Page 1

R E P O R TA G E M Helena Paulino Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã Tel.: +351 213 211 219 · Tlm.: +351 934 789 078 feirahanover@ccila-portugal.com · www.ccila-portugal.com/ptutl.pt

EMO: FÓRUM INTERNACIONAL DE METALURGIA E METALOMECÂNICA A 24 de Maio decorreu no Hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, uma Conferência de Imprensa sobre a EMO Hannover 2011, uma feira onde peritos de todo o mundo estarão presentes para conhecer as novidades das técnicas de produção na área da metalurgia e discutir as últimas tendências. Com o lema “Máquinas-ferramentas e mais”, a EMO Hannover 2011 conta com a presença de três empresas portuguesas - Amob, a Dragão Abrasivos e a Palbit – no recinto de Hannover, na Alemanha.

Uma das empresas que estará presente no EMO Hannover 2011 é a Palbit, que se fez representar na conferência de imprensa por Jorge Ferreira, Membro do Comité Executivo & Director Comercial. Há mais de 50 anos no mercado, a Palbit é um fornecedor completo de soluções para ferramentas de corte: 200 trabalhadores, 3 filiais no mundo, 3 áreas de negócio (corte, anti-desgaste e ferramentas para a pedra).

EMO HANNOVER GERA IMPULSOS DE INVESTIMENTO

Figura 1 · EMO Hannover 2011 irá realizar-se de 19 a 24 de Setembro, na Alemanha.

“A EMO Hannover distingue-se pelo seu elevado grau de internacionalidade, abrangente oferta, força inovadora e alta qualidade dos visitantes e expositores. O fórum do ramo da metalurgia e metalomecânica sinalizará um novo impulso que se faz sentir em toda a indústria e que abre caminho para novos investimentos”, ditou convictamente Wilfried Schäfer, Director Executivo da VDW (Verein Deutscher Werkzeugmaschinenfabriken e.V. - Associação dos Fabricantes Alemães de Máquinas-Ferramentas). Wolfram von Fritsch, Presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, apresentou a Deutsche Messe como uma sociedade de feiras do sector da indústria, construção de máquinas e tecnologias, e que realiza feiras de renome internacional como a HANNOVER MESSE (indústria e tecnologia), CeBIT (tecnologias de informação e comunicação), IAA Nutzfahrzeuge, LIGNA, EMO, e outras. Tem 8 filiais, 2 sucursais e mais de 60 representações em todo o mundo, e em 2010 contabilizou 73 feiras no recinto em Hannover, num total de 23.500 expositores dos quais 8.500 não eram alemães. Estas feiras tiveram a visita de 1,8 milhões de pessoas, dos quais 206 mil eram estrangeiros. José Carlos Caldeira, Administrador Executivo da PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção abordou o impacto das tecnologias de produção na competitividade da indústria transformadora, um pilar da economia portuguesa. Explicou que os desafios da PRODUTECH passam pela criação de uma rede articulada de empresas produtoras e fornecedoras de tecnologias e serviços para a indústria, além de articularem isto com um conjunto seleccionado de sectores e empresas utilizadoras. Desta forma pretendem desenvolver tecnologias para a produção numa dada região, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços avançados, aumentar a competitividade e o valor acrescentado das empresas dos sectores utilizadores, e aumentar o investimento privado em I&D.

[ 84 ] robótica

Na EMO encontramos os últimos desenvolvimentos nas técnicas de produção, desde máquinas específicas a sistemas e soluções de produção completas: máquinas-ferramentas para a maquinagem e deformação de metais, sistemas de produção, ferramentas de precisão, técnicas de medição, fluxos de materiais automatizados, tecnologias CAx, técnicas de propulsão e de comando, e acessórios. E por isso, segundo Wilfried Schäfer, “com uma única visita consegue-se obter uma panorâmica geral e completa sobre o ramo. Num único evento encontram-se todos os intervenientes importantes do sector, podendo comparar-se directamente todos os concorrentes de renome. A rigorosa disposição por grupos de máquinas facilita a orientação do visitante, levando-o a encontrar facilmente o que pretende e o que lhe interessa.”

Figura 2 · Wilfried Schäfer ditou que a EMO Hannover se distingue pela sua força inovadora, qualidade e internacionalização.

Na edição de 2011, “a cerimónia de inauguração da EMO Hannover 2011 terá a atracção muito especial do Presidente alemão, Christian Wulff”, confirmou Wilfried Schäfer. E acrescentou: “este facto não vem apenas confirmar o significado da feira líder mundial EMO, como também e sobretudo sublinhar

EMO: forúm internacional de metalurgia e metalomecânica  

Autor: Helena Paulino; Revista: robótica nº83

EMO: forúm internacional de metalurgia e metalomecânica  

Autor: Helena Paulino; Revista: robótica nº83

Advertisement