Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO - COMERCIAL ABB, S.A. Tel.: +351 214 256 000 · Fax: +351 214 256 390 comunicacao-corporativa@pt.abb.com · www.abb.pt

ROBOTS ABB E DACIA RENAULT CRIAM INSTALAÇÃO DE PINTURA MAIS SEGURA E PRODUTIVA A solução integrada de pintura automóvel de pára-choques proposta pela ABB para a fábrica de automóveis romena foi a mais rentável, e cumpriu todos os requisitos ambientais da União Europeia (UE).

instalação não possuía. A solução integrada proposta pela ABB foi a mais rentável do ponto de vista do investimento, e cumpriu todos os requisitos ambientais da UE.

AUMENTANDO A PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DE ROBÓTICA A nova linha de pintura de pára-choques iniciou oficialmente a produção em Fevereiro de 2008 e é composta por dez robots IRB 5400 da ABB. A produção aumentou de 1.800 pára-choques diários com a linha antiga, para 2.500 com a nova solução. O número de carros produzidos também aumentou para 63 carros por hora, em vez dos anteriores 40.

Quando Gregoire Patsoglou, gestor de projecto da Dacia Renault, “As soluções de chegou à fábrica em Pitesti pela robótica da ABB primeira vez, deparou-se com uma aumentam a empenhada equipa de colaboradores – mas com uma antiquada produtividade e instalação. “Foi a primeira linha a segurança dos de pintura da fábrica Dacia” ditou Patsoglou. “A zona de pintura era trabalhadores” escura, cheia de fumos e vapores de tinta. Definitivamente não era um lugar onde se pudesse falar sobre os novos requisitos de condições de trabalho da UE.” Com a integração da Dacia no Grupo Renault, esperava-se produzir mais carros e novos modelos na fábrica romena. Foram necessárias novas e imediatas medidas para garantir que esta instalação cumprisse os requisitos de produção da Renault. A cargo da ABB esteve a solução para a linha de pintura de pára-choques.

UMA SOLUÇÃO INTEGRADA PARA O PROCESSO DE PINTURA “A ABB trouxe uma valiosa experiência para este tipo de trabalho, fornecendo soluções de melhoria técnica”, comentou Patsoglou. Na primeira fase do projecto várias soluções foram tomadas em consideração. O desafio era integrar o nível certo de automação para a oficina de pintura, bem como a dimensão correcta para uma estação de tratamento de ar, que a

[74]

robótica

Dan Pirvu, chefe de produção da Dacia Renault referiu que “apesar de inicialmente terem sido utilizados oito robots na nova linha de pintura de pára-choques, tivemos de integrar mais dois devido ao aumento do número de carros que se estava a produzir.” Além da significativa melhoria de qualidade da aplicação, a automação também promoveu o desenvolvimento das capacidades e conhecimentos dos colaboradores. “A solução de robótica da ABB proporciona segurança para as pessoas e para o ambiente”, afirmou Pirvu. “Anteriormente, a pintura era feita manualmente; actualmente, é tudo executado por robots e o ar é mais limpo, devido à redução da emissão para o meio ambiente de compostos orgânicos voláteis.”

Robots ABB e dacia renault criam instalação de pintura mais segura e produtiva  

Autor: ABB, S.A; Revista: robótica nº84

Robots ABB e dacia renault criam instalação de pintura mais segura e produtiva  

Autor: ABB, S.A; Revista: robótica nº84

Advertisement