Page 1

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

três pontos

1

NOVEMBRO 2013 todos os direitos reservados ©™


O projeto consiste em uma exposição de fotografia, ações educativas e uma publicação, que pretendem conscientizar o público sobre os impactos da mudança climática, com foco especial nas crianças, que representam as gerações futuras. Uma experiência por lugares remotos, culturas distintas e dificuldades sócio-ambientais semelhantes, através da visão do fotojornalista Luca Catalano Gonzaga.

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

2


CENÁRIO A mudança climática representa um grande desafio para a humanidade. O aquecimento global, o derretimento do gelo e a freqüência de secas e inundações, são apenas exemplos de sintomas destas mudanças em curso. Há enormes riscos para o planeta e para as gerações futuras. Os impactos ambientais quando aliados a problemas sociais, econômicos e políticos, criam fluxos migratórios forçados e o que chamamos de “eco-refugiados”, crianças sendo separadas de suas famílias e famílias de suas terras. Sem tomada de consciência sobre o assunto e ações concretas que possam reverter a situação, milhões de pessoas estarão sob o risco de aumento de doenças, desnutrição, falta de água, desastres, e ao colapso dos serviços públicos e de infra-estrutura. Ninguém está imune aos efeitos da mudança do clima, mas certamente um dos maiores grupos a serem afetados será o de crianças menores de cinco anos.

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

3


O PROJETO O projeto “Child Survival in a Changing Climate”(www.witnessimage.com/child-survival-in-changing-climate/), tem como objetivo mostrar os efeitos já visíveis da mudança climática e conscientizar sobre os riscos que as gerações futuras, principalmente em países em desenvolvimento, estão expostas. No Brasil, a exposição recebe o nome de “Mudança Climática: Olhares para o futuro” e será acompanhada por um consistente projeto educativo. A pesquisa do fotógrafo Luca Catalano Gonzaga foi realizada em sete países diferentes, incluindo o Brasil, e apresenta não só um vasto panorama sobre os impactos da mudança climática no mundo, como revela problemas ambientais, sociais e econômicos comuns a todas as comunidades retratadas. Fazem parte da exposição os seguintes sub-temas em sete países diferentes: Desertificação e desnutrição infantil em Burkina Faso; Malária e impacto das alterações climáticas na Zâmbia; Aumento do nível do mar e as inundações em Bangladesh; Os efeitos da mudança climática e eco-refugiados no Quênia; Os efeitos das alterações climáticas sobre geleiras no Himalaia, Nepal; Desenvolvimento de energia renovável na Índia; A desertificação do Gobi, Mongólia; A extinção dos dos Awá-Guajá, na floresta Amazônica, no Brasil.

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

4


Desenvolvimento de energia renovável na Índia Malária e impacto das alterações climáticas na Zâmbia

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

Desertificação e desnutrição infantil em Burkina Faso

5


Mongólia a desertificação do Gobi Os efeitos da mudança climática e eco-refugiados no Quênia

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

Os efeitos das alterações climáticas sobre geleiras no Himalaia, Nepal Aumento do nível do mar e as inundações em Bangladesh

6


A EXPOSIÇÃO A exposição consiste em 48 fotografias e uma apresentação multimídia de 4 minutos. Legendas por foto e texto introdutório a cada capítulo, levam o visitante a compreender o contexto cultural de cada país e as questões abordadas pelo projeto. A linguagem utilizada é simples e acessível e as imagens são de grande valor estético, jornalístico e conceitual. A exposição já foi apresentada em Milão, Roma, Turim, Gênova e Monza, na Itália e em Barcelona, na Espanha, no MACBA - Museu de Arte Contemporânea será exibida no primeiro semestre de 2014.

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

7


A EXPOSIÇÃO Já recebeu os seguintes prêmios: • Vice-campeão, Luis Valtueña Prêmio Internacional de Fotografia de 15 Humanitária, Espanha; • Ouro na categoria “Natureza e Meio Ambiente” terceiro Concurso de Fotografia para a imprensa na Ásia , China; • 2º Place Environment Picture Story,The Best of Journalism 2012, USA; • Vencedor do concurso the Global Wind Day photo competition, na Bélgica.

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

8


ETAPA FINAL NO BRASIL À margem do processo civilizatório e esquecidas pelo acelerado progresso urbano-industrial capitalista, diversas comunidades em lugares remotos pelo mundo, são guardiãs de riquezas culturais que hoje estão sendo ameaçadas pelos impactos da mudança climática. É o caso, por exemplo, da comunidade Awá-Guajá na Amazonia. É comprovado que as condições de vida das populações da Amazônia dependentes da floresta, são fortemente afetadas pelo desmatamento causado tanto pelo lenhador e empresas de exploração, como pelo resultado da seca provocada pelas alterações climáticas. Este sub-tema ganha ênfase no projeto educativo, que pretende discutir problemas ambientais brasileiros e incentivar a educação ambiental no país.

awá-guajá

maranhão

Com o devido apoio e permissão da FUNAI, uma expedição estará sendo realizada em setembro de 2013 a três regiões da Amazônia que ficam no estado do Maranhão e abrigam os Awá-Guajá hoje. Este trabalho, inédito no mundo, será o último dos sub-temas apresentados pela exposição.

brasil

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

9


BENEFÍCIOS SOCIAIS E EDUCATIVOS O projeto “Child Survival in a Changing Climate” é uma poderosa ferramenta de sensibilização da opinião pública sobre o tema da mudança climática, tanto no Brasil como no mundo. Além da exposição, o projeto inclui uma série de palestras e debates educativos. A mudança de consciência sobre a questão ecológica e de sustentabilidade do planeta será o cerne do trabalho educativo a ser desenvolvido durante todo o período expositivo com foco especial em crianças e jovens e em ações que podem ser colocadas em prática no dia-a-dia. A exibição pretende ser gratuita, acessível e de classificação indicativa Livre. Desde sua concepção o projeto pretende alcançar o maior número possível de espectadores, sem fazer nenhuma distinção de idade ou grupo social. O projeto possui uma linguagem universal e compreensível (imagens evocativas e claras e legendas explicativas) e portanto é indicada a pessoas de qualquer idade ou grupo social.

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

10


O FOTÓGRAFO LUCA CATALANO GONZAGA www.catalanogonzaga.com Nasceu em Roma e é formado em Economia. De 1990 a 2007, trabalhou em publicidade e marketing para várias empresas,incluindo: Mondadori, Stream, Mediaset e NBC Universal. Em 2008, tornou-se fotógrafo profissional em tempo integral, com ênfase em temas sociais, retratos e projetos relacionadas ao mundo da indústria e do comércio. Em 2009, foi premiado com o “Grand Prix du Cuidados Reportagem Humanitarie 2009” por uma reportagem que ele fez sobre o trabalho infantil no Nepal, que foi exibida no Festival Internacional de Fotojornalismo: “Visa Puor l’Image” em Perpignan. Em 2010, criou a instituição sem fins lucrativos chamada ‘Witnessimage’ cujo objetivo é desenvolver projetos fotográficos relacionados ao tema dos direitos humanos. Em 2011, recebeu financiamento de longo prazo da Peretti Nando Foundation, para desenvolver o projeto ”Child Survival in a Changing Climate”, sobre o impacto das mudanças climáticas sobre crianças em países em desenvolvimento.

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

11


CRÉDITOS O projeto recebe financiamento da Fundação Nando Peretti, que tem como objetivo principal o apoio a projetos filantrópicos voltados à promoção dos direitos humanos e civis com atenção especial ao direito à educação, direitos da criança e os direitos e dignidade da mulher. Em aproximadamente 11 anos, a Fundação tem apoiado mais de 480 projetos em mais de 68 países ao redor do mundo, permitindo a realização de projetos contra desflorestamento. A realização do projeto foi confiada pelo Nando Peretti Foundation para a Witnessimage, uma associação sem fins lucrativos, fundada por Luca Catalano Gonzaga, foto documentalista, que promove a educação e o respeito aos direitos descritos na Declaração dos Direitos Humanos 217A.

A coordenação do projeto no Brasil é confiada à empresa Três Pontos, que atua na área cultural há mais de 7 anos e já realizou inúmeras exposições em parceria com a empresa Expomus, Exposições, Museus e Projetos Culturais, umas das maiores empresas brasileiras na área. A Três Pontos hoje se dedica exclusivamente a projetos próprios ligados a fotografia e arte contemporânea com caráter social e democrático. www.trespontos.carbonmade.com

O design da exposição é confiada ao estúdio cinco5onze, empresa que atua no ramo de exposições desde 2009 e através de parcerias desde 2003. www.cinco5onze.com.br

www.witnessimage.com/

três pontos

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

12


PLANO DE COMUNICAÇÃO CONTRAPARTIDAS A logomarca do patrocinador será divulgada em distintas mídias extensões multimídia banner virtual facebook flicker tweeter instagram peças gráficas banner convite folder cartazes catálogo veículos rádio jornal revista

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

13


MUSEU DO MEIO AMBIENTE O Museu do Meio Ambiente é um espaço dedicado à temática sócio-ambiental. É um espaço pioneiro de exposições, programas educativos e debates com a participação ativa da comunidade e construção conjunta de conhecimento sobre o tema. Com um público de 600.000 pessoas por ano, o Jardim Botânico é um dos espaços de lazer e cultura mais queridos dos cariocas. O Museu do Meio Ambiente é subordinado à Presidência do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, autarquia pública federal vinculada ao Ministério do Meio-Ambiente e referência internacional em produção científica.

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

14


LAYOUT PAVIMENTO TÉRREO

LEGENDA 1| PAINEL DE ENTRADA 2| PAINEL ESPECIAL

E

C

B

3| SALA DE PROJEÇÃO

F

4| EDUCATIVO

2

A a H| DIVISAO EM CAPÍTULOS DA EXPOSIÇÃO

3

PERCURSO DA EXPOSIÇÃO

G

D A

H

QUANTITATIVO número total caixas: 435 CAIXAS área painéis: 112,6 METROS2 número fotografias: 48 FOTOS

1

4

abertura capítulos: 6 textos de 1,12x1,60m 2 textos de 1,08x1,06m

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

15


EXPOGRAFIA ENTRADA

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

16


EXPOGRAFIA VISTA CAPÍTULO

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

17


EXPOGRAFIA VISTA GERAL

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

18


EXPOGRAFIA VISTA CAPÍTULO

! OLHARES PARA O FUTURO M U DA N Ç A C L I M ÁT I C A

19

child survival . muma  

book de captação para o projeto de exposição "mudança climática: olhares para o futuro".