Orientações Pedagógicas para Docentes do Ensino Superior

Page 7

Planeamento Curricular • Explique aos estudantes o que vão aprender – Relacione a unidade curricular com o curso, fale dos conhecimentos e competências que irão adquirir e do que devem fazer para serem bem-sucedidos; • Utilize pré-testes – Identifique os conhecimentos prévios dos estudantes com pré-testes; • Não sobrecarregue os estudantes – Articule com os outros docentes o agendamento de trabalhos, exames e apresentações de trabalhos. Desta forma, aumenta o envolvimento dos estudantes; • Os estudantes não leem os seus pensamentos – Seja claro quanto às suas expetativas. Se pretende que consultem artigos científicos, diga e explique porquê, onde podem fazer a consulta e como devem referenciá-los; • Tire partido das competências que os estudantes trazem para as aulas – Aproveite os conhecimentos prévios, aptidões e competências para dar sentido e relevância aos conteúdos académicos; • Forme grupos variados – Analise os conhecimentos de cada estudante e procure distribuí-los pelos grupos, para que estejam equilibrados em conhecimentos e contributos. Se necessário, ensine os estudantes a trabalhar em grupo (fale sobre a necessidade de escolher um líder e um anotador, sobre formas de se ajudarem mutuamente, como trabalhar em parceria, partilhar ideias e projetos, como se autoavaliarem, etc.

3. O que é para si ensinar ? A forma como encaramos o ensino influencia o modo como ensinamos. Qual a sua perspetiva sobre o ensino? Identifique-a, ordenando as características abaixo, desde a mais importante (1º) até à menos importante (15º): Nº

No Ensino é importante....

A

A responsabilidade na transmissão precisa e eficaz da matéria.

B

Promover a integração social e profissional do sestudantes.

C

Organizar o ensino em função e a partir do ponto de vista dos estudantes.

D

Reconhecer o esforço de aprendizagem e as capacidades dos estudantes.

E

Procura mudar a sociedade.

F

O entusiasmo ao transmitir informação; contagiar os estudantes com esse entusiasmo.

G

Usar linguagem acessível e tarefas ordenadas do simples para o complexo.

H

Adaptar os conhecimentos profissionais às formas de pensar dos estudantes.

I

Reforçar a autoestima e a autoimagem dos estudantes

J

Valorizar a orientação para coletivo, para o desenvolvimento da sociedade.

K

Os meios objetivos para avaliar a aprendizagem.

L

Equilibrar orientação do professor vs responsabilização do estudante em função do grau de independência que este demonstra possuir.

M

Contribuir para que os estudantes adquiram estruturas cognitivas cada vez mais complexas (usando perguntas, problemas, estudos de caso e exemplos, etc.).

N

Sublinhar o esforço e sucesso do desenvolvimento pessoal dos estudantes.

O

Transmitir valores e ideologias e promover o raciocínio crítico.

Ordenar (1º a 15º)

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.