Page 1

R E P O R TA G E M Helena Paulino RUTRONIK Elektronische Bauelemente GmbH Tel.: +351 252 312 336 · Fax: +351 252 312 338 rutronik_pt@rutronik.com · www.rutronik.com

RUTRONIK: COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA No dia 17 de Junho, a Rutronik realizou uma conferência de imprensa europeia, onde responsáveis por várias áreas da empresa apresentaram o seu percurso, os objectivos para 2015, os mercados verticais que vão surgindo, a importância da logística e o portal Webg@te. A revista “robótica” esteve presente e conta-lhe mais sobre a Rutronik, a sua evolução ao longo dos anos e as suas novas iniciativas.

e aviação). O foco serão os fornecedores, não esquecendo de aumentar as competências e a lealdade dos clientes a longo prazo, um código de conduta, uma presença global e uma garantia de qualidade. Os serviços da Rutronik também deverão evoluir com produtos de elevada qualidade, no acompanhamento dos clientes desde o ínicio, nos serviços de logística e com medidas de redução de riscos.

IMPORTÂNCIA DA EVOLUÇÃO NOS MERCADOS VERTICAIS

Figura 1 · A Rutronik é uma das maiores distribuidoras europeias no seu segmento.

Markus Krieg, Director de Marketing da Rutronik iniciou a conferência apresentando a empresa presente em todo o mundo e quais as perspectivas para 2015. A Rutronik é um dos maiores distribuidores europeus de semicondutores, componentes passivos e electrónicos, sistemas de armazenamento, display & embedded boards e produtos wireless. Estando certificada pela ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, a Rutronik abrange uma vasta área de distribuição europeia, construída ao longo dos anos com a satisfação dos clientes. Estes dados foram comprovados por Markus Krieg em dois gráficos que mostravam o crescimento gradual na criação de emprego e no retorno do investimento, de 1994 até 2010. Os fornecedores foram mencionados tal como a vantagem da Rutronik possuir soluções técnicas para cada componente e aplicação que distribui. Os mercados verticais foram ainda mencionados por Markus Krieg: médico, iluminação, energias alternativas, industrial, automóvel e aplicação em habitações. A experiência e conhecimentos da Rutronik ao nível técnico, comercial e da logística permitem-lhe uma consulta personalizada dos problemas dos clientes; várias soluções para os produtos desenvolvidos sob determinadas especificações; uma solução na cadeia de abastecimento através de um processo de análise; o contacto pessoal respondendo a questões e fornecendo informação importante; especialistas da indústria; e envolvimento no processo de desenvolvimento do produto através de ideias até à produção em série. Além disso, segundo Markus Krieg, todo o conhecimento da Rutronik pode ser fornecido ao cliente através do apoio pessoal no local com especialistas, na própria Rutronik através de seminários técnicos e workshops que incluem a mais recente informação sobre os fabricantes e produtos, na Internet através do portal de informação Webg@te com um catálogo e compras online, com uma newsletter e publicações especiais e ainda através de telefone ou de suporte comercial e técnico no local. Os objectos para 2015 são para Markus Krieg, bastante fulcrais e um verdadeiro desafio. Passam pela implementação de uma organização global e a entrada em novos mercados (iluminação, energias renováveis, medicinal

Andreas Mangler, Director Estratégico de Marketing e Gerd Fischer, Director de Mercados Verticais abordaram a evolução técnica dentro dos mercados verticais. Começaram por explicar a sua missão dentro da Rutronik: definir, desenvolver e executar soluções de elevada eficiência para os clientes, cooperar com os especialistas indo de um nível horizontal para um nível vertical e oferecer o melhor nível de suporte para aplicações específicas. Como construir um mercado? Esta é a questão que colocaram e à qual responderam de forma simples: construindo-o! Através de equipas no mercado vertical e nos seus vários segmentos, desde o médico, iluminação, energias renováveis, indústria, automóvel, e aplicações habitacionais.

Figura 2 · Markus Krieg apresentou a Rutronik e por onde passa o seu futuro.

O suporte ao cliente é importante com o desenvolvimento de um conceito, uma consulta e desenvolvimento de suporte, prótotipos, formação, aplicação de uma selecção específica de produtos e notas APP e PCN. Desta forma os clientes possuem uma aplicação orientada a eles próprios, uma solução completa e optimizada no custo, curtos desenvolvimentos no mercado, conhecimentos de todas as divisões de produtos para aplicações específicas, e apoio na definição de novas aplicações de determinados produtos. De seguida apresentaram as suas estratégias de desenvolvimento das várias áreas do mercado vertical e como pretendem actuar e investir nas mesmas, de forma a garantir um crescimento da Rutronik igualmente nestes sectores relevantes do mercado.

robótica

[ 87 ]


R E P O R TA G E M

principalmente no que diz respeito à consignação, que está a ser efectuada da Ásia para a Ásia. Mas mais importante do que isto é a segurança e qualidade de entrega de um serviço que é europeu. Um serviço completo que abrange o mercado mundial, que nos permite ser competitivos e dinâmicos graças à criação de soluções de logística locais, utilização de uma plataforma informática única à qual todas as representações da Rutronik tem acesso e podem, independentemente, acompanhar as tendências dos mercados e preços , negociando directamente com os fabricantes , tornando-nos assim ainda mais competitivos .

RR: Um dos maiores problemas dos distribuidores é a logística. Como está organizada a logística da Rutronik? A Rutronik sendo agora uma distribuidora global tem de ter uma logística mais organizada. Como garantem este factor tão importante? NC: Sem dúvida que a logística é um dos factores mais importantes na distribuição. Entre os distribuidores prinicipais, a Rutronik destaca-se consideravelmente, prinicipalmente se temos em conta que os volumes geridos são, em média maiores do que os restantes distribuidores. Isto deve-se ao facto da Rutronik representar todos os segmentos dos componentes electrónicos, desde passivos, electromecânicos, semiconductores, wireless até às soluções fotovoltaicas. Em média, diariamente, são realizados mais de 2.000 envios o que se traduz em cerca de 130.000 componentes por mês. Apenas uma estrutura logística sólida e rigorosamente organizada consegue ser bem sucedida nesta tarefa. A Rutronik tem para isso como base um “Warehouse Management System” que se traduz num sistema avançado de armazenamento e picking automático, sem utilização de papel. Em suma, um nível elevado de automatização de processos permite optimizar a identificação de material e prestar os serviços logísticos escolhidos pelo cliente de forma rápida e eficaz. Este serviço naturalmente é suportado por um sistema informático personalizado que serve de base para a implementação de qualquer tipo de solução logística que o cliente pretenda escolher. Para esse efeito, contamos com a ajuda dos “Supply Chain Managers“ que, em cooperação estreita com o nosso armazém, coordenam os diferentes tipos de módulos logísticos a aplicar e personalizam-nos junto dos nossos clientes. Encontramos assim também aqui um elevado sentido de adaptação às necessidades do cliente que, ao adquirir o nosso material não terá apenas à disposição um serviço de entrega estudado à sua medida com entregas consolidadas (por semana ou mês), mas sobretudo terá a certeza de receber envios certificados pela norma ESD, desde o envio até à recepção da mercadoria. Uma condição imprescindível, se tivermos em conta que 30% dos nossos clientes estão ligados à indústria automóvel, o que se traduz numa exigência máxima de qualidade.

RR: Uma nova área onde a Rutronik apostou enquanto distribuidora são as soluções de fotovoltaico e iluminação. Acha que é uma área em expansão para a Rutronik? NC: Com certeza. Especialmente na área da iluminação onde a Rutronik, e especialmente a Rutronik em Portugal, tem vindo a ser parceira de vários projectos (Casino Lisboa, por exemplo). Neste âmbito gostaria de destacar não somente a vantagem de mais valia como fornecedor, mas também o serviço de promoção e venda dos produtos dos nossos clientes, que está a ser feito. O trabalho não acaba, por isso, depois do material ter sido enviado, o produto final do nosso cliente também pode ter uma exposição ao mercado através da Rutronik. Uma parceria completa – desde o envio do componente até a transformação em produto final.

[ 90 ]

robótica

RR: Como está o mercado português a reagir à crise internacional? NC: Surpreendentemente, o reflexo da crise internacional tem sido menos dramática no mercado português do que se tem vindo a anunciar. Especialmente no sector automóvel temos vindo a constatar um aumento considerável de envios e novos projectos.

RR: O distribuidor Rutronik está a crescer na distribuição de material no mercado português? NC: No que diz respeito à evolução dos projectos e facturação da representação em Portugal para 2011 temos constatado um aumento significativo, quando comparado com os anos anteriores.

Figura 2 · Nadia Carlino destacou o aumento da distribuição da Rutronik em Portugal.

RR: Quais os planos da Rutronik para os próximos anos? NC: O objectivo é a expansão e optimização do conceito de Global Key Account Management para os nossos clientes a nível mundial. Estamos prontos a acompanhar os centros de produções dos nossos clientes em qualquer parte do mundo, oferecendo fornecimentos “custom-made”, de acordo com as estratégias de produção definidas pelas empresas, onde quer que estas se encontrem. Mais, queremos aumentar as nossas actividades de Design-in nos clientes, visando atingir 50% das vendas com este conceito. No que diz respeito aos novos clientes está a ser implementada uma nova organização de marketing para o mercado internacional, vocacionada para os clientes internacionais. Isto significa que futuramente iremos igualmente harmonizar a nossa palete de produtos para a obtenção de extensões das franchises. Seja em que parte do mundo o cliente estiver, ele receberá o mesmo serviço pela Rutronik podendo usufruir da mesma qualidade e suporte em qualquer altura.

Rutronik: compromisso com a excelência  
Rutronik: compromisso com a excelência  

Autor: Helena Paulino; Revista: robótica nº84