Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO - COMERCIAL Ricardo Domingos ricardo-domingos@pt.abb.com ABB ROBOTICS IZa#/ (*&'&)'*+%%%™;Vm/ (*&'&)'*+(.% www.abb.com/robotics

O ROBOT QUE ALCANÇA MAIS LONGE: O NOVO IRB 2600 DA ABB O robot industrial já foi apelidado de “prolongamento do braço do Homem”. Os robots têm efectivamente ampliado as capacidades humanas, possibilitando uma maior produtividade em ambientes perigosos e oferecendo níveis de repetibilidade ou de capacidade de produção humanamente impossíveis. Mas a expressão “prolongamento do braço” tem um significado não só metafórico, como muito prático.

Frequentemente, a utilidade de um robot depende do seu alcance físico. Por exemplo, uma peça em fabrico não necessita de ser rodada ou reposicionada se o robot puder simplesmente alcançar um ponto determinado. E, em algumas situações, um robot com maior alcance pode realizar o trabalho de dois de menor alcance. Embora a área de operação de um robot tenha que ser ampla, o robot propriamente dito deve ocupar o menor espaço possível. O robot adequado deveria permitir uma redução extra dos seus requisitos de espaço, através da possibilidade de montagem em plataformas, na parede ou mesmo ao tecto.

É também o robot mais rápido, mais preciso e com melhor protecção do mercado para a gama de capacidade de carga de 2 a 20 Kg.

Quadro 1 · Quatro gerações de robots.

A ASEA, uma das empresas predecessoras da ABB, lançou o seu primeiro robot, o IRB6, em 1974. Este robot representou um marco em muitos aspectos. Não só foi o primeiro robot completamente eléctrico a nível mundial (até aí os robot eram hidráulicos), mas foi também o primeiro controlado por microprocessador. Na realidade, constituiu a primeira aplicação industrial dos microprocessadores (utilizou o Intel 8008, um produto central para a

Figura 1 · As três variantes do IRB 2600: a versão básica IRB 2600-12/1.65; com uma capacidade

revolução dos microcomputadores e um predecessor directo do posterior

alargada de carga de 20 Kg (em vez de 12 Kg); e com um alcance alargado de 1,85 metros (ao

e bem conhecido 8080). Uma outra característica significativa do IRB6 foi a

invés de 1,65 metros).

configuração antropomórfica do seu braço. O IRB6 tinha uma capacidade de carga de 6 kg e era utilizado numa variedade de aplicações, indo da manipulação à soldadura e rebarbação. A ASEA (ABB, a partir de 1988) continuou a disponibilizar o IRB6 até 1991, com cerca de 7.000 unidades produzidas. O IRB 2600 constitui a quarta geração de robots da ABB para a gama de carga de 6 a 20 kg. Tal como o seu antepassado, o IRB 2600 estabelece um ponto de referência: é, entre os robots existentes no mercado na sua classe

A gama de robots de capacidade de carga de 20 Kg tem uma longa história dentro da ABB, iniciada há mais de 35 anos com o seu primeiro robot – o IRB6. O IRB 2600 representa a quarta geração de robots da ABB nesta categoria de carga. O IRB 2600 encontra-se disponível em três versões: a versão básica, com capacidade de carga de 12 Kg e um alcance de 1,65 metros, uma versão com uma capacidade alargada de carga de 20 Kg, e outra com um alcance alargado de 1,85 metros.

de carga, aquele com a maior aceleração, maior alcance, maior precisão e a melhor protecção.

1.a geração

2.a geração

3.a geração

4.a geração

1974 IRB 6

1986 IRB 2000

1996 IRB 2400

2009 IRB 2600

O novo robot IRB 2600 da ABB, com o seu largo alcance, construção compacta e opções flexíveis de montagem, preenche todos estes requisitos.

[64] robótica

Figura 2 · Área operacional do IRB 2600: IRB 2600-12/1.65 e IRB 2600-20/1.65; e IRB 260012/1.85.


INFORMAÇÃO TÉCNICO - COMERCIAL

INTERRUPTORES ELECTRÓNICOS DE POSIÇÃO É por vezes necessário limitar a área de trabalho de um robot, por exemplo, por razões de segurança ou para evitar colisões com outros robots ou outra maquinaria. As soluções usuais são baseadas em interruptores electromecânicos, utilizados para impedir a rotação dos eixos para além de um dado ponto. O IRB 2600 utiliza uma solução nova, na qual a segurança é garantida através do seguimento electrónico de posição pela funcionalidade Safe Move3 da ABB. Não são assim necessários ajustes físicos no robot, daí resultando tempos de comissionamento mais curtos, uma integração mais simples, e uma maior facilidade de configuração, modificação, substituição e manutenção. É especialmente notável que esta solução não comprometa minimamente a fiabilidade, quando comparada com a solução baseada em interruptores electromecânicos de segurança.

APLICAÇÕES As aplicações típicas do IRB 2600 incluem: - Atendimento a máquinas; - Manipulação de materiais; - Soldadura por arco eléctrico (MIG/MAG); - Aplicações de processos.

nas economias de escala está a registar um rápido crescimento da indústria fotovoltaica4. Numa altura em que a energia fotovoltaica progride para a paridade de preços (o ponto no qual os seus custos de produção igualam os das fontes convencionais), e estão planeados grandes agregados fotovoltaicos em áreas com níveis elevados de insolação, continuará a registar-se uma elevada taxa de procura de elementos fotovoltaicos, em particular de painéis de grandes dimensões. O IRB 2600 está preparado para estas indústrias, pois a sua ampla área de trabalho permite-lhe manufacturar painéis de dimensão da ordem de 6 x 12 células5. A conjugação da sua conformidade com especificações de salas limpas (até ISO 14644-1 classe 5)6 e da sua configuração compacta, minimizando a sua ocupação no solo são factores adicionais para esta aplicação. Outras aplicações de manipulação de materiais podem ser encontradas na indústria alimentar, como por exemplo, na paletização de caixas.

SOLDADURA A ARCO A precisão e a elevada repetibilidade dos movimentos do IRB 2600, combinadas com o seu reduzido tempo de ciclo, tornam este robot adequado para aplicações de soldadura MIG/MAG.

ATENDIMENTO A MÁQUINAS Um exemplo de aplicação de atendimento a máquinas é a extracção de peças de plástico de máquinas de moldagem por injecção. Tipicamente, o robot é montado numa plataforma (Figura 6) na proximidade da máquina, a partir da qual deve alcançar por debaixo da sua base para extrair a peça. É assim essencial uma área ampla de trabalho abaixo da base do robot. Duas das versões do IRB 2600 têm um alcance de 993 mm abaixo da base, tendo a versão IRB 2600-12/1.85, um alcance de 1.174 mm. Os maiores tempos de ciclo de manipulação de materiais são, muitas vezes, um factor limitativo da cadência, e logo da produtividade, das linhas de fabrico de injecção de plástico. Os reduzidos tempos de ciclo do IRB 2600, resultantes da sua elevada aceleração, tornam-no apropriado para tais aplicações.

APLICAÇÕES DE PROCESSOS A aplicações de processos para as quais o IRB é apropriado incluem: - Corte por jacto de água; - Corte por laser; - Fresagem e corte de plásticos7; - Dispensing, aplicação de selantes ou colas8; - Rebarbagem e remoção de materiais.

UM ROBOT VERDADEIRAMENTE VERSÁTIL Devido ao seu amplo alcance, conjugado com os seus reduzidos requisitos de espaço, o IRB 2600 é um elemento de trabalho flexível, capaz de satisfazer as necessidades de muitas indústrias. Os seus modestos requisitos de espaço são ainda potenciados pela flexibilidade das suas opções de montagem, como em plataforma, em parede, inclinada ou invertida, contribuindo quer para a economia de espaço ou para a flexibilidade de implantação.

Figura 6 · O IRB pode alcançar abaixo da sua base, sendo apropriado para montagem em plataformas

A sua elevada aceleração e os seus curtos tempos de ciclo concorrem também para o aumento da produtividade e do débito de muitas linhas de produção. A estas vantagens acrescem as suas atractivas soluções de protecção e opções de controlo e conectividade. O IRB 2600 é um robot que consegue realmente alcançar mais para a satisfação das necessidades da aplicação.

superiores. 4

MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS Uma das áreas de aplicação para que o IRB 2600 está vocacionado é o fabrico de painéis fotovoltaicos. A influência de uma crescente consciencialização ambiental em combinação com as preocupações sobre as emissões de carbono, incentivos governamentais e os avanços resultantes na tecnologia e

Para informações adicionais sobre as actividades da ABB no sector fotovoltaico, ver “From light to power” em ABB Review ,4/2009, págs. 22–24. Para uma visão mais alargada das actividades da ABB na área da energia solar, ver também “New power under the sun”, ABB Review ,4/2009, págs. 16–21.

5

Com células individuais com dimensões típicas de 125 x 125 mm2, um painel com 6 x 12 células pode ter dimensões de 810 x 1580 mm2, incluindo o espaçamento entre células.

6

A classe 5 da ISO especifica menos de 100.000 partículas de dimensão superior a 0,1 μm por

Ver também “Taming the robot: Better safety without higher fences” em ABB Review 4/2006,

7

Fresagem e corte de plásticos com uma lâmina rotativa.

págs. 11 – 14.

8

Dispensing: aplicação de materiais a uma superfície, por exemplo, colas ou selantes.

m3 de ar. Para a classe 6, o requisito refere-se a 1.000.000 de partículas. 3

[66] robótica

O robot que alcança mais longe: o novo IRB 2600 da ABB  

Autor: Ricardo Domingos; Revista: robótica nº83

O robot que alcança mais longe: o novo IRB 2600 da ABB  

Autor: Ricardo Domingos; Revista: robótica nº83