Carta de Segurança e Saúde no Trabalho

Page 1

_________________________________________________________________________ DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO Programa Formativo

Ação de Formação (Designação)

Carta de Segurança e Saúde no Trabalho

Entidade Formadora

CIFAST

Área de Educação e Formação

862 – Segurança e Higiene no Trabalho

Regime da Formação

Formação Presencial

Datas

18 e 25 de Junho de 2016 | Sábado

Horário

09:00 – 18:00

Localidade

Porto – Sala de Formação do CIFAST

Carga Horária

16 Horas

Este curso surge com a finalidade de assegurar um melhor nível de protecção, menos acidentes e doenças profissionais, isto porque, é necessário que os Enquadramento/Resumo trabalhadores estejam informados em relação aos riscos para a sua segurança e saúde e ainda das medidas necessárias à redução ou eliminação desses riscos.

Destinatários

Profissionais de diversas áreas técnicas, em especial os que colaboram nas instalações industriais e no trabalho da construção.

PROGRAMA OBJECTIVO GERAL: Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos adequados e suficientes para aplicação de práticas seguras no trabalho em instalações do cliente (industriais e estaleiros da construção civil) e darem cumprimentos aos requisitos da legislação sobre formação obrigatória.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS: Prevê-se que no final da formação, os formandos estejam aptos a: a) Valorizar a adopção de atitudes pro-activas de segurança que permitam a melhoria da qualidade do trabalho e a diminuição de acidentes nos estaleiros ou instalações; b) Identificar situações de risco relativas às características dos equipamentos, substâncias e operações / tarefas profissionais a desenvolver; c) Aplicar os princípios gerais de segurança, de prevenção e de protecção, respeitando as sinalizações e procedimentos de segurança, bem como, as regras de utilização dos equipamentos de trabalho, de protecção e de acesso e permanência nos estaleiros e instalações.

Page 1 of 3


CIFAST –Programa Formativo

CONTEÚDOS: MODULO

DESIGNAÇÃO

Módulo 1

ATITUDES PRÓ-ACTIVAS DE SEGURANÇA

Módulo 2

PRINCÍPIOS GERAIS DE SEGURANÇA

Módulo 3

PRÁTICAS DE TRABALHO SEGURO I

Módulo 4

PRÁTICAS DE TRABALHO SEGURO II

Módulo 5

ESCAVAÇÕES E TRABALHOS EM VALAS

CONTEÚDO

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE Módulo 6

TRABALHO

Módulo 7

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

Módulo 8

HIGIENE DO TRABALHO

ACIDENTES DE TRABALHO E DOENÇAS Módulo 9

PROFISSIONAIS

Aspectos comportamentais; Deveres dos trabalhadores e empregadores nos domínios da Higiene e Segurança do Trabalho. A importância da análise do risco; Equipamentos de Protecção Colectiva; Equipamentos de Protecção Individual; Sinalização de segurança; Segurança em estaleiros da construção civil; Autorização de Trabalho; Consignações. Prevenção e segurança em: Trabalhos em altura; Trabalhos em espaços confinados; Trabalhos a quente; Atmosferas Explosivas. Trabalhos em instalações eléctricas. Prevenção e segurança em trabalhos realizados em escavações e valas. Riscos em máquinas; Habilitação de Operadores; Inspecção, Ensaio e Manutenção; Prevenção e segurança na movimentação mecânica de cargas – Gruas, empilhadores, etc. Química / Física do fogo; Prevenção e protecção contra incêndio; O Plano de Emergência Uso dos meios de primeira intervenção Ruído Legislação aplicável; Prevenção e protecção; Contaminantes Químicos Prevenção e protecção; Rotulagem e Ficha de Dados de Segurança; Causalidade dos acidentes de trabalho; Legislação aplicável; Primeiros socorros; Doenças profissionais; Investigação de Acidentes e Incidentes;

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:  Os formandos deverão assistir a 95 % da carga horária total do curso (16 horas).  Avaliação contínua, através de indicadores como participação, interesse demonstrado, capacidade de aprendizagem.  A avaliação final do curso é realizada por teste final, abrangendo de todos os módulos e cotado para 20 valores.  A aprovação é obtida quando a média final do curso é igual ou superior a 10 valores.  No caso do formando não atingir os critérios de avaliação receberá uma Declaração de Frequência de Formação Profissional.

Page 2 of 3


CIFAST –Programa Formativo

RECURSOS MATERIAIS E PEDAGÓGICOS: Será disponibilizada documentação de apoio e os meios audiovisuais caso necessário (projector multimédia e PC portátil).  Manual de Formação  Exercícios de apoio à formação (quando aplicável)  Outro material de apoio produzido pelo formador (quando aplicável)

CERTIFICAÇÃO: A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final igual à classificação obtida na avaliação final da aprendizagem. O direito ao certificado implica: - A avaliação final igual ou superior a 10 valores; - A assiduidade igual ou superior a 95% da carga horária da formação; - O comportamento adequado. No caso destas condições não se verificarem cumulativamente será entregue uma Declaração de Frequência de Formação Profissional, titulo que comprova que o formando frequentou a acção de formação e quais os módulos respetivos.

Preço** 150€ (Isento de IVA) | **Caso seja empresa, os conteúdos e os valores poderão ser ajustados, mediante as necessidades da organização e do número de formandos. Contacte-nos

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES EM: CIFAST – Centro de Investigação, Formação e Assistência à Segurança no Trabalho, Lda Morada: Rua Dr. Pedro Dias, nº 45, 4200-441 Porto Telefone: (+351) 22 093 21 96 E-mail: formacao@cifast.com

Page 3 of 3


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.