Issuu on Google+

A รกgua

T

Trabalho realizado por: Carolina e Treysi Professora: Lisete Fonseca


Ciências da Natureza 5ºA

Págs.

Introdução……………………………………………………………………………………………....2 Como se pode distribuir e circula a água na Terra………………………….………...3 O ciclo da água ………………………………………………………………………………………..4 Onde utilizamos a água ……………………………………………………………………………5 Como poluímos a água ……………………………………………………………………………6 Como se pode preservar a água ………………………………………………………………6 Conclusão …………………………………………………………………………………….……….10 Bibliografia ……………………………………………………………………………………………11

1


Ciências da Natureza 5ºA

Introdução

Este trabalho de Ciências da Natureza foi-nos proposto pela nossa professora Lisete Fonseca. Neste trabalho foi-nos dado os seguintes subtítulos:  Como se distribui e circula a água na terra?  Onde utilizamos a água?  Como se pode preservar a água? Neste trabalho iremos tentar resumir ao máximo estes subtítulos apresentando-os por palavras nossas assim como também colocaremos imagens inovadoras. Este trabalho tirar-te-á bastantes dúvidas sobre a água, e o nosso maior objectivo é aprendermos a preservar a água no nosso planeta, pois o ser humano depende cada vez mais dela.

2


Ciências da Natureza 5ºA

A terra é constituída por 71% de água. A essa quantidade de água chamamos de hidrosfera. E o que é a hidrosfera? A hidrosfera é constituída por toda a água da terra. Essa água inclui a água dos mares, dos rios e a que está nos glaciares. Esta água que a acabamos de referir encontra-se totalmente livre na natureza. A maior parte de água que existe no nosso planeta é salgada, infelizmente, encontramos água doce em poucos locais da natureza, sob a forma de gelo, de chuva, de neve ou de granizo, que encontramos nos glaciares, mares, rios ou lagos.

Rio Zêzere

Oceano Atlântico

Glaciar

Curiosidade: As reservas de água doce encontram-se 95% subterrâneas. Muitas populações dependem desses reservatórios. Para captar essa água existem estruturas diversas como furos de água. Furo de água

3


Ciências da Natureza 5ºA

A água dos mares, lagos e rios evapora formando vapor de água. Todos os seres vivos também o fazem através da transpiração. Já na atmosfera o vapor de água condensa formando as nuvens. Depois esta água cai para a terra, para os mares, rios, lagos e oceanos sobe a forma de chuva, neve ou granizo. De seguida este ciclo volta-se a repetir-se. A este ciclo chamamos de ciclo da água ou de ciclo hidrológico.

Curiosidade: Como a ciência está muito avançada já existe métodos para fazer chuva artificial.

4


Ciências da Natureza 5ºA

A água é indispensável à vida, e às necessidades básicas humanas como a produção de alimentos, a prática de desportos náuticos a higiene pessoal a as tarefas domésticas. Ao mesmo tempo também é importante para um grande leque de sectores como a agricultura, a indústria, a saúde, a produção de energia, o lazer e os transportes.

Agricultura

Indústria

Transportes

Curiosidades: Os romanos foram quem trouxeram o abastecimento de água às populações. Por isso criaram alguns aquedutos.

5


Ciências da Natureza 5ºA Aqueduto das águas livres

Como poluímos a água? Toda a vida do homem depende da água, mas nos últimos tempos o homem tem poluído o ambiente reduzindo a quantidade de água que pode ser utilizada. E infelizmente o homem depende cada vez mais da água.

Poluição da água

A água potável está cada vez mais poluída devido aos nossos comportamentos. Por exemplo, nós gastamos mais que 7150 milhões de água potável em gasolina. A água do nosso planeta está a extinguir-se, para que no futuro a tínhamos é necessário protege-la. Para isso há várias medidas, às quais os humanos podem fazer a diferença.

6


Ciências da Natureza 5ºA

Enquanto escovas os dentes fecha a torneira.

Evita tomar banho de imersão para gastares menos água.

No caso de tomares um duche não te esqueças de fechar a torneira, enquanto esfregas o corpo.

7


Ciências da Natureza 5ºA

Em média, os humanos gastam: 37% de água na higiene pessoal, 4% na lavagem da roupa, 3% nas limpezas domésticas e na rega de plantas, 41% de água no funcionamento de banho, 6% na lavagem da loiça e alimentos, 5% em bebida e 1% na lavagem de automóveis. Como viram nós necessitamos da água diariamente para viver, mas para que esta não se extinta temos que optar por comportamentos adequados.

Curiosidade:

Existem estações de tratamento de água potável que limpam a água, antes de ela ir para as nossas torneiras. A essas estações de tratamento de água potável damos o nome de ETAR. Processos de tratamento de água:    

a decantação a filtração a desinfecção a fervura.

ETAR de Valongo

8


Ciências da Natureza 5ºA

Catástrofes:

Em 2002 o navio que transportava 77mil toneladas sofreu um naufrágio junto à costa da Galiza deixando os animais da região bastante afetados.

O aquecimento global do nosso planeta, tem vindo a aumentar nos últimos anos, o que tem levado ao gelo dos glaciares e das calotes polares, a derreter, deste modo muitos animais deste habitat, têm vindo a morrer.

9


Ciências da Natureza 5ºA

Conclusão

Neste trabalho de Ciências da Natureza todas nós nos esforçamos ao máximo tentando distribuir as tarefas pelas duas. Nós participamos as duas sem excepção e demos o nosso melhor. Este trabalho foi desenvolvido na aula de Ciências da Natureza. Nomes dos elementos do grupo: Carolina Cristóvão Treysi Venelinova Escola Básica da Guia. Grupo 5. 5º A Nº 5 e 2

10


Ciências da Natureza 5ºA

Neste trabalho de Ciências da Natureza consultamos as seguintes fontes: Ciências sob investigação – P2: Autores (as): Adriana Mota Ramos e Vítor Lima. Revisão cientifica: Vítor Vasconcelos. Editora: Areal Editores.

O nosso livro de Ciências: Autores(as):Dulce Franco Editora: Asa.

11


CiĂŞncias da Natureza 5ÂşA

12


Cn carolina e treysi