Issuu on Google+


Fortaleza - 2012


QUEM É O AUTOR DO LIVRO? Meu nome é Raimundo Nonato Nogueira de Oliveira. Nasci na cidade de Fortaleza. Sou graduado em Filosofia e História pela Universidade Estadual do Ceará. Professor de Filosofia, Sociologia e História da Rede Pública e Particular. Especialista em Filosofia Política pela Universidade Federal do Ceará. Também sou organizador do livro Educação em Revista, lançado em 2006 pela Premius Editora. Autor do livro “Da Belle Époque à Formação do Bairro do Barro Vermelho, lançado em 2007 pela Editora Realce/Livro Técnico e autor do livro “O Jovem Sócrates” e da coleção de 6o ao 9o Anos “Um Novo Olhar Filosófico”.


N

a cidade, todos admiravam a esperteza do bode. Era um bicho mal cheiroso, de barbicha, chifre e tudo que um bode tem direito.

6


9


Encerrada a confusão, Ioiô se aproximou do balcão e, querendo dizer algo, começou a encarar o proprietário do estabelecimento. O Português, tentando consertar o mal entendido, passou a puxar o saco do bode. – Temos aqui uma xícara do melhor café da casa e um pão francês para o cliente mais famoso deste estabelecimento. Depois de tomar o café e devorar o pão, o jovem bode seguiu em direção ao ponto do bonde. Por lá passou horas observando as moças que passavam.

16


F

ortaleza é uma cidade que possui em seu pas-

sado deliciosas h i s t ó rias, tão originais

q u e p a re c e m ficção. E o famoso bode

Ioiô é personagem central de uma delas.

Lendo o conto As aventuras do Bode Ioiô,

vam o s e n tender por que ele mereceu tornar-se parte do

acervo do Museu do Ceará, onde pode ser visitado, como um dos símbolos da brincalhona Fortaleza antiga

q u e , i nu sit ad amen t e, fez de u m b ode u m de seus “cidadãos” mais queridos.


As aventuras do Bode Ioiô