Page 1


:: Marketing de varejo Qual a conceituação de varejista no mercado? “Varejistas são comerciantes que fazem a ligação direta com o consumidor de um canal de distribuição de produtos e para esta atividade tem-se várias definições.” (LAS CASAS, 2000,p.28)

“Varejista é um negociante que vende produtos e serviços de uso pessoal e familiar a consumidores, entretanto, varejistas direcionam seus esforços para satisfazer as necessidades dos consumidores finais.” (LEVY&WITZ, 2000, p.105)


Principais varejistas: magazines, home centers, lojas de departamentos, supermercados. Levy&Weitz (2000) defende que os varejistas tem algumas funçþes: - fornecer variedade;


- organizar grandes blocos em menores espaรงos;


- estoque;


- serviços para facilitar os consumidores.


Propaganda como ferramenta de marketing Na propaganda, diversas técnicas podem ser usadas para informar, persuadir ou influenciar - cada uma com sentido – as influências e sentimentos do público. (PINHO, 2001, p. 136)


:: Tipos de campanha Campanha institucional


Campanha informativa


Campanha guarda-chuva


Campanha promocional


Campanha cooperada


campanha veiculada em 2003


Comunicação direta Apesar de aparecer em outros veículos, a mala direta é o mais conhecido instrumento de comunicação direta. Objetivo: resposta imediata do cliente. No Brasil, corresponde à classe C, com 30 anos de faixa etária. Diversidade de formatos, tamanhos e modelos. Barreiras físicas, apresentação, inadequação, ação de compra.


Teleatendimento ou televendas Utilizados com sucesso no eixo Rio-São Paulo, aproxima o consumidor da empresa. Excesso X sucesso. Venda pessoal Possibilita uma identificação da necessidade do consumidor, possui vantagens quantitativas e qualitativas. Relações Públicas Gerenciamento da imagem da empresa de forma planejada. Cronograma e plano de atividades. Eventos e ações.

AULA 4 - Marketing de varejo  

Prof. Marcela Bezerra UFPE - CAA

Advertisement