Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO - COMERCIAL Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A. Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871 weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt

“RIDERSERIES FG” DA WEIDMÜLLER RELÉS DE ACOPLAMENTO EQUIPADOS COM CONTACTOS GUIADOS (OU RELÉS DE SEGURANÇA) PARA A MONITORIZAÇÃO DE SINAIS EM CIRCUITOS DE SEGURANÇA

mecanismo integrado que evita que os contactos normalmente fechados e normalmente abertos sejam fechados simultaneamente.

A Weidmüller expande a sua RIDERSERIES adicionando uma versão de relés com contactos guiados com a designação “Riderseries FG”. Com uma taxa de precisão de diagnóstico de 99%, estes relés pertencem aos componentes mais fiáveis utilizados na tecnologia de segurança. Um mecanismo integrado garante que os contactos normalmente fechados e normalmente abertos não possam ser fechados em simultâneo. Este mecanismo de segurança assegura que o contacto de sinalização mantém o mesmo estado de comutação no caso de ocorrer uma falha, por exemplo, como pode acontecer se o contacto eléctrico se fundir na posição de fechado devido a sobrecarga. Ao monitorizar continuamente o contacto de sinalização e comparando os valores reais com os pré-definidos nos controlos (segurança), é possível implementar contra-medidas para proteger tanto o homem como a máquina em caso de falha. Com um design estreito de apenas 16 mm, o conjunto “Riderseries FG” da Weidmüller inclui uma base de relés para a instalação em calha, um módulo de display LED, um clip de fixação contra vibração, bem como um relé e marcações extraíveis. Os utilizadores podem escolher entre ligação por mola ou parafuso. Os relés de acoplamento com contactos guiados foram desenvolvidos para serem implementados na tecnologia de sinalização, nos comandos de elevação e também nos dispositivos de PARAGEM DE EMERGÊNCIA. Com uma tensão nominal de 24 VDC, a tensão de comutação de 250 VAC, uma corrente de comutação máxima de 6 A, dois contactos inversores de AgCuNi, o “Riderseries FG” da Weidmüller é verdadeiramente inovador.

Este mecanismo garante que o contacto de sinalização mantenha o mesmo estado de comutação caso ocorra uma falha. Monitorizando constantemente o estado do contacto de sinalização e comparando os valores reais com os valores pré-definidos, os comandos de segurança garantem que as medidas adequadas possam ser implementadas para proteger tanto o homem como a máquina em caso de falha. Os utilizadores podem criar um circuito de controlo eficaz e orientado para a segurança, de acordo com a arquitectura especificada na norma EN ISO 13849-1 (categorias 3 e 4) interligando dois relés de acoplamento em conjunto com um controlador orientado para a segurança ou com dispositivos de comutação de segurança.

Figura 2 · “RIDERSERIES FG” da Weidmüller: relés de acoplamento com contactos guiados para a incorporação em circuitos de segurança. Detalhe: uma garra de fixação metálica garante que o relé permanece na sua posição mesmo quando é sujeito a vibrações fortes em ambientes adversos.

de roda livre integrado.

Os relés “Riderseries FG” foram concebidos de forma robusta e resistente à vibração: uma garra de fixação metálica garante que permanecem na sua posição mesmo em condições ambientais adversas. Em caso de falha, os utilizadores poderão substituir, de forma prática e rápida, o módulo afectado, sem ter de desligar a cablagem. Para facilitar o diagnóstico simples no local, o relé de acoplamento está equipado com um módulo de display LED claramente visível com um díodo de roda livre integrado que protege a electrónica conectada em série. O “Riderseries FG” com contactos guiados (2 contactos inversores, bobina DC) inclui uma base de relé para a instalação em calha, um relé e marcações extraíveis. Para se adaptarem aos requisitos, estão disponíveis nas versões de ligação por mola ou parafuso.

A Weidmüller ampliou a sua RIDERSERIES com uma outra versão de relés. Os novos conjuntos “Riderseries FG” de design estreito de apenas 16 mm de largura, são relés de acoplamento equipados com contactos guiados concebidos para monitorizar sinais em circuitos de segurança. Com uma taxa de precisão de diagnóstico de 99%, os relés equipados com contactos guiados pertencem aos componentes ensaiados mais fiáveis, utilizados na tecnologia de segurança. Um contacto guiado é composto por, pelo menos, um contacto normalmente fechado e outro normalmente aberto com um

Concebido para suportar ambientes adversos e oferecer um tempo de vida útil longo, a mais-valia técnica é excelente em todos os pontos: tensão nominal de 24 VDC, tensão de comutação de 250 VAC, corrente de comutação máxima de 6 A, dois contactos inversores de AgCuNi e um tempo de vida útil mecânica de 50 x 106 ciclos de comutação. O isolamento seguro segundo a VDE 0106 Parte 101 está assegurado. É possível utilizar os relés de acoplamento da Weidmüller sem restrições, em temperaturas ambiente entre -40° C e +70° C.

Figura 1 · “RIDERSERIES FG” da Weidmüller: relés de acoplamento equipados com contactos guiados para monitorizar sinais em circuitos de segurança. Detalhe: estado de comutação indicado por um LED claramente visível e integrado no módulo de display que também está equipado com um díodo

[76]

robótica

"Riderseries FG" da weidmüller  
"Riderseries FG" da weidmüller  

Autor: Weidmüller, Sistemas de Interface, S.A; Revista: robótica nº84

Advertisement