Issuu on Google+

Alunos: Diogo Henrique Vera Professora: Lisete Fonseca Disciplina: CiĂŞncias da Natureza 2011 - 2012


Índice Pags  Introdução ……………………………..……………….……..….. 2  Qual a importância dos gases atmosféricos? …………………….. 3  O que pode alterar a qualidade do ar? …………………………… 3  Curiosidades ..………………………………………......……….. 4  A nossa atmosfera …………………………………….…………. 5  Conclusão …………………………………………………..……. 6

1


Introdução

Este trabalho foi realizado pelo grupo nº7 cujos elementos são: Henrique, Diogo e Vera, pedido pela Professora Lisete Fonseca no âmbito do 3º tema: a água, o ar, as rochas e o solo. As pesquisas foram retiradas do manual de ciências CSI - P2, da internet, o livro dos recordes e das curiosidades

2


Cap.I

Os gases são importantes, para a manutenção da vida na terra. Os gases atmosféricos são utilizados pelos humanos na agricultura o azoto faz parte da constituição dos adubos químicos, na indústria onde é utilizado o dióxido de carbono na gaseificação de refrigerantes e como auxiliar no combate a incêndios e na medicina o oxigénio é utilizado para a reanimação dos doentes.

Cap.II

O que pode alterar a qualidade do ar é a poluição que é criada pelas indústrias, pelos transportes e pelos incêndios que criam o dióxido de carbono que é um gás que prejudica os seres vivos e que também provoca o efeito de estufa que contribui para o aquecimento global. Os gases de alguns sprays que provocam buracos de ozono que deixa entrar os raios ultravioletas que aquecem a terra e também os sprays mudam a qualidade do ar.

3


Cap.III

Oxigénio: o oxigénio é o gás mais importante para a vida, sem ele não vivíamos. Dióxido de carbono: é um gás que prejudica o ambiente. Metano: gás que em tempos substitui-o o oxigénio. Também existe numa lua de saturno chamada Titã. Hélio: gás raro mais leve que o ar. Gás néon: é utilizado em anúncios luminosos. Azoto: é o gás abundante, mas não é absorvido pelos seres vivos e é utilizado pelos seres humanos. Hidrogénio: é um gás indispensável à vida. A atmosfera é composta por dióxido de carbono, mas hoje em dia tem em excesso e o que pode contribuir para o aquecimento global.

O dióxido de carbono mistura-se nas nuvens e depois quando chove a chuva é ácida quer dizer que mata as plantas que apanharem essa chuva.

4


A nossa atmosfera tem 4 camadas a primeira que é desde o solo até 10 000m de altitude chama-se troposfera é a onde voam os aviões depois temos a estratosfera é onde está a camada de ozono entre 10 000m e os 60 000m de altitude depois é a mesosfera que é dos 60 000m a 80000m de altitude depois a termosfera que está quase no espaço entre os 80 000 e os 120 000m de altitude.

5


Conclusão Os gases são muito importantes para a vida. Sem eles morreríamos.

6


Cn henrique diogo e vera