Newsletter #5

Page 1

Newsletter 5 Maio de 2016

Centro de ExcelĂŞncia FCT

cieg.iscsp.ulisboa.pt 1


PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO Projeto Igualdade de Género nas Empresas

CIEG - Atividades 2016

Com início em 2014, o projeto contou com a coordenação geral de Sara Falcão Casaca (ISEG) e uma equipa constituída por: Anália Torres, (coordenadora do CIEG/ISCSP-ULisboa) Heloísa Perista (coordenadora do CESIS) Eudelina Quintal (CESIS), Patrícia São João (CIEG/ISCSP-ULisboa) Catarina Correia (CESIS) e Lotta Sinkcare (Centre for Gender Research da Universidade de Oslo).

Equipa do projeto Igualdade de Género nas Empresas

O Projeto foi cofinanciado pelo EEA Grants, sendo a CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género - a entidade operadora do Programa.

No dia 5 de abril de 2016, realizou-se no Auditório da Caixa Geral de Depósitos do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG-ULisboa), Universidade de Lisboa a Conferência “Igualdade de Género nas Empresas – Break Even” assinalando o final deste projeto.

À esquerda: Sessão de Abertura da Conferência

À direita: Sessão de Encerramento da Conferência

À direita: A promoção da igualdade entre mulheres e homens pela voz de responsáveis e pessoas interlocutoras das Empresas-âncora (INCM,L´Oréal Portugal, Grupo Dorisol, Lisgráfica, APL, CTT e Grupo Pestana).

A conferência contou também com a presença das seguintes Keynote Speakers: Marianne Sundet (Director of Simula Innovation), Benedetta Magri (Senior Programme Officer, International Labour Standards, Rights at Work and Gender Equality – ITC-ILO). Joana Gíria (Presidente da CITE ) e Sara Falcão Casaca (Coordenadora do Projeto IGEmpresas) encerraram a conferência. 2


PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO Projeto Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho Iniciado em abril de 2014, promovido pela CITE e desenvolvido pelo CIEG/ISCSPULisboa), em parceria com a Norwegian Association of Local and Regional Authorities - KS, este projeto foi financiado pelo EEA Grants.

CIEG - Atividades 2016

Teve como principal objetivo fazer o diagnóstico e a caracterização do assédio moral e sexual no local de trabalho em Portugal, promovendo a sensibilização para esta temática e a troca de experiências e boas práticas entre Portugal e a Noruega. O Projeto foi coordenado por Anália Torres (coordenadora do CIEG/ISCSPULisboa) e teve a participação de Dália Costa (CIEG), Helena Sant’Ana (CIEG), Bernardo Coelho (CIEG/ISCTE) e Isabel Sousa (CIEG).

No dia 9 de março realizou-se no Centro de Estudos Judiciários (CEJ), a Conferência Final do Projeto “Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho: resultados finais, experiências e reflexões”, promovida pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). Foram apresentados os principais resultados desta pesquisa e um manual de formação por módulos sobre a temática. Conferência Final do Projeto Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho em Portugal

A sessão de encerramento contou com a presença de Miguel Cabrita (Secretário de Estado do Emprego), Paulo Guerra (Diretor Adjunto CEJ), Joana Gíria (Presidente da CITE) e Fátima Duarte (Presidente da CIG).

Deste projeto resultou também a edição do livro Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho em Portugal, a publicar brevemente pela CITE em português e inglês.

3


PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO Projeto IGOS Igualdade de Género Odivelas e Seixal

CIEG - Atividades 2016

Promovido pelo CIEG/ISCSP-ULisboa, o projecto IGOS tem como entidades parceiras a KS Norwegian Association of Local and Regional Authorities e os municípios de Odivelas e Seixal. É financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (European Economic Area Financial Mechanism eeagrants).

Tem como objetivo a melhoria das boas práticas na promoção da igualdade de género, a partir da troca de experiências entre estes dois municípios e a KS, e a validação de um instrumento de avaliação de medidas legislativas promotoras da igualdade de género.

No âmbito deste projeto realizou-se um inquérito à população dos concelhos de Odivelas e Seixal sobre igualdade de género.

Inquérito à população dos concelhos de Odivelas e Seixal

Projeto Igualdade Agrupamento de Escolas Lima de Freitas AELF, Setúbal Este projeto visa promover os princípios da igualdade e não discriminação junto da comunidade escolar, dar a conhecer o fenómeno da violência de género e combater a violência no namoro. São parceiros mais de uma deSessão de trabalho com deputados/as do zena de empresas, organizações e instituições académicas de Setúbal, encírculo de Setúbal tre as quais se destaca o Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do ISCSP-ULisboa.

No dia 12 de Abril, os/as Deputados/as da Comissão de Educação realizaram uma visita à Escola Lima de Freitas, dinamizadora do Projeto "Igualdade" com o objetivo de conhecer o projeto e avaliar o seu potencial de disseminação noutras Escolas/Agrupamentos de Escolas. Ver mais em: http://cieg.iscsp.ulisboa.pt/

4


CIEG - Atividades 2016

ENCONTROS CIENTÍFICOS

Nos dias 7 e 8 de abril de 2016 realizou-se a conferência "Ciências & Políticas Públicas", no ISCSP, Universidade de Lisboa. Integrado nas comemorações dos 110 anos do Instituto, o evento promoveu a divulgação das Unidades de investigação do ISCSP e os seus principais contributos para a produção de conhecimento no setor das políticas públicas. O CIEG dinamizou o Painel “Estudos de Género e Politicas Publicas : tendências e desafios” em que intervieram: Ana Sofia Neves “Violência no Namoro: discurso de jovens raparigas portuguesas”; Bernardo Coelho “Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho em Portugal” ; Dália Costa e Paula Campos Pinto “Estudo de Avaliação do IV Plano Nacional para a Igualdade, Género, Cidadania e Não-Discriminação (2011-2013). Para mais informações consulte: http://cieg.iscsp.ulisboa.pt/

A Sessão de Abertura contou com Manuel Meirinho (Presidente do ISCSP/ULisboa) e com os coordenadores dos Centros de Investigação do ISCSP: Celeste Quintino (CEAF), Carlos Piteira (IO), Paulo Seixas (CAPP) e Paula Campos Pinto (em representação de Anália Torres, CIEG/ ISCSP-ULisboa). Este evento foi ainda marcado pela inauguração da nova imagem do CIEG.

5


ENCONTROS CIENTÍFICOS

CIEG - Atividades 2016

No dia 25 de janeiro de 2016, teve lugar, na Fundação Calouste Gulbenkian, o Seminário Internacional “Parcerias pela Igualdade de Género: Resultados Alcançados e Próximos Passos”, organizado no âmbito do Programa PT07: Integração da Igualdade de Género e Promoção do Equilíbrio entre o Trabalho e a Vida Privada, o qual é financiado através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, no âmbito dos European Economic Area Grants (EEA Grants).

Seminário Internacional «Parcerias pela Igualdade de Género: Resultados Alcançados e Próximos Passos»

Durante este Seminário, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, foram apresentados os 12 projetos financiados pela Islândia, o Liechtenstein, a Noruega, através dos EEA Grants.

O CIEG participou neste seminário com a apresentação de dois projetos: “Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho” e “IGOS—Igualdade de Género Odivelas Seixal”.

6


PUBLICAÇÕES

CIEG - Atividades 2016

No dia 17 de dezembro foi lançado, no ISCSP-ULisboa, o primeiro livro do CIEG, intitulado Estudos de Género numa Perspetiva Interdisciplinar. O lançamento contou com a presença do Presidente do ISCSPULisboa, Manuel Meirinho, da Adjunta do Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Teresa Fragoso, em representação da Secretária de Estado, Catarina Marcelino, Renato Carmo, em representação da Editora Mundos Sociais, e Anália Torres coordenadora do CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género.

No dia 9 de março foi lançado no Centro de Estudos Judiciários (CEJ), o policy brief “Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho em Portugal”, contendo os resultados da investigação. Disponível em português e em inglês.

Foi publicado o manual CENAS.IGUALDADE que decorre da implementação de um programa de prevenção da violência e delinquência juvenil promovido pela UMAR- União de Mulheres Alternativa e Resposta. Com mais de 12 anos de experiência, a UMAR tem vindo a promover a consciencialização para o fenómeno da violência de género junto de jovens. Com o projeto Artways - Políticas Educativas e de Formação contra a violência e delinquência juvenil, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e financiado pelo Mecanismo do Espaço Económico Europeu, pretendeu-se explorar a vertente da delinquência juvenil através da intervenção em lares de infância e juventude e centros educativos. 7


CIEG - Atividades 2016

PUBLICAÇÕES A nova edição do livro infantil “A minha família é a melhor do mundo. E a tua?”, da autoria de Ana Sofia Neves e Joana Miranda (Isto é Editora), foi lançado em 2016. A obra é um convite para repensar o conceito de família e de igualdade, para desconstruir estereótipos sociais de género e para problematizar as questões da homoparentalidade. A mesma é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com a cidadania nos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade.

Ana Sofia Neves (ISMAI, CIEG/ISCSP Univ. Lisboa), Vera Duarte (UICCC/ISMAI), Regina Célia Barbosa (Inst. Maria da Penha, Brasil) e Nilton Formiga (Univ. Federal Rio de Janeiro) publicaram o livro “Violência na Contemporaneidade no Brasil e em Portugal: teorias e práticas”. Esta obra resulta de um encontro feliz entre pessoas e instituições, o Instituto Universitário da Maia e o Centro Universitário Maurício de Nassau.

As investigadoras do CIEG, Ana Sofia Neves e Dália Costa, coordenadoras da Linha de Investigação III. Género e construção das sociedades contemporâneas, encontram-se a organizar um volume dedicado à Violência de Género. Este livro conta com os contributos de diferentes autoras e autores, numa perspetiva interdisciplinar.

Carla Martins é co-autora do livro Política no Feminino, que está no prelo e será editado pela Alêtheia Editores.

8


CICLO GÉNERO EM DEBATE

CIEG - Atividades 2016

No dia 3 de março de 2016 realizou-se mais uma sessão do Género em Debate sob o tema “Género, Educação e Igualdade nas Escolas”, com a participação de Laura Fonseca e Teresa Pinto como oradoras e a moderação de Paula Campos Pinto.

9


I Congresso Internacional Estudos de Género em debate: percursos, desafios e olhares interdisciplinares O CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, irá realizar o seu I Congresso Internacional, sobre o tema Estudos de Género em debate: percursos, desafios e olhares interdisciplinares, entre 25-27 de maio de 2016, no ISCSP, Universidade de Lisboa, . Foram submetidas para apreciação 370 propostas de abstract, 70 de Portugal e as restantes 300 de diferentes partes do mundo. O I Congresso Internacional do CIEG conta com 270 inscrições. http://ciegcongress2016.admeus.net/

CIEG - Atividades 2016

PROGRAMA | PROGRAMME QUARTA-FEIRA, 25 DE MAIO | WEDNESDAY, MAY 25TH 12h00-14h30 Registo | Registration 14h30-15h45 Sessão de Abertura | Opening session Anália Torres, Coordenadora do CIEG | Coordinator, CIEG, ISCSP, Universidade de Lisboa Alice Trindade , Vice Presidente do ISCSP | Vice-President, ISCSP, Universidade de Lisboa Joana Gíria, Presidente da CITE | President of CITE (a confirmar | to be confirmed) Fátima Duarte, Presidente da CIG | President of CIG 15h45-16:45 Sessão Plenária | Plenary Session Making a Difference: Addressing Gendered and Intersectional Violence Keynote speaker: Margaret Abraham, Presidente da Associação Internacional de Sociologia | President of the International Sociological Association (ISA) 17:00-18:30 Mesa Redonda | Roundtable Reflexões críticas sobre desigualdades de género | Critical reflections on gendered Inequalities Beverley Skeggs, Goldsmiths, University of London Maria do Mar Pereira, University of Warwick Anália Torres (Discussant), CIEG, ISCSP Universidade de Lisboa

QUINTA-FEIRA, 26 DE MAIO | THURSDAY, MAY 26TH

9h30-11h Sessões Paralelas I | Parallel sessions 11h30-13hSessão | Session Estudos de género e feminismos no sul da Europa | Gender studies and feminisms in southern Europe Constanza Tobío Soler, Universidad Carlos III de Madrid Maria do Mar Pereira, University of Warwick Anne Cova, ICS, Universidade de Lisboa 11h30-13h Sessão | Session Direitos, trabalho e família | Rights, work and family Sara Falcão Casaca, ISEG - Universidade de Lisboa Maria do Céu Cunha Rêgo, CIEG Heloísa Perista (Discussant), CESIS

10


I International Congress Gender studies in debate: pathways, challanges and interdisciplinar perpectives PROGRAMA (cont.) | PROGRAMME (cont.) 11h30-13h Sessão | Session Políticas de Igualdade de género: impactos e limites| Gender equality policies: impacts and limits Clara Araújo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro Virgínia Ferreira, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra

CIEG - Atividades 2016

Rosa Monteiro (Discussant), CES, Universidade de Coimbra, Instituto Superior Miguel Torga 16h-17h30 Sessões Paralelas II | Parallel sessions II 18h00-19h30 Mesa Redonda | Roundtable Violência de género: conquistas, obstáculos e desafios | Gendered Violence: achievements, obstacles and challenges Manuel Lisboa, FCSH, Universidade Nova de Lisboa Maria José Magalhães, FPCE, Universidade do Porto Sofia Neves, ISMAI

SEXTA-FEIRA, 27 DE MAIO | FRIDAY, MAY 27TH 9h30-11h Sessões Paralelas III | Parallel sessions III 11h30-13h Sessão | Session Género, estudos sobre as mulheres e feminismos em português | Gender, women’s studies and feminisms in portuguese Clementina Furtado, (CIGEF), Universidade de Cabo Verde Manuela Tavares, CIEG Clara Araújo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro 11h30-13h Sessão | Session Género e educação | Gender and Education Rosemary Deem, Royal Holloway, University of London Cristina C. Vieira, FPCE da Universidade de Coimbra e (CEIS 20) Adriana Bebiano (Discussant), Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da (FLUC) 11h30-13h Sessão | Session Género e corpo | Gender and Body Pedro Vasconcelos, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) Maria João Cunha, CIEG, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa Bernardo Coelho (Discussant), CIEG, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa 14h30-15h30 Sessão Plenária | Plenary Session Gender Studies and Feminist Academic Militancy in Contemporary Brazil | Gender Studies and Feminist Academic Militancy in Contemporary Brazil Keynote speaker: Miriam Grossi, Universidade Federal de Santa Catarina 18h00-19h30 Mesa Redonda | Roundtable Género, direitos humanos, feminismos e direitos LGBTQIA | Gender, human rights, feminisms and LGBTQIA rights Miguel Vale de Almeida, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) Teresa Pizarro Beleza, Faculdade de Direito, Universidade Nova de Lisboa Sofia Aboim, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa 19h30 | 20h Sessão de encerramento | Closing ceremony

11


OUTRAS ATIVIDADES Lançamento do livro Mulheres na Ciência No dia 8 de março de 2016, a Coordenadora do CIEG, Anália Torres, foi uma das mulheres cientistas homenageadas pela Ciência Viva integrando a exposição e livro apresentados no Pavilhão do Conhecimento. Para mais informações visitar:

CIEG - Atividades 2016

http://www.cienciaviva.pt/mulheresnaciencia/

ANED – Rede Europeia de Peritos na Área da Deficiência Criada pela Comissão Europeia em Dezembro de 2007, a ANED é uma rede de peritos na área da deficiência, de âmbito europeu, para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas em colaboração com a Unidade para a Deficiência da Comissão Europeia. A investigadora do CIEG Paula Campos Pinto integra a rede como perita por Portugal desde 2001 e é, desde maio de 2015, membro da equipa de coordenação científica da rede sendo responsável pela supervisão da base DOTCOM (http://www.disability-europe.net/dotcom) é uma grande base de dados sobre legislação, políticas, estratégias e iniciativas dos Estados-membros da União Europeia, dos países candidatos e países associados contendo mais de 1.500 registos sobre legislação e políticas existentes, cada um deles incluindo um texto descritivo e links para documentos legislativos ou outras fontes relevantes de informação a nível nacional.

Ana Sofia Neves é presidente da Associação Plano i, docente e investigadora no ISMAI e membro integrado do CIEG. A Associação Plano i tem como objetivo dar respostas concretas a um amplo conjunto de questões sociais atuais, nomeadamente a desigualdade, a discriminação, a violência, a exclusão e a pobreza e fomentar a discussão, a formação e a intervenção em áreas como a violência de género, a xenofobia, o racismo, a ciganofobia, a discriminação com base na orientação sexual, na etnia, na identidade de género, na idade e na deficiência.

O CIEG tem um novo projeto de investigação designado por “Igualdade de género e idades da vida: bloqueios e oportunidades nos primeiros 15 anos do século XXI.”. Financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, o projeto é coordenado por Anália Torres e envolve uma equipa que integra Paula Campos Pinto, Dália Costa, Bernardo Coelho e Diana Maciel. O estudo pretende analisar as relações e as desigualdades de género ao longo da vida, situando Portugal no contexto europeu. 12