Page 1

ABR- JUN 2018

A CIÊNCIA LEVA-NOS MAIS LONGE

CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

NEWSLETTER CIEC

VOL. 2


ÍNDICE

2

WORKSHOP PARA MIÚDOS & GRAÚDOS: REUTILIZAÇÃO CRIATIVA

3

0 25 DE ABRIL É PARA TODOS

4

CONTOS & CIÊNCIAS, BARQUINHA DE VIVÊNCIAS: "ATÉ VÊS ESTRELAS"

5 6 9 11 12

ESPECIAL DIA DA MÃE: "MÃE, VEM COMIGO BRILHAR"

III MOSTRA: BARQUINHA DE EXPERIÊNCIAS, BARQUINHA DE VIVÊNCIAS INAUGURAÇÃO ESPAÇO "TINK"

CIEC À BEIRA TEJO

"No laboratório lá de casa há... "BARCOS À VELA" sugestão de atividade prática para crianças


PÁGINA 2

WORKSHOP "REUTILIZAÇÃO PARA MIÚDOS CRIATIVA" & GRAÚDOS 21 ABRIL Lançámos um novo desafio ao nosso público: a possibilidade de desenvolverem experiências científicas, companhia de familiares e amigos, sem limite de idade. "Workshop para Miúdos & Graúdos" é a nossa nova rubrica, e permite o desenvolvimento de atividades científicas entre participantes de diferentes faixas etárias, promovendo-se assim um cariz intimista, de partilha e de trabalho em equipa, à experiência científica. Nesta 1.ª edição, o tema de eleição foi a reutilização de recursos do quotidiano, tendo como ponto de partida a comemoração universal do Dia Mundial da Terra (22 de abril). Antecipámo-nos e assinalámos a data no dia 21, sábado, partilhando algumas ideias (criativas) de como reutilizar recursos materiais com que nos deparamos diariamente e que regra geral, depois de consumidos, consideramos lixo.  Sabia que com os restos de lápis de cera dos seus educandos, poderá construir novos lápis, ou até mesmo produzir velas decorativas? Poupamos recursos materiais, económicos e contribuímos para um planeta mais sustentável. A Terra agradece!


PÁGINA 3

0 25 DE ABRIL É PARA TODOS

No dia em que se assinala o feriado comemorativo do direito à liberdade, e porque é nossa missão promover a literacia científica de todos os indivíduos, desde a primeira infância, com a Ciência e com os fenómenos científicos, abrimos portas à comunidade com o acesso gratuito à nossa exposição permanente e ao nosso laboratório.


PÁGINA 4

CONTOS & CIÊNCIAS, BARQUINHA DE VIVÊNCIAS 5 MAIO "Contos & Ciências, Barquinha de vivências" é a atividade para crianças dos 6 aos 10 anos, na qual, os participantes têm oportunidade de assistir à leitura expressiva de um conto/história, e, posteriormente, participar na concretização de uma atividade prática de ciência experimental, relacionada com o tema. Partindo do conto "A pequena fada das estrelas", os nossos pequenos cientistas foram desafiados a construir, individualmente, uma luminária. A utilização de tintas fosforescente na decoração desta e a exploração das suas propriedades, foi uma das abordagens adotadas nesta atividade, que terminou com um teste na nossa sala "Joga com as cores". O resultado final? Brilhante! 

"ATÉ VÊS ESTRELAS!"


PÁGINA 5

ESPECIAL DIA DA MÃE 7 DE MAIO Sendo também uma das nossas missões, a promoção da literacia científica em contexto intergeracional, comemorámos o Dia da Mãe, com uma atividade para a dupla "mãefilho(a)".  Com o objetivo de explorarem diversos modelos de circuitos elétricos, os intervenientes construiriam um suporte para fotografias, com leds, onde as imagens de mães e filhos se iluminavam, sempre que o dispositivo era acionado. Aliou-se assim, a criatividade à ciência, numa tarde em que o amor foi a palavra de ordem.

"MÃE, VEM BRILHAR COMIGO"


PÁGINA 6

III MOSTRA: BARQUINHA DE EXPERIÊNCIAS, BARQUINHA DE VIVÊNCIAS

Nos dias 17, 18 e 19 de maio o Centro Integrado de Educação em Ciências realizou o evento III Mostra "Barquinha de experiências, Barquinha de vivências”. Sob o lema “Conhecer o passado, viver o presente e planear o futuro com Arte & Ciência”,este evento apresentou-se como uma mostra das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, pelos alunos da Escola Ciência Viva, no âmbito da educação formal e não-formal,. Em simultâneo, foram promovidas visitas ao CIEC e apresentadas algumas das atividades e eventos que o Centro disponibiliza para a comunidade em geral.


PÁGINA 7

III MOSTRA: BARQUINHA DE EXPERIÊNCIAS, BARQUINHA DE VIVÊNCIAS


PÁGINA 8


PÁGINA 9

III MOSTRA: BARQUINHA DE EXPERIÊNCIAS, BARQUINHA DE VIVÊNCIAS

INAUGURAÇÃO ESPAÇO "TINK"

17 DE MAIO TINK - um espaço para pensar com as mãos é a nova valência do Centro Integrado de Educação em Ciências, cuja cerimónia decorreu integrada no evento III Mostra "Barquinha de experiências, Barquinha de vivências".

Inaugurou-se desta forma, um espaço onde se desafiam os visitantes de todas as idades, a desenvolver competências científicas, nomeadamente, a estimular a lógica de construção: construir e testar aviões de papel, construir uma ponte ou transformar garrafas de plástico em fio, que depois serão utilizados para tecer carteiras ou sacos, são alguns dos desafios apresentados e que promovem assim o desenvolvimento de atividades em familia.


PÁGINA 10

III MOSTRA: BARQUINHA DE EXPERIÊNCIAS, BARQUINHA DE VIVÊNCIAS

INAUGURAÇÃO ESPAÇO "TINK"


PÁGINA 11

CIEC À BEIRA TEJO 9 A 13 DE JUNHO De 9 a 13 de junho o Município de Vila Nova da Barquinha promoveu mais uma edição da Feira do Tejo. Integrado neste evento, o CIEC saiu à rua com atividades cujo objetivo principal foi levar os nossos participantes a explorar questões relacionadas com o "ar", nomeadamente através da experiência “Bola Suspensa”, onde exploraram o princípio de Bernoulli ou a “Lata Voadora”, onde observaram os efeitos da pressão do ar.

"A VOAR SOBRE O TEJO"


PÁGINA 12

No laboratório lá de casa há... BARCOS À VELA! sugestão de atividade prática para crianças

RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS: Caixa de fósforos vazia Plasticina Palito Folha de papel Bacia com água Tesoura

1 2

Recortar um retângulo de papel com 10 x 7 cm;

Dobra um pouco o retângulo e furao em dois pontos de modo a atravessa-lo com o palito;

3

Espeta o palito num pedacinho de plasticina e coloca-o dentro da caixa de fósforos;

4

Coloca a caixa na água e sopra na direção da vela.

O QUE OBSERVASTE? O barco na água desloca-se de acordo com a direção do sopro segundo uma ação de corrente de ar. Este tipo de movimentos registam-se nos barcos à vela quando se deslocam a favor do vento. A força que os impele para a frente resulta da reação provocada pela resistência oferecida pela vela.


CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

PARA SUBSCREVER A NOSSA NEWSLETTER DEVE ENVIAR UM EMAIL PARA O ENDEREÇO INFO@CIEC.VNB.PT

CIEC – ESCOLA CIÊNCIA VIVA RUA D. MARIA II, 2260-434 VILA NOVA DA BARQUINHA TELEFONE: 249 715 663 | 926 642 703 EMAIL| INFO@CIEC.VNB.PT SITE| HTTP://WWW.CIEC.VNB.PT HTTP://WWW.FACEBOOK.COM/CIEC.VNB

NEWSLETTER

A Ciência leva-nos mais longe | 2º trim. 2018  

Newsletter do Centro Integrado de Educação em Ciências | 2º trimestre de 2018

A Ciência leva-nos mais longe | 2º trim. 2018  

Newsletter do Centro Integrado de Educação em Ciências | 2º trimestre de 2018

Profile for ciecvnb
Advertisement