Urbanas

Esporte

Religião

Paisagens

Pessoas

Culinária

Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência Al. Dr. Muricy, 474, cj. 32, Centro, Curitiba-PR Telefone: (41) 3023-3925 Site: www.ciranda.org.br E-mail: comunicacao@ciranda.org.br Twitter: @CirandaPR

Animais

Mural Educamídia


Este livro é fruto de um trabalho coletivo que começou no segundo semestre de 2011, com o início das atividades do projeto Ponto de Cultura Educamídia, desenvolvido pela Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência, na Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, no bairro Novo Mundo e que, certamente, não terminará neste material. As fotografias contidas nas próximas páginas revelam o olhar de cada adolescente, e como ela ou ele enxerga a comunidade onde está inserido. Mais do que simples “cliques”, durante as oficinas do projeto os participantes debateram diversas temáticas e se empoderaram de diversas linguagens de comunicação. Esse produto vem contemplar alunos, comunidade e escola com fragmentos do cotidiano de meninos e meninas, mas que muitas vezes passam despercebidos aos olhos dos próprios moradores do bairro. Embarque nas próximas páginas e viaje pelas impressões registradas pelos participantes do projeto Ponto de Cultura Educamídia. A viagem não é longa, por isso aprecie as paisagens registradas com muita dedicação e carinho. Bora lá!?


Atualmente um dos transportes mais utilizados é o carro, mas em nosso bairro há outros meios de locomoção. Várias pessoas daqui se locomovem de ônibus, skate, bicicleta e à pé. Para ver que o carro não é o único meio de transporte, embarque nessas imagens.

Textos e fotos: Gabriel Santos


Na expedição fotográfica foi possível notar que no bairro há bastante cores¸ contrastes, casas admiráveis e luxuosas, e casebres. Selecionei algumas que mais ilustram essa realidade. Espero que gostem!

Textos e fotos: Allysson Meira


Textos e fotos: Vitória Pegurski Durante a tarde em que tirei as fotos, pude constatar diferentes tipos de manifestações artísticas pelas ruas do bairro, como um grande número de pichações, grafites, desenhos, etc.


O esporte é muito praticado no nosso bairro. Tem vários lugares com campo para brincar. A rua onde mais se pratica esporte é a Wenceslau Braz. São mais de 10 campos divididos entre os de futebol, vôlei, tênis e handebol. Luta é uma coisa muito legal, é um esporte olímpico. Mundialmente conhecida a luta é bastante praticada no nosso bairro entre elas está capoeira, jiu jitsu e karatê.

Textos e fotos: Matheus


Aqui no bairro temos uma variedade de religiões, porém as predominantes ainda são a católica e a protestante (evangélica). Apesar de aparentemente todos terem uma religião, não são todos que seguem os princípios delas. Nas fotos a seguir você verá algumas imagens de igrejas do bairro. Portanto preste atenção, há muitos detalhes bonitos e interessantes que às vezes passam despercebidos até mesmo pelos próprios fiéis.

Textos e fotos: Nicolly Falat


Detalhes que nem sempre são notados, nem sempre fazem a diferença, mas que de qualquer jeito estão presentes em nosso bairro. Flores, árvores e muitas plantas, que estão colorindo as ruas. Novo Mundo é o bairro dos contrastes, cores marcantes, flores e plantas de todos os tipos para todos os gostos e estilos.

Textos e fotos: Juliana Fernandes


As pessoas às vezes não dão a atenção para coisas mais bonitas da vida, temperos, que apimentam os seus dias e que os fazem imprevisíveis, não mostram sentimento para o que mais tarde vai deixar saudade. Por isso, nós marcamos nossos momentos com as fotografias, não dá para voltar no tempo, mas dá para registrá-los com apenas um click.

Textos e fotos: Fernanda Kinsler


A habilidade de cozinhar requer, além de bom gosto, o conhecimento sobre os temperos, que misturados trazem à mesa um excelente prato, combinado com a bebida certa (vinho, champanhe etc.) torna um dia ou uma noite agradável e especial. Há pratos em que o condimento é essencial para dar uma diferença no paladar como o limão, a pimenta, o aipo e o alecrim. Para terminar sua refeição com alegria e satisfação uma ótima sobremesa cai bem, não necessariamente um bolo, uma torta, mas até mesmo confetes, amendoins e jujubas mudam o resto do dia.

Textos e fotos: Michelle Trindade


Boa parte dos animais do bairro é muito dócil e companheira, muitas pessoas fazem deles seus amigos inseparáveis. Cada uma tem a espécie de animal que mais gosta: uns têm tartaruga, outros pássaros, alguns gatos e até peixes, mas a maioria tem o melhor amigo do homem e o mais comum: o cachorro. E se você tem um desses amiguinhos não os abandone, pois você pode ter sua família, seus amigos e suas outras coisas, mais eles só têm você, então não abandone quem nunca abandonaria você!

Textos e Fotos: Carol


Realização:


Fragmentos