Page 1

R E P O R TA G E M

“UM ELEVADO SENTIDO DE ADAPTAÇÃO ÀS NECESSIDADES DO CLIENTE” Nadia Carlino, responsável da Rutronik em Portugal, falou das novidades da Rutronik: a expansão e optimização do conceito de Global Key Account Management e a nova organização de marketing para o mercado internacional. Assegurou que a Rutronik não está a sentir a crise no mercado português.

Revista Robótica (RR): A Rutronik cresceu actualmente de distribuidora europeia para distribuidora global. Quais são os segredos desse sucesso? Nadia Carlino (NC): Sem dúvida que um dos factores-chave que permitiram uma evolução tão bem sucedida deve-se à estratégia da próximidade ao cliente. O investimento de representações locais de vendas, com pessoas do próprio país que partilham a mesma língua e cultura e que conseguem

oferecer um suporte completo ao cliente, desde o design-in do projecto até ao apoio comercial e logístico. Não nos podemos esquecer de que o processo de vendas e comércio não se constrói somente com negociações e cálculos, o factor humano continua a ser uma componente muito importante.

RR: Quais os países onde a Rutronik tem uma presença mais forte em termos de mercado? NC: Neste momento, os países onde a Rutronik está melhor posicionada em termos de mercado são a Itália, Suíça, França e claro, a Alemanha.

RR: Durante a Conferência de Imprensa da Rutronik no passado dia 17 de Junho, apresentaram técnicas inovadoras. Quais as vantagens dessas técnicas? NC: O objectivo principal é a de acompanhar os nossos clientes de uma forma estratégica e completa. Para esse efeito é fundamenal reagir atempadamente às tendências do mercado e preparar o terreno para colmatar as necessidades que este pode trazer na evolução das soluções concebidas pelos nossos clientes. Surge assim uma estratégia de marketing: “Vertical Market”. O Vertical Market é para nós uma solução completa, orientada exlusivamente para a necessidade do cliente, desde a concepção até ao lançamento do produto no mercado. Seja na área industrial, automóvel, de iluminação, médica ou de aplicação habitacional, a Rutronik consegue, graças à sua vasta e completa linecard servir o cliente de forma completa e específica, não somente no que diz respeito aos componentes, mas também no que se refere ao apoio técnico, facultado pelos engenheiros de aplicação no terreno e os especialistas em produtos. Em suma, é a combinação do conhecimento de todas as divisões de produtos dentro da Rutronik para uma aplicação específica, oferecida através de um serviço completo e único.

Figura 1 · Nadia Carlino é a responsável pela Rutronik em Portugal.

RR: Quais as diferenças relativamente à nova estrutura organizacional? E o que irá tornar a Rutronik mais forte e melhor quando comparada com os outros distribuidores? NC: A diferença está principalmente na expansão geográfica que está a ser alargada a nível mundial. Neste momento contamos com 4 novas representações na Ásia, nomeadamente em Taipei, Hong-Kong, Shangaii, Shenzen e Chengdu bem como com representações no México e nos E.U. As vantagens são óbvias, principalmente no que diz respeito às novas representações na Ásia. Desde o encurtamento dos prazos de entrega, à optimização das soluções de transporte até à dinamização dos vários processos logísticos

robótica

[ 89 ]

"Um elevado sentido de adaptação às necessidades do cliente"  
"Um elevado sentido de adaptação às necessidades do cliente"  

Autor: Revista Robótica; Revista: oelectricista nº84

Advertisement