Issuu on Google+

Tipos de Solo

Trabalho realizado por José e Tomás – 5º A Professora: Lisete Fonseca Disciplina: Ciências da Natureza


Índice

Pags Introdução.................................................................................. 1 Que tipos de solos existem?....................................................... 2 Como podemos conservar e proteger os solos?.........................3 Conclusão...................................................................................4 Bibliografia ……………………………………………………5


Introdução

Neste trabalho falamos sobre os vários tipos de solos: solo argiloso, arenoso, humoso, franco e calcário. Cada um destes solos possui as suas características: a sua textura, se é permeável ou impermeável á água e muitas outras mais. É graças a alguns destes solos que nós temos alguns dos nossos alimentos, com a agricultura. Mas alguns são mais frágeis do que outros. Há solos que sofrem com mais terramotos do que outros. Também falamos sobre como podemos conservar e proteger os solos. Nesse tema daremos algumas alternativas para proteger e conservar o solo.

1


Que tipos de solos existem? Solo Argiloso Este solo possui uma consistência fina e também é impermeável á água. Uma das principais características deste solo é a sua terra roxa. Este solo é bom para a agricultura, principalmente para o café. Solo Arenoso Este tipo de solo possui uma consistência granulosa como a areia. É permeável.

Solo Humoso É comum em territórios com concentração de material orgânico e em decomposição. É utilizado para a agricultura, pois é muito fértil (rico em nutrientes para as plantas). Solo Franco Este solo é o mais adequado para cultivar plantas, com uma textura muito equilibrada. A sua cor é preta, tem muita matéria orgânica e não é muito difícil de trabalhar. Solo Calcário Este solo é formado por partículas de rochas. É muito seco e fica muito quente ao receber raios solares. Não é adequado para a agricultura. É muito comum no deserto.

2


Há uma grande variedade de solos e também um critério que os pode distinguir. Esse critério é a sua textura. A textura de um qualquer solo é a sua quantidade relativa, ou seja, a percentagem dos quatro tipos de partículas minerais no solo que aqui apresentamos. Essas partículas podem ser: argila, siltes, areias e rochas calcárias.

Como proteger e conservar os solos? Os seres humanos, usam o solo para diversos fins: estabelecer as vias de comunicação, edificar as habitações e serve para cultivarmos o nosso alimento. Mesmo assim, a exploração contínua do solo pode levar à sua degradação. A degradação do solo pode ser prevenida com medidas de conservação. Assim, a conservação do solo pode ser conseguida através de algumas medidas de conservação do solo: Reflorestação, diminuição do uso de biocidas (produtos para matar animais que estão nas plantas) recorrendo a práticas alternativas, plantação em socalcos (porção de terreno mais ou menos horizontal numa encosta, para cultivo) e tratamento dos resíduos.

3


Conclusão

Neste trabalho falámos sobre o solo: “ Que tipos de solos existem? e “Como conservar e proteger os solos?”. Nós gostámos muito desta tarefa e esperemos que aconteçam muitas mais assim! Aprendemos muitas coisas sobre os solos e a sua conservação com este trabalho.

4


Bibliografia Manual CSI P2 de Ciências da Natureza 5ºano 2ºciclo do ensino básico dos autores: Adriana Mota Ramos e Vitor Lima. Revisão Científica: Vitor Vasconcelos Editora: Areal

Ciência da Natureza cinco dos autores: Dulce Peneda; Isabel Rodrigues; Maria António Santos Editora: Lisboa Editora Morfologia do solo Autores: Giasson, Elvio e outros Editora: Agrolivros Biologia do solo Editora: UFPEL-Uni Pelotas Sites consultados www.suapesquisa.com/pesquisa/tipos_solo.htm www.PABIO.com www.globorural.globo.com



Cn josé e tomás