Page 1

D O S S I E R G E ST Ã O E T R ATA M E N TO D E Á G U A Schneider Electric Portugal Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101 pt-comunicacao@schneider-electric.com www.schneiderelectric.com/pt

TELEGESTÃO E IMPORTÂNCIA DAS COMUNICAÇÕES NO PROCESSO DA ÁGUA A Telegestão permite a gestão centralizada de sistemas de abastecimento de água e de saneamento. Estes sistemas são constituídos por inúmeras instalações dispersas, sendo vital o estabelecimento de redes de comunicações fiáveis e adaptadas às necessidades de operação.

INTRODUÇÃO A gestão sustentada da água é essencial na utilização de um recurso vital para a Humanidade. As empresas responsáveis pela sua captação, tratamento, armazenamento, distribuição e devolução ao meio estão condicionadas por exigências, cada vez maiores, de produção, ambientais e de qualidade. Para tal, procuram estabelecer parcerias com empresas de automação que proponham soluções para a gestão dos seus sistemas de uma forma integrada, desde a instalação, passando pela operação até à manutenção.

ficar um conjunto de requisitos que determinam a arquitectura do sistema de automação. A Tabela 1 resume os principais requisitos.

Tipo de requisitos

· · · ·

Qualidade da água e monitorização dos seus parâmetros; Rastreabilidade do produto; Continuidade de serviço; Segurança, incluindo o controlo de acessos para as instalações remotas e detecção de intrusão.

Legais

· · · · ·

Transparências do processo para a população; Tipos e quantidade de resíduos produzidos; Altura dos níveis freáticos; Níveis dos reservatórios, entre outros; Conservação dos históricos de dados.

Económicos

· Custos totais incluindo instalação, manutenção, melhorias e remodelações; · Acompanhamento dos custos operacionais, materiais e de consumos de energia; · Tratamento estatístico dos dados e salvaguarda do histórico; · Gestão do pessoal técnico de prevenção.

Ambientais

PROCESSO DE TRATAMENTO DA ÁGUA Geralmente os recursos hídricos encontram-se afastados dos pontos de consumo. Para garantir continuidade no abastecimento de água é necessário multiplicar os pontos de fornecimento. Esta situação resulta em infra-estruturas dispersas, o que origina necessidades específicas nesta actividade. A Figura 1 ilustra o ciclo da água, que compreende duas fases independentes: · A produção de água potável – Abastecimento; · O tratamento de águas residuais – Saneamento.

REQUISITOS DO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO, NOS PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA De um modo geral, nos processos de tratamento de água é possível identi-

Necessidades

Tabela1

Figura 1 · Ciclo de água.

robótica [55]

Telegestão e importância das comunicações no processo da água  

Autor: Schneider Electric Portugal; Revista: robótica nº84

Telegestão e importância das comunicações no processo da água  

Autor: Schneider Electric Portugal; Revista: robótica nº84

Advertisement